• Nenhum resultado encontrado

Divisão de Ensino e Administração Seção Técnica Setor de Planejamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Divisão de Ensino e Administração Seção Técnica Setor de Planejamento"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

1

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA

ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

MATÉRIA 20:GERENCIAMENTO DE CRISES

Divisão de Ensino e Administração

Seção Técnica

Setor de Planejamento

Apostila atualizada em FEV15 pelo 1° Ten PM Tatiana Zaupa, do 2º BPCh; 1º Ten PM Samuel Rosa 2º BPChq e revisada pelo Cap PM Fernando do 4º BPChq.

(2)

2 ÍNDICE

DESCRIÇÃO PÁG.

1. HISTÓRICO DO GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS GATE PMESP...04.

2. CONCEITO DE CRISE... ...05

3. CONCEITO DE GERENCIAMENTO DE CRISE ...06

Resolução SSP-13, de 05/02/2010 ...07

4. O GERENTE DA CRISE ...08

5. MEDIDAS INICIAIS DE CONTROLE E CONDUÇÃO DE UMA CRISE ...09

6. RAPPORT... ...11

7. O TEATRO DE OPERAÇÕES ... ...11

8. CARACTERÍSTICA DA CRISE ...12

9. TIPOLOGIA DOS CAUSADORES DA CRISE ... .13

10.GRAUS DE RISCO E NÍVEIS DE RESPOSTA ... ..15

11.CRITÉRIOS DE AÇÃO...16

12. TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO NA CRISE PARA PRIMEIROS INTERVENTORES EM OCORRÊNCIA COM REFÉM LOCALIZADO ...18

13. TÉCNICAS DE VERBALIZAÇÃO PARA PRIMEIRO INTERVENTOR EM OCORRÊNCIA COM REFÉM LOCALIZADO ... .19

14. ALTERNATIVAS TÁTICAS UTILIZADAS PELO GERENCIAMENTO DE CRISES PARA O ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIA COM TOMADAS DE REFÉNS ... 21

15. ELEMENTOS ESSENCIAIS DE INFORMAÇÃO ... 21

16. FONTES DE INFORMAÇÃO ... ...21

17.ELEMENTOSOPERACIONAIS ESSENCIAIS...22

18. GERENCIAMENTO DE OCORRÊNCIAS COM ARTEFATOS EXPLOSIVOS...24

19.PROCEDIMENTOSOPERACIONAISNASAMEAÇAS FALSAS...25

20.PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NAS AMEAÇAS REAIS...25

21. PROCEDIMENTOS APÓS A BUSCA PREVENTIVA...27

Nota:

Esta apostila é um material de apoio. O seu conteúdo não

esgota o assunto e desde que previsto curricularmente,

poderá ser objeto de avaliação. Com isso, é essencial que

você pesquise profundamente os assuntos, tomando por base

as referências bibliográficas dispostas, bem como outras que

achar por bem utilizar.

(3)

3 HISTÓRICO DO GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS GATE PMESP – Bol G PM N° 038, de 25Jan11

O Grupo de Ações Táticas Especiais surgiu por intermédio de estudos estratégicos realizados pelo Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para a implantação do “Projeto de Radiopatrulhamento Padrão”, como força de apoio tático às patrulhas operacionais, de acordo com os planos e planejamentos orçamentários do Estado, assentados nos pressupostos básicos da eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais.

A partir do mês de setembro de 1987, foram destinados a compor o grupo de estudos, com o objetivo de tornar a realidade do GATE, uma equipe de cinco oficiais, de acordo com a seguinte formação: Cap PM 1208-4 Clóvis José Mentone, 1o Ten PM 84281-8 Adilson de Toledo Souza, 1o Ten PM 771274-0 Danilo Antão Fernandes, 2o Ten PM 790581-5 Paulo Adriano Lucinda Telhada, 2o Ten PM 790540-8 César Augusto Luciano Franco Morelli.

Essa equipe de oficiais deveria estruturar a criação de uma tropa especializada, do tipo “Swat”, porém com a denominação GATE, para o atendimento de ocorrências designadas como ocorrências atípicas, ou seja, àquelas em que uma ou mais patrulhas, com seus meios próprios, não eram capazes de proporcionar um atendimento com qualidade, com resultados satisfatórios para a sociedade e para o poder público de maneira eficaz, e foram citadas como exemplo, sem a pretensão de esgotar as possibilidades, casos com reféns e fugas de presídios. Conforme previa o projeto, seriam criados cinco grupos, sendo um permanente, à disposição na Grande São Paulo, sugerindo que o efetivo compusesse a 3a Cia do 2o BPChq, e os demais grupos em cidades com portes semelhantes à Campinas e Santos, por exemplo.

Após tais estudos, entendeu-se que o GATE ficaria melhor assentado na sede do 3o BPChq, de dessa forma em 27DEZ87, de acordo com o Bol G 232/87, foram efetivamente movimentados ao 3o BPChq, cinco oficiais: Cap PM 1208-4 Clóvis José Mentone, 1o Ten PM 84281-8 Adilson de Toledo Souza, 1o Ten PM 771274-0 Danilo Antão Fernandes, 2o Ten PM 790581-5 Paulo Adriano Lucinda Telhada, e 2o Ten PM 790540-8 César Augusto Luciano Franco Morelli com a finalidade de finalmente criarem um grupo especializado para o atendimento de ocorrências críticas. Esse novo grupo então passou a trabalhar assiduamente nessa missão e chegaram a seguinte conclusão: que uma tropa especial deveria possuir um treinamento rígido e constante, uma doutrina clara e bem estabelecida, armamentos e equipamentos diferentes do padrão policial convencional, e para

(4)

4 tanto um regime de prontidão, sendo assim, nascia embrionariamente o GATE, com a conclusão de um treinamento inicial, para os cinco oficiais, onze sargentos e um cabo, bem como as propostas para aquisição dos equipamentos necessários, armamentos especiais, uniforme e viaturas.

A partir de 04AGO88, o GATE passa a subordinar-se diretamente ao Comando de Policiamento de Choque, com um grupo composto por outros cinco oficiais: 1o Ten PM 6287-1 Wanderley Mascarenhas de Souza, 1o Ten PM 6263-4 Valter Alves Mendonça, 1o Ten PM 790423-1 Luciano Daniel , 2o Ten PM 822295-9 Carlos Celso Castelo Branco Savioli e 2o Ten PM 801103-6 Diógenes Viegas Dalle Lucca. Tal grupo foi incumbido de continuar o trabalho já realizado, providenciar a seleção e treinamento dos cabos e soldados, desenvolver técnicas de emprego dos equipamentos e armamentos recém adquiridos, positivar normas de ação, normas de instrução e ordens de serviço de emprego operacional.

Entretanto, somente em 19MAI89, com a criação do Grupamento de Polícia de Operações (GPOE), através do Bol G 093, é que o GATE torna-se uma subunidade estabelecida no organograma da PMESP, sendo designado 2a Cia GATE, do GPOE.

Em 01FEV99, foi extinto o GPOE, através do Bol G 021, retornando o GATE então a pertencer ao 3o BPChq, constituindo a 5a Cia da Unidade.
 Em 27NOV08, por meio do Decreto 53733/08, durante um plano de reestruturação da Polícia Militar, foi criado o Batalhão de Operações Especiais (4o BPChq), passando então o GATE a compor a 2a Cia do 4o BPChq”.

CONCEITO DE CRISE

Primeiramente, se faz necessário lembrar que crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de qualquer evento ou acontecimento, no que condicionamos a chamar de normalidade. Existem crises nas mais diversas áreas, sejam elas econômicas, sociais, financeiras ou ainda oriundas de desastre naturais. Para nosso estudo, o foco será a crise policial, ou seja, aquelas ligadas à quebra da ordem pública. Neste contexto, temos a seguinte definição:

“Episódio grave, desgastante, conflituoso, de elevado risco, em que a perturbação da ordem social venha a ameaçar ou a causar danos a indivíduos ou a grupos integrados na coletividade, exigindo, para tanto, atuação célere e racional dos organismos policiais.” (Diretriz Nº PM3- 001/02/13)

(5)

5 “Crise é uma manifestação violenta e repentina, com ruptura do equilíbrio e da normalidade. É uma tensão ou conflito.”

A definição mais utilizada pela maioria das organizações policiais no mundo, e que implicitamente resume vários princípios sobre crise na esfera da atuação policial é a adotada pela escola de formação do Federal Bureau of Investigation – FBI (Escritório Federal de Investigação dos Estados Unidos da América), a saber: “Crise é um evento ou situação crucial, que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável”.

Observe que na definição da Diretriz Nº PM3- 001/02/13 foi reforçada a expressão “organismos policiais”, numa clara alusão ao fato de que a responsabilidade de gerenciar e solucionar as situações de crise é exclusivamente da polícia. A utilização de religiosos, psicólogos, elementos da mídia, pessoas com grau de parentesco, entre outros, na condução e resolução de crises, deverão ter tratamento com especial atenção, sendo considerados apenas como ferramentas. A aplicação dessas personalidades em algumas ocorrências foram inteiramente inconcebíveis, apesar de inúmeros precedentes, principalmente na recente crônica policial brasileira. Tais deturpações, além de comprometerem a confiabilidade e a imagem dos organismos policiais, trazem implicações e conseqüências jurídicas imprevisíveis, principalmente no âmbito da responsabilidade civil do Estado.

Podemos citar como exemplos de ocorrências de crise,

o

corrências que envolvam reféns, ocorrências com artefatos explosivos, ocorrências que envolvam pessoas com propósitos suicidas de posse de arma de fogo ou branca, ações terroristas, outras julgadas da mesma magnitude, além de vultuosos acidentes de trânsito com/sem vítimas, incêndios, inundações, catástrofes naturais, rebeliões ou motins, manifestações, passeatas, greves, operações de reintegração de posse, etc.

Para entendermos melhor o conceito de crise se faz necessário interpretarmos cada uma de suas importantes características, as quais seguem abaixo:

CARACTERÍSTICAS DA CRISE

Em todas as crises policiais podemos observar alguns aspectos comuns, que chamamos de características comuns. As principais são:

Imprevisibilidade: seu acontecimento é inesperado, podendo ocorrer a qualquer tempo, em qualquer lugar e envolver qualquer pessoa. Logicamente que a experiência policial tem demonstrado que as mais recentes ocorrências com reféns localizados são oriundas de áreas de vulnerabilidade social, com certa degradação de comportamento social, onde nota-se claramente que o diminuto grau de instrução impõe aos

(6)

6 envolvidos uma menor capacidade de argumentação e compreensão, acarretando com isso a violência física, subjugando assim, o mais fraco, pela força física ou por instrumentos de real ameaça.

Compressão de tempo: toda quebra de normalidade exige que sejam adotadas providências urgentes. Essas providências ou medidas preliminares tem o escopo apenas de conter a crise adotando-se as medidas iniciais de controle e condução e não propriamente de resolvê-la de imediato. Essas características impõe à toda Instituição a maior celeridade possível, pois a solicitação de apoio, pelo gerente da crise, de recursos humanos e de material deve ser entendido como uma “requisição”, pois vidas humanas podem depender diretamente de tal resposta.

Ameaça de vida: É um componente essencial do evento crítico de caráter policial. Toda crise policial apresenta, ao menos, uma vida sendo ameaçada, mesmo que seja a do próprio causador.

Necessidade de postura organizacional não rotineira: A necessidade de uma postura organizacional não rotineira é de todas as características essenciais, aquela que talvez cause maiores transtornos ao processo de gerenciamento de crises, conforme abordamos no item “compressão de tempo”, onde a seriedade e a valorização das necessidades e decisões tomadas naquele local devem ser compartilhadas por todos os demais. Contudo, é a única cujos efeitos podem ser minimizados, graças a um preparo e a um treinamento prévio da organização para o enfrentamento de eventos críticos.

Necessidade de planejamento analítico especial e capacidade de implementação: é importante salientar que a análise e o planejamento durante o desenrolar de uma crise são consideravelmente prejudicados por fatores como a insuficiência de informações sobre o evento crítico, a intervenção da mídia e o tumulto de massa geralmente causado por situações dessa natureza, entre outros fatores. Portanto, as ações a serem determinadas pelo Gerente e pelos Comandantes de Equipe devem ser cuidadosamente delineadas e decididas, levando em conta todos os elementos disponíveis, inclusive a viabilidade e a possibilidade de sua utilização.

Necessidade de considerações legais especiais: as atitudes e ações tomadas pelo Gerente e participantes de um evento crítico, como são eventos de considerações diferenciadas e complexas, geralmente possuem reflexos legais sobre temas como estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal, responsabilidade administrativa, penal e civil, desde a definição de competência para o gerenciamento, até um simples constrangimento ou pequena lesão do causador da crise com único potencial de suicídio.

(7)

7 Compreendido o que é crise policial e consequentemente suas características, temos um ponto importante do nosso estudo, como lidar com este evento que fugiu ao controle. O que devemos fazer, sendo assim, é de fundamental a qualquer instituição ter um planejamento prévio, planos de ações, a fim de mitigar transtornos, sobretudo, a imagem da organização policial militar.

CONCEITO DE GERENCIAMENTO DE CRISES

O conceito adotado pela PMESP contemplado pela Diretriz Nº PM3- 001/02/13, que deve ser seguida por todos os policias militares, estabelece que “Gerenciamento de crises é o processo de identificar, obter e aplicar os recursos necessários à antecipação, prevenção e gestão de uma crise.”

Trata-se de uma ciência que deve lidar, sob uma forte compressão de tempo, com origem conforme descrevemos na introdução, com os mais complexos problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade, nos momentos mais perigosos de sua evolução, isto é, quando eles se manifestam em termos descritivos.

Dissecando o conceito acima, promove-se nos bancos escolares da Instituição o passo mais importante para a resolução de um evento crítico na esfera policial: reunir fatos, dados e experiências para que, de forma sistematizada, todo o efetivo policial paulista tenha assimilado os conceitos e ferramentas necessárias para aplicação numa eventual atuação, promovendo assim, uma atitude proativa de prevenção para resultados mais aceitáveis possíveis. O Gerenciamento de Crises pode ser compreendido como um processo racional e analítico de resolver problemas baseados em probabilidades.

Os principais fundamentos/objetivos do gerenciamento de crise:

* “preservar vidas (de todas as pessoas envolvidas no evento crítico ) * aplicar a lei!”

* reestabelecer a ordem

RESOLUÇÃO SSP-13, DE 5-2- 2010

Segurança Pública

GABINETE DO SECRETÁRIO

(8)

8 Estado de São Paulo por parte das Polícias Militar e Civil Considerando que há ações delituosas que são levadas a efeito mediante grave ameaça, ou violência contra a vítima ou terceira pessoa, submetidas à condição de reféns, como forma de obtenção de vantagem econômica indevida ou, ainda, de assegurar a fuga do local do crime;

Considerando o basilar princípio da unidade de comando, na condução das ações táticas especiais, que se desenvolvem mediante uso progressivo dos meios, obedecidas as fases de negociação, emprego de técnicas não letais, tiro de comprometimento e invasão tática;

O Secretário da Segurança Pública, resolve disciplinar o procedimento a ser adotado nas ocorrências com reféns, nos seguintes termos:

Artigo 1° - Caberá ao Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar (GATE) atender ocorrências com reféns, no exercício das atribuições da Polícia Militar, na preservação da ordem pública, que implica na prevenção e repressão imediata, ainda que acionado por qualquer outro órgão, mediante prévia autorização do Comandante do CPChq ou do Comandante Geral ou do Secretário da Segurança Pública.

Parágrafo único - Em caso de atendimento da ocorrência por policiais militares da unidade territorial, se já estiver estabelecido vínculo de negociação, este será mantido com o apoio do GATE, que avaliará a necessidade e oportunidade de assumir integralmente a operação.

Artigo 2° - Caberá ao Grupo Especial de Resgate da Polícia Civil (GER) atender ocorrências com reféns, decorrentes da atividade de polícia judiciária afeta às atribuições do DEIC ou de outro órgão de execução da Polícia Civil, mediante autorização do Delegado de Polícia Diretor do DEIC ou do Delegado Geral de Policia ou do Secretário da Segurança Pública.

Artigo 3° - No intuito de salvaguardar a integridade física das pessoas não envolvidas diretamente na operação e, se necessário, a retirada do local, as equipes providenciarão o imediato isolamento da área, utilizando-se dos meios disponíveis, inclusive com restrição de acesso ao perímetro de segurança, de policiais civis e militares estranhos à operação, bem como de terceiros e da imprensa.

§ 1o - O Delegado de Polícia Titular e o Delegado Plantonista do Distrito Policial da área dos fatos, bem como o Oficial Comandante da área territorial onde ocorre a crise, não são considerados estranhos à ocorrência conforme o disposto no caput deste artigo, e estão autorizados a manter contato direto com o Gerente da Crise a fim de obter informações da ocorrência, não podendo, porém, intervir nas decisões dos responsáveis pela operação tática especial.

(9)

9 § 2° - Os órgãos de imprensa serão instados a se abster de transmitir imagens e/ou manter contato com os envolvidos na ocorrência, se os responsáveis pela operação tática especial vislumbrarem a existência de riscos da respectiva intervenção.

Artigo 4° - O descumprimento das regras dispostas nesta Resolução implicará em responsabilidade disciplinar a ser apreciada pelos órgãos competentes.

Artigo 5° - Esta Resolução passa a vigorar na data de sua publicação, ficando expressa e integralmente revogadas as Resoluções SSP n° 52, de 17 de julho de 1989 e n° 22, de 11 de abril de 1990.

Outra documentação importante e objeto de estudo para o aluno da Matéria Gerenciamento de Crises, deve ser a DIRETRIZ N° PM3-001/02/13, de 19Mar13, que trata Das Ocorrências que Exijam Intervenção do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), que regulamenta a Resolução SSP 13/10, dando as definições de cada aspecto do Gerenciamento de Crises, elencando Procedimentos Prévios à Chegada do GATE nos diferentes tipos de ocorrências consideradas críticas (com reféns, com explosivos, com pessoas com propósito suicida de posse de armas de fogo ou brancas e em ações terroristas), nos itens 6.2. a 6.6.5.

A Diretriz N° PM3-001/02/13 encontra-se disponível na Home Page da 3ᵃ EM/PM, e deve ser amplamente divulgada em todos os escalões operacionais da PMESP, e os comandantes devem empenhar-se para que sejam cumpridas fielmente.

*Finalidade:

(10)

10 O GERENTE DA CRISE

A partir do momento em que a Polícia toma conhecimento da eclosão de uma crise, inicia-se o processo de gerenciamento com a chegada ao local e sua constatação. Em razão da Resolução SSP 013/10, não há dúvidas quanto a competência para intervenção da Polícia Militar e da Polícia Civil em cada tipo de ocorrência de crise com reféns, seja ela em razão de atos de Polícia Ostensiva ou Judiciária, respectivamente, bem como, com sua regulamentação, através da Diretriz Nº PM3 001/02/13 tornando-se claro o papel dos policiais militares que primeiro se depararem com a ocorrência, sendo estes chamados de PRIMEIRO INTERVENTOR, bem como ao GATE, grupo especializado, legalmente designado para atendimento de ocorrência dessa natureza, tratado por tal diretriz como GERENTE EFETIVO das ocorrências de crise. Para entender melhor, temos:

GERENTE DA CRISE – profissional capacitado e imbuído no processo de identificar, obter e aplicar os recursos necessários à resolução de uma crise.

GERENTE EMERGENCIAL – oficial mais antigo da OPM territorial que estiver presente no local crítico, até a chegada do gerente efetivo da crise.

GERENTE EFETIVO – oficial desiginado pelo Cmt CPChq, o qual deverá dirigir-se até o local dos fatos e organizar, com base em recursos técnicos e planejados, a linha de ação mais adequada para a consecução do objetivo.

Essa regulamentação esta expressa na própria diretriz:

Tais conceitos são utilizados para todas ocorrências de crise.

Chegando no local, deve-se iniciar as medidas de caráter imediato, a fim de favorecer o controle e a própria condução do evento crítico, estabelecendo, portanto, um perímetro de segurança da operação, chamado de PERÍMETRO DO LOCAL DA CRISE, também conhecido como TEATRO DE OPERAÇÕES, que corresponde à área circundante

(11)

11 ao ponto crítico e abrange um determinado espaço físico que deve ser isolado no intuito de ali se estabelecer um gabinete de gestão e de gerenciamento, onde serão deliberadas as ações policiais a serem adotadas. Logo, o comandante do perímetro do local de crise é o gerente da crise.

O GERENTE EFETIVO da crise avaliará a necessidade e a oportunidade do GATE assumir integralmente a fase de negociação ou de empreender a comunicação indireta como infrator da lei por intermédio do policial militar que firmou o vínculo inicial. E conforme a diretriz....

E ainda, em breve resumo:

1. O gerente da crise é quem tem poder de decisão!

2. O gerente efetivo é quem autoriza o tiro de comprometimento! 3. O gerente efetivo é quem autoriza a invasão ou “adentramento”!

MEDIDAS INICIAIS DE CONTROLE E CONDUÇÃO DE UMA CRISE

São elas as MEDIDAS INICIAIS DE CONTROLE, para uma resposta imediata:

Conter a crise: A ação de conter uma crise consiste em evitar que ela se alastre, impedindo que esta aumente o seu raio de ação, que os causadores assumam posições mais favoráveis ou ainda tenham acesso a materiais ou equipamentos que aumente sua capacidade de reação e confronto. Na prática, com esta medida inicial, a força policial tenta isolar os causadores em apenas um estabelecimento comercial ou residencial, ou ainda, se possível, em parte desse todo, como salas ou cômodos de uma residência. Essa medida pode ser considerada, talvez, como uma das atitudes da polícia de extrema importância, pois nenhuma ação subsequente poderá ser tomada, com qualidade, sem que ao menos o gerente da crise tenha a exata informação de que os causadores encontram-se em local certo, mesmo que em área superior á desejada por ele. Somente com a crise contida é que se darão início aos levantamentos necessários para delimitar o quanto são os causadores, seus reféns, sua área física de e, por fim, delimitar as incertezas.

(12)

12 Isolar o ponto crítico: ocorre simultaneamente à ação de conter a crise. Consiste em impedir que o ambiente (meio exterior) influa na crise, bem como fazer com que a crise tenha a menor influência possível no ambiente que a cerca. Essa ação tem como principal objetivo obter o total controle da situação pela polícia, a qual passa ser o único veículo de comunicação entre os protagonistas do evento crítico e o mundo exterior. O isolamento da área materializa-se não apenas pela implantação dos perímetros táticos, mas também pela análise técnica por especialistas para uma possível interrupção ou bloqueio das comunicações telefônicas do ponto crítico com o mundo exterior e do corte das necessidades básicas (energia, água, alimentação, etc.). Cabe ressaltar que estas medidas não devem ser tomadas inicialmente, mas sim após levantamento técnico, evitando assim que ações isoladas provoquem uma reação indesejada e um aumento ou criação de nova crise.

Considerando o isolamento, deve-se naturalmente instalar barreiras físicas fiscalizadas por policiais para que o público em geral tenha ciência, de forma clara, as contensões e restrições de acesso ao local da crise. Essa medida, de caráter extremamente necessário e obrigatório, tem, entre outras, as seguintes finalidades:

Controlar o acesso individual de cada pessoa, dentro do perfil de responsabilidade e competência de acordo com a participação no teatro de operações;

Controlar o acesso de equipamentos e materiais; Controlar o fluxo de informações para o ponto crítico;

Controlar o local de imprensa, para que esta possa melhor obter informações e divulgá-las ao seu público alvo;

Controlar o fluxo de prestações de serviços para dar suporte às necessidades do Gerente da Crise;

Iniciar a primeira intervenção: feita pela primeira pessoa que iniciou um canal de comunicação com o causador da crise. É importante ressaltar que não necessariamente será um policial militar, podendo ser, entre outros, segurança privada do estabelecimento; encarregados; outros agentes de segurança, etc. A partir desse canal de comunicação é alicerçado o vínculo entre o policial e o causador da crise.

A primeira intervenção já no esboço de Gerenciamento de Crise é feita pelo policial militar que inicia ou auxilia as conversações com o causador da crise, estabelecendo assim o “Rapport”. A NEGOCIAÇÃO, em casos de ocorrências com refém, será feita pelo policial militar, o qual será assessorado pela Equipe de Negociação do GATE, que avaliará a conveniência de sua continuidade e desenvolvimento técnico conforme Resolução SSP-13, de 5-2-2010.

(13)

13 É o sentimento resultante de uma relação de confiança desencadeada entre o primeiro interventor (ou negociador) e o causador da crise. Essa situação de confiabilidade é importante por permitir um declínio no nível de estresse que invariavelmente ocorre pelo momento de risco. Esse risco pode ser entendido pelo não alcance do objetivo inicial da “fuga”, no caso de ocorrência envolvendo, principalmente, o profissional do crime.

O TEATRO DE OPERAÇÕES

Demonstrar a organização do teatro de operações, deixando claro para os públicos internos, externos e para a mídia, a imagem de preparo da Instituição na condução de eventos críticos. Neste item devemos saber os pormenores de um isolamento perfeito para que possamos agir com segurança, possibilitando o melhor ambiente possível àqueles que trabalharão no teatro de operações, tais como Equipe de Negociação ou os primeiros interventores, gerente da crise, demais policias envolvidos, familiares, a própria imprensa, entre outros.

PERÍMETRO VERMELHO: área física de isolamento do ponto crítico. Estará inserta nesta área o causador da crise; seus possíveis reféns; Comando e sua equipe tática e negociadores. Poderão ingressar neste perímetro todos aqueles, de imprescindível presença, mediante autorização expressa do Gerente da Crise e conforme as garantias de segurança expedida pelo Comandante do Grupo Tático.

PERÍMETRO AMARELO: poderão permanecer neste perímetro o Gerente da Crise e seus auxiliares; o Oficial Comandante e a Autoridade Policial da jurisdição, e demais pessoas autorizadas expressamente pelo Gerente da Crise. É neste perímetro que deverá ser instalado o Posto de Comando e sua unidade móvel de gerenciamento de imagem e som – Olho de Águia, a qual será parte integrante

PERÍMETRO VERDE: este perímetro poderá ficar as demais pessoas que não estão envolvidas para resolução da crise, porém eventualmente poderão auxiliar com informações dentro da metodologia aplicada pelo Gerente da Crise. Ex: familiares, conhecidos, moradores e a própria Imprensa.

É de vital importância que se enfatize a coleta de informações acerca dos criminosos, suas motivações, os seus antecedentes, a sua periculosidade, a sua destreza no manuseio de armas, etc., sendo estes exemplos de dados que devem ser exaustivamente levantados ao longo da crise. O resultado do evento crítico certamente possui relação de casualidade entre passado do causador e o desfecho da ocorrência. Portanto, o conhecimento

(14)

14 dessas informações poderão auxiliar o Gerente da Crise numa propositura mais aceitável para a sua resolução.

Na tentativa de auxiliar a Polícia nessa difícil tarefa de coleta de dados acerca dos causadores, os estudiosos em Gerenciamento de Crises têm procurado desenvolver uma tipologia dos causadores de eventos críticos, classificando-os segundo seus tipos ou perfis:

TIPOLOGIA DOS CAUSADORES DA CRISE

Criminoso (profissional ou eventual): indivíduo que se mantém através de repetidos furtos e roubos de uma vida dedicada ao crime. Essa espécie de criminoso geralmente provoca uma crise por acidente, devido a um confronto inesperado com a polícia na flagrância de alguma atividade ilícita. Com a chegada da polícia, o causador da crise toma como refém a primeira pessoa ao seu alcance ou a que melhor convier, passando a utilizá-la como garantia para a fuga, tentando assim neutralizar a ação da policia.

O grande perigo desse tipo de causadores de eventos críticos está nos momentos iniciais da crise. A primeira hora, invariavelmente, é a mais critica e perigosa, pois os criminosos sabem que o tempo conta em favor da Polícia, quando certamente estamos nos articulando e organizando doutrinariamente o cenário mais favorável para a ação policial. Deve-se ter muita cautela nesses momentos iniciais, pois é comum este tipo de criminoso promover disparos contra transeuntes para sujeitar a Polícia a promover o socorro aos feridos ao invés de combatê-los.

Emocionalmente perturbado: pode ser um psicopata ou simplesmente alguém que não conseguiu lidar com seus problemas de trabalho ou família, ou ainda aquele que esteja parcial ou completamente divorciado da realidade. O nível de ansiedade e, muitas vezes, a própria racionalidade do elemento causador do evento crítico podem subir e descer vertiginosamente “como uma montanha russa”, dificultando a negociação. Na atualidade e dentro da realidade, parcela considerável das ocorrências atendidas pelo 4o BPChq, através do GATE, tem sido crises causadas por relacionamento interpessoal entre marido e esposas e casos passionais. Tais ocorrências requerem tratos diferenciados, pois é extremamente comum os reféns serem membros da própria família, inclusive os próprios filhos.

Detentos: em diversas situações, reeducandos do sistema carcerário promovem ações delituosas e rebeliões dentro de estabelecimentos prisionais, a fim de conseguir mudanças em seu regime de cumprimento ou mesmo tentar a fuga do local, e para tanto apoderam-se de outros presos, normalmente aqueles que se encontram em área de “seguro” ou mesmo de funcionários do estabelecimento prisional, e utilizam-se destes como reféns, para que sejam levadas a cabo suas reivindicações e exigências.

(15)

15 Terrorista por motivação:

- Política: Essa espécie de causador de evento crítico é, de longe, a que causa maior impacto político e, portanto, grande repercussão. É que pela própria essência desses eventos, geralmente cuidadosamente planejados por grupos com motivação política ou ideológica, a repercussão e a divulgação constituem, na maioria das vezes, o principal objetivo da crise, que se revela como uma oportunidade valiosa para críticas às autoridades constituídas e para revelação dos propósitos ou programas de um grupo.

No Brasil, essa categoria de causadores de eventos críticos foi muito ativa durante o final dos anos 60 e no início da década de 70, no auge do regime militar, onde terroristas com ações covardes atentaram contra civis e militares. Alguns estudiosos consideram como ações terroristas, dentro da nossa realidade, os ataques aos policiais militares e a mega-rebelião ocorrida em maio de 2.006, cuja motivação deu-se de forma terrorista por questões ligadas ao crime organizado, em resposta às ações legais tomadas pelo poder constituído em favor da disciplina no ambiente carcerário.

- Religiosa: Pode não haver nenhuma racionalização através do diálogo o que praticamente inviabiliza as negociações. Ele não aceita barganhar as suas crenças e convicções, pois não acredita ser um bandido e sim um mártir. As negociações quase sempre tem como manobra convencê-lo de que ao invés de morrer pela causa que acredita, seria muito mais proveitoso sair vivo para continuar a lutar por ela. Nesta situação de terrorismo, invariavelmente o Gerente da Crise terá como opção principal a “negociação tática” como veremos mais à frente.

GRAUS DE RISCO E NÍVEIS DE RESPOSTA

Deflagrada a crise, uma das primeiras operações mentais realizadas pelo primeiro interventor é classificar o grau de risco ou a ameaça representada pelo evento. Essa classificação obedece a um escalonamento de quatro graus e seus níveis de pronta resposta, a saber:

1o Grau: alto risco (roubo sem a presença de reféns). 2o Grau: altíssimo risco (roubo com a presença de reféns)

3o Grau: ameaça extraordinária (ameaças com material explosivo)

4o Grau: ameaça exógena (causador da crise tendo em seu poder material radioativo ou produto de alta letalidade) Exógenas: do grego “exó + genos” originárias externamente ao indivíduo ou em razão das relações sociais.

(16)

16 Nível I de Resposta quando são utilizados recursos locais (Patrulheiro)

Nível II de Resposta quando é utilizado recursos Locais + Recursos Especializados;

Nível III de resposta quando é utilizado recurso Local + Recurso Especializados + apoio;

Nível IV de resposta quando são utilizados todos os recursos mencionados no nível III + Recursos Exógenos

Observação importante: nota-se que o termo ”presença de reféns” foi utilizada de forma proposital, pois não basta a existência de “refém”, pois por motivo de competência é necessária e obrigatória a “presença”. Caso contrário não seria uma ocorrência de “refém localizado” e, portanto, de competência da Polícia Civil do Estado.

Nota-se que em todas as ameaças o policiamento da área de faz necessário, pois é a primeira força do Estado a se fazer presente para isolar os locais e preservar, coercitivamente se for necessária, a população que se encontra nas imediações.

CRITÉRIOS DE AÇÃO

No desempenho de sua árdua missão, o executivo de polícia, assim como toda e qualquer pessoa que participe do processo de gerenciamento de uma crise, está, durante todo o desenrolar do evento, tomando decisões dos mais diversos juízos pertinentes aos mais variados assuntos.

Nesse processo decisório, essas pessoas se vêem amiúde diante de dilemas do tipo “faço ou não faço”. Decisões desde as mais simples às mais complexas vão sendo tomadas a todo o momento, envolvendo matérias tão díspares como o fornecimento de água ou alimentação para os confinados, o atendimento médico de urgência a um refém no interior do ponto crítico, a suspensão de meios de comunicação e energia elétrica daquele ponto ou até mesmo o uso de força letal.

Considerando que Força é “a intervenção compulsória sobre um indivíduo ou grupo de pessoas com a finalidade de evitar, reduzir ou eliminar a potencialidade de uma ação delituosa”, deve, o Gerente do Evento Crítico constantemente avaliar os níveis do uso da força de que dispõe, cuja aplicação deva estar compatível como nível de resposta.

Deverá o Gerente sempre ter em mente que uma das suas funções é tentar estancar o surgimento de novos e mais delitos que uma só ocorrência ainda pode causar. O fato provocado pelo causador faz com que a polícia atue de forma coercitiva não só sobre ele, mas invariavelmente sobre toda uma população local limítrofe. Para isolar o ponto crítico

(17)

17 talvez seja necessário interditar uma rua, desalojar pessoas e moradores, evacuar uma escola, entre outras coisas. O fato é que ele terá que, se necessário, autorizar até mesmo o uso da força máxima da letalidade, optando assim pela preservação da vida da vítima.

Sendo assim, ao valorar as ações dentro do processo decisório, deve o Gerente aplicar os critérios da ação como determinante para o escalonamento do uso da força dentro das etapas do gerenciamento de crise, desde a verbalização e técnicas não letais, até a necessidade do tiro de comprometimento.

No processo de tomada de decisão, não devem faltar o exame e a análise das sugestões e propostas de soluções que chegam em forma de uma avalanche ao local da crise. Essas sugestões vão desde as mais fantasiosas às mais intrincadas e engenhosas, passando por algumas prosaicas ou grosseiras, e outras que chegam a ser simplesmente dissociadas da realidade.

Para balizar e facilitar o processo decisório no curso de uma crise, a doutrina estabelece os critérios de ação, que são os referenciais que servem para nortear o tomador de decisão em qualquer evento crítico. São eles:

Necessidade: O critério da necessidade indica que toda e qualquer ação somente deve ser implementada quando for indispensável. Se não houver necessidade de se tomar determinada decisão não se justifica a sua adoção. A decisão deve ser tomada mediante a seguinte pergunta: “isso é realmente necessário?”

Validade do risco: O critério da validade do risco preconiza que toda e qualquer ação deve levar em conta se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados atingidos.

Na busca de um parâmetro mais preciso para esse critério de ação, a Academia Nacional do FBI recomenda que a validade do risco seja justificada “quando a probabilidade de redução da ameaça exceder os perigos a serem enfrentados e a continuidade do status quo”.

A pergunta que se deve fazer agora é: “Vale a pena correr esse risco?”.

Aceitabilidade: O critério da aceitabilidade implica em que toda a ação deve ter respaldo legal, moral e ético.

A aceitabilidade legal significa que o ato deve estar amparado pela lei. Considerando que o policial, no exercício de suas atribuições, responde civil, penal e administrativamente pelos seus atos, é óbvio que qualquer decisão ou ação que tomar no curso de uma crise deve estar em consonância com as normas em vigor. A crise, por mais séria que seja não dá aos que a gerenciam prerrogativas de violar as leis, mesmo porque, um dos objetivos do Gerenciamento de Crises é justamente aplicar a lei.

A aceitabilidade moral significa que não devem ser tomadas decisões ou praticadas ações que estejam ao desamparo da moralidade e dos bons costumes. Suponha-se

(18)

18 que determinado causador de evento crítico inclua, no rol de suas exigências, que determinada mulher atraente, uma atriz famosa, por exemplo, lhe conceda favores sexuais como condição para liberação dos reféns. Essa exigência, ainda que conte com a anuência da referida mulher, que, num gesto patriótico ou humanitário, se ofereça voluntariamente para ser submetida aos caprichos do referido indivíduo, não pode nem deve ser tolerada pelos responsáveis pelo gerenciamento da crise.

A aceitabilidade ética significa que, dentro desse raciocínio, não pode o responsável pelo gerenciamento da crise tomar decisões nem exigir dos seus subordinados a prática de ações que causem constrangimentos “interna corporis”. Nesse sentido, é clássico o exemplo do policial que se oferece como voluntário para ser trocado por algum refém. Essa troca, se tolerada, acarreta questionamentos éticos de natureza bastante intrincada, que podem resultar em abalos profundos na coesão do grupo policial.

Ao se aceitar que um policial passe à condição de refém em troca de outrem, não se está solucionando a crise, mas tão-somente se lhe aduzindo um ingrediente de impacto ético polêmico e de conseqüências imprevisíveis. Preliminarmente, vem a indagação moral sobre se a vida do policial vale mais ou menos do que a do refém por quem foi trocado. Depois, ao aceitar a troca, coloca-se um profissional numa situação bem pior do que a de um refém comum, pois os criminosos passarão a enfocar seus cuidados e desconfianças naquele elemento recém ingressado no ponto crítico, que, por ser um policial, tem em tese treinamento especial e pode estar disposto tentar, a qualquer momento, uma reação.

Por outro lado, o policial que passa à condição de refém, apesar das instruções que tenha recebido dos seus superiores antes da troca, pode, a partir de certa altura dos acontecimentos, começar a se questionar se deve ou não tentar alguma saída ou atitude heróica, porquanto, a vista da sociedade e dos seus colegas de trabalho ele é um profissional que fez um juramento de, se necessário, sacrificar até a própria vida no cumprimento de sua missão.

Se dentro do ponto crítico a tensão aumenta com esses questionamentos dos causadores e do policial agora refém, lá fora, entre os que participam do gerenciamento da crise, não menos carregado e nervoso se torna o ambiente, pois se antes se lidava com uma crise onde havia simplesmente reféns, agora se lida com uma crise em que um dos reféns é um colega de trabalho, conhecido de todos e até, às vezes, estimado e respeitado.

Dentro dessa ordem de idéias, a ação da troca de policiais por reféns é um perfeito exemplo de decisão que não obedece ao critério da aceitabilidade ética.

Da fria observância dos critérios de ação, os responsáveis pelo gerenciamento de uma crise podem evitar que, após o encerramento do evento, sejam submetidos às barras dos tribunais, à crítica da sociedade e da mídia, ou às censuras e reprovações dos seus pares.

(19)

19 MÉTODO DE TOMADA DE DECISÃO

Alto Comando Em grupo e Colaborativo

TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO NA CRISE PARA PRIMEIROS INTERVENTORES EM OCORRÊNCIA COM REFÉM LOCALIZADO.

Inexistindo um policial especializado em negociações, escolha um dentre os disponíveis que mais se identifique com o perfil de negociador, cabendo esclarecer que o voluntariado é essencial. O policial deverá de imediato fazer o primeiro contato com o causador da crise, identificando-se, oferecendo ao mesmo segurança quanto à sua integridade física e, após, perguntará ao causador da crise:

Como posso chamá-lo?

E a partir deste instante deverá tratar o causador da crise pelo nome. É comum que para esta primeira pergunta ocorram respostas ásperas e indesejadas, pois o causador estará extremamente estressado e totalmente inseguro, tendo como causa um cenário próximo e futuro inimaginável. Ele acreditará que o negociador/interventor deseja saber seu nome para investigação e nunca com a finalidade única de aproximação.

A tentativa é que ocorra uma relação mútua de confiança entre o policial e o causador da crise. O policial deverá protelar o tempo nas conversações com o objetivo de diminuir a tensão do causador da crise, buscando alcançar a primeira hora de conversação, a qual é fundamental, pois de acordo com a doutrina, este período apresenta alto grau de periculosidade e ocorrência do evento letal.

Não utilizar para realizar as primeiras intervenções pessoas que não sejam policiais (juízes, promotores, padres, médicos, psicólogos, políticos, familiares, etc), pois, estes carecem de preparo técnico e não têm, obrigatoriamente, compromisso ético/legal com a polícia, a qual é o responsável pelo resultado, portanto, dificilmente seguirão o que determina a doutrina existente.

TÉCNICAS DE VERBALIZAÇÃO PARA PRIMEIRO INTERVENTOR EM OCORRÊNCIA COM REFÉM LOCALIZADO

ITENS NEGOCIÁVEIS

São eles: água, alimentos, remédios, bebida não alcoólica, restabelecimento de água, energia elétrica e telefone, que por ventura tenham sido cortados durante a crise.

(20)

20 Em alguns casos, quando da rendição, e após domínio corporal pela tropa da Instituição, pode-se fornecer colete balístico aos causadores da crise para reforçar a idéia para a comunidade, de que suas vidas são importantes, e que os policiais querem preservá-las, além de, conforme o nível da comoção social e desprezo pelos causadores, proteger ainda mais a integridade física dos presos.

ITENS NÃO NEGOCIÁVEIS

Itens que não devem e não podem ser fornecidos em hipótese alguma, pois, estaremos dentre outras coisas, alterando o estado psicológico dos causadores da crise ou aumentando o seu poder de fogo, que via de regra serão utilizados contra os reféns e contra os policiais, além de constituir-se em alguns casos ilícito penal, são eles: coletes, armamentos, munições, bebida alcoólica, entorpecentes, drogas, dinheiro, veículos para fuga, etc.

A melhor e atual doutrina impede taxativamente o fornecimento de coletes, pois em posse dos mesmos, os causadores terão aumentado seu poder de combate e certamente dificultarão uma possível atuação do grupo tático. A experiência tem mostrado que ao receber colete, o causador torna-se muito mais valente, exigente e intransigente, pois possui a certeza de que é imbatível. A sugestão de entrega de coletes “falsos” causará ao criminoso a mesma sensação de maior segurança e de enfrentamento e, portanto, deve ser descartada imediatamente. Outro fator é de que existe a possibilidade do causador descobrir tal farsa, que com certeza e no mínimo, destruirá o Rapport.

POSTURA EMPÁTICA DO PRIMEIRO INTERVENTOR

A postura empática do policial que irá realizar as primeiras intervenções ou do negociador é muito importante para a solução da crise. Quanto maior for sua capacidade de se projetar no lugar do causador da crise, mais fácil se tornará para entender a sua linha de raciocínio, concorrendo dessa maneira, positivamente, para um final satisfatório da crise. O policial deve demonstrar que compreende a situação pela qual está passando o causador, porém, não concorda com a forma que este está utilizando para solucioná-la. Empático e não simpático.

SINDROME DE ESTOCOLMO

É um mecanismo involuntário que causa uma relação de interdependência entre reféns e causadores da crise, os quais experimentam sentimentos de amor e simpatia, profunda amizade, paternalismo e proteção exacerbada, a fim de preservarem suas vidas durante o evento crítico. A psicologia passou a estudar essa alteração de comportamento, a partir da rendição de criminosos que praticaram um roubo ao Kreditbanken (Banco de

(21)

21 Crédito) em Normalmstorg, Estocolmo – Suécia. A ocorrência deu-se entre 23 e 28 de agosto de 1973 e, mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado, os reféns ainda demonstrava reticentes nos procedimentos policiais e nos processos judiciais.

As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça, porque o refém pode correr o risco de ser magoado. É importante notar que os sintomas são consequência de um stress físico e emocional extremo. O complexo e dúbio comportamento de afetividade e ódio simultâneo junto aos captores é considerado uma estratégia de sobrevivência por parte das vítimas. Com o término da crise, uma das reféns, manteve várias visitas a um dos causadores da crise, culminando em casar-se com seu antigo algoz

ALTERNATIVAS TÁTICAS UTILIZADAS PELO GERENCIAMENTO DE CRISES PARA O ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIA COM TOMADAS DE REFÉNS

No decorrer de uma crise, o gerente deverá determinar que se adotem uma ou mais alternativas táticas para solucioná-la. Não existe hierarquia entre elas, pois, poderão a critérios do gerente e exigência do tipo de crise, ser empregadas isolada ou conjuntamente com uma ou mais alternativas. São elas:

Negociação: É a alternativa prioritária em relação às demais, por ser menos traumática, por solucionar aproximadamente 90% dos casos e por acompanhar todo o processo de gerenciamento da crise.

Consiste no emprego da Equipe de Negociação, ou ainda, o primeiro interventor assessorado por ela, com capacidade de persuasão desenvolvida através de emprego de conhecimentos práticos, de empatia e conceitos de programação neurolinguística. Ela subdivide-se em:

- Negociação Real: é aquela em que o emprego da verdade é primordial, pois o objetivo é trabalhar o convencimento da outra parte e fazer instalar-se o rapport ou vínculo de confiança, obtendo a rendição dos causadores e a libertação dos reféns. É sem dúvida a mais bem aceita por todos, entre eles: reféns, familiares, população em geral, mídia, administração pública e até pelos policiais responsáveis pelo gerenciamento.

- Negociação tática: é aquela desenvolvida pela equipe de negociação com o objetivo de preparar o tetro de operações para que outra alternativa tática seja empregada.

Emprego de Técnicas Não Letais: é a utilização dos diversos tipos de equipamentos e tecnologias não letais existentes e disponíveis ao emprego operacional na

(22)

22 Corporação. Vai desde o uso de munições químicas (lacrimogêneas ou não), o uso de munições de impacto controlado (elastômeros), aparelhos de eletrochoque (taser), etc, até o uso de defesa pessoal, para contenção e imobilização de um perpetrador de crises. Importante ressaltar que o uso técnico e correto do equipamento é que o torna não letal, portanto, todas as regras de segurança e utilização devem ser observadas.

Tiro de Comprometimento: é o disparo de projétil, através de atiradores de elite ou “sniper policial”, para neutralizar em 100% a ação do gerador da crise. O policial destinado para esta função deve ser um especialista em tiro e estar intimamente familiarizado com a arma que utilizará. Esta arma deve ser de uso específico para tiro de precisão e contar com os acessórios necessários para que seja realizado. O atirador de elite trabalha acompanhado de um policial observador e em pontos estratégicos, que lhes permitam uma visão privilegiada do ponto crítico, exercendo papel subsidiário de observação e coleta de informações a respeito da crise.

Invasão Tática: uso de força, podendo ser letal, empregando-se para isso uma equipe tática. É utilizada quando não se vislumbra possibilidade de solução negociada; ou na oportunidade de repentina intervenção para solução da crise, e ainda quando o risco de morte ou ferimentos graves dos reféns for iminente, real e/ou insuportável.

Cabe ressaltar que concomitantemente ao disparo do Sniper, a Equipe Tática fará à invasão para promover o socorro imediato a todos os envolvidos, e atuar caso ocorra alguma adversidade em que o disparo que não tenha atingido seu objetivo na plenitude, neutralizando o causador.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DE INFORMAÇÃO

A coleta dos elementos essenciais de informação é quase sempre penosa e de difícil confirmação. Frequentemente dados de vital importância como, o número de criminosos (causadores da crise) ou de reféns, somente vem a ser confirmados após o desfecho da crise. Nessas condições, o responsável pelo gerenciamento de uma crise deve atentar para o fato de que a coleta de dados de informações acerca do evento crítico ocorre quase sempre de maneira indireta, sendo importante ficar alerta para as chamadas fontes de informações.

Os elementos essenciais de informação, sobre os quais devemos colher o maior número de dados possíveis, são:

Causador da crise: número; vestimenta; características físicas; nível de racionalidade; motivação; habilidade no manuseio das armas; etc.

Reféns: número; idade; vestimenta; condição física (se estão ou não feridos); sua localização no ponto crítico; sua proeminência ou relevância social; etc.

(23)

23 Objetivo (ponto crítico ou local onde estão os causadores e os reféns): localização; dimensões; vulnerabilidade; tipo de estrutura física; as condições de tempo; as condições do terreno que o circunda; etc.
 Armas: quantidade; tipo; letalidade; localização no ponto crítico; etc.

Os elementos essenciais podem variar de uma ocorrência para a outra, portanto, como contempla a diretriz...

FONTES DE INFORMAÇÃO

Elas podem ter as mais diversas origens e roupagens, todavia a prática tem demonstrado que as principais fontes de informação em eventos críticos são os seguintes:

Reféns liberados ou que tenham conseguido fugir; Sistemas inteligentes: Infocrim; Infoseg, etc.

Os negociadores;

Os policiais encarregados de observar o ponto crítico ou que estejam na condição de snipers (atiradores de precisão);

Investigações; Familiares;

Documentos a respeito dos causadores e do ponto crítico, tais como RG, mapas, croquis, fotografias, etc;

A mídia; e

As ações táticas de reconhecimento

ELEMENTOS OPERACIONAIS ESSENCIAIS.

1) Executivo de polícia ou gerente da crise: É o responsável pelo comando do teatro de operações, não podendo ser o negociador, pois tem poder de decisão. Todas as ações

(24)

24 desenvolvidas dependem de sua anuência, pois é sobre ele que recai as responsabilidades legais.

2) Equipe de negociação:

Chefe da Equipe – Responsável pelas estratégias e contato com o Gerente da Crise;

- Negociador Principal - É o responsável em coletar informações para o executivo de polícia e utilizar as técnicas de negociação para liberação dos reféns. Não tem poder de decisão;

- Negociador Secundário – Apoio ao principal e deve estar em condições de substituí-lo, se necessário;

- Negociador Anotador – Registra todos os fatos em ordem cronológica; - Auxiliar de Logística – Fornece apoio material à equipe;

- Auxiliar de Logística – Realiza levantamento de dados durante a ocorrência;

- Profissional de Saúde Mental – Psicólogo ou Psiquiatra.Realiza avaliações do estado mental do tomador, apoia a equipe e não negocia.

Costuma-se dizer que em uma crise, deve-se negociar, negociar e negociar; e quando se esgotarem as possibilidades de negociação, deve-se tentar negociar mais um pouco. O papel fundamental do negociador é servir de intermediário entre os causadores da crise e o comandante da cena ou teatro de operações.

3) Equipe de apoio técnico: faz parte do Grupo especial de polícia, realiza serviços de inteligência para assessorar, no que precisar, o gerente da crise, a equipe de negociação e de ações táticas objetivando o desfecho da crise sem o evento morte.

4) Equipe Tática: É a responsável de realizar a invasão tática no ponto crítico, com o objetivo de liberar os reféns e imobilizar os causadores da crise. Tal procedimento deve acontecer mediante decisão do gerente da crise, o qual já deverá estar convencido que pelo método da negociação real não será mais possível a solução da crise. A equipe Tática atua não somente conforme descrito acima, mas realiza também a segurança da Equipe de Negociação, a entrega de itens fornecidos e promove as observações para subsidiar o Gerente da Crise.

GERENCIAMENTO DE OCORRÊNCIAS COM ARTEFATOS EXPLOSIVOS, TENDO O IP- 01- PM COMO REFERÊNCIA

(25)

25 JUSTAMENTE, AÇÕES ANTIBOMBA (PREVENTIVAS), QUE PODEM SER REALIZADAS PELO PRIMEIRO INTERVENTOR. AS AÇÕES CONTRABOMBA (INTERVENÇÕES NO ARTEFATO) FICAM RESTRITAS À UNIDADE ESPECIALIZADA.

ARTEFATOS EXPLOSIVOS

São engenhos construídos com a utilização de substâncias explosivas, inflamáveis, bacteriológicas, radioativas, gases tóxicos ou outras de efeitos análogos, com finalidade de causar danos, lesões ou mortes.

CLASSIFICAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS COM BOMBAS

AMEAÇA DE BOMBA – É a comunicação direta ou indireta, informação ou fundada suspeita de existência de uma bomba em determinado local. As ameaças de bombas recebem as seguintes classificações:

Ameaça Falsa – quando as informações ou análise da suspeita forem consideradas infundadas, não havendo elementos ou provas que confirmem a possível existência da bomba.

São características de tais casos: telefonemas anônimos, cartas e ameaças de vingança. Ex: Faculdade em véspera de prova, para cancelá-la, os alunos ligam para a Polícia Militar – telefone 190 - avisando da existência de uma bomba, e evacuam a faculdade.

Ameaça Real – quando existem elementos materiais ou testemunhais que comprovem ou confirmem a possível existência de bomba. São características de tais casos, testemunhas que viram sua montagem e instalação, pedaços de explosivos, acessórios ou mecanismos da possível bomba, informações sobre a sua exata localização.

MEIOS DE AMEAÇA: telefone (+ comum); carta; e-mail; fax; etc. 95% 5%

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NAS AMEAÇAS FALSAS Não criar pânico;

Comunicar de imediato ao COPOM para que este informe ao Corpo de Bombeiros, deixando claro que existe apenas a denúncia;

Não evacuar o local;

Busca preventiva imediata no local, ou possíveis locais da colocação ou da existência da bomba;

(26)

26 moradores do local ameaçado, com orientação e acompanhamento dos PMs;

Os PMs devem orientar quanto as técnicas de busca e a não tocar ou mexer em nada que não seja conhecido.

OBS: Caso não seja encontrado nenhum objeto suspeito, orientar o retorno à rotina normal, confeccionar BO/PM e informar o Delegado do Distrito Policial da área.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NAS AMEAÇAS REAIS Não criar pânico;

Certificar-se da presença do Corpo de Bombeiros; Iniciar a evacuação total ou parcial do local:

EVACUAÇÃO PARCIAL: Análise de ameaça real; Localização do artefato;

Avaliação de danos controlada. EVACUAÇÃO TOTAL:

Certeza da existência do artefato; Artefato não localizado; Avaliação de danos elevada.

Obs: em casos de ameaça de bomba procurar obter o maior número de informações sobre a ocorrência antes do deslocamento.

Aproximar-se do local da ocorrência de maneira calma sem ligar sirenes ou outros meios estressantes e adotar medidas para não provocar tumulto, pânico ou evacuações precipitadas;

Contactar com o responsável pelo local (chefe, diretor, gerente, dono, etc) e com a pessoa que recebeu a ameaça como real ou falsa.

As questões a serem abordadas na entrevista irão variar em cada caso, todavia, algumas questões são básicas e fundamentais e devem ser feitas, obrigatoriamente:

Quais foram as palavras exatas do ameaçador?

Como era a voz do ameaçador? (sexo, idade presumida, timbre, disfarces, sotaques, comportamento, etc);

Havia ruídos de fundo? (telefone público, risadas, música, etc...); Houve tentativa de negociação com o ameaçador?

Se a ameaça veio por carta ou informações, quem trouxe ou como chegou a carta?

(27)

27 social, política, econômica, etc.

A pessoa/local ameaçado já recebeu algum tipo de ameaça de morte, de vingança anteriormente?

Existem algum motivo recente na vida da pessoa/local que justificaria tal ato?

Existem testemunhas que viram a bomba ou sua colocação? Existem coisas que possam materializar ou comprovar a ameaça? Existem outros fatos esclarecedores ou de interesse investigativo? Havendo a caracterização de uma ameaça falsa, poderá ser feita uma busca preventiva, sem necessariamente efetuar a evacuação do local, mantendo a rotina normal da instalação. O responsável pelo local deve ser orientado a comparecer ao Distrito Policial da área e registrar um Boletim de Ocorrência. Havendo a caracterização de uma ameaça real, realizar a evacuação parcial ou total da instalação, de acordo com o resultado da análise da situação.

Seja na ameaça Falsa ou ameaça Real devemos realizar a busca preventiva utilizando-se dos módulos de varredura:

BUSCA PREVENTIVA – Ação encaminhada para garantir a não existência de elementos lesivos dentro de uma zona concreta e para o PM não se perder e organizar sua busca. Policial Militar deverá preocupar-se em realizar a busca de forma rápida, checando todos os pontos do local de maneira seqüencial, de modo a não checar duas vezes um mesmo local e deixar de vistoriar um outro.

É um processo de fazer divisões imaginárias do local a ser vistoriado, de forma a organizar e minimizar o trabalho, valendo-se de algumas técnicas:

Quadrantes - técnica é mais indicada para salas, escritórios e outros ambientes de porte médio ou grande, com muitos móveis ou divisórios em seu interior.

Zonas Longitudinais - técnica indicada para auditórios, restaurantes, teatros, etc.

Espiral - técnica é indicada para salas e locais pequenos ou galpões com poucos móveis.

Ziguezague

Arcos Capazes - varia de acordo com as dimensões do local e o número de pessoas disponíveis para a busca. Essa técnica é indicada para anfiteatros, teatros, cinemas, salões, etc, com formato de curva ou semi-círculo. Vai da área + crítica p/ a - .

MÓDULOS DE VARREDURA (usado em conjunto com a sequência de busca).

(28)

28 Módulo 1 – do chão à cintura (onde estão a maior parte dos móveis, deve ser feito por duas pessoas);

Módulo 2 – da cintura ao queixo; Módulo 3 – do queixo ao teto; e

Módulo 4 – pontos mortos ou de difícil acesso (tv, luminária, sótão, porão, etc).

Antes de entrar no ambiente: procurar, parar e ouvir; Passar duas vezes pelos módulos 1, 2, 3 e 4.

PROCEDIMENTOS APÓS A BUSCA PREVENTIVA

Identificar o local após a vistoria (varredura); Podem ser usadas fitas adesivas coloridas; Aplicar a fita na altura da fechadura.

CÓDIGO DE CORES

VERDE - local vistoriado e seguro (liberado);

AMARELA - local vistoriado precariamente. Necessita de nova vistoria.

VERMELHO - local vistoriado e identificado o objeto suspeito, isolado. Entrada permitida somente ao pessoal especializado/autorizado.

MEDIDAS OPERACIONAIS ADOTADAS NO PRIMEIRO MOMENTO 1) não realizar a evacuação precipitadamente, pois:

Torna impossível a realização da busca nas ações antibombas; A presença de pessoas no local torna a ação mais eficaz;

Por mais competente que o PM seja, a busca preventiva em local evacuado é imperfeita, e não garante a inexistência da bomba;

Será gerado pânico e paralisação do local.

2) O PM não libera o local após a varredura infrutífera, quem o faz é o proprietário/responsável.

Ao localizar o Artefato devemos

Adotar medidas para não provocar tumulto, pânico ou evacuações precipitadas;

Isolar o local (apenas o cômodo em que está o artefato); Não mexer, não tocar, não remover, não ficar próximo;

(29)

29 Tentar exaustivamente determinar a origem do objeto;

Em caso de fundada suspeita, acionar o GATE;

Colher o maior número de informações possíveis a respeito do fato, como por exemplo: se o encontro for decorrente de uma ameaça de bomba, junte todas as informações decorrentes do trabalho de entrevista e analise;

Local exato em que se encontra o artefato;

Características do artefato (tamanho, volume, aparência, cor, etc); Quem localizou o artefato;

Desde quando o objeto se encontra naquele local; Como o objeto chegou naquele local;

O objeto foi tocado ou movido por alguém? Se sim, por que e quando. É certeza que o objeto não pertence a ninguém conhecido?

O local já foi vitima de algum atentado a bomba ou ato de vingança?

Obs: Todas as informações colhidas devem ser repassadas à equipe especializada presente no local.

CASO OCORRA A EXPLOSÃO DE ARTEFATO

Adotar medidas para não provocar tumulto, pânico ou evacuações precipitadas;

Socorrer os feridos;

Tomar medidas de contenção de danos; Isolar o local;

Acionar concessionária de energia elétrica (se for caso); Acionar concessionária de gás(se for o caso)

Acionar o GATE (perícia);

Se possuir habilitação, realizar uma busca preventiva para verificar se não há outros artefatos;

Preservar o local, não permitindo e nem fazendo coleta de resíduos dos artefatos, materiais, explosivos e outros de interesse probatório;

Fazer fluir o trânsito e dispersar curiosos.

(30)

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo