• Nenhum resultado encontrado

CONCEITOS E PRECONCEITOS SOBRE O BAIRRO DO GUAMÁ: RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS E PERCEPÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCEITOS E PRECONCEITOS SOBRE O BAIRRO DO GUAMÁ: RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS E PERCEPÇÕES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONCEITOS E PRECONCEITOS SOBRE O BAIRRO DO GUAMÁ: RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS E PERCEPÇÕES

Glauco Rivelino Ferreira de ARAÚJO9 (FIBRA) Ruan Carlos Silva de Freitas

Este artigo apresenta resultados de um projeto de extensão realizado desde 2012 no âmbito do Curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA. Apoiado pela Diretoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da IES, conta com a participação de discentes do curso de licenciatura em Geografia e História e tem como principio fundante a interdisciplinaridade, dado que se trata da análise e de contribuições sobre o espaço real, que por natureza é complexo. O objetivo do projeto é contribuir com o debate sobre as diversificadas visões que a sociedade belenense tem sobre o bairro do Guamá. A metodologia de trabalho consistiu em levantamentos bibliográficos, reuniões e debates entre professores e alunos envolvidos no projeto, pesquisa de campo, registro fotográfico, tratamento dos dados obtidos.

Palavra-Chave: Guamá. Espaço. Preconceitos.

INTRODUÇÃO

O artigo em questão é fruto de uma inquietação surgida entre pesquisadores e professores de história e geografia do ensino básico e

1 Professor Mestre em Geografia; Prof. da Faculdade Integrada Brasil Amazônia; Coordenador do Projeto de Extensão Conceitos e Preconceitos sobre o Bairro do Guamá. Professor da rede pública estadual; Coordenador do Espaço Cultural Nossa Biblioteca. Graduando em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia; bolsista do Projeto de Extensão Conceitos e preconceitos sobre o Bairro do Guamá.

(2)

superior, sobre a concepção generalista de que o bairro do Guamá é um bairro violento. Sentimos a necessidade de compreender os vários significados que o bairro possui, e de desmistificar os conceitos, ou preconceitos, reducionistas produzidos sobre uma dimensão do espaço geográfico tão dinâmico. Diante de tal inquietação tem sido desenvolvo, desde 2012, o projeto de extensão "Conceito de Preconceito.no/do bairro do Guamá: reconstruindo significados e percepções".

Alguns questionamentos inevitavelmente foram colocados. Qual(is) a(s) origem(ns) dos preconceitos produzidos e difundidos sobre o bairro do Guamá? Quais os autores desses preconceitos? Quais as suas motivações? Os conceitos e preconceitos sobre o referido bairro de fato tem fundamento? Em que contexto histórico o bairro do Guamá foi criado? Quais as principais características socioeconômicas e espaciais do bairro do Guamá? Qual a origem da população do bairro?

Nesse sentido, o objetivo central desta investigação é compreender a razão ou a lógica dos conceitos e preconceitos cunhados e difundidos sobre o bairro do Guamá. Além disso, compreender quais os agentes sociais produtores de tais conceitos e preconceitos, bem como suas motivações; analisar a dinâmica socioeconômica do bairro; sua constituição histórica, social e populacional; produzir uma cartografia atualizada do bairro, e, por fim, produzir, a partir dos dados obtidos, uma exposição itinerante para ser apresentada à sociedade local, tendo como ponto de partida as escolas do bairro.

(3)

MATERIAL E METODOLOGIA

Foi realizada pesquisa bibliográfica, seguida de fichamentos, resumos e resenhas sobre os conceitos e preconceitos produzidos sobre o bairro do Guamá. Depois visitas a campo foram feitas no bairro objetivando a obtenção de dados históricos, econômicos e culturais sobre a formação social e histórica do bairro. Para isso, foram realizadas entrevistas com moradores antigos, pesquisadores do bairro, feirantes, professores, lideres comunitários e presidentes de entidades culturais e aplicados questionários fechados e abertos. Ainda foram gravadas as entrevistas e promovido o levantamento cartográfico e fotográfico do campo. Com base nos dados recolhidos, foram confeccionados 11 (onze) banners sob o título "Exposição Ver o Guamá" para serem apresentados em exposições fora e dentro do bairro do Guamá, bem como foram impressos 2.000 (dois mil) folders para divulgação do projeto.

Seguem alguns registros fotográficos da referida exposição em três escolas, pelo menos:

(4)

EXPOSIÇÃO VER O GUAMÁ

(5)
(6)
(7)

Além do coordenador, participaram do projeto, em 2012, quatro alunos e, em 2013, cinco alunos10.

PARA COMEÇAR A COMPREENDER O GUAMÁ...

Segundo JUNIOR (2009), a ocupação das primeiras áreas do Guamá se deu com a extensão do bairro de São Braz, onde se encontravam principalmente migrantes nordestinos que chegavam a Belém, atraídos pela economia da borracha. A facilidade de ficar em terrenos próximos ao bairro de São Braz, ponto de entrada e saída da cidade, possibilitou a ocupação do espaço por grande número de migrantes, que se embrenharam nas matas próximas, formando caminhos e passagens por onde foram se fixando as famílias. Outra fonte de ocupação do bairro do Guamá ocorreu a partir da década de 50, do século passado, momento em que a ocupação do bairro, conforme JUNIOR (2009, p.38), está diretamente relacionada a “presença marcante de pessoas oriundas das regiões do rio Guamá, do rio Acará e do baixo Tocantins”, que chegaram até Belém através do rio Guamá.

Ainda, de acordo com JUNIOR (2009), o efeito deste crescimento foi o surgimento de problemas de ordem estrutural,

10

Alunos que participaram em 2012: Ruan Carlos Silva de Freitas, Pâmela T. de Oliveira Turão, Luciana Lopes Pinheiro, Robert Pimentel Pantoja, Wellington da Silva Costa. Alunos que participaram em 2013: Clélio Braga Cardoso, Evandro C. Silva, Glauco de Araújo e Ruan Freitas.

(8)

acompanhados ao mesmo tempo, pelo aparelhamento do bairro com equipamentos e serviços que passaram a ser oferecidos para os seus moradores, como escolas, posto policial e unidades de saúde. É importante afirmar, portanto, segundo o referido autor, que este acelerado processo de urbanização do bairro do Guamá não está dissociado da dinâmica social e espacial que na Amazônia em diversos momentos históricos. Dessa forma, a partir das leituras realizadas, dentre elas o trabalho de JUNIOR (2009), podemos afirmar que a ocupação do bairro se deu a partir de duas frentes de ocupação: uma por terra e a outra pelo rio, o que acabou atribuindo ao bairro um aspecto notadamente de migrantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O trabalho de investigação científica sobre o bairro culminou com a confecção da “Exposição Ver o Guamá”, seguida da socialização da referida exposição junto a comunidade do bairro objeto da investigação científica, cujo objetivo máximo era levar a conhecimento da sociedade local, tanto do bairro como da cidade, a origem dos conceitos e preconceitos produzidos sobre o bairro, a fim de provocar um debate necessário sobre os conceitos e preconceitos produzidos e difundidos sobre determinados espaços. Foram realizadas atividades tais como: 1. Investigação científica sobre os conceitos e preconceitos sobre o bairro do Guamá; 2. Produção de uma exposição itinerante – Exposição Ver o Guamá - com 11 (onze) banners sobre o conhecimento

(9)

produzido através da investigação científica, tanto os produzidos no bairro quanto fora dele. 3. Socialização do conhecimento produzido, via apresentação da Exposição Ver o Guamá, em escolas do e de fora do bairro (EEEFM Pe Leandro, Escola de Educação Infantil Moarana, Lar Fabiano de Cristo e EEEFM Visconde de Souza Franco, por exemplo), no Espaço Cultural Nossa Biblioteca, na feira livre do bairro do Guamá, além da divulgação da exposição na mídia televisiva (TV Nazaré e TV Cultura) e escrita (Jornal O Liberal). Os conhecimentos produzidos no âmbito do projeto também foram compartilhados com a sociedade regional e nacional, através do programa “Criança Esperança” da Rede Globo de Televisão, quando apresentou ao Brasil o Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB).

Realizamos, ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto - investigação, organização e seleção de dados, produção e socialização da exposição itinerante - ganhos para a instituição financiadora do projeto, a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), para os docentes, para os discentes e para a sociedade. Para a instituição financiadora, porque a aproximou da comunidade alvo da investigação científica, executou um de seus objetivos que o de produzir conhecimento sobre a região, além de fazer notório o nome da instituição na sociedade com a divulgação da Exposição Ver o Guamá na mídia escrita e televisiva local, regional e nacional.

Quanto aos discentes (futuros docentes) os ganhos foram muito positivos, uma vez que contribuiu significativamente para as suas formações. A aproximação entre os alunos envolvidos no projeto

(10)

(bolsista e colaboradores) e objeto de estudo, a comunidade, foi fundamental para o desenvolvimento e o aprimoramento das competências e habilidades tão necessárias a exercício da profissão de professor. Em relação à sociedade, os resultados também foram muito proveitosos. A investigação científica sobre os conceitos e preconceitos sobre o bairro do Guamá foi fundamental para desmistificar se tais conceitos e preconceitos são produzidos pela comunidade local e seus membros ou se são produzidos de fora pra dentro, por agentes ou segmentos sociais dotados de capacidade de produzir e difundir falas, signos, conceitos e preconceitos, que estereotipam e estigmatiza o bairro e sua comunidade. Destarte, os resultados da investigação mostram, contrariamente ao que por muito tempo se divulgou e que permanece no imaginário da cidade e do estado, que o bairro do Guamá e sua comunidade não podem ser lidos e interpretados apenas pelas imagens elaboradas e matérias escritas e divulgadas pela mídia.

Enfim, o bairro do Guamá, conforme pudemos observar no decorrer do desenvolvimento do projeto, por meio da investigação científica metodologicamente orientada, é formado por uma sociedade multifacetada e complexa, que tem na sua formação histórica e social, uma trajetória de lutas e conquistas, materializadas nas manifestações culturais próprias, nas organizações sociais e num de gente e projetos que dão certo.

(11)

REFERÊNCIAS

CALLAI, H. C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais.

CASTROGIOVANNI, A. C. CALLAI, H.C. SCHAFFER, N. O. KAERCHER, N. A. Geografia em sala de aula- práticas e reflexões. Editora da UFRGS,:Porto Alegre, 2003. (p. 77-82).

DIAS JR, José do Espírito Santo. Cultura popular no Guamá: Um estudo sobre o boi bumbá e outras práticas culturais em um bairro da periferia de Belém. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em História Social da Amazônia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Belém, 2009 (161 p).

FERREIRA, Carmena Fadul. Produção do espaço Urbano e

Degradação Ambiental: Um estudo sobre a várzea do igarapé do

Tucunduba. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Física do Departamento de Geografia FFLCH/USP, 1995.

RAMOS, José Messiano Trindade. Entre Dois Tempos: um estudo sobre o bairro do Guamá, a Escola “Frei Daniel” e seu Patrono. Belém, 2002, p.21.

SILVA, J. S. Elos entre o rural e o urbano em Belém . In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 13 a 15 de setembro de 2010 -, Belém (PA).

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Buscando contribuir para a composição do estado da arte da pesquisa contábil no Brasil, a investigação lançou mão de técnicas de análise bibliométrica para traçar o perfil

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo