• Nenhum resultado encontrado

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro PROVA OBJETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro PROVA OBJETIVA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Médico Veterinário

Médico Veterinário

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

Psicofobia é crime

No desembarque do aeroporto JFK, em Nova York, no começo deste ano, o outdoor que recebia milhares de pessoas diariamente não trazia nenhuma bela foto da cidade ou mensagem de boas-vindas. O que os viajantes encontravam era uma enorme propaganda com a mensagem: “Relaxa, vai passar, isso é temporário... Se você não diz isso sobre câncer, também não diga sobre depressão”. A ironia desconcertante da publicidade reflete muito da imagem que alguns transtornos mentais ainda recebem por parte da sociedade: para alguns, um destempero; para outros, uma fraqueza. Mas a depressão é um transtorno mental dos mais graves e incapacitantes. (...)

Para 46 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, a depressão é uma realidade: 20% a 25% da população já tiveram ou têm depressão ao longo da vida. A incapacitação profissional, a falta de interesse e de motivação para participar de atividades sociais rotineiras e de ter prazer nas coisas de que gostam e com as pessoas que amam transformam dramaticamente o cotidiano dessas pessoas, o de seus familiares e amigos, trazendo consequências devastadoras. Essa falta de capacidade de se relacionar tem efeitos profundos e duradouros, que dificultam a reinserção social dos que tentam se recuperar de um episódio de depressão.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que a depressão e os demais transtornos mentais atingem a muitos brasileiros, o preconceito em torno deles é crescente na sociedade. Já é hora de combater essa discriminação, como atualmente já se faz com os homossexuais, os negros e as mulheres. A expressão psicofobia expressa justamente o nefasto preconceito contra os doentes mentais e os portadores de deficiência.

Se não se deve debochar ou subestimar de doenças como o câncer, conforme apontou o

outdoor no aeroporto americano, também não há razão para as doenças mentais não serem

encaradas com a seriedade que eles pedem e seus portadores exigem. Há várias formas de preconceito, entre elas a própria negação da doença como algo menor ou passageiro. Como disse Albert Einstein, lamentando a triste época em que vivia, “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Em pleno 2012, ideias preconceituosas devem ser combatidas com ainda mais veemência. É chegada a hora de a sociedade olhar com maturidade e respeito para os portadores de transtornos mentais. Psicofobia é crime.

(3)

1) Considere a passagem: “... 20% a 25% da população já tiveram ou têm depressão ao longo da vida...”. Segundo o registro padrão da língua portuguesa, é igualmente adequada a construção:

a) 20% a 25% já teve ou tem depressão ao longo da vida

b) 20% a 25% das pessoas já teve ou tem depressão ao longo da vida c) 20% a 25% da população já teve ou tem depressão ao longo da vida d) 20% a 25% dos brasileiros já teve ou tem depressão ao longo da vida

2) Entre os processos de formação de palavras da língua portuguesa, encontra-se a derivação ou formação regressiva. Tal processo está exemplificado na opção:

a) desembarque b) reinserção c) psicofobia d) fraqueza

3) A passagem do texto em que ocorre desvio em relação ao emprego da língua padrão é: a) “... ao mesmo tempo em que a depressão e os demais transtornos mentais...” b) “... Se não se deve debochar ou subestimar de doenças como o câncer...” c) “... O que os viajantes encontravam era uma enorme propaganda...” d) “... a hora de a sociedade olhar com maturidade e respeito...”

4) No primeiro parágrafo do texto 1, a “ironia” a que o autor alude diz respeito ao(à): a) maneira insólita de recepcionar os viajantes

b) presença de outdoor em aeroporto internacional

c) tratamento desrespeitoso aos recém-chegados ao país

d) cuidado de esclarecer os viajantes sobre males da modernidade

5) No trecho “... transformam dramaticamente o cotidiano dessas pessoas ...”, o emprego da forma verbal no plural tem como justificativa a concordância:

a) atrativa com a forma verbal “amam”, que a antecede b) gramatical com o núcleo “pessoas” do sujeito posposto

c) atrativa com os substantivos no plural, mantendo a coesão textual d) gramatical com os núcleos “incapacitação” e “falta” do sujeito composto

(4)

TEXTO 2

As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior médico do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia.

– A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é meu universo. Dito isto, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras e demonstrando os teoremas com cataplasmas. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz-de-fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, – únicas dignas de preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.

D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. (...)

Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas; o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção, – o recanto psíquico, o exame da patologia cerebral. Não havia na colônia, e ainda no reino, uma só autoridade em semelhante matéria, mal explorada, ou quase inexplorada. Simão Bacamarte compreendeu que a ciência lusitana, e particularmente a brasileira, podia cobrir-se de “louros imarcescíveis”, – expressão usada por ele mesmo (...)

– A saúde da alma, bradou ele, é a ocupação mais digna do médico.

–Do verdadeiro médico, emendou Crispim Soares, boticário da vila, e um dos seus amigos e comensais.

A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é arguida pelos cronistas, tinha o de não fazer caso dos dementes. (...)

(ASSIS, Machado de. O alienista. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. p. 253-4)

6) Na passagem “... D. Evarista era mal composta de feições...”, o autor faz uso expressivo da figura de linguagem denominada:

a) hipérbole b) anacoluto c) sinestesia d) eufemismo

(5)

7) Na passagem “... Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas...”, a palavra “inefável” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) perspicaz b) comovido c) inebriante d) alvissareiro

8) Levando em conta a passagem “... agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco...”, a reescritura que altera a relação semântica existente entre as orações é:

a) ... agradecia-o a Deus, em consequência de não correr o risco... b) ... agradecia-o a Deus, por conseguinte não corria o risco... c) ... uma vez que não corria o risco, agradecia-o a Deus... d) ... porque não corria o risco, agradecia-o a Deus...

9) A passagem em que a coesão entre os elementos da superfície do texto ocorre por elipse é: a) “... Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas...”

b) “....Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno...” c) “...em tempos remotos vivera ali um certo médico...”

d) “...emendou Crispim Soares, boticário da vila...”

10) A construção “... Não havia na colônia (...) uma só autoridade em semelhante matéria...” constitui exemplo de:

a) verbo intransitivo b) oração sem sujeito c) quebra de paralelismo

(6)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) Na proteção de Cultivares, a exigência existente, comparável com a exigência da novidade nas patentes normais, é a:

a) homogeneidade b) inventividade c) distintividade d) estabilidade

12) Os critérios de distintividade, homogeneidade e estabilidade, exigidos na proteção de Cultivares, são, respectivamente, conceituados como:

a) aquele que implica a planta ser imune a pragas; aquele que caracteriza a igualdade entre os produtores; aquele que garante a origem do produto

b) aquele que distingue uma planta de outra; aquele em que as plantas são iguais; aquele que implica a planta ter maior durabilidade ao tempo e à temperatura

c) um critério agrotécnico que garante a diferença na produção; aquele em que os vários exemplares de uma mesma planta são iguais; aquele que permite que as sementes possam germinar

d) um critério agrotécnico, na distinção de cores, na resistência a pragas, etc; aquele em que vários exemplares de uma mesma variedade têm similaridades entre si para merecer sua identificação varietal; aquele em que, após várias séries de reprodução, a variedade mantém suas características descritas

13) No caso de Patentes e proteção de Cultivares, afirma-se:

I- O sistema geral permite a proteção de características de uma planta e de seus componentes genéticos.

II- O alto grau de ácido láctico passa a modificar as variedades.

III- O direito à obtenção vegetal não se limita à materialidade da planta, fixando, com razoável certeza, o objeto de proteção.

IV- O regime geral protege a solução técnica, uma ideia imaterial, ainda que materializável. A alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras é:

a) I e III b) II e IV c) I, II e III d) I, II, III e IV

(7)

14) Constitui Indicação Geográfica a:

a) indicação de procedência ou a denominação de origem b) proteção dos direitos relativos à propriedade territorial c) indicação da marca da cidade ou o país de origem d) proteção do produtor regional ou industrial local

15) O franchising é um contrato de direito de clientela que consiste:

a) legalmente na comercialização da marca para outro titular e seus herdeiros

b) em um contrato de licenciamento de uso da marca, com transferência de tecnologia c) em uma transferência de tecnologia com cessão de direito exclusivo de uso da

marca

d) legalmente na licença da marca, com assistência técnica administrativa relativa ao uso verídico da marca

16) Os signos distintivos ou marcas são:

a) sinais apostos a produtos fabricados, mercadorias comercializadas ou serviços prestados para identificação, vinculando-os a um determinado titular de um tipo de clientela

b) aquelas representações gráficas de produtos, serviços, pessoas, organizações e/ou projetos, utilizados nos programas de propaganda e marketing

c) sinais elaborados em gráficas que servem especificamente para identificar os fornecedores em situações de concorrência

d) sinais compostos por letras ou números que representam as características das empresas e seus titulares

17) Segundo a diretiva 44/98 da Comunidade Europeia, sobre a proteção de plantas e animais, não são patenteáveis:

a) processos microbiológicos ou outros processos técnicos, incluindo os seus resultados genéticos

b) produtos obtidos mediante processos microbiológicos ou técnicos, com ou sem manipulação genética

c) variedades vegetais, raças animais e processos essencialmente biológicos de obtenção de vegetais ou animais

d) processos que modificam as variedades de vegetais, ainda que constituam a geração de novos cultivares

(8)

18) As marcas têm a finalidade de:

a) realizar campanhas e planos de propaganda e marketing

b) vender mais na exportação dos produtos e mercadorias brasileiras c) valorizar o produto e aumentar o preço na concorrência do mercado

d) designar um produto, uma mercadoria ou um serviço e identificar sua origem

19) A patente é definida por um:

a) direito conferido pelo Estado e adquirido por quem teve a ideia do produto em troca de valores de mercado

b) direito conferido pelo Estado que dá ao seu titular a exclusividade da exploração de uma tecnologia

c) contrato de direito de venda do produto no mercado internacional d) direito de quem tem a titularidade da marca e da empresa que produz

20) A contrapartida de quem recebe a carta patente se dá através da:

a) entrega, em forma de relatório, de toda a informação do produto, pois seus pontos essenciais do invento devem ser de acesso público

b) publicação da fórmula pelo autor em mídia de alta circulação, por período especificado em contrato

c) entrega, em forma de impostos, de parte dos lucros auferidos pela produção do bem, além do IRPF

d) venda realizada pelo autor no âmbito do Brasil, além do compartilhamento dos lucros

21) O segredo industrial constitui forma de proteção legal, entretanto:

a) não é aceito em muitos países e, ocasionalmente, retorna pouco recurso b) é socialmente desaconselhável, pois dificulta o desenvolvimento tecnológico

c) fica muito dispendioso se ter o registro e não pode ser internacionalmente comercializado

d) fica restrito ao segmento de mercado do continente americano, além de apresentar uma reação negativa

(9)

22) A patente, em relação ao segredo em sua formulação, presume:

a) a extinção do segredo, tornando o conhecimento da tecnologia acessível a todos b) a duração do segredo e que somente o produtor e/ou o autor devem conhecer a

formulação

c) um contrato de sigilo com o estado que pode ter suas cláusulas variáveis e definidas pelas partes envolvidas

d) o estabelecimento do período em que ninguém deve saber do seu conteúdo até que o custo de desenvolvimento tenha sido recuperado

23) O requisito, para a concessão da patente, exigido pelo estado é:

a) a disseminação da fórmula para que todos possam repeti-la sem dificuldade

b) que a descrição exata da formulação possa ser produzida por uma empresa nacional

c) que o autor capacite pessoas técnicas a desenvolverem a fórmula quando necessário

d) a descrição exata da tecnologia para que um técnico, com formação média na área, seja capaz de reproduzir a invenção

24) O conceito de invento, segundo Denis Barbosa, é uma: a) ideia diferente de todas

b) ideia que pode ser produzida c) solução de problemas complexos

d) solução técnica para um problema técnico 25) Os requisitos para a patente de invenção são:

a) produtividade, empreendedorismo e relatório descritivo b) novidade, atividade inventiva e aplicação industrial c) originalidade, aplicação prática e criatividade d) criatividade, novidade e praticidade

26) NÃO são considerados invenção nem modelo de utilidade: a) processos de extração em plantas e melhoramentos b) métodos e processos de modificação genética c) métodos e processos de análise de águas d) descobertas e teorias científicas

(10)

27) As reivindicações no pedido de patente de invenção descrevem os(as): a) modelos de comercialização e fabricação

b) características técnicas do invento c) objetivos na criação industrial d) autores e titulares do invento

28) Com relação ao conceitos de patentes, analise as afirmativas abaixo:

I- O Tribunal Federal de Patentes alemão definiu como técnico o efeito de forças naturais sob o domínio humano e a utilização controlada de fenômenos naturais. II- O Guidelines do Escritório Europeu de Patentes precisa que o invento seja concreto

e técnico.

III- É técnico, o procedimento ou conceito abstrato, não ligado a uma forma específica de mudança nos estados da natureza

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é: a) I

b) III c) I e II d) II e III

29) O caráter técnico e a aplicabilidade técnica de um invento se expressam da seguinte forma:

a) ser um relatório técnico de uma ideia e de seu resultado b) ser uma descrição técnica que indique muito bem o resultado c) ter um contrato técnico de aplicação real do produto patenteado d) ser uma técnica em seu objeto e uma aplicação em seu resultado

30) A distinção entre aquilo que é invento e aquilo que não o é está expressa na lei: a) 9729/99, art.12

b) 9729/96, art.10 c) 9792/99, art.12 d) 9792/96, art.10

(11)

31) O pedido de patente, nas condições estabelecida pelo INPI, conterá requerimento, relatório discritivo, bem como:

a) reivindicações, desenhos, se for o caso, resumo e comprovante de pagamento da retribuição relativa ao depósito

b) desenhos, se for o caso, resumo e comprovante de pagamento da retribuição relativa ao depósito

c) resumo, marcas e comprovante de pagamento da retribuição relativa ao depósito d) reivindicações, marcas e desenhos, se for o caso, e resumo

32) A proteção das ideias abstratas deve ser feita através de:

a) contrato de sigilo registrado no INPI e em cartório da cidade b) contrato de sigilo com as pessoas do seu entorno e do trabalho

c) pedido de registro de marcas e/ou patente, dependendo do conteúdo da ideia

d) registro na Biblioteca Nacional e contrato de sigilo com quem detém as informações

33) O direito de autor tem o objetivo de proteger:

a) uma forma de expressão de uma criação intelectual b) processos, ideias, inventos, escritos, sistemas ou métodos

c) uma ideia que tenha um contrato de sigilo com quem detém as informações d) toda e qualquer forma de expressão, fórmula, procedimento, algoritmo e ideia

34) O desenho industrial é considerado original quando:

a) resultar em toda e qualquer forma de expressão artística e negociável

b) dele resulte uma configuração visual distintiva, em relação a outros objetos anteriores c) for gerador de ideias, inventos, fórmulas, esquemas, sistemas ou métodos e resulte

em modelo de patente

d) for apresentado em forma de expressão de uma criação intelectual e não as ideias, inventos, sistemas ou métodos

35) O direito do autor é expresso pela lei: a) 9609/98

b) 9609/96 c) 9610/98 d) 9610/96

(12)

36) Não se pode proteger o material biológico porque a Lei 9279/96:

a) veda o patenteamento de material biológico e seres encontrados na natureza

b) não menciona o patenteamento de material biológico e seres encontrados na natureza

c) esclarece em que condições pode acontecer o patenteamento de material biológico e seres encontrados na natureza

d) especifica o que pode ser patenteável em relação aos seres vivos, o que não inclui material biológico e seres encontrados na natureza

37) O pedido de patente e a patente poderão ser restaurados se o depositante ou seu titular assim o requerer:

a) no prazo máximo de cinco anos, mediante pagamento de retribuição específica b) dentro de cinco anos, contados da extinção da patente, mediante pagamento de

retribuição específica

c) dentro de três meses, contados da notificação do arquivamento do pedido ou da extinção da patente, mediante pagamento de retribuição específica

d) dentro de, no máximo, cinco anos, contados da notificação do arquivamento do pedido, ou três meses da extinção da patente, mediante pagamento de retribuição específica

38) Com relação ao patenteamento de descobertas, analise as afirmativas abaixo:

I- O patenteamento de descobertas, a que se refere a alínea “f“ do art. 10 do CPI/96, é universalmente vedado no sistema de patentes.

II- Nenhum país concede privilégios por simples descoberta.

III- Para descobertas, outro meio de estímulo é o Prêmio Nobel e semelhantes. A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é:

a) I, II e III b) III c) II d) I

(13)

39) A expressão software se aplica à(ao):

a) lei de Informática que define os algoritmos, a parte mais leve dos algoritmos e ao conjunto de informações do banco de dados

b) núcleo do computador, cpu, entradas, saídas, configurações, memórias, internas/externas e sistemas operacionais

c) programa de computador, descrição do programa, documentação necessária e a vários destes elementos juntos

d) programa de computador especificamente, banco de dados, estruturas de conexão e manuais

40) O Brasil tornou-se uma das quatro primeiras nações a ter uma legislação sobre propriedade intelectual, desde 28 de abril de 1809, expressa na forma de:

a) um alvará de D. João aplicável somente ao Estado do Brasil b) privilégios de monopólios de exploração de industrias c) uma carta de intenção para o governo

(14)

LÍNGUA INGLESA

Etiquette of Cell Phone Use

by Sophie Southern, Demand Media

Cell phones and their wireless features have made life easier in an endless number of ways. It is true that they have many benefits, but a disadvantage of cell phones is how they cause interruptions in almost every place they are used. Proper cell phone etiquette includes awareness of noise levels and respecting the people around you.

Public Places: It is difficult to find one definitive solution for proper cell phone etiquette in public places, so the best thing to do is analyze the situation. If you are taking public transportation during rush hour, when there are tons of people, talking on your cell phone may disturb those around you. If you are taking public transportation at an off hour and it is relatively empty, you probably aren't bothering anyone. When walking down the street, maintaining a reasonable volume level is the easiest way to respect the people around you. Once you are standing in close proximity to someone, it would likely be appreciated that you walk away to a more private area.

Meetings: It is generally not polite or acceptable to answer your cell phone during a meeting, particularly if your meeting is with a group of people. Obviously, personal and family emergencies are one of the exceptions to this rule. Another exception would be having a baby. Basically, if you are going to interrupt a professional meeting to take a personal call, the call should be regarding something serious and important.

Meals and Restaurants: While plenty of people do answer their cell phones while at the dinner table, it is not very polite. It is particularly rude at a restaurant and even more so if you are only dining with one other person. Again, family and personal emergencies are reasonable exceptions to this rule, but in general when you answer your phone at the table, you are also forcing the other person to just sit there and wait. If you absolutely have to answer the phone, step outside to avoid bothering other diners in the restaurant.

Social Events and Gatherings: Needless to say, it is proper etiquette to turn off your cell phone when attending a movie or performance. However, at some moments it is acceptable to answer your cell phone in a social situation. If you are at a large party, socializing with many people around the room, it's okay to answer your cell phone. If you are at an intimate social gathering where everybody is participating in one conversation, it is not proper etiquette to answer your cell phone.

(Adaptação de: http://techtips.salon.com/etiquette-cell-phone-use-3881.html)

41) O tema central do texto é:

a) como fazer ligações em telefones celulares em restaurantes

b) normas de conduta social sobre o uso apropriado do telefone celular c) o correto atendimento telefônico em festas e em recepções informais

d) comportamento recomendável ao atender chamadas telefônicas em uma reunião de negócios 5 10 15 20 25

(15)

42) Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

a) não há qualquer problema em usar o telefone celular em transportes públicos, já que os passageiros não se conhecem

b) dependendo da situação na qual a pessoa se encontre, é aceitável atender o telefone em público

c) a autora evita fazer recomendações quanto ao uso de telefones celulares no cinema ou no teatro

d) mesmo em uma real emergência, não se deve fazer uso do telefone celular 43) O pronome “they”, na linha 3, refere-se a:

a) wireless features (linha 1) b) interruptions (linha 3) c) cell phones (linha 2) d) benefits (linha 2)

44) O verbo que apresenta significado mais próximo de “dining” (linha 19) é: a) playing

b) talking c) eating d) going

45) O melhor antônimo para “bothering” (linha 22) é: a) vexing

b) amusing c) annoying d) upsetting

46) Das opções abaixo, aquela em que o verbo “turn off” apresenta exatamente o mesmo significado do empregado no fragmento “it is proper etiquette to turn off your cell phone when

attending a movie or performance” (linhas 23 e 24) é:

a) The smell of his breath would certainly turn any woman off. b) Unfortunately her offensive remarks really turn me off. c) You should turn off the lights when leaving the room. d) Turn off at the traffic lights onto Santa Monica Drive.

(16)

47) Considerando o contexto em que foi empregada, a palavra que indica um substantivo contável é: a) etiquette (linha 5) b) gathering (linha 27) c) awareness (linha 3) d) transportation (linha 6)

48) O fragmento que apresenta construção na voz passiva é: a) “it would likely be appreciated” (linha 11)

b) “It is generally not polite or acceptable” (linha 12)

c) “Cell phones and their wireless features have made life easier” (linha 1)

d) “the call should be regarding something serious and important” (linhas 15 e 16) 49) A passagem “so the best thing to do is analyze the situation” (linha 6) constitui exemplo de oração coordenada. O mesmo ocorre em:

a) “If you absolutely have to answer the phone, step outside to avoid bothering other diners in the restaurant.” (linhas 21 e 22)

b) “When walking down the street, maintaining a reasonable volume level is the easiest way to respect the people around you.” (linhas 9 e 10)

c) “Once you are standing in close proximity to someone, it would likely be appreciated that you walk away to a more private area.” (linhas 10 e 11)

d) “It is true that they have many benefits, but a disadvantage of cell phones is how they cause interruptions in almost every place they are used” (linhas 2 e 3)

50) No fragmento “maintaining a reasonable volume level is the easiest way to respect the

people around you” (linhas 9 e 10), o adjetivo que se encontra em negrito está no grau

superlativo. Levando em consideração esse adjetivo, a alternativa que apresenta o grau comparativo de um adjetivo antônimo é:

a) more difficult b) most difficult c) more hard d) hardest

(17)

INSTRUÇÕES

Você recebeu o seguinte material:

- Uma PROVA OBJETIVA contendo 50 (cinquenta) questões, à cada qual correspondem 4 (quatro) alternativas: A, B, C e D;

- Um CARTÃO RESPOSTA personalizado.

1) Após a ordem para o início da prova, confira o material recebido, verificando se a sequência da numeração das questões e a paginação estão corretas. Caso contenha alguma irregularidade, comunique a um dos fiscais.

2) Confira, no CARTÃO RESPOSTA, se seu nome e número de inscrição estão corretos.

3) O CADERNO DA PROVA OBJETIVA poderá ser utilizado para anotações, mas somente as respostas assinaladas no CARTÃO RESPOSTA serão objeto de correção.

4) Leia atentamente cada questão e assinale no CARTÃO RESPOSTA a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma das questões.

5) Observe as seguintes recomendações relativas ao CARTÃO RESPOSTA:

- Não poderá ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas.

- A maneira correta de marcação das respostas no CARTÃO RESPOSTA é cobrir fortemente, com caneta esferográfica tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme modelo abaixo:

NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE BORRACHA OU CORRETIVO DE QUALQUER ESPÉCIE NO CARTÃO RESPOSTA.

Outra forma de marcação diferente da que foi determinada acima implicará em rejeição do CARTÃO RESPOSTA pela leitora ótica.

A leitora ótica não registrará também questões em que houver: - falta de nitidez na marcação;

- mais de uma alternativa assinalada.

6) A prova terá duração de 04 (quatro) horas. Os 03 (três) últimos candidatos só poderão deixar o local de prova depois que o último entregar seu CARTÃO RESPOSTA.

Após o término da prova, entregue ao Fiscal:

- O CARTÃO RESPOSTA, devidamente assinado. O candidato que não devolvê-lo será eliminado do concurso.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo teve como objetivo verificar de que forma o projeto de Exten- são da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) intitulado “A importância

• Kit chassi para Cozinha com cuba simples e fixação das conexões por Anel Deslizante para aplicação em instalações hidráulicas de água fria e quente (*

As dúvidas sobre o alcance e validade dos resultados do ensaio de Angularidade do Agregado Fino (FAA) motivaram este estudo, que se desenvolve de modo a verificar se o ensaio FAA

· Para a valorização de instrumentos financeiros derivados OTC, será considerado o preço de compra ou de venda firme, consoante se trate de posições compradas ou

separadamente devido à diferença de crescimento entre eles antes dos espécimes atingirem a idade adulta. Não foi realizada a diferenciação sexual, mas todos os

A primeira medida efetivada foi a migração para o AVA Moodle administrado pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por seu uma

6 Em Iguazu, o modo como os guarani circulam pela cidade se dá de forma parecida, criando seus próprios caminhos (por onde se encontram quando passam), abrindo trilhas e

Com base no modelo cognitivo de Beck e na compreensão do pa- pel mediacional da cognição, o Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes