• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA SEÇÃO AMAPÁ I ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH-AP E I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA (UNIFAP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA SEÇÃO AMAPÁ I ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH-AP E I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA (UNIFAP)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO AMAPÁ I ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH-AP

E

I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA (UNIFAP)

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS Trabalhos Aprovados

1. História cultural – ensino e pesquisa entre práticas, representações e identidades Coordenador: Dr. Giovani José da Silva (Unifap/ UnB).

Apresentações de 03.12 (Quarta-feira), das 14 às 16 h.:

SILVA, Jaime de Sousa. Cudinas: homossexualidades entre “brava gente brasileira”?

PEREIRA, Venâncio Guedes; e MATOS, Taliana. Fronteiras entre a pesquisa e o ensino de História latino-americana e a valorização das identidades indígenas: notas sobre projetos de Iniciação Científica.

CARDOSO, Pauliany Barreiros. Relatos de viagens e usos de imagens na construção da história da Amazônia: as obras dos franceses Jules Crevaux e Henri Coudreau.

MORAIS, Rohan Carlos Melo. A Fortaleza de São José de Macapá, aos 232 anos: de um projeto de defesa colonial a um espaço de memória coletiva cultural.

CANTUÁRIA, Carmen Lúcia Miranda; e MOTA, Sandra Uanne Canela da. Comunidade São José do Mata Fome (Macapá, AP): a construção de uma identidade cultural.

Apresentações de 04.12 (Quinta-feira), das 14 às 16 h.:

SILVA, Dilene Coelho da. “Me faz mais forte, extremo norte”: a utilização da música no Ensino de História do Amapá.

COSTA, Rosana Santos; e MENDONÇA, Suane Raiça. Representações indígenas em livros didáticos: entre o saber acadêmico e o saber escolar.

(2)

NUNES, Eliana Penha. Livro didático, História Regional e Ensino de História: fronteiras dos saberes histórico e historiográfico.

RODRIGUES, Norma Alini dos Santos. O Ensino de História e a sétima arte: representações de outros tempos e espaços no cinema.

NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. Critérios na escolha de livros didáticos de História para o Ensino Fundamental: por uma avaliação fundamentada e objetiva.

2. Mundos do trabalho: política, cidadania e costumes

Coordenadores: Msc. Lara de Castro (Ufba) e Msc. Antônio Alexandre Isidio Cardoso (USP).

Apresentações de 03.12 (Quarta-feira), das 14 às 16 h.:

SOUZA, Silvaney Rubens Alves de. Trabalho compulsório e liberdade nas terras do Cabo Norte (XVII E XVIII): uma problemática conceitual na escrita da História.

COSTA. Paulo Marcelo Cambraia da. “O perigo é essa Capitania ficar sem escravos e índios”: fugas, formações de mocambos e de milícias com pretos escravos no Grão-Pará (1790-1810).

PAZ, Adalberto Junior Ferreira. “Autoridades pretas de orthographia benguela”: política e cidadania no contestado franco-brasileiro.

NEGREIROS, Maurício Guedes de. Família nos seringais: costumes e afazeres.

FLEXA, Rafaele Costa. Trabalhadores extrativistas e o uso comum dos recursos naturais no Maracá — Sul do Amapá (1950-1990).

RIBEIRO, Fabricio. História e memória: Uma história dos trabalhadores do açaí.

Apresentações de 04.12 (Quinta-feira), das 14 às 16 h.:

PESSOA, Alba Barbosa. Trabalho e imprensa: representações da infância na imprensa da Manaus da borracha (1890-1920).

(3)

SILVA, Isabel Saraiva. Um pouco do que se pode ver: o universo feminino para a década de 1930 em Manaus através dos processos judiciais.

QUEIRÓS, César Augusto Bubolz. A história operária em processo: apontamentos sobre o uso de processos criminais no estudo da história do trabalho.

CARDOSO, Antonio Alexandre Isidio; e FERREIRA, Lara Vanessa de Castro. Migrantes, retirantes, trabalhadores: as costuras da memória, história e historiografia.

MACHADO, Sândala Cristina da Soledade. O Marabaixo e o PDSA de João Alberto Capiberibe. SILVA, Adriane dos Prazeres. Trabalhadores rurais do baixo Tocantins, organização e parcerias com a igreja progressista da prelazia de Cametá (1979- 1991).

3. História e Religião: reflexões sobre o fenômeno religioso

Coordenadores: Msc. Antonio Almeida Rodrigues da Silva (Unifap), Msc. Marcos Vinicius de Freitas Reis (Unifap), Msc. Cristina Kelly da Silva Pereira (Ifap).

Apresentações de 03.12 (Quarta-feira), das 14 às 16 h.:

SILVA, Diovani Furtado da; SILVA, Fabilson da Costa; e LIMA JÚNIOR, José Nogueira. Tambor de Mina Nagô: desconstruindo mitos em Macapá: visita ao terreiro São Lázaro de Mãe Kátia Obaluae.

NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. A Teologia da Libertação: a opção preferencial pelos pobres (1970-1990).

ALVES JUNIOR, Alexandre Guilherme da Cruz. O Fundamentalismo cristão e a Constituição dos Estados Unidos.

BRITTO, Rosana. Os visitadores das naus: Tribunal do Santo Ofício e controle social no império colonial português (séculos XVI-XVII).

SOUSA, Eliel; SÁ, Pedro. Territórios e territorialidades da Igreja Assembleia de Deus A Pioneira no distrito do Coração, em Macapá-AP.

Apresentações de 04.12 (Quinta-feira), das 14 às 16 h.:

PEREIRA, Cristina Kelly Silva. Religião e negritude: questões negras no contexto de uma comunidade batista.

(4)

SILVA, Antonio Almeida Rodrigues da. Religião e Cultura no Pensamento de Paul Tillich.

NUNES, Ozeas da Silva. A poética de Patativa do Assaré enquanto fonte de reinterpretação da religião e seus símbolos.

REIS, Marcos Vinicius de Freitas Católicos Carismáticos na Política Partidária.

4. História e Ditadura Militar no Brasil: diálogos sobre os 50 anos do golpe de 1964 Coordenadores: Dra. Júlia Monnerat Barbosa (Unifap), Msc. Maura Leal da Silva (Unifap) e Msc. Dorival da Costa dos Santos (Unifap).

Apresentações de 03.12 (Quarta-feira), das 14 às 16 h.:

BARBOSA, Júlia Monnerat. Ditadura Militar no Brasil: uma revisão necessária?

SILVA, Dorival da Costa. A Ditadura Civil-Militar no Amapá: perspectivas historiográficas.

VIANA, Marcella Vieira. A Ditadura Militar contra o movimento estudantil: o protagonismo da união nacional dos estudantes.

LUNA, Verônica Xavier. Para força da mão, só o pilão: mediações socioculturais e política na formação da identidade da cidade de Macapá.

LIPPI, Camila Soares; SOUZA, Felipe Sakai de; SILVA, Milena Queiroga. Desafios e avanços na implementação da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso “Guerrilha do Araguaia”: uma análise liberal-construtivista.

Apresentações de 04.12 (Quinta-feira), das 14 às 16 h.:

CAMBRAIA, Izabel. O compromisso com a verdade, justiça e memória: resultados preliminares da Comissão Estadual da Verdade do Amapá.

DIAS, Manoel Domingos de Souza. Ditadura Militar no Amapá: considerações sobre o golpe e o início do regime no extremo norte do Brasil (1964-1970).

(5)

SILVA, Maura Leal da. Marinheiros no poder: os governos militares no Território Federal do Amapá pós 1967.

NORONHA; Andrius Estevam; OLIVEIRA, Jardilina Louro de; e FONSECA, João Gabriel dos Santos. A elite do estado do Amapá na Redemocratização: um estudo prosopográfico (1988-1994).

Sidney da Silva Lobato

Referências

Documentos relacionados

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais

A partir dos dados acima, o presente trabalho de pesquisa levanta a seguinte hipótese: a grande mídia brasileira, usando da manipulação de conteúdo e visando atender determinados

Dentre eles, vale mencionar i o artigo 7º, parágrafo 2º, que dispõe que o administrador judicial fará publicar edital contendo a relação de credores, indicando o local, o horário e

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

A abordagem MiHOS (Mismatch-Handling aware COTS Selection) é centrada no tratamento das inadequações entre os candidatos COTS e os requisitos. A MiHOS fornece directrizes