• Nenhum resultado encontrado

fevereiro fevereiro OURÉM agenda 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "fevereiro fevereiro OURÉM agenda 2016"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

01 A 29 DE FEVEREIRO

100 ANOS DE VIDA LITERÁRIA

DE FERREIRA DE CASTRO

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Em 1916 foi publicado e vendido em fascículos, pela Tipografia Lopes, de Belém do Pará, no Brasil, o “Criminoso por ambição”, de José Maria Ferreira de Castro (1898/1974).

Para comemorar os 100 anos de vida literária de Ferreira de Castro, a Biblioteca Municipal de Ourém destaca, durante todo o mês de fevereiro livros deste autor que integram o seu acervo.

De segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 09h30 às 13h00.

ENTRADA GRATUITA

ATÉ 05 DE FEVEREIRO

“REFLEXOS DE UM OLHAR”

PINTURA POR MILÚ DIAS

GALERIA DOS PAÇOS

“Usando a tela como suporte e o óleo ou o acrílico como vocábulos do seu dis-curso plástico, Milú Dias elabora, nos seus quadros, uma linguagem expressiva muito própria, fruto do seu próprio olhar e da sua leitura muito pessoal sobre o mundo de formas e emoções que povoam a realidade que a rodeia.

Embarquemos, então, nessa viagem de emoções em que os quadros de Milú Dias, ora meras telas ora autênticos olhares, ora estáticos adornos de paredes ora ver-dadeiros mundos comunicativos de emoções, sonhos e fantasmas, se transfor-mam, sob o nosso olhar perscrutador, em autênticas aventuras coloridas. Dirá a sabedoria popular que “os olhos são o espelho da alma”. Diremos nós que, no caso de Milú Dias, os seus quadros são o espelho dos seus olhos, resultado de uma leitura muito pessoal e da sua especialíssima forma de se exprimir.” José Fernando de Santa-Rita (Arquiteto)

Horário: dias uteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

ENTRADA GRATUITA

fevereiro

OURÉM agenda 2016

(2)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

ATÉ 07 DE FEVEREIRO

“PELA COSTA FORA” FOTOGRAFIA

E PINTURA POR BRUNO GASPAR

GALERIA DA VILA MEDIEVAL DE OURÉM

“Pela Costa Fora” é uma aventura marítima que começou em Caminha, no ex-tremo Norte do país, e terminou em Vila Real de Santo António, no Sotavento algarvio, passando pelos arquipélagos da Madeira e Açores.

Bruno Gaspar (autor do projeto Pela Estrada Fora) viajou à boleia de vários tipos de embarcações: de veleiros de recreio a semirrígidos, de cargueiros a traineiras de pescadores, incluindo o submarino Tridente da Marinha Portuguesa.

Este retrato da nossa costa, das suas gentes e das suas histórias incide nas pai-sagens, mas também nas construções costeiras, como os faróis, contemplando ainda profissões que tiram do mar o seu sustento e visitas oportunas a recantos gastronómicos.

O olhar deste artista plástico está traduzido nesta exposição em fotografias, ví-deos e pinturas realizadas no decorrer da viagem que demorou 10 meses. As crónicas que escreve sobre esta viagem são publicadas todos os sábados no Jornal i.

Organização: Município de Ourém

Horário: de terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

ENTRADA GRATUITA ATÉ 29 DE FEVEREIRO

“MOMENTOS” PINTURA DOS ALUNOS

DA ESCOLA DE ARTES AMARTE

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

«Se escrevo ou leio ou desenho ou pinto, logo me sinto tão atrasado no que devo à eternidade, que começo a empurrar pra diante o tempo...»

Assim começa o poema “Momento” de Almada Negreiros. A arte é composta por vários momentos – o momento da certeza quando se inicia; o momento da dúvida enquanto se desenvolve o trabalho; o momento de satisfação da obra terminada, marcado pela assinatura; e, por fim, o momento em que a obra é vista pelo olhar do público; e esse é o momento mais sublime! Neste conjunto de obras os alunos da AMARTE desejam que o público viva e sinta bons momentos enquanto apreciam as obras.

AMARTE, escola de artes

Email: amarte.geral@gmail.com | M. 965 667 935 De segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 Ao sábado das 09h00 às 13h00

ENTRADA GRATUITA

12 DE FEVEREIRO A 10 DE ABRIL

“OS CAMINHOS DE OURÉM» FOTOGRAFIA

POR ANTÓNIO FLOR, ANTÓNIO FAZERES,

MARIA MIRANDA E RENATO MONTEIRO

INAUGURAÇÃO: 12 DE FEVEREIRO ÀS 16H30

GALERIA DA VILA MEDIEVAL DE OURÉM

Tal como os caminhos, cruzam-se os olhares. E embora os passos e os olhares possam ocasionalmente convergir, dessa partilha de lugar e tempo, o que emerge é uma realidade caleidoscópica: um mundo fragmentado em múltiplas imagens! Quatro fotógrafos fixaram o mesmo mas diferentemente, como se mostra em “Os Caminhos de Ourém”. Uma encruzilhada em que o visitante é desafiado a procurar o seu próprio caminho…

Horário: de terça a domingo das 09h às 13h e das 14h às 18h.

(3)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

13 DE FEVEREIRO A 21 DE FEVEREIRO

VI EXPOSIÇÃO DE MODELISMO

GALERIA DOS PAÇOS

Clube de Modelismo da Região de Leiria - CMRL

Somos um Clube fundado há 12 anos (sedeado em Parceiros – Leiria) por um grupo de entusiastas do modelismo estático, que decidiram unir esforços no sentido de divulgar esta modalidade lúdico-cultural, sendo constituído atual-mente por vinte elementos efetivos, alguns do concelho de Ourém.

Diversos elementos do Clube têm participado em exposições e concursos quer nacionais quer internacionais, tendo obtido ao longo dos anos diversos prémios, fruto da qualidade que alguns dos seus trabalhos têm apresentado.

Como forma de divulgar esta atividade sobretudo junto da juventude, o CMRL tem levado a efeito diversas exposições.

É na sequência dessa vontade de divulgar este hobby que, com o apoio do Mu-nicípio de Ourém, se realiza pelo 6º ano consecutivo, a EXPOSIÇÃO DE MODE-LISMO, que este ano irá contar também com uma pequena secção de COLECIO-NISMO.

Haverá igualmente na exposição uma banca onde estarão expostos para venda/ troca diversos kits para quem se quiser iniciar neste passatempo.

Diariamente e durante todo o período em que irá decorrer a exposição, estará presente um elemento do Clube trabalhando ao vivo e sempre disponível para prestar esclarecimentos.

Horário: Segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

ENTRADA GRATUITA

27 DE FEVEREIRO A 22 DE MARÇO

“RENTE AO SILÊNCIO – TIMOR, INDONÉSIA E

O ANTROPÓLOGO” FOTOGRAFIA POR ANTÓNIO

GA-LAMBA

GALERIA DOS PAÇOS

“Timor: rente ao dizer.

Somos de amarga e espantosa condição. Dominamos o mundo e o mundo é grande demais para tanto afecto.

Em Abril de 2013, o João, meu terno irmão, mais novo de unida prole de 5, partiu procurando, rente ao Índico, o pão que a situação económica e o criminoso go-verno de direita lhe proibiram em terra onde nasceu e livre, brincou na infância. Homem sensível, maior fotógrafo, nunca deixou de nos enviar imagens da terra e das gentes que, tão bem, o acolheram. Menino dos valores de Abril, o João honra os seus. O João sabe bem quem é. Há um ano, neste mesmo sítio, vimos algumas das suas espantosas fotografias.

Chorei - e choro! - o meu quotidiano sem a habitual presença do meu irmão. Próximos, como os estorninhos ao guadiana, a sua partida calou em mim a nor-mal efusividade.

Em Agosto fui visitá-lo. Vinte dias de profunda alegria. Trago-vos do que lá vi. Riquezas e pobrezas - conforme as perspectivas. Mas, acima de tudo, humani-dade. Muita humanihumani-dade.

Como escrevi ao João, nas lágrimas que derramei no seu ombro à despedida: o mundo é tão bonito e nós morremos tão depressa.”

António, Out. 2015

Horário: Segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

(4)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

ATÉ MAIO

“AO REDOL DA TIJOMEL”

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

Um grupo de amigos designers, decidiram juntar-se para destapar a história esquecida por detrás das paredes da fábrica de cerâmica de Júlio Redol, em Ca-xarias (Ourém).

Depois da pesquisa, a exposição “Ao Redol da Tijomel” traz de volta toda a gran-deza que a fábrica conseguiu oferecer à cerâmica portuguesa, sustentada em grandes valores industriais e sociais.

É um relembrar, um pensar e um viver sobre o que foi, o que é, e o que poderá vir a ser.

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

OURÉM’ AFEIÇÕES | VILLA NOVA DE OURÉM 1900

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

A Casa do Administrador é uma infraestrutura permanente, vocacionada para o estudo e a difusão da representação da identidade cultural e dos patrimónios de Ourém.

O Museu Municipal de Ourém (MMO) é uma estrutura de gestão museológica e patrimonial, apta a coordenar o funcionamento das várias unidades com tutela municipal.

02, 16 E 23 DE FEVEREIRO | 10H30

BOLAS, BOLAS, BOLINHAS!

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Hora do Conto à volta da obra “Um livro” de Hervè Tullet

Público-alvo: 02 a 05 anos

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. 249 540 900 (ext. 6841)

ENTRADA GRATUITA

03, 17 E 24 DE FEVEREIRO | 09H30

AFETOS E UMA MANTA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Encontro com o público sénior à volta do livro “A Manta” de Isabel Minhós Mar-tins, que permitirá construir uma manta de tecido, histórias e afetos na Biblio-teca Municipal de Ourém.

Cada grupo traz mais um pedaço de tecido que é acrescentado à manta, contan-do a história contan-do mesmo. É registada por escrito a história que cada grupo criar.

Público-alvo: Sénior - até 12 participante - mediante inscrição prévia Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém | T. 249 540 900 (ext. 6841).

ENTRADA GRATUITA

(5)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

03, 17 E 24 DE FEVEREIRO | 14H30

A VOZ DAS LENDAS DE PORTUGAL

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Encontro com o público sénior à volta da História de Portugal, suas lendas e tradições.

Deslocações gratuitas a Centros de Dia/Lares de Idosos.

Destinatários: Público sénior.

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém | T. 249 540 900 (ext. 6841)

13 DE FEVEREIRO | 10H30 ÀS 11H30

HORA DO CONTO EM FAMÍLIA “O SAPO APAIXONADO”

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Com a contadora de histórias PAM Helena Caetano, com base no livro “O sapo apaixonado” de Max Velthuijs.

Público-alvo: Crianças a partir dos 18 meses, acompanhadas de adulto Número mínimo de inscrições: 5 crianças + 5 adultos

Preço: €4,00/por criança + adulto

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. 249 540 900 (ext. 6841)

06 E 13 DE FEVEREIRO | 15H ÀS 17H

“CONHECER O LEGADO PORTUGUÊS NA MALÁSIA”

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

A população do sudoeste asiático é composta por malaios, indianos, chineses e euroasiáticos. Venha descobrir quem são os euroasiáticos, o que fazem e o que sentem em relação a Portugal.

Temas abordados: religião; língua; gastronomia e festividades.

Público alvo: adultos Máx: 20 / Min: 10

Custo de inscrição e participação: 15,00€ Inscrições obrigatórias

Museu Municipal de Ourém, de terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Contactos: T. 249 540 900 (ext. 6831), M. 919 585 003, Email: museu@mail.cm-ourem.pt

Organização: Município de Ourém

(6)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

19 DE FEVEREIRO | 21H00

DANÇAS EUROPEIAS NO MUSEU

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

Mostra de danças da Europa, onde a paixão, a diversão, a alegria e o convívio estão presentes. Se acha que não sabe dançar, venha e comprove o contrário. Experimente e aprenda novas danças tradicionais.

Organização: Município de Ourém

ENTRADA GRATUITA

26 DE FEVEREIRO

IV WORKSHOP INTERNACIONAL

DE TURISMO RELIGIOSO

FÁTIMA

São convidados a participar neste Workshop os operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do setor do Turismo, especialmente vocacionados para o Turismo Religioso.

O evento tem como objetivos promover uma bolsa de contactos de negócio en-tre os participantes, promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial. O IV Workshop Internacional de Turismo Religioso destina-se a operadores turísticos internacionais e nacionais, empre-sários do setor da hotelaria e turismo e líderes de opinião e outros profissionais do trade.

Organização: ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima e Município de Ourém, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal

Mais informações em: www.iwrt.pt

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

Com possibilidade de deslocação às escolas: - Luz e Dia

- Pouca terra, muita pedra – Muita terra, pouca pedra - Caça ao tesouro na Vila Medieval

- A Sementinha Mágica - A Escola da Minha Vida - A Água não pára quieta! - A Moura Oureana - Descobrir a Floresta - A Fantasia do Brinquedo - Vem e constrói o teu brinquedo - Viagem a outros tempos

As Oficinas incluem a visita guiada às exposições patentes no Museu Municipal, a “Caça ao Tesouro na Vila Medieval” inclui visita guiada ao Centro Histórico. Inscrições obrigatórias:

Custo por grupo: 18€ (“Vem e constrói o teu Brinquedo”: 1,5€ e “Caça ao Tesou-ro na Vila Medieval”: 2€ por criança).

OFICINAS PEDAGÓGICAS NO MUSEU

>

(7)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

“Viagem a outros tempos” (alunos do concelho: 1,5€ por criança, alunos exter-nos: 2€ por criança).

Deslocação da oficina às escolas, lares e centros de dia – Preço por grupo 23€ (“Vem e constrói o teu Brinquedo”: 2€ por criança)

Público-alvo: 3 aos 14 anos e Séniores

Limite de participantes: máximo: 25 / mínimo: 8

Inscrições no Museu Municipal de Ourém, de terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. T. 249 540 900 (Ext. 6831) | M. 919 585 003

Email: museu@mail.cm-ourem.pt

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM | CASA DO ADMINISTRADOR

O Serviço Educativo do Museu Municipal de Ourém quer dar-te os parabéns pelo teu aniversário. Queremos que passes um dia especial e para isso organizamos a tua festa. Convida os teus amiguinhos e torna este dia inesquecível.

Programação:

- Visita guiada ao museu (opcional) - Oficina pedagógica à escolha

- Pinturas faciais ou modelagem de balões Público-alvo: 3 a 10 anos

Limite de participantes: mínimo 10 | máximo 25

Nota: A atividade poderá incluir lanche ou poderão ser os pais a trazer. Preço: 50€/grupo (sem lanche e não inclui bolo de aniversário)

Com possibilidade de deslocação às escolas ou ATL

Inscrições: Museu Municipal de Ourém, de terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

T. 249 540 900 (ext. 6831) | M. 919 585 003 Email: museu@mail.cm-ourem.pt

15, 22 E 29 DE FEVEREIRO | 17H00 ÀS 18H45

XADREZ NA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM

Prática de xadrez, para todos os interessados.

Orientador, credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez, José Alves.

Inscrições: máx. 10 pessoas | Tel: 249 540 900 (ext. 6841).

Organização: Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Soutaria – PEscola/ Academia de Xadrez e Município de Ourém.

VEM FESTEJAR O TEU ANIVERSÁRIO NO MUSEU

>

(8)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

FEVEREIRO

ESCOLA DE KARATÉ

CENTRO COMUNITÁRIO DE VOLUNTARIADO DE OURÉM

A Escola de Karaté de Ourém possibilita a todos os alunos aprender uma moda-lidade desportiva marcial de ataque e defesa pessoal com benefícios ao nível da condição física, concentração, respeito, educação/disciplina, confiança e segu-rança.

Esta Escola proporciona aulas de karaté para crianças e adultos com idades a partir dos 5 anos de idade.

Horário: segunda e quarta-feira das 19h15 às 20h00 (dos 5 aos 9 anos); 20h15 às 21h00 (igual ou superior a 10 anos).

Mensalidades: 20,00 mensais (1ª AULA GRÁTIS) + 28,00€ (pagamento anual = seguro + inscrição na associação EKMA).

Inscrições | Informações: OurémViva, EM, S.A. (sede administrativa e/ou receção das piscinas municipais de Ourém).

Contactos: T. 249 544 315 | M. 910 502 916 Email: nuno.santos@ouremviva.pt

Organização: Município de Ourém e OurémViva, E.M., S.A. Parceiros: Associação Escola de Karaté Mira d’Aire (EKMA)

ATIVIDADES AQUÁTICAS 2015 - 2016

PISCINAS MUNICIPAIS DE OURÉM E DE CAXARIAS - HIDROGINÁSTICA

Ourém | segundas e quartas às 21h00 Caxarias | segundas e quintas às 21h00

É uma atividade orientada, que conjuga movimento, água e música. Destina-se a adultos e jovens com mais de 15 anos, de ambos os sexos. Não precisa saber nadar. 1ª AULA GRÁTIS

- HIDROSÉNIOR

Ourém | segundas e quintas às 18h00 Caxarias | quartas e sextas às 17h30

Atividade com as mesmas caraterísticas da Hidroginástica, mas com uma in-tensidade de esforço adaptada à população alvo: adultos, de ambos os sexos, a partir dos 50 anos de idade.

Não precisa saber nadar. 1ª AULA GRÁTIS

- HIDROTERAPIA

Ourém | segundas e quintas às 17h00

Caxarias | quartas às 16h45 e sábados às 09h45

Atividade que utiliza os efeitos de imersão e das propriedades da água na aplica-ção conjunta de técnicas específicas de fisioterapia.

Destina-se a crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, com sinto-mas e/ou patologias degenerativas corporais.

Acompanhamento técnico por uma fisioterapeuta. Não precisa saber nadar. 1ª AULA GRÁTIS

- ATP – AULA DE TREINO PERSONALIZADA

Serviço permanente durante o horário de funcionamento da instalação, mas su-jeito a marcação prévia.

Destina-se a qualquer utente que pretenda o acompanhamento de um monitor enquanto usufrui da piscina.

Atividade que inclui o ensino/aperfeiçoamento das técnicas de natação e exercí-cios de recuperação da condição física.

(9)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

As aulas são personalizadas de acordo com os objetivos do utente.

Informações/Contactos (no horário de funcionamento):

Piscinas Municipais de Ourém: T. 249 544 299 | M. 915 648 678 Piscina Municipal de Caxarias: M. 915 648 671

- SÁBADOS ATIVOS 2015 - 2016 Piscina Municipal de Caxarias - NATAÇÃO PARA BEBÉS Sábados de manhã.

Destina-se a bebés dos 6 aos 36 meses.

É uma atividade de desenvolvimento integral da criança com o acompanha-mento obrigatório de, pelo menos, um dos pais. Inicialmente consiste em que o bebé adquira comportamentos espontâneos no meio aquático, evoluindo no sentido da integração nas turmas que se dedicam à aprendizagem das técnicas de natação propriamente ditas. É uma fase de sensibilização do bebé ao meio, fortalecida pela presença, interação e apoio dos pais, na realização dos diversos exercícios.

Benefícios Gerais:

Estimulação precoce do desenvolvimento psico-motor da criança; Estimulação das capacidades psicomotoras em meio aquático; Adaptação ao meio aquático; Reforço do triângulo familiar pela participação ativa dos pais nas aulas; Desen-volvimento do espírito lúdico da criança; Autonomia no meio aquático; Integra-ção espontânea aquando da transiIntegra-ção para as turmas de aprendizagem das téc-nicas de natação.

1ª AULA GRÁTIS

- HIDROKIDS Sábados de manhã.

Destina-se a crianças dos 3 aos 12 anos.

Atividade composta por aulas de grupo dirigidas aos mais novos com base em exercícios e jogos aquáticos. Vários níveis de progressão de acordo com a pres-tação da criança no meio aquático.

Benefícios Gerais:

Aquisição de comportamentos de sociabilização; Dinamismo e coordenação motora; Contribuir na formação músculo-esquelética; Desenvolver o metabo-lismo corporal, acelerando-o e prevenindo contra o excesso de peso ao longo da vida; Desenvolver o espírito lúdico da criança

1ª AULA GRÁTIS

Informações/Contactos (no horário de funcionamento): Piscina Municipal de Caxarias: M. 915 648 671

VIVER + SAUDÁVEL | DESPORTO SÉNIOR

A Câmara Municipal de Ourém e a Ourémviva, E.M., S.A. desafiam os munícipes do concelho de Ourém, com idade igual ou superior a 55 anos, a aderirem ao programa de desporto para seniores “VIVER + SAUDÁVEL – Desporto Sénior”. O programa iniciou a 01 de outubro, com os seguintes núcleos geográficos: Frei-xianda; Ribeira do Fárrio, Matas, Cercal, Caxarias, Ourém e Caneiro. O programa termina a 31 de julho de 2016.

De segunda a sexta-feira, em horário diurno (que varia de núcleo para núcleo), decorrerão as aulas com uma duração máxima de 45 minutos. O programa “VI-VER + SAUDÁVEL” possibilita aos alunos escolherem uma frequência de 2 vezes por semana (10,00€ mensais) ou de 1 vez por semana (7,00€ mensais).

(10)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

orientada, regulada e vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar físico e mental.

As inscrições podem ser realizadas nos seguintes locais: - Receções das piscinas municipais de Caxarias e Ourém - OurémViva, E.M., S.A. (sede administrativa)

Para mais informações sobre o programa pode consultar as páginas oficiais da Ou-rémViva, (www.ouremviva.pt | www.facebook.com/ouremviva) ou entrar em contacto com o técnico responsável pelo programa: Nuno Miguel Santos (T. 249 544 315 M. 91 050 29 16 | email: nuno.santos@ouremviva.pt).

PROGRAMA MARCHA E CORRIDA DE OURÉM

ESPAÇO JOVEM | PARQUE DA CIDADE ANTÓNIO TEIXEIRA

O Centro Marcha e Corrida de Ourém resulta da adesão do Município de Ourém ao programa nacional de marcha e corrida promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Fa-culdade de Desporto da Universidade do Porto. A Câmara Municipal de Ourém associa-se a este programa com o objetivo de proporcionar a toda a população mais e melhores condições para a prática do exercício físico. Para ser utente do centro marcha e corrida e beneficiar dos serviços de apoio especializado, neces-sita de realizar a sua inscrição no Espaço Jovem de Ourém.

Horário de funcionamento do Espaço Jovem: 2ª feira: 10h00-12h00

4ª feira: 17h30 - 19h30 (Acompanhamento técnico da área de exercício e saúde). 6ª feira: 16h00-18h00

Contactos: Município de Ourém | Serviço de Desporto T. 249 540 900 (ext: 6549)

(11)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

10 E 24 DE FEVEREIRO | 21H00

ÀS QUARTAS, CINEMA!

ESPAÇO JOVEM – PARQUE DA CIDADE ANTÓNIO TEIXEIRA ENTRADA GRATUITA

10 de fevereiro - Birdman

De: Alejandro González Iñárritu

Com: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton Género: Comédia Dramática

Classificação: M/12

Outros dados: EUA, 2014, Cores, 119 min.

Riggan Thompson tornou-se famoso no papel do super-herói Birdman em três grandes sucessos de bilheteira. Agora, é um ator decadente a tentar recuperar a carreira e a vida produzindo a sua própria peça na Broadway. Na véspera da estreia, com o projeto à beira do desastre, Riggan vê-se obrigado a contratar um jovem ator que ele detesta. O que acontece durante os três dias seguintes vai ser, ao mesmo tempo, estranho, sombrio e absolutamente hilariante, quase custando a Riggan a carreira, a família e a sanidade mental.

24 de fevereiro - Nebraska

De: Alexander Payne

Com: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb Género: Aventura

Classificação: M/12

Outros dados: EUA, 2013, Cores, 115 min.

Depois de receber pelo correio uma carta de um sorteio, um homem bastante rabugento e mal-humorado pensa que ficou rico e arrasta o seu filho numa via-gem para reclamar a sua fortuna. Filmado a preto e branco, ao longo de quatro estados norte americanos, Nebraska narra, com alguma dose de humor sarcás-tico, histórias da vida familiar em pleno coração da América.

27 DE FEVEREIRO | 21H30

ABSOLUTAMENTE FABULOSOS

CINETEATRO MUNICIPAL DE OURÉM

A história centra-se na vida de duas atrizes, Dulce Gomes (Luísa Ortigoso) e Helena Carvalho (Noémia Costa) que se vêem, subitamente, sem trabalho e decidem viver juntas para sobreviverem e lutarem contra a situação de desemprego em que, tem-porariamente, se encontram.

Para além de partilharem a casa, as duas atrizes partilham também o mesmo agente artístico, Carlos Pinheiro (Luís Aleluia) que, para além de não ter jeito ne-nhum para lhes arranjar quaisquer trabalhos, ainda se mete ele próprio em traba-lhos, pela situação de manter um caso amoroso com as duas, sem uma da outra saber! Tudo acontece nas “barbas” de um velho mordomo que Dulce herdou da sua mãe juntamente com o casarão.

Não obstante todas as vicissitudes porque passam, as atrizes acabam por ar-ranjar trabalho e dar a volta à situação, voltado às luzes da ribalta.

O original de Roberto Pereira, além de denunciar a precariedade da atividade artística em Portugal, pretende, através do humor, passar uma mensagem de esperança, demonstrando que depois da tempestade que agora atravessamos há-de vir a bonança que todos ansiamos.

(12)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

14 DE FEVEREIRO | 19H30

SÃO VALENTIM

UCHARIA DO CONDE | VILA MEDIEVAL DE OURÉM

O dia de São Valentim é a desculpa perfeita para acender a chama que nos une à nossa cara metade. A pensar em si, e em quem ama, a Ucharia do Conde pre-parou uma ementa especial. Deixe-se envolver com o seu par num ambiente de requinte e paixão...

Ementa:

Acepipes: cogumelos recheados Entrada: aveludado de legumes

Prato Principal: supremos de frango ou delícia de bacalhau

Sobremesa: tentação de morango ou ananás em calda de chocolate negro Bebidas: Vinho, champanhe, sumo de laranja, água, café da avó

Custo por casal: 30€ | Inscrições limitadas | M. 915 002 924 | uchariadoconde@ gmail.com

Organização do Município de Ourém e da empresa municipal OurémViva, E.M., S.A., responsável pela gestão da Ucharia do Conde no apoio à comercialização e dinami-zação dos produtos locais.

20 DE FEVEREIRO | 19H30

UCHARIA DE SABORES | QUEIJO

UCHARIA DO CONDE | VILA MEDIEVAL DE OURÉM

Aproveite para “saborear” uma edição renovada da “Ucharia de Sabores” com jantares temáticos de produtos locais. Este mês o tema é o queijo.

Custo por pessoa: 10€ | Crianças dos 6 aos 12 anos: 5€ | Inscrições limitadas T. 249 541 676 | M. 915 002 924 | uchariadoconde@gmail.com

Organização do Município de Ourém e da empresa municipal OurémViva, E.M., S.A., responsável pela gestão da Ucharia do Conde no apoio à comercialização e dinami-zação dos produtos locais.

06 DE FEVEREIRO | 10H00 ÀS 15H00

FEIRA SOLIDÁRIA

PRAÇA DA REPÚBLICA | JUNTO À IGREJA MATRIZ DE OURÉM

A Feira Solidária realiza-se no primeiro sábado de cada mês, entre as 10h00 e as 15h00, junto à Igreja Matriz de Ourém.

Os objetivos da Feira Solidária mantêm-se: reciclar artigos em bom estado e promover a troca de bens e serviços a custos reduzidos, numa ótica de partilha de solidariedade.

Caso pretenda participar enquanto expositor deverá inscrever-se na Divisão de Educação e Assuntos Sociais, na Câmara Municipal de Ourém.

Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar os serviços entre as 09h00 e as 17h00 através do telefone T. 249 540 900 (ext. 6536 ou 6508) ou pelo email: cen-trocomunitariovoluntariado@mail.cm-ourem.pt

GASTRONOMIA

>

(13)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

07 DE FEVEREIRO | 09H00 ÀS 13H00

MERCADOS ECORURAIS

PRAÇA DA REPÚBLICA | JUNTO À IGREJA MATRIZ DE OURÉM

Os “Mercados Ecorurais” consistem num projeto experimental que pretende di-namizar a economia local e disponibilizar produtos agrícolas de qualidade, ven-didos diretamente pelos produtores.

Os “Mercados Ecorurais” decorrem nos primeiros domingos de cada mês junto à Igreja Matriz de Ourém, (em condições meteorológicas adversas, no Centro de Negócios de Ourém), entre as 09h00 e as 13h00 horas.

Trata-se de um projeto piloto dinamizado pelo Município de Ourém e a empresa municipal OurémViva, apoiado pelo PRODER em parceria com a LeaderOeste e a ADAE.

6 DE FEVEREIRO | 15H00

CAMPEONATO REGIONAL DE INVERNO

DE LANÇAMENTOS LONGOS

ESTÁDIO MUNICIPAL DE FÁTIMA

Organização: Associação de Atletismo Santarém

7 DE FEVEREIRO | 13H00

DOMINGO GORDO DE CARNAVAL - ALMOÇO

CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DE PÊRAS RUIVAS

Tarde com muita música de carnaval.

A receita reverte a favor da viagem do Grupo de Teatro Apollo à ilha Graciosa em setembro.

Contactos: 917 620 013 | gteatroapollo@gmail.com

13 DE FEVEREIRO | 21H30

COMÉDIA A PARTIR DAS LENDAS DE LEIRIA

CENTRO COMERCIAL FÁTIMAE | FÁTIMA

O espetáculo “Comédia a partir das Lendas de Leiria” a apresentar no Espaço DIÓNIS são 75 minutos de boa disposição e é uma grande produção do TASE--Teatro de Animação de Santa Eufémia, Leiria.

(14)

fevereiro

OURÉM agenda 2016

20 DE FEVEREIRO | 13H00

DESAFIO TODO O TERRENO DE OURÉM

OURÉM

Organização: Associação Social e Cultural de Fontainhas de Seiça - BTT Clube dos Pinheiros

21 DE FEVEREIRO | 09H00

17.º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO

DO EIRAPEDRENSE

EIRA DA PEDRA | FÁTIMA

Inscrições: gp.eirapedrense@gmail.com

Organização: Grupo Desportivo e Cultural Eirapedrense

28 DE FEVEREIRO | 10H30

5.ª CORRIDA E CAMINHADA DA PAZ

ESTÁDIO MUNICIPAL DE FÁTIMA

Inscrições: T. 249 532 251 | M. 914 301 064 www.caminhadadapaz.com Organização: GAF – Grupo de Atletismo de Fátima

28 DE FEVEREIRO | 09H30

MARATONA SOLIDÁRIA BTT – CIDADE DE FÁTIMA

ESTÁDIO MUNICIPAL DE FÁTIMA

Inscrições: www.trilhoperdido.com | T. 967 409 151 Organização: Fátima BTT Club

Referências

Documentos relacionados

Esse novo movimento procurou novos estilos, com novos conceitos e formas: Cézanne, geometriza as formas da natureza e aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas; Van

Outros militares participaram ou foram citados nos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, entre eles: Coronel Francisco Antonio de Oliveira Lopes,

Bater os ovos em uma tigela alta, adicionar o leite e temperar com sal e pimenta. Colocar a mistura nas fôrmas da Omeleteira até o nível

● Hvis du får problemer med at vannkokeren slår seg på og av når den er i bruk, eller at den slår seg av før vannet koker, skal du kontrollere at det flate elementet er fritt

Acompanhando o ciclo anual da chuva, observa-se uma das características mais marcantes do clima tropical da América do Sul durante o verão: a presença de uma banda

e) As equipes participantes devem, até o dia 05 de abril de 2018, confirmar a qualificação. Para isto, o capitão da equipe deve enviar para o e-mail

O trabalho aqui apresentado, o LOC, utiliza preceitos e pesquisas da psicologia e da educação para desenvolver uma ferramenta em formato de jogo capaz de auxiliar o estudante

na rua tristes, descabelados, cora visiveis sinais de esgotamento e tremores generalzados. Suo estes cavalheiros que consultam psiquiatras pa- gando dois mil cruzeiros