• Nenhum resultado encontrado

Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional. Leia esta notícia falada apresentada no Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional. Leia esta notícia falada apresentada no Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SEMANA 1

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 01/03/2021 a 05/03/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4horas 10min ALUNO(A):

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. Apreciação e réplica. Relação entre gêneros e mídias.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização

do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.

HABILIDADES: (EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de

forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação. (EF69LP02X) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas (campanha pela manutenção da limpeza urbana, campanha para salvar algum bicho em extinção, campanhas política ,etc.), as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional

Leia esta notícia falada apresentada no Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002: “Depois da Fiat e da General Motors, agora é a Volkswagen que convoca os donos de 1100 automóveis fabricados este ano para uma verificação dos freios. As três montadoras têm o mesmo fornecedor: a Continental, uma fábrica do interior de São Paulo. Na página do Jornal Nacional na Internet, você encontra informações detalhadas dos modelos incluídos nas convocações da Fiat, da GM e da Volkswagen.

[Enquanto o apresentador falava a última frase da notícia, na parte inferior da tela aparecia o endereço eletrônico da Rede Globo: www.globo.com.br]”.

1- Assim como a notícia escrita, a notícia falada também procura fornecer respostas às seis questões básicas que envolvem um fato: O quê, quem, onde, quando, como, por quê. Dessas questões, quais são respondidas claramente na notícia falada em estudo? _______________ ___________________________________________________________________________ 2- O que constitui o corpo dessa notícia? ___________________________________________

3- A notícia falada é curta, limitando-se ao essencial. Você observa essas características na notícia falada em estudo?________________________________________________________ 4- Ela possui título? ____________________________________________________________ 5-Quanto tempo você calcula que um jornalista gasta para falar essa notícia na ttelevisão?

___________________________________________________________________________ Observe a linguagem empregada na notícia falada.

6- Que tipo de variedade é empregada: a variedade padrão da língua ou uma variedade não padrão?____________________________________________________________________ 7- A linguagem empregada é clara e direta. Por que, na sua opinião, a notícia falada emprega esse tipo de linguagem?_______________________________________________________________

(2)

Leia o anúncio publicitário da marca Amanco, publicado na revista Época:

8- Quem é o anunciante? Que produto ele fabrica? _____________ ______________________________________________________ 9- O enunciado principal do anúncio se dirige diretamente a um tricolor e faz referência ao fato de ele ter ganhado algo de um Tigre. Levante hipóteses:

a) Quem podem ser o Tricolor e o Tigre? ______________________ _______________________________________________________ b) O que o Tricolor pode ter ganhado do Tigre? _________________ O anúncio em estudo foi publicado nos jornais do dia 13 de dezembro de 2012. Leia a notícia abaixo para saber o que havia acontecido na noite anterior.

Após confusão, árbitro encerra jogo, e São Paulo conquista Sul-Americana

Argentinos acusam PM de ameaçá-los com armas de fogo no vestiário e se recusam a voltar para o gramado. Diante disso, arbitragem encerra a partida A final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre entra para a história como um jogo que não teve fim, mas com um campeão: o Tricolor. Acusando a Polícia Militar de tê-los ameaçados com armas de fogo no vestiário, os jogadores do time argentino se recusaram a voltar para o segundo tempo, e o árbitro chileno Enrique Osses se viu obrigado a encerrar a partida. O placar marcava 2 a 0 para o Tricolor.

10.O relato feito na notícia confirma ou nega as hipóteses levantadas na questão anterior?

______________________________________________________________________________ 11. Que novo sentido ganha a palavra Tricolor, no anúncio? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________ 12.Que novo sentido ganha a palavra Tigre? Justifique sua rresposta.

___________________________________________________________________________ 13.A que vitória o anúncio se refere? ________________________________________________ 14. Tendo em vista as respostas da questão anterior, conclua: Ao afirmar que "É sempre bom ganhar de Tigre", que imagem o anunciante constrói de sua própria marca? _________________ ______________________________________________________________________________ 15. Na primeira leitura, você percebeu todos os sentidos do anúncio?______________________ _____________________________________________________________________________ a) Conclua: O conhecimento da língua portuguesa é suficiente para a compreensão desse

texto?_____________________________________________________________________ b) Que informações são essenciais para a compreensão do anúncio?

_____________________________________________________________________________________ http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-sul-americana/noticia/2012/12/apos-briga-arbitro-suspende-jogo-e-sao-paulo-conquista-sul- americana.html

(3)

SEMANA 2

Componente Curricular:Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 08/03/2021 a 13/03/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4horas 10min ALUNO(A):

UNIDADE TEMÁTICA: Produção de textos. Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos,

podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

EF69LP08X) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua

adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma padrão

ATIVIDADES Atividade de cartum sobre o tema "Incentivo à Leitura"

Leia o cartum do cartunista Laerte, publicada na Folha de São Paulo:

ATIVIDADES

1. Qual é o tema abordado pelo cartum? _____________________________________________

2. Qual é o objetivo deste cartum? __________________________________________________

____________________________________________________________________________

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a

linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da apelação da TV para obter a atenção das crianças?__________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5- Qual o nível de linguagem utilizado nesta charge?

a) culto b) coloquial c) técnico d) literário

(4)

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "incentivo à leitura" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão

https://diogoprofessor.blogspot.com

Postado por Diogo de Oliveira Paula às 09:06:00

Torcedores do Japão dão show de educação e limpam estádio após jogo

Japoneses juntaram e ensacaram o lixo produzido durante a festa nas arquibancadas

Torcida do Japão limpa a Arena Pernambuco

A derrota para a Costa do Marfim, por 2 a 1, na estreia da Copa do Mundo, neste último sábado, não deixou os torcedores japoneses contentes. Apesar disso, a torcida nipônica deu um show de educação e civilidade após o apito final na Arena Pernambuco, no Recife: alguns ajudaram a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas.

7. Proposta de Redação "O show de educação da torcida japonesa na Copa do Mundo" Analise a foto abaixo e leia o texto referente a ela. Em seguida, elabore um texto sobre o tema

"O que podemos aprender com a educação demonstrada pelos japoneses?": 8. Produção de anúncio publicitário: A importância de proteger a Floresta Amazônica.

(5)

TEXTO

A Floresta Amazônica é considerada a principal vegetação em todo o mundo, isso porque além de ser a maior em extensão, também conta com a maior variedade de animais e também algumas espécies de plantas que só ela possui. Além disso, a Amazônia é também a maior bacia de rios do planeta, área que comparada ao Rio Nilo por exemplo, que fica no Egito, é quase duas vezes maio Porém todas essas belezas naturais precisam ser preservadas, pois são muitas espécies de animais que correm risco de extinção e as áreas cobertas de vegetação estão diminuindo cada vez mais.

Veja as instruções para produzir o Anúncio Publicitário:

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, produza um texto publicitário sobre o tema: A importância de proteger a Floresta Amazônica

As principais características do texto publicitário são:

 Texto persuasivo com o objetivo de convencimento

 Verbos no imperativo ou presente do Indicativo

 Uso de expressão de chamamento: vocativo

 Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível

 Presença de criatividade, humor e ironia

 Intertextualidade (relação com outros textos)

 Uso de figuras e vícios de linguagem

 Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos

 Função Apelativa da Linguagem

(6)

Semanas 3 e 4 Avaliação Diagnóstica

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 15/03/2021 a 26/03/2021

Número de aulas: 10 aulas Carga horária: 08 horas 20min

ALUNO(A):

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura

OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.

HABILIDADES: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado

e a fidedignidade da informação.

O Coveiro

Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.

Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova, o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima,

perguntou o que havia: "O que é que há? O coveiro então gritou, desesperado: "Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!“. "Mas, coitado!- condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio, alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!

E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

Moral: “Nos momentos graves, é preciso verificar muito bem para quem se apela."

2. No trecho “...E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.” (l. 13) , os pronomes destacados referem-se respectivamente:

(A) à bebida e à pá. (B) à pá e ao defunto. (C) à pá e ao coveiro. (D) à bebida e ao cemitério.

(7)

3.A expressão da personagem feminina - Mafalda -, no primeiro quadrinho, reforça (A) a gravidade da doença revelada no 4° quadrinho.

(B) a objetividade da resposta do personagem feminino no 2° quadrinho. (C) a falas do menino no 3° quadrinho.

(D) a preocupação da pergunta do personagem masculino no 2° quadrinho.

D. 23 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. 04 – Leia o texto e responda à questão:

O ELEFANTE

O Juquinha e outros dois garotos foram levados ao diretor do zoológico por causa de uma baita briga.

O diretor começa o interrogatório: -- Quem é você e por que está aqui?

-- Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes. Então o diretor perguntou ao segundo:

-- Quem é você e por que está aqui?

-- Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos elefantes.

Então o diretor perguntou ao terceiro menino, que estava todo machucado: -- Quem é você e por que está aqui?

Fonte Domenico, Guca; Sarrumar, Laert. O elefante. In: Um campeonato de piadas. São Paulo: Nova Alexandria, 1999. O texto é engraçado porque:

a) Juquinha e seus amigos foram levados para o diretor do zoológico. b) Os meninos jogaram amendoim no elefante.

c) O terceiro menino tinha apelido de amendoim. d) O terceiro menino estava todo machucado. D.21 Identificar efeitos de ironia e humor em textos. 05 – Leia o texto:

MATAM OU ENGORDAM?

Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças: “Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que

caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de

micróbio!” E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.

Mas sem micróbios e bactérias também não dá para viver,

porque há um montão deles que são essenciais para manter vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos antes de comer fica até meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha aquilo um exagero. É que os micróbios são microscópicos.

Os micróbios – não há como negar – são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malária, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompõem o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.

O vilão de nossa história, portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.

Adaptado: Ciência hoje das crianças. Rio de Janeiro:SBPC, ano 6. n. 30, p. 20-23.

O assunto do texto é:

a) A chatice dos micróbios. b) A falta dos micróbios.

(8)

D. 1 Identificar um tema ou sentido global de um texto. 06 – Leia o trecho abaixo retirado do texto:

No trecho: “... mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompões o corpo morto das plantas e animais...”, a palavra grifada significa:

a) Que fazem mal. b) Que causam aborrecimentos.

c) Que fazem bem. d) Que provocam doenças.

D. 5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.

07 – Na frase: “E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.” O termo destacado refere-se:

a) Adultos. b) Crianças.

c) Micróbios. d) Adultos e crianças.

D. 15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

08 – Leia o texto abaixo:

A GALINHA MEDROSA

Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.

Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto: -- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...

E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado. A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

Fonte: Lacocca, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.

De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:

a) Acordar com o nascer do sol. b) Ver sua própria sombra.

c) Acordar antes das outras. d) Ver um bicho no galinheiro.

D. 2 Localizar informações explícitas em um texto. 09– Leia o texto:

O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene.

Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derrete-las, etc.

(9)

A frase que expressa a opinião do autor é:

a) “Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe (...)” b) “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derrete-las, etc.” c) “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água (...).”

d) “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque

o consumo de água vem aumentando muito (...).” D. 10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

10 – Leia o texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.”

“Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de

participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

O conselho dado por Ricardo Young pretende:

a) Contribuir para a preservação das sacolas plásticas. b) Evitar desperdício das sacolas plásticas.

c) Vender mais sacolas de pano. d) Evitar entupimento dos bueiros.

D. 3 Inferir informações implícitas em um texto. 11 – O texto acima tem a finalidade de:

a) Divertir o leitor. b) Influenciar o leitor para que ele mude de atitude.

c) Vender um produto. d) Contar uma história ao leitor.

D. 12 Estabelecer a relação de causa e consequência entre partes elementos do texto. 12 – Leia o texto:

O PULO

A Onça encontrou o gato e pediu: -- Amigo Gato, você me ensina a pular?

O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou.

Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade, parecia um gato gigante. -- Você é um professor maravilhoso, amigo Gato!

Dizia a Onça, agradando (...)

Fonte: Francisco Marques. Contos e lendas populares. Nesse texto, quem disse que a onça “parecia um gato gigante” foi o:

a) Professor. b) Gato. c) Leitor. d) Narrador.

(10)

D. 13 Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto. 13 – Leia o texto:

FANDANGO (dança cultura popular)

É mais comum no sul e sudeste do país, principalmente no litoral. Os participantes formam rodas ou pares. Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo. Para isso, os homens usam botinas com saltos ou tamancos de madeira. O acompanhamento musical é feito por viola, rabeca, pandeiro e sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é conhecido como marujada.

Fonte: Almanaque recreio. São Paulo: Editora Abril, 2003. p. 92.

No trecho “Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo”, as expressões em destaque dão ideia de:

a) Ordem. b) Modo. c) Causa. d) Lugar.

D. 11 Reconhecer relações lógicas discursivas presentes no texto marcadas por conjunções, advérbios, etc.

14 – Leia o texto abaixo: A GRALHA VAIDOSA

Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.

“Vamos dar um jeito”, pensou ela.

Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.

Moral: Belas penas não fazem velos pássaros.

Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/agralhavaidosa.htm O problema da gralha vaidosa começou quando ela:

a) Decidiu participar do concurso. b) Teve as penas arrancadas. c) Apresentou-se diante de Júpiter. d) Usou as penas que não eram dela.

Referências

Documentos relacionados