• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N.º 019/2015 CONCURSO DE PROJETO PARA ÁREAS DE CONVIVÊNCIA NO CAMPUS DO UNILASALLE CANOAS 1. DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N.º 019/2015 CONCURSO DE PROJETO PARA ÁREAS DE CONVIVÊNCIA NO CAMPUS DO UNILASALLE CANOAS 1. DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS DO CONCURSO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 019/2015

CONCURSO DE PROJETO PARA ÁREAS DE CONVIVÊNCIA NO CAMPUS DO UNILASALLE CANOAS

1. DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

O presente Edital tem por finalidade estabelecer as condições para realização do Concurso de Projeto para Áreas de Convivência, no âmbito interno do UNILASALLE, entre os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, formando equipes multidisciplinares, para seleção de projeto para espaços de convívio na área adjacente à Biblioteca do Campus do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Canoas. Para a proposta, deve ser considerada a área entre a Biblioteca e o Prédio 1.

2. DO PROGRAMA

Os participantes deverão contemplar obrigatoriamente os seguintes itens nas suas propostas:

2.1 A criação de espaço de convivência deverá abranger ambiente de estar, de modo a comportar atividades de cultura e lazer na sua amplitude;

2.2 Repensar o espaço que hoje é de passagem, como espaço de permanência, contribuindo para a apropriação social do espaço;

2.3 Prever zoneamento de usos;

2.4 Propor mobiliário, contemplando detalhamento e projeto executivo de cada elemento proposto, visando o uso eficiente de materiais e processos de fabricação;

2.5 Pensar na iluminação, considerando eficiência energética e conforto lumínico; 2.6 Pensar no layout, criando ambiência atrativa aos usuários;

2.7 Considerar o conceito de sustentabilidade ambiental no projeto;

2.8 Os custos de projeto, fabricação e execução da intervenção não podem ultrapassar o teto máximo previsto referente ao orçamento de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

3. DA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO E FORMAÇÃO DAS EQUIPES 3.1 Poderão participar do Concurso apenas os alunos regularmente matriculados no Curso de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do UNILASALLE, que concordem com os termos do presente Edital-regulamento e inscrevam projetos inéditos de sua própria autoria e propriedade.

(2)

Parágrafo 1º: As Coordenações dos Cursos ficarão incumbidas de promover a articulação para a formação das equipes. Serão realizados workshops com os coordenadores a fim de promover a integração entre os alunos inscritos, a formação das equipes e a condução dos projetos.

Parágrafo 2º: Sugere-se a formação de equipes com dois alunos de cada curso. 3.2 As equipes devem escolher um coordenador dentro dos seus membros. 3.3 Cada inscrito poderá participar somente em um projeto.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Para realizar a inscrição, os interessados deverão preencher os seguintes documentos, anexos a este edital:

4.1.1 Ficha de Inscrição.

4.1.2 Termo de Cessão de Obra e Transferência de Direitos Autorais.

Os documentos anteriores deverão ser entregues na secretaria da PRAC (prédio 5, sala 259), mediante protocolo específico, até as 21h do dia 15 de junho de 2015.

5. DOS IMPEDIMENTOS E MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

5.1 É vedada a participação de um mesmo concorrente em mais de um projeto. 5.2 É vedada a apresentação de um mesmo projeto por equipes diferentes. 5.3 Casos de plágio serão desclassificados e sofrerão punições previstas em lei.

5.4 A falta de apresentação de quaisquer dos documentos descritos no item 4 ou em desacordo com o estabelecido nos itens 6 e 7 deste edital, implicará no imediato indeferimento da inscrição.

5.5 As inscrições entregues após o período estabelecido no item serão automaticamente indeferidas.

6. DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO

6.1 Os trabalhos deverão ser apresentados em pranchas formato A1, no máximo quatro pranchas, com dimensão maior na horizontal, contendo obrigatoriamente:

6.1.1 Proposta arquitetônica - contemplando todas as especificações dos subitens do item 2, em escala compatível, a ser definida nos workshops que antecedem o processo de projeto. 6.1.2 Memorial Descritivo - o texto referente ao memorial descritivo da proposta deverá integrar as pranchas.

6.1.3 Planta de Implantação – com representação das Intervenções na Área e a relação com o entorno imediato.

6.2 A apresentação admitirá uso de cores, texturas, anotações, desenhos à mão livre, plantas, cortes, elevações, perspectivas, gráficos, modelos em 3d e qualquer forma de reprodução, como plotagens, cópias heliográficas, cópias reprográficas, fotografias e outras ilustrações consideradas necessárias à total compreensão de estudo preliminar etc., desde que devidamente digitalizadas e inseridas nas pranchas, definidas no item 6.1.

(3)

6.3 Se for o caso de utilizar maquete como modo de apresentação da proposta, será permitida a apresentação apenas de suas imagens devidamente inseridas nas pranchas descritas no item.

6.4 As pranchas deverão reservar uma faixa de fundo branco em sua base com altura de 5 cm.

6.5 As pranchas não deverão conter elementos que possam identificar o concorrente, tais como marcas, nomes, pseudônimos, créditos e similares, sob pena de indeferimento pela Comissão Organizadora do Concurso.

6.6 A entrega e a garantia da integridade das pranchas são de inteira responsabilidade do participante. Caso o material entregue esteja amassado ou rasgado, de modo a inviabilizar a análise, o projeto será indeferido.

7. DA FORMA DE EMBALAGEM E ENTREGA DO PROJETO

7.1 O projeto deverá ser embalado conforme mencionado abaixo, a fim de garantir o sigilo e a isenção no julgamento do Concurso:

7.1.1 A Ficha de Identificação deverá ser inserida em envelope de papel pardo opaco, tamanho carta ou A4, colado e lacrado, sem qualquer tipo de escrita ou identificação no lado externo.

7.1.2 As pranchas contendo a proposta deverão ser embaladas juntas, em um mesmo invólucro fechado e lacrado juntamente com o envelope contendo a Ficha de Identificação. 7.2 A entrega do projeto, conforme descrito anteriormente, deverá ser feita na secretaria da PRAC (prédio 5, sala 259), entre 14h e 19h do dia 28 de agosto de 2015, mediante protocolo específico.

7.3 Sob nenhum pretexto serão aceitos projetos que estiverem em desacordo com as normas de embalagem acima especificadas.

8. DAS COMISSÕES 8.1 Comissão Organizadora

8.1.1 A Coordenação do Concurso ficará a cargo dos Professores Me. Fabricio Kipper, Dr. Jacinto Ponte Júnior, Me. Saulo Padoin Chielle e Me. Vanessa Baldin Gallardo, cujas atribuições são:

8.1.1.1 Acompanhar o processo de inscrição;

8.1.1.2 Identificar as peças obrigatórias, Ficha de Inscrição, Termo de Cessão de Obra e Transferência de Direitos Autorais e pacote contendo a Ficha de identificação e Pranchas. 8.1.1.3 Manter sob custódia os envelopes com a Ficha de Identificação até o fim do julgamento, quando serão abertos para o conhecimento do projeto selecionado.

8.1.1.4 Responder às questões e dúvidas dos concorrentes por meio de correio eletrônico durante o período delimitado no cronograma.

8.2 Comissão Julgadora.

8.2.1 O julgamento do Concurso ficará a cargo de Comissão Julgadora que será nomeada pela Reitoria do UNILASALLE, via documento específico.

8.2.2 Cabe à Comissão Julgadora manifestar-se acerca do indeferimento de projetos, cuja forma de apresentação não esteja em conformidade com este Edital-regulamento, indicando a respectiva fundamentação de seus atos e registrando expressamente o resultado deste exame.

(4)

9. DA SELEÇÃO

9.1 O processo seletivo iniciará pelo critério eliminatório quando cada membro da Comissão Julgadora deverá decidir sobre a adequação do projeto. Os projetos considerados inadequados por 3 (três) ou mais membros da Comissão Julgadora estarão automaticamente desclassificados e, consequentemente, não serão avaliados quanto aos critérios classificatórios.

9.2 Os projetos considerados adequados serão avaliados sob os critérios da boa arquitetura e que promovam uma requalificação da área designada previamente.

9.3 A Comissão Julgadora reserva-se o direito de não premiar nenhum dos trabalhos apresentados, caso não atinja o esperado no item 9.2.

10. CRONOGRAMA

10.1 Inscrições: de 25 de maio de 2015 até 15 de junho de 2015. 10.2 Workshop e formação das equipes: 23 de junho de 2015. 10.3 Banca de qualificação: 01 de agosto de 2015.

10.4 Entrega dos Projetos: 28 de agosto de 2015.

10.5 Divulgação do resultado do concurso: 14 de setembro de 2015. 11. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado final do concurso será disponibilizado no site do UNILASALLE no dia 14 de setembro de 2015.

12. DA PREMIAÇÃO

12.1 Ao projeto classificado em primeiro lugar caberá o prêmio de dois créditos, por aluno, durante um semestre, no curso de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico ou Produto, Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil do UNILASALLE.

12.2 Cada aluno participante ganhará 20 horas de atividades complementares no seu respectivo Curso de Graduação.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais danos ou extravios de trabalhos.

13.2 A simples inscrição configura automática e plena concordância do participante com este Regulamento.

13.3 Questões omissas neste Regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora e homologadas pela Reitoria do UNILASALLE.

14. DOS DIREITOS AUTORAIS

A inscrição importa na transferência total, definitiva e gratuita dos direitos autorais da cada um dos participantes, em favor da SOCIEDADE PORVIR CIENTÍFICO, mantenedora do UNILASALLE, que, a qualquer tempo, se quiser, relativamente ao trabalho premiado ou não, poderá utilizar-se livremente dos trabalhos, total ou parcialmente, isolada ou

(5)

conjuntamente, inclusive modificando-os, através de profissionais habilitados, livremente contratados para o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e respectivas execuções, sem qualquer direito de oposição em favor dos autores, salvo se atingidos na honra ou na boa fama, nem à remuneração ou indenização por perdas e danos, podendo os autores, unicamente, se quiserem, repudiar a autoria de trabalho modificado, também sem direito a qualquer tipo de indenização.

Canoas, 22 de maio de 2015.

Prof. Dr. Paulo Fossatti,fsc Reitor

Referências

Documentos relacionados

Enquanto o IPPC vai concedendo cada vez me- nos verbas para trabalhos de campo, de ano para ano, tais trabalhos 5x0 cada vez mais caros e impli- cam um dispêndio

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,

Não existem dados clínicos disponíveis para pacientes com alteração hepática grave (Child Pugh C) (ver itens “Contra-indicações” e “Características Farmacológicas”). -

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,

1) Representação do ponto de vista do cliente: a técnica deve ser capaz de ilustrar o processo de serviço sobre a ótica do cliente, permitindo a identificação dos momentos