• Nenhum resultado encontrado

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR

ANO LETIVO 2020

(2)

Considerando a MINUTA de RESOLUÇÃO CEPE, aprovada na Câmara de Graduação em 07/07/2020, que regulamenta as a vidades acadêmicas de graduação não presenciais/ensino remoto emergencial, em decorrência da pandemia COVID-19, nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) na Universidade Estadual de Londrina, e dá outras providências.

Considerando a INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROGRAD No 001/2020 que traz orientações para os Programas de A vidades Acadêmicas para organização das a vidades acadêmicas da graduação enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19.

Considerando a INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROGRAD No 002/2020 que estabelece orientações para o Plano Especial de Matriz Curricular para organização das a vidades acadêmicas enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19.

APROXIMAÇÃO, PREPARAÇÃO E FORMAÇÃO

O Colegiado do curso de graduação em Artes Visuais - Licenciatura, juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), Departamento e o Centro Acadêmico apresenta proposta de retorno às a vidades acadêmicas, configurada no Plano Especial de Matriz Curricular – PEMC, tendo como premissa os seguintes princípios: qualidade do ensino, inclusão social e segurança sanitária, bem como as três fases regulamentadas para este plano especial: Fase 1, a vidades predominantemente não presenciais/remotas; Fase 2, retomada gradual e escalonada das a vidades presenciais, associadas às não presenciais; Fase 3, retorno ampliado das a vidades presenciais.

Considerando a RESOLUÇÃO CEPE No 023/2020 que reformula a Resolução CEPE n° 71/2019, que dispõe sobre o Calendário das A vidades de Ensino dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Londrina referente ao ano le vo de 2020, vigente para o momento da pandemia de COVID-19.

Considerando a RESOLUÇÃO CEPE N o 022/2020 que regulamenta as a vidades acadêmicas de graduação, enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19, vinculadas aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) na Universidade Estadual de Londrina, e dá outras providências.

Tão logo iniciou-se o movimento para retomada das a vidades acadêmicas, passamos a desenvolver ações de aproximação com os estudantes para detectar o seu emocional, condições, saúde, isolamento e em que a arte está contribuindo neste momento, com o intuito de levantar elementos para a recepção e acolhimento no retorno às aulas e planejarmos nossas ações. Foram cartas dos professores aos estudantes; envio de textos e material, indicações de

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR

ARTES VISUAIS

1

Observação: Alteração na previsão da Fase 2, híbrida, deste PEMC, para a efe vação deste segundo semestre de 2020, seguirá no mesmo modelo da fase 1, ensino remoto / não presencial, conforme Of. CECA/Arte nº 17/2020.

(3)

1. PERÍODO DE ACOLHIMENTO

- A carga horária total da a vidade acadêmica/disciplina/módulo, no ensino remoto emergencial, será composta de trabalho com a vidades síncronas e assíncronas, bem como a carga horária prevista para execução das a vidades (horas de estudos, por exemplo) propostas aos estudantes.

Ao observarmos que o calendário acadêmico está posto de forma estendida para o seu término e a recomendação para a retomada grada va das a vidades remotas, optamos a que às primeiras semanas seja de acolhimento e aproximação entre estudantes e docentes; foram organizadas diversas ações orientadoras que possam propiciar o contato com as ferramentas de ensino remoto.

CALENDÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PEMC

leituras etc., e, neste movimento, propusemos o mapeamento das condições de saúde e material dos estudantes; campanha para a criação de endereço de e-mail ins tucional da UEL a todos, estudantes e professores; contato pessoal e direto para o Retorno Seguro e fechamos o ciclo com a formação pelo VIRTUEL.

2. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

As aulas na modalidade remota serão ministradas nos mesmos dias e horários como nas aulas presenciais, respeitando as alterações propostas para o Plano Especial ao ano le vo de 2020, com as seguintes modificações:

- O tempo das aulas seguirá as orientações dos especialistas e não deve exceder a 50 minutos para as a vidades síncronas e 50 minutos para a vidades assíncronas, correspondendo às disciplinas de duas horas aulas por período. E, 100 minutos de a vidades síncronas com intervalo de quinze minutos e 100 minutos com a vidades assíncronas às disciplinas com quatro horas aulas por período, realizadas no momento das aulas (Ex. textos, a vidades, pesquisas, vídeos, resumos, resenhas, ques onários etc.) de preferência sem atribuição de notas, para não sobrecarregar nem estudantes e nem professores com as correções.

PERÍODO ATIVIDADES SÉRIES

Palestras Outras a vidades Roda de Conversas

Reuniões on-line com professores e estudantes por séries

Vídeo com professores do Curso, convidados e ar stas

13 a 25.07.2020 Professores junto com

estudantes em suas turmas 1ª a 4ª Séries

27 a 31.07.2020 Preparação/ensaios retomada das aulas

(4)

- As avaliações dizem respeito a autonomia pedagógica do professor, entretanto, deve se adequar ao ambiente virtual. Os instrumentos de avaliação poderão ser compostos de ques onários, trabalhos, seminários, exercícios, ciclo de debates, resenhas ou outras a vidades afins, à escolha do docente. É importante e necessário considerar o processo. Temos como referência o Webinar 9 do VIRTUEL - “Reflexões sobre a didá ca: planejamento e avaliação em tempos de a vidades remotas”, Profas. Diene Mello e Dirce de Moraes (CECA/EDU/UEL) (Link: h ps://www.youtube.com/watch? v=SAmvFtsEMVM) e o Projeto de Extensão Dida c (Link: h ps://ueldida c.wixsite.com/website/pra cas-com-tecnologias- digitais).

- As aulas serão gravadas, bem como as a vidades assíncronas como vídeos gravados e disponibilizados pelo docente, para posterior consulta dos estudantes.

- Excepcionalmente caso o aluno que, por mo vo jus ficado, não puder assis r as aulas no mesmo horário de suas aulas presenciais, deverá requerer junto ao Colegiado, via contato online a troca de horário, somente para esse período de a vidades remotas, que será analisado se permi do ou não, de acordo com a instrução de serviço com os critérios fixados. Excetuando o Estágio Obrigatório.

- Adotaremos as ferramentas Google (Meet para a vidades síncronas on-line e Classroom para as assíncronas) e o acesso por intermédio do e-mail ins tucional da Universidade Estadual de Londrina (@uel.br), para planejamento/organização/aulas remotas, entre outras a vidades que possam ser propostas aos alunos. Em situações excepcionais outras plataformas poderão ser u lizadas, desde que previamente combinado com suas respec vas turmas.

- A frequência dos estudantes será computada de acordo com o acompanhamento e realização das a vidades propostas (síncronas e assíncronas), e deverão ser registradas pelo docente.

- Os Programas de A vidades Acadêmicas a serem ministrados via A vidades Acadêmicas Remotas, serão reestruturados no Sistema UEL, e detalharão adequadamente obje vos, procedimentos, avaliação e bibliografias. E, após aprovação do colegiado estará disponível na Pauta Eletrônica aos docentes e no Portal aos estudantes.

- Em situações excepcionais, o colegiado e ou o departamento poderá deliberar sobre formas alterna vas de cumprimento da carga horária prevista nas disciplinas.

HORÁRIOS DAS AULAS SÍNCRONAS Disciplinas com quatro horas/aulas

3

MATUTINO 8h20 às 09h10 15 minutos de intervalo NOTURNO 19h15 às 20h05 15 minutos de intervalo

9h25 às 10h25 20h20 às 21h10 10h25 às 11h55 a vidades assíncronas 21h10 às 22h50 a vidades assíncronas

(5)

Disciplinas com duas horas/aulas

3 . CALENDÁRIO DAS FASES

– No intuito de preservar as expecta vas dos estudantes, decidimos amenizar danos, por isto, a grade do 1ª série

primeiro ano foi man da na integralidade; é o período de entrada, inicial à construção da formação desses sujeitos: conhecer o funcionamento e dinâmica da universidade, sua forma de ensinar e aprender. É a base da formação. Neste sen do, as disciplinas “Espaços Relacionais I e II” cumprem o papel de ar culadora entre as demais disciplinas, que se materializa no processo individual de cada estudante, configurado em um inventário pessoal e na produção de objetos de mediação, respec vamente.

** Observação: possíveis alterações poderão ocorrer, desde que, com a aprovação do Colegiado e da chefia departamental.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO 3º E 4º ANOS

*Observação: o que falta para completar a carga horária total das disciplinas serão compensadas com a vidades assíncronas, no momento das aulas.

Fase 1 - 03/08/2020 a 18/12/2020 – A vidades acadêmicas não presenciais, integralmente remotas. Os componentes curriculares a serem trabalhados serão aqueles de caráter teórico e ou teórico-prá co, este com margem significa va teórica, ou que oferecem alterna vas para o ensino remoto, sem prejuízo cogni vo.

O Estágio obrigatório dos terceiros anos é realizado nas escolas da educação básica, que está inviabilizado neste primeiro semestre, até que o Conselho Estadual da Educação – CEE, a PROGRAD, autoridades sanitárias e a Comissão de Con ngenciamento da Pandemia da UEL deliberem sobre o tema. No entanto, as disciplinas teóricas, Estágio I e Estágio II serão ofertadas nesta primeira fase de forma remota.

O Estágio dos quartos anos operam na modalidade não formal de toda natureza, dos centros culturais aos asilos, por esta razão, poderá ser realizado de forma remota/virtual; u lizando-se dos projetos na Divisão de Artes Plás cas – DaP/UEL, projetos de extensão etc., disponíveis e em andamento.

MATUTINO 8h20 às 09h10 9h10 às 10h00 A vidades assíncronas 10 minutos | intervalo| 10h10 às 11h05 11h05 às 11h55 - A vidades assíncronas MATUTINO NOTURNO 19h15 às 20h05 20h05 às 20h55 A vidades assíncronas 21h10 às 22h00 22h05 às 22h50 - A vidades assíncronas NOTURNO 10 minutos | intervalo| 4

(6)

– As disciplinas Metodologia I, Metodologia II e Espaços Relacionais I, irão trabalhar de forma integrada, 2ª série

com o tema ar culador “mediação”, previsto do Projeto Polí co Pedagógico do curso, mas com recorte conceitual focado na questão da diversidade/alteridade/diferença. Nesse sen do, a ar culação entre as disciplinas se dará através da reflexão sobre processos de mediação ar s cas e como efe vá-los do ponto de vista do ensino das artes, no contexto histórico em que ocorre essa pandemia. Como ideia síntese do recorte conceitual propõe-se a expressão “Somos diversos”. O tema ar culador e o recorte conceitual devem reverberar nas demais disciplinas dispostas no período.

– Nesse período o centro de interesse passa ser o estágio e, daí, deriva seu tema gerador, a “aula - ensino e 3ª série

aprendizagem”, assim, o campo teórico das disciplinas “Estágio I” e “Estágio II” integradas com a disciplina “Fundamentos da Pesquisa em Artes Visuais”, promovem a ar culação com a totalidade do terceiro ano por meio da construção do caderno do Professor Ar sta.

– Ano de finalização, delicado, tanto quanto o ano de entrada na universidade, desta forma, decidiu-se 4ª série

trabalhar com as disciplinas teóricas, nessa primeira fase, integradas em forma de módulos e ar culadas no Eixo norteador comum a todas: “Polí cas públicas para as artes em contextos de crise”. Nesse sen do, trata-se de uma proposta de experimento pedagógico a par r do contexto de uma grande crise sanitária transpassada por profundas crises cultural, econômica, social, polí ca, humanitária e ambiental. O processo de trabalho também se balizará pelos seguintes conceitos: Indissociabilidade entre ensino Pesquisa e extensão, práxis e interdisciplinaridade. O processo de ar culação interdisciplinar resultará na elaboração de um curso de extensão, de forma remota (estágio supervisionado III), com o tema polí cas públicas para as artes em contextos de crise, que será oferecido em parceria com a Casa de Cultura, vilas culturais e movimentos e cole vos de cultura da cidade. É um tema que se desdobra em conteúdo às disciplinas “Crí ca de Arte”, Polí cas de Ação Cultural”, Tópicos Especiais”, “Estágio III” (Não Formal) e “Ensino de Arte Africana e Afro Brasileira”.

Fase 2 e 3 – 18/01 à 25/06/2021 – A vidades presenciais associadas às não presenciais; e a vidades presenciais, respec vamente. Presumimos à retomada dessas fases para o segundo semestre. Os componentes curriculares a serem trabalhados serão aqueles de caráter teórico-prá co, com ênfase na prá ca e prá cas de estágio curricular.

Observação: Esta data está colocada como uma previsão, haja vista, termos a garan a da inclusão e acessibilidade de todos os sujeitos implicados nesse processo, em par cular, os estudantes, ao contrário disto, iniciam apenas as séries que apresentam todas as condições.

(7)

CÓDIGO CARGA HORÁRIA TEÓRICA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL OFERTA NOME PCC 6SOC149 ANTROPOLOGIA A FILOSOFIA A

FUNDAMENTOS DO ENS. DE ART. VISUAIS ESPAÇOS RELACIONAIS I

HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE I GRAVURA I

HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE II

DESENHO I EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL I ESPAÇOS RELACIONAIS II ARTE E SOCIEDADE PSICOLOGIA FOTOGRAFIA I

FUNDAMENTOS DO ENS. DE ART. VISUAIS 6FIL128 6ART080 6ART081 6ART082 6ART083 6ART089 6ART084 6ART085 6ART086 6ART080 6ART087 6PSI078 6ART088 1S 1S A 1S 1S 1S 1S 1S 30 30 30 30 30 30 15 15 15 15 15 15 45 45 45 45 60 60 60 50% 315 TOTAL 2S 2S 2S A 2S 2S 2S 60 60 60 60 60 15 15 15 15 30 30 30 30 30 30 45 45 180 330 120 630

Disciplinas ofertadas por outros cursos Disciplinas deslocadas entre semestres

1ª SÉRIE | CURRÍCULO EM IMPLANTAÇÃO

(8)

CÓDIGO CARGA HORÁRIA TEÓRICA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL OFERTA NOME PCC 6ART090 6ART091 6EDU151 6ART092 6ART093 6ART094 6ART095 6ART096 6ART092 6ART098 6ART099 6ART100 6ART093 1S 1S 1S 1S 1S 1S A 15 30 30 30 60 30 20 10 15 15 15 30 45 45 30 30 60 60 54,5% 360 TOTAL 2S A 2S 2S 2S A 60 60 30 10 20 15 60 60 30 60 15 105 390 165 660

Disciplinas ofertadas por outros cursos Disciplinas deslocadas entre semestres 6ART097

CURRÍCULO CULTURA E SOCIEDADE METODOLOGIA DO ENS. DE ATES VISUAIS I

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ED. BÁSICA ESPAÇOS RELACIONAIS III

FOTOGRAFIA II

HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA I HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE BRASILEIRA METODOLOGIA DO ENS. DE ART. VISUAIS II

EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL II ESPAÇOS RELACIONAIS III

PINTURA I

HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA II HIST. ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

FOTOGRAFIA II A 1S 30 30 30 60 60 45 45 15 15

2ª SÉRIE | CURRÍCULO EM IMPLANTAÇÃO

(9)

CÓDIGO CARGA HORÁRIA TEÓRICA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL OFERTA NOME PRÁTICA 6ART076 6ART066 6ART077 6EST625 6EST626 6ART066 6ART067 6ART075 6ART030 6EST625 6EST626 1S 1S A 1S 1S 1S 39,47% 60 300 60 TOTAL 2S 2S 2S 2S 60 60 60 80 120 480 160 760

Disciplinas deslocadas entre semestres 6ART067

HIST. E TEORIAS DA ARTE CONT. BRAS. HIST. E TEOR. DA ARTE CONTEMPORÂNEA

FUND. DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

GRAVURA GRAVURA

EXPRESSÃO EM MÍDIAS DIGITAIS EXPRESSÃO EM MÍDIAS TECNOLÓGICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HIST. E TEOR. DA ARTE CONTEMPORÂNEA

60 60 60 60 60 60 60 60 60 A 2S 2S 60 60 60 60 60 60 80 80 80

3ª SÉRIE | CURRÍCULO EM EXTINÇÃO

(10)

CÓDIGO CARGA HORÁRIA TEÓRICA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL OFERTA NOME PRÁTICA 6ART069 6ART070 6ART040 6EST627 6ART068 6ART033 6ART035 6TCC611 6EDU132 1S 1S 1S 1S 1S 55,9% 60 380 TOTAL 2S 2S 2S 60 780 80 680 6ART034 60 60 60 60 140 60 60 60 2S 120 60 60 CRÍTICA DE ARTE POLÍTICAS DE AÇÃO CULTURAL TÓPICOS ESPECIAIS E ARTES VISUAIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ENSINO DE HIST. DA AFRIC. E AFRO-BRAS.

DES. DE PROJ. POÉT.: EXP. BIDIMENSIONAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DES. DE PROJ. POÉT.: EXP. TRIDIMENSIONAL

DES. DE PROJETO POÉTICO: MÍDIAS

60 80 2S 120 120 120 120 120 120 120

Disciplinas ofertadas por outros cursos Disciplinas deslocadas entre semestres

4ª SÉRIE | CURRÍCULO EM EXTINÇÃO

(11)

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO 6SOC149 ANTROPOLOGIA A 6FIL128 FILOSOFIA A 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 S G E U N D A 1 ª SÉRIE A Q A U R T 6ART066 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA 6ART094 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA I 6ART095 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE BRASILEIRA 6ART083 GRAVURA I T A E R Ç 6ART081 ESP. RELACIONAIS I 6ART090

CUR. CULT. SOCIEDADE

6EDU151

POLÍT. PUB. ED. BÁSICA

6EST627

EST. SUPERVISIONADO III

PROFA. MARIA IRENE

6ART077 FUND. DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS 2 ª SÉRIE 6ART082 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE I 3 ª SÉRIE 4 ª SÉRIE

PROF. ROBERTA E MARIA IRENE

HORÁRIO ESPECIAL 1º SEMESTRE 2020 | MATUTINO

6ART040

TÓPICOS ESPECIAIS

6ART080

FUND. ENS. DE ARTES VISUAIS

PROF. RENAN PAVINI

PROFA. CARLA PROFA. ELIACIR

PROFA. CÂNDIDA PROF. MARCOS PROF. MARCOS PROFA. CÂNDIDA 6EST625 ESTÁGIO SUPERVISION. I 6EST626 ESTÁGIO SUPERVISION. II PROF. RONALDO PROF. VALTER PROF. CLÁUDIO 6ART070 POLÍTICAS DE AÇÃO CULTURAL PROF. PIAU 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 PROFA. CAJU 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 PROF. JARDEL 6ART081 ESPAÇOS RELACIONAIS I 6ART069 CRÍTICA DE ARTE 6ART068 ENSINO DE H. ARTE AFRICANA E AFRO-BRAS. PROF. JULIANO PROF. ROBERTA E MARIA IRENE

6EST625 ESTÁGIO SUPERVISION. I 6EST626 ESTÁGIO SUPERVISION. II PROFA. ELKE 6ART076 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONT. BRASILEIRA 6ART091

6ART097

METODOL. ENS. ART. VISUAL I 6ART092

ESPAÇOS RELACIONAIS

METODOL. ENS. ART. VISUAL II PROF. EDSON | CAJU | ROBERTA

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO 6ART093 FOTOGRAFIA II PROF. NENÊ ESP. REL. | METODOLOGIA I E II 6ART092 | 6ART091 |6ART097 PROF. EDSON | CAJU | ROBERTA

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO PROF. RENAN PROF. RONALDO 6ART089 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE II PROF. EDSON 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 Q U I N T A E X T A S

(12)

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO 6SOC149 ANTROPOLOGIA A 6FIL128 FILOSOFIA A 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 E D A G N U S 1 ª SÉRIE A T U A Q R 6ART094 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA I 6ART095 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE BRASILEIRA 6ART083 GRAVURA I E A T R Ç 6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO 6ART090

CUR. CULT. SOCIEDADE

6EDU151

POLÍT. PUB. ED. BÁSICA

6EST627

EST. SUPERVISIONADO III

PROFA. MARIA IRENE 2 ª SÉRIE

6ART082

HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE I

3 ª SÉRIE 4 ª SÉRIE

PROF. ROBERTA E MARIA IRENE

6ART040

TÓPICOS ESPECIAIS

6ART080

FUND. ENS. DE ARTES VISUAIS

PROF. RENAN PAVINI

PROFA. CARLA PROFA. ELIACIR

PROFA. CÂNDIDA PROF. MARCOS PROF. MARCOS PROFA. CÂNDIDA 6EST625 ESTÁGIO SUPERVISION. I 6EST626 ESTÁGIO SUPERVISION. II PROF. CLÁUDIO 6ART070 POLÍTICAS DE AÇÃO CULTURAL PROF. PIAU 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 PROFA. CAJU PROF. JARDEL 6ART081 ESPAÇOS RELACIONAIS I 6ART069 CRÍTICA DE ARTE 6ART068 ENSINO DE H. ARTE AFRICANA E AFRO-BRAS. PROF. JULIANO PROF. ROBERTA E MARIA IRENE

6EST625 ESTÁGIO SUPERVISION. I 6EST626 ESTÁGIO SUPERVISION. II PROFA. ELKE 6ART076 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONT. BRASILEIRA ESPAÇOS RELACIONAIS

6ART097 6ART091

METODOL. ENS. ART. VISUAL I METODOL. ENS. ART. VISUAL II

6ART092

PROF. EDSON | CAJU | ROBERTA

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO 6ART093 FOTOGRAFIA II PROF. NENÊ

6ART092 | 6ART091 |6ART097 ESP. REL. | METODOLOGIA I E II PROF. EDSON | CAJU | ROBERTA

6ART081 ESP. RELACIONAIS I PROF. RONALDO PROF. RENAN PROF. RONALDO 6ART089 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE II PROF. EDSON U Q N I A T S X A T E 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 6ART066 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA 6ART077 FUND. DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS PROF. RONALDO PROF. VALTER

HORÁRIO ESPECIAL 1º SEMESTRE 2020 | NOTURNO

(13)

8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 U E N A S D G 1 ª SÉRIE R A U Q A T E R Ç T A

2 ª SÉRIE 3 ª SÉRIE 4 ª SÉRIE

6ART080

FUND. ENS. DE ARTES VISUAIS

10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 ESPAÇOS RELACIONAIS I 6ART081 6ART086 ESP. RELACIONAIS II PROF. RONALDO PROF. RENAN PROF. RONALDO 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 8H20 - 9H10 9H10 - 10H00 10H10 - 11H05 11H02 - 11H55 A Q I U N T S T A E X 6ART087 ARTE E SOCIEDADE PROFA. MARTA 6PSI078 PSICOLOGIA PROF. PAULO 6ART088 FOTOGRAFIA I 6ART085 EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL I PROF. EDSON PROF. JULIANO 6ART084 DESENHO I PROFA. ELKE PROF. MARCOS 6ART096 EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL II PROFA. TÂNIA 6ART099 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA II 6ART100 HISTÓRIA DA ARTE AFRICANA E AFRO-BRAS. PROFA. VANESSA DEISTER

6ART098

PINTURA I

PROF. MARIANA

6ART092

ESPAÇOS RELACIONAIS III PROF. PIAU 6ART093 FOTOGRAFIA II PROF. EDSON 6ART066 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA PROF. JARDEL 6ART030 EXPRESSÃO EM MÍDIAS TECNOLÓGICAS PROF. NENÊ 6ART067 GRAVURA PROF. CLÁUDIO 6ART075 EXPRESSÃO EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. NENÊ 6ART067 GRAVURA PROF. CLÁUDIO

6ART034 | EXP. TRIDIMENS.

PROFA. TANIA

6ART033 | EXP. BIDIMENS.

PROF. DANILLO PROF. CLEUSA 6EDU132 LIBRAS ORIENTADORES 6TCC611 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 6TCC611 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTADORES

6ART034 | EXP. TRIDIMENS.

PROFA. TANIA

6ART033 | EXP. BIDIMENS.

PROF. DANILLO

(14)

U S E G N D A 1 ª SÉRIE A A R Q U T T E R Ç A

2 ª SÉRIE 3 ª SÉRIE 4 ª SÉRIE

T U I N Q A E X A T S 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50 19H15 - 20H05 20H05 - 20H55 21H10 - 22H00 22H00 - 22H50

HORÁRIO ESPECIAL 2º SEMESTRE 2020 | NOTURNO

6ART080

FUND. ENS. DE ARTES VISUAIS

6ART081 ESPAÇOS RELACIONAIS I 6ART086 ESP. RELACIONAIS II PROF. RONALDO PROF. RENAN PROF. RONALDO 6ART087 ARTE E SOCIEDADE PROFA. MARTA 6PSI078 PSICOLOGIA PROF. PAULO 6ART088 FOTOGRAFIA I 6ART085 EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL I PROF. EDSON PROF. JULIANO 6ART084 DESENHO I PROFA. ELKE PROF. MARCOS 6ART096 EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL II PROFA. TÂNIA 6ART099 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE MODERNA II 6ART100 HISTÓRIA DA ARTE AFRICANA E AFRO-BRAS. PROFA. VANESSA DEISTER

6ART098

PINTURA I

PROF. MARIANA

6ART092

ESPAÇOS RELACIONAIS III PROF. PIAU 6ART093 FOTOGRAFIA II PROF. EDSON 6ART066 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA PROF. JARDEL 6ART030 EXPRESSÃO EM MÍDIAS TECNOLÓGICAS PROF. NENÊ 6ART067 GRAVURA PROF. CLÁUDIO 6ART075 EXPRESSÃO EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. NENÊ 6ART067 GRAVURA PROF. CLÁUDIO

6ART034 | EXP. TRIDIMENS.

PROFA. TANIA

6ART033 | EXP. BIDIMENS.

PROF. DANILLO PROF. VALÉRIA 6EDU132 LIBRAS ORIENTADORES 6TCC611 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 6TCC611 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTADORES

6ART034 | EXP. TRIDIMENS.

PROFA. TANIA

6ART033 | EXP. BIDIMENS.

Referências

Documentos relacionados

A reestruturação curricular vem sendo discutida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso desde 2011, tomando por base as orientações da

Ante a essa diversidade de graduações, o Colegiado deste Curso, por meio de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Atividades Complementares, elaborou o

Neste sentido, Masetto (1990), ao abordar os saberes docentes universitários, diz que o professor se caracteriza como um especialista no seu campo de conhecimento, sendo

Posto em votação, a inclusão das disciplinas foi aprovada por unanimidade.. Departamento de Engenharias e Exatas e Núcleo Docente Estruturante do curso de 185.

1º A Comissão Organizadora de Seleção será designada pela coordenação do curso de Matemática Licenciatura e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).. 2º São

O presente documento trata da adequação do Programa de Doutoramento em Matemática no contexto da criação dos Diplomas IST, em particular da articulação entre a parte curricular do

não tinha segurança nenhuma, por isso que eu falo, o jogador não tem respeito por você que está ali, para ele você não é nada, ele vê você como um nada dentro do campo o jogador

O painel de manobras, os apoios de braços e pés, assim como outros acessórios como o apoio para as barrigas das pernas, coxas, tronco, nuca e outros, têm opções manuais de