• Nenhum resultado encontrado

C60T353A3 3/1/07 11:09 Página 1 TOUCH CONTROL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C60T353A3 3/1/07 11:09 Página 1 TOUCH CONTROL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

Descriçãogeral . . . 24 Descrição sensores . . . 25 Descrição temporizador . . . .27 Utilização . . . .30 Segurança . . . .34 Observações . . . .34 Utilização recipientes . . . .35 Limpeza . . . .36 Esquema de ligaçôes . . . .37 Instalação . . . .38

PRECAUÇÕES

• Em caos de avaria, a sua placa só poderá ser reparada pelo SERVIÇO TECNICO AUTORIZADO.

Se assim nào se fosse, a garantia que V. possue ficaria anulada. • Na placa de caracteristicas constam os dados de carácter técnico e a

identificaçao do aparelho.

• Deverá consultar-se esta chapa antes de proceder a realizar as conexoes eléctricas.

• As conexoes eléctricas deveráo se efectuadas por um especialista, com conhecimientos completos e actualizados acerca das normas legais e das exigèncias regulamentares reconhecidas em cada país em cocreto. • No caso de que a seu aparelho tenha placas halógenas, náo deverá

olhar para elas fixamente, quando a sua caçarela estiver em funcionamento.

• Breencher a placa de matrícula, impressa no Manual, com os dados da placa de características, que se encontra aderida ao aparelho.

Marca:

Pot.max:

Tipo:

Tensâo:

w

INDICE

(3)

Sensores de controlo horizontal compacto Sensores de controlo horizontal compacto

Sensores de controlo horizontal

FOCO PAELLERO 2,7 KW (1,9 / 0,8 )

(4)

Punto de controlo Sensor foco duplo

Display indicador da potência seleccionada

Display indicador de calor residual Punto de controlo

Sensor foco fonte

Indicadores de posição dos focos

Sensores de selecção de potência de foco de 0....9

de 9....0

Ponto de controlo de bloqueio Sensor de bloqueio

Sensor ON/OFF

SENSORES DE CONTROLO HORIZONTAL

DESCRIPÇÃO DE SENSORES

(5)

Punto de controlo Sensor foco duplo

Display indicador de potência seleccionada

Display indicador de calor residual Sensores de seleccão de foco

Sensores de selecção de potência de foco de 0....9

de 9....0

Ponto de controlo de bloqueio Sensor de bloqueo

Sensor ON/OFF

DESCRIPÇÃO DE SENSORES

SENSORES DE CONTROLO HORIZONTAL COMPACTO Y PAELLERO

(6)

DESCRIÇÃO DO TEMPORIZADOR DO PAELHEIRO

Uma vez seleccionado o nível da potência desejada, se premir novamente a tecla de selecção de foco irá iniciar o processo de temporização.

Nesse preciso momento e durante um tempo aproximado de 0.5 seg., o aparecimento de um sinal acústico e a visualização de um “t” no visor associado ao foco, vão indicar que vai proceder-se à temporização do referido foco.

No visor superior vai aparecer a piscar o valor “00”.

Ao premir as teclas +/- pode ajustar o valor de temporização desejado, por exemplo 10 minutos.

Uma vez seleccionado o tempo desejado, se premir novamente alguma das teclas de selecção do foco, o valor de temporização ficará armazenado e no visor correspondente vai aparecer o nível de potência em que esse foco trabalha e a sinalização do ponto no visor para indicar que esse foco está temporizado.

Um sinal acústico e uma indicação de RISCA E PONTO no visor correspondente, vão indicar que o tempo da temporização está concluído.

Ao premir uma tecla, o sinal acústico desaparece e o visor volta a ficar normal indicando o calor residual no foco anteriormente temporizado e, se existir, o valor de potência nos focos que estejam activados nesse momento.

Considerações gerais sobre o funcionamento do temporizador:

a) Se o nível de potência do foco a temporizar for 0, o foco não poderá ser temporizado.

b) Se o nível de potência de um foco for 9, o tempo máximo de temporização será de 60 minutos. Se for diferente, o tempo de temporização será de um máximo de 99 minutos.

c) Uma vez cumprido o tempo de temporização, o alarme vai soar durante um máximo de 30 minutos enquanto não premir uma tecla.

(7)

SENSORES DE CONTROLO HORIZONTAL Y PAELLERO

Nos modelos com este tipo de controlo que dispõem de temporizador, este pode ser atribuído a qualquer foco e usar o temporizador entre 1 e 99 min. Decorrido o tempo seleccionado pelo utilizador o foco atribuído é desligado.

(8)

Atribuição e Temporização de Foco

Para realizar a atribuição do temporizador a um foco deve seguir-se a seguinte sequência de passos:

Com a placa vitrocerâmica ligada:

1- Seleccione a potência desejada no foco de calefacção que pretende temporizar. 2- Ligue o temporizador. Para tal, prima uma vez no sensor + correspondente ao

temporizador. No display do temporizador aparece e no display de cada foco vai aparecer um .

3- Prima no + do foco seleccionado. No display do referido foco vai piscar o Nesse momento o temporizador fica atribuído ao foco seleccionado.

4- Seleccione o tempo desejado premindo no + correspondente ao temporizador. Após a realização destes passos a sequência de atribuição do temporizador ao foco fica finalizada.

O temporizador apagar-se-á automaticamente se entre um passo e outro houver um espaço de tempo superior a 10 segundos ou se o tempo não for seleccionado. Depois de atribuído o temporizador a um foco e ter seleccionado o tempo, o

temporizador vai descontando o tempo e o display indica a cada instante o tempo que resta para o foco ser desligado.

Durante a temporização, no display do foco temporizado pode ver a potência seleccionada e o (indicando que esse foco está temporizado) alternativamente. Decorrido o tempo o foco desliga-se. O controlo emite um sinal acústico de aviso e no display do temporizador aparece a piscar . Premindo qualquer sensor do controlo vai eliminar o sinal de aviso.

Anulação da temporização

Prima o sensor – do temporizador até o display do indicador de minutos ficar a .

(9)

Inicio de funcionamento

Toque no sensor ON/OFF durante cerca de 3 segundos e acender-se-ão todos os Displays de potência em 0.

Se num período de 5 segundos não se tivesse seleccionado nenhuma potência, a placa desliga-se automáticamente e deverá voltar a fazer-se a conexão.

Sensores

A placa de cozinha vitro-cerâmica está equipada com sensores que reagem ao contacto com os dedos e tambén quando se aproxima um objeto reflector. A placa de cozinha manipula-se tocando os correspondentes sensores como os dedos.

Preste atenção, sempre, que apenas toca un sensor de cada vez, caso assi, não fosse não se aceitará o que tiver introduzido.

Inicio do serviço

Sempre que a placa de cozinha não esteja em funconamento, os indicadores de todos os senhores encontrar-se-ão desligados.

Procure conservar os sensores limpios e não ponha nenhum objecto em cima dos mesmos. O aparelho poderia interpretar equivocadamente a sujidade ou os

objectos colocados sobre os sensores, confundindo-os com o toque dos dedos.

Selecção de potência - / + com sensores de controlo horizontal

Cada foco de calor dispõe dos sensores de potência - / +. Tocando cada um de les poderá seleccionar-se a potencia desejada entre 1....9.

Se durante o funcionamento dum foco V. desejase variar a sua potência, deverá accionar os sensores - / +, até conseguir a nova potência.

(10)

Sensores de potencia -/+ com sensores de controlo horizontal compacto

Cada um dos focos de calor tem um sensor ao lado do display correspondente (que indica a posição na placa). Se premir no referido sensor o foco associado a ele fica seleccionado e o display correspondente começa a piscar alterando a luminosidade. O foco deixa de estar seleccionado automaticamente se não for premido nenhum sensor num intervalo de 10 segundos.

Para variar a potência de um foco, selecciona-se o foco (premindo no sensor associado à posição do referido foco), e a seguir prime-se em + ou em – até obter a potência desejada. Entre 1…9.

Apagar o foco de calor. -

Toque o sensor - do foco que deseja apagar até chegar a 0. Se o foco estiver quente, acende-se H.

¡Atenção!

Se se produce um corte de fluido eléctrico, enquanto estiverem acesos os displays de calor residual, e se se restabelecesse depois a corrente, os displays não

volterão a acender-se enquanto a temperatura for elevada. Não se esqueça disto. Display de calor residual H

Em situação activada mas com o nivel 0, no display correspondente aparecerão alternativamente 0 e H.

Enquanto um dos focos estiver quente depois de ter sido apagado, permanecerá aceso um H no display. Segundo a potência que tenha sido seleccionada, poderá permanecer aceso, dutante um máximo de 30 minutos.

Não toque a zona do foco. “CORRE ORISCO DE QUEIMAR-SE”.

(11)

Função bloqueio dos focos.

O bloqueo dos focos impede que se produzcam modificações poe erro, durante o funcionamento. As selecções inicias mantêm-se e os indicadores ficam activados. Convém bloquear os focos, se se deseja evitar que as crianças manipulen o aparelho, ou se produzcam contactos acidentais com resipientes e outros utensilios. Mantenha o dedo sobre o sensor de bloqueio , até que se acenda o ponto de controlo do mesmo sensor.

Foco Travessa

Nas placas que dispõe de foco fonte ao premir nos sensores correspondentes ao referido foco funciona apenas com o circuito circular; se se desejar que também funcione a zona exterior, deverá tocar-se no sensor “foco travessa”, até que se ascemda o ponto de controlo do referido sensor.

Para eliminar a função “travessa” , deverá accionar-se o sensor “foco travessa”

até que se apague o porto de controlo.

Desbloqueo

Toque o sensor bloqueio, até que se apague o punto de controlo.

Foco Doble

Nas placas que dispõe de foco duplo ao premir nos sensores correspondentes ao referido foco funciona apenas com o circuito pequeno; se V. desejar que tanbém funcione a parte exterior, deverá tocar o sensor foco duplo , até que se acenda o ponto de controlo deste sensor. Para eliminar a função dupla, toque o sensor foco duplo até que se apague o punto de controlo.

(12)

Programão automática (aquecimento rápido) 9

Cada zona de controlo tem funcionamento automático programado. Esta programação implica que se atinge rápidamente a temperatura mais

correspondente e se passa directamente à temperatura de manutençao, tudo isto automáticamente.

Selecção

Para placa com sensores horizontal ou vertical, premir o sensor + quando estiver na posição 9. Ficará ligado o ponto decimal correspondente ao 9.

A pré-selecção mantém activa durante 10 segundos para que se possa seleccionar o nivel de potência desejado.

Premir o sensor – da mesma zona com o qual irá descendo até ao nível desejado (recomendam-se os níveis 3....6.). No caso de sensores de controlo compacto quando fica no nível de potência desejado vai piscar a letra A.

Após ter atingido o tempo de aquecimento automático vai ouvir um sinal curto e o ponto decimal desliga-se. O foco continua a funcionar de forma convencional. Em caso de sensores de controlo compacto deixa de aparecer a letra A.

Se V. desejar anular o programação automática, toque o sensor - e o ponto decimal apagar-se-à.

(13)

OBSERVAÇÕES

Sistemas de seguranca

Com o fim de proteger o sistema electrónico, no caso de que o controlo acuse excesso de temperatura, apagar-se-à o foco que estiver mais perto dos sensores, e no mostrador aparecerá um H. Este foco poderá ser accionado, quando o circuito electrónico tenha descido até à temperatura de funcionamento.

Cada foco também está equipado com um limitador de temperatura interna, que deconecta o foco, sempre que a placa vitro-cerâmica aqueça excessivamente.

Apagado automático

Sempre que, por qualquer distracção, V. tivesse deixado acesos alguns dos focos, dentro de un certo período de tempo apagar-se-à automáticamente o nivel de cocção. O período de funcionamento dependerá do nivel da potência que se tenha deixado seleccionada (Nivel 1 - 10 horas; nivel 9 - 1 hora).).

No caso de que surgisse uma fissura na superficie do vidro, deverá imediatemente desligar-se o aparelho da fonte de alimentação eléctrica. Não deverá utilizar nenhum elemento da placa, antes de ter instalado um novo vidro vitro-cerâmico.

O teclado bloquear-se-à sempre que se pulse mais de um sensor ao mesmo tempo. Se todos os niveis de potência estiverem em posição 0, o controlo apar-se-à automàticamente ao fim de 5 segundos.

No caso de que se encontrem accionados varios ensores, ou um, durante mais de 30 segundos (por exemplo, quando se deixam esquecidos recipientes ou outros utensilios sobre os sensores), o controlo apagar-se-à automáticamente e ouvir-se-à um sinal de 30 em 30 segundos, enquanto o sensor estiver accionado.

(14)

Pode utilizar-se na vitrocerámica a maior parte dos recipientes de aço inoxidável, ferro esmaltado, cerâmica ou cobre.

Nâo sâo recomendáveis os recipientes de aluminio, já que poderiam formar manchas sobre o vidro, excepto no caso de terem o fundo revestido de um protector de aço inoxidável.

Os focos de calor nâo deverâo funcionar sem ter um recipiente em cima.

A base do recipiente deverá ser plana e estar seca. Os recipientes que antes se costumavam utilizar com o gaz nâo sâo normalmente planos e aproveitam mal o calor.

Tenha cuidado para que o diâmetro do recipiente seja igual ou maior que o foco que vai utilizar

Trate de nâo mover os recipientes para nâo riscar o vidro da placa. Em vez de mové-los, deverá levantá-los.

Nâo use nunca recipientes de papel de alumínio ou de plástico, já que se derreteriam, inscrutando-se no vidro para sempre. INOXIDÁVEL ESMALTADO CERÁMICA COBRE ALUMINIO ALUMINIO INOXIDAVLE SI

UTILIZAÇÂO DE RECIPIENTES

(15)

IMPORTANTE: Se verifica que o vidro está partido ou apresenta rachas na superficie, deverá desligar o aparelho, sem limpar nem utilizar. Chame o Serviço de Assistência Técnica.

LIMPIEZA

IMPORTANTE: Se verifica que o vidro está partido ou apresenta rachas na superficie, deverá desligar o aparelho, sem limpar nem utilizar. Chame o Serviço de Assistência Técnica.

Uma vez por semana, deverá limpar em profundidade com produtos especiais para vitrocerâmicas, que conservem e protejam a placa. A sujidade fortemente incrustada deverá eliminar-se com o raspador de lámina.

A marca recomenda VITRO-CLEN para a limpeza a conservação da sua vitrocerámica.

Deverá eliminar imediátamente com o raspador, e aínda em quente, o açúcar (ou os produtos açucarados) ou o plástico que, por descuido, se tiverem queimado sobre a placa. De outro modo, poderiam formar-se manchas permanentes.

Nâo utilice nunca a placa como mesa de cozinha. Tenha especial precauçâo com determinadas sujidades como a terrúgem dos legumes, os produtos de limpeza em pó etc., os quais poderiam riscar a placa quando se passassem en cima desta.

INMEDIATAMENTE

(16)

A placa vitrocerãmica é fornecida com cabo de alimentação

Com o fim de evitar um perigo, no caso de que o cabo de alimentação se encontre danificado, deverá este ser substituido pelo fabricante, pelo serviço de post-venda ou por pessoal autorizado.

No caso de que o tipo de conexão na qual va ser instalada a placa não fosse de (220...240V~) deberá retirar-se o cabo e efectuar-se as ligações tal como se indica nos quadros anexos (o cabo terá que suportar temperaturas de 120ºC).

Deverá ser ligada á rede mediante uma tomada de corrente, de acordo com o que estabelece a publicação CEE 7, ou por meio dum dispositivo de corte omnipolar, com uma distãncia de abertura dos contactos, de pelo menos, 3 mm.

Potencia total

Placa: 60 cms., 6,3kW, Placa: 75 cms., 7,4 kW

Este aparelho respeita as normas europeas 73/23/CEE y 89/336/CEE

60 cms 220...240V~

27,5 A

32 A

220...240V~ 14 A

16 A

220...240V~ 16,5 A 20 A

75 cms 220...240V~

32 A

32 A

Tensão Int.nominal Protecção por fases

Tensão Int.nominal Protecção por fases PLACA Trifasico

60 cms 380...400V~

11 A

12 A

380...400V~ 16 A

20 A

380...400V~ 19 A

20 A

75 cms 380...400V~

13 A

16 A

Tensão Int.nominal Protecção por fases

Tensão Int.nominal Protecção por fases

PLACA

Trifasico

(17)

INSTALACION

Coloque a chapa ao contrário sobre una mesa e, depois de ter retirado o papel adesivo, cole a junta de estancamento toda á volta da chapa. (fig.1).

2

1

Faça um corte por cima do móvel respeitando as medidas que se indicam nas figuras e tambén as seguintes distãncias minimas. Aparelho do tipo “X” para o grau de protecção contra os incêndios.

Distancia minima entre a parede e o móvel 100mm.

ATENÇÂO: NAO UTILIZAR ELEMENTOS NAO REMOVIVEIS COMO A SILICONA. MODELO: 75cm.

fig.1

(18)

3

Coloque a chapa ao lado da superficie oca do móvel e ligue o cabo de alimentaçao â conexâo eléctrica.

IMPORTANTE: Esta operaçao deverá efectuar-se com a electricidade desligada. É obrigatorio dispôr de uma boa tomada de terra e tambén colocar em sítio bem acessivel um interruptor destinado a desligar todas as fases, com uma distância mínima entre os contactos de 3 milímetros. Se nâo se observam estas precauçoes, o fabricante declinará toda a responsabilidade emergente de um eventual acidente.

O aparelho está equipado com um cabo de alimentação para temperaturas elevadas.

Na hipótese de que se tenha que substituir o cabo de alimentaçao, esta operação deverá ser efectuada por um técnico de confianca do fabricante, jáque são necessàrias ferramentas especiais.

Com o fim de evitar um perigo, no caso de que o cabo de alimentação se encontre danificado, deverá este ser substituido pelo fabricante, pelo serviço de post-venda ou por pessoal autorizado.

4

Seguidamente, sitúe a chapa dentro da parte oca do móvel fazendo pressâo para que a junta de estancamento possa ficar bem fixa.

Amarre os 4 ganchos da chapa pela arte de baixo, nas 4 esquinas da parte oca. (Os ganchos, os esquadros e as porcas encontram-se dentro da bolsa de acessórios).

NOTA: Este aparelho obedece á norma Nº 82/499/CE sobre radiointerferéncias.

5

Referências

Documentos relacionados

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

Diante do exposto, objetivou-se avaliar a produção de gases in vitro dos coprodutos de algodão, mamona, moringa, girassol e pinhão- manso, bem como a inclusão

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e

De acordo com a morfologia interna visualizada nas radiografias, as sementes foram classificadas em quatro categorias: sementes perfeitas, sementes com pequenos danos (menos

N-type LDOs with >300mA rating need local capacitors near PMIC... Dedicated vias from cap directly to main

Acompanhar sua evolução permite avaliar o desenvolvimento rural na região, e contribui para o dimensionamento de políticas públicas voltadas para o setor. Unidade temporal: Ano

Há uma grande aposta na adoção do modelo de partilha (Production-Sharing Agreement ou PSA), com a criação de uma empresa 100% estatal detentora das reservas e responsável