• Nenhum resultado encontrado

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: FISIOTERAPEUTA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: FISIOTERAPEUTA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

FISIOTERAPEUTA

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 15h00min e término às 18h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 17h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 04. Um país amnésico

Como dizia o Cronista Ivan Lessa: 'A cada 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15'. Como ficou demonstrado com o incêndio do Museu Nacional, o Brasil parece só usar a memória para se lembrar de que não a tem ou a tem incompleta — é o país da amnésia crônica e do pretérito imperfeito. A voracidade do tempo presente e a correria da vida moderna podem contribuir para isso, mas também e principalmente a pouca atenção que damos à nossa História. Gostamos do paradoxo de cultivar uma espécie de memória do esquecimento. Agora, por exemplo, avolumam-se as evidências do que deveria e poderia ter sido feito preventivamente para evitar o que está sendo repetido como um lugar comum: foi uma ―tragédia anunciada‖. Sim, e de múltiplas responsabilidades criminosas.

Esse pouco apreço ao nosso patrimônio cultural não é de hoje. ―No meu tempo‖, como dizem os velhos, o ensino fazia da História uma disciplina enfadonha que se resumia a uma relação cansativa de datas e nomes que dependiam de um mecanismo de aprendizado conhecido como ―decoreba‖, isto é, engolir sem precisar entender e sem gostar do que logo depois se esquecia.

Visitas guiadas a museus não eram um programa das escolas. Aliás, visitar exposições ainda é um hábito que se pratica sobretudo quando se viaja ao exterior. Em 2017, mais brasileiros foram ao Louvre do que ao nosso Museu Nacional. De acordo com quem fez as contas, o repórter Rafael Barifouse, da BBC News Brasil, foram 289 mil visitantes brasileiros lá contra 192 mil aqui. E mais: o número de patrícios que visitaram o museu francês foi 50,5% superior à visitação total da instituição brasileira.

Assim como enchemos o peito para exaltar com razão o nosso patrimônio esportivo — as Copas que conquistamos, os craques que fabricamos e exportamos — poderíamos ostentar também com orgulho os tesouros culturais que só agora, que os perdemos pelo fogo, tornamos conhecidos e valorizamos.

Apesar de seus 200 anos e do acervo de 20 milhões de peças, inclusive relíquias arqueológicas como Luzia, a nossa primeira mulher, a instituição criada por D. João VI precisou virar cinzas para ter sua importância conhecida pelo público. Além do que guardava, o Palácio de São Cristóvão é, segundo o jornalista e historiador Laurentino Gomes, o local de nascimento do Brasil como Estado-nação. Para ele, o incêndio equivaleu ―ao Brasil queimar sua própria certidão de nascimento‖.

A triste realidade é que nossa amnésia crônica nunca chegou a ser uma preocupação nacional. É matéria preferencial para o humor. A piada crítica mais conhecida é a do excelente cronista Ivan Lessa, ele mesmo pouco lembrado, que dizia: ―A cada 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15 anos‖.

E essa quase verdade é para se lamentar, não para fazer rir.

Zuenir Ventura - O Globo, 08/09/2018.

01- Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que melhor identifique o seu gênero:

a) Crônica. b) Lírico. c) Notícia. d) Resenha.

(4)

02- A relação estabelecida pelos termos destacados, nos períodos abaixo, foi corretamente identificada em:

a) ―Assim como enchemos o peito para exaltar com razão (...).‖ 4º parágrafo (comparação).

b) ―Como ficou demonstrado com o incêndio do Museu Nacional (...).‖ 1º parágrafo (proporção).

c) ―De acordo com quem fez as contas (...).‖ 3º parágrafo (finalidade).

d) ―(...) mas também e principalmente a pouca atenção que damos à nossa História.‖ 1º parágrafo (adição).

03- O termo destacado tem o mesmo significado da palavra entre parêntese, exceto em: a) ―Um país amnésico‖ Título (desmemoriado).

b) ―(...) o ensino fazia da História uma disciplina enfadonha (...).‖ 2º parágrafo (fastidiosa).

c) ―E mais: o número de patrícios que visitaram o museu francês (...).‖ 3º parágrafo (estrangeiros).

d) ―Gostamos do paradoxo de cultivar uma espécie de memória (...).‖ 1º parágrafo (despropósito).

04- ―Assim como enchemos o peito para exaltar com razão o nosso patrimônio esportivo (...) poderíamos ostentar também com orgulho os tesouros culturais que só agora, que os perdemos pelo fogo (...).‖ (4º parágrafo).

Os termos sublinhados acima têm, respectivamente, a equivalência de: a) Afirmação/explicação/situação.

b) Inclusão/modo/tempo.

c) Afirmação/intensidade/tempo. d) Inclusão/explicação/situação.

05- O desenho abaixo é utilizado para demonstrar:

a) A congruência de triângulos.

b) Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 360°. c) Que a soma dos ângulos externos de um triângulo é 180°. d) Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

06- Sabe-se que o diâmetro de uma esfera é 8 cm. Qual o volume desta esfera? a) Aproximadamente 267 cm³.

b) Aproximadamente 268 cm³. c) Aproximadamente 269 cm³. d) Aproximadamente 270 cm³.

(5)

07- A figura abaixo representa uma geometria fractal, sendo a razão do número de quadrados de cada figura encontrado com base em que conteúdo da Matemática?

a) Somatória.

b) Progressão Aritmética. c) Progressão Geométrica. d) Análise Combinatória.

08- Sabe-se que uma Progressão Aritmética têm 12 termos. O primeiro termo é 4 e o último termo é 26. Sabendo que a razão desta progressão é 2, qual a soma dos termos desta P.A. ?

a) 100. b) 120. c) 150. d) 180.

09- Conforme incisos do artigo 8º da Lei Complementar Municipal nº 004/2001 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Guatambu, são formas de provimento de cargo Público, exceto:

a) O nível de escolaridade exigido para o cargo. b) Readaptação.

c) Aproveitamento. d) Reversão.

10- São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público. Julgue as alternativas abaixo e assinale a incorreta de acordo com os parágrafos e caput do artigo 94 da Lei Orgânica Municipal.

a) O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa e mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma prevista na lei complementar, assegurada ampla defesa.

b) Validada a sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração igual ao cargo que ocupa.

c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

d) Como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho, por comissão instituída para essa finalidade, nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

(6)

Conhecimentos Específicos

CASO CLÍNICO:

Paciente P.S.F, sexo masculino, 81 anos, viúvo, natural do município de Cravolândia – BA, encontra-se internado há 10 dias no HPS com quadro de dispneia, tosse produtiva e hipoxemia, sendo diagnosticado DPOC em grau moderado. Encontrado pelo fisioterapeuta no leito, em decúbito dorsal, em uso de cateter nasal – O2 (2L/min), Sp02: 88%, acompanhado pela filha. Apresentava-se ansioso mas colaborativo, taquidispneico (FR: 32ipm), normocárdico (98bpm), normotenso (140x80mmHg) e afebril. Ao exame, o paciente apresentava batimento de asas nasais, tiragens supraclaviculares e intercostais, padrão respiratório torácico superficial, tosse fraca e muito produtiva, abdome globoso e membros inferiores edemacidos. À ausculta pulmonar: Sons respiratórios diminuídos difusamente com crepitações em bases e sibilos esparsos. Exames complementares: RX de tórax – Hipertransparência difusa, horizontalização dos arcos costais, rebaixamento do diafragma, área cardíaca um pouco aumentada.

Usando do que foi dito no caso clínico, responda as questões 11, 12 e 13.

11- Durante o atendimento fisioterapêutico do paciente, o mesmo pode se beneficiar de: a) Repouso do leito devido à baixa saturação de oxigênio.

b) Compressão torácica para mobilizar secreção que se encontra abundante.

c) Oxigenoterapia por sistema de Venturi para melhor controle do oxigênio administrado. d) Respiron para melhorar a expansibilidade pulmonar.

12- Durante a sessão de fisioterapia o paciente do caso clínico 2 evoluiu com aumento do broncoespasmo e consequentemente do cansaço e queda da SpO2=82%. A melhor conduta fisioterapêutica imediata para a intercorrência citada é:

a) Aumentar o oxigênio e chamar a enfermagem para verificar se há prescrição de broncodilatador.

b) Chamar o médico imediatamente e sugerir a intubação do paciente.

c) Prescrever um broncodilatador e aguardar junto ao paciente até que o medicamento faça efeito.

d) Realizar exercícios respiratórios com abdução de MMSS no intuito de melhorar a entrada de ar pulmonar.

13- Para auxiliar a higiene brônquica do paciente mencionado no caso clínico, pode-se realizar: a) O Huffing seguido de estímulos de fúrcula.

b) O Shaker seguido de tosse assistida.

c) Vibração seguida de aspiração broncopulmonar. d) Voldyne seguido de aspiração brônquica.

14- É correto dizer sobre o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPMN): a) Os reflexos são a única forma de movimentação do recém-nascidos.

b) Para o desenvolvimento de um mecanismo postural normal, toda a atividade reflexa deve ser incorporada.

c) São reflexos presentes durante o nascimento: Preensão palmar, marcha automática e reação de proteção à frente.

d) O desaparecimento do RTCA no DNPMC está associado com a aquisição do controle de cabeça.

(7)

15- Sobre os recém-nascidos de alto risco, não se pode dizer:

a) Índice de APGAR avalia distúrbios neurológicos da criança e deve estar entre 8 e 10 pontos para ser considerado normal.

b) O ambiente em UTIN pode ser considerado desfavorável para a criança, por questões relacionadas à excesso de ruídos e luminosidade, além da presença da gravidade. c) Para ser considerada pré-termo, a criança precisa ter nascido com menos de 37

semanas gestacionais.

d) Podem ser classificados de acordo com peso ao nascimento, idade gestacional, e/ou problemas fisiopatológicos.

16- Ao avaliar a cadeia posterior de um paciente, é possível perceber que um músculo específico, quando espástico, acaba por aduzir as escápulas, posteriorizando os ombros. Que músculo é esse?

a) Serrátil Anterior. b) Infra-Espinhal. c) Rombóide Maior. d) Redondo Maior.

17- Um dos princípios básicos da fisioterapia respiratória é a facilitação do clearence mucociliar e as manobras de desobstrução brônquica. As manobras de higiene visam manter a permeabilidade das vias aéreas e evitar acúmulos de secreção, possibilitando assim uma melhor respiração ao indivíduo.

Assinale abaixo a alternativa que menciona uma dessas manobras. a) Hiperinsuflação manual.

b) Inspirometria de Incentivo. c) Técnica de expiração forçada.

d) Técnica manual de reexpansão pulmonar.

18- A expulsão da secreção excessiva deve ser objetivo máximo dos fisioterapeutas respiratórios, isso porque essa mesma secreção aumenta a resistência ao _______________, dificultam as ______________ e tornam penoso o trabalho dos ___________________ .

Assinale a alternativa que cita os corretos temas respectivos capazes de preencher as lacunas da frase acima, tornando-a real e com sentido.

a) Alimento deglutido; fases da alimentação; abdominais. b) Fluxo aéreo; trocas gasosas; músculos respiratórios. c) Alimento deglutido; trocas gasosas; músculos posturais. d) Fluxo aéreo; variações de pressão; músculos posturais.

19- Os recursos manuais da fisioterapia respiratória compõem um grupo de técnicas de exercícios manuais específicos que visam a prevenção no intuito de evitar complicações de um quadro de pneumopatia instalado, a melhora ou reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e o treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias do paciente pneumopata. A indicação da terapia de higiene brônquica deve ser baseada no, exceto:

a) Custo operacional e preferência do paciente. b) Diagnóstico funcional.

c) Nível de cooperação e desempenho do paciente. d) Resultado do exame de ausculta miocárdica.

(8)

20- Em Fisioterapia Respiratória, os recursos terapêuticos para expansão ou re-expansão pulmonar surgiram pela necessidade de se prevenir ou tratar a redução de volume pulmonar. O colapso alveolar causa perda volumétrica com consequente redução na capacidade residual (CRF), podendo levar à hipoxemia e aumento no risco de infecções e lesão pulmonar caso não revertido.

Assinale a alternativa abaixo que descreve o objetivo do profissional ao utilizar esse tipo de recurso.

a) Aumentar a ventilação alveolar, melhorar a oxigenação e diminuir o trabalho respiratório. b) Acrescentar mobilidade e conforto nos pacientes acamados, durante o período de

esforço em locomoções.

c) Dessensibilizar os centros respiratórios e cardíacos através de estímulos periféricos. d) Facilitar a ventilação noturna e prevenir apneia.

21- O treinamento muscula respiratório (TMR) pode ser realizado através de um sistema de molas ou orifícios ofertado por dispositivos que impõe uma carga resistida contra a inspiração. O treino pode ser iniciado com carga de 15-30% da PI máx e evoluir para 60-70% de acordo com o objetivo do treinamento. A duração pode várias entre 15 e 30 minutos ou realizar séries de 20-30 respirações, com uma frequência de duas vezes ao dia, durantes 5 a 7 dias por semana. Recomenda-se um período de treinamento entre oito a doze semanas.

De qual aparelho ou instrumento de reabilitação respiratória o texto acima fala? a) EPAP.

b) PEEP. c) Respiron. d) Threshold.

22- Segundo a Lei de Wolff, quando um osso é estimulado mecanicamente de forma transversal, há um aumento da atividade osteoclástica na área pressionada e aumento da atividade osteoblástica na área contralateral.

Usando de seus conhecimentos, marque a alternativa que indica uma correta consequência do fenômeno citado acima.

a) Duplicação dos tabernáculos ósseos gerando descargas de tensão por todo o esqueleto. b) Modificações no tamanho, forma e densidade do osso.

c) O aporte sanguíneo aumenta, renova o tecido e fortalece a estrutura óssea como um todo.

d) Ocorrência de microdeformações ósseas, gerando cisalhamento e instabilidade progressiva.

23- Dentro da Fisioterapia Traumato-Ortopédica é muito comum o uso de recursos terapêuticos manuais e cinesioterapia, durante os atendimentos clínicos. Os profissionais podem ainda usar variações de certos exercícios que contribuem bastante com a proposta terapêutica quando bem empregadas.

Em qual tipo de situação os exercícios em cadeia cinética fechada são indicados?

a) Durante exercícios aéreos, de potência e resistência muscular, como nas atividades pliométricas.

b) Em atendimento à pacientes idosos, com osteopenia instalada e em progressão.

c) Em lesões onde o aumento da compressão articular beneficie a recuperação do paciente.

d) Quando o paciente estiver iniciando as atividades reabilitativas, durante seu primeiro contato com a cinesioterapia.

(9)

24- Os movimentos humanos podem ser realizados, cinesiologicamente, em três planos de movimentação, sendo que, movimentos em uma mesma articulação, realizados em diferentes planos, ativa músculos diferentes para que o movimento realizado seja possível.

A partir do que foi dito e usando de seus conhecimentos, indique qual é o movimento executado pela articulação glenoumeral no plano transverso.

a) Abdução. b) Extensão. c) Flexão.

d) Adução horizontal.

25- Um paciente de 24 anos, após sofrer acidente de trabalho e receber o devido atendimento médico, chega ao seu consultório para avaliação fisioterapêutica e início do período reabilitativo. No prontuário médico há o registro do nível de amputação realizada, que diz: técnica de Chopart.

Pelo que foi dito no enunciado e usando de seus conhecimentos, marque a alternativa que menciona corretamente a situação anatômica do paciente.

a) Paciente com amputação em membro inferior que retirou falanges e metatarso. b) Paciente com amputação em membro inferior que retirou tarso e metatarso. c) Paciente com amputação em membro superior em terceiro médio do rádio e ulna.

d) Paciente com amputação em membro superior que retirou todas as estruturas ósseas abaixo do carpo.

26- As alavancas humanas de movimento dão-nos explicação a respeito dos efeitos que certos exercícios causam em nossos pacientes, durante exercícios em cadeia cinética aberta, por exemplo. É possível notar, que os pacientes têm mais facilidade de flexionar o quadril com o joelho flexionado do que com o joelho estendido.

Assinale a alternativa que explica esse fato, usando como raciocínio de resposta o enunciado acima.

a) Isso acontece porque o braço de potência da alavanca aumenta, quanto estendemos o joelho.

b) Isso acontece porque o braço de resistência da alavanca aumenta, quando estendemos o joelho.

c) Isso acontece porque o braço de resistência da alavanca diminui, quando estendemos o joelho.

d) Isso acontece porque o músculo agonista é obrigado é esticar-se mais quando o joelho está estendido.

27- A doença de Parkinson (DP) é o distúrbio neurodegenerativo mais comum depois da doença de Alzheimer. Causada por uma interação entre fatores ambientais e genéticos, a DP inicia muito antes do momento em que seu diagnóstico clínico é possível. Na fase que precede o diagnóstico clínico, vários sintomas não motores são característicos.

Analise os elementos abaixo e marque a alternativa que menciona os corretos sintomas não motores da DP.

I- Constipação.

II- Distúrbio comportamental do sono REM. III- Sonolência diurna excessiva.

IV- Comprometimento cognitivo leve. V- Sintomas urinários.

VI- Hipotensão ortostática. a) I, II, III e V.

b) I, III, IV e VI. c) I, IV, V e VI. d) I, II, III, IV, V e VI.

(10)

28- Nos estágios avançados da DP, os sintomas motores resistentes ao tratamento e as características não motoras são predominantes, podem apresentar grande desafio ao profissional fisioterapeuta.

Qual é um sintoma clássico dos pacientes em estágio avançado da DP que frequentemente torna-se barreira no processo de reabilitação funcional?

a) Depressão.

b) Tremor de repouso. c) Tremor de movimento. d) Congelamento da marcha.

29- A experiência dolorosa não é apenas um sintoma físico; ela envolve condições emocionais e espirituais, que definem o que o paciente realmente está experimentando. Por isso, o tratamento para o alívio da dor deve considerar o paciente como um todo. São bastante citados na literatura fatores que podem desencadear crises dolorosas como cefaleia, por exemplo, e cada paciente apresenta fatores específicos. Dessa forma, é importante orientar o paciente a descrever bem sua dor e os aspectos que a desencadeiam, entre os quais podem ser citados, exceto:

a) Estresse. b) Jejum.

c) Uso excessivo de smartphones. d) Privação do sono.

30- Qual é a região encefálica afetada em um paciente com Paralisia Cerebral do tipo atáxica? a) Cerebelo.

b) Circuito de Papez. c) Núcleos da base.

Referências

Documentos relacionados

Os herbicidas foram aplicados sobre colunas preenchidas com solo de textura argilosa com 0 e com 10 t ha -1 de palha sobre a superfície dos canos e que posteriormente foram

Visto que a utilização de animais polinizadores é uma alternativa para o aumento da produção de algumas espécies vegetais, a associação destes animais com as plantações de

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

seguramente coisas certas, por isso, passem para cá as respostas que eu decoro).?. Perspetiva

O mesmo podemos dizer das armas de fogo, notadamente os canhões que começavam utilizar avanço tecnológico importante, conhecido desde a antiguidade, mas que foi

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

É sobre esse último enfoque – os gestos didáticos – que este trabalho se debruça, mais especificamente, tomando como foco um dos gestos didáticos fundadores propostos

A partir de 1 de fevereiro de 2012, o Metro passa a ter um bilhete de uma viagem válido para toda a rede do Metro, com o valor de 1,25 Euros, eliminando-se os atuais bilhetes de