• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Professor de Ciências

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Professor de Ciências"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE 2016. CADERNO DE PROVAS

CARGO: Professor de Ciências

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados antes do início da prova;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público; 8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se

acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o verso de todos os cartões resposta, bem como, o envelope lacrado contendo todos os cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

(2)
(3)

3

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Das alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde á fronteiras do Rio Grande do Sul: a) Uruguai

b) Argentina c) Paraná

d) Santa Catarina

2. Sabendo-se que o saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Onde ele não ocorre, pode ser verificada a seguinte doença:

a) pneumonia b) verminose c) osteoporose d) varíola

3. A Lei Seca, refere-se a Lei 11.705, como uma forma para reduzir os acidentes de carro provocados por motoristas alcoolizados no Brasil. Ela alterou o Código de Trânsito Brasileiro e foi uma medida para reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por bebidas alcoólicas que causaram milhares de mortes nas estradas no país. Ela passou a vigoras a partir do ano de:

a) 2008 b) 2009 c) 2010 d) 2011

4. Analisando a charge a seguir, julgue as afirmativas com V para verdadeira e F para falso:

(..,..)Temos definitivamente um país que diz não ao trabalho infantil.

(...)O trabalho infantil pode deixar marcas que a criança leva para a vida adulta.

(...)A imagem faz as pessoas refletirem sobre o trabalho realizado por crianças.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. a) V– F–F

b) F–V–V c) V– F–V d) V–V–V

(4)

4

5. O significado da palavra Caçapava, que faz parte do nome do município Caçapava do Sul, deriva da língua Tupi-Guarani e significa:

a) ―Mata fechada‖ b) ―Montanha elevada‖ c) ―Clareira na Mata‖ d) ―Campo limpo‖

6. Sobre as Olimpíadas de 2016, analise as proposições assinalando a incorreta: a) O evento conta com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes.

b) A cidade do Rio de Janeiro venceu a votação por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na decisão que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro.

c) O Brasil é o segundo país sul-americano a sediar uma Olimpíada.

d) O evento é um desafio para o país, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em várias modalidades.

7. Segundo o site http://www.cacapava.rs.gov.br/, Caçapava do Sul é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de:

a) ametista, caulim e ouro. b) cobre, cal e caulim. c) ferro, carvão e cobre. d) cal, nióbio, bauxita.

8. No ano de 2015, vimos os meios de comunicação divulgar notícias como a que segue: ―Governo diz ao Congresso que dívida com 'pedaladas fiscais' soma R$ 57 bilhões, valor representa dívida a ser quitada pela União até dezembro deste ano.‖ Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia.

A partir do exposto, são características das chamadas ‗pedaladas fiscais‘, exceto:

a) É uma expressão que se popularizou em 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff.

b) Foi o nome dado à prática do Tesouro Nacional de atrasar o repasse de dinheiro para bancos (públicos e também privados) e autarquias.

c) É uma pratica legal, contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000), que regulamenta todas as movimentações de finanças feitas por entidades federais, estaduais e municipais.

d) Tem o objetivo de ―aliviar‖, momentaneamente, as contas do governo.

9. Sobre o fenômeno El niño, que se mostrou muito presente no ano de 2015 no Brasil, é correto afirmar, exceto:

a) São consequências do El niño no Brasil: abundantes chuvas na região sul, secas severas no nordeste, no norte, as queimadas são intensificadas.

b) No sudeste há um aumento da temperatura, assim como na região centro oeste, porém com chuvas acima da média.

c) Em espanhol quer dizer ―o menino‖, mas na meteorologia esse é o nome dado ao fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico. O El niño é o aquecimento das águas do pacífico, mais precisamente nas porções central e leste, ocorrendo assim alterações na atmosfera.

d) Em anos de El niño o s ventos alísios se fortalecem, portanto os ventos quentes ascendentes do oceano pacífico formam nuvens. Essas correntes de ar quentes se deslocam para o pacífico equatorial leste, e também na direção oeste.

(5)

5

10. A figura abaixo mostra o Monte Aconcágua, que se localiza na Cordilheira do(s), da(s): a) Himalaia

b) Alpes

c) Montanhas Rochosas d) Andes

LINGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e depois responda às questões 11, 12 e 13: A assembleia dos ratos

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa

velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o

estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

— Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe

atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil - fazer é que são elas!

(LOBATO, Monteiro). In Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.)

11. Das alternativas abaixo, a que não está de acordo com o texto é:

a) A assembléia foi realizada numa noite em que Faro –Fino não se encontrava na casa; b) Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia de atar um guizo ao pescoço de Faro-Fino;

c) Apenas um rato meio casmurro, pediu a palavra e prontificou-se a amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino;

d) A assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação porque ninguém tinha coragem de amarrar o guizo ao pescoço de faro-Fino.

(6)

6

12. ―Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão‖. A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a)

Seção;

b)

Cessão;

c)

Sessão;

d)

Secção.

13. Com o Novo Acordo Ortográfico, assim como a palavra ASSEMBLEIA, não devem ser acentuadas, pelo mesmo motivo, as palavras da alternativa:

a) Colmeia, geleia, ideia, heroi; b) Ideia; heroi, cauboi, heroico;

c) Paranoia, heroico, asteroide, Odisseia. d) Odisseia, ideia, fieis, chapeu.

14. ―Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repetir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidades artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração‖.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira.)

Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos entender que:

a) Gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.

b) É possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado. c) Amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.

d) Se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao ator em questão.

15. Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos ALTERA o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples. / Era uma simples poesia.

b) Possuía um sentimento vago. / Possuía um vago sentimento. c) Olhava uma parasita mimosa. / Olhava uma mimosa parasita. d) Havia um contraste eterno. / Havia um eterno contraste.

(7)

7 MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 16. Observe a imagem ao lado:

Se neste trapézio a base maior (B) mede dois metros a menos que a altura, e a base menor (b) mede quatro metros a menos que a altura, e sabendo que este apresenta uma área de 40m2, qual é o tamanho da base maior (B) deste trapézio?

a) 8 metros; b) 6 metros; c) 5 metros; d) 4 metros;

17. O triplo da altura de Pedro mais 35 cm é igual a 560 cm. Neste contexto, qual é a altura de Pedro?

a) 1m75cm; b) 1m68cm; c) 1m59cm d) 1m51cm;

18. Na escola municipal de Caçapava do Sul foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos para saber qual era o esporte praticado pelos pais nos finais de semana. Foram encontrados os resultados abaixo:

 100 pais praticam corrida;  150 pais praticam futebol;

 20 pais praticam os dois esportes;

 110 pais não praticam nenhum dos dois esportes;

Partindo destas informações é correto afirmar que o número total de país entrevistados na pesquisa foi de?

a) 380 pais; b) 360 pais; c) 340 pais; d) 270 pais;

19. Felipe recebeu um premio de R$ 22.000,00 da loteria no final de 2014, em janeiro de 2015 aplicou o dinheiro da seguinte maneira:

 40% do valor em poupança;

 35% do valor emprestou ao seu irmão Pedro, a uma taxa de juro simples de 1,3% ao mês;  25% do valor aplicou em ações na bolsa de valores;

Agora, após uma ano, em Janeiro de 2016 Felipe resgatou os valores com o intuito de comprar um carro. Sabendo que a poupança teve um rendimento médio de 0,8% ao mês (juro simples), e que a bolsa de valores teve uma queda de 7% no ano, qual foi o valor que Felipe conseguiu resgatar para comprar seu carro?

(8)

8 a) R$ 23.661,00

b) R$ 24.564,00 c) R$ 25.258,00 d) R$ 26.387,00

20. Maria recebe um salário de R$ 2.135,00 da prefeitura de Caçapava do Sul. Deste valor gasta 2/7 com o aluguel e 1/5 com o plano de saúde. Após efetuados estes pagamentos quanto sobra para Maria? a) R$ 427,00 b) R$ 610,00 c) R$ 958,00 d) R$ 1098,00 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. A Didática, enquanto reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem consiste em um processo multidimensional pautado nas dimensões técnica, humana e política. Em cada momento da história de nossa educação, a didática tomou formatos diferenciados a depender da tendência pedagógica acerca de cada cenário. A partir das várias concepções acerca da atuação do professor e das contribuições da didática à formação do professor, identifique a frase verdadeira com a letra V e a frase falsa com a letra F e, em seguida, marque a sequência CORRETA.

(...) Quando a ação do professor fundamenta-se numa didática instrumental, sua prática se dá de forma isolada; sem contextualização; a histórica; desvincula-se da problemática do ―para que‖ e do ―porque‖ ensinar; baseia-se no pressuposto da neutralidade científica e técnica e, reduz-se a apenas a dimensão técnica do processo de ensino-aprendizagem;

(...) Quando a ação do professor apoia-se numa didática fundamental, sua prática se dá de forma contextualizada; comprometida com a libertação e com a transformação social; considera a pesquisa e a realidade do aluno; faz-se uma mediação multidisciplinar, ou seja, leva-se em consideração o aspecto humano, técnico e político-social do processo de ensino-aprendizagem.

(...) A didática, no seio das tendências de cunho progressista, tem o papel de buscar uma formação de professores voltada para a construção de um sujeito reflexivo e crítico, capaz de contestar o modelo social e contribuir para formação de alunos conscientes e transformadores de sua própria realidade.

Podemos afirmar que a sequência correta é: a) V,F,F.

b) V,V,V. c) V,V,F. d) F,V,V.

22. O artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre:

a) 12 e 16 anos de idade. b) 12 e 18 anos de idade. c) 12 e 21 anos de idade. d) 13 e 16 anos de idade.

(9)

9

23. Com relação ao Planejamento Escolar analise as afirmativas a seguir.

I. É uma atividade de previsão da ação a ser realizada.

II. A base do planejamento é o Projeto Político Pedagógico, elemento de organização e integração das atividades escolares.

III. O currículo é, também, uma forma de planejamento escolar.

Estão corretas: a- Apenas I. b- Apenas II e III. c- Apenas I e II. d- Todas.

24. O contexto escolar atual exige que o processo de aprendizagem considere o aluno pesquisador, ativo, capaz de trabalhar em equipe de forma cooperativa e compartilhada. E que o conhecimento por ele adquirido esteja pautado em suas vivências e articulados a sua realidade social. Um conhecimento funcional, que contribua na prática para o desenvolvimento de novas competências e habilidades. É correto afirmar sobre situações de aprendizagem vivenciadas nas salas de aula:

a) Baseiam-se em atividades sem objetivos específicos, planejados pelo educador.

b) Fundamentam-se em atividades direcionadas e planejadas como objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

c) Consiste em atividades direcionadas apenas aos alunos que apresentam dificuldades. d) Funda-se em atividades recreativas elaboradas pelo educando.

25. Atividades que abordam a riqueza da diversidade que temos em nossa cultura, incluindo práticas sexuais e religiosas são fundamentais para auxiliar no processo de conscientização dos educandos sobre a importância de valorizar as diferenças para a construção de uma sociedade plena. Assim sendo, de que forma a escola, como cumpridora do seu papel social deve se planejar para combater as práticas de discriminação?

a) Estimular a realização de atividades curriculares relacionadas à diversidade, excluindo orientações sexuais e religiosas.

b) Apresentar profissionais de outras áreas para discutir temas transversais do currículo.

c) Evitar a discussão de assuntos voltados ao tema, considerando que a escola não está preparada para essa abordagem.

d) Desenvolver atividades curriculares que apresentem a importância da diversidade cultural em sua totalidade, incluindo orientações sexuais e religiosas.

(10)

10

26. De acordo com o documento elaborado pelo MEC - Indagações sobre o Currículo, diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem para o entendimento de currículo. Sobre o currículo podemos afirmar, exceto:

a) Contempla os conhecimentos a serem ensinados e aprendidos.

b) Trata dos planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.

c) Apresenta a grade curricular, com a seleção de conteúdos e técnicas, a ser transmitida pelos alunos

d) Aborda os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.

27. Sobre aspectos legais da educação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Constituição Federal de 1988 declarou, pela primeira vez, a educação como um direito social. ( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente garante a igualdade de condições para o acesso e a

permanência na escola.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que a educação é dever do Estado e da família.

As afirmativas são respectivamente: a) F,F,V.

b) V,F,F. c) F,V,V. d) V,V,V.

28. O ensino será ministrado, de acordo com a LDB 9394/96, baseado em vários princípios. Analise-os e em seguida assinale a opção que os contempla de forma correta:

1. Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. 3. Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

4. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

5. Valorização do profissional da educação escolar através da meritocracia. 6.Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

7. Gestão democrática do ensino público. Estão corretos:

a) 1,2,4,6,7. b) 2,3,4,5,6. c) 1,3,4,5,7. d) 3,4,5,6,7.

29. Em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem, temos as vastas contribuições de Vygotsky , este afirma que:

a) desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado. b) processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.

c) aprendizado alavanca o desenvolvimento devido ao estabelecimento das relações sociais. d) aprendizado e o desenvolvimento são coincidentes e contemporâneos.

(11)

11

30. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, segundo a LDB, será organizada de acordo com a seguinte regra comum: A carga horária... será de... horas, distribuídas por um ... dias de ... escolar, ...o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) mínima semestral ; 600 ; mínimo de 180 ; efetivo trabalho ; excluído b) mínima semestral ; 800 ; máximo de 200 ; trabalho ; incluído c) mínima anual ; 800 ; mínimo de 200 ; efetivo trabalho ; excluído d) máxima anual ; 900 ; mínimo de 180 ; trabalho ; excluído

31. São plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Estamos falando das:

a) Briófitas; b) Pteridófitas; c) Angiospermas; d) Gimnospermas;

32. A crosta terrestre possui várias camadas compostas por três tipos de rochas que são formadas pela mistura de diferentes materiais. Neste contexto, o basalto é classificada como:

a)

Rocha magmática;

b)

Rocha sedimentar;

c)

Rocha metamórfica;

d)

Nenhuma das alternativas anteriores;

33. Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. Neste contexto julgue as afirmações abaixo e complete com V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

( ). A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra.

( ). As mitocôndrias são organelas membranosas (envolvidas por membrana) e que têm a forma de bastão. Elas são responsáveis pela respiração celular, fenômeno que permite à célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos. A energia assim obtida poderá então ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas.

( ). As células produzem diversas substâncias necessárias ao organismo. Entre essas substâncias destacam-se as proteínas. Os lisossomos são organelas não membranosas, responsáveis pela produção (síntese) de proteínas nas células.

A sequencia correta de cima para baixo é:

a)

F – V – V;

b)

V – V – F;

c)

V – V – V;

d)

V – F – F;

(12)

12

34. A tabela periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos conhecidos, levando em conta diversas de suas características. Neste contexto, tendo como referencia a figura ao lado, é correto afirmar que:

a)

O ferro apresenta 26 elétrons localizados em seu núcleo;

b)

O ferro apresenta aproximadamente 55 nêutrons;

c)

O ferro tem número atômico 26;

d)

O ferro apresenta 26 prótons em sua eletrosfera;

35. Observe o texto abaixo:

“A _____________é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos

pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em __________) em sangue arterial (rico em

______________).”

assinale a alternativa que completa de forma correta as lacunas no texto.

a)

Hematose – gás carbônico – oxigênio;

b)

Hematose – oxigênio – gás carbônico;

c)

Difusão - gás carbônico – oxigênio;

d)

Difusão - oxigênio – gás carbônico;

36. Podemos dizer que uma das principais finalidades do estudo da Óptica é o entendimento da visão humana. Sendo assim, dizemos que o globo ocular, isto é, o olho, é o elemento básico da nossa visão. O olho pode ser descrito basicamente como sendo uma caixa esférica, que possui um sistema de lentes à frente e uma membrana fotossensível no fundo, onde a imagem é formada. Nesta perspectiva julgue as afirmações abaixo sobre os defeitos de visão e complete com V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

( ). A miopia é um defeito que não permite a visão nítida de um objeto ao longe, o foco imagem do olho está antes da retina e dessa forma, a imagem de um objeto distante forma-se antes da retina. O olho míope apresenta uma excessiva convergência ou um alongamento na direção do eixo anteroposterior, o que leva a um encurtamento da faixa de visão. Sendo assim, o míope apresenta dificuldade para enxergar ao longe, porém, enxerga muito bem a curtas distâncias. A miopia pode ser corrigida fazendo uso de lentes convergentes.

( ). A hipermetropia é caracterizada por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída, em relação ao olho normal. Em consequência, se o olho não estiver realizando esforço de acomodação, o foco imagem estará depois da retina. Para que o hipermetrope possa enxergar nitidamente objetos próximos a ele, deve-se fazer o uso de lentes divergentes ou com cirurgias que modificam a curvatura da córnea.

( ). O astigmatismo consiste em uma imperfeição do olho (córnea) cujo raio de curvatura varia conforme a secção considerada. Por isso a luz sofre refrações diferentes nas diferentes secções. Consequentemente, a imagem que se forma na retina do olho astigmático apresenta deformações. A correção para o astigmatismo é feita usando lentes cilíndricas, que podem ser convergentes ou divergentes.

(13)

13

a)

V – V – V;

b)

V – V – F;

c)

F – F – V;

d)

F – V – F;

37. As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e até mesmo animais do Filo Arthropoda. Nesta perspectiva leia o texto abaixo:

“É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Esta doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.”

O texto acima faz referencia a qual doença sexualmente transmissível? a) Clamídia;

b) Sífilis; c) Gardnerella;

d) Pediculose pubiana;

38. Metais pesados são metais quimicamente e altamente reativos e bioacumulativos, ou seja, o organismo não é capaz de eliminá-los. Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos. Quando metais são lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar. Dentre as alternativas abaixo assinale a alternativa que representa um metal que não é classificado como metal pesado.

a) Mercúrio; b) Cádmio; c) Chumbo; d) Magnésio;

(14)

14

39. O fígado é um órgão que auxilia não apenas o processo digestório, mas participa diretamente do metabolismo de diversos tecidos corpóreos. Neste contexto, julgue as afirmações abaixo sobre as funções do fígado.

I.

Ajuda a regular as taxas de glicose (açúcar) no sangue, armazenando carboidratos na forma de glicogênio, posteriormente liberado conforme a necessidade do organismo;

II.

Atua como reserva de sangue, pois contêm concentração de sangue referente a um quarto do total que circula no corpo.

III.

Realiza a retenção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (B12 - fator antianêmico), bem como promove a estocagem de sais minerais como ferro e cobre, assimilados durante a digestão.

Pode-se afirmar que são funções do fígado as afirmações: a) I apenas;

b) I e II apenas; c) I e III apenas; d) Todas;

40. Tendo por referencia o Reino Animalia julgue as afirmações abaixo:

I. Excetuando as esponjas (Filo Porifera), todos os animais possuem os sistemas nervoso e digestório e também tecidos; sendo diblásticos somente os cnidários. O restante dos animais, excluindo esses dois grupos, são triblásticos.

II. Os invertebrados são aqueles animais desprovidos de caixa craniana e coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal. De maneira geral, a ausência dessas estruturas é a semelhança mais íntima entre os representantes desse grupo, uma vez que são organismos muito heterogêneos, já que pertencem a filos distintos.

III. Os vertebrados são todos aqueles animais que apresentam necessariamente caixa craniana e coluna vertebral, sendo que pertencem ao Filo Chordata, que possui três subfilos: Subfilo Urochordata, Subfilo Cephalochordata e Subfilo Craniata.

Pode-se afirmar que são verdadeiras as afirmações: a) I e II apenas;

b) I e III apenas; c) II e III apenas; d) Todas;

Referências

Documentos relacionados

Para Hoyer e Maclnnis (2011), as pesquisas de satisfação do cliente são muito realizadas devido ao crescimento do movimento da qualidade total entre as empresas e têm como objetivo

O Ministério do Esporte publicou portaria que estabelece parâmetros para o uso de recursos públicos em despesas administrativas por entidades ligadas à gestão do esporte

Em complemento, Antonello (2005) explica que a aprendizagem é um conceito dinâmico, que engloba mudança contínua e que integra os níveis individual, grupal e

O que segundo Agostinho se manifesta no culto popular do Espírito Santo, invoca- ção do absoluto para além das suas diferentes representações, religiosas ou não, é que o

(B) o SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados apenas pelos Estados e Distrito

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como