• Nenhum resultado encontrado

Rondó. Material: Cartolina fina branca ( comum ou tipo Bristol), vareta de madeira com 34,5 cm de comprimento e seção quadrada de 5 x 5 cm.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rondó. Material: Cartolina fina branca ( comum ou tipo Bristol), vareta de madeira com 34,5 cm de comprimento e seção quadrada de 5 x 5 cm."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Rondó

Material:

Cartolina fina branca ( comum ou tipo Bristol), vareta de madeira com 34,5 cm de comprimento e seção quadrada de 5 x 5 cm. o Rondó é um planador de longo alcance, onde o ar que entra pelos tubos contribui para au-mentar a propulsão. Para a construção deste modelo, serve quase qualquer tipo de cartoli-na ficartoli-na ou tipo Bristol. Apecartoli-nas os tubos é que são feitos de folha de sulfite.

Em primeiro lugar, desenhe as superfícies de sustentação de acordo com a folha de moldes e recorte-as com uma tesoura ou cortador de papel. Em seguida, transporte para a cartolina as partes laterais da popa, recorte-as e marque as dobras superiores segundo a linha tracejada. Dobrando nessas linhas vão surgir as orlas que serão coladas à asa traseira. Os tubos de propul-são serão feitos com pedaços de papel no tama-nho de 9,5 x 11 cm, que serão enrolados no sen-tido do comprimento até obter um diâmetro de 2,5 cm. Ao enrolar, eventualmente usando um cabo de vassoura, aplique cola repetidamente no sentido transversal à direção do enrolamento.

Antes da construção, as peças deverão ser pintadas, se houver tal desejo. Use lápis de cor, de cera ou caneta hidrocor para um design ar-tístico de sua própria escolha.

A montagem se realiza colando as partes entre si, segundo a seqiiência mostrada. Mar-que as posições (superfícies de colagem) sobre a vareta de madeira. Cole,a superfície de sus-tentação (asa principal) exatamente em sua li-nha do meio. Eventualmente, reforce afixação colando por baixo uma tira de papel ou fita ade-siva. Deixe tudo secar bem.

O próximo passo é fixar os tubos e a super-fície de sustentação traseira, como está indica-do na folha de moldes.

Carregue a dianteira do avião com boli-nhas de chumbo, recorte lemes à frente da asa principal e estamos prontos para o teste de vôo.

Indicações de segurança:

Antes de cada vôo, fixe uma segunda prote-ção sem pontas sobre o bico do avião.

Só lance o avião quando não houver ninguém na área de vôo.

(3)
(4)

Falcão

tudo com as medidas exatas, ou através do mé-todo da perfuração dos pontos principais com a ponta do compasso, descrito na página 16, na introdução ao capítulo. Ao desenhar a superfí-cie de sustentação, é interessante já traçar a li-nha do meio, pois isso facilita mais tarde o as-sentamento sobre a vareta de madeira.

,

E preciso um pouco de treino e bastante cau-tela no manejo do cortador de papel. A lâmina deve estar bem afiada. Firmar uma régua ao lon-go das linhas de corte possibilita cortes perfeitos.

A aresta inferior do "cockpit" e do leme ver-tical traseiro deve ser recortada com grande pre-cisão e em ângulo reto, porque essas peças se-rão mais tarde assentadas verticalmente, tanto sobre a superfície de sustentação como sobre a vareta de madeira. Na parte inferior do avião acrescente as peças de superposição (ver folha de moldes) na espessura do papelão usado.

Material:

Papelão ondulado, vareta de madeira de 51 cm de comprimento e seção quadrada de 6 x 6 cm ou 5 x 5 cm, varetas de churrasco.

Para a construção deste avião, é melhor usar papelão de embalagem ou cartonagem ( de apa-relhos eletrônicos, computadores etc. ), que con-siste num papel cartão com uma camada inter-na ondulada. O de boa qualidade é fino e se distingue pela leveza e pela alta estabilidade.

O Falcão tem uma envergadura de 60 cm, o que lhe confere um longo tempo de vôo. No entanto, o vôo deste "pássaro" exige algum exercício. O "cockpit" cabine do piloto se as-senta na parte superior da superfície de susten-tação (asa) principal, avançando um pouco para frente. O leme traseiro pode ser móvel.

Todas as peças devem ser cuidadosamen-te transferidas para o papelão, ou desenhando

(5)
(6)

o leme vertical da cauda pode ser construído de modo a ser fixo ou móvel. Sua montagem está indicada na folha de moldes. Após recortá-lo, enfie por cima uma vareta de churrasco passando pela abertura do papelão (ver foto acima). Deixe a vareta com uma fol-gade 3 mm.

A montagem de todas as partes se efe-tua nas posições indicadas na vareta de ma-deira. Os construtores de aviõezinhos mais versados começam pela colagem da super-fície de sustentação. Após cada etapa do trabalho, deixe secar bem as partes cola-das; eventualmente mantenha as superfí-cies sob pressão.

Em seguida podem-seassentar o "cockpit" e o leme posterior. Não use cola na parte móvel do leme. Em vez disso, aperte para dentro a varetinha circular até finná-la. Agora está pronto o leme.

O F alcão pode também ser feito com um leme fixo, que está igualmente representado na folha de moldes.

Para que a superfície de sustentação (asa maior) tenha uma ligação firme com a vareta de madeira, serão coladas duas superfícies tri-angulares na parte inferior contra a asa e a vareta. Se for necessário, faz-se o mesmo na asa trasei-ra. Essa técnica de reforço pode também ser usada na construção de outros aviões.

(7)

ta, por exemplo, se dá quando o leme vertical é virado à direita e, na superfície de sustenta-ção, o leme da esquerda é voltado para baixo e o da direita para cima. Atenção: um lançamento com muita força leva à desfiguração do vôo.

As propriedades de vôo podem ser melho-radas se as arestas dianteiras da asa principal e do declive do leme traseiro forem arredonda-das com fita adesiva (ver p. 31, desenho 4). Por fim, serão coladas no F alcão tiras

deco-rativas discretas. Depois, o avião será balance-ado com bolinhas de chumbo até que se obte-nha o movimento de vôo desejado (ver foto acima, à direita). Para o direcionamento da nave serão ainda recortados lemes na asa principal. Quanto mais largos e mais afastados forem esses lemes, tanto maior será o rendimento.

1-Vôo em curva:

Manter fixo durante o vôo o leme vertical traseiro, com fita adesiva ou com outra vareta. Em princ~'p. , a manobra se produz em combi-nação co os lemes recortados na superfície de

sustentaç- principal. Uma curva para a

direi-Indicações de segurança:

Antes de cada vôo, fixe uma segunda pro-teção sem pontas sobre o bico do avião.

Só lance o avião quando não houver nin-guém na área de vôo.

(8)

Planador Fun-Flyer (pronúncia:

fan-flaia)

Material:

Papelão ondulado, vareta de madeira de 42 cm e seção de 5 x 5 cm ou de 6 x 6 cm.

As asas do nosso Fun-Flyer foram feitas com o invólucro de papelão, dentro do qual foi mandado um calendário grande. O carimbo dos Correios, a etiqueta com o endereço e restos de fita adesiva foram cobertos por fitas coloridas e por um piloto de brincadeira. Todas essas impressões no papel podem até emprestar um charme especial ao avião em questão.

Fizemos o Planador com o papelão de uma caixa dobrável. Como as formas do avião já são muito expressivas e concisas, bastou um desenho básico de linhas. Com papellustro-so, nas tonalidades apropriadas, colamos tiras em forma de pontas dirigidas para frente.

Como se pode perceber pela ilustração, o método de construção de ambos os aviões é o mesmo. A diferença fica por conta do acaba-mento final. Enquanto que, no Planador, é fi-xada por baixo uma fuselagem, o Fun-Flyer recebe apenas um piloto em miniatura.

A construção é, portanto, bastante simples; um pouco mais difícil, porém, é o corte da cartonagem. Após desmontar a caixa, dese-nhe com cuidado as partes do avião sobre o papelão, de acordo com a seqtiência. Em se-guida, com a ajuda de uma régua comprida e de um cortador de papel (ou de tapete) bem afiado, recorte tudo. Durante o corte,

pressio-ne a régua com firmeza para que não se deslo-que. Conduza o cortador sempre num plano ver-tical. Se for possível, trabalhe a dois. Também é possível cortar a maioria dos papelões com uma boa tesoura, o que é menos perigoso, so-bretudo para as crianças pequenas.

A montagem das peças (asas, lemes, fusela-gem) é feita com cola apropriada para papelão. Todas as peças são coladas sem a formação de pontas. Como no caso do Falcão, reforços na face inferior da asa (ver foto na p. 27) aumen-tam a durabilidade das aeronaves.

Como o Planador aterrissa sobre a fusela-gem e como esta área já é especialmente carre-gada, deve-se fazê-la duplicada com papelão não muito sólido.

Após a montagem do avião, cole adornos co-loridos ou pinte com pincel atômico emblemas ou bandeiras. Asas brancas com pautas simples têm também aspecto muito bom.

O balanceamento é feito com presilhas de chumbo; o Fun-Flyer pode também ser carre-gado na frente com um precarre-gador de roupas. Após o teste de vôo, cole com firmeza a presi-lha de chumbo.

Um vôo planado mais estável será obtido se a parte externa das asas for dobrada para cima (ver desenho na p. 30).

Indicação de segurança:

Só lance o avião quando não houver ninguém na área de vôo.

(9)
(10)

Observações Finais

Todos os aviões apresentados tiveram sua aptidão de vôo testada em diferentes condi-çÕes térmicas. Aviões de papel e planadores de papelão não suportam correntes de ar for-tes, sendo, portanto, adequados para o exteri-or apenas quando não há vento, ou quando no calor o vento é ascendente. No caso dos pla-nadores, pequenas diferenças no material uti-lizado e mínimas alterações na forma (asas

retorcidas, por exemplo) induzem outro com-portamento de vôo. Por meio de experiências de vôo, um melhor balanceamento e modifica-çÕes construtivas, é sempre possível obter bons resultados nos vôos.

-Graduar a inclinação das asas, e curvar de leve para cima nas laterais, sem que se for-mem dobras (desenho 1).

(11)

3

4

Transferir mais para a frente as asas prin-cipais.

A área ou raio de vôo deve estar livre de obstáculos. Não permitir que os aviões ater-rissem na grama úmida.

Dobrar a asa em ambos os lados para cima (desenho 2).

Para estabilização do vôo, carregar la-teralmente as asas enfiando parafusos (desenho 3).

Arredondar as arestas dianteiras das asas com fita adesiva (desenho 4).

As varetas podem ser encurtadas à frente Quando se acrescenta lastro (oeso).

(12)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

lndices para catálogo sistemático:

I .Aviões de papel: Trabalhos manuais: Ensino de] o grau 372.55 2. Dobraduras: Trabalhos manuais: Ensino de] o grau 372.55

COLEÇÃO BRINCANDO COM DOBRADURAS

-Dobraduras para crianças -Dobrando papel com a imaginação -Aviões de papel -Cataventos coloridos e divertidos -Criatividade em papel -Fantoches, bonecos articulados e cia -Tudo sobre festa infantil -Enfeites de janela

Copyright: Christophorus- Verlag GmbH Freiburg -Alemanha Tradução: José Carlos M. Barbosa

Desenhos: Ludwig Kõbler e Anne Marie Friedel Fotos: Ulrike Schneiders

Paulinas

Av. Indian6polis, 2752- 04062-003- São Paulo -SP http:llwww.paulinas.org.br- editora@paulinas.org.br

Referências

Documentos relacionados

O caso relatado e o levantamento de publicações relacionadas chamam a atenção para uma situação que pode estar presente no cotidiano das enfermarias de hospitais em toda a área

Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a um avançado estágio da interdependência de todos os

Através da conclusão da Teoria do rédito de Zappa (Il reddito di impresa, 2ª edição, Milão, 1946), pode identificar que era necessário estabelecer relações lógicas mais fortes

CARTOGRAMAS (Mapas Temáticos)– em geral, os cartogramas são definidos como mapas sobre os quais são inseridas informações qualitativas ou quantitativas. Os cartogramas

O Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 48.107, de 29 de dezembro de 2020 (MINAS GERAIS, 2020), permitiu que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) seja

O curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, na modalidade presencial, tem como objetivo geral qualificar profissionais para auxiliar nos

(C) Visto que a transitoriedade seja muito triste, dirão os senhores que não replico, enquanto seja ela a alma do ser.... (D) Mas os senhores dirão que a transitoriedade é muito

De fato, o próprio relatório enfatiza que o critério adotado em seu embasamento para analisar o jovem é biológico, "pouco importando o seu desenvolvimento