• Nenhum resultado encontrado

Passo a passo para organizar um. Destination Wedding

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Passo a passo para organizar um. Destination Wedding"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

P a s s o a p a s s o p a r a o r g a n i z a r u m

(2)
(3)

-Destination Wedding é o nome dado aos casamentos realizados fora do estado ou país que os noivos

resi-dem. A grande e bela variedade de destinos turísticos nacionais e internacionais vem convencendo cada vez mais os casais a apostarem nessa aventura romântica. Mais do que uma celebração, esse tipo de casamento promove uma experiência inesquecível não só aos noivos, como a todos os envolvidos.

As vantagens de casar no estilo Destination Wedding são bem visíveis. Como estamos falando de uma viagem, a comemoração do casamento já começa desde o embarque dos noivos e convidados para a cidade es-colhida. Em vez de ser apenas uma noite de festa, a data é estendida para um final de semana inteiro, ou até mais. A experiência com familiares e amigos será relembrada por todos como uma divertida e romântica viagem.

Outra grande vantagem é a possibilidade de realizar a cerimônia e a lua de mel em um só lugar.

Seja na praia, campo, montanha, vinícolas ou em um castelo histórico, planejar um Destination Wedding, quan-do comparaquan-do à organização de uma cerimônia tradicional, exige maior dedicação e atenção quan-dos noivos

para alguns detalhes. A distância entre o casal e local do evento tender a trazer mais complexidade em

al-guns pontos do planejamento, como na decoração e contratação de serviços terceirizados. Porém, seguindo um bom roteiro, as chances de algo não dar certo são poucas. A primeira dica é planejar o casamento com no mínimo 12 meses de antecedência. av

Para que nenhum detalhe passe despercebido, nesse e-book vamos explicar detalhadamente o passo a

pas-so para organizar um Destination Wedding. Pegue o seu caderninho e faça o seu checklist!

(4)
(5)

“Por onde começar?”, essa é uma pergunta bastante comum entre aqueles que estão iniciando os pre-parativos de um casamento. Falando de Destination Wedding, é normal que as pessoas se sintam ainda mais perdidas. Abaixo vamos apontar os primeiros passos para começar a planejar o seu casamento fora do país:

2.1 ORÇAMENTO

O orçamento é a principal condição que rege o planejamento de um casamento. É ele que vai

de-terminar o andar de todos os demais fatores da cerimônia. Logo, é importante definir com cautela o quanto estão dispostos a gastar. É normal que aconteçam alguns imprevistos que vão exigir dos noivos uma grana extra além do que estava planejado. Portanto, não se esqueça de deixar um uma quantia do orçamento reservada para emergências. Assim vocês não serão pegos de surpresa com caso ocorra essa situação. De acordo com o orçamento, é possível definir os demais itens da lista, como o destino e local da cerimô-nia, número de convidados, hospedagem, ambientação, decoração, buffet, serviços, dentre outros trâmites.

Os noivos possuem livre-arbítrio para escolher se vão ou não arcar com as despesas dos convi-dados. Esse fator também interfere diretamente no orçamento final do casamento, porém falaremos a

res-peito disso com mais detalhes no item 2.4 desse e-book.

(6)

2.2 ESCOLHA DO DESTINO

Após definir o orçamento, o próximo passo é decidir aonde o casamento será realizado. É normal que os noivos já tenham em mente a cidade em que sonham casar, se será em destino nacional ou internacio-nal e em qual ambiente (praia, campo, montanha, etc.). Porém, esse é o momento para colocar o ponto final sobre o local que será o pano de fundo de um dos dias mais importantes de suas vidas.

Porém, antes da decisão final, é importante pesquisar a respeito da cidade, checar se ela tem infraestrutura suficiente para acomodar a festa e os convidados, visto que esse fator também influência no orçamento final, se já realizou casamentos desse tipo anteriormente e quais são os feedbacks, se tem boas opções de hospedagem e serviços, etc.

Muitas cidades já contam com uma boa infraestrutura, sendo muitas delas até referência para esse tipo de evento. O clima litorâneo está entre os favoritos para Destination Wedding. Cancun, no México, é um exemplo de cidade bastante requisitada para a realização de cerimônias. Além da paisagem natural de tirar o fôlego, a cidade possui hotéis com boa infraestrutura, gastronomia diferenciada e diversos pro-gramas diurnos e noturnos que complementam toda a magia da viagem.

Após decidir o local em que a cerimônia será prestigiada, é hora de dar o próximo passo.

(7)

2.3 ESCOLHA DA DATA

Depois de decidir exatamente aonde será realizado o seu casamento, o próximo passo é definir quando será o grande dia. Quanto mais cedo a data do casamento for determinada, melhor será a

logís-tica de compras, alugueis e contratação de serviços. Além disso, também é importante comunicar a

data com antecedência para emitir o Save the Date, possibilitando que os convidados se programem o quanto antes.

Há alguns critérios que podem influenciar na decisão da data do casamento, um deles é o tempo. Pesqui-se sobre o clima da cidade que você vai realiza-lo, principalmente Pesqui-se acontecerá ao ar livre. Assim, você pode evitar épocas em que há grandes índices de chuvas ou outros fatores climáticos que podem interferir no sucesso do evento.

Se a cidade escolhida tem grande fama turística, é recomendável evitar as épocas de alta

tem-porada. Isso porque os valores tendem a aumentar, principalmente com hospedagem e transporte. É claro

que se dinheiro não for problema, não há o porquê de se preocupar. Porém, se está buscando economia, é interessante escolher uma data menos movimentada.

Para os casais que desejam casar em um dia muito específico, é importante fazer as compras e reservas com o máximo de antecedência, assim garante a disponibilidade de todos os trâmites.

(8)

2.4 LISTA DE CONVIDADOS

Esse tópico costuma ser polêmico quando se trata de Destination Wedding. Ao pensar na lista de con-vidados, algumas questões são levantadas: quantas pessoas podem ser convidadas? Quem convidar? Quem iria?

Os noivos têm a opção de arcar ou não com os custos de transporte e hospedagem dos convidados. Se a primeira opção for viável, a lista de presença tende a ser vasta. Já na segunda opção há o risco de maiores desistências. Sabe-se que em média 20% da lista de convidados não comparecem a um casa-mento. Esse número tende a ser ainda maior em um Destination Wedding.

Por envolver gastos maiores e exigir mais tempo de planejamento e disponibilidade, em comparação a uma cerimônia tradicional, a maioria dos Destination Wedding são realizados no estilo Mini Wedding, que corresponde a um número pequeno de convidados (média máxima de 50).

(9)

Se surgir dificuldades sobre como determinar quem será convidado, visto que o número deve ser reduzido,

temos algumas dicas valiosas para enxugar a lista de convidados, confira:

- Limite o número máximo: esse é o primeiro passo para montar a sua lista de convidados. Esse número deve

ser baseado de acordo com o tamanho do casamento que deseja realizar e o orçamento disponível.

- Amigos: nessa situação, a intimidade conta bastante. Inclua na sua lista de casamento apenas os

ami-gos mais íntimos. Não se sinta na obrigação de ter que convidar todo mundo, um Destination Wedding por si só já remete a uma cerimônia mais intimista.

- Parentes: quando se trata de parentes, a decisão tende a se tornar ainda mais difícil. Por envolver pessoas

com contato muito próximo umas das outras, há a insegurança e o medo de gerar conflitos. Porém, não há porquê convidar os parentes mais distantes, a não ser que, por exceção, algum deles seja indispensável.

- Faça triagens da lista: essa dica pode não soar muito bem, porém é recomendável classificar as

pes-soas de acordo com o nível de importância na vida do casal. Dessa maneira é possível fazer uma triagem e diminuir a lista ainda mais.

Alguns Destination Weddings são realizados de forma ainda mais intimista, sem a presença de convida-dos, apenas do cerimonialista. Esse tipo de casamento é chamado de Elopement Wedding, ou Casa-mento a Dois, e são muito realizados em paisagens paradisíacas, principalmente em ambiente praieiro.

(10)
(11)

A maioria das aquisições do casamento deverão ser realizadas com fornecedores e vendedores da ci-dade que acomodará a cerimônia, porém há algumas coisas que podem ser compradas na sua própria cidade. Confira a lista:

3.1 CONVITES

Caso seu casamento não tenha convidados, pule essa parte!

Com a lista de convidados já fechada, o próximo passo é elaborar os convites do seu casamento. Para garantir o maior número de presenças possível, é recomendável envia-los com, no mínimo, um ano de an-tecedência, já que não estamos falando de um simples evento mas sim de uma viagem. Logo, os convites de casamento deve ser uma das primeiras coisas a se preocupar. Para os padrinhos eles precisam ser di-ferenciados, pois, além de estar convidado para a cerimônia, você também estará os chamando para aceitarem ser essa figura tão importante do casório.

A criatividade deve ser a sua maior aliada. Você pode usar elementos que rementem a cidade do Desti-nation Wedding, ou do ambiente que ele será realizado, por exemplo. Surpreenda seus convidados desde o primeiro contato com o seu casamento. Abaixo vamos apresentar algumas ideias criativas, não há limites para a imaginação, explore-a:

(12)

Compras na sua cidade

(13)

3.2 PASSAGENS AÉREAS

Dependendo do destino do casamento, principalmente no caso dos internacionais, as passagens

aére-as são uma daére-as compraére-as mais caraére-as de um Destination Wedding. Sabe-se que quanto mais tarde elaére-as

forem feitas, maior o valor tende a ficar. Além da economia, adquiri-las com o máximo de antecedência também previne o risco de indisponibilidade de poltronas no voo e dia desejado.

Já pensou em compartilhar o mesmo voo com todos os seus convidados, rumo a uma das viagens mais incríveis de suas vidas? A comemoração já começa desde o embarque! Mas para isso, é

indispen-sável realizar a compra com no mínimo 10 meses de antecedência, assim é garantido que haja poltrona disponível no mesmo voo para todos os convidados.

Outros fatores também influenciam nos valores das passagens aéreas, como épocas de alta temporada, estação climática, férias, feriados, festas de fim de ano, etc.

(14)

3.3 TRAJES

Os trajes do casamento também devem ser comprados/alugados muito antes do grande dia. Esse item deve ser pensando com muito carinho, principalmente o vestido da noiva que é uma das coisas mais es-perada e comentada de qualquer casamento. Como a maioria dos Destination Wedding são temáticos e realizados ao ar livre, é preciso adequar o traje a ocasião. Por exemplo, em casamentos na praia ou campo, não é recomendável o uso de roupas com tecidos escuros e muito pesados.

Claro que não há regras, cada um deve se vestir da maneira que quiser e como se sentir confortável, princi-palmente no seu grande dia. Porém, para quem tem medo de se arriscar, separamos algumas dicas valiosas.

(15)

Se você noiva não faz ideia de qual vestido escolher para casar na praia, a gente separou alguns exem-plos que são um verdadeiro match nessa ocasião:

Compras na sua cidade

Imagens meramente ilustrativa Imagens meramente ilustrativas

(16)

Se o casamento for indoor, como em uma igreja ou castelo, por exemplo, é interessante explorar mais o lu-rex, paetê, brilho, sobreposições e tecidos mais pesados, como nos exemplos a seguir:

Compras na sua cidade

(17)

Os homens também devem se atentar na escolha do traje para não correr o risco de errar na ocasião. Para casamentos na praia ou campo, é interessante também seguir a mesma linha da noiva e optar por tecidos mais leves, como nos exemplos:

Compras na sua cidade

(18)

Noivos que vão casar em ambientes fechados podem abusar da sofisticação sem medo de serem felizes. Confira alguns exemplos:

Compras na sua cidade

(19)

Caso queria uma cor específica para o vestido das madrinhas e traje dos padrinhos, os mesmos também devem ser comunicados com bastante antecedência. Separamos alguns exemplos de trajes de padrinhos em um Destination Wedding. Inspirem-se!

Compras na sua cidade

(20)

Compras na sua cidade

(21)

3.4 LEMBRANCINHAS

Caso seu casamento não tenha convidados, pule essa parte também!

Esse tópico não é obrigatório para todos os casamentos, mas, se você quer presentear seus convidados ao final da sua festa, é interessante encomendar e comprar as lembrancinhas bem antes do dia da cerimô-nia. Isso por que é mais fácil encontrar valores mais em conta, quanto garantir que tudo seja entregue antes ou no prazo estipulado. Porém, para facilitar os trâmites com as bagagens, há quem prefira encomendar as lembrancinhas com fornecedores da cidade que acontecerá o casamento.

Assim como os convites, pode abusar da autenticidade na escolha das lembrancinhas. Engana-se quem acha que para surpreender os convidados é necessário investir um valor alto no brinde. Com uma boa pitada de criatividade, é possível oferecer lembrancinhas incríveis que vão muito além dos tradicionais bem-casados, como nesses exemplos:

Compras na sua cidade

(22)
(23)

Agora vamos falar de alguns serviços que devem ser contratados para acomodar e atender os noivos e padrinhos ao desembarcarem na cidade. Esses serviços também precisam ser reservados com antecedên-cia, assim garante a disponibilidade de tudo.

4.1 HOSPEDAGEM

Como já foi dito, os noivos não têm a obrigação de arcar todos os custos com hotel dos convidados, porém eles precisam apresentar ou oferecer boas opções de hospedagem. É preciso ter senso e oferecer hotéis com valores que sejam compatíveis com o bolso de cada um. Visando economia, é recomendável acomodar-se no mesmo hotel que acontecerá a cerimônia, assim facilita a negociação de pacotes pro-mocionais e descontos. Muitos hotéis oferecem o serviço All Inclusive, pacote que além da hospedagem inclui três refeições diárias e alguns programas dentro das dependências do hotel, sendo também uma boa opção para noivos e convidados.

(24)

4.2 PROGRAMAÇÃO

Aqui você vai colocar em uma lista todos os programas que deseja fazer durante a sua viagem romântica, incluindo a cerimônia do casamento. Provavelmente não haverá tempo suficiente para fazerem tudo que desejam, afinal, em uma viagem a um destino novo o que não falta é coisas para conhecer e passeios para realizar. É hora de colocar na balança o que vale a pena ou não vale investir o tempo. Monte um cronograma diário com os horários e passeios que irão fazer. Pesquisem as atrações da cidade e esco-lham as que mais combinam com vocês e seus convidados.

(25)
(26)

Chegamos a um dos mais importantes tópicos desse e-book. Agora é o grande momento de organizar todos os trâmites necessários para que dê tudo certo em um dos melhores momentos de suas vidas. Em um Destination Wedding, é comum a realização da cerimônia e da festa no mesmo ambiente, em especial quando ocorrido nas dependências de hotel ou em um castelo. Aqui, cada detalhe é importante para que tudo saia como sempre sonharam. Mão na massa e voilà!

5.1 ALUGUEL DO ESPAÇO E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Bom, como já dissermos, é comum realizar o casamento nas dependências do hotel em que estão hospe-dados. Em algumas cidades, como em Cancun, no México, só é possível realizar cerimônias do tipo nos hotéis quatro ou cinco estrelas. Se não for o seu caso, contrate o espaço, bem como os serviços tercei-rizados (decoração, buffet, foto e vídeo), com bastante antecedência para garantir disponibilidade de tudo e também os melhores preços.

Economize no

(27)
(28)

Realizar um Destination Wedding requer maior atenção em alguns detalhes e menos preocupação em outros. Porém, para não haver dores de cabeça ao planejar o casamento dos sonhos fora do país, recomendamos sempre contar com a ajuda de especialistas no assunto. A SENSES planeja e faz as-sessoria de eventos românticos em Cancun e região.

Uma ajudinha sempre cai bem!

e entenda melhor como funciona.

(29)

w w. s e n s e c a n c u n . c o m . b r

Referências

Documentos relacionados

Remoto – Quando este LED estiver aceso, indica que o painel MBDCI-Local esta em modo REMOTO, ou seja, os comandos de partida e/ou parada do motor diesel serão executados pelo

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e

Resumo da análise de variância efetuada para Densidade básica (DB), comprimento de fibra (CF), espessura da parede da fibra (EPF), comprimento de vaso (CV), diâmetro de vaso

Dessa distância, é impossível errar, e a criatura tomba sobre a mesa. Um burburinho junto à porta indica que você foi observado, e o que quer que estivesse espiando você,

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de

Com essa pesquisa, propusemo-nos a conhecer algumas questões relacionadas às práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental: como essas

Subsidiariamente, requer a redução do valor excessivo dos danos morais, para que se evite o enriquecimento ilícito dos autores, bem como a correção do termo a quo da