• Nenhum resultado encontrado

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO NO STRICTO SENSU EM DESIGN NO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO NO STRICTO SENSU EM DESIGN NO BRASIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

XIII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017 SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRODUZIDO

NO STRICTO SENSU EM DESIGN NO BRASIL

André Luis Marques da Silveira1

1. Introdução

Este documento técnico descreve os objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusões preliminares da pesquisa intitulado “A produção Científica em Programas de Stricto Sensu em Design no Brasil” que tem por objetivo a coleta, tratamento e analise de dissertações e Teses dos cursos de Stricto Sensu em Design no Brasil, produzidas durante o período de 2008 até 2017. Para tanto, os pesquisador efetuaram a coletada e o cadastramento de 1079 trabalhos em uma base de dados para identificação do título do trabalho, do nome do estudante, a temática da pesquisa, o(s) problema(s) de pesquisa, a justificativa da pesquisa, os objetivos gerais e específicos, a(s) metodologia(s) científica(s) e de projeto adotadas, o referencial teórico utilizado, dentre outras questões pertinentes à estrutura de uma dissertação. Após, os dados foram agrupados segundo o critério lexical (sentidos próximos ou sinônimos) para extração/identificação de informações, tais como: termos recorrentes, autores e obras mais requisitados, conteúdos trabalhados, linhas de pesquisas, dentre outros. Para proceder a catalogação e análise dos dados adotou-se, por exemplo, as seguintes classificações: taxonomia proposta por Nigel Cross (2007); reflexão sobre a pesquisa em Design desenvolvida por Anna Calvera (2006) e Van der Linden (2009); as áreas de concentração da pesquisa em Design definidas pela CAPES (2010), dentre outras. Como resultado concluiu-se que é observável a construção da identidade dos programas em relação às áreas de concentração da pesquisa em Design. É neste cenário que esta pesquisa se inseri, buscando aprofundar a discussão a cerca da produção científica em Design, por meio da sistematização do conhecimento produzido na área.

2. Objetivos atingidos e não atingidos

O objetivo de mapear as dissertações e teses desenvolvidas e aprovadas nos cursos de stricto sensu em Design no Brasil no período de 2008 a 2017 foi atingido parcialmente. Coletou-se cerca de 1274 dissertações do período e processou-se 1079 destas. Efetuou-se o cadastro, categorização e geração de dados estatisticos destes trabalhos. Além disto, disponibilizou-se estas informações em um site para consulta online.

(2)

XIII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017 3. Metodologia

O estudo adotou a técnica de análise de conteúdo da autora . O corpus de investigação compreendeu 1079 dissertações e teses, produzidas no período de 2008 a 2017, por programas recomendados pela CAPES. Os trabalhos foram cadastrados em uma base de dados segundo: autor, título do trabalho, data da defesa, nota, parecer da banca, temática da pesquisa, problema(s) de pesquisa, etc. Após, concebeu-se categorias de analise - aplicáveis ao corpo das dissertações - para identificação de informações, tais como: termos recorrentes, autores e obras mais requisitados, conteúdos trabalhados, linhas de pesquisas, dentre outras. Por fim, gerou-se informações estatísticas a partir dos dados coletados e disponibilizou-se as mesmas em um site para consulta online.

4. Resultados

Todos os trabalhos analisados foram organizados por região, estado, obra, instituição e linha de pesquisa. Quando a região Sul, os dados apresentam um retrato bastante fiel da realidade. Entretanto, aqueles trabalhos que não foram disponibilizados na integra no site das Instituições de Ensino pesquisadas foram descartados. Na tabela 1, observa-se que as Instituições de ensino UFRGS e UFSC são responsáveis por 49% de toda a produção da região, totalizando 320 trabalhos. As linhas de pesquisa “Materiais e processos de fabricação” e “Hipermídia Aplicada ao Design” são responsáveis por 144 destes trabalhos. Respectivamente, dez (10) e doze (12) percento de produção da região.

ID UF SIGLA LINHA DE PESQUISA TRABALHOS

NUM %

2 PR UFPR 1) Design de sistemas de informação

2) Design de sistemas de produção e utilização 111 17

5 RS UNIRITTER 1) Design, Moda e Inovação

2) Design, Tecnologia e Educação 64 10

6 RS UFRGS 1) Design virtual

2) Materiais e processos de fabricação

3) Produtos industriais, gráficos e sistemas visuais: interfaces tecnológicas

191 29

7 RS UNISINOS 1) Processos de Formalização de Contextos Criativos

2) Processos de Projetação para Inovação 109 17

8 SC UFSC 1) Gestão Estratégica do Design

2) Hipermídia Aplicada ao Design

3) Metodologias de Projeto de Produtos e Design

129 20

9 SC UDESC 1) Interfaces e Interações Comunicacionais

2) Interfaces e Interações Físicas 24 4

10 SC UNIVILLE 1) Produção Tecnológica e Sustentabilidade

2) Produção do Design e Contexto Sociocultural 23 4

Total de trabalhos 651 100

(3)

XIII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017

Quanto ao número de trabalhos produzidos no intervalo de tempo estudado, percebe-se um crescimento significativo a partir do ano de 2011. Além disto, 57% das dispercebe-sertações ou Teses foram defendidas pelo público feminino (475 trabalhos).

Figura 1 – Dados gerais referentes aos trabalhos cadastrados no sistema. Fonte: http://www.um.pro.br/prod

Quanto a metodologia científica, a figura 2 apresenta informações referentes a natureza, objetivo, abordagem e procedimento metodológico mais adotados nestes trabalos. Todas as pesquisas partem de teorias, conhecimentos, métodos e técnicas acumuladas pela comunidade científica, que são aplicadas em situações específicas e imediatas, podendo gerar conhecimento a cerca de sistemas, processos ou produtos. Quanto ao objetivo da pesquisas, existe um predomínio das pesquisas descritivas e exploratórias. Na primeira, são descritos fatos observados (por exemplo, as características de determinada população ou fenômeno) sem uma interferência direta sobre eles. Predomina o uso de técnicas de coleta de dados como questionário, observação sistemática e entrevistas. Na segunda, as pesquisas buscam obter mais informações ou o aprofundamento do assunto investigado. Usam em geral a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudos de caso.

Figura 2 – Dados gerais referentes a natureza, objetivo, abordagem e procedimento metodológico adotados nos trabalhos investigados. Fonte: http://www.um.pro.br/prod

(4)

XIII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017 5. Conclusões

A coleta, organização e classificação da produção científica em Design em um Banco de Dados é caracterizada como uma tarefa de extrema importância. A análise dos dados provenientes do Banco propiciou uma diversidade de informações quanto ao fenômeno da produção científica no área do Design (Strico Sensu). Ressalta-se que os dados processados e cadastrado no Banco de dados não devem ser entendidos apenas um repositório de Dissertação e Teses, eles compreendem uma fonte de informações para a realização de análises qualitativa e quantitativa, em tempo real, que ultrapassam o escopo da presente pesquisa. Além disto, observa-se que cresce o número de cursos de Mestrado e Doutorado ofertados no Pais, caracterizando o cenário como dinâmico e complexo. Este fato explicita as contínuas adaptações e reorganizações em nível de produção científica. O paradigma racional-funcionalista é colocado em questão. Eclodem investigações relacionadas as questões sociais, políticas, ecológicas e econômicas. O design amplia seu diálogo com outras áreas.

6) Palavras-chave

Stricto sensu em Design, Produção científica, Conhecimento.

7) Referências bibliográficas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1977.

CALVERA, A. Treinando pesquisadores para o Design: algumas considerações e muitas preocupações acadêmicas. In: Revista Design em Foco, v. III, n. 001. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, janeira-junho 2006, p. 97-120

CAPES. Documento de Área - Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=/2010/doc_area/2 010_029_Doc_Area.pdf&aplicacao=avaliacaotrienalProjetoRelacaoCurso&idEtapa=undefine d&ano=undefined&tipo=undefined> Acesso em: 12/5/ 2014.

CAPES. Documento de Área - Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=/2013/doc_area/2 CROSS, N. From a Design Science to a Design Discipline. In: MICHEL, R. Design Research Now: Essays and Selected Projects. Basel: Birkhäuser, 2007, p. 41-54

SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1995. SILVEIRA, L. A. B. O estado da arte da pesquisa em design no Brasil a partir das dissertações de mestrado na área. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Design. PPG-UFRGS, 2013.

(5)

XIII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017

SILVEIRA, A. L. M. ; RIBEIRO, V. G. Análise da Produção Monográfica Discente em Design: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Revista Design & Tecnologia, v. 5, p. 57-68, 2013.

VAN DER LINDEN, J. C. de S. A pesquisa em Design: conhecimento para/sobre/de ou pelo Design?. In: Célia Elizabete Caregnato; Rejane Pivetta de Oliveira. (Org.). Pesquisa e conhecimento em instituições universitárias do Rio Grande do Sul: literatura, educação, direito e design. Porto Alegre: UniRitter, 2009, v. p. 121-146.

8. Produção Acadêmica decorrente do projeto de Pesquisa/Extensão.

AZEVEDO, P. Z.; GIULIANO, C. P.; SILVEIRA, A. L. M. Uma experiência prática na EaD: concepção e aplicação do curso desenvolvimento de coleção de sapatos. EDUCAÇÃO GRÁFICA (UNESP. BAURU). , v.21, p.1 - 12, 2017.

RAMIRO, J. F.; MORAES, R. S.; SILVEIRA, A. L. M.; MAGGI, N. R. Contribuições do sociointeracionismo para a aprendizagem de um idioma em plataformas digitais. Texto Livre. , v.v, p.148 - 160, 2016.

SILVEIRA, A. L. M. ; BERTONI, C. F. ; RIBEIRO, V. G. . Premissas para o Ensino Superior do Design. Revista Design & Tecnologia, v. 1, p. 21-30, 2016.

SILVEIRA, A. L. M.; ZAMBENEDETTI, G. W.; RIBEIRO, V. G. Design na Extensão Universitária: Diretrizes para orientar as práticas extensionistas. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG. , v.5, p.69 - 90, 2017.

SURIS, B. S.; SILVEIRA, A. L. M.; MEURER, H. Estudo sobre o ensino superior e a deficiência auditiva a partir do conceito de mediação de Vygotsky. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO. , v.13, p.1 - 18, 2017.

Referências

Documentos relacionados

Para a análise do Heat Map, em cada período foi feito a contagem da quantidade de vezes de como as correlações foram classificadas, por exemplo, a correlação entre a entropia e

O presente artigo discute o tema do Feminicídio, especificamente, na cidade de Campina Grande. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Alguns estudos internacionais vêm demonstrando a associação entre a maturação sexual precoce e obesidade em adolescentes, principalmente no sexo feminino.3,28 O objetivo desse

Fig. Jurassic-Cretaceous geological evolution for the West Gondwana and its relationship with zeolite-cemented sandstone. A) During the Jurassic, quiescence periods without

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

eventos diferentes dos botões e frames. O comando trace escreve algumas informações à janela do Flash Output, uma pequena janela de texto que pode aparecer quando você