• Nenhum resultado encontrado

RENATA CAROLINE ALMEIDA BATILANI OLIVEIRA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DA MULHER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RENATA CAROLINE ALMEIDA BATILANI OLIVEIRA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DA MULHER"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Londrina 2017

RENATA CAROLINE ALMEIDA BATILANI OLIVEIRA

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO E SUAS

IMPLICAÇÕES NA VIDA DA MULHER

(2)

Londrina 2017

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO E SUAS

IMPLICAÇÕES NA VIDA DA MULHER

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

Orientador: Renata Cristina da Silva Baldo

RENATA CAROLINE ALMEIDA BATILANI OLIVEIRA

(3)

RENATA CAROLINE ALMEIDA BATILANI OLIVEIRA

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES

NA VIDA DA MULHER

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

(4)

Dedico este trabalho...

A minha família que sempre esteve ao meu lado, os professores que passaram pela minha vida, sem eles não seria possível estar neste momento.

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por me dar o dom da vida, me proporcionar estar com saúde, para estudar. Agradeço a minha família, em especial meus pais e esposo, sem eles nada disso seria possível, meus pais sempre me apoiando me dando forças. Meu esposo ao meu lado em todos os momentos, durante a elaboração deste trabalho principalmente, quando não conseguia mais digitar ele me ajudava, eu ia ditando e ele digitando. Agradeço os meus professores, que sempre me incentivaram para que eu desistisse no meio do caminho, me orientaram e me direcionaram para o melhor caminho, sei que serei uma boa profissional, pois tive ótimos exemplos durante a minha formação.

(6)

OLIVEIRA, Renata Caroline Almeida Batilani. Síndrome dos ovários policísticos e suas implicações na vida da mulher. 2017. 22 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Enfermagem – Faculdade Pitágoras, Londrina, 2017.2017. Número total de folhas.

RESUMO

A síndrome dos ovários policísticos, é um distúrbio endócrino que acomete muitas mulheres em idade fértil, na maioria das vezes elas desconhecem a doença, visando isso este estudo mostrará a importância do diagnóstico precoce, e como é feito este diagnóstico. Foram utilizados artigos presentes na biblioteca virtual em saúde bvs -scielo e da bireme, a partir das fontes medline e lilacs. Essas mulheres sofrem várias alterações em seu corpo, como ciclos menstruais irregulares, acne, obesidade, diminuição da libido e infertilidade, mais com o diagnóstico precoce e auxilio do médico ginecologista elas podem reverter esse quadro e assim melhorar a qualidade de vida, evitando até mesmo a infertilidade, que é a alteração mais difícil de conviver. Importante ressaltar que há tratamento quando se é diagnosticado precocemente, esse tratamento varia de mulher para mulher, na maioria dos casos é introduzido o anticoncepcional mais, ele sempre deve ser individualizado, melhorando a qualidade de vida.

Palavras-chave: síndrome dos ovários policísticos, relação familiar, qualidade de vida, infertilidade, obesidade, estado nutricional e infertilidade.

(7)

OLIVEIRA, Renata Caroline Almeida Batilani.Polycystic ovarian syndrome and its implications on women’s lives.2017. 22 pages.Nursing Course Completion Work – Pitágoras College,Londrina, 2017.

ABSTRACT

Polycystic ovarian syndrome is an endocrine disorder that affects many wonen of childbearing age, most of the time they are unaware of the disease, so this study will show the importance of early diagnosis and how this diagnosis is made. Articles were used in the virtual library of health bvs – scielo and bireme, from medline and lilac sources. These women suffer various changes in their body, such as irregular menstrual cycles, acne, obesity, decreased libido and infertility, more with the early diagnosis and help of the gynecologist doctor they can reverse quality of life, even avoiding infertility, which is the most difficult change to live with. It is important to emphasize that there is treatment when it is diagnosed early, this treatment varies from woman to woman, in most cases is introduced th most contraceptive, it should always be individualized, improving the quality of life.

Key-words: Polycystic ovary syndrome, family relationship, quality of life, infertility, obesity, nutritional status and infertility.

(8)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...13 1. A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP) E SEUS SINTOMAS...15 2. AS IMPLICAÇÕES QUE A SOP PODE TRAZER À VIDA DA MULHER...17 3. O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO DA SOP QUE AUXILIE NA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER...19

CONSIDERAÇÕES FINAIS...21

(9)

13

INTRODUÇÃO

A Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio endócrino que provoca alterações dos níveis hormonais, lavando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Diante disso e visando a importância de falar deste assunto que acomete muitas mulheres, as mesmas sofrem mudanças com essa síndrome e muitas não fazem idéia que possam ter.

É importante ressaltar que as mudanças no corpo, mudanças o ciclo menstrual e alterações de humor, aumentam de peso são bem comuns com as mulheres que tem SOP, algumas não tem o diagnóstico desta síndrome por falta de conhecimento.

É necessário que as mulheres entendam o que é o que essa síndrome pode mudar em seu corpo, como é o seu diagnóstico e se há cura ou um tratamento alternativo que minimize os sintomas e a infertilidade.

Os exames de laboratórios (FSH, LH, Progesterona, Estradiol e Prolactina) são fundamentais para o rápido diagnóstico de diversas doenças femininas, como a SOP. Os sintomas mais comuns da SOP incluem ciclos menstruais irregulares, menor frequência de ovulação e dificuldade para engravidar. Muitas mulheres procuram o médico quando estão tentando engravidar e não conseguem. Mesmo nos dias atuais ainda há mulheres que não vão ao ginecologista dificultando o diagnóstico. (MELO, et al, 2012, pg6).

Objetiva-se mostrar como é conviver com essa síndrome, como se chega ao diagnóstico e como essa síndrome muda a vida das mulheres, e como é possível ter uma qualidade de vida, como aprender a conviver com ela.

Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre fevereiro de 2017 e maio de 2017, no qual realizou-se uma consulta a artigos presentes na Biblioteca Virtual em Saúde BVS -scielo e da bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs. A busca nos bancos de dados foi realizada utilizando às terminologias cadastradas nos Descritores em Ciências da Saúde criados pela Biblioteca Virtual em Saúde que permite o uso da terminologia comum em português. As palavras-chave utilizadas na busca foram síndrome dos ovários policísticos, relação familiar, qualidade de vida, infertilidade, obesidade, estado

(10)

14

nutricional e infertilidade. Os critérios de inclusão para os estudos encontrados foram aqueles que mostraram as relações da síndrome coma infertilidade, obesidade, sexualidade e qualidade de vida da mulher. Foram excluídos estudos que não aprofundavam estes assuntos. Logo em seguida, buscou-se estudar e compreender as principais características das mulheres com SOP.

Serão abordados neste trabalho os seguintes capítulos: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e seus sintomas; implicações que a SOP pode trazer à vida da mulher; o papel do profissional de saúde no acompanhamento e tratamento da SOP que auxilie na qualidade de vida da mulher.

(11)

15

1 SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO (SOP).

A síndrome dos ovários policísticos, que também é conhecida como SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alterações dos níveis hormonais, lavando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

A sua principal característica é a menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.Algumas mulheres temo que chamamos de Hirsutismo que é definido como crescimento de pelos terminais em áreas de características masculinas, um crescimento anormal de pelos nos seios, queixos, buço e baixo ventre, aumento da oleosidade da pele, o aparecimento de espinhas e cravos. Aumento de peso, queda de cabelo e manchas na pele, também são características que ajudam no diagnóstico.

O que leva a mulher a desenvolver essa doença ainda é desconhecido, há uma hipótese que possa ser uma origem genética, e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência a insulina no organismo, com isso gera uma aumento de hormônio na corrente sanguínea que provoca o desequilíbrio hormonal.

Evidencias sugerem que a SOP tenha origem na vida intrauterina, com manifestações clínicas e metabólicas ao longo da infância e puberdade, embora seu diagnóstico possa ser realizado apenas na adolescência. (PEDROSO, et al, 2012, pg358).

Ela é muito comum em mulheres na idade fértil atingindo de 5 a 10% delas. “A SOP é uma desordem endócrina frequente, com prevalência estimada entre 5 a 10% nas mulheres em idade fértil.”(REHME, et al, 2013, pg250).

É um processo complexo com determinantes biológicos, psicológicos e interpessoais. Se algum desses fatores estiver comprometido, a sexualidade e, portanto, a qualidade de vida, podem ser afetadas.(SILVA, et al, 2010, pg397).

O seu diagnóstico é de exclusão, podendo ser confundido no início com a tireoide ou a glândula suprarrenal. O exame de ultrassom por si só não é suficiente para fornecer o diagnóstico, ele deve ser feito juntamente com os exames de laboratórios (FSH, LH, Progesterona, Estradiol e Prolactina), para se investigar as causas da irregularidade menstrual os das manifestações androgênicas. (MELO, et al, 2012, pg6).

(12)

16

Apesar da SOP ser comum entre as mulheres, o seu tratamento deve ser individualizado, mudança no estilo de vida, como praticar atividade física e tornar a alimentação mais saudável, pode fazer com que tenha queda dos andrógenos circulantes, melhora o perfil lipídico e diminui resistência a insulina, com isso regulariza a função ovariana. Já outras mulheres precisam de contraceptivos hormonais orais de baixa dose, ele regularizara a menstruação e diminuirá o risco de câncer de endométrio. (PONTES, et al,. 2012.)

(13)

17

2 IMPLICAÇÕES QUE A SINDROME DO OVÁRIO POLICISTICO PODE TRAZER À VIDA DA MULHER

Segundo FARIA, et al,(2013,pg343) verificou-se associação entre a ocorrência da menarca mais cedo e o desenvolvimento da SOP em adolescentes. Com isso é possível compreender que a SOP tem uma relação com a idade da menarca, que quanto mais cedo a produção de hormônios no corpo da mulher, mais chances de desenvolver essa síndrome.

Importa ressaltar que essa mulher terá mudanças em seu corpo, amenorréia (ausência de menstruação), ciclo menstrual irregular, obesidade,hirsutismo (pelos mais grossosde aspecto masculino como face, tórax, abdômen e coxa, acne além de infertilidade. (MOREIRA, et al, 2013, pg504).

A falta de menstruação muitas vezes pode ser confundida com uma gestação, muitas mulheres descobrem que tem a SOP durante a tentativa de engravidar. Elas sentem as mudança em seu corpo e fazem o Beta HCG e o seu resultado é negativo, só então buscam ajuda e descobrem que tem a síndrome.

A obesidade é um dos sintomas que mais compromete a qualidade de vida dessas mulheres, muitas se isolam do mundo, pois se sentem fora dos padrões de beleza. Isso acaba interferindo em sua relação conjugal, pois elas ficam com vergonha do parceiro, depressivas por não ter um corpo bonito.

Segundo Moreia et al ( 2013 , pg 508):

Além disso, elas relatam que o fato de estarem acima do peso interfere diretamente na autoestima e nas suas relações afetivas e sociais. Muitas buscam isolamento social por acharem que estão fora do padrão de beleza, sentem-se estranhas no seu próprio corpo.

O hirsutismo também contribui para o seu isolamento, desconforto com a proximidade das pessoas, pois esses pelos não são uma característica feminina e como a síndrome acomete mulheres jovens em idade fértil, elas ficam receosas e com vergonha de seu corpo.

A infertilidade dessas mulheres com a SOP, pode mudar completamente a sua vida. Segundo . (MOREIRA, et al, 2013, pg504), ela acomete cerca de 70% das mulheres. Há muitas culturas que colocam a culpa na mulher por não poder gerar um filho. Isso causa um sentimento de muita tristeza. Muitos casamentos terminam após a mulher ter esse diagnóstico, e ser confirmado a infertilidade, muitos homens

(14)

18

ainda não entendem que não é culpa da mulher é uma condição física hormonal, eles fogem dessa situação, e com isso muitas mulheres se isolam e entram em depressão. Ser rejeitada não é um sentimento fácil de se conseguir absorver, muitas procuram ajuda psicológicas, pois não conseguem lidar com isso sozinhas.

A atividade sexual de uma pessoa inclui variedades de atividades sexuais, o beijo, caricias, fantasias e masturbação são algumas atividades sexuais, não se limitando apenas a penetração, o sexo oral ou anal.

Segundo Silva et al ( 2010) , pg 397):

É um processo complexo com determinantes biológicos, psicológicos e interpessoais. Se algum desses fatores estiver comprometido, a

sexualidade e, portanto, a qualidade de vida, podem ser afetadas.

Segundo (SILVA, et al, 2010, pg402) há uma prevalência maior em lésbicas do que em heterossexuais com a SOP, as lésbicas tem o níveis mais elevado de andrógenos do que as heterossexuais.

A freqüência de desejo e excitação sexual foi considerada adequada e satisfatória para a maioria das pacientes. Porém 35,2% tinham alguma dificuldade para atingir o orgasmo e 4 eram anorgásmicas. (SILVA, et al, 2010, pg402).

A SOP é uma implicação na vida das mulheres apesar de ser uma taxa baixa, durante a relação sexual, como dito acima elas tem dificuldade de chegar ao orgasmo, algumas não conseguem atingi-lo, mais a maioria delas tem uma relação sexual boa, sem nenhuma interferência relacionada a SOP.

(15)

19

3 PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO ACOMPANHAMENTO ETRATAMENTO DA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICISTICO QUE AUXILIE NA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER

O diagnóstico é muito importante para se fazer o tratamento da SOP, e quem irá ajudar neste diagnóstico é o médico, que solicitara todos os exames necessários. Como já falado o diagnóstico é feito através de vários exames, como exames de laboratórios (FSH, LH, Progesterona, Estradiol e Prolactina) e USG endovaginal, porque ainda não temos um exame específico que nos dá este diagnóstico.

Um dos tratamentos iniciais indicado pelos médicos são os anticoncepcionais orais, esses anticoncepcionais vão ajudar na melhora dos principais sintomas, como irregularidade menstrual, acne, pelos e reduzir as cólicas menstruais, algumas mulheres não apresentam cólicas menstruais, não sentem desconforto algum, já outras mulheres tem cólicas menstruais fortíssimas, precisando buscar ajuda médica para reverter os sintomas.Algumas mulheres (5% a 9%) apresentam distúrbio do sono e repetidos episódios de dificuldade de respiração durante o mesmo. Este fato está freqüentemente associado com obesidade, distribuição inadequada da gordura pelo corpo, à resistência da insulina, hipertensão arterial, principalmente quando houver excesso de andrógenos.

Os anticoncepcionais orais também reduzem o risco de desenvolver câncer no endométrio. Esse tratamento é realizado caso a mulher não queira engravidar neste momento. A metformina é eficaz em prevenção de doenças cardiovasculares. Que também é um agravo da SOP. (SILVA, CAVALCANTI, 2015, pg36-37).

Segundo (FARIA, et al, 2013, pg344) o destaque tem sido dado as medidas não farmacológicas, especialmente a orientação nutricional mudança no seu estilo de vida e a prática regular de atividade física, a redução de peso deve ser recomendada a pacientes obesas ou com sobrepeso (IMC entre 25 e 30). Alguns estudos demonstram que a perda de 5 a 10% do peso corpóreo pode normalizar a ovulação e a fertilidade além de melhorar os índices do colesterol, a pressão arterial, a resistência a insulina e diminuir as queixas de excesso de pelos e acne. Para isto é fundamental a modificação do estilo de vida, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos de forma regular principalmente aqueles que aumentem a

(16)

20

circulação pélvica. Como nesta síndrome freqüentemente existe o aumento da resistência à insulina que faz aumentar os níveis de glicose, a melhor dieta é evitar alimentos ricos em carboidrato. Essas mudanças ajudam e muito a melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, como o tratamento deve ser individualizado, com a mudança de hábitos há queda dos andrógenos circulantes e melhora o perfil lipídico diminuindo a resistência a insulina, regularizando a função ovariana

(17)

21

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As mulheres com esta síndrome sofrem diversas alterações em seu corpo, como vimos neste trabalho o diagnóstico por muitas vezes é tardio, muitos por falta de conhecimento, falta de tempo ou mesmo de interesse em saber o que se tem. Algumas mulheres só descobrem a SOP quando estão tentando engravidar, porque a síndrome pode dificultar ou causar infertilidade.

Mesmo tendo alterações no seu ciclo menstrual, acnes e estarem sobre peso ou obesas, as mesmas não procuram ajuda, pensam que é uma alteração normal, mais não é, vimos que essa síndrome pode levar a um câncer no endométrio.

Vimos que muitas mulheres com essa síndrome se isolam do mundo, pois tem vergonha do seu corpo, entram em depressão por não saber lidar com as alterações, casamentos são destruídos quando seu companheiro não entende que esta doença causa a infertilidade.Não temos estudos que comprovem a causa exata desta síndrome, alguns relacionam com o início precoce da menarca, pois quanto mais cedo for a liberação de hormônios mais chances de desenvolver a síndrome,ainda não está comprovado que apenas isso seja a sua causa.

Essa síndrome tem tratamento quando diagnosticado cedo, existem vários tipos de tratamentos, não apenas medicamentoso, a mudança do estilo de vida melhora e muito na maioria dos casos, mais para que isso possa acontecer, é necessário buscar ajuda e realizar o tratamento indicado pelo médico ginecologista. Ele te mostrará qual o melhor tratamento, e com isso reduzirá o risco da infertilidade, melhorando a qualidade de vida.

(18)

22

REFERÊNCIAS

FARIA, Franciane Rocha de; et al. Síndrome do ovário policístico e fatores relacionados em adolocentes de 15 e 18 anos. Viçosa – MG, 2013.

KOGURE, Gislaine Satyko; et al. Análise de força muscular e composição corporal de mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos. Ribeirão Preto – SP, 2012.

MELO, Anderson Sanches; et al. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos apresentam maior frequência de síndrome metabólica independentemente do índice de massa corpóreo. Ribeirão Preto – SP, 2012.

MIYOSHI, Milton Harumi, Síndrome dos ovários policísticos.Revista Associação Médica Brasileira 2003; 49(1): 1-23.

MOURA, Heloisa Helena Gonçalves, et al, Síndrome do ovário policístico: abordagem dermatológica. Rio de Janeiro – RJ 2011.

MOREIRA, Simone da Nobrega Tomaz; et al. Qualidade de vida e aspectos psicossociais da síndrome dos ovários policísticos: um estudo quali-quantitativo. Natal – RN, 2013.

PEDROSO, Daiana Cristina Chielli; et al. Frequência e fatores de risco para síndrome metabólica em mulheres adolescentes e adultas com síndrome dos ovários policísticos. Ribeirão Preto – SP, 2012.

PONTES, Ana Gabriela; et al. Resistencia à insulina em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: relação com as variáveis antropométricas e bioquímicas. Natal – RN, 2012.

REHME, Marta Francis Benevides; et al. Manifestações clínicas, bioquímicas, ultrassonográficas e metabólicas da síndrome dos ovários policísticos em adolescentes. Botucatu – SP, 2013.

SILVA, Jucilene Sales da Paixão; et al. Sexualidade em mulheres com ovários policísticos: estudo piloto. São Paulo – SP, 2010.

SILVA, Jhuly Márcia Pereira Vanessa de Oliveira; et al. Síndrome do Ovário Policístico: Terapia Medicamentosa com Metformina e Anticoncepcionais Orais. Goiânia – GO, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Durante o treino, pode percorrer as vistas de treino com o botão DIREITO. Tenha em conta que as vistas de treino e os dados disponíveis dependem do desporto que escolheu. No serviço

Utilizando dessa vez os retornos projetados para o perfil energético, e utilizando a tributação mais favorável de previdência, onde o imposto de renda chega a 10%, perseguido pelo

O presente estudo visa expor a prevalência de enteroparasitoses em idosos através de uma revisão da literatura, tendo em vista utilidade de estudos de prevalência para que sejam

Nós podemos realmente falar de Deus partindo das múltiplas perfeições das criaturas, semelhanças de Deus infinitamente perfeito, ainda que a nossa linguagem limitada

Serviços Farmacêuticos: Muitas das empresas de serviços de classe mundial estão no Canadá, fornecendo suporte de alta qualidade para P&D, estudos clínicos, manufatura e

Os maiores picos de aceleração médio encontrados durante a marcha foram: 3,57g para a prótese direita com o acelerômetro fixado na haste metálica e 5,70g para a prótese esquerda

Neste contexto, o objetivo deste estudo foi o de verificar a capacidade do processo produtivo de uma indústria da Região Oeste do Estado do Paraná, em fabricar Blocos

ATENÇÃO: Para cotação de empresas com vidas a partir de 65 anos, consulte nossa área técnica, pois haverá agravo de valor para toda a massa.. Valores válidos apenas para empresas