• Nenhum resultado encontrado

26 de Junho de Maio 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "26 de Junho de Maio 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pós-graduação em Investigação Criminal e Psicologia Forense

120 Horas

(2)

Coordenador - Professor Doutor J. Pinto da Costa

Local: Coimbra - Hotel Tivoli

Calendarização:

26 Junho de 2010 – Abertura Oficial da Pós-Graduação com o Professor J. Pinto da Costa 10 Julho de 2010 25 Setembro de 2010 09 e 23 Outubro de 2010 13 e 27 de Novembro de 2010 18 Dezembro de 2010 15 e 29 de Janeiro de 2011 19 Março de 2011 02 e 16 de Abril de 2011 07 e 14 de Maio de 2011

Nota: As datas estão sujeitas a eventuais alterações

Apresentação:

A Investigação Criminal é uma área fascinante e em constante desenvolvimento. Em Portugal é uma actividade desenvolvida predominantemente por investigadores das polícias (Judiciária, PSP e GNR), médicos legistas e magistrados. Porém, cada vez mais se valorizam os contributos de outras ciências e técnicas, tais como a psicologia e a sociologia.

Assim, a Análise Exacta proporciona esta formação, com especialistas e técnicos altamente qualificados, organizada em 15 módulos. (120horas)

Este curso não confere grau académico (licenciatura, mestrado ou doutoramento), mas tão-somente certificação de aquisição de competências, sobretudo transversais, através de módulos assegurados por especialistas e técnicos reconhecidos. Procura enriquecer a formação de base dos profissionais que se dedicam ou pretendem dedicar-se a esta área. Lembramos, porém, que caberá às instituições () e associações profissionais reconhecer ou não a qualificação resultante da frequência deste curso, por ex., na avaliação curricular para efeitos de ordenação de candidatos.

(3)

Lembramos também que este curso não o torna especialista em investigação criminal, uma vez que ser especialista é uma qualidade que resulta da posse de um mestrado, de um título de especialista, de um curso de especialização ou de um curso avançado que apenas às instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior, compete fornecer, bem como às Ordens e associações profissionais.

Com este curso, adquirirá competências específicas e transversais no âmbito da investigação criminal. Intitula-se curso pós-graduado dado que só é emitido certificado e diploma a quem possua no mínimo licenciatura. Aos não graduados será fornecido certificado de frequência que poderá ser posteriormente convertido em certificado de conclusão e diploma depois de demonstrar possuir no mínimo o grau de licenciado.

Objectivos:

1 – Promover uma formação pós-graduada abrangente e actualizada no âmbito da investigação criminal. 2 – Promover a aquisição de conhecimentos e competências específicos nos diversos domínios da investigação criminal.

3 – Promover a aquisição de competências de análise das inter-relações entre conhecimentos e conteúdos da Investigação Criminal e de outras áreas disciplinares do âmbito das Ciências Jurídicas, Ciências Médicas e Ciências Sociais e do Comportamento.

3 – Promover a reflexão crítica sobre as teorias, os modelos e os procedimentos de investigação criminal. 4 – Promover a competência para elaborar e apreciar relatórios periciais.

Formadores Confirmados:

A formação dispõe de um corpo com relevante preparação científica e profissionais com um significativo curriculum nas áreas da formação.

- Professor Doutor J. Pinto da Costa – Coordenador

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 1962 a 2001. Professor Catedrático Jubilado no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto e Professor Catedrático de Neuropsicopatologia e de Psicofarmacolgia da Universidade Lusíada do Porto e da licenciatura em Criminologia da mesma Universidade. Lecciona ainda Medicina Legal na Licenciatura em Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, sendo o responsável pela cadeira de Psicopatologia Criminal do mestrado em Psicologia Legal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa.

(4)

É também Professor Catedrático e Coordenador da Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais e do Mestrado em Ciências Forenses do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte e Professor Catedrático de Odontologia Forense no mesmo Instituto.

Fundador, administrador e perito da empresa Prof. J. Pinto da Costa, Centro Médico-Legal, Lda., sediada no Porto a qual colabora com os Tribunais em diversas áreas das ciências forenses, incluindo a psicologia forense.

- Professora Doutora Maria José Carneiro de Sousa Pinto da Costa

- Mestre José Martins BARRA DA COSTA Licenciado: Antropologia;

Pós-graduado: em Ciências Criminais e em Estudos Psicocriminais; Mestre: Relações Interculturais.

Doutorando em Psicologia

· Antigo inspector-chefe da PJ durante 30 anos, intervalou o percurso operacional com passagens: · MAI/SEF (Chefe de Divisão de Refugiados)

· Instituto Superior de PJ e Ciências Criminais (docente Criminologia). Actualmente

Formador:

GNR, Escola Prática (Criminologia, no curso de Investigação Criminal) PSP, Sindicato Nacional de Polícia

Docente:

Investigação Criminal (licenciatura em Psicologia Criminal) e Aspectos Legais em Tribunal (mestrado em Psicologia Forense e Criminal), no Instituto Superior Ciências Saúde Egas Moniz);

Criminologia (pós-graduação em Criminologia, Univ. Lusófona); Métodos de Prova (mestrado de Solicitadoria, Univ. Lusófona); Media:

§ Cronista (sábados) no Jornal de Notícias, secção «Polícia e Tribunais» § Analistacriminal (semanal) na TVI

Livros:

Exílio e Asilo (Refugiados em Portugal, 1974-1995),

Práticas Delinquentes (de uma criminologia do anormal a uma antropologia da marginalidade); Sexo, Nexo e Crime (teoria e investigação da delinquência sexual);

O Terrorismo e as FP 25 anos depois;

Filhos do Diabo (assassinos em série, satânicos e vampíricos); O Idoso e o Crime (prevenção e segurança);

Maddie, Joana e a investigação criminal (a verdade escondida

(5)

- Professor Doutor Carlos Fernandes da Silva

Carlos Fernandes da Silva é psicólogo (inscrito na Ordem dos Psicólogos) e professor catedrático da Universidade de Aveiro. É docente universitário desde 1982 (Universidade de Coimbra – 1982-1994; 2004-2005, Universidade do Minho – 1994-2004 e Universidade de Aveiro – desde 2005), psicoterapeuta cognitivo - comportamental e supervisor em Psicoterapia cognitivo - comportamental certificado pela Associação Portuguesa de terapia do Comportamento. É Coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada da Universidade de Aveiro, foi director do curso de Licenciatura 1º Ciclo Bolonha em Psicologia da Universidade de Aveiro (2006-2009), é Director do Mestrado em Psicologia Forense da mesma Universidade e membro do Conselho Geral da mesma Universidade.

Foi Coordenador do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho (2002-2004), classificado então com Excelente por painel internacional e posteriormente Coordenador do Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento, da Universidade de Aveiro (2006-2010), classificado com Good por painel internacional FCT.

Orientou até ao presente 41 teses de Mestrado, 21 teses de Doutoramento, uma delas no Research Institute for Sport and Exercise Sciences, Liverpool John Moores University (in 2002), das quais 11 com bolsa FCT, assim como 4 estagiários de Pós-Doutoramento.

Tem coordenado projectos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Fundação BIAL, num total de 361.000 Euros de financiamento captado. É investigador de mais três projectos (financiamento de 101.000 Euros) e Consultor em 5 outros projectos (total de financiamento: 203.000 Euros).

Desde 2006 é membro do Conselho Científico e membro do Stearing Committee and Supervisor do projecto Nacional “Prevention of school failure and dropout”, da EPIS (Associação Empresários Pela Inclusão Social: www.epis.pt).

Publicou 8 livros e 8 capítulos de livros (dos quais 2 são de circulação internacional), mais de 30 artigos em revistas científicas de circulação internacional com referee e Impact factor, mais de 60 artigos em revistas de circulação nacional e cerca de 40 papers em conference proceedings.

Possui patentes registadas, como por exemplo o CD interactivo “Figueiredo, S. & Silva, C. (2010). Aprender Português é tão fácil: Português como Língua estrangeira. An algorithm and software package that allow the learning of Portuguese as a second language (in 10 different languages). Patent Registered by University of Aveiro and distributed in the market (Staples). I.Zone Interactive Media, Idbooks and University of Aveiro.

É sócio fundador e membro da Direcção da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, membro da Association for Psychological Science (APS – USA), bem como sócio fundador e Presidente da Assembleia-geral da Associação Central de Psicologia.

(6)

Requisitos de acesso:

Licenciatura Pré-Bolonha ou de Bolonha (Medicina, Psicologia, Serviço Social, Polícia, outras).

Temas a desenvolver

- Introdução à Medicina Legal e Ciências Forenses - Introdução à Criminologia

- Investigação Criminal - O crime e o Direito

- Criminalística e Polícia Científica - O testemunho e a entrevista cognitiva - Avaliação psicológica: observação e testes - Bases biológicas e sociológicas do crime - A Vítima - Recolha de provas

- Profiling

- O relatório pericial, a Legalândia e a Mentalândia

- Medicina Legal do âmbito da Avaliação do dano, dos crimes sexuais e exames médico-legais - O testemunho pericial

(7)

Horário:

Manhã: 09H00 - 13H00 Tarde: 14H00 - 18H00

Parcerias:

- ASPP/PSP - Associação Sindical dos Profissionais da Policia

- Centro Médico-legal, Lda. - J. Pinto da Costa

Inscrições:

Inscrições 200,00€ + 10 prestações de 150,00 (Inclui certificado e diploma)

Inscrições:

Agentes de autoridade e formandos que tenham realizado formações na Análise Exacta, ou por qualquer entidade promovida pela Análise Exacta.

Inscrições: 200,00€ + 10 prestações de 130,00€ (Inclui certificado e diploma)

*IVA incluído

Inscreva-se aqui…

Para mais informações contactar:

Análise Exacta, Consultadoria, Formação e Organização de eventos

Rua Fernandes Costa, N.º 55 R/C, Apartado 48, 3070-902 MIRA 915 621 239 / 926 848 879 / 932 621 959

analisexacta.formacao@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Especificamente, Roldão (2009), ao compor o campo de formação de pro- fessores, define os componentes estruturantes abrangendo os processos de construção do conhecimento e

En cuanto a la diferencia entre docentes de cada nivel, el reconocimiento de los alumnos hacia el docente es destacado por el doble de los profesores de secundario (20% versus 9%

avaliar uma a uma as questões de tôdas as provas. Embora se venham desenvolvendo e sejam melhor acei- tas as questões objetivas, existe ainda um grande número de

Esse argumento é reforçado por Lüdke (1994) quando, a partir de uma análise da situação dos cursos de licenciatura no Brasil, afirma que, nas universidades brasi- leiras, a

Ou, como nos ensina Deleuze (2006), pensar em um lugar meio, produzindo rupturas com os fundamentos e fins fixados de antemão. Talvez uma possibilidade de romper as amarras

De que forma a educação teria condições de exercer uma reflexão crítica sobre o modelo de organização social deriva- do da racionalidade técnica que impregnou a sociedade como

Em linhas gerais, a inclusão dos alunos com deficiência na escola exige: compatibilizar os programas de ensino especial com os do ensino regular; favorecer o convívio social

Formou-se em piano pela Escola Nacional de Música e também fez o curso para formação de professores especializados em Música e Canto Orfeônico.. Atuou como professora de