• Nenhum resultado encontrado

A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

A formação do jogador de futebol no

Sport Club Internacional

(2)
(3)
(4)

©2015 Francisco Xavier Freire Rodrigues Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão da editora e/ou autor. R6669 Rodrigues, Francisco Xavier Freire

A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional/Francisco Xavier Freire Rodrigues. Jundiaí, Paco Editorial: 2015.

268 p. Inclui bibliografia. ISBN: 978-85-8148-912-4

1. Futebol brasileiro 2. Sport Club Internacional 3. Formação de jogadores 4. Esporte. I. Rodrigues, Francisco Xavier Freire.

CDD: 796

IMPRESSO NO BRASIL PRINTED IN BRAZIL Foi Feito Depósito Legal

Índices para catálogo sistemático:

Educação Física / Esporte 796

Futebol (nosso) – Regras 796.334

Conselho Editorial

Profa. Dra. Andrea Domingues Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi Profa. Dra. Benedita Cássia Sant’anna Prof. Dr. Carlos Bauer

Profa. Dra. Cristianne Famer Rocha Prof. Dr. Fábio Régio Bento Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Profa. Dra. Milena Fernandes Oliveira Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins Prof. Dr. Romualdo Dias

Profa. Dra. Thelma Lessa

Prof. Dr. Victor Hugo Veppo Burgardt Av. Carlos Salles Block, 658

Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21 Anhangabaú - Jundiaí-SP - 13208-100

11 4521-6315 | 2449-0740 contato@editorialpaco.com.br

(5)

Dedico este livro...

...a Gabriela (Gabi), minha querida filha, minha princesa, pessoa linda e maravilhosa com quem aprendi a ser pai e a descobrir o verdadeiro sentido do amor. ...a João e Socorro, meus amados pais. ...a Manoel, Netinha, Assis, Joãozinho, Saúde, Fran-cisco, Damião, Damiana, Raimundo, Cornélio e Janaína, meus queridos irmãos. ...a Tahís, Ali-ne, Marcos Santos, Tássia, Amanda, Nunes, Ní-colas, Emanuele, Nainha, Pedrinho, Allan Freire, João Otto, Safira, Thalita, Isabelinha e Sofia, meus amados sobrinhos.

(6)
(7)

AGRADECIMENTOS

Este livro é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universida-de FeUniversida-deral do Rio GranUniversida-de do Sul, durante o período Universida-de março Universida-de 2001 a janeiro de 2003. Durante esse processo, muitas pessoas cola-boraram para a elaboração, o amadurecimento e o enriquecimento das minhas ideias: muito obrigado a todas elas.

Agradeço aos inúmeros conselheiros que obtive ao longo deste processo de aprendizagem.

Aos meus pais, João e Socorro, de quem herdei a vida e a co-ragem de construir caminhos na busca de uma vida melhor, pelo apoio sem o qual não seria possível a realização desta obra.

Aos meus irmãos, Manoel, Netinha, Assis, Joãozinho, Saúde, Francisco, Damião, Damiana, Raimundo, Cornélio e Janaína, pelo apoio, virtual, mas permanente ao longo dos dois anos (2001 a 2003), eles me deram coragem e incentivo nas horas mais difíceis.

Aos professores do Programa de Pós-Graduação em Sociolo-gia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelas aulas e orientações de como seguir na aventura de produzir conhecimento sociológico.

Ao meu orientador, professor Dr. Enno Liedke Filho, que além das magníficas e insubstituíveis orientações, soube ampliar suas funções, não se limitando as contribuições de ordem acadêmica, facilitando muita estada em Porto Alegre/RS e na UFRGS.

Aos colegas de mestrado que, no percurso de dois anos, sou-beram me estimular, apresentando novos roteiros, sobretudo nos momentos em que a empreitada parecia desconfortável. Agradeço especialmente ao meu amigo gremista Cesar Beras, pela amizade e pelas observações críticas ao livro, desde sua fase de projeto.

Aos professores Dr. José Carlos dos Anjos e Dr. Benedito Tadeu Cesar, pelas valiosas arguições nas ocasiões de defesa do projeto e da dissertação.

(8)

Ao amigo professor Dr. Elio Carravetta, por ter me acolhido na ocasião como pesquisador no Sport Club Internacional, além de me conceder materiais importantíssimos ao desenvolvendo do livro.

Ao Sport Club Internacional de Porto Alegre-RS, pela recep-ção franca e respeitosa, demonstrando que além de uma entida-de futebolística, é uma instituição comprometida com a dimensão pedagógica e civilizatória do futebol, o que motivou ainda mais meu interesse em investigar o processo de formação profissional do jogador de futebol.

A Capes, pelo financiamento dos meus estudos, através da con-cessão de uma bolsa durante dois anos, sem a qual não seria possível realizar essa obra.

A UFRGS e ao PPGS/UFRGS, pela oportunidade a mim con-cedida de cursar uma pós-graduação de excelente qualidade.

(9)

SuMáRIO

PREfáCIO...11

INTRODuÇÃO...15

Capítulo 1

POR uMA SOCIOLOGIA DO fuTEBOL BRASILEIRO...21

1. um breve relato histórico sobre o futebol no Brasil...21

2. O que as ciências sociais brasileiras têm a dizer sobre futebol...30

Capítulo 2

SOCIOLOGIA DO ESPORTE, SOCIOLOGIA DO TRABALHO E TEORIA SOCIAL...55

1. A sociologia do esporte...55

2. Teoria social e a análise do esporte...66

3. A sociologia do trabalho aplicada ao futebol...90

4. futebol: um caso específico de profissionalização?...92

Capítulo 3

PROfISSIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NO fuTEBOL BRASILEIRO...99

1. Profissionalização no futebol brasileiro...99

2. Modernização do futebol brasileiro...105

3. O futebol científico no Brasil...116

4. Os centros de treinamentos e o jogador de laboratório...122

5. Manuais de conduta: o jogador disciplinar...126

(10)

Capítulo 4

MODERNIZAÇÃO E fuTEBOL CIENTÍfICO NO SPORT

CLuB INTERNACIONAL...139

1. O Sport Club Internacional: um breve histórico...139

2. O processo de modernização no Sport Club Internacional...147

3. A escolinha de futebol do Sport Club Internacional...154

4. O sistema holístico de recrutamento e formação de jogadores: comparando SC Internacional e Ajax f. C...160

Capítulo 5

A fORMAÇÃO DO JOGADOR DE fuTEBOL NO SPORT CLuB INTERNACIONAL...167

1. Elementos do processo de formação do jogador de futebol...167

2. Mecanismos de seleção e agenciamento de jogadores...190

3. Poder e controle no processo de formação do jogador de futebol...198

4. O sistema holístico e o novo jogador de futebol no SC Internacional...209

CONCLuSÃO...223

REfERÊNCIAS...237

(11)

11

PREfáCIO

Os clubes do futebol brasileiro, com raízes sociais, culturais e econômicas muito fortes, no final das duas últimas décadas do sé-culo XX, passaram a viver uma situação financeira falimentar, com astronômicas dividas e patrimônio hipotecado. No inicio do século XXI, período de abrangência, do estudo realizado por Francisco Xavier Freire Rodrigues, representou o começo de uma profunda transição. O impacto global do futebol provocou significativas in-fluências de maneira contundente nas rotinas dos torcedores nas atividades da vida diária dos clubes, no comportamento social, nos hábitos sociais e na formação das identidades culturais.

A evolução das leis esportivas, as novas exigências de mercado e a frequente exposição mediática, levaram os torcedores a exigir dos clubes, profissionalização, competência técnica e administrativa, jogadores com qualificação técnica e combatividade, times compe-titivos, formação de jogadores e títulos nas competições. O autor, atento ao momento histórico do futebol brasileiro, defendeu a hipó-tese de que a produção social do jogador de futebol não é resultado apenas de vocação ou dom naturais, mas principalmente de fatores externos que estão implícitos no processo de formação profissional.

Por outro lado, as concepções metodológicas do treinamen-to desportivo no futebol brasileiro, diferenciam-se sob a influên-cia do ambiente, da cultura brasileira, do pensamento e atitudes dos treinadores, do momento histórico, da evolução da Ciência do Desporto, do conhecimento das Ciências Humanas no contexto desportivo, do perfil dos jogadores e da estrutura organizacional e funcional dos clubes.

Os treinamentos são pensados com um propósito: resulta-do - vencer jogos, conquistar campeonato. Tecnicamente podem ser descritos como uma sequencia de ações motoras e relacionais, respaldadas em finalidades, normas e códigos. Em linhas gerais, a gestão dos treinamentos é determinada por compromissos e acordo,

(12)

Francisco Xavier Freire Rodrigues

12

implícitos e explícitos, existentes entre os treinadores, integrantes da equipe técnica e jogadores.

As correntes metodológicas dos treinamentos no futebol bra-sileiro são classificadas como: improvisação, fragmentação, global, especificidade e cognitivo –ecológica. Estas cinco correntes po-dem ser agrupadas em três unidades de registro: - concepção pré--científica; - científica de fundamentação mecânica tecnológica; e - científica de fundamentação sistêmico-ecológica. O autor realiza a pesquisa com fundamentos teóricos do modelo do gestaltismo, desnaturalizando a profissão como resultado titulando apenas na vocação e dom, no processo de formação dos jogadores de futebol. Teoria pela qual se nega que os fenômenos possam ser isolados, e se considera que sejam conjuntos estruturais inseparáveis. O princi-pio global – funcional fundamenta-se no valor do todo e das ações indissociáveis de suas partes. Assim , segundo tal modelo, o treina-mento do jogador de futebol, passa ser baseado na interdependência da historia de vida do jogador com os componentes físicos e técni-cos integrados a organização coletiva do time. Este modelo obedece a concepção científica de fundamentação mecânica tecnológica.

O planejamento dos treinamentos, nos clubes de elite, que vi-sam a formação do jogador de futebol, fundamenta-se em princípios cientificamente estabelecidos e, também, na seleção e organização de princípios pedagógicos, métodos, meios e conteúdos que são pau-tados, na sua unidade lógica, para obtenção do máximo rendimento competitivo. O desenvolvimento do jogador de futebol envolve três etapas inter-relacionadas, que são: a fase de iniciação, a fase de for-mação especializada e a fase o elevado rendimento competitivo. No período de formação especializada, a finalidade dos treinamentos é colocada a longo prazo; já no período de elevado rendimento com-petitivo, o treinamento é orientado para curto e médio prazo. O autor ao largo deste livro nos ajuda a compreender a progressão da performance do jogador de futebol, no Sport Club Internacional, entre os anos de 1997 a 2002. Examina com muito talento e apro-priada fundamentação teórica, a construção do habitus

(13)

futebolísti-A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional

13 co, desde o período de formação especializada até a fase do elevado rendimento competitivo. É uma obra que convida aos leitores a pen-sar na formação do jogador de futebol como um processo continu-ado de ensino e aprendizagem que tem como finalidade promover mudanças integradas dos comportamentos físicos, táticos, técnicos, cognitivos, sociais, culturais, afetivos e psicológicos.

Temos certeza de que este livro contribui significativamente para o avanço dos estudos do Futebol e suas significativas rela-ções com a Sociologia e a Ciência do Desporto. É um magnífico exemplo do esforço de um investigador, com um compreensivo alcance interdisciplinar, que produz lições importantes sobre a sociologia do esporte, o processo de modernização do futebol, a formação do jogador e a construção do habitus futebolístico do Sport Club Internacional.

Elio Salvador Carravetta1

1. Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Fe-deral do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutora-do em Filosofia em Ciências da Educação - Universitat Autonoma de Barcelo-na (1995). CoordeBarcelo-na a preparação física do Sport Club InterBarcelo-nacioBarcelo-nal e atua Barcelo-na área da reabilitação física dos jogadores da equipe principal. Estuda e Pesquisa as relações interdisciplinares do futebol de elevado rendimento. Participou das grandes conquistas da historia do clube: 2006 - Campeão da Copa Libertadores da America; 2006 - Campeão do Mundo de Clubes FIFA; 2007- Campeão da Recopa Sul-Americana; 2008 Campeão da Copa Dubai Cup; 2009 - Campeão da Copa Suruga Bank; 2010 - Campeão da Copa Libertadores da America; 2011- Bi- Campeão da Recopa Sul-Americana.

(14)
(15)

15

INTRODuÇÃO

Este livro é resultado de uma pesquisa sobre a formação profis-sional do jogador2 de futebol no Sport Club Internacional, no qual

foi adotada em 1997 a perspectiva da teoria globalista3 no processo

de recrutamento e formação de jogadores. Essa teoria fundamen-tou um novo modelo de treinamento e de formação de jogadores, considerado algo até então inédito no futebol gaúcho e brasileiro: trata-se de uma sistemática que buscou integrar todas as áreas do clube, transformar as categorias de base em uma preparação para o elenco futuro, introduzindo profissionalismo no trato da insti-tuição, com planejamento e “trabalho multidisciplinar” (Olivier, Diogo. A profecia de Nostradamus Colorada. Jornal Zero Hora, 2 out. 2010, p. 6).

O Sport Club Internacional de Porto Alegre-RS é conhecido mundialmente no cenário futebolístico, sendo um dos clubes com mais de 100 mil sócios. Esse número é desde junho de 2009, além de alçar o SC Internacional à liderança na América Latina e a ser referência mundial, representa 22% da receita operacional, totalizan-do R$ 33 milhões/ano. Estima-se que tenha mais 6 milhões de tor-cedores espalhados pelo mundo, com um potencial de consumo de cerca de R$ 76 bilhões. O clube gaúcho é considerado um modelo de gestão moderna e eficiente, tendo como principais fontes dos recursos Cotas de TV (R$ 54,2 milhões, 21% das receitas), Negociação de

2. O termo jogador é frequentemente usado para designar todos os praticantes do futebol, sem distinção entre amador ou profissional. Já atleta, costuma ser utiliza-do para designar o indivíduo que submeter-se aos exercícios e treinamentos cons-tantes com a finalidade de tornar-se profissional do esporte. No entanto, nesta pes-quisa, jogador e atleta foram tomados como sinônimos, tendo o mesmo sentido. 3. Globalista e holismo são expressões utilizadas como sinônimos neste livro, ambas designam a teoria que orienta o novo sistema de formação e preparação de jogadores de futebol no SC Internacional a partir de 1997 e no Ajax FC, ca-racterizado sobretudo pela preocupação com uma formação ampla do jogador, o jogador cidadão, tendo como base um trabalho multidisciplinar.

Referências

Documentos relacionados

Ao escrever um polinˆ omio, ´ e mais comum ordenar os monˆ omios de acordo com os expoentes da vari´ avel e em ordem decrescente (por´ em, uma reordena¸ c˜ ao dos monˆ omios n˜

f LIM = 2cm f Ac lim = 1,43cm 5.4 Cálculo da flecha total para a solução 6 De acordo com a tabela1 de comparação de resultados, a melhor solução em termos de menor flecha e

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

• [Mapeamento da entrada de áudio] (Mapeamento da entrada de áudio):se o controle de áudio do sistema não estiver funcionando, mapeie o dispositivo conectado para o conector

11-05 Biodiversidade e Ambiente I 2005 - 2006 Arisaema triphyllum Odôr fecal Espádice Espata Flores masculinas Flores femininas Secreção oleosa impede a saída.. 11-05 Biodiversidade

As ferramentas de aplicação da trendwatching.com funcionam muito bem no ambiente de workshop, não apenas para entender melhor as tendências, mas também para aplicá-las em um negócio

APRESENTAÇÕES CULTURAIS 8h - hall de entrada Gallus 12h30 - hall nobre Vlad Moura 13h30 - Grande Auditório Denise Stoklos AUDITÓRIO 9. LIDERANÇA, GESTÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA: O

Foram realizados testes de comunicação entre a central e os dispositivos sob o pretexto de medir a confiabilidade do link de comunicação, os quais apresentaram resultados