• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GUIA DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

(2)

2

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM engloba o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e o FIAM-FAAM Centro Universitário. Há 50 anos é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos. Em 2014, passou a integrar a Laureate International Universities, maior rede internacional de universidades do mundo, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de 1 milhão de alunos pelo mundo.

O Centro Universitário FMU tem como missão “Promover educação superior acessível e de excelência para a formação de profissionais com valores éticos e competências destacadas para o Mundo do Trabalho cada vez mais globalizado e competitivo e formar cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor e sustentável. ”

“Ser a maior e melhor IES no seu segmento, promovendo a Empregabilidade e a Inclusão Social”, resume a sua visão.

Em 2017, conquistou 100 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e teve 12 de seus cursos ranqueados entre os cinco melhores de São Paulo pelo RUF – Ranking Universitário da Folha, tendo destaque para o curso de Educação Física que conquistou o 1º lugar. Entre seus cursos mais tradicionais e com nota máxima na avaliação do MEC está o programa de Direito, que conta com mais de 500 egressos aprovados no 17º Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), superando a média de aprovação nacional.

SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações oferece uma formação rápida e completa, por meio de um programa de ensino inovador, envolvendo com técnicas e conceitos de eletricidade, desenho técnico, arquitetura e topologia em redes, antenas, propagação, infraestrutura de redes, voltadas para o planejamento, gestão, implantação e manutenção de projetos de sistemas de telecomunicações (telefonia, comunicação de dados, redes físicas e sem fio; serviços celulares, TV a cabo e digital, etc.).

OBJETIVO GERAL DO CURSO

O curso tem como objetivo formar profissionais atualizados com as tecnologias de sistemas de telecomunicação existentes no mercado e capazes de atuar nas áreas de gestão, desenvolvimento, implantação de projetos, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações, e estejam aptos a garantir qualidade e segurança na comunicação de dados necessários para a operação de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

(3)

3

COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de telecomunicações para funções nas mais diversas áreas das organizações de qualquer porte:

•Criar, administrar e gerenciar a infraestrutura de redes de telecomunicações, associada às tecnologias de comunicações de dados;

•Realizar troubleshooting em uma rede de telecomunicações;

•Apresentar soluções de melhorias de infraestrutura de redes já instaladas; •Configurar equipamentos e serviços envolvidos em sistemas de telefonia;

•Planejar e configurar esquemas de endereçamento de rede e calibragem de orientações de antenas e sinais;

•Auxiliar na formulação de políticas de segurança de redes de acordo com o cenário de aplicação existente.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

ANTENAS E PROPAGAÇÃO

Aborda os conceitos e características de antenas para radio enlaces e parabólicas, as propriedades das ondas eletromagnéticas e a sua propagação. Aborda equações de Maxwell, Vetor de Poynting, teorema da reciprocidade, antenas lineares e sua aplicabilidade.

(4)

4 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Trata da construção do conhecimento antropológico e o objeto da antropologia. Analisa a constituição da sociedade brasileira em suas dimensões histórica, política e sociocultural; a diversidade da cultura brasileira e o papel dos grupos indígena, africano e europeu na formação do Brasil. Enfatiza o papel dos Direitos Humanos.

ARQUITETURA DE SERVIDORES DE REDE

Explicita aspectos da evolução técnica e consequentes melhorias de performance e tecnologia dos computadores servidores de rede, suas particularidades e métodos, onde cada qual deve ser utilizado em melhor forma, para cada serviço de conectividade. Aborda ainda as considerações em dois ambientes de servidores sejam para uso de sistemas livres e ou sistemas proprietários.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

CABEAMENTO ESTRUTURADO

Estuda os aspectos práticos e teóricos das tecnologias de transmissão de dados e sinais por meio de cabos físicos. Examina métodos e materiais de composição dos cabos suas formas de montagem e significado de cores e arranjos, as estruturas, tipos e técnicas de passagem, ferramentas e demais meios de implementar com eficiência a transmissão via rede cabeada. COMUNICAÇÃO

Estuda o processo comunicativo em diferentes contextos sociais. Discute o uso de elementos linguísticos adequados às peculiaridades de cada tipo de texto e situação comunicativa. Identifica e reflete sobre as estratégias linguístico-textuais em gêneros diversificados da oralidade e da escrita.

COMUNICAÇÃO DE DADOS

Apresenta a evolução da comunicação de dados, dos fundamentos de analógico/digital, da transmissão e recepção dos sinais. Discute tipos de comunicações de dados e entidades padronizadoras, assim como os tipos de interfaces, de modens e a modulação. Os protocolos de comunicação em telecomunicações também são abordados.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

(5)

5 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Analisa as representações sociais e construções de identidade nos diferentes ambientes e suas inter-relações e influências no desenvolvimento humano. Discute desafios e avanços na sociedade brasileira dos grupos sociais tradicionalmente excluídos. Explora processos e práticas por meio dos quais os sujeitos constroem e reconstroem conhecimentos nos diferentes contextos formativos de seu cotidiano.

ELETRICIDADE GERAL

Aborda a interpretação dos fenômenos elétricos, a diferenciação das grandezas elétricas, a identificação dos materiais condutores e isolantes, a identificação dos parâmetros de rede e a associação em corrente contínua e em corrente alternada. Apresenta a medição com equipamentos para corrigir o fator de potência da rede e associar os problemas que causaram essa correção.

ELETRÔNICA ANALÓGICA

Apresenta os conceitos de eletrônica e seus principais componentes e circuitos. Explora a variedade de dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado que possuem como base os componentes e circuitos discutidos.

ELETRÔNICA DIGITAL

Analisa as principais diferenças entre sinal analógico e sinal digital, conversão e operações entre diferentes bases numéricas. Explora as tabelas verdade e funcionamento das portas lógicas, montagem e simplificação de circuitos lógicos, teoria da álgebra booleana e mapa de Karnaugh. FUNDAMENTOS PARA CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Versa sobre a preparação de certificação técnica em análise e desenvolvimento de sistemas por meio dos conceitos fundamentais da certificação em questão, bem como a realização de simulados e de exercícios preparatórios.

Gestão de Projetos

Estuda os modelos de gestão de projetos. Analisa as questões de maturidade e fatores críticos de gestão. Especifica os quesitos de estratégia, criatividade, integração, escopo, tempo, comunicação, custo, qualidade, risco e equipe para melhoria da competitividade. Utiliza como referência o Project Management Body of Knowledge – PMBOK.

GOVERNANÇA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Explora os temas de governança em tecnologia com ênfase nas melhores práticas de compliance em segurança da informação adotadas pelo mercado, abordando responsabilidades, métodos, projetos, justificativas, riscos e ferramentas de proteção à informação em ambiente informático.

(6)

6 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE COMUNICAÇÃO

Aborda as técnicas básicas de resolução de problemas de rede elétrica em corrente alternada, dimensiona os condutores de dados, sistemas de iluminação e sistemas de proteção por meio de cálculos simples e tabelas fornecidas por fabricantes de materiais elétricos.

INTERCONEXÃO E PROTOCOLOS DE REDES

Desenvolve temas relativos às camadas de redes e aos seus respectivos protocolos, realizando um estudo completo no que tange as denominações de cada camada e protocolo. Aborda ainda a utilização dentro da prática de interconexão de redes, onde e porque se aplicam determinados protocolos a um serviço.

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES

Percorre os aspectos teóricos e científicos da composição e formação dos sistemas de redes de computadores, suas formas de apresentação, camadas, protocolos, aplicações científicas e de mercado. Aborda as temáticas que tratam dos equipamentos e soluções tecnológicas que podem ser empregadas para a interligação de computadores em rede.

LÓGICA PARA REDES DE COMPUTADORES

Trata dos aspectos da lógica computacional e sua relação com a programação e algoritmos onde são abordados temas relativos aos princípios de organização, lógica e argumentos, princípios de programação e como elas são utilizadas em soluções de programação para redes de computadores.

NOVAS REDES DE TELECOMUNICAÇÃO

Apresenta os requisitos necessários para a utilização das tecnologias emergentes, como internet das coisas, veículos autônomos, SDN e NFV. Aborda o planejamento do custo relacionado à introdução de um novo serviço e o conhecimento das principais tecnologias emergentes. OPTATIVA

PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Apresenta o desenvolvimento de produtos e negócios inovadores na área de computação e tecnologia, indicando ferramentas, técnicas e métodos de instigar a vocação empreendedora do aluno bem como exercitar a criatividade no ambiente profissional.

PROJETO INTERDISCIPLINAR I: SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Envolve o planejamento e o desenvolvimento de um projeto, abordando a complementação de conteúdos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Arquitetura de Servidores de Rede, Sistemas Digitais, Introdução a Redes de Computadores e Lógica para Redes de Computadores, em problemas interdisciplinares relacionados em roteamento e protocolos de redes.

PROJETO INTERDISCIPLINAR II: SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Envolve o planejamento e o desenvolvimento de um projeto, abordando a complementação de conteúdos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Comunicação de Dados, Instalações Elétricas e de Comunicação e Cabeamento Estruturado, em problemas interdisciplinares relacionados a Data Center.

(7)

7 PROJETO INTERDISCIPLINAR III: SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Envolve o planejamento e o desenvolvimento de um projeto, abordando a complementação de conteúdos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Sistemas de Transmissão e Recepção, Interconexão e Protocolos de Redes, Técnicas de Roteamento e Redes sem Fio, em problemas interdisciplinares relacionados a roteamento e protocolo de redes. PROJETO INTERDISCIPLINAR IV: SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Envolve o planejamento e o desenvolvimento de um projeto, abordando a complementação de conteúdos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Antenas e Propagação, Sistema de Voip, Governança e Segurança da Informação, em problemas interdisciplinares relacionados a propagação e voz sobre IP.

PROJETOS E SERVIÇOS EM TELECOMUNICAÇÕES

Apresenta as características necessárias para a implantação de novos serviços de telecomunicações, com foco em redes de comunicação sem fio, como por exemplo a rede móvel celular, e o planejamento dos recursos adequados alinhados com a regulamentação da Anatel. REDES SEM FIO

Enfoca o estudo das redes de computadores em ambiente sem fio, seus protocolos, os padrões de equipamento e forma de implementação. Trata ainda da infraestrutura de comunicação para interligação de sistemas computacionais e compartilhamento de recursos.

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES

Explora técnicas de detecção e prevenção de intrusão em redes locais ou redes do padrão WAN, com o auxílio de ferramentas e tecnologias de código aberto ou código proprietário. Também aborda os padrões éticos no uso de conhecimentos especializados em segurança, frente a necessidade de se proteger a informação.

SISTEMA DE TV DIGITAL

Aborda os conceitos aplicados à área de rádio telecomunicações, propagação de sinais osciladores, tipos de modulação utilizados em sinais analógicos e digitais para rádio frequência, decomposição e varredura de imagens de padrão internacional na transmissão e recepção da TV difital. Estuda os protocolos de digitalização e compreensão de áudio e vídeo, padrões de TV Digital e o padrão do SBTVD.

SISTEMA DE VOIP

Apresenta as redes de nova geração, identifica e parametriza os sistemas Voip, além de identificar os problemas, a concepção dos projetos, a estrutura e a operação dos serviços. Aborda a digitalização e a transmissão da voz sobre IP, medidas de qualidade, noções de fila e estimação de atrasos, protocolos Voip e SIP, aspectos de segurança em Voip e mecanismos de previsão de congestionamento.

SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO

Aborda os sistemas e as modulações de radioenlaces digitais nas redes de telecomunicações, o ruído térmico em sistemas de telecomunicações, a codificação de canal, as linhas e hierarquias de transmissão e organização do espectro radioelétrico. A disciplina também apresenta as

(8)

8 noções gerais de um sistema de transmissão e recepção e de sistemas de comunicação via satélite.

SISTEMAS DIGITAIS

Explora as técnicas para construção de portas lógicas e apresenta ferramentas para a síntese e análise de circuitos elementares, metodologias de projeto orientadas à combinação desses módulos e, portanto, a implementação de sistemas digitais de maior complexidade.

TÉCNICAS DE ROTEAMENTO

Estudo de cenários nos quais os roteamentos dinâmicos e estáticos são solicitados, seja em uma pequena, média ou grande rede. Com a utilização dos principais protocolos de roteamento disponíveis no mercado, define-se quais cenários ou onde esses protocolos podem ser utilizados com maior eficiência, baseando-se nas melhores práticas de mercado.

PROJETO INTEGRADO

Dedica-se a um projeto cujo tema é definido a partir de problemas reais existentes, nas áreas de engenharia, informática e tecnologias. O projeto é composto pela estruturação metodológica da pesquisa de um caso real, suas etapas de construção, métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa e o relatório final de pesquisa.

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitanas

Unidas e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Instituição oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

 Campus São Bernardo do Campo - Rua Marechal Deodoro, 1805 - Centro, São Bernardo do Campo – SP.

 Campus Ponte Estaiada -Rua Ministro Nélson Hungria, 541 - Vila Tramontano, São Paulo - SP.  Campus Itaim Bibi-R. Iguatemi, 306 - Itaim Bibi, São Paulo.

 Campus Ana Rosa - Rua Vergueiro, 2009 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

 Campus Centro de Pós-Graduação -Rua Vergueiro, 107 - Liberdade, São Paulo - SP.

 Campus Vila Mariana I- Unidade FMU FAAM - Avenida Lins de Vasconcelos, 3406 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

(9)

9  Campus Vila Mariana II - Rua Agostinho Rodrigues Filho, 201 - Vila Clementino, São Paulo - SP.  Campus Santo Amaro - Av. Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição, São Paulo – SP.

 Campus Morumbi - Av. Morumbi, 501 - Morumbi, São Paulo – SP.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

Para efeitos de IRS, o ganho ou mais-valia decorrente da alienação das suas ações da Saint-Gobain corresponde à diferença positiva entre o montante obtido com a venda das ações e

Diante disso nos surgem duas explicações principais, sendo a primeira a hipótese de ter havido a marcação de algum antígeno nuclear que não o transportador GLUT-1 pela

Outra classificação dos miomas submucosos é a classificação STEPW, que não só classifica o mioma em relação ao útero, mas também identifica o grau de dificuldade da cirurgia e

This study showed that the Brazilian European Health Literacy survey, HLS-EU-BR, could differentiate the health literacy levels of a diversified sample of higher education (university

As participantes não tiveram benefícios diretos, no entanto, suas entrevistas contribuíram para o melhor conhecimento do significado da dor do parto, o que pode