• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE INSERÇÃO INTERNACIONAL. Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado e Doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE INSERÇÃO INTERNACIONAL. Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado e Doutorado"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE INSERÇÃO INTERNACIONAL

Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado

I – A VIAGEM À ITÁLIA EM JANEIRO DE 2010 DE ALUNOS E PROFESSORES

No mês de janeiro de 2010, foi realizada uma viagem de estudos às universidades das cidades de Nápoles, Sevilha e Madri com a participação de alunos e professores do Programa de Mestrado e Doutorado da UNISC. Nessa oportunidade os professores proferiram conferências em eventos previamente agendados em universidades nas cidades visitadas, com a participação como ouvintes dos mestrandos e doutorandos da UNISC e mestrandos e doutorandos das Universidades visitadas.

Dando continuidade à inserção internacional do Mestrado e Doutorado em Direito da UNISC, e atendendo os convites formulados pelos professores italianos e espanhóis das IES conveniadas ou em vias de se assinar novos convênios, o grupo formado por 26 pessoas, sob a coordenação dos professores Jorge Renato dos Reis e Rogério Gesta Leal visitaram as universidades:

(2)

a) UNIVERSIDAD DE SEVILLA- Espanha

I ENCUENTRO HISPANO-BRASILEÑO DE FILOSOFÍA DEL DERECHO Y DERECHOS HUMANOS.

No dia 18 de janeiro o grupo foi recepcionado pela Ilma. Srª. Vice reitora da Universidade de Sevilha e pelo o Prof. Dr. D. Rafael Gonzáles-Tablas y Sastre diretor do departamento de Filosofia de Direito. Na oportunidade, ocorreu uma Conferência inaugural sobre “Perspectivas de la Filosofía del Derecho Latinoamericana en el siglo XXI” proferida pelo Prof. Dr. Antonio Enrique Pérez Luño. Catedrático de Filosofía del Derecho. Facultad de Derecho. Universidad de Sevilla.

Prof. Jorge Reis- Coordenador do PPGD da UNISC e o Prof. Pérez Luño

Proferiram palestras também sobre “Meio Ambiente e Direitos Humanos”: Sra. Encarnación Martínez Díaz. Concejal-Delegada de Medio

(3)

Ambiente del Excmo. Ayuntamiento de Sevilla; Prof. Pós-Dr.Clovis Gorczevski do Curso de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil; Prof. Dr. Alvaro Sánchez Bravo da Faculdade de Direito da Universidade de Sevilla e da Asociación Andaluza de Derecho, Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible e Prof. João Alberto Alves Amorim da Universidade Anhembi Morumbi. Brasil.

Prof. Clóvis da UNISC entre os demais professores conferencistas

Ainda no dia 18 de janeiro aconteceu, na Universidade de Sevilha, a defesa de dissertação dos mestrandos Cristiano Marconato, Maikiely Erath e Rodrigo Radin (UNISC) frente à banca composta por professores brasileiros e espanhóis. Das defesas de Maikiely Herath e Rodrigo Radin os integrantes das bancas foram Prof. Pós- Dr. Clovis Gorczevski (orientador dos mestrandos), Prof. Pós- Dr. Jorge Renato dos Reis (Unisc) e Prof. Dr. Alvaro Sanchez Bravo (Universidade de Sevilha). Já para o aluno Cristiano Cuozzo Marconatto, a banca foi formada pelos professores Pós- Dr. Clovis

(4)

Gorczevski (orientador), Prof. Dr. Rogério Gesta Leal (Unisc) e Prof. Dr. Davi Sanchez Rubio (Universidade de Sevilha).

No dia 19 de janeiro seguiu, na Universidade de Sevilha, fazendo parte do I Encontro Híspano- Brasileiro, a conferência sobre “Garantia e eficácia

dos Direitos Humanos” na qual participaram os professores: Prof. Dr.

David Sánchez Rubio da Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla; Prof. Dr. Rogerio Gesta Leal do Curso de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e o Prof. Dr. Juan Antonio Senent de Frutos da Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla.

Prof. Rogério Leal e demais conferencistas

Já na conferência sobre “Direitos econômicos, sociais e culturais”, proferiram palestra o Prof. Dr. Francisco José Contreras Pelaez, Catedrático de Filosofía del Derecho da Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla; o Prof. Pós - Dr. Jorge Renato dos Reis, do Curso de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); o Prof. Dr. Alfonso de Julios Campuzano da Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla.

(5)

Prof. Jorge Reis e demais conferencistas

Nessa oportunidade, o Prof. Dr. Antonio Enrique Pérez Luño, apresentou a sua obra intitulada “La Filosofía del Derecho en Perspectiva Histórica” onde contou com a presença de inúmeros outros professores espanhóis, como o Prof. Dr. Antonio Francisco Caballos Rufino e o Prof. Dr. D. Rafael González.

No dia 19 de janeiro, ainda em Sevilla, ocorreram as defesas públicas das dissertações das mestrandas da Universidade de Santa Cruz do Sul, Charlise Colet e Viviane Dotto Coitinho, perante a banca composta por professores brasileiros e espanhóis. Na defesa da mestranda Charlise Colet participaram os professores Pós- Drª. Marli Marlene Moraes da Costa (Orientadora), Prof. Dr. Rogério Gesta Leal (Unisc) e Prof. Dr. Alfonso de Julios (Universidade de Sevilha) e na defesa de Viviane Coitinho participaram os professores Pós- Drª. Marli Marlene Moraes da Costa (Orientadora)Profª. Drª. Fabiana Marion Spengler (Unisc) e Prof. Dr.Davi Sanchz Rubio (Universidade de Sevilha).

(6)

b) UNIVERSIDADE DE VILLANUEVA – Madri

No dia 21 de janeiro de 2010, na Universidade de Villanueva, em Madri, foi realizado o seminário sobre “Potências Constitucionais Brasil X Espanha” onde as instituições ordenadoras foram a UNISC e a Faculdade de Direito da Universidade Villanueva, associada da Universidade Complutense de Madri. Participaram os Professores Doutores Jorge Reis e Rogério Leal, da UNISC, juntamente com o Prof. Dr. Jaime Arana Muñoz, da Universidade VILLANUEVA de Madri.

Prof. Jorge Reis, Prof. Jaime Arana Muñoz e Prof. Rogério Leal

c) ROMA- Itália

No dia 23 de janeiro, a convite do Professor Francesco Bilancia, da Università Degli Studi di Roma Tre, foi realizado um jantar com a

(7)

participação dos professores e coordenadores do PPGD da UNISC a fim de ratificar o convênio com esta universidade italiana.

Prof. Rogério Leal, Prof. Francesco Bilancia e esposa, Prof. Jorge Reis, Prof. José Alcebíades de Oliveira

d) NÁPOLES

No dia 25 de janeiro iniciaram as atividades na Universidade Frederico II, de Nápoles, onde foi organizado um seminário e um workshop sobre Le

nuove forme del Diritto dell’Economia. Na oportunidade participaram

inúmeros professores renomados, tais como, Guido Trombetti, Reitor da Università Degli Studi Frederico II de Nápoles, Alquile Baseai, Preside della Faculta de Economia, Macedo Maquile, Preside Del Pólo Degli Ciente Humana, Francesco Lucarelli, Diretor Del Departamento de Debito Del’Economia, Jorge Renato dos Reis, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de santa Cruz do Sul entre outros.

(8)

Prof. Jorge Reis e o Prof. Alberto Lucarelli

Nessa oportunidade o Prof. Jorge Reis apresentou um vídeo em italiano, apresentando a UNISC, preparado pela Assessoria de Comunicação da UNISC, e realizou um discurso apresentando o PPGD, com as suas linhas de pesquisa e respectivos projetos de pesquisa.

Ainda no dia 25 de janeiro de 2010 realizou-se na Faculdade de Economia em Nápoles, uma conferência que tratou sobre Presentazione degli Accordi di Cooperazione Scientifica.

No final do dia 25, juntamente com a professora Milena Petters Melo, foi realizado uma távola redonda, onde na oportunidade, os professores debateram sobre Diritti fondamentali e governo dei beni comuni.

(9)

Prof. Liton Lanes Pilau Sobrinho, Profa. Marli da Costa e Profa. Fabiana Spengler, participando da Tavola Redonda juntamente com os professores italianos.

No último dia, 26 de janeiro de 2010, foi realizado uma reunião entre a Coordenação do PPGD da UNISC, Prof. Jorge Reis e Prof. Rogério Leal, com a direção do Curso de Direito da Universidade Frederico II, de Nápoles, a fim de estabelecer a forma de efetivação de cooperação internacional, cultural e científica, entre as duas universidades. Nessa mesma oportunidade elaboraram o termo aditivo da organização do programa de treinamento das atividades de integração. Também debateram sobre os Erasmus Mundus e Doutorado Internacional.

(10)

Prof. Jorge Reis e demais professores do PPGD da UNISC juntamente com a Profa Virginia Zambrano da Universidade de Salerno na Itália, Profa. Milena Peters de Melo e Prof.

Carlo Amirante da Universidade Frederico II de Nápoles

No dia 26 de janeiro, ocorreu o Workshop Costituzionalismo e Conparazione Fra Stato e Ordenamente sovranazional com a presença dos Professores Jorge Reis, Rogério Leal, Marli Costa, Liton Lanes e Fabiana Spengler da UNISC e da Profa. Virginia Zambrano da Università Degli Studi di Salerno, da Profa. Milena Peters de Melo e do Prof. Carlo Amirante, estes dois da Università degli studi Frederico II, de Nápoles. Como assistentes estavam os mestrandos e doutorandos da UNISC e mestrandos, doutorandos professores e alunos do curso de Direito da universidade italiana que sediava o evento.

Ainda no dia 26 de janeiro os alunos Filipe Etges e Conrado da Rosa perante seus respectivos orientadores e professores participantes da banca, defenderam suas dissertações de Mestrado. Na defesa do aluno Filipe Etges participaram os professores Drª. Fabiana Marion Spengler (orientadora), Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho (Unisc) e Profª. Drª. Virgínia Zambrano, Profª. Drª. Milena Petters Melo (Universidade de Nápoles), Prof. Dr. Carlo

(11)

Amirante ( Universidade Frederico II de Nápoles) e na defesa de Conrado Paulino da Rosa participaram Drª. Fabiana Marion Spengler (orientadora), Profª. Drª. Marli Marlene Moraes da Costa (Unisc) e Profª. Drª. Virgínia Zambrano, Profª. Drª. Milena Petters Melo (Universidade de Nápoles), Prof. Dr. Carlo Amirante ( Universidade Frederico II de Nápoles).

Prof. Dr. Jorge Renato dos Reis Coordenador do PPGD – Mestrado e Doutorado

Referências

Documentos relacionados

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Tendo em conta que os valores do teor de água que são encontrados no bacalhau que é comercializado se encontra num intervalo entre 40% e 58%, recorrendo aos ensaios anteriores e

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é