• Nenhum resultado encontrado

COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E O TEMPO MEDIDO PARA O PROCESSO DE CHECK-IN ENTRE AEROPORTOS PÚBLICOS E CONCESSIONADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E O TEMPO MEDIDO PARA O PROCESSO DE CHECK-IN ENTRE AEROPORTOS PÚBLICOS E CONCESSIONADOS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS

USUÁRIOS E O TEMPO MEDIDO PARA

O PROCESSO DE CHECK-IN ENTRE

AEROPORTOS PÚBLICOS E

CONCESSIONADOS

Reinaldo Moreira Del Fiaco (IME )

reinaldodelfiaco@outlook.com.br

Patricia Regina da Silva Zaluski (PUC )

patricia_zaluski@hotmail.com

Tafarel Carvalho de Gois (FAPRO )

tafarelgois@yahoo.com.br

Filipe Souza de Jesus (IME )

filipe@geotek.com.br

O presente trabalho é motivado pela necessidade de reflexão crítica sobre a experiência dos usuários do transporte aéreo brasileiro quanto à recente privatização dos aeroportos. Este artigo busca analisar os níveis do serviço prestado peloss Aeroportos Públicos (A.P.) e Aeroportos Concessionados (A. C.) no período de 2013 a 2015. Os serviços avaliados foram a percepção dos usuários quanto ao tempo de filas geradas nos processos de check-in quanto a percepção dos usuários na fila. Para analisar os resultados obtidos foi realizado a Análise de Variância (ANOVA) e de Regressão Linear Simples, baseado em gráficos de dispersão. Os resultados obtidos apontam que não há indícios de relação entre a nota de percepção dos usuários com o tempo de fila, ou seja, o tempo de fila não influência a avaliação processos de check-in.

Palavras-chave: Análise da Variância, Administração aeroportuária, Desempenho Operacional, Concessões.

(2)

2

1 Introdução

Ao analisar a literatura internacional

,

nota-se uma tendência na adoção de privatizações aeroportuárias como maneira de melhorar os níveis de serviços prestados. Entretanto, existeo interesse

,

tanto da administração pública quanto da administração privada de melhorar e medir continuamente a eficiência dos processos aeroportuários. As pesquisas para avaliar a qualidade dos serviços nos Terminais de Passageiros (TPS) começaram por iniciativa da Federal Aviation Administration (FAA) em 1968, considerando o aumento

,

àquelaépoca

,

do volume de passageiros e da complexidade das ações para aeroportuárias com o início da chamada “Era a Jato” (CHILEMBWE, 2014).

Para Bandeira (2008) a percepção dos usuários quanto a satisfação sobre os diversos componentes dos Terminais de Passageiros (TPS) motiva a administração aeroportuária a priorizar investimentos com maior precisão e analisar o desempenho de suas ações, buscando sempre atender às necessidades dos clientes.

O presente trabalho é motivado pela necessidade da reflexão crítica sobre a experiência dos usuários do transporte aéreo brasileiro, quanto à recente privatização dos aeroportos. O objetivo é comparar a percepção dos usuários em relação ao tempo de fila no check-in em aeroportos de administração pública e aeroportos concessionados. Os dados analisados foram obtidos no Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional, publicado trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil.

O trabalho é dividido numa revisão da literatura com um panorama do financiamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e do novo modelo de concessão dos aeroportos brasileiros, seguido por uma revisão sistêmica das pesquisas em aeroportos

,

seguido pela metodologia, composta do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional e de uma Análise da Variância. O artigo finaliza com resultados, conclusão e referências bibliográficas.

2 Revisão da literatura

2.1 Aeroportos concessionados e da administração pública

O Código Brasileiro de Aeronáutica (Brasil, 1986) define que os aeródromos civis podem ser subdivididos em públicos, públicos restritos e privados. Os aeródromos públicos são

(3)

3 destinados à movimentação de aeronaves para o transporte aéreo comercial e geral. Os públicos restritos pertencem às empresas governamentais que possuem outorga para a movimentação no aeródromo

,

e os privados são de uso exclusivo do proprietário

,

sendo vedada a exploração comercial.

A INFRAERO foi criada em 12 de dezembro de 1972, pela Lei n° 5.862, como empresa pública com o fim de implantar, administrar, operar e explorar economicamente a infraestrutura aeroportuária no país. A modernização das aeronaves e das empresas aéreas exigiam melhor infraestrutura e segurança para suas operações. Portanto, a atuação da INFRAERO em seu papel na aviação brasileira relaciona-se à estrutura necessária para construção, operação e manutenção dos aeroportos (BARAT, 2012).

Segundo Cappa (2013)

,

o financiamento da INFRAERO era provindo do princípio da compensação, na qual os recursos dos aeroportos superavitários são investidos em aeroportos deficitários. Outras fontes eram oriundas do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) e do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Porém, com a chegada do século XXI e as crises no setor aeronáutico, muitas empresas brasileiras faliram, causando uma crise econômica para a INFRAERO, entretanto, Cappa (2013) cita outros fatores que motivaram a crise, cabendo destacar a demora na execução de projetos para modernizar e ampliar aeroportos. Com o salto de 15% no número de passageiros entre 2010 e 2011, além da demanda prevista para 2014 com a Copa do Mundo no Brasil, o Governo observou a necessidade de conceder os aeroportos à iniciativa privada, sendo alguns com aparticipação de 49% da INFRAERO e 51% para as organizações privadas.

A privatização é usada como ferramenta para promover a competitividade da aviação com outros modos de transporte, empregando a visão empresarial da iniciativa privada na busca por eficiência em cada processo aeroportuário. Como consequência, passa a ser gerador de demanda para usuários, empresas aéreas e demais empresas que compõem os serviços aeroportuários (ROLIM et al., 2016).

Em 2011, a Casa Civil da Presidência da República, por meio do decreto N. 7.624, de 22 de novembro dispôs sobre a exploração da infraestrutura de aeroportos públicos pela iniciativa privada, dando início ao Plano de Concessão de Aeroportos Federais (BRASIL, 2011). A ação do Governo Federal com o Plano de Concessão seguiu as tendências mundiais para o

(4)

4 desenvolvimento do setor aéreo para países emergentes, além de promover a arrecadação com o repasse de outorgas (ROLIM et al., 2016).

A concessão dos aeroportos de Governador Aluízio Alves, Brasília, Confins, Rio de Janeiro (GIG), Guarulhos e Viracopos garantiram ao governo 85,99 milhões de reais aos cofres públicos. Em uma segunda rodada de concessão, prevista para ser realizada em 2016, serão privatizados os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Salgado Filho. Com as novas privatizações o número de aeroportos controlados integralmente pela INFRAERO passou de 60 em 2015 para 56 (SAC ONLINE, 2015).

Em 2015, o Programa Aviação Civil, o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e o Programa de Investimento em Logística (PIL) constituíram os três principais programas para a assegurar o desenvolvimento da aviação civil e promover a integração do setor com às demais modalidades de transportes. Esses programas, que também visam a arrecadação de dinheiro junto com a Concessão de Aeroportos, pretendem maximizar ganhos com aeroportos lucrativos, reduzir custos e promover a regulação por benchmarking (MACHADO, 2012; RENZETTI, 2015).

2.2 Modelos de pesquisas em Sistemas Terminais de Passageiros (TPS)

Para Bandeira e Correia (2012), a administração de TPS deve ter suas filosofias empresariais orientadas à busca de entender e satisfazer seus usuários em todos os seus níveis de exigências. Os conceitos de SHAW (2007) enxergam o marketing nos aeroportos como um processo de inovação no qual é necessário identificar e antecipar os desejos dos usuários quanto aos serviços praticados nos aeroportos. Portanto, as organizações mesmo dentro de um ambiente regulamentado como o da aviação, precisam ser dinâmicas para acompanhar as necessidades de seus usuários.

Os terminais aeroportuários, bem como as empresas aéreas que os utilizam, precisam considerar o envolvimento dos usuários com o meio, e nesse sentido, mensurar a performance dos terminais de passageiros em toda a sua dimensão para que a infraestrutura seja melhorada, nas especificações de tamanho da estrutura física do aeroporto, ergonomia e quantidade de recursos para os processos de embarque e desembarque (Bandeira, 2014).

Para Bandeira e Correia (2012), os gargalos provocados no processamento dos passageiros em fase de check-in e inspeção de segurança podem causar filas e levar a níveis intoleráveis ou de insatisfação dos usuários quanto ao aeroporto. Os níveis de tolerância e o tamanho da fila são

(5)

5 relacionados à capacidade teórica de processamento e ao nível de serviço proposto pela administração do TPS. O AHP (Analytical Hierarchy Process) foi o método escolhido por Bandeira, Correira e Wirasingue (2007); Bandeira (2008); Maia et al. (2010); Bandeira e Correia (2012) para realizarem análises dessa natureza.

Holanda [2013] utilizou os resultados do Relatório de Desempenho Operacional de 2013 da Secretaria de Aviação Civil. Foram avaliados os 47 itens do relatório ao relacionar uma variável com outra por meio de uma função de avaliação de reta dado por ʄ(x) em uma regressão linear. Entretanto, para Holanda (2013) os resultados não provam matematicamente as relações de desempenho entre os aeroportos. Nesse sentido, o autor sugeriu que seriam necessárias mudanças na metodologia de análise dos dados, sendo necessário um tratamento estatístico e utilização de mais parâmetros quantitativos.

O modelo de Rolim et al. (2016) utilizou resultados da demanda do número de passageiros entre 2011 e 2012 nos principais aeroportos de saída internacional que são SBBR (Galeão), SBGR (Guarulhos) e Viracopos (SBKP). Os autores chegaram a três resultados. No primeiro apresentaram que, quanto mais flexível a administração aeroportuária, melhor é para o desenvolvimento de estratégias para as empresas aéreas; no segundo resultado, os autores mostraram que um aeroporto bem representado possui um bom potencial de penetração no mercado; e o terceiro tratou da notícia da privatização das empresas aéreas, que adiantaram estratégias para se fortalecerem perante aos concorrentes e estabeleceram políticas com os representantes das concessões.

(6)

6 A Tabela 1 apresenta as principais metodologias de pesquisa para avaliação de eficiência aeroportuária.

3 Metodologia

Neste trabalho o enfoque principal será a percepção dos usuários quanto ao tempo de filas geradas no processo de check-in. A metodologia é baseada no método estatístico no qual visa obter, apresentar e analisar as características ou valores numéricos para a tomada de decisão. O trabalho seguiu os passos do método estatísticos no qual se dividisse em definição do problema, formulação da coleta de dados, apresentação das unidades de observação, análise dos resultados e divulgação dos resultados.

Os métodos estatísticos escolhidos para aplicação dos resultados foi a Análise da Variância (ANOVA) e de Regressão Linear Simples, com base em gráfico de dispersão, conforme aplicado por Falcão (2012), Holanda (2013) e Bandeira et al. (2014) para avaliar os processos quanto aos serviços prestados e as suas relações no aeroporto.

Para identificar as principais pesquisas relacionadas com o tema em questão, foi empregada a análise sistêmica da literatura, apresentada na Tabela 1, ao explorar nos repositórios de artigos científicos da CAPES e Science Direct os termos “Eficiência de Aeroportos”, “Eficiência Aeroportuária” e “Níveis de Serviços em Aeroportos”, tanto em português quanto em inglês. Outra separação foi feita quanto aos artigos sobre o chamado “lado terra” que envolvem prédios do terminal, pistas para acesso de veículos, áreas de estacionamento e vias de acesso

(7)

7 ao aeroporto e instalações de transporte. Também foram feitas buscas nos bancos online de monografias, dissertações e teses da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Instituto Militar de Engenharia.

3.1 Relatório geral dos indicadores de desempenho operacional

Os resultados desta pesquisa são baseados no Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos nos trimestres dos anos de 2013, 2014 e 2015, da Secretaria da Aviação Civil (SAC). A pesquisa ocorreu em 15 aeroportos de administração pública e concessionados. Os aeroportos foram selecionados com base no critério de constituírem as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: Manaus (SBEG), Cuiabá (SBCY), Guarulhos (SBGR), Congonhas (SBSP), Viracopos (SBKP), Curitiba (SBCT), Fortaleza (SBFZ), Recife (SBRF), Salvador (SBSV), Brasília (SBBR), Confins (SBCF), Galeão (SBGL), Santos Dumont (SBRJ) e Porto Alegre (SBPA).

A metodologia utilizada pela SAC consistiu em entrevistas presenciais. Foi utilizado um formulário padrão, aplicado nos ambientes de coleta nas salas de embarque e a distribuição amostral foi definida em função do fluxo de passageiros no embarque doméstico e internacional, tendo o nível de confiança de 95%. A coleta de dados nos três anos soma 198.376 entrevistados, e o total de passageiros nestes aeroportos foi de 483.217.655 usuários (INFRAERO 2013; 2014; 2015; SAC 2013; 2014; 2015). Ou seja, a amostra representa 0,04105% do total de passageiros nos três anos de pesquisa.

Os usuários entrevistados atribuíram notas de 1 a 5 para cada questão, conforme Escala Likert. A mesma escala e classificação de notas também foi usada por Falcão (2012). Esta escala tem como finalidade apresentar respostas psicométricas. Este trabalho teve como foco os resultados gerais de um questionário voltado ao check-in. Os subitens analisados foram a percepção do tempo de fila de check-in e o tempo medido no mesmo. Os resultados de cada item e subitem foram analisados no Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos são apresentados na tabela 2.

3.2 Análise da Variância (ANOVA) e Regressão Linear Simples

Segundo Matozo et al. (2012), a ANOVA é baseada na decomposição da soma dos quadrados e no grau de liberdade entre as variáveis de resposta Y. Este modelo de regressão simples observa o desvio em relação à média que é decomposta e ajustada pela regressão, e somada ao

(8)

8 desvio do valor ajustado em relação à média. O valor de resposta Y é representado por (Yi – Ŷ) e sua formula com a soma dos quadrados apresentada pela equação 1.

Equação 1 – Soma dos quadrados

A ANOVA permite que grupos sejam comparados ao utilizar variáveis contínuas, sendo a análise um teste paramétrico, contínuas e com grupos independentes. A influência dos fatores constitui o aspecto onde se verifica a veracidade das hipóteses H0 e H1, em que os níveis dos fatores são iguais ou pelo menos um nível do fator é diferente, respectivamente (Costa Neto, 2002).

A partir de Holanda (2013) consideramos que as notas apresentadas em relatórios de pesquisas são valores contínuos, no qual muitas vezes são contidos em conjuntos limitados e podem ser inferidos por grandezas de tempo ou controladas por no máximo 2 variáveis. As variáveis podem ser de resposta ou variável dependente. Neste artigo a variável dependente será o tempo de fila e a variável resposta a percepção do usuário quanto a fila de check-in. A ANOVA é construída dentro de uma tabela no qual facilita a análise dos resultados. Um dos resultados é o F critico que depende do Erro α e dos Graus de Liberdade (GL) entre grupos (1) e dentro dos grupos (η -2), já o total por (η -1). O Erro α considerado neste trabalho é de 0,05, ou 95% de confiança nos dados, mantendo o utilizado por Bandeira (2014). Como regressão é considerado o tempo medido do item 4.2 - Tempo de fila na inspeção, e os resíduos como a média da percepção dos usuários [Costa Neto 2002]. As formulas empregadas para a SQ, Média dos Quadrados (MQ), F crítico e valor-p encontra-se na tabela 2.

Tabela 2 – Modelo de Construção da Tabela ANOVA

(9)

9

Fonte: Adaptado de Costa Neto (2002)

A aplicação da Regressão Linear Simples utilizada é baseada no modelo de Bandeira [2014]. Na interpretação dos dados da Regressão Linear Simples deve se buscar o parâmetro β0 (coeficiente linear, eixo Y) e β1(reta regressora, no eixo x), no qual deve-se supor a relação matemática entre os eixos (X, Y), a média do erro sendo nula e considerando que x são fixos [Costa Neto 2002].

4 Resultados

4.1 Relatório geral dos indicadores de desempenho operacional

A tabela 3 corresponde às médias da percepção e do tempo de fila no check-in. Na primeira linha está a média da percepção e na segunda linha o tempo médio da fila em valores decimais, ou seja, 60 minutos correspondem a 1,0.

(10)

10

Fonte: Adaptado de SAC (2014; 2015; 2016)

4.2 Percepção quanto à fila e ao tempo medido no check-in

As tabelas 4 e 5 mostram a percepção dos usuários e o tempo medido de check-in entre os anos de 2013 até 2015. Os aeroportos de administração concessionada (A.C.) possuem uma média maior e o tempo em fila menor do que os de administração pública (A.P.), (4,1653; 0,008601) e (4,1359; 0,005556) respectivamente. Tal qual, as variâncias da percepção nos A.P. são maiores que o de A.C, e a variância do tempo de check-in dos A.C é menor do que a dos A.P. (0,05608; 0,008601) e (0,0303022; 0,0055569), respectivamente.

Tabela 4 – ANOVA quanto à fila e o tempo medido de check-in – Aeroportos Concessionados

Os resultados das tabelas 4 e 5 e os P-valores (4,9E-10; 1,3E-20) mostram que não há relação entre os níveis da média, pois são muito inferiores ao nível de significância α (0,05). Portanto, pode-se rejeitar a hipótese nula de igualdade entre elas, ou seja, não é possível determinar qual a influência do tempo de fila quanto à percepção dos usuários.

(11)

11 A figura 1 mostra que os Aeroportos Públicos (A.P.), linha laranja, são mais eficientes quanto ao tempo de fila em comparação com os Aeroportos Concessionados (A.C.), linha azul, sendo demonstrado pela equação y = - 0,2957x + 1,23823.

Figura 1 – Percepção quanto à fila e ao tempo medido no check-in

Na Figura 1 também é possível observar que o Coeficiente de Determinação dos A.P. é maior do que dos A.C. mostrando menor dispersão entre as médias dos A.P. na regressão linear, por outro lado, não é possível determinar uma relação entre os fatores tempo e percepção, já que coeficiente linear está longe do coeficiente 1.

(12)

12 A recente concessão dos principais aeroportos brasileiros é um evento recente, entretanto, vários modelos podem ser desenvolvidos para contribuir para a melhoria dos serviços com os usuários. Vimos que muitos autores possuem histórico na pesquisa da percepção dos usuários e de avaliação dos serviços aeroportuários.

Os resultados utilizando o método da Análise da Variância (ANOVA) mostraram que não são ideais para relacionar as percepções dos usuários com o tempo medido de fila, pois em todas as comparações o Valor-p ficou muito abaixo do nível de significância da hipótese.

O resultado do Coeficiente de Determinação na figura 1 mostra que não há relação significante entre a nota da percepção dos usuários, tanto nos aeroportos públicos quando nos concessionados. Assim, há uma disparidade na percepção dos usuários quanto ao tempo de fila. Portanto, o tempo de fila não influência na nota dos usuários.

Novos testes podem ser feitos a partir do relatório desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a eficiência dos funcionários dos funcionários do check-in. Faltam também melhores relações estatísticas quanto ao volume dos usuários nos aeroportos e as médias entre os itens avaliados pela SAC, assim como sugerido por Bandeira (2014). Também como a inclusão de novas ferramentas e parcerias com empresas aéreas para aumentar a amostra estatística sobre o total de passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos brasileiros.

Sugere-se também que seja feita uma comparação entre os aeroportos concessionados e os de administração pública que concentram mais de 15 milhões de usuários ao mês/ano, de 5 a 15 milhões de passageiros/ano, e até 5 milhões de passageiros/ano. A SAC poderia disponibilizar a quantidade de recursos nos aeroportos para o atendimento aos usuários em cada item de sua pesquisa. Assim, seria possível realizar aplicações de métodos como a Análise Envoltória de Dados, Regressão Linear Simples e a ANOVA.

Referências

ALMEIDA, M.R.; MARIANO, E.B. Avaliação de Eficiência dos Aeroportos Internacionais Brasileiros. Anais

do XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, 2007.

BARAT, Josef. Globalização, Logística e Transporte Aéreo. São Paulo, editora SENAC, ed. 1, p. 267, 2012. BANDEIRA, M.C.G. Análise do Nível de Serviço em Terminais de Passageiros Aeroportuários. Tese de Mestrado. Infraestrutura aeronáutica. Instituto Tecnológico da Aeronáutica: São José dos Campos, 1998.

(13)

13

BANDEIRA, M.C.G.; BORILLE, G.M.R.; MAIA, M.C.D.; MOSER, R.F. Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviços em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários. Journal of

Transport Literature, 8:4:7-36, 2014.

BANDEIRA, M.C.G.; CORREIRA, A.R. Qualitative Analysis of the Relationship Between the Profile of Departing Passengers and Their Perception of the Airport Terminal. Journal of Air Transport Studies. Athens: January, 3:1:78-102, 2012.

BANDEIRA, M.C.G.; CORREIA, A.R.; WIRASINGHE, S. C. Degree of Importance of Airport Passenger Terminal Components and Their Attributes. In: Air Transport Research Society - World Conference, 2007, Berkeley - USA. 2007 ATRS World Conference, 2007. v. I. p. 1-13.

BEVILACQUA, M. CIARAPICA, F.E. Analysis of check-in procedure using simulation: a case study. Int Conf.

Industrial Engineering and Engineering Management IEEM. p. 1621-1625. 2010.

BNDS. Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil: Relatório Consolidado. Rio de Janeiro: Mckinsey & Company, 2010.

BRASIL. Lei 7565, de 19 de novembro de 1986. Dispõe o Código Brasileiro de Aeronáutica. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7565.htm>. Acesso em: 20 de abril de 2016.

BRASIL. Lei 7624, de 22 de novembro de 2011. Dispõe sobre as condições de exploração pela iniciativa privada da infraestrutura aeroportuária, por meio de concessão. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7624.htm>. Acesso em: 20 de abril 2016. CAPPA, Josmar. Cidades e Aeroportos no Século XXI. Campinas, editora Alínea, ed. 1 ,2013.

CHILEMBWE, J.M. Evaluation of Service Quality, Value and Satisfaction of Air Transportation in Malawi: Case Study of Air Malawi. International Journal of Social Sciences and Enterpreneaurship. ONLINE, 2014, v. 1, i. 11, p. 236-266.

FALCÃO, V.A. Análise do Tempo de Espera pela Bagagem na Área de Restituição de Bagagem de Terminais de Passageiros Aeroportuários. Tese de Mestrado. Infraestrutura aeronáutica. Instituto Tecnológico da

Aeronáutica: São José dos Campos, 2012.

FARAHANI, A.F.; TÖRMÄ. E. Assessment of Customers’ Service Quality Expectations. Master’s Thesis.

Marketing Department of Umeå School of Bussiness. Umeå, spring of 2010.

FERNANDES, E.; PACHECO, R. R. Efficient use of airport capacity. Transportation Research Part A: Policy and Practices. 36:225-238. 2002.

HOLANDA, S. C. L. Análise da Avaliação de Passageiros e da Eficiência Operacional em Aeroportos com base em Indicadores de Desempenho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Instituto Tecnológico da

Aeronáutica. São José dos Campos, p. 112, 2013.

ICAO, International Civil Aviation Organization. International. Standards and Recommended Practices.

Annex 14 to the convention on International Civil Aviation – Aerodromes. Vol. I. Fith Edition. Montreal,

(14)

14

INFRAERO. Anuário Estatístico Operacional 2014. Diretoria de Planejamento e Gestão – DG. Disponível em: <http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/anuario/anuario_2014.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2016. Brasília, fevereiro, 2015.

INFRAERO. Movimento de Passageiro da Rede Infraero em dezembro de 2015. Superintendência de Desenvolvimento Aeroportuário – DGDR. Disponível em: <http://www.infraero.gov.br/index.php/es/estadisticas-de-los-aeropuertos.html>. Acesso: 15 de janeiro de 2016. Brasília, janeiro, 2015.

LANGE, R.; SAMOILOVICH, I. RHEE, V.V. Virtual Queuring at Airport Security Lanes. European Journal

of Operational Reseach. ONLINE, 225:153-165, 2013.

MACHADO, I.C.T. Comparação do Desempenho dos Aeroportos Brasileiros de Médio Porte a Nível Internacional. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Engenharia de Produção, COPPE. Rio de janeiro,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, fevereiro de 2012.

MAIA, C. M.; BANDEIRA, M. C. G. S. P.; BORILLE; G. M. R.; MOSER, R. F. Cenários Alternativos para Melhoria de Serviço no Check-in de Importantes Aeroportos Brasileiros. IX Simpósio de Transporte Aéreo. Manaus, 2010, p. 645-657, Tr. 71.

MATTOZO, T. C.; SILVA, G. S.; COSTA, J. A. F.; FERNANDES NETO, A. P. Aplicação Adaptativa do Modelo Fodness e Murrey na Avaliação da Satisfação de Passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo Utilizando Regressão Multivariada. v. 2, n. 1, p. 58-74. Penedo: Revista Iberoamericana de Turismo. Acesso: 5 dez. 2014.

MENDONÇA, F.V.T. Níveis de Serviços nos Terminais de Passageiros nos Aeroportos. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Engenharia de Transporte, COPPE. Rio de janeiro, Universidade Federal do Rio

de Janeiro, março de 2009.

PEREIRA, A.C.C.; MOREIRA, C.M.; SOUZA, A.A. Avaliação da Percepção dos Passageiros Quanto à Qualidade dos Serviços Prestados pelas Empresas Aéreas e Pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins/MG. Anais do XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações

Internacionais. São Paulo, 2011.

RENZETTI, B. P. Concessão e Concorrência nos Aeroportos Brasileiros. Revista de Defesa da

Concorrência. Rio de Janeiro, novembro de 2015, 3:2:133-155.

RODRIGUES, A.C.; CASTRO, M.R. Eficiência Operacional dos Aeroportos Brasileiros. Anais do XV

Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, 2012.

ROLIM, P.S.W.; BETTINI, H.F.A. J. OLIVEIRA, A.V.M. Estimating the impact of airport privatization and this stages on passenger demand: a regression-based event study. Journal of Air Transport Management. 54:31-41, 2016.

RONZANI, G.M. Análise dos Principais Aeroportos Brasileiros Quanto à Orientação aos Passageiros. Tese de Mestrado. Infraestrutura aeronáutica. Instituto Tecnológico da Aeronáutica: São José dos Campos, 2007.

(15)

15

SAC ONLINE. (2015). Concessões. Secretaria de Aviação Civil. Presidência da República. Disponível em: <http://www.aviacao.gov.br/assuntos/concessoes-de-aeroportos>. Acesso: 10 de janeiro de 2016.

SILVA, I.M.; CUNHA, M.R. Gestão Aeroportuária em Cabo Verde: um estudo de caso sobre a ASA. Anais do

XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, 2009.

SPOLJARIC, F. A. Qualidade dos Terminais de Passageiros de Aeroportos. Tese de Mestrado. Infraestrutura aeronáutica. Instituto Tecnológico da Aeronáutica: São José dos Campos, 1998.

STOLZER, A. J.; HALFORD, C. D; GOGLIA, J. J. Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional na Aviação. São Paulo: Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica, 2011. THIEBAUT, A. A; TORRES, T. G. A. Análise das Operações Aeroportuárias sob as óticas de demanda e oferta de serviços ao passageiro: estudo de caso aeroporto internacional de Guarulhos. Projeto de Graduação. Engenharia de Produção da Escola Politécnica. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

TOZI, A. L.; CORREIA, A. R.; CRAVO, C. A.; PICCHIELLO, E. C.; SOUZA, V. J. Avaliação de Oportunidade de Melhoria no Nível de Serviço Oferecido a Passageiro Estrangeiro em Aeroporto Internacional.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação