• Nenhum resultado encontrado

ж n dice destas p ginas impressas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ж n dice destas p ginas impressas"

Copied!
142
0
0

Texto

(1)

E V E N TO S F I N A I S

Í ndice destas páginas impressas

Ín di c e de s t a s pá g i n a s im p r e s s a s ... 1 Ín di c e do O R I G I N A L 1 A Últi m a Cri s e da Te rr a / 1 1 2 Si n a i s de qu e Cri s t o V ol t a r á e m Br e v e / 1 8 3 "Qu a n d o S u c e d e r ã o Es t a s C o i s a s ?" / 32 4 A Igr e j a de D e u s no s Últi m o s Di a s / 43 5 A Vi d a D e v o c i o n a l do R e m a n e s c e n t e / 63 6 O Es til o de Vi d a e as Ati vi d a d e s do R e m a n e s c e n t e / 75 7 Vi d a C a m p e s t r e / 94 8 A s Ci d a d e s / 10 9 9 Lei s D o m i n i c a i s / 1 2 3 1 0 O P e q u e n o Te m p o de A n g ú s t i a / 1 4 3 1 1 E n g a n o s S a t â n i c o s no s Últi m o s Di a s / 1 5 5 1 2 A S a c u d i d u r a / 1 7 2 1 3 A C h u v a S e r ô d i a / 1 8 3 1 4 O Alt o Cl a m o r / 1 9 7 1 5 O S e l o de D e u s e a M a r c a da B e s t a / 21 5 1 6 O Fi m do Te m p o da Gr a ç a / 227 1 7 A s S e t e Últi m a s Pr a g a s e os Ím p i o s / 238 1 8 A s S e t e Últi m a s Pr a g a s e os Ju s t o s / 253 1 9 A V ol t a de Cri s t o / 27 1 20 A H e r a n ç a do s S a n t o s / 283

(2)
(3)

Livr o

1

A Última Crise da Terra

P á g . 1 1

A m p l a A p r e e n s ã o P el o Fu t u r o

O te m p o pre s e n t e é de do m i n a n t e int e r e s s e pa r a to d o o viv e n t e . G o v e r n a d o r e s e est a d i s t a s , ho m e n s qu e oc u p a m po s i ç õ e s de co n f i a n ç a e aut o r i d a d e , ho m e n s e m u l h e r e s pe n s a n t e s de to d a s as cla s s e s , tê m su a at e n ç ã o po s t a no s ac o n t e c i m e n t o s qu e to m a m lug a r ao no s s o re d o r. E st ã o ob s e r v a n d o as rel a ç õ e s qu e exi s t e m ent r e as na ç õ e s . El e s ex a m i n a m a int e n s i d a d e qu e est á to m a n d o po s s e de ca d a ele m e n t o terr e n o , e re c o n h e c e m qu e alg o gr a n d e e de c i s i v o est á pa r a ac o n t e c e r - qu e o m u n d o est á no limi a r de u m a cri s e est u p e n d a . Pr o f e t a s e R e i s, pá g . 537.

A s cal a m i d a d e s e m terr a e m a r, as co n d i ç õ e s so c i a i s agit a d a s , os ru m o r e s de gu e r r a , sã o po rt e n t o s o s . Pr e n u n c i a m a pr o x i m i d a d e de ac o n t e c i m e n t o s da m a i o r im p o r t â n c i a . As forç a s do m a l est ã o- se arr e g i m e n t a n d o e co n s o l i d a n d o - se. El a s se est ã o ro b u s t e c e n d o pa r a a últi m a gr a n d e cri s e. Gr a n d e s m u d a n ç a s est ã o pr e s t e s a op e r a r- se no m u n d o , e os ac o n t e c i m e n t o s fin a i s se r ã o rá pi d o s . Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 3, pá g. 280. P á g . 1 2 Te m p o s Tu r b u l e n t o s qu e O c o r r e r ã o e m Br e v e O te m p o de an g ú s t i a , qu e há de au m e n t a r at é o fi m, est á m u i t o pró x i m o . N ã o te m o s te m p o a pe r d e r . O m u n d o est á agit a d o co m o es p í r i t o de gu e r r a . As pr o f e c i a s do ca p í t u l o on z e de D a n i e l qu a s e ati n g i r a m o se u cu m p r i m e n t o fin al. R e v i e w an d H e r a l d , 24 de no v e m b r o de 1 9 0 4. O te m p o de an g ú s t i a - an g ú s t i a qu a l nu n c a ho u v e , de s d e qu e ho u v e na ç ã o (Dan. 1 2: 1) - est á pr e c i s a m e n t e so b r e nó s, e so m o s se m e l h a n t e s às virg e n s ad o r m e c i d a s . D e v e m o s ac o r d a r e pe d i r qu e o S e n h o r Je s u s po n h a de b a i x o de nó s os S e u s bra ç o s et e r n o s e no s co n d u z a du r a n t e o te m p o de pro v a ç ã o à no s s a fre n t e . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 3, pá g. 305.

O m u n d o est á- se tor n a n d o ca d a ve z m a i s iní q u o . E m bre v e sur g i r á gra n d e pe rt u r b a ç ã o ent r e as na ç õ e s - pe rt u r b a ç ã o qu e nã o ce s s a r á at é qu e Je s u s ve n h a . R e v i e w an d H e r a l d , 1 1 de fev e r e i r o de 1 9 0 4.

E st a m o s m e s m o no li mi a r do te m p o de an g ú s t i a , e ac h a m - se di a n t e de nó s pe r p l e x i d a d e s co m qu e difi cil m e n t e so n h a m o s . Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 3, pá g. 306.

E st a m o s no li mi a r da cris e do s sé c u l o s . E m rá p i d a su c e s s ã o os juí z o s de D e u s se se g u i r ã o un s ao s out r o s - fo g o , in u n d a ç õ e s e terr e m o t o s , co m gu e r r a s e de rr a m a m e n t o de sa n g u e . Pr o f e t a s e R e i s, pá g . 278. H á pe r a n t e nó s te m p o s te m p e s t u o s o s , m a s nã o pro n u n c i e m o s u m a só pal a v r a de incr e d u l i d a d e ou de s â n i m o . S e r v i ç o Cri s t ã o , pá g. 1 3 6. P á g . 1 3 D e u s Te m S e m p r e A d v e r t i d o de Ju í z o s Vi n d o u r o s

(4)

D e u s se m p r e te m da d o ao s ho m e n s ad v e r t ê n c i a do s juí z o s po r vir. A q u e l e s qu e tiv e r a m fé na m e n s a g e m po r El e en v i a d a pa r a se u te m p o , e agir a m se g u n d o su a fé, e m ob e d i ê n c i a ao s S e u s m a n d a m e n t o s , es c a p a r a m ao s juí z o s qu e ca í r a m so b r e os de s o b e d i e n t e s e inc r é d u l o s .

A N o é vei o a pal a v r a : "Ent r a tu e to d a a tu a ca s a na arc a , po r q u e te hei vist o just o dia n t e de Mi m ." G ê n . 7:1. N o é ob e d e c e u , e foi sal v o . A Ló foi en v i a d a a m e n s a g e m : "Le v a n t a i- vo s, sa í de s t e lu g a r, po r q u e o S e n h o r há de de s t r u i r a cid a d e ." G ê n . 1 9: 1 4. Ló col o c o u- se so b a gu a r d a do s m e n s a g e i r o s cel e s t e s , e foi sal v o . As s i m os dis c í p u l o s de Cri s t o tiv e r a m avi s o da de s t r u i ç ã o de Jer u s a l é m . O s qu e est a v a m al e rt a qu a n t o ao sin a l da pró x i m a ruí n a , e fu gi r a m da cid a d e , es c a p a r a m à de s t r u i ç ã o . A s s i m ag o r a est a m o s da n d o avi s o da se g u n d a vin d a de Cri s t o e da de s t r u i ç ã o im p e n d e n t e so b r e o m u n d o . O s qu e ou v i r e m a ad v e r t ê n c i a , se r ã o sal v o s . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g . 634.

D e u s no s Di s s e o qu e P o d e m o s E s p e r a r e m N o s s o Te m p o

A n t e s de S u a cru c i fi x ã o o S a l v a d o r ex p li c o u a S e u s dis c í p u l o s qu e El e de v e r i a se r m o r t o , e do tú m u l o re s s u s c i t a r ; anj o s est a v a m pre s e n t e s pa r a gra v a r- lhe s S u a s pal a v r a s na m e n t e e no cor a ç ã o . (Mar. 8:3 1 e 32; M a r. 9:3 1; M a r. 10:3 2- 34.) M a s os dis c í p u l o s ag u a r d a v a m livr a m e n t o te m p o r a l do jug o ro m a n o , e nã o po d i a m tol e r a r a idéi a de qu e A q u e l e e m qu e m se ce n t r a l i z a v a m to d a s as su a s es p e r a n ç a s de v e s s e sof r e r u m a m o r t e ig n o m i n i o s a . A s pal a v r a s de qu e

P á g . 1 4

ne c e s s i t a v a m le m b r a r- se, fu gi r a m- lh e s do es p í r i t o ; e, ao ch e g a r o te m p o da pro v a , est a os en c o n t r o u de s p r e v e n i d o s . A m o r t e de Cri s t o de s t r u i u- lh e s tã o co m p l e t a m e n t e as es p e r a n ç a s , co m o se El e nã o os ho u v e s s e ad v e r t i d o pre v i a m e n t e .

A s s i m , na s pr o f e c i a s , o fut u r o se pat e n t e i a dia n t e de nó s tã o cla r a m e n t e co m o se re v e l o u ao s dis c í p u l o s pel a s pal a v r a s de Cri s t o . O s ac o n t e c i m e n t o s lig a d o s ao fin a l do te m p o da gra ç a e ob r a de pre p a r o pa r a o pe r í o d o de an g ú s t i a , ac h a m- se clar a m e n t e ap r e s e n t a d o s . M u l t i d õ e s , po r é m , nã o po s s u e m m a i o r co m p r e e n s ã o de s t a s im p o r t a n t e s ver d a d e s do qu e teri a m se nu n c a ho u v e s s e m sid o re v e l a d a s . O Gr a n d e C o n f l i t o , pá g. 594.

A s Pr o f e c i a s R e f e r e n t e s ao s Últi m o s Di a s R e q u e r e m N o s s a At e n ç ã o

Vi en t ã o o ter c e i r o anj o. (Apo c. 1 4: 9- 1 1 .) Di s s e m e u anj o ac o m p a n h a n t e : "Te rrí v e l é su a ob r a . Tr e m e n d a su a mi s s ã o . El e é o anj o qu e de v e se p a r a r o trig o do joio, e sel a r, ou at a r, o trig o pa r a o cel e i r o cel e s t i a l. E s s a s coi s a s de v e m ab s o r v e r to d a a m e n t e , a at e n ç ã o to d a ." Pri m e i r o s E s c r i t o s , pá g. 1 1 8.

H a v e m o s de co m p a r e c e r dia n t e de m a g i s t r a d o s pa r a re s p o n d e r po r no s s a le al d a d e pa r a co m a Lei de D e u s , pa r a da r a co n h e c e r as ra z õ e s de no s s a fé. E os jov e n s de v e m co m p r e e n d e r est a s coi s a s .

D e v e m sa b e r o qu e há de vir a ac o n t e c e r an t e s do en c e r r a m e n t o da hist ó r i a terr e s t r e . Es t a s coi s a s diz e m re s p e i t o a no s s o be m- est a r et e r n o , e cu m p r e a pro f e s s o r e s e alu n o s da r- lh e s m a i s at e n ç ã o . Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 2, pá g. 41 1 .

D e v e m o s est u d a r os gra n d e s sin a i s qu e indi c a m os te m p o s e m qu e est a m o s viv e n d o . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 4, pá g . 1 6 3.

(5)

O s qu e se col o c a m so b a dire ç ã o de D e u s , pa r a ser po r El e gui a d o s , co m p r e e n d e r ã o a co n s t a n t e corr e n t e do s ac o n t e c i m e n t o s qu e El e ord e n o u . S e r v i ç o Cri s t ã o , pá g . 77.

Pr e c i s a m o s ver na Hi s t ó r i a o cu m p r i m e n t o da pr o f e c i a , est u d a r as at u a ç õ e s da Pr o v i d ê n c i a no s gr a n d e s m o v i m e n t o s ref o r m a t ó r i o s e co m p r e e n d e r a pro g r e s s ã o do s ac o n t e c i m e n t o s na arr e g i m e n t a ç ã o da s na ç õ e s pa r a o co n f lit o fin al da gr a n d e co n t r o v é r s i a . Te s t i m o n i e s , vol. 8, pá g . 307.

E st u d a r E s p e c i a l m e n t e os Liv r o s de D a n i e l e do A p o c a l i p s e

H á ne c e s s i d a d e de m a i s ínti m o est u d o da P al a v r a de D e u s ; es p e c i a l m e n t e de v e m D a n i e l e A p o c a l i p s e m e r e c e r a at e n ç ã o co m o nu n c a da n t e s na hist ó ri a de no s s a ob r a . ... A luz qu e D a n i e l re c e b e u de D e u s foi da d a es p e c i a l m e n t e pa r a est e s últi m o s dia s. Te s t e m u n h o s P a r a Mi n i s t r o s , pá g s . 1 1 2 e 1 1 3..

Lei a m o s e est u d e m o s o ca p í t u l o do z e de D a n i e l. El e é u m a ad v e r t ê n c i a qu e to d o s nó s pr e c i s a m o s co m p r e e n d e r ant e s do te m p o de an g ú s t i a . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 1 5, pá g . 228. O últi m o do s es c ri t o s do N o v o Te s t a m e n t o est á ch e i o de ve r d a d e s cuj a co m p r e e n s ã o no s é ne c e s s á r i a . P a r á b o l a s de Je s u s , pá g . 1 3 3.

A s pre d i ç õ e s do livr o do A p o c a l i p s e qu e ain d a nã o se cu m p r i r a m log o se cu m p r i r ã o . E st a pr o f e c i a de v e ser ag o r a est u d a d a co m dili g ê n c i a pel o po v o de D e u s e co m p r e e n d i d a cla r a m e n t e . El a nã o en c o b r e a ver d a d e ;

P á g . 1 6

no s pre v i n e co m clar e z a , co n t a n d o- no s o qu e ha v e r á no fut u r o . N o t e b o o k Le a f l e t s , vol. 1, pá g . 96.

A s sol e n e s m e n s a g e n s qu e for a m da d a s , e m su a ord e m , no A p o c a l i p s e , de v e m oc u p a r o pri m e i r o lug a r no es p í r i t o do po v o de D e u s . Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 3, pá g . 278.

O As s u n t o D e v e S e r M a n t i d o P e r a n t e o P o v o

M u i t o s há qu e nã o co m p r e e n d e m as pro f e c i a s ref e r e n t e s ao s no s s o s dia s, e pr e c i s a m ser es c l a r e c i d o s . É de v e r, ta nt o do vigi a co m o do leig o, da r à tro m b e t a so n i d o cert o. Ev a n g e l i s m o , pá g . 1 9 4.

Er g a m os vigi a s ag o r a a vo z e dê e m a m e n s a g e m qu e é ver d a d e pr e s e n t e pa r a est e te m p o . M o s t r e m o s ao po v o on d e no s en c o n t r a m o s na hist ó r i a pr o f é t i c a . Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 2, pá g . 323.

D e u s est a b e l e c e u , po r é m , u m di a pa r a o tér m i n o da hist ó ri a de s t e m u n d o : "Se r á pre g a d o est e ev a n g e l h o do rei n o po r to d o o m u n d o , pa r a tes t e m u n h o a to d a s as na ç õ e s . E n t ã o virá o fi m." A pr o f e c i a se cu m p r e ra p i d a m e n t e . M a s , m u i t o m a i s de v e se r dit o ac e r c a de s t e s as s u n t o s tre m e n d a m e n t e im p o r t a n t e s . P e rt o est á o di a e m qu e se r á de c i d i d o pa r a se m p r e o de s t i n o de to d a al m a . ...

D e v e- se faz e r u m gr a n d e esf o r ç o pa r a m a n t e r est e as s u n t o pe r a n t e o po v o . O sol e n e fat o de qu e o di a do S e n h o r virá re p e n t i n a e ine s p e r a d a m e n t e de v e se r m a n t i d o nã o só pe r a n t e as pe s s o a s do m u n d o , m a s ta m b é m dia n t e de no s s a s pró p r i a s igre j a s . A terrí v e l ad v e r t ê n c i a da P á g . 1 7

(6)

pr o f e c i a é diri g i d a a to d a al m a . Ni n g u é m jul g u e est a r ise n t o do pe ri g o de se r ap a n h a d o de sur p r e s a . N ã o pe r m i t a i s qu e a int e r p r e t a ç ã o pr o f é t i c a de pe s s o a al g u m a arr e b a t e a co n v i c ç ã o do co n h e c i m e n t o de oc o r r ê n c i a s qu e re v e l a m qu e est e gra n d e ac o n t e c i m e n t o est á be m pr ó x i m o . Fu n d a m e n t o s da E d u c a ç ã o Cri s t ã , pá g s . 335 e 336.

M a n t e n d o os Ev e n t o s Fu t u r o s na P e r s p e c t i v a C o r r e t a

N ã o so m o s ag o r a ca p a z e s de de s c r e v e r ac u r a d a m e n t e as ce n a s a se r e m re p r e s e n t a d a s e m no s s o m u n d o no fut u r o ; isto, po r é m , sa b e m o s : qu e est e é u m te m p o e m qu e pr e c i s a m o s vel a r e m or a ç ã o ; poi s o gra n d e di a do S e n h o r est á às po rt a s . M e n s a g e n s Es c o l h i d a s , vol. 2, pá g . 35. O sin a l da be s t a é ex a t a m e n t e o qu e te m sid o pr o c l a m a d o . N e m tu d o qu e se ref e r e a est e as s u n t o é co m p r e e n d i d o ; ne m co m p r e e n d i d o se r á at é qu e te n h a sid o co m p l e t a m e n t e ab e r t o o rol o do livr o. Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 2, pá g . 37 1.

M u i t o s de s v i a r ã o o olh a r do s de v e r e s at u a i s , do co n f o r t o e da s bê n ç ã o s no pr e s e n t e , e to m a r ã o e m p r e s t a d o afliç õ e s co m re s p e i t o à cris e fut u r a . Iss o ca u s a r á u m te m p o de an g ú s t i a an t e c i p a d o , e nã o re c e b e r e m o s gra ç a pa r a tais afli ç õ e s an t e c i p a d a s . M e n s a g e n s Es c o l h i d a s , vol. 3, pá g s . 383 e 384.

H á u m te m p o de an g ú s t i a a so b r e v i r ao po v o de D e u s , m a s nã o de v e m o s m a n t e r ist o co n s t a n t e m e n t e dia n t e del e, e incit á- lo pa r a ter u m te m p o de an g ú s t i a ant e c i p a d o . H a v e r á u m a sa c u d i d u r a en t r e o po v o de D e u s , m a s isto nã o é a ver d a d e pr e s e n t e a se r lev a d a às igr ej a s . M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 1, pá g. 1 8 0.

2

Sinais de que Cristo

V ol t a r á e m Br e v e P á g . 1 8

A Gr a n d e Pr o f e c i a de N o s s o S e n h o r

Cri s t o pr e v e n i u S e u s dis c í p u l o s da de s t r u i ç ã o de Jer u s a l é m e do s sin a i s qu e oc o r r e r i a m ant e s da vin d a do Fil h o do ho m e m . To d o o ca p í t u l o vint e e qu a t r o de M a t e u s é u m a pr o f e c i a a re s p e i t o do s ac o n t e c i m e n t o s qu e pre c e d e r ã o es s e ev e n t o , e a de s t r u i ç ã o de Je r u s a l é m é us a d a pa r a re p r e s e n t a r a últi m a gra n d e de s t r u i ç ã o do m u n d o pel o fo g o. M a n u s c r i t o 77, 1 8 9 9. Cri s t o , no M o n t e da s Oli v e i r a s , en u m e r o u os juí z o s terrí v e i s qu e de v i a m pre c e d e r S u a volt a: "E ou v i r e i s de gu e r r a s e de ru m o r e s de gu e r r a s ." "Po r q u a n t o se lev a n t a r á na ç ã o co n t r a na ç ã o , e rei n o co n t r a rei n o , e ha v e r á fo m e s , e pe s t e s , e terr e m o t o s , e m vári o s lug a r e s . M a s to d a s est a s coi s a s sã o o pri n c í p i o de do r e s ." M a t. 24:6 e 7. S e be m qu e es s a s pro f e c i a s tiv e s s e m tid o cu m p r i m e n t o pa r c i a l na de s t r u i ç ã o de Jer u s a l é m , apli c a m - se m a i s dire t a m e n t e ao s últi m o s dia s. Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 2, pá g . 35 1.

P á g . 1 9

Si n a i s no s C é u s

A o fi m da gra n d e pe r s e g u i ç ã o pa p a l, de c l a r o u Cri s t o , o S o l se es c u r e c e r i a , e a Lu a nã o da ri a su a luz. E m se g u i d a , cairi a m as estr e l a s do cé u. E El e diz: "Apr e n d e i poi s est a pa r á b o l a da fig u e i r a : Q u a n d o já os se u s ra m o s se tor n a m te n r o s e bro t a m fol h a s , sa b e i s qu e est á pró x i m o o

(7)

ver ã o . Ig u a l m e n t e , qu a n d o vird e s to d a s est a s coi s a s , sa b e i qu e El e est á pró x i m o às po rt a s ." M a t. 24:32 e 33.

Cri s t o de u sin a i s de S u a vin d a . D e c l a r a qu e po d e m o s co n h e c e r qu a n d o El e est á pe rt o, às po rt a s . El e diz da q u e l e s qu e vê e m est a s coi s a s : "Nã o pa s s a r á est a ge r a ç ã o se m qu e to d a s est a s coi s a s ac o n t e ç a m . " Es t e s sin a i s ap a r e c e r a m . A g o r a sa b e m o s co m ce rt e z a qu e a vin d a do S e n h o r est á às po rt a s . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g . 632.

Si n a i s na Te rr a

D e c l a r a Je s u s : "E ha v e r á sin a i s no S ol, na Lu a e na s estr e l a s ; e na Te r r a an g ú s t i a da s na ç õ e s ." Lu c. 21:2 5; M a t. 24:29; M a r. 1 3:2 4- 26; A p o c . 6:1 2- 1 7. O s qu e co n t e m p l a m est e s pr e n ú n c i o s de S u a vin d a , de v e m sa b e r qu e "est á pró x i m o , às po rt a s ". M a t. 24:33. O Gr a n d e C o n f l i t o , pá g s . 37 e 38.

A s na ç õ e s est ã o agit a d a s . Te m p o s de pe r p l e x i d a d e se ac h a m dia n t e de nó s. O cor a ç ã o do s ho m e n s est á de s m a i a n d o de terr o r da s coi s a s qu e so b r e v i r ã o ao m u n d o . M a s os qu e crê e m e m D e u s ou v i r ã o S u a vo z e m m e i o à tor m e n t a , diz e n d o : "So u E u. N ã o te m a i s ." Th e Si g n s of th e Ti m e s , 9 de out u b r o de 1 9 0 1 .

P á g . 20

E st r a n h a e m o m e n t o s a hist ó ri a est á se n d o re gi s t r a d a no s livr o s do C é u - ev e n t o s qu e, se g u n d o foi de c l a r a d o , pr e c e d e r i a m de pe rt o o gra n d e di a de D e u s . Tu d o no m u n d o est á e m agit a ç ã o . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 3, pá g . 31 3.

Fal s o s Pr o f e t a s

C o m o u m do s sin a i s da de s t r u i ç ã o de Jer u s a l é m , Cri s t o ha v i a dit o: "E sur g i r ã o m u i t o s fals o s pr o f e t a s , e en g a n a r ã o a m u i t o s ." M a t. 24: 1 1 . Er g u e r a m - se fals o s pro f e t a s , en g a n a n d o o po v o , e lev a n d o gr a n d e nú m e r o ao de s e r t o . M á g i c o s e ex o r c i s t a s , pr e t e n d e n d o mir a c u l o s o po d e r , arr a s t a r a m o po v o ap ó s si, às soli d õ e s da s m o n t a n h a s . M a s est a pro f e c i a foi da d a ta m b é m pa r a os últi m o s dia s. E st e sin a l é o ind í c i o do se g u n d o ad v e n t o . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g. 63 1.

E n c o n t r a r e m o s fal s a s pr e t e n s õ e s ; erg u e r- se- ão fal s o s pr o f e t a s ; ha v e r á fals o s so n h o s e vis õ e s fal s a s ; pre g a i , po r é m , a P a l a v r a , nã o vo s de s v i e i s da vo z de D e u s e m S u a P a l a v r a . M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 2, pá g. 49.

Tê m- m e sid o m o s t r a d o s m u i t o s qu e pr e t e n d e r ã o se r es p e c i a l m e n t e en s i n a d o s po r D e u s , e te nt a r ã o lev a r out r o s , e po r err a d a s idéi a s de de v e r e m p r e e n d e r ã o u m a ob r a qu e D e u s nu n c a pô s so b r e el e s. O re s u l t a d o se r á co n f u s ã o . B u s q u e ca d a u m a D e u s co m m a i s fer v o r po r si m e s m o , pa r a qu e po s s a co m p r e e n d e r in di v i d u a l m e n t e S u a vo n t a d e . M e n s a g e n s Es c o l h i d a s , vol. 2, pá g. 72.

P á g . 21

U m a E x p e r i ê n c i a co m u m Fal s o Pr o f e t a

O n t e m à noit e u m jov e m , est r a n h o a to d o s nó s, m a s ale g a n d o ser u m irm ã o de Vit ó ri a [Au s t r á l i a], vei o visit a r- no s e dis s e qu e qu e r i a ve r a Ir m ã W h i t e . Er a de noit e, e eu re c u s e i vê- lo. N ó s o co n v i d a m o s , po r é m , a pe r m a n e c e r co n o s c o du r a n t e a noit e, e a to m a r o de s j e j u m . A p ó s o no s s o co s t u m e i r o cult o m a t i n a l , ao est a r m o s pr e s t e s a no s diri gi r a no s s a s vá ri a s oc u p a ç õ e s , es s e jov e m se lev a n t o u , e co m u m ge s t o au t o r i t á r i o pe d i u qu e no s se n t á s s e m o s . El e dis s e : "Vo c ê s tê m hin á r i o s ? C a n t a r e m o s u m hi n o e ent ã o lh e s tra n s m i t i r e i u m a m e n s a g e m . " D e c l a r e i :

(8)

"Se te m u m a m e n s a g e m , tra n s m i t a- a se m de m o r a , poi s est a m o s co m m u i t a pre s s a de re m e t e r a corr e s p o n d ê n c i a pa r a a A m é r i c a , e nã o te m o s te m p o a pe r d e r ." El e co m e ç o u ent ã o a ler alg u m a coi s a qu e ha v i a es c ri t o, de c l a r a n d o , en t r e ou t r a s coi s a s , qu e ag o r a co m e ç o u o julg a m e n t o do s viv o s . ...

E u pr e s t e i at e n ç ã o en q u a n t o ele pro s s e g u i a , e dis s e fin al m e n t e : "M e u irm ã o , vo c ê nã o est á e m pe rf e i t a s co n d i ç õ e s m e n t a i s . Ex p o n h a clar a m e n t e co m o a su a m e n s a g e m se ref e r e a nó s. P o r fav o r, no s di g a iss o im e d i a t a m e n t e . S e u es p í r i t o est á m u i t o te n s o e vo c ê co m p r e e n d e m a l o se u tra b a l h o . Gr a n d e pa rt e do qu e dis s e est á de ac o r d o co m a Bí b li a e cre m o s e m ca d a u m a de s s a s pal a v r a s . M a s vo c ê se ac h a extr e m a m e n t e agit a d o . P o r fav o r, de c l a r e o qu e te m pa r a nó s!"

B o m , el e dis s e qu e de v í a m o s en c a i x o t a r as coi s a s e m u d a r- no s im e d i a t a m e n t e pa r a B a t tl e Cr e e k . P e r g u n t e i po r qu e raz ã o , e el e res p o n d e u : "Pa r a tra n s m i t i r est a m e n s a g e m de qu e co m e ç o u o jul g a m e n t o do s viv o s ." R e p l i q u e i : "A ob r a qu e o S e n h o r no s de u pa r a faz e r ai n d a nã o est á ter m i n a d a . Q u a n d o no s s a ob r a aq u i esti v e r co n c l u í d a , ter e m o s

P á g . 22

cert e z a de qu e o S e n h o r no s far á sa b e r qu e ch e g o u a oc a s i ã o de no s m u d a r m o s pa r a B a t tl e Cr e e k , e m ve z de m o s t r a r- lh e qu a l é o no s s o de v e r." ... D e i x e i qu e o ir m ã o St a r r co n t i n u a s s e a fal a r co m ele, en q u a n t o eu re a s s u m i a o m e u tra b a l h o de es c r e v e r .

El e dis s e ao ir m ã o St a r r qu e qu a n d o a Ir m ã W h i t e lhe fal o u tã o bo n d o s a m e n t e , m a s co m ta n t a au t o r i d a d e , co m e ç o u a ve r qu e co m e t e r a u m err o, e qu e as im p r e s s õ e s qu e o ha v i a m incit a d o tã o vig o r o s a m e n t e nã o era m co e r e n t e s ou raz o á v e i s . E m b o r a no s s a fa m í l i a sej a gra n d e , co m p o n d o - se de de z m e m b r o s , alé m de trê s visit a n t e s , de c i d i m o s dei x a r qu e est e jov e m fiq u e co n o s c o du r a n t e alg u m te m p o . N ã o po d e m o s pe r m i t i r qu e vá ter co m pe s s o a s qu e o trat e m as p e r a m e n t e e o co n d e n e m , ne m de s e j a m o s qu e re pi t a su a s "rev e l a ç õ e s ". Q u e r e m o s qu e pe r m a n e ç a po r u m po u c o de te m p o on d e po s s a m o s co m u n i c a r- no s co m ele e, se for po s s í v e l , co n d u z i- lo a ca m i n h o s se g u r o s . C a r t a 66, 1 8 9 4.

Gl u t o n a r i a e Int e m p e r a n ç a

A gl ut o n a r i a e a int e m p e r a n ç a co n s t i t u e m o fu n d a m e n t o da gra n d e de p r a v a ç ã o m o r a l e m no s s o m u n d o . S a t a n á s est á cie n t e dis s o , e te n t a co n s t a n t e m e n t e a ho m e n s e m u l h e r e s pa r a qu e co n d e s c e n d a m co m a gul a à cu s t a da sa ú d e e m e s m o da pró p r i a vid a. C o m e r , be b e r e ve s t i r- se tor n a m- se o alv o da vid a pa r a o m u n d o . Tal est a d o de coi s a s exi s t i a ant e s do dilú v i o . E est e est a d o de dis s i p a ç ã o é u m a da s m a r c a n t e s evi d ê n c i a s da br e v e ter m i n a ç ã o da hist ó r i a terr e s t r e . C a r t a 34, 1 8 7 5.

O qu a d r o qu e a Ins p i r a ç ã o no s de u do m u n d o an t e d i l u v i a n o re p r e s e n t a m u i ve r d a d e i r a m e n t e a co n d i ç ã o a qu e ra p i d a m e n t e a so c i e d a d e m o d e r n a ca m i n h a . P a t ri a r c a s e Pr o f e t a s , pá g. 1 0 2. P á g . 23

S a b e m o s qu e o S e n h o r vir á m u i t o e m br e v e . O m u n d o est á ra pi d a m e n t e se tor n a n d o co m o er a no s dia s de N o é . El e se ac h a ent r e g u e à co n d e s c e n d ê n c i a eg o í s t a . O co m e r e o be b e r sã o lev a d o s a ex c e s s o s . O s ho m e n s est ã o to m a n d o as no c i v a s be b i d a s alc o ó l i c a s qu e os dei x a m tra n s t o r n a d o s . C a r t a 308, 1 9 0 7.

At o s de Vi o l ê n c i a

N o s di a s de N o é a es m a g a d o r a m a i o r i a se op u n h a à ver d a d e , e se ap a i x o n a r a po r u m co n j u n t o de falsi d a d e s . A Te r r a est a v a ch e i a de viol ê n c i a . A gu e r r a , o cri m e e o ho m i c í d i o er a m a or d e m

(9)

do dia. As s i m se r á ta m b é m ant e s da se g u n d a vin d a de Cri s t o . Th e S e v e n t h- da y A d v e n t i s t Bi bl e C o m m e n t a r y , vol. 1, pá g . 1.0 9 0.

A s uni õ e s tra b a l h i s t a s ra pi d a m e n t e se agit a m e ap e l a m à viol ê n c i a se su a s rei vi n d i c a ç õ e s nã o sã o at e n d i d a s . M a i s e m a i s clar o est á se tor n a n d o qu e os ha b i t a n t e s do m u n d o nã o est ã o e m ha r m o n i a co m D e u s . N e n h u m a te o ri a cie n t í f i c a po d e ex p l i c a r a fir m e m a r c h a de ob r e i r o s iní q u o s so b o co m a n d o de S a t a n á s . E m to d a m u l ti d ã o , anj o s í m p i o s est ã o e m op e r a ç ã o , inst a n d o ho m e n s a co m e t e r at o s de viol ê n c i a . ...

A pe r v e r s i d a d e e cru e l d a d e do s ho m e n s alc a n ç a r ã o tal atit u d e qu e D e u s S e re v e l a r á e m S u a m a j e s t a d e . M u i t o e m br e v e a im p i e d a d e do m u n d o ter á ati n g i d o se u limit e e, co m o no s dia s de N o é , D e u s de rr a m a r á os S e u s juí z o s . Ol h a n d o P a r a o Alt o (Medit a ç õ e s M a t i n a i s , 1 9 8 3), pá g . 328.

O s terrí v e i s rel a t o s qu e ou v i m o s de ho m i c í d i o s e ro u b o s , de aci d e n t e s ferr o v i á r i o s e at o s de viol ê n c i a , de c l a r a m qu e o fi m de to d a s as coi s a s est á pr ó x i m o . A g o r a , ag o r a m e s m o , pr e c i s a m o s est a r no s pr e p a r a n d o pa r a a se g u n d a vin d a do S e n h o r . C a r t a 308, 1 9 0 7.

P á g . 24

G u e r r a s e D e s a s t r e s

A p r o x i m a- se a te m p e s t a d e , e pr e c i s a m o s ap r o n t a r- no s pa r a su a fúri a m e d i a n t e arr e p e n d i m e n t o pa r a co m D e u s e fé e m no s s o S e n h o r Je s u s Cri s t o . O S e n h o r S e lev a n t a r á pa r a sa c u d i r terrri v e l m e n t e a Te r r a . V e r e m o s afliç õ e s po r to d o s os la d o s . Mil h a r e s de na v i o s ser ã o arr e m e s s a d o s pa r a as pr o f u n d e z a s do m a r. Es q u a d r a s se su b m e r g i r ã o , se n d o sa c ri fi c a d o s mil h õ e s de vid a s hu m a n a s . Irro m p e r ã o ine s p e r a d a m e n t e inc ê n d i o s qu e ne n h u m esf o r ç o hu m a n o se r á ca p a z de exti n g u i r. O s pal á c i o s da Te rr a se r ã o va rri d o s pel a fúri a da s ch a m a s . To r n a r- se- ão m a i s e m a i s fre q ü e n t e s os de s a s t r e s de est r a d a de ferr o; co n f u s ã o , coli s õ e s e m o r t e se m u m m o m e n t o de ad v e r t ê n c i a oc o r r e r ã o na s gra n d e s via s de co m u n i c a ç ã o . O fi m est á pe rt o , a gr a ç a est á a ter m i n a r . O h! bu s q u e m o s a D e u s en q u a n t o S e po d e ac h a r, inv o q u e m o - Lo en q u a n t o est á pe rt o! M e n s a g e n s ao s Jo v e n s , pá g s . 89 e 90.

N a s últi m a s ce n a s da hist ó r i a terr e s t r e , gra s s a r á a gu e r r a . H a v e r á epi d e m i a s , pra g a s e fo m e s . A s ág u a s do oc e a n o tra n s p o r ã o se u s limit e s . Pr o p r i e d a d e s e vid a s ser ã o de s t r u í d a s pel o fo g o e po r inu n d a ç õ e s . D e v e r í a m o s est a r no s pr e p a r a n d o pa r a as m a n s õ e s qu e Cri s t o foi pr e p a r a r pa r a os qu e O a m a m . M a r a n a t a (Medit a ç õ e s M a t i n a i s , 1 9 7 7), pá g . 1 7 2.

Gr a n d e s B o l a s de Fo g o

N a últi m a se x t a- feir a, pel a m a n h ã , po u c o ant e s de ac o r d a r , u m a ce n a m u i t o im p r e s s i o n a n t e m e foi ap r e s e n t a d a . P a r e c i a qu e eu ha v i a ac o r d a d o , m a s nã o est a v a e m m e u lar. D a s ja n e l a s eu po d i a avi s t a r u m terrí v e l inc ê n d i o .

P á g . 25

Gr a n d e s bol a s de fo g o ca í a m so b r e as ca s a s e de s s a s bol a s vo a v a m fle c h a s inc a n d e s c e n t e s e m to d a s as dire ç õ e s . Er a im p o s s í v e l ap a g a r os fo g o s qu e se ac e n d i a m , e m u i t o s lu g a r e s est a v a m se n d o de s t r u í d o s . O terr o r do po v o er a in d e s c r i t í v e l . D e p o i s de alg u m te m p o , ac o r d e i e vi qu e est a v a e m ca s a . E v a n g e l i s m o , pá g. 29.

Vi u m a im e n s a bol a de fo g o cair no m e i o de alg u m a s lin d a s ha b i t a ç õ e s , de s t r u i n d o- as im e d i a t a m e n t e . O u v i alg u n s diz e r e m : "Sa b í a m o s qu e os juí z o s de D e u s so b r e v i r i a m à Te r r a , m a s nã o sa b í a m o s qu e viri a m tã o ce d o ." O u t r o s , co m ac e n t o de vo z ag o n i a n t e , dizi a m : "Os

(10)

se n h o r e s sa b i a m! P o r qu e, ent ã o , nã o no s dis s e r a m ? N ó s nã o sa b í a m o s . " Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 3, pá g. 296.

Te rr e m o t o s e In u n d a ç õ e s

O ini m i g o at u o u no pa s s a d o e ain d a est á at u a n d o . El e de s c e u co m gr a n d e po d e r , e o Es p í r i t o de D e u s est á- S e retir a n d o da Te r r a . D e u s te m retir a d o S u a m ã o . S ó te m o s de olh a r pa r a Jo h n s t o w n [Pe n s i l v â n i a]. El e nã o im p e d i u qu e o dia b o ac a b a s s e co m a exi s t ê n c i a de to d a es s a cid a d e . E es s a s m e s m a s coi s a s au m e n t a r ã o at é o fi m da hist ó ri a terr e s t r e . S e r m o n s an d Tal k s , vol. 1, pá g. 10 9.

A cro s t a terr e s t r e ser á dil a c e r a d a pel a s ex p l o s õ e s do s el e m e n t o s oc u l t o s na s en t r a n h a s da Te rr a . Es t e s ele m e n t o s , u m a ve z de s p r e n d i d o s , arr e b a t a r ã o os tes o u r o s do s qu e du r a n t e an o s tê m au m e n t a d o

P á g . 26

su a fort u n a pel a aq u i s i ç ã o de gra n d e s po s s e s a pr e ç o s de fo m e do s qu e est ã o ao se u se r v i ç o . E o m u n d o reli gi o s o ta m b é m se r á terri v e l m e n t e ab a l a d o , poi s o fi m de to d a s as coi s a s est á às po rt a s . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 3, pá g . 208.

C h e g o u ag o r a o te m p o e m qu e nu m m o m e n t o po d e m o s est a r e m terr a sóli d a , e no ou t r o m o m e n t o po d e ela est a r fu gi n d o de de b a i x o de no s s o s pé s. H a v e r á terr e m o t o s on d e m e n o s se es p e r a . Te s t e m u n h o s P a r a Mi n i s t r o s , pá g . 42 1.

E m inc ê n d i o s , e m in u n d a ç õ e s , e m terr e m o t o s , na fúri a da s gr a n d e s pr o f u n d e z a s , na s cal a m i d a d e s po r m a r e terr a, é tra n s m i t i d a a ad v e r t ê n c i a de qu e o Es p í r i t o de D e u s nã o agi r á pa r a se m p r e co m os ho m e n s . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 3, pá g . 31 5.

A n t e s qu e o Fil h o do ho m e m ap a r e ç a na s nu v e n s do cé u, tu d o na N a t u r e z a est a r á e m co n v u l s ã o . R a i o s do cé u uni n d o- se ao fo g o na Te rr a far ã o co m qu e as m o n t a n h a s qu e i m e m co m o u m a for n a l h a e lan c e m su a s torr e n t e s de lav a so b r e ald e i a s e cid a d e s . M a s s a s de r r e t i d a s de ro c h a s lan ç a d a s na ág u a pel a su b l e v a ç ã o da s coi s a s oc u l t a s na Te rr a far ã o fer v e r a ág u a e arr e m e s s a r ã o pe d r a s e terr a. H a v e r á fort e s terr e m o t o s e gra n d e de s t r u i ç ã o de vid a s hu m a n a s . Th e S e v e n t h- da y A d v e n t i s t Bi b l e C o m m e n t a r y , vol. 7, pá g. 946.

Cri m e s , Fo m e s e E pi d e m i a s

S a t a n á s est á tra b a l h a n d o na at m o s f e r a ; en v e n e n a - a, e aí de p e n d e m o s de D e u s qu a n t o à vid a - no s s a vid a pr e s e n t e e et e r n a . E est a n d o na po s i ç ã o e m qu e no s en c o n t r a m o s , im p o r t a est a r m o s int e i r a m e n t e ale rt a , tot al m e n t e de v o t a d o s , de to d o co n v e r t i d o s e co n s a g r a d o s

P á g . 27

a D e u s . M a s pa r e c e qu e no s ac h a m o s co m o pa r a l i s a d o s . D e u s do C é u , de s p e r t a- no s! M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 2, pá g. 52.

D e u s nã o te m im p e d i d o qu e os po d e r e s da s tre v a s lev e m av a n t e su a í m p i a ob r a de pol u i r o ar, u m a da s fo n t e s de vid a e nut ri ç ã o , co m u m ve n e n o fat al. N ã o so m e n t e é af et a d a a vid a ve g e t a l , m a s o ho m e m sofr e de epi d e m i a s . ... Es s a s coi s a s sã o o re s u l t a d o de go t a s da s ta ç a s da ira de D e u s qu e est ã o se n d o bo r ri f a d a s so b r e a Te r r a , e co n s t i t u e m ap e n a s dé b e i s re p r e s e n t a ç õ e s do qu e ac o n t e c e r á no fut u r o pró x i m o . M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 3, pá g. 39 1 . A s fo m e s au m e n t a r ã o . E pi d e m i a s arr e b a t a r ã o mil h a r e s de vid a s . P e ri g o s pro v e n i e n t e s do s po d e r e s de for a e de at u a ç õ e s sat â n i c a s po r de n t r o est ã o po r to d a pa rt e ao no s s o re d o r, m a s o

(11)

po d e r m o d e r a d o r de D e u s est á se n d o ex e r c i d o at u a l m e n t e . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 1 9, pá g . 382.

Foi- m e m o s t r a d o qu e o E s p í r i t o do S e n h o r est á- S e retir a n d o da Te r r a . O po d e r m a n t e n e d o r de D e u s log o ser á re c u s a d o a to d o s os qu e co n t i n u a m de s r e s p e i t a n d o os S e u s m a n d a m e n t o s . O s rel a t o s de tra n s a ç õ e s fra u d u l e n t a s , ho m i c í d i o s e cri m e s de to d a a es p é c i e ch e g a m at é nó s dia ri a m e n t e . A iniq ü i d a d e est á- se tor n a n d o u m a coi s a tã o co m u m qu e nã o of e n d e m a i s as su s c e t i b i l i d a d e s co m o e m te m p o s pa s s a d o s . C a r t a 258, 1 9 0 7.

O D e s í g n i o de D e u s na s C a l a m i d a d e s

O qu e sig n i f i c a m as ho rr í v e i s cal a m i d a d e s no m a r - e m b a r c a ç õ e s arr e m e s s a d a s pa r a a et e r n i d a d e se m avi s o pr é v i o ?

P á g . 28

O qu e sig n i f i c a m os aci d e n t e s na terr a - fo g o co n s u m i n d o as riq u e z a s qu e ho m e n s ac u m u l a r a m , e m gr a n d e pa rt e pel a op r e s s ã o do s po b r e s ? O S e n h o r nã o int e r v i r á pa r a pr o t e g e r a pro p r i e d a d e da q u e l e s qu e tra n s g r i d e m S u a lei, viol a m S e u co n c e r t o e cal c a m ao s pé s o S e u sá b a d o , ac e i t a n d o e m se u lug a r u m di a de de s c a n s o es p ú r i o .

A s pra g a s de D e u s já est ã o cai n d o so b r e a Te r r a , arr e b a t a n d o os edif í c i o s m a i s su n t u o s o s co m o po r u m so p r o de fo g o do C é u . E s s e s juí z o s nã o far ã o co m qu e os cris t ã o s pr o f e s s o s cai a m e m si? D e u s pe r m i t e qu e so b r e v e n h a m pa r a qu e o m u n d o se ac a u t e l e , pa r a qu e os pe c a d o r e s te m a m e tre m a m di a n t e d E l e. M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 3, pá g. 31 1 . D e u s te m u m pro p ó s i t o ao pe r m i t i r qu e oc o r r a m es s a s cal a m i d a d e s . El a s co n s t i t u e m u m de S e u s m e i o s pa r a ch a m a r ho m e n s e m u l h e r e s à ra z ã o . M e d i a n t e at u a ç õ e s inc o m u n s pel a N a t u r e z a , D e u s ex p r e s s a r á a inst r u m e n t a l i d a d e s hu m a n a s e m dú v i d a o qu e El e re v e l a cla r a m e n t e e m S u a P al a v r a . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 1 9, pá g . 279.

Q u ã o fre q ü e n t e m e n t e ou v i m o s de terr e m o t o s e fur a c õ e s , de de s t r u i ç ã o pel o fo g o e inu n d a ç õ e s , co m gra n d e s pe r d a s de vid a s e pro p r i e d a d e s! A p a r e n t e m e n t e es s a s cal a m i d a d e s sã o ca p ri c h o s o s de s e n c a d e a m e n t o s de forç a s da N a t u r e z a , de s o r g a n i z a d a s e de s g o v e r n a d a s , int e i r a m e n t e for a do co n t r o l e do ho m e m ; m a s e m to d a s ela s po d e ler-se o pro p ó s i t o de D e u s . El a s est ã o ent r e os inst r u m e n t o s pel o s qu a i s El e bu s c a de s p e r t a r a ho m e n s e m u l h e r e s pa r a qu e sint a m o pe ri g o . Pr o f e t a s e R e i s, pá g . 277.

P á g . 29

O s Ev e n t o s Fut u r o s E st ã o na s M ã o s do S e n h o r

O m u n d o nã o est á se m u m go v e r n a n t e . O pr o g r a m a do s su c e s s o s fut u r o s est á na s m ã o s do S e n h o r . A M a j e s t a d e do C é u te m so b S u a dire ç ã o o de s t i n o da s na ç õ e s e os ne g ó c i o s de S u a igr ej a. Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 2, pá g . 352.

E s s a s re p r e s e n t a ç õ e s si m b ó l i c a s [as ser p e n t e s ar d e n t e s no de s e r t o] tê m du p l a fin ali d a d e . O po v o de D e u s nã o so m e n t e ap r e n d e del a s qu e as for ç a s físi c a s da Te r r a est ã o so b o co n t r o l e do Cri a d o r , m a s ta m b é m qu e os m o v i m e n t o s reli gi o s o s da s na ç õ e s se ac h a m so b o S e u do m í n i o . Ist o é es p e c i a l m e n t e ver d a d e no to c a n t e à im p o s i ç ã o da ob s e r v â n c i a do do m i n g o . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 1 9, pá g. 28 1.

N a gr a n d e ob r a de fin a li z a ç ã o no s def r o n t a r e m o s co m pe r p l e x i d a d e s qu e nã o sa b e r e m o s co n t o r n a r , m a s nã o no s es q u e ç a m o s de qu e as trê s gr a n d e s po t e s t a d e s do C é u est ã o

(12)

at u a n d o , qu e a divi n a m ã o est á po s t a ao le m e , e D e u s far á cu m p r i r os S e u s de s í g n i o s . E v a n g e l i s m o , pá g . 65.

A s s i m co m o aq u e l a co m p l i c a ç ã o de se m e l h a n ç a s de ro d a s se ac h a v a so b a dir e ç ã o da m ã o qu e ha v i a so b as as a s do s qu e r u b i n s , o co m p l i c a d o jo g o do s su c e s s o s hu m a n o s ac h a- se so b a dir e ç ã o divi n a . P o r ent r e as co n t e n d a s e tu m u l t o s da s na ç õ e s , A q u e l e qu e S e as s e n t a aci m a do s qu e r u b i n s ai n d a diri g e os ne g ó c i o s da Te rr a . (Ver Ez e q . 1:4 e 26; E z e q . 10:8; D a n . 4:1 7, 25 e 32.) E d u c a ç ã o , pá g. 1 7 8. N o s an a i s da hist ó ri a hu m a n a , o de s e n v o l v i m e n t o da s na ç õ e s , o na s c i m e n t o e qu e d a do s im p é r i o s , ap a r e c e m co m o qu e P á g . 30 de p e n d e n d o da vo n t a d e e pr o e z a do ho m e m ; a co n f i g u r a ç ã o do s ac o n t e c i m e n t o s pa r e c e de t e r m i n a d a e m gra n d e m e d i d a pel o se u po d e r , a m b i ç ã o ou ca p r i c h o . M a s na P a l a v r a de D e u s a corti n a é af a s t a d a , e po d e m o s ver aci m a , pa r a trá s e pel o s la d o s as pa rti d a s e co n t r a p a r t i d a s do int e r e s s e , po d e r e pai x õ e s hu m a n o s - as inst r u m e n t a l i d a d e s do To d o- mi s e r i c o r d i o s o - ex e c u t a n d o pa c i e n t e e sile n c i o s a m e n t e os co n s e l h o s de S u a pró p r i a vo n t a d e . Pr o f e t a s e R e i s, pá g s . 499 e 500.

A C o n s i d e r a ç ã o do C é u P e l a s Q u e s t õ e s da Te rr a

P o u p a n d o a vid a do pri m e i r o ho m i c i d a , D e u s ap r e s e n t o u di a n t e de to d o o U n i v e r s o u m a liç ã o qu e dizi a re s p e i t o ao gr a n d e co n f lit o. ... Foi o S e u int ui t o nã o so m e n t e ab a t e r a re b e l i ã o , m a s de m o n s t r a r a to d o o U n i v e r s o a nat u r e z a da m e s m a . ... O s sa n t o s ha b i t a n t e s de out r o s m u n d o s est a v a m a ob s e r v a r co m o m a i s pro f u n d o int e r e s s e os ac o n t e c i m e n t o s qu e se de s e n r o l a v a m na Te rr a . ...

D e u s te m co n s i g o a si m p a t i a e ap r o v a ç ã o do U n i v e r s o int e i r o , en q u a n t o pa s s o a pa s s o S e u gr a n d e pla n o av a n ç a pa r a o co m p l e t o cu m p r i m e n t o . P a t ri a r c a s e Pr o f e t a s , pá g s . 78 e 79.

O at o de Cri s t o ao m o r r e r pel a sal v a ç ã o do ho m e m , nã o so m e n t e tor n a r i a o C é u ac e s s í v e l à hu m a n i d a d e , m a s pe r a n t e to d o o U n i v e r s o justifi c a r i a a D e u s e S e u Fil h o , e m S e u trat o co m a re b e l i ã o de S a t a n á s . P a t ri a r c a s e Pr o f e t a s , pá g. 69.

To d o o U n i v e r s o est á ob s e r v a n d o co m ine x p r i m í v e l int e r e s s e as ce n a s fin a i s da gr a n d e co n t r o v é r s i a en t r e o be m e o m a l. Pr o f e t a s e R e i s, pá g. 1 4 8.

P á g . 31

N o s s o pe q u e n i n o m u n d o é o livr o de est u d o do U n i v e r s o . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g . 1 9.

3

"Quando SucederãoEstas Coisas?"

P á g . 32

O s Di s c í p u l o s Int e r r o g a m a Cri s t o A c e r c a de S u a V o lt a

A s pal a v r a s de Cri s t o (Mat. 24:2) for a m pr o f e r i d a s ao s ou v i d o s de gra n d e nú m e r o de pe s s o a s ; m a s qu a n d o El e S e ac h a v a só, se n t a d o so b r e o M o n t e da s Oli v e i r a s , P e d r o , Jo ã o , Ti a g o e

(13)

A n d r é for a m ter co m El e: "Diz e- no s", pe r g u n t a r a m , "qu a n d o se r ã o est a s coi s a s , e qu e sin a l ha v e r á da Tu a vin d a e do fi m do m u n d o ? "

Je s u s nã o res p o n d e u ao s dis c í p u l o s fal a n d o e m se p a r a d o da de s t r u i ç ã o de Je r u s a l é m e do gr a n d e dia de S u a vin d a . Mi s t u r o u a de s c r i ç ã o do s doi s ac o n t e c i m e n t o s . H o u v e s s e de s e n r o l a d o pe r a n t e os dis c í p u l o s os ev e n t o s fut u r o s se g u n d o El e os via, e nã o teri a m po d i d o su p o r t a r es s e es p e t á c u l o . P o r mi s e r i c ó r d i a co m ele s, Je s u s mi s t u r o u a de s c r i ç ã o da s du a s gr a n d e s cri s e s , dei x a n d o ao s dis c í p u l o s o pro c u r a r po r si m e s m o s a sig n i fi c a ç ã o . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g. 628.

O Te m p o da V ol t a de Cri s t o nã o é C o n h e c i d o

M u i t o s qu e se tê m ch a m a d o ad v e n t i s t a s , tê m m a r c a d o te m p o . R e p e t i d a m e n t e m a r c a r a m u m a da t a pa r a

P á g . 33

a vin d a de Cri s t o ; e re p e t i d o s fra c a s s o s tê m sid o o res u l t a d o . O te m p o ex a t o da vin d a de no s s o S e n h o r , diz a Bí b l i a, ac h a- se al é m do co n h e c i m e n t o do s m o r t a i s . M e s m o os anj o s qu e mi n i s t r a m ao s qu e hã o de se r he r d e i r o s da sal v a ç ã o , nã o sa b e m o di a ne m a ho r a . "Por é m da q u e l e dia e ho r a ni n g u é m sa b e , ne m os anj o s do C é u , m a s uni c a m e n t e M e u P a i." M a t. 24:36. Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 1, pá g . 504.

N ã o de v e m o s sa b e r o te m p o ex a t o pa r a o de r r a m a m e n t o do E s p í r i t o S a n t o ou pa r a a vin d a de Cri s t o . ... P o r qu e D e u s nã o no s de u est e co n h e c i m e n t o ? - P o r q u e se o fiz e s s e , nã o farí a m o s corr e t o us o del e. D e s s e co n h e c i m e n t o re s u l t a r i a u m est a d o de coi s a s ent r e o no s s o po v o qu e ret a r d a r i a co n s i d e r a v e l m e n t e a ob r a de D e u s no se n t i d o de pr e p a r a r u m po v o qu e pe r m a n e ç a e m pé no gr a n d e dia qu e est á pa r a vir. N ã o de v e m o s viv e r an s i o s o s qu a n t o ao te m p o . ...

N ã o se r e i s ca p a z e s de diz e r qu e El e virá de n t r o de u m, doi s ou cin c o an o s , ne m de v e i s pr o t e l a r S u a vin d a de c l a r a n d o qu e talv e z nã o oc o r r a de n t r o de de z ou vint e an o s . R e v i e w an d H e r a l d , 22 de m a r ç o de 1 8 9 2.

A p r o x i m a m o - no s do gra n d e di a de D e u s . O s sin a i s est ã o- se cu m p r i n d o . E, no ent a n t o , nã o te m o s u m a m e n s a g e m qu e no s di g a o dia e a ho r a do ap a r e c i m e n t o de Cri s t o . O S e n h o r oc u l t o u iss o pr u d e n t e m e n t e de nó s, pa r a qu e se m p r e est e j a m o s nu m est a d o de ex p e c t a t i v a e de pr e p a r a ç ã o pa r a o se g u n d o ap a r e c i m e n t o de no s s o S e n h o r Je s u s Cri s t o na s nu v e n s do cé u. C a r t a 28, 1 8 9 7. O te m p o ex a t o da se g u n d a vin d a do Fil h o do ho m e m é mi s t é r i o de D e u s . O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g. 633. P á g . 34 N o s s a M e n s a g e m nã o é a de M a r c a r Te m p o N ã o pe rt e n c e m o s à cla s s e de pe s s o a s qu e de fi n e m o ex a t o pe rí o d o de te m p o qu e de c o r r e r á an t e s da se g u n d a vin d a de Je s u s co m po d e r e gra n d e gló ri a. Al g u n s m a r c a r a m ce rt o te m p o , e qu a n d o es s e te m p o pa s s o u , se u es p í ri t o pr e s u n ç o s o nã o ac e i t o u a re p r e e n s ã o , e ele s tê m m a r c a d o div e r s a s out r a s dat a s ; nu m e r o s o s m a l o g r o s su c e s s i v o s car a c t e r i z a r a m - no s, po r é m , co m o fals o s pro f e t a s . Fu n d a m e n t o s da E d u c a ç ã o Cri s t ã , pá g. 335.

D e u s nã o dá a ne n h u m ho m e m u m a m e n s a g e m de qu e de c o r r e r ã o cin c o , de z ou vint e an o s an t e s qu e ter m i n e a hist ó ri a de s t e m u n d o . El e nã o qu e r da r u m pr e t e x t o pa r a os se r e s viv e n t e s adi a r e m a pr e p a r a ç ã o pa r a o S e u ap a r e c i m e n t o . N ã o qu e r qu e alg u é m dig a a m e s m a coi s a

(14)

qu e o se r v o infi e l: "M e u S e n h o r est á de m o r a n d o m u i t o pa r a volt a r", poi s iss o co n d u z a te m e r á r i a ne g l i g ê n c i a da s op o r t u n i d a d e s e privil é g i o s co n c e d i d o s pa r a pr e p a r a r- no s pa r a aq u e l e gr a n d e dia. R e v i e w an d H e r a l d , 27 de no v e m b r o de 1 9 0 0.

M a r c a r Te m p o O c a s i o n a D e s c r e n ç a

P o r iss o qu e pa s s o u re p e t i d a m e n t e a dat a m a r c a d a , o m u n d o est á hoj e e m m a i s po s i ti v o est a d o de inc r e d u l i d a d e do qu e ant e s , co m re s p e i t o ao pr ó x i m o ad v e n t o de Cri s t o . C o n s i d e r a m co m ab o r r e c i m e n t o os fra c a s s o s do s qu e m a r c a r a m te m p o ; e po r iss o qu e os ho m e n s tê m sid o as s i m en g a n a d o s , dã o co s t a s à ve r d a d e co n s u b s t a n c i a d a pel a P a l a v r a de D e u s , de est a r às po rt a s o fi m de to d a s as coi s a s . Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 1, pá g . 504.

E n t e n d o qu e o irm ã o [E. P.] D a n i e l s te m , po r as si m diz e r, m a r c a d o te m p o , afir m a n d o qu e o S e n h o r vir á

P á g . 35

de n t r o de cin c o an o s . P o i s be m , es p e r o qu e nã o se al a s t r e a im p r e s s ã o de qu e m a r c a m o s te m p o . Q u e nã o se faç a tais co m e n t á r i o s . El e s nã o pro d u z e m ne n h u m be n e f í c i o . N ã o pr o c u r e i s ob t e r u m re a v i v a m e n t o co m ba s e e m al g o de s s a nat u r e z a , m a s sej a us a d a a de v i d a ca u t e l a e m to d a pal a v r a pro f e r i d a , pa r a qu e pe s s o a s fa n á t i c a s nã o se ap r o v e i t e m de alg u m a coi s a pa r a pro d u z i r u m avi v a m e n t o qu e ent ri s t e ç a as s i m o E s p í r i t o do S e n h o r .

N ã o pre c i s a m o s incit a r as pai x õ e s da s pe s s o a s pa r a pr o v o c a r agit a ç õ e s e m qu e sej a m insti g a d o s os se n t i m e n t o s e os pri n c í p i o s nã o as s u m a m o co n t r o l e . Ac h o qu e te m o s de est a r de so b r e a v i s o de to d o s os la d o s , po r q u e S a t a n á s est á e m ati vi d a d e pa r a faz e r tu d o qu e esti v e r ao se u alc a n c e a fi m de insi n u a r se u s ard i s e arti m a n h a s qu e sej a m u m po d e r pa r a ca u s a r da n o . Q u a l q u e r coi s a qu e ca u s e agit a ç ã o e pro d u z a m o v i m e n t a ç ã o po r m o t i v o s err ô n e o s de v e ser te m i d a , poi s ce rt a m e n t e ha v e r á re a ç ã o . C a rt a 34, 1 8 8 7.

S e m p r e ha v e r á m o v i m e n t o s fals o s e fa n á t i c o s feit o s na igr ej a po r pe s s o a s qu e pre t e n d e m ser diri gi d a s po r D e u s - pe s s o a s qu e corr e r ã o ant e s de se r en v i a d a s , e da r ã o dia e dat a pa r a o cu m p r i m e n t o da pr o f e c i a nã o cu m p r i d a . O ini m i g o se ag r a d a de qu e as s i m pr o c e d a m , poi s se u s su c e s s i v o s fra c a s s o s e dir e ç ã o e m se n t i d o fal s o, ca u s a m co n f u s ã o e incr e d u l i d a d e . M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 2, pá g. 84.

N e n h u m a Pr o f e c i a de Te m p o Al é m de 1 8 4 4

D e c l a r e i po s i ti v a m e n t e na re u n i ã o ca m p a l de Ja c k s o n a es s e s gru p o s fa n á t i c o s , qu e est a v a m faz e n d o a ob r a do ad v e r s á r i o da s al m a s ; ac h a v a m - se e m tre v a s . El e s pr e t e n d i a m po s s u i r gr a n d e ilu m i n a ç ã o qu a n t o ao fi m do te m p o de gra ç a e m ou t u b r o de 1 8 4 4. D e c l a r e i ali e m pú b l i c o qu e o S e n h o r for a ser v i d o de m o s t r a r- m e qu e nã o ha v e r i a ne n h u m

P á g . 36

te m p o defi n i d o na m e n s a g e m da d a po r D e u s de s d e 1 8 4 4. M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 2, pá g . 73.

N o s s a po s i ç ã o te m sid o a de es p e r a r e vigi a r, se m pro c l a m a ç õ e s de al g u m te m p o pa r a int e r p o r- se en t r e o fi m do s pe rí o d o s pro f é t i c o s e m 1 8 4 4 e o te m p o da vin d a de no s s o S e n h o r . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 10, pá g. 270.

O po v o nã o ter á ou t r a m e n s a g e m so b r e u m te m p o defi n i d o . D e p o i s de s s e pe r í o d o de te m p o (Apo c. 10:4- 6), est e n d e n d o - se de 1 8 4 2 a 1 8 4 4, nã o po d e ha v e r u m tra ç a d o defi n i d o do te m p o

(15)

pr o f é t i c o . A co n t a g e m m a i s lo n g a vai at é o out o n o de 1 8 4 4. Th e S e v e n t h- da y A d v e n t i s t Bi bl e C o m m e n t a r y , vol. 7, pá g . 97 1 .

Ell e n W h i t e Es p e r a v a a V o lt a de Cri s t o e m se u Te m p o

Foi- m e m o s t r a d o o gru p o de pe s s o a s pr e s e n t e s à As s e m b l é i a . Di s s e o anj o: "Alg u n s , ali m e n t o pa r a os ve r m e s , alg u n s su b m e t i d o s às set e últi m a s pra g a s , al g u n s est a r ã o viv o s e pe r m a n e c e r ã o so b r e a Te r r a pa r a se r e m tra s l a d a d o s po r oc a s i ã o da vin d a de Je s u s ." Te s t i m o n i e s , vol. 1, pá g s . 1 3 1 e 1 3 2.

O te m p o é curt o, po r iss o de v e m o s tra b a l h a r co m dili g ê n c i a e re d o b r a d a en e r g i a . N o s s o s filh o s tal v e z nu n c a ing r e s s e m na fac u l d a d e . Te s t i m o n i e s , vol. 3, pá g. 1 5 9.

N a re a li d a d e nã o é pru d e n t e ter filh o s ag o r a . O te m p o é cu rt o , os pe ri g o s do s últi m o s dia s est ã o so b r e nó s, e as cri a n c i n h a s , e m gra n d e pa rt e , ser ã o lev a d a s ant e s dis s o . C a rt a 48, 1 8 7 6. P á g . 37

N e s s e sé c u l o do m u n d o , qu a n d o as ce n a s da hist ó r i a terr e s t r e e m br e v e hã o de ter m i n a r e est a m o s pr e s t e s a en t r a r no te m p o da an g ú s t i a tal co m o nu n c a ho u v e , qu a n t o m e n o r o nú m e r o de ca s a m e n t o s re a li z a d o s ta n t o m e l h o r pa r a to d o s , ho m e n s e m u l h e r e s . Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 2, pá g. 1 2 4.

C h e g a r á a ho r a ; nã o est á m u i t o dist a n t e , e al g u n s de nó s qu e ag o r a cre m o s est a r ã o viv o s so b r e a Te r r a e ver ã o co n f i r m a r- se a pre d i ç ã o , e ou v i r ã o a vo z do arc a n j o e a tro m b e t a de D e u s ec o a r de m o n t a n h a s , de pla n í c i e s e do m a r às pa rt e s m a i s lon g í n q u a s da Te r r a . R e v i e w an d H e r a l d , 31 de jul h o de 1 8 8 8.

O te m p o de pr o v a est á ex a t a m e n t e di a n t e de nó s, poi s o alt o cla m o r do ter c e i r o anj o já co m e ç o u na re v e l a ç ã o da justi ç a de Cri s t o , o R e d e n t o r qu e pe r d o a os pe c a d o s . M e n s a g e n s E s c o l h i d a s , vol. 1, pá g. 363.

A D e m o r a Ex p l i c a d a

A lon g a noit e de tre v a s é pr o b a n t e , m a s e m mi s e r i c ó r d i a é adi a d a a m a n h ã , po r q u e se o M e s t r e vie s s e , qu a n t o s se ac h a r i a m de s a p e r c e b i d o s! Te s t i m o n i e s , vol. 2, pá g . 1 9 4.

H o u v e s s e m os ad v e n t i s t a s , de p o i s do gr a n d e de s a p o n t a m e n t o de 1 8 4 4, su s ti d o fir m e su a fé e se g u i d o av a n t e uni d o s , se g u n d o a pr o v i d ê n c i a de D e u s lhe s ab ri a o ca m i n h o , rec e b e n d o a m e n s a g e m do ter c e i r o anj o e no po d e r do E s p í r i t o S a n t o pr o c l a m a n d o - a ao m u n d o , ha v e r i a m vist o a sal v a ç ã o de D e u s , o S e n h o r teri a op e r a d o po d e r o s a m e n t e co m os esf o r ç o s del e s , a ob r a ha v e r i a sid o

P á g . 38

co n c l u í d a , e Cri s t o teri a vin d o ant e s pa r a rec e b e r S e u po v o pa r a da r- lhe o se u gal a r d ã o . ... N ã o er a a vo n t a d e de D e u s qu e a vin d a de Cri s t o ho u v e s s e sid o as si m ret a r d a d a . ...

P o r qu a r e n t a an o s a incr e d u l i d a d e , a m u r m u r a ç ã o e a re b e l i ã o ex c l u í r a m o an ti g o Isra e l da terr a de C a n a ã . O s m e s m o s pe c a d o s tê m ret a r d a d o a en t r a d a do Isr a e l m o d e r n a na C a n a ã cel e s t i a l. E m ne n h u m do s ca s o s ho u v e falt a da pa rt e da s pro m e s s a s de D e u s . É a incr e d u l i d a d e , a m u n d a n i d a d e , a falt a de co n s a g r a ç ã o e a co n t e n d a ent r e o pr o f e s s o po v o de D e u s qu e no s tê m deti d o ne s t e m u n d o de pe c a d o e do r po r ta n t o s an o s . E v a n g e l i s m o , pá g s . 695 e 696.

(16)

H o u v e s s e a igr ej a de Cri s t o feit o a ob r a qu e lhe era de s i g n a d a , co m o El e ord e n o u , o m u n d o int e i r o ha v e r i a sid o ant e s ad v e r t i d o , e o S e n h o r Je s u s teri a vin d o à Te r r a e m po d e r e gra n d e gló ri a. O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g . 634.

A s Pr o m e s s a s de D e u s S ã o C o n d i c i o n a i s

E m su a s m e n s a g e n s ao s ho m e n s , os anj o s de D e u s ap r e s e n t a m o te m p o co m o se n d o m u i t o br e v e . (Ver R o m . 1 3: 1 1 e 1 2; I C o r. 7:29; I Te s s . 4:1 5 e 1 7; H e b . 10:2 5; Ti a. 5:8 e 9; I P e d . 4:7; A p o c . 22:6 e 7.) As s i m m e te m se m p r e sid o ap r e s e n t a d o . V e r d a d e é qu e o te m p o se te m pr ol o n g a d o alé m do qu e es p e r á v a m o s no s pri m i t i v o s dia s de s t a m e n s a g e m . N o s s o S al v a d o r nã o ap a r e c e u tã o bre v e co m o es p e r á v a m o s . Fal h o u , po r é m , a P a l a v r a de D e u s ? A b s o l u t a m e n t e! C u m p r e le m b r a r qu e as pr o m e s s a s e as a m e a ç a s de D e u s sã o ig u a l m e n t e co n d i c i o n a i s . (Ver Je r. 1 8: 7- 10; Jo n. 3:4-10.) ...

P á g . 39

Tal v e z te n h a m o s de pe r m a n e c e r m u i t o s an o s m a i s ne s t e m u n d o po r ca u s a de ins u b o r d i n a ç ã o , co m o ac o n t e c e u co m os filh o s de Isra e l; m a s po r a m o r de Cri s t o , S e u po v o nã o de v e acr e s c e n t a r pe c a d o a pe c a d o , re s p o n s a b i l i z a n d o a D e u s pel a co n s e q ü ê n c i a de se u pr ó p r i o pr o c e d i m e n t o err a d o . Ev a n g e l i s m o , pá g s . 695 e 696.

P el o qu e Cri s t o E st á Es p e r a n d o

Cri s t o ag u a r d a co m fre m e n t e de s e j o a m a n i f e s t a ç ã o de Si m e s m o e m S u a igre j a . Q u a n d o o car á t e r e Cri s t o se re p r o d u z i r pe rf e i t a m e n t e e m S e u po v o , en t ã o vir á pa r a re cl a m á- los co m o S e u s .

To d o crist ã o te m o privil é g i o , nã o só de es p e r a r a vin d a de no s s o S e n h o r Je s u s Cri s t o , co m o ta m b é m de ap r e s s á- la. S e to d o s os qu e pr o f e s s a m S e u no m e pro d u z i s s e m frut o pa r a S u a gló ri a, qu ã o de p r e s s a nã o est a r i a o m u n d o to d o se m e a d o co m a se m e n t e do ev a n g e l h o! R a p i d a m e n t e a m a d u r e c e r i a a últi m a gr a n d e se a r a e Cri s t o viri a re c o l h e r o pre c i o s o gr ã o . P a r á b o l a s de Je s u s , pá g . 69.

D a n d o o ev a n g e l h o ao m u n d o , est á e m no s s o po d e r ap r e s s a r a volt a de no s s o S e n h o r . N ã o no s ca b e ap e n a s ag u a r d a r , m a s ap r e s s a r o di a de D e u s . II P e d . 3:1 2. O D e s e j a d o de To d a s as N a ç õ e s , pá g s . 633 e 634.

El e... pô s ao no s s o alc a n c e , m e d i a n t e a co o p e r a ç ã o co m El e, lev a r est a ce n a de mi s é r i a a ter m o . E d u c a ç ã o , pá g . 264.

U m Li m i t e à Cl e m ê n c i a de D e u s

C o m inf a l í v e l pr e c i s ã o , o S e r infi n it o ain d a m a n t é m , po r as s i m diz e r, u m a co n t a co m to d a s as na ç õ e s . E n q u a n t o S u a mi s e r i c ó r d i a se

P á g . 40

of e r e c e co m co n v i t e s ao arr e p e n d i m e n t o , est a co n t a pe r m a n e c e r á ab e r t a ; qu a n d o , po r é m , os alg a r i s m o s ati n g e m u m cert o tot al qu e D e u s fix o u , co m e ç a o mi n i s t é r i o de S u a ira. Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 2, pá g . 63.

D e u s m a n t é m u m re gi s t r o da s na ç õ e s . O s nú m e r o s est ã o- se av o l u m a n d o co n t r a ela s no s livr o s do C é u , e qu a n d o se ho u v e r tor n a d o u m a lei qu e a tra n s g r e s s ã o do pri m e i r o di a da se m a n a ser á enf r e n t a d a co m pu n i ç õ e s , ent ã o su a m e d i d a est a r á ch e i a . Th e S e v e n t h- da y A d v e n t i s t Bi b l e C o m m e n t a r y , vol. 7, pá g. 91 0.

(17)

D e u s m a n t é m u m a co n t a co m as na ç õ e s . ...Q u a n d o ch e g a r pl e n a m e n t e o te m p o e m qu e a iniq ü i d a d e ter á ati n g i d o o pre s c r i t o limit e da mi s e r i c ó r d i a de D e u s , ce s s a r á S u a cle m ê n c i a . Q u a n d o os nú m e r o s ac u m u l a d o s no s livr o s de re gi s t r o do C é u in di c a r e m qu e o tot a l da tra n s g r e s s ã o est á co m p l e t o , virá a ira. Te s t i m o n i e s , vol. 5, pá g . 524.

A o m e s m o te m p o e m qu e a mi s e r i c ó r d i a de D e u s su p o r t a lon g a m e n t e o tra n s g r e s s o r , há u m li mit e alé m do qu a l os ho m e n s nã o po d e m ir no pe c a d o . Q u a n d o é ati n g i d o aq u e l e li mit e, os of e r e c i m e n t o s de mi s e r i c ó r d i a sã o retir a d o s , e inici a- se o mi n i s t é r i o do juí z o . P a t ri a r c a s e Pr o f e t a s , pá g s . 1 6 2 e 1 6 5.

Te m p o virá e m qu e e m su a s fra u d e s e ins o l ê n c i a s os ho m e n s ati n g i r ã o o po n t o qu e o S e n h o r nã o pe r m i t i r á qu e tra n s p o n h a m , e ap r e n d e r ã o qu e há u m li mit e pa r a a lo n g a n i m i d a d e de Je o v á . Te s t e m u n h o s S el e t o s , vol. 3, pá g s . 28 1 e 282.

H á u m li mit e al é m do qu a l os juí z o s de Je o v á nã o po d e m m a i s ser de ti d o s . Pr o f e t a s e R e i s, pá g . 41 7.

P á g . 41

A Tr a n s g r e s s ã o Q u a s e Ati n g i u o S e u Li m i t e

O te m p o du r a r á u m po u c o m a i s at é qu e os ha b i t a n t e s da Te rr a te n h a m en c h i d o a m e d i d a de su a ini q ü i d a d e , e ent ã o a ira de D e u s , qu e po r ta n t o te m p o te m est a d o do r m i t a n d o , se de s p e r t a r á , e est a terr a de luz be b e r á da taç a de S u a ira se m mi s t u r a . Te s t i m o n i e s , vol. 1, pá g . 363.

A m e d i d a da iniq ü i d a d e est á qu a s e ch e i a , e a justi ç a eq ü i t a t i v a de D e u s est á pr e s t e s a cair so b r e os cul p a d o s . Te s t i m o n i e s , vol. 4, pá g . 489.

A m a l d a d e do s ha b i t a n t e s do m u n d o já qu a s e ch e g o u ao po n t o e m qu e D e u s há de pe r m i t i r ao de s t r u i d o r op e r a r co m el a se g u n d o su a vo n t a d e . Te s t e m u n h o s S e l e t o s , vol. 3, pá g. 1 4 2.

A tra n s g r e s s ã o já ati n g i u qu a s e se u s limit e s . O m u n d o est á ch e i o de co n f u s ã o , e e m br e v e ap o d e r a r- se- á da s cri a t u r a s hu m a n a s u m gr a n d e terr o r. O fi m est á m u i t o pró x i m o . N ó s , qu e co n h e c e m o s a ver d a d e , no s de v e m o s est a r pre p a r a n d o pa r a o qu e est á pre s t e s a re b e n t a r so b r e o m u n d o nu m a es m a g a d o r a sur p r e s a . S e r v i ç o Cri s t ã o , pá g . 51.

D e v e m o s Te r e m M e n t e o Gr a n d e Di a de D e u s

Pr e c i s a m o s ac o s t u m a r- no s a pe n s a r e de m o r a r- no s so b r e as gra n d e s ce n a s do julg a m e n t o qu e se ac h a pr e c i s a m e n t e dia n t e de nó s, e ent ã o , ao m a n t e r m o s di a n t e de nó s as ce n a s do gr a n d e dia de D e u s e m qu e tu d o se r á rev e l a d o , iss o infl u i r á so b r e o no s s o ca r á t e r. U m ir m ã o m e dis s e : - Ir m ã W h i t e , ac h a qu e o S e n h o r virá de n t r o de de z an o s ?

P á g . 42

- Q u e dif e r e n ç a far á pa r a o ir m ã o se El e vie r de n t r o de doi s, qu a t r o ou de z an o s ?

- Or a - dis s e el e - pe n s o qu e , nal g u n s as p e c t o s , eu agi ri a de m o d o dif e r e n t e do qu e faç o ag o r a , se so u b e s s e qu e o S e n h o r viri a de n t r o de de z an o s .

(18)

- Or a, eu ve n d e r i a mi n h a pr o p r i e d a d e , co m e ç a r i a a ex a m i n a r a P al a v r a de D e u s , pro c u r a r i a ad v e r t i r as pe s s o a s e lev á- las a se pr e p a r a r e m pa r a S u a vin d a , e su p li c a r i a a D e u s qu e eu esti v e s s e pre p a r a d o pa r a o en c o n t r o co m El e.

E n t ã o pe r g u n t e i :

- S e so u b e s s e qu e o S e n h o r nã o viri a de n t r o de vint e an o s , viv e r i a de m a n e i r a dif e r e n t e ? El e re s p o n d e u :

- P e n s o qu e si m. ...

Q u ã o eg o í s t a er a a ex p r e s s ã o de qu e lev a ri a u m a vid a dif e r e n t e ca s o so u b e s s e qu e o se u S e n h o r viri a de n t r o de de z an o s! P oi s be m , E n o q u e an d o u tre z e n t o s an o s co m D e u s . Ist o é u m a liç ã o pa r a nó s, a fi m de qu e an d e m o s ca d a di a co m D e u s , e nã o est a r e m o s se g u r o s se nã o es p e r a r m o s e vigi a r m o s . M a n u s c r i t o 10, 1 8 8 6.

A Br e v i d a d e do Te m p o

Q u e o S e n h o r , de dia e de noit e, nã o dê de s c a n s o ao s qu e sã o ag o r a de s c u i d a d o s e na ca u s a e ob r a de D e u s! O fi m est á pró x i m o . Ist o é o qu e Je s u s qu e r qu e se m p r e m a n t e n h a m o s dia n t e de nó s - a br e v i d a d e do te m p o . C a r t a 97, 1 8 8 6.

Q u a n d o , co m os re m i d o s , esti v e r m o s e m pé so b r e o m a r de vid r o , co m ha r p a s de ou r o e cor o a s de gl ó ri a , te n d o à no s s a fre n t e a im e n s u r á v e l et e r n i d a d e , ent ã o ve r e m o s co m o foi curt o o pe r í o d o de pro v a ç ã o e es p e r a . M a n u s c r i p t R e l e a s e s , vol. 10, pá g . 266.

4

A I greja de Deus nos Últimos D ias

P á g . 43

O P o v o de D e u s G u a r d a os S e u s M a n d a m e n t o s

D e u s te m na Te r r a u m a igr ej a qu e est á erg u e n d o a lei pis a d a a pé s, e ap r e s e n t a n d o ao s ho m e n s o C o r d e i r o de D e u s qu e tira o pe c a d o do m u n d o . ...

N o m u n d o só exi s t e u m a igr ej a qu e pre s e n t e m e n t e se ac h a na br e c h a , ta p a n d o o m u r o e re s t a u r a n d o os lug a r e s as s o l a d o s . ...

S ej a m to d o s cui d a d o s o s pa r a nã o cla m a r e m co n t r a o úni c o po v o qu e est á cu m p r i n d o a de s c r i ç ã o da d a do po v o re m a n e s c e n t e , qu e gu a r d a os m a n d a m e n t o s de D e u s e te m a fé e m Je s u s . ... D e u s te m u m po v o disti n t o , u m a igr ej a na Te r r a , inf e ri o r a ne n h u m a out r a , m a s a to d a s su p e r i o r e m su a s facili d a d e s pa r a en s i n a r a ver d a d e , pa r a vin d i c a r a Lei de D e u s . ... M e u irm ã o , se est a i s en s i n a n d o qu e a Igr e j a A d v e n t i s t a do S é ti m o Di a é B a b i l ô n i a , est a i s err a d o . Te s t e m u n h o s P a r a Mi n i s t r o s , pá g s . 50, 58 e 59.

P á g . 44

El e s Tê m o Te s t e m u n h o de Je s u s

À pro p o r ç ã o qu e se avi z i n h a o fi m e há u m co n t í n u o cre s c i m e n t o da ob r a , qu e te m po r obj e t i v o tra n s m i t i r ao m u n d o a últi m a ad v e r t ê n c i a , vai- se tor n a n d o m a i s im p o r t a n t e pa r a os qu e

Referências

Documentos relacionados

Se durante 15 segundos não for acionado um botão, o aparelho volta a mudar automaticamente para o respectivo parâmetro de partida (p/ex IP → nET → EF → Modo de avaliação)

Sendo a Economia Solidária uma temática recente presente no cenário científico do Brasil, este trabalho tem por objetivo descrever o cenário das publicações em Economia

w. Os termos de referência do futuro plano de pormenor permitem dar a conhecer a oportunidade da elaboração, os planos, programas e projectos com incidência na

Por se tratar de uma condição que se manifesta durante a infância e acompanha todo o desenvolvimento do indivíduo, o Transtorno do Espectro Autista acaba se incorporando

Leviner e col 18 submeteram 20 portadores de doença arterial coronária a tratamento odontológico divididos em três grupos: sete pacientes não receberam anestesia durante

Un’edizione speciale con iniziative elaborate in collaborazione con Fundação Clóvis Salgado (FCS), Festival Internacional de Teatro di Belo Horizonte (FIT) e

a) It’s mostly cloudy but at least it’s not cold. – Está nublado na maior parte do tempo, mas pelo menos não está frio. b) It’s partly sunny and very hot. Exemplo 2: HOW WAS

Os referidos documentos são submetidos à aprovação da Comissão do T2S por ocasião da reunião seguinte (ou mais cedo, se necessário, através de procedimento escrito) e assinados