• Nenhum resultado encontrado

GUIA ECOLÓGICO Jornada Mundial da Juventude

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA ECOLÓGICO Jornada Mundial da Juventude"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GUIA ECOLÓGICO

(2)
(3)

INTRODUÇÃO

Jovens do mundo,

Sejam bem-vindos à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro! Fundada em 1565, a cidade se caracteriza por um relevo pujante. Nele, há montanhas ocupadas por florestas tropicais e planícies, onde a cidade se desenvolveu, em frente ao Oceano Atlântico. A paisagem exuberante da cidade é um tributo à Criação. Natu-ralmente, nos faz refletir sobre a grandeza do existir e nos remete à percepção espiritual que se entrelaça ao que observamos. Em um simbolismo profundo, em um afloramento rochoso que se debruça sobre a cidade, cercado por vegetação florestal, contamos com a presença do Cristo Redentor, a abençoar de braços abertos toda a vida que se espalha pela frente.

A cidade vem, nos últimos anos, se consolidando como um ícone da sustentabilidade. Recebemos, nos últimos 20 anos, os dois eventos mais importantes da ONU em relação à consciência am-biental planetária. Em 1992, a Eco 92 consolidou importantes conquistas ambientais, como a agenda 21 e as convenções do cli-ma e da biodiversidade. Em 2012, no mesmo contexto, a Rio+20 afirmou a necessidade de alteração dos parâmetros de crescimen-to em uma perspectiva sustentável que envolva a erradicação da pobreza e levantou a necessidade de novos mecanismos de go- vernança planetária, que permitam a gestão dos recursos naturais finitos do planeta Terra.

Contemplar, refletir e agir são fundamentais para enfrentarmos os grandes desafios sócio ambientais que se apresentam às gerações presentes e futuras. Novos valores, baseados em uma ética na qual

Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

(4)

a natureza faça parte integral da Criação, têm que ser levados em conta de forma ampla e irrestrita. Esta ética trata de mudanças na forma como se vive e da alteração de comportamentos. Nós precisamos assumir este novo compromisso: interagir com os re-cursos finitos do planeta de forma consciente e equânime.

“Uma ética ambiental deve ser encontrada na tensão entre o universal e o particular, o global e o regional, o plural e o singular”

“A dimensão sagrada da natureza conduz uma postura ética de respeito e admiração por todas as formas de vida e demais expressões abióticas do espaço natural circundante”

“Devemos procurar a cada dia desenvolver a nossa capacidade de apreciar a beleza estática da natureza como fonte de vida e meditação”

(SIQUEIRA, Pe. Josafá. Ética e meio ambiente, 2002.).

DICAS SUSTENTÁVEIS

Aproveitemos este grande encontro, em respeito à grande obra do criador, a natureza. Façamos a diferença dando exemplos de alinhamento ambiental nas nossas ações e pensamentos. Algumas dicas sustentáveis podem e devem ser consideradas. Façamos da Jornada Mundial da Juventude um marco de como devemos agir em relação ao nosso meio ambiente:

1. A cidade Rio de janeiro, com seus 448 anos, desenvolveu características culturais muito positivas que devem ser

(5)

res-peitadas e valorizadas. O Rio de Janeiro é composto por um mosaico de bairros com suas histórias e formas. Aproveite este período de confraternização fraterna para visitar as várias atrações e espaços da cidade e conheça um pouco da alma cari-oca.

No deslocar pela cidade, busque opções com menos pegada ecológica como o ônibus ou o metrô. Existem certas áreas da cidade com ciclovias e aluguel de bicicletas. Não se esqueça também da milenar opção de andar a pé. O ambiente agra-dece e o corpo se fortalece.

No ir e vir, aproveite o cenário impactante da natureza exu-berante da cidade com montanhas, florestas, lagos e praias e contemple a Criação. Deixe o espírito se acalmar.

No deslocar pela cidade, se preocupe com o seu lixo. Mate-riais como plásticos, papéis sem gordura, vidros e latas de alumínio devem ser guardados e descartados nas lixeiras dos locais em que o jovem está hospedado. Nestes locais exis- tirão formas de armazenar e direcionar este material garan- tindo seu retorno ao ciclo produtivo.

2. A cidade do Rio de Janeiro, em condições tropicais, nos domínios da Mata Atlântica, é composta por três principais ecossistemas: a floresta ombrófila, o mangue e a restinga. As florestas se encontram nas encostas estabilizando a dinâmica hidrológica e compondo a bela paisagem da região. Os man-gues como os berçários da vida permitem a estabilização das bordas das lagoas e da foz dos rios. As restingas estabilizam os cordões arenosos das praias da cidade. Esses ecossistemas, em função do crescimento urbano, se apresentam como

frag-Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

(6)

mentos que estão atualmente protegidos em parques públicos. Visitá-los pode sensibilizar e estimular a percepção da gran-deza da Criação.

Os ecossistemas naturais são frágeis. Na sua visitação, o res-peito é fundamental. Não retire plantas, não mate animais e seja suave no andar.

As dinâmicas da vida não suportam resíduos de nenhum tipo. Em passeios, leve sacos para retirada de todo o lixo produzido e, se possível, contribua de forma humilde reti-rando os materiais produzidos por outros.

Nunca faça fogueiras. O fogo não faz parte da dinâmica desses ecossistemas e pode gerar perdas irreparáveis.

3. Os jovens irão se instalar em abrigos distribuídos pela ci-dade no intuito de iniciar os trabalhos de reflexão em um mov-imento de preparação para o encontro com o Santo Padre. É fundamental que este período seja regido pela solidariedade e pela compaixão no sentido amplo da palavra, envolvendo os outros jovens, os administradores responsáveis, a população local e o meio ambiente.

Sejamos solidários e respeitosos com nossos parceiros de jornada.

Todo o lixo produzido deve ser dividido e encaminhado à reciclagem.

A água e a energia devem ser utilizadas de forma racional e equilibradas, evitando-se desperdícios de qualquer

(7)

na-tureza. Procure apagar as luzes e evite banhos longos.

Evite a poluição sonora em demasia. O limite da altura da música e das conversas deve ser estabelecido pelos limites do grupo com um todo.

4. Nos últimos dias do evento todos os jovens se reunirão para celebrar com o Santo Padre valores e atitudes cristãs. Neste en-contro a solidariedade e o respeito ao outro e ao meio ambi-ente se tornam ainda mais necessários. Grandes aglomerações exigem paciência e calma. O espírito deve estar aberto e as ações tem que expressar a importância espiritual do momento.

A jornada ocorrerá em julho. Apesar de estarmos no inver-no, nosso clima é tropical. Por isso, se preocupe com a hi-dratação, bebendo, constantemente, água filtrada. Se utilizar garrafas de plástico, não se esqueça de descartá-las em local correto, ou seja, para reciclagem.

Os eventos com grande concentração de jovens naturalmente exigirão certa paciência em relação à utilização de banhei-ros públicos. A legislação brasileira é muito rígida podendo criar sérios problemas aos jovens que, por qualquer motivo, utilizarem outros locais para tal finalidade.

O grande encontro exigirá organização no deslocamento. Privilegie transportes públicos e se prepare para as caminha-das de acesso, que podem ser longas. Use sapatos adequados e se hidrate.

No grande encontro, a questão do lixo se torna mais dramá- tica. Seja responsável pelos resíduos produzidos, direcione

Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

(8)

o lixo molhado e o reciclável para os compartimentos cor-retos.

5. A nova ética que avança se direciona para o fechamento dos ciclos de energia. Cada um de nós deve exercitar este princípio. Nesta jornada, tente ver mais longe e no princípio da reciprocidade calcule a sua pegada ecológica em função da sua participação na jornada. Na volta para a casa, as ações de cuidado ao meio ambiente devem ser mantidas. Continue a economizar recursos naturais, faça a coleta seletiva de resíduos na sua localidade e busque sequestrar o carbono produzido por você com o plantio de árvores em sua região.

O cálculo da pegada ecológica individual é o levantamento de toda produção de CO2 envolvida na jornada como trans-porte, consumo, uso de energia, entre outros. Com esses va-lores, podemos identificar quantas árvores serão necessárias para sequestrar o carbono que foi liberado por você na Jor-nada Mundial da Juventude. Utilize o aplicativo disponível no site do Nima (www.nima.puc-rio.br) para cálculo de sua pegada e bom plantio.

Os ecossistemas locais são produto da evolução e repre-sentam a melhor solução de aproveitamento da energia disponível. Assim, para compensar a emissão de CO2, dê preferência ao plantio de árvores nativas de sua região. No plantio, utilize técnicas orgânicas de cultivo, menos no-civas ao meio ambiente e compatíveis com o espírito susten-tável.

(9)

A SABEDORIA AMBIENTAL DOS PONTÍFICES

“Eticamente o ser humano já tem a consciência de que uma exploração irracional da natureza acaba não só por destruí-la, mas de ser o próprio homem vítima desta degradação”

(Papa Paulo VI – Octagesima Adveniens, 1971) “Era vontade do Criador que o homem tenha um contato com a natureza como dono e guardião, inteligente e nobre, e não como explorador e destruidor”

(Papa João Paulo II _Redemptor Hominis, 1979) “Só encontraremos solução para o problema ecológico se revisarmos seriamente nosso estilo de vida excessivamente consumista”

(Papa João Paulo II- Jornada Mundial da Paz, 1990).

“Ao destruir a natureza o homem manifesta o desconhecimento de sua própria e profunda verdade, de sua relação ontológica com os outros e com Deus; é um sinal da não colaboração com Deus na obra da Criação”

(Papa João Paulo II – Centesimus Annus, 1991) “A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração”

(Papa Francisco, Homilia da missa de inauguração do seu pontificado, 19 de março de 2013)

Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

(10)

IMPORTANTES SITES

Curando um mundo ferido

A Companhia de Jesus produziu em 2010 um documento direcional denominado “Curando um Mundo Ferido”, que orienta as escolas e faculdades Jesuítas pelo mundo a estabelecerem uma nova cultura incluindo valores ambientais e práticas sustentáveis em todo o processo de ensino e pesquisa. O documento pode ser encontrado em http://issuu.com/sjssj/docs/sanar_un_mundo_ herido.

Eco-Jesuit

A Companhia de Jesus mantém um boletim online que objetiva dar visualização às ações ambientais que ocorrem pelo mundo desenvolvidas por jesuítas. O objetivo é estimular a criação de redes e a disseminação de projetos e iniciativas. O endereço do site é www.ecojesuit.com/.

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organiza anualmente a Campanha da Fraternidade. Em vários anos, o tema da campanha abordou o meio ambiente:

- Preserve o que é de todos, 1979. - Fraternidade e a Água, 2004. - Fraternidade e a Amazônia, 2007. - Fraternidade e a vida do planeta, 2011.

As campanhas podem ser vistas em: www.cnbb.org.br/site/ campanhas/fraternidade/2173-historico-das-cfs

Referências

Documentos relacionados

A fim de analisar o recurso eólico da região para os dados da rede SONDA, inicialmente serão dispostos os valores médios de velocidade do vento (m/s) e

Com o objetivo de associar os principais pratos típicos da culinária criolla venezuelana com os ingredientes e preparações mais consumidos no país, o trabalho

Para os docentes inquiridos, o recurso a visitas de estudo é uma estratégia pedagógica muito importante no sentido de impulsionar a aquisição de novos conhecimentos.

Autodidacta, José Craveirinha abraça o jornalismo como profissão, tendo se iniciado n’O Brado Africano, um dos primeiros jornais moçambicanos dirigidos por negros e

A pesquisa tem como objetivo principal verificar os impactos tributários decorrentes dos incentivos fiscais calculados com base no lucro da exploração na empresa M. Dias Bran-

Certifico que Barnabé Pessoa Lima - Universidade Federal do Piauí participou da “XV Escola de Geometria Diferencial”, que teve lugar no Ponta Mar Hotel, Fortaleza – Ceará, de

Foram premiados os alunos com base no elevado mérito académico atingido no final do 9.º ano de escolaridade e na ambição demonstrada para o prosseguimento de estudos:.. •

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em