• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DAS OPERAÇÕES DE RETIRADA DE RESÍDUOS DE EMBARCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DAS OPERAÇÕES DE RETIRADA DE RESÍDUOS DE EMBARCAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1. OBJETIVO

Estabelecer e definir os procedimentos necessários para que haja otimização do processo de retiradas de resíduos de embarcação, realizadas no Porto de Vitória.

2. ABRANGÊNCIA

Os procedimentos a serem adotados abrangem a Coordenação de Meio Ambiente, a Coordenação de Gestão Portuária, Coordenação de Segurança Portuária, a Alfândega do Porto de Vitória, os Agentes de Navegação e as empresas coletoras.

3. DEFINIÇÕES

ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários CODESA – Companhia Docas do Espírito Santo

CODPRO – Coordenação de Programação COGESP – Coordenação de Gestão Portuária COMAMB – Coordenação de Meio Ambiente COSNIP – Coordenação de Segurança Portuária

CRR – Certificado de Retirada de Resíduos de Embarcação DUV – Documento Único Virtual

MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos PSP – Porto Sem Papel

Resíduos de embarcação – resíduos sólidos, semissólidos ou pastosos, e líquidos gerados durante a operação normal da embarcação.

Credenciamento – procedimento administrativo pelo qual a empresa coletora de resíduos é qualificada pela autoridade controladora para prestar serviços de retirada de resíduos de embarcações em instalação portuária brasileira.

(2)

4. HABILITAÇÃO

As empresas que possuem a intenção de retirar resíduos das embarcações que atracam no Porto de Vitória (Cais de Capuaba, Cais Comercial de Vitória e Cais de Paul) deverão obter sua Habilitação junto à COMAMB. Para tanto, é necessário encaminhar os documentos estabelecidos pelos § 4° e 5° do art. 3° e pelo Anexo I da Resolução ANTAQ n° 2.190, de 28 de julho de 2011 (Quadro 1) para o endereço eletrônico meioambiente.codesa@outlook.com.

Quadro 1 - Documentos para Habilitação para Coleta de Resíduos de Embarcação.

Descrição Órgão

I

Formulário ‘Cadastro de Prestador de Serviço para Retirada de Resíduos de Embarcação’, disponível em

http://www.codesa.gov.br/Site/Default.aspx?alias=www.codesa.gov.br/site/Mei oAmbiente

- II Certificado de Regularidade de Cadastro Técnico Federal IBAMA III Licença Ambiental para transporte de resíduos IEMA IV Licença de Operação da empresa responsável pelo local de destinação final

dos resíduos IEMA

V Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) ANVISA VI

Seguro Ambiental do prestador de serviços, englobando o ressarcimento dos custos de atendimento às emergências e danos causados por vazamentos, derramamentos e contaminações.

- VII Procedimentos das atividades de coleta de resíduos de embarcações para as

quais pretende ter credenciamento e suas respectivas ações de emergência

Empresa coletora VIII

Autorização para a prestação de serviços de retirada de óleo lubrificante usados em embarcação, caso a empresa coletora deseje realizar este tipo de serviço

ANP

IX

Autorização para operar na navegação de apoio portuário, caso a empresa coletora deseje realizar serviços de retirada de resíduos com emprego de embarcações, com ou sem propulsão, devidamente homologadas e inspecionadas pela autoridade marítima

ANTAQ

As documentações serão verificadas pela equipe da COMAMB quanto: ao preenchimento adequado e completo do Cadastro de Prestador de Serviço; presença de atividade de transporte de resíduos em seu Cadastro Técnico Federal; validade das licenças ambientais da empresa coletora e do local de destinação final; resíduos abrangidos pelas licenças ambientais; validade da AFE; validade e escopo do seguro ambiental; presença de procedimentos relacionados a todos os

(3)

tipos de resíduos que serão gerenciados, incluindo, no mínimo, a descrição das atividades de coleta dos resíduos do navio até o local de destinação final e como agir em casos de acidentes.

Para as empresas que apresentarem licença de transporte de óleo lubrificante usado, é necessário que haja Autorização da ANP, publicada em Diário Oficial, permitindo que a empresa coletora interessada realize a movimentação desse tipo de resíduo. A Autorização deverá estar dentro do prazo de validade. Para aquelas que desejarem realizar a retirada de resíduos com o auxílio de embarcações, é necessário constar a Autorização da ANTAQ da embarcação de apoio pretendida. No servidor COMAMB, é possível encontrar uma planilha de check list das documentações apresentadas pelas empresas. Esta deve ser preenchida durante a fase de habilitação para facilitar o acompanhamento do processo. Segue pastas para localização do arquivo: Programas Ambientais > Resíduos de Embarcação > Credenciamento > Modelo > Check List_Documentações_ANO.

Finalizada a análise dos documentos e não restando nenhuma pendência, será emitida a Habilitação da empresa coletora. Esse documento conterá a lista de resíduos permitidos e os meios de transporte que podem ser utilizados, conforme modelo constante no anexo I. A empresa coletora será informada via email de que sua Habilitação encontra-se disponível para retirada junto à COMAMB. A validade é de 12 meses, a contar da data de aviso.

Após a retirada do documento, a versão final da Habilitação será digitalizada e uma cópia digital será encaminhada por email para a Alfândega, COSNIP e COGESP, conforme lista de endereços eletrônicos constante no Quadro 2.

(4)

Quadro 2 - Endereços eletrônicos para envio de comunicação de empresas Habilitadas e Suspensas.

Órgão Nome Endereço eletrônico

Alfândega Flávio José Passos Coelho flavio.coelho@receita.fazenda.gov.br Jaques Mauro de Moraes jaques.moraes@receita.fazenda.gov.br

COGESP

Altino Marchesi amarchesi@codesa.gov.br Márcio Shigueru Suzuki msuzuki@codesa.gov.br Fiéis do Cais Comercial armvit@codesa.gov.br Fiéis do Cais de Capuaba armcap@codesa.gov.br Fiéis do Cais de Paul armgusa@codesa.gov.br COSNIP

Enildo Pereira Gonçalves Júnior ejunior@codesa.gov.br Reroldi Vinicius Pereira Monteiro rmonteiro@codesa.gov.br Nelson Dias dos Santos nsantos@codesa.gov.br Adonismar de Souza Anacleto aanacleto@codesa.gov.br

As empresas coletoras serão informadas por email quanto à expiração do prazo de validade da Habilitação e, consequentemente, da necessidade de renovação da mesma. O primeiro email será enviado 30 dias antes do vencimento, o segundo email com 15 dias, o terceiro com 10 dias e o último email com 1 dia.

Caso a empresa não encaminhe todos os documentos corretamente antes do vencimento de sua Habilitação, a mesma ficará suspensa, resultando na impossibilidade de operar na área pública do Porto de Vitória.

No caso de suspensão da Habilitação, a comunicação que for encaminhada para a respectiva empresa coletora deverá ser enviada também para a Alfândega do Porto de Vitória, COGESP e COSNIP, direcionando para os endereços eletrônicos relacionados no Quadro 2.

5. INFORMAÇÃO DAS RETIRADAS

5.1. INFORMAÇÕES ENVIADAS POR EMAIL

As empresas credenciadas devem enviar para o endereço eletrônico meioambiente.codesa@outlook.com, as informações de retiradas de resíduos, com as seguintes informações mínimas:

(5)

a) Empresa responsável pela retirada; b) Nome da embarcação;

c) Porto e cais de realização da retirada;

d) Data e horário previsto de início e término da operação; e) Tipo de resíduo e volume (necessariamente em m³).

As informações recebidas deverão ser lançadas na planilha Acompanhamento de Retiradas do mês de início da operação, conforme descrição a seguir:

Coluna A: corresponde à ordem na qual foi recebida a informação de retirada e serve também para contabilizar o número total informado no mês.

Coluna B: a célula possui uma lista de opções para seleção de qual empresa será responsável pela coleta dos resíduos de embarcação informados na respectiva linha.

Coluna C: deve ser inserido o Documento Único Virtual (DUV) correspondente da embarcação, o qual pode ser obtido no site da CODESA nos links “Navios atracados (Tabela)”, “Navios atracados (Foto)”, “Navios Aguardando na Barra” ou “Navios Esperados”. Caso a embarcação não esteja referenciada em nenhuma das opções, o nome da mesma deverá ser consultado, por funcionário da Coordenação de Meio Ambiente, no Sistema Porto Sem Papel para obtenção de sua DUV. Os rebocadores que não possuem DUV e realizam pagamento de tarifa mensal para terem livre atracação no Porto de Vitória, listados no Quadro 3, terão o espaço preenchido com ‘-‘.

Quadro 3 - Lista de Rebocadores com livre acesso.

Rebocadores Smit Pareci Smit Tuxa Saveiros Andromeda Saveiros Haris Saveiros Vega

(6)

Coluna D: deverá ser preenchida com o nome da embarcação informada pela empresa responsável pela coleta.

Coluna E: deverá ser selecionado o Cais informado, tendo como opções os Cais de Vitória, Capuaba e Paul.

Coluna F: deverá ser selecionado o Berço informado, tendo como opções os berços públicos 101, 102, 103, 201, 202, 207 e 905; e a área de fundeio.

Coluna G: informar a data de início indicada pela empresa responsável.

Coluna H: indicar a data de término da retirada conforme informado pela empresa responsável.

Coluna I: informar o horário previsto para início da retirada de resíduos.

Coluna J: informar o horário previsto para o término da retirada de resíduos. Considera-se para fins de preenchimento desta célula, o horário em que o último volume de resíduos foi devidamente acondicionado no veículo para transporte. Coluna K: a célula possui como opções para preenchimento a lista de resíduos padronizados pela CODESA. Caso a empresa coletora não tenha informado uma opção disponível na lista, será necessário consultar o Quadro 4 e encontrar o resíduo padronizado que corresponda àquele informado pela empresa.

Quadro 4 – Padronização dos Resíduos

RESÍDUOS PADRONIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Fluido de perfuração Fluido de Perfuração

Perigosos Serviço de saúde Serviços de saúde

Trapos contaminados

Oleoso Sólido contaminado

Oleoso Água oleosa

(7)

Produtos contaminados com óleo Solvente oleoso Tambor vazio contaminado Lâmpadas fluorescentes Tecnológicos Produtos Eletrônicos Cartuchos de impressora Pilhas e baterias Álcool / Mercúrio Produto Químico Objetos contaminados com produto químico Pirotécnico Embalagem aerosol Plástico Recicláveis Não Perigosos Papel Vidro Metal Latas de alumínio Madeira Tetra pak Papelão Pneu

Não reciclável Não reciclável Orgânico Orgânico Óleo de cozinha Óleo de cozinha

Cinzas Outros

Esgoto Efluente Sanitário

Coluna L: informar o volume total dos resíduos correspondentes ao tipo padronizado inserido na célula anterior. Para os casos em que a empresa

(8)

responsável comunicar mais de um resíduo dentro do grupo padronizado, a célula deverá ser preenchida com a fórmula ‘= volumeresiduo1 + volumeresiduo2 +... volumeresiduox’.

Coluna M: a célula será preenchida automaticamente de acordo com o Tipo de resíduo informado na Coluna K da linha correspondente.

Coluna N: para os casos em que houver mais de um resíduo informado no tipo padronizado, a célula deverá ser preenchida com a sequência da descrição do resíduo conforme a utilizada para preenchimento do volume informado. Esse procedimento permitirá visualizar o volume individual de cada tipo de resíduo informado pela empresa responsável.

Coluna O: possui preenchimento automático, sendo atribuído o valo ‘1’ caso as colunas B, D, E, F, G, H, I, J, K e L. Caso alguma das colunas não esteja preenchida na respectiva linha, a célula ficará vazia.

Coluna P: para os casos em que a empresa responsável comunicar, após lançamento das informações de retirada, que a coleta dos resíduos foi cancelada, deverá ser atribuído o valor ‘1’ para a linha correspondente aos dados lançados da retirada e deverá apagar o valor da coluna O.

Coluna Q: de acordo com as informações prestadas pela Agência de Navegação responsável pela embarcação no Porto Sem Papel, deverá ser selecionada a opção ‘Sim’ caso a retirada tenha sido informada pela Agência no PSP, ou ‘Não’, caso a Agência tenha informado que não haveria retirada de resíduos naquela atracação.

Coluna R: de acordo com a DUV e as informações disponíveis nos links “Navios atracados (Tabela)” ou “Navios atracados (Foto)” ou ainda no Sistema PSP, identificar qual é a Agência responsável pela embarcação cujos resíduos serão retirados.

(9)

Coluna S: de acordo com a DUV e as informações disponíveis no Sistema PSP, preencher a célula com a data em que foi concedida a Anuência Meio Ambiente para a embarcação.

Os dados enviados devem ser avaliados no primeiro email que a empresa coletora encaminhou. Caso alguns dos itens acima não constem no email, inserir a operação como incompleta.

Caso não seja identificada a previsão de atracação da embarcação, deverá ser enviado email à empresa coletora solicitando esclarecimentos e a dissolução da dúvida. Se não houver nenhum ponto a esclarecer, deverá ser enviada resposta à empresa coletora, com cópia para COGESP e COSNIP (Quadro 2), dando ciência da realização da operação.

Nas situações em que uma operação for adiada, os dados atualizados deverão ser corrigidos na respectiva linha da informação já inserida. A ocorrência do fato deverá ser adicionada na coluna “Observações”.

Nas situações em que uma mesma empresa coletora informar mais de uma retirada para uma mesma embarcação, encaminhando e-mails distintos, com tipologias de resíduo distintas nos mesmos, os dados deverão ser lançados como duas operações de retiradas independentes. A análise do envio dos documentos dessas operações também deverá ser realizada separadamente.

Para as solicitações de retirada que se referem a equipamentos, como por exemplo a mono boia, deve-se verificar se a empresa coletora está habilitada para retirar o tipo de resíduo informado, mas não deverá ser feito nenhum lançamento de retirada na planilha.

Para fins de controle, o email de resposta de ciência da COMAMB para uma dada solicitação de retirada deverá ser salvo na pasta do Outlook do mês referente à data em que será iniciada a retirada.

(10)

5.2. RETIRADAS CANCELADAS

As retiradas não informadas, bem como as canceladas não devem ser contabilizadas na planilha de informadas, apenas os dados devem ser inseridos. Nenhuma informação das retiradas canceladas deve constar na planilha de realizadas.

Na planilha de retiradas informadas, a linha correspondente àquelas canceladas deve ser hachurada de rosa e as operações não informadas de amarelo, conforme legenda na planilha. Na planilha de retiradas realizadas, a célula correspondente ao número da operação deve ser pintada de verde no caso do envio de documentos incompletos, de azul para aqueles não enviados e laranja para os encaminhados após a data de fechamento do relatório.

5.3. OUTROS

No primeiro dia útil de cada mês deverá ser criada uma pasta no email do Outlook para as retiradas que serão realizadas naquele mês. O nome da pasta será da seguinte forma: *Retiradas (ano)-(mês). Exemplo: *Retiradas 2015-01.

Caso a empresa habilitada envie mais de um email da mesma operação com alguns dados diferentes, encaminhar um email para a mesma solicitando esclarecimentos a respeito das retiradas. Se os emails forem complementações de uma mesma retirada, a empresa deve deixar claro na mensagem enviada.

6. DOCUMENTAÇÕES DAS RETIRADAS 6.1. CRR

Este documento deve conter, minimamente, as seguintes informações: a) Nome da instalação portuária;

(11)

b) Número seqüencial do certificado; c) IMO e nome do navio;

d) Nome e CNPJ da empresa coletora de resíduos; e) Horário de início e término da operação;

f) Relação dos resíduos retirados, bem como seus volumes e tipo de veículo utilizado para transporte;

g) Horário e local da entrega dos resíduos no destino final

h) Assinatura da empresa coletora de resíduos, do agente de navegação e do comandante da embarcação.

6.2. MTR

O documento deve conter, minimamente, as seguintes informações: a) Número e data de emissão do MTR;

b) Nome, endereço, CNPJ e contato do gerador; c) Tipo, classe e volume do resíduo;

d) Nome, endereço, CNPJ e contato do transportador;

e) Nome, endereço, CNPJ e contato da empresa de destinação; f) Data de recebimento e assinatura do gerador;

g) Data de recebimento e assinatura do transportador;

h) Data de recebimento e assinatura da empresa de destinação.

A data de emissão do MTR deve ser comparada a data de recepção da empresa de destinação final. Caso a empresa coletora não tenha declarado no Formulário de Credenciamento que possui armazenamento temporário, essas datas devem coincidir.

6.3. OUTROS

Caso os dados do CRR e MTR, para o mesmo resíduo, estejam diferentes, adotar aquele declarado no CRR.

(12)

Caso a operação informada possua mais de um CRR, devido ao início da operação na data informada e seu término em algum dia posterior, todos os CRR serão analisados como parte da retirada que foi informada. Para fins de conferência, todos os CRR deverão estar devidamente preenchidos e acompanhados de seus respectivos MTR. Deve-se comparar os respectivos documentos com as listas apresentada nos itens 6.1 e 6.2. Para fins de validação, todos os documentos devem estar completos, caso contrário, serão considerados com incompletos. O fechamento das informações para fins de validação do Relatório Bimestral, elaborado pela COMAMB, se dará todo dia 15 do mês subsequente ao mês de realização da retirada.

As empresas coletoras serão informadas por email quanto à expiração do prazo de envio do CRR e MTR. O primeiro email será enviado no dia 05, o segundo email no dia 10 de todos os meses. As informações que deverão constar no e-mail são: data da retirada; nome da embarcação; cais; e berço.

Após a elaboração do Relatório Bimestral, este deve ser encaminhado às empresas coletoras, apontando aspectos necessários para melhoria do atendimento aos padrões e procedimentos adotados pela CODESA. Estes deverão ser informados individualmente a cada empresa cada qual com suas particularidades.

Conforme Resolução ANTAQ nº 3274, de 6 de fevereiro de 2014, deve ser enviado um relatório de recepção de resíduos provenientes de embarcações, até o 15º dia do mês subsequente ao semestre de referência. Portanto, semestralmente os dados mensais são agregados para elaboração do Relatório Semestral, que deve ser salvo na pasta “Relatório ANTAQ”, em Programas Ambientais > Resíduos de Embarcação.

(13)

Resolução Nº 2190 ANTAQ, de 28 de julho de 2011 – Prestação de serviços de retirada de resíduos de embarcações.

Resolução Nº 3274 ANTAQ, de 6 de fevereiro de 2014 – Fiscalização da prestação dos serviços portuários.

8. APROVAÇÃO

Esta Norma foi aprovada pelos respectivos gestores indicados a seguir e entra em vigor na data de sua aprovação.

Nome Nome Nome Nome

Referências

Documentos relacionados

A segunda dissertação também visa a uma aproximação entre os conceitos de literatura e sociedade de consumo para analisar a obra O Zahir, do autor: “A

-I Conferência Nacional de Educação Farmacêutica – 2000 -Fórum Nacional de Avaliação das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Farmácia – 2001.  Proposta de modelo

- POSTO PP: estes procedimentos são para o posto da portaria, quando houver a necessidade do vigia efetuar a substituição do porteiro na portaria. O posto é no portão

16) Caso alguma irregularidade seja constatada, os porteiros devem comunicar imediatamente a empresa e esta deverá contatar o responsável indicado pelo Câmpus..

O DIRETOR-GERAL DO CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem estabelecer os

8º - Caso o candidato apresente, ao invés da certidão de nascimento, outro documento, conforme estabelecido pela Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018,

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

(Nota: este signo dos deuses mais antigos apresenta, também, uma outra forma e, assim que estiver grafado sobre a pedra cinza de Mnar, servirá para reter para sempre os poderes