• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Área de concentração: LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Processo seletivo 2015/2 – Prova escrita

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES A SEGUIR.

1. Mantenha o celular e todos os demais aparelhos eletrônicos DESLIGADOS durante

todo o período reservado para a prova (13h30 às 17h). O não cumprimento poderá acarretar na desclassificação do candidato.

2. A prova terá DURAÇÃO máxima de três horas e trinta minutos. Após receber o

caderno com as questões, será permitida ao candidato uma consulta de trinta minutos a materiais bibliográficos impressos. Após a consulta de trinta minutos, o candidato terá até três horas para entregar a prova escrita.

3. Está VEDADA a consulta: i) por tempo superior ao definido (30 minutos); ii) a

quaisquer materiais ou notas (somente a materiais bibliográficos impressos); ou iii) empréstimos dos mesmos de e para outros candidatos.

4. O candidato deve utilizar APENAS seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO no local indicado

neste caderno de questões e nas folhas de resposta. Não faça qualquer identificação nominal nas folhas indicadas. O mínimo sinal de identificação nominal acarretará na desclassificação do candidato.

5. Observe o agrupamento das QUESTÕES em área de concentração e linha de pesquisa; responda as questões conforme indicação de cada grupo.

6. Cada candidato deverá responder a um total de DUAS QUESTÕES: uma da área de

concentração e uma da linha de pesquisa indicada na ficha de inscrição.

7. A QUESTÃO da área de concentração é obrigatória para todos os candidatos. O candidato que não a responder estará automaticamente eliminado deste processo seletivo.

8. Cada candidato deverá escolher somente uma QUESTÃO da linha de pesquisa para ser respondida. O candidato que responder as duas questões da linha de pesquisa terá a nota atribuída apenas à primeira na ordem da folha de respostas.

9. No FINAL da prova, tanto o caderno de questões, quanto as folhas de respostas

deverão ser entregues pelo candidato aos aplicadores. Não será permitida a saída do candidato do local de aplicação com material da prova.

10. A prova deverá ser respondida com CANETA de tinta preta ou azul. No caso da não

entrega da prova escrita, ou de prova redigida a lápis, o candidato será eliminado do processo de seleção.

11. Os RESULTADOS desta fase serão divulgados conforme calendário previsto no Edital

001/2015 do PPGEL; alterações serão comunicadas na página eletrônica do Programa.

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba

Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

(2)

2 Candidato, marque abaixo a linha de pesquisa indicada por você na ficha de inscrição.

( ) Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia

( ) Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido

Linguagem e Tecnologia

QUESTÃO OBRIGATÓRIA

Leia os textos a seguir para responder a questão. Texto 1

(Disponível em: http://blog.segr.com.br/charges/. Acesso em 20 de março de 2015.)

Texto 2 - citação

A linguagem é uma das faculdades cognitivas mais flexíveis e plásticas adaptáveis às mudanças comportamentais e a responsável pela disseminação das constantes transformações sociais, políticas, culturais geradas pela criatividade do ser humano. As inúmeras modificações nas formas e possibilidades de utilização da linguagem em geral e da língua, em particular, são reflexos incontestáveis das mudanças tecnológicas emergentes no mundo e, de modo particularmente acelerado nos últimos 30 anos, quando os equipamentos informáticos e as novas tecnologias de comunicação começaram a fazer parte de forma mais intensa da vida das pessoas e do cotidiano das instituições. Certamente, tudo isso tem contribuído para tornar as sociedades letradas cada vez mais complexas. (MARCUSCHI e XAVIER, 2004, p. 7)

(3)

3 Texto 3 - Entrevista publicada na Plataforma do Letramento 

Lucia Santaella: As novas linguagens e a educação Por Lilian Romão

PL: Quais dificuldades de aprendizagem essas novas tecnologias podem ajudar a superar? 

LS: As exigências são mais profundas. Estamos assistindo a mudanças não apenas nos suportes das linguagens, mas nos modos de formar das linguagens humanas. Alguns comparam a revolução digital com a revolução de Gutenberg. Grande equívoco. Lá se tratava apenas de uma mudança técnica no registro da escrita, do manual ao reprodutível. A linguagem do nosso tempo, entretanto, é a hipermídia, que não se reduz a uma transformação apenas no seu registro. Antes de tudo, é preciso considerar o grande impacto revolucionário que se deu quando a escrita saltou do papel para a tela eletrônica. Por sua natureza, o computador permite que a escrita se liberte da linearidade sequencial, obrigatória no papel, podendo estruturá-la em nós que se conectam através de links, o que é chamado de hipertexto. Além disso, o computador é uma metamídia, mídia que absorve e deglute todos os tipos de linguagens humanas, de imagens − fixas ou animadas, gráficos, mapas etc. − e também de linguagens sonoras − fala, música, ruído etc. Como se não bastasse, longe de simplesmente somar essas linguagens, o computador as mistura na sua própria morfogênese. Textos, sons e imagens se misturam de maneira inconsútil. Isso é chamado de hipermídia. Os links nos levam não apenas a outros textos, mas a misturas de texto escrito, imagem e som. Ora, as consequências disso não são poucas, pois um novo modo de formar as linguagens implica transformações cognitivas relevantes.

Lucia Santaella é professora titular no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora do programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  

(Disponível em:

http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/651/lucia-santaella-as-novas-linguagens-e-a-educacao.html. Acesso em: 20 de março de 2015.)

Questão:

É perceptível a forma como as tecnologias e as mídias têm assumido um papel significativo na configuração/organização da cultura pós-moderna, produzindo mudanças na dinâmica da vida social. Nesse cenário, há uma intrínseca relação entre linguagem e tecnologia.

Assim, considerando os textos apresentados acima, as bibliografias indicadas para este processo seletivo e outros aportes teóricos sobre a temática, discuta as relações entre tecnologia e linguagem no contexto contemporâneo.

(4)

4

Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia

ESCOLHA UMA ENTRE AS DUAS OPÇÕES

QUESTÃO 1

Texto 1

A idéia de que uma nova tecnologia abole uma tecnologia anterior é, com frequência, demasiado simplista. Após a invenção da fotografia, os pintores não mais se sentiram obrigados a servir de artífices cuja tarefa era reproduzir a realidade, mas isso não significa que a invenção de Daguerre apenas estimulou a pintura abstrata.

(…)

Isso significa que, na história da cultura, nunca houve um caso em que uma coisa simplesmente tenha matado uma outra coisa. Em vez disso, uma nova invenção sempre alterou profundamente uma outra, mais antiga.

(…)

(ECO, Umberto. Muito além da internet. Trad. Rubens Figueiredo. Folha de São Paulo. Caderno Mais. p. 4-10. 14 de dezembro de 2003.)

Texto 2

Já em 1969, Theodore Ziolkowski notava que as “novas artes se relacionam com tal proximidade que não nos podemos esconder de maneira complacente por trás dos muros arbitrários das disciplinas que se autocontêm: inevitavelmente, a poética dá lugar à estética geral, considerações referentes ao romance se transportam com facilidade para o cinema, enquanto a nova poesia costuma ter mais pontos em comum com a música e a arte contemporâneas do que com a poesia do passado.

(HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria e ficção. Rio de Janeiro: Imago, 2002. p. 26)

Texto 3

Diálogo entre dois ratinhos roendo películas em Hollywood: – E aí, já roeste aquele filme lá?

– Sim.

– Estava bom?

– Gostei mais do romance.

(PAES, José Paulo. Por uma literatura brasileira de entretenimento (ou o mordomo não é o único culpado). In: A Aventura Literária. Companhia das Letras, 1990.)

Questão

A adaptação de obras literárias sempre foi uma prática bastante explorada pelo cinema e pela teledramaturgia. Com o advento dessas novas tecnologias no século XX, houve quem temesse pela sobrevivência da literatura de ficção, uma vez que demanda menos esforço assistir a um filme com duas horas de duração do que ler um romance de 400 páginas.

Considerando tais proposições e os textos motivadores, discorra sobre a interação/interinfluência de uma expressão artística sobre outra.

(5)

5 Questão 2

No livro Estética da comunicação: da consciência comunicativa ao ‘eu’ digital, Luís Mauro Sá Martino traça a relação entre o indivíduo e os meios de comunicação a partir da estética, levando em consideração as transformações dos meios e das mediações. Com base no segmento Os novos lugares de comunicação, aponte as principais mudanças das relações entre receptor e produtor evidenciadas pelo autor.

Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido

ESCOLHA UMA ENTRE AS DUAS OPÇÕES

Questão 1

Em Marxismo e Filosofia da Linguagem, Bakhtin/Volochinov apresentam uma perspectiva de linguagem que se opõe a uma visão de língua como sistema abstrato de formas, conforme se observa na citação a seguir:

A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas lingüísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação

verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui

assim a realidade fundamental da língua. (BAKHTIN[Volochínov], 2004[1929], p. 123, grifo dos autores).

A partir dessa perspectiva de linguagem, discuta a relação entre:

a) enunciado e situação social /interação; b) linguagem e ideologia.

Questão 2

Sylvain Arroux, em seu livro A revolução tecnológica da gramatização, propõe a tese de que duas grandes revoluções tecnológicas modificaram “profundamente a ecologia da comunicação e o estado do patrimônio linguístico da humanidade” (p. 70): as tecnologias da escrita e da gramatização. Esta última é entendida por ele como “o processo que conduz a descrever e a instrumentar uma língua na base de duas tecnologias, que são ainda hoje os pilares de nosso saber metalinguístico: a gramática e o dicionário” (p. 65 – grifos do autor). Com base nessa linha de raciocínio, discuta de que forma a tecnologia propõe novas formas de organização e uso linguísticos, e como essas transformações têm modificado nossas práticas linguageiras.

Referências

Documentos relacionados

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o caderno de questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do

f) o candidato somente poderá levar o Caderno de Questões trinta minutos antes do horário previsto para o término da prova. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do