• Nenhum resultado encontrado

A FERRAMENTA WIKI UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FERRAMENTA WIKI UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A FERRAMENTA WIKI UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP)

Resumo

Este é o relato de uma experiência pedagógica com a adoção da ferramenta wiki para o trabalho de produção textual em disciplina de conteúdo teórico. Tal adoção teve sua inspiração na possibilidade de trabalho com um processador de texto que fosse estruturalmente configurado para interação e construção hipertextual.

Palavras chave: ferramenta wiki, interatividade, hipertexto.

Abstract

This paper is about a pedagogical experience with the adoption of the wiki resource aiming the textual production in courses of theoretical subjects. This adoption had its inspirations in the possibilities of working with software designed for interaction and hypertext construction.

Key words: wiki resource, interactivity, hypertext.

Aspirações didáticas

Ministro, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, disciplinas sob a rubrica Ciências da Linguagem. Tais disciplinas introduzem os alunos às diversas linhas de reflexões teóricas sobre linguagem, a métodos de análise e de produção textual assim como suportes variados para essa produção.

Já fazia algum tempo que me ocupava em pensar, dentre estas modalidades de suportes, na adoção de ferramenta de texto que remetesse a algum tipo de aproveitamento das novas tecnologias, absorvendo as potencialidades da world wide

web, para além do simples processador word.

Através do Trabalho de Conclusão de curso de Fábio Sasseron, sob minha orientação, que versava sobre a ferramenta Wiki, suas potencialidades editoriais e o questionamento sobre a autoria na Internet, percebi que esta ferramenta se configurava como resposta à possibilidade de trabalhar, em sala de aula, com uma formação desafiadora: um texto interativo com propriedades estruturais de hipertexto.

(2)

Sua adoção foi minha proposta, acolhida por minha companheira de trabalho, a Profª. Drª. Rosana de Lima Soares, implantada no segundo semestre de 2005, com a colaboração de Andréa Limberto, aluna de pós-graduação em atividade no PAE, quando instalamos um site Wiki para os alunos de nossas disciplinas. Tal medida correspondia à nossa procura: um software que não induzisse à reprodução de procedimentos consagrados ao livro, a saber, a seqüência formal, a divisão capitular, a diagramação etc. Estas ambições se desenhavam a partir do cenário constituído pela internet e pela noção de hipertexto, termo empregado pela primeira vez por Theodore Nelson na década de 60. Um hipertexto se define pela dinâmica de um percurso que corta, e recorta, diversos tipos de informação, em forma de texto escrito, imagem, vídeo ou som, dinâmica que remete a um caminho sem predeterminação: um desenho em que o internauta, é movido no sentido rizomático, como o propunha Gilles Deleuze, formando uma malha de links.

Com a expansão da internet, é incalculável o lastro de informação com que ela é alimentada diariamente. A organização de conteúdos passou a ser um desafio e motivou a procura de uma ferramenta que tornasse mais fácil a introdução/publicação de textos sem fechá-los em si mesmos, preservando o grande potencial da www: a flexibilidade de conexões no ciberespaço.

A ferramenta wiki e uma implementação

Pensando nisso, Ward Cunningham criou o primeiro wiki, em 1995. O nome wiki tem origem em expressão havaiana, wiki wiki, que significa “rápido”. Como ferramenta, consiste em um software gerenciador de conteúdos que, na realidade, opera como um site e representa um novo passo na evolução da internet porque com ele os usuários passam a ser, ao mesmo tempo, autores, editores e leitores.

O internauta assume, potencialmente, todas estas funções uma vez que qualquer um, acessando o site pode publicar texto, ler o que já foi escrito por outras pessoas e, eventualmente, intervir nos textos que estão disponíveis. Não existe um gerenciador da qualidade do texto; os próprios usuários supervisionam a produção. A expansão do trabalho de autoria e edição encontra sua chave mestra na utilização de links, já como barra de ferramentas, para alcançar e inserir outros conteúdos.

Dessa forma o wiki representa uma revolução na relação com o texto e uma fonte de possibilidades de uso, inclusive como suporte a atividades no ensino. Atualmente

(3)

estão no ar, por exemplo, a Wikipedia (http://wikipedia.org), a Wikinews (http://wikinews.org) e os Wikibooks (http://wikibooks.org). O primeiro é uma enciclopédia; o segundo, um site de notícias; e o terceiro, uma espécie de biblioteca constituída por vários livros teóricos sobre diversos assuntos que estão escritos parcial ou integralmente. O conteúdo de todos esses sites é escrito com contribuição de diversos autores.

Do nosso ponto de vista, com a criação de um site wiki para disciplinas de linguagem pretendíamos oferecer aos alunos a possibilidade de trabalho com a integração dos meios que a internet disponibiliza. Ao mesmo, pretendíamos experimentar as possibilidades textuais da ferramenta wiki e observar o direcionamento a ela dado por usuários na especificidade de disciplinas de caráter teórico.

Em sua implementação como ferramenta pedagógica, uma primeira organização para a atuação dos alunos foi dada com a formação de grupos de trabalho. Cada classe comportava quatro grupos, de sete a oito alunos cada, grupos que, numerados de 1 a 4, revezavam-se semanalmente, e sequencialmente, nas intervenções realizadas em uma página principal onde colocamos uma frase como ponto de partida.

Dado o número de participantes, uma outra organização foi necessária, desta vez limitando os procedimentos de criação textual: cada aluno podia realizar de uma a três intervenções, por semana em que o site estivesse sob intervenção de seu grupo; das três intervenções por aluno, pelo menos uma deveria ter cerca de 500 caracteres, sendo que as outras poderiam ser mais pontuais, como a substituição de palavras, a criação de

links.

Chegamos à conclusão de que, com a divisão dos períodos de intervenção, ficaria mais fácil monitorar as mudanças do texto wiki e verificar a atuação de cada aluno. Ainda que visássemos a experiência com nova ferramenta textual, era nosso intuito algum universo estável a partir do qual pudéssemos emitir avaliações para efeito da nota final do semestre.

Sabemos, evidentemente, que estas disposições disciplinares contrariam o espírito geral wiki, a possibilidade de liberdade e heterogeneidade que é sua marca. Contudo, num ambiente restrito como o de uma disciplina curricular não temos uma alternativa que não se desenhe na tentativa de equilíbrio entre os benefícios da liberdade e os benefícios da disciplinaridade.

(4)

Questões, hipóteses e observações

A grande questão, num primeiro momento, estaria em superar a ideologia do texto com base na escrita livresca, que se confirmou como crucial quando os alunos apresentaram suas observações sobre o trabalho realizado com o site wiki durante o semestre. As observações dos alunos, que relatamos e comentamos aqui, como resultado parcial de nossa pesquisa com as potencialidades da ferramenta, foram recorrentes e incidiram sobre os seguintes tópicos:

1. A impressão de que as coisas surgiam do nada e que não se conectavam entre si. Nesse caso, acreditamos poder detectar a força do hábito que os levou, num primeiro momento, a se sentirem perdidos. Mesmo porque também notaram que, depois de certo traquejo, tudo parecia encontrar sua razão de ser.

2. A dificuldade inicial de adaptar-se ao tipo de composição em virtude da preocupação com a coerência entre o texto anterior, colocado por outro grupo de alunos, e a nova intervenção a ser feita. Quanto a esta observação, podemos associá-la à preocupação com a coerência e coesão textuais.

3. Um certo desconforto na aplicação de conceitos teóricos e de sua concepção de texto acadêmico face a uma ferramenta em que a fluidez dá o tom. Implicitamente, os alunos se perguntaram sobre a consistência e perenidade do texto e novamente faziam estas observações a partir da ideologia da escrita linear.

4. A constatação de estrutura circular que se desprende do ponto inicial dado e tende a voltar a ele, conforme as intervenções tentam firmar coerência. Consideramos que os alunos apreenderam corretamente um movimento que se delineou, em automatismo, como conseqüência direta da busca pela fidelidade/continuidade à página inicial.

5. O constrangimento em virtude do olhar dos colegas e das professoras sobre o teor de suas intervenções, em se tratando de um trabalho para universidade. É nossa compreensão que esta sensação se deriva da exposição pública a que um texto wiki induz, pois, estariam, como sempre, submetidos aos olhares das professoras.

Por outro lado, os alunos manifestaram-se positivamente com a apreensão das possibilidades oferecidas pela construção textual colaborativa:

1. A vantagem da pluralidade de vozes que determina um enriquecimento pela promoção da emergência de perspectivas múltiplas para um mesmo conceito.

(5)

2. A conclusão de que textos menores facilitam compreensões, inserções e debate de idéias, especificidade da caixa de diálogo do wiki. Aliás, eles se acusaram de baixa utilização desta propriedade por terem compreendido tardiamente seu potencial.

3. Pouco confronto entre as colocações e poucas alterações dos textos precedentes levaram os alunos a questionar o respeito mútuo quanto a apagar/preservar as produções.

4. A constatação de que as intervenções iniciais foram mais formais e que, progressivamente, por um domínio maior da ferramenta, passaram a ser mais soltas e pessoais.

5. A questão da autoria, neutralizada por este tipo de construção textual, foi motivo de acaloradas argumentações. Os que defenderam a assinatura valorizaram autenticidade e responsabilidade. Aqueles que se colocaram a favor do anonimato, privilegiaram o trabalho grupal, a maior liberdade e a perda de constrangimento.

6. Para os alunos, a grande vantagem do wiki é permitir a expansão do texto que o procedimento de criação de links permite. Levaram um tempo para compreender a potencialidade dos links, mas pensam que estes representam a verdadeira riqueza da ferramenta em termos de saber acumulativo.

A experiência com o Wiki, experiência porque ainda estamos explorando suas possibilidades, terá continuidade nos próximos anos, enquanto aplicação pedagógica. Já instalamos, para os ingressantes de 2006, outro site wiki com nova organização. O presente relato tenta mostrar uma aplicação, introduzindo o trabalho que vem sendo realizado por nós. Acreditamos que ele desenha o potencial da pesquisa e seus benefícios para a área acadêmica em seus dois contingentes básicos: professores e alunos.

BIBLIOGRAFIA

BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro, Editora 34, 1995.

(6)

LEUF, Bo e CUNNINGHAM, Ward. The Wiki Way: Quick colaboration on the web. Addison-Wesley, 2001.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

Mediawiki. Disponível em http://wikipedia.sourceforge.net/ e acessado em 13 de junho de 2005.

Qwikiwiki. Disponível em http://www.qwikiwiki.com/ e acessado em 13 de junho de 2005.

SASSERON, Fábio. Metawiki. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA/USP, 2005.

TikiWiki. Disponível em http://tikiwiki.org/ e acessado em 13 de junho de 2005. WakkaWiki. Disponível em http://wikka.jsnx.com/ e acessado em 13 de junho de 2005. “Wiki History”. WikiWikiWeb. Disponível em http://c2.com/cgi/wiki?WikiHistory e acessado em 24 de abril de 2005.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,