• Nenhum resultado encontrado

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

PARECER JURÍDICO Data: 22/02/2018.

Processo: 036/2018/PMCC-CPL

Órgão Assessorado: Comissão de Licitação

Assunto: Contratação por Inexigibilidade – Fornecimento de licença de uso e manutenção de sistema de informática de solução integrada através de módulos de utilização que atenda todos os órgãos ligados ao Município de Canaã dos Carajás.

EMENTA: Demais hipóteses de inexigibilidade de

licitação. DIREITO ADMINISTRATIVO.

LICITAÇÕES E CONTRATOS. INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. Aquisição de Bens que só possam ser fornecidos por Produtor, Empresa ou Representante Comercial Exclusivo. Base Legal: Artigo 25, inciso I, da Lei nº 8.666/93. Formalidades do art. 26 bem como demais requisitos da Lei nº 8.666/93. Análise das Minutas. Ressalvas e/ou Recomendações.

Senhor Presidente da Comissão de Licitação, I – RELATÓRIO

O Presidente da Comissão de Licitação do Município de Canaã dos Carajás traz a parecer desta Procuradoria Jurídica, consulta sobre a possibilidade de contratação, por inexigibilidade de licitação, da empresa GOVERNANÇA BRASIL S/A TECNOLOGIA E GESTÃO EM SERVIÇOS para fornecimento de licença de uso e manutenção de sistema de informática de solução integrada através de módulos de utilização que atenda todos os órgãos ligados ao Município de Canaã dos Carajás, delineados no Termo de Referencia e na proposta técnica acostada aos autos.

Os presentes autos, contendo 01 volume foram distribuídos ao advogado signatário, no dia 21/02/2018 para análise e emissão de parecer, nos termos do artigo 38, parágrafo único, da Lei nº 8.666, de 1993, encontrando-se instruídos com os seguintes documentos:

a) Termo de Referencia contendo descrição técnica do objeto e justificativa

da contratação;

b) Termo de Compromisso;

(2)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

Página 2 de 8

d) Despacho informando a existência de crédito orçamentário para

atendimento da despesa;

e) Declaração de Adequação Orçamentária;

f) Termo de Autorização da despesa;

g) Relatório do Processo de Inexigibilidade expedido pela Comissão de

Licitação evidenciando a justificativa da contratação e do preço;

h) Atos constitutivos da empresa;

i) Certidões negativas tributárias e trabalhistas;

j) Atestados de capacidade técnica expedidos pelos Municípios de

Engenheiro Coelho/SP, Santa Izabel do Oeste/PR, Caeté/MG, Guaraci/SP, Mirassol/SP, Conchal/SP, Olinda/PE, Itaperuna/RJ e Câmara Municipal de Três Barras do Paraná/PR;

k) Certificados de propriedade expedidos pelo Sindicato das Empresas de

Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina - SEPROSC;

l) Declaração n.° 071/2017 expedida pela Associação das Empresas

Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Santa Catarina - da ASSESPRO SANTA CATARINA de atendimento ao art. 25, inciso I da Lei n.º 8.666/1993 em favor da empresa Governança Brasil S/A Tecnologia e Gestão em Serviços;

m) Documentos de qualificação econômica – financeiro da empresa

proponente;

n) Contratos de Prestação de Serviços firmados entre a proponente e os

Municípios de Castanhal – PA, Ananindeua – PA e São Felix do Xingu - PA para fins de

enquadramento do preço ofertado com o praticado pela proponente no mercado. II – FINALIDADE E ABRANGÊNCIA DO PARECER JURÍDICO

A presente manifestação jurídica tem o escopo de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem praticados ou já efetivados. No entanto ela não envolve o exame prévio e conclusivo dos textos de contratos ou instrumentos congêneres a serem celebrados e publicados uma vez que os mesmos não foram encaminhados para apreciação.

Nossa função é justamente apontar possíveis riscos do ponto de vista jurídico e recomendar providências, para salvaguardar a autoridade assessorada, a quem compete avaliar a real dimensão do risco e a necessidade de se adotar ou não a precaução recomendada.

Importante salientar, que o exame dos autos processuais restringe-se aos seus aspectos jurídicos, excluídos, portanto, aqueles de natureza técnica. Em relação a estes, partiremos da premissa de que a autoridade competente municiou-se dos conhecimentos específicos imprescindíveis para a sua adequação às necessidades da Administração, observando os requisitos legalmente impostos.

De fato, presume-se que as especificações técnicas contidas no presente processo, inclusive quanto ao detalhamento do objeto da contratação, suas características e requisitos tenham sido regularmente determinadas pelo setor competente do órgão, com base

(3)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

em parâmetros técnicos objetivos, para a melhor consecução do interesse público.

Finalmente, é nosso dever salientar que determinadas observações são feitas sem caráter vinculativo, mas em prol da segurança da própria autoridade assessorada a quem incumbe, dentro da margem de discricionariedade que lhe é conferida pela lei, avaliar e acatar, ou não, tais ponderações. Não obstante, as questões relacionadas à legalidade serão apontadas para fins de sua correção. O prosseguimento do feito sem a observância destes apontamentos será de responsabilidade exclusiva da Administração.

III – REGULARIDADE DA FORMAÇÃO DO PROCESSO

De acordo com o art. 22 da Lei nº 9.784/99, os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada, salvo expressa disposição legal.

Com efeito, no que pertine especificamente à licitação, bem como contratos/convênios e outros ajustes, o processo administrativo deverá observar as normas que lhes são pertinentes, iniciando-se com a devida autuação, com a correspondente protocolização e numeração, juntando-se, em sequência cronológica, os documentos pertinentes, cujas folhas devem ser numeradas e rubricadas, sendo que cada volume deverá conter os respectivos termos de abertura e encerramento.

Nos autos do processo submetido à análise, foram constatadas algumas inconsistências, como a ausência de numeração e rubrica nas folhas, sendo necessário proceder-se a sua regularização.

IV – INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO – ART. 25, INCISO I DA LEI Nº 8.666, DE 1993 O “caput” do art. 25 da Lei nº 8.666/93 prevê a inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição, autorizando a contratação direta pela Administração Pública.

Os três incisos do dispositivo preveem de forma exemplificativa as hipóteses de inexigibilidade, sendo certo que poderá haver outros casos concretos enquadráveis no “caput” deste permissivo legal.

O inc. I se refere à aquisição de bens que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, fundamento esse indicado pelo órgão para a contratação pretendida, conforme se vê no Termo de Referencia.

Com efeito, o enquadramento da hipótese no citado permissivo legal fica sujeito às seguintes condições preliminares:

a) O objeto restringe-se a compras, excluídos por consequência, os serviços;

b) Singularidade do bem, em decorrência de suas características técnicas

pertinentes, que deverá circunscrever-se às especificações essenciais para atender às necessidades objetivadas pela Administração, vedada a preferência por marca;

(4)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

Página 4 de 8

Por conseguinte, cabe avaliar a presença efetiva dessas circunstâncias prévias, objetivando a adequada inserção do caso concreto no permissivo legal invocado.

O primeiro requisito decorre da simples dicção do inciso, que restringe a contratação à aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros - ou seja, compras em geral, afastando-se em consequência, os serviços.

Relativamente à singularidade do bem, tal característica decorre das especificações inerentes e peculiares que apontam para uma única solução viável para atender às necessidades da contratação.

É da lógica comum que o aumento do nível de detalhamento do objeto influi inversamente no universo de fornecedores aptos a atender à demanda, reduzindo-o. Consequentemente, a caracterização excessivamente pormenorizada do objeto poderá conduzir a um único ou nenhum fornecedor, ao passo que a especificação por demais genérica ou singela poderá ampliar as opções no mercado, porém para objeto cujas características não atendam plenamente às necessidades efetivas da Administração, desvirtuando a finalidade da contratação.

Destarte, o gestor deverá tomar as cautelas necessárias para assegurar que as especificações correspondam àquelas essenciais ao bem, sem as quais não poderão ser atendidas as necessidades da Administração, evitando, por outro lado, detalhes considerados supérfluos ou desnecessários para o fim pretendido.

Com efeito, a descrição clara e precisa do objeto reúne informações essenciais para que o gestor público possa proceder à pesquisa para verificação de existência ou não de pluralidade de bens capazes de satisfazer à finalidade visada.

Desta forma, a inviabilidade de licitação somente se justifica se o objeto possuir características únicas que o tornem singular, de modo que só ele poderá atender às necessidades da Administração, afastando-se por consequência, a presença de produtos similares aptos a satisfazer às finalidades objetivadas, apontando para a inexistência de mercado competitivo.

Consta nos autos Declaração expedida nos termos do art. 30 da lei de licitações

pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – ASSESPRO,

atestando que a empresa Governança Brasil S/A Tecnologia e Gestão em Serviços é a única autora e fornecedora no Brasil do descrito no Termo de Referencia, restando caracterizado que a Governança Brasil é a única empresa que pode fornecer os produtos exigidos pelo Poder Público conforme descritos no Termo de Referencia .

Nessas circunstâncias, a inexigibilidade de licitação pressupõe necessariamente a existência de único fornecedor do bem objeto da contratação, comprovação esta que restou caracterizada nos autos.

(5)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

fins de comprovação nos termos do art. 25, inciso I da Lei n. º 8.666/1993 em nome da Governança Brasil, consta ainda o atestado de propriedade emitido pelo Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina - SEPROSC.

No entanto, lançamos as considerações abaixo sobre os referidos documentos quanto à necessária certificação de sua veracidade pela Administração, além da observância atinente à entidade emitente, que deverá ser dotada de credibilidade, autonomia e isenção em relação à contratação objetivada.

A princípio, o art. 25, I da Lei nº 8.666/93 estabelece que a comprovação da exclusividade deverá ser feita através de atestado expedido pelos órgãos de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelos Sindicatos, Federação ou Confederação Patronal, ou outras entidades equivalentes.

Observamos que a veracidade deverá ser examinada de forma ampla, abrangendo tanto seus aspectos formais (condições da entidade emitente para aferir a exclusividade - conforme observações acima feitas, autenticidade do documento considerando possível falsificação, etc.), quanto no seu teor (verificação de que o disposto no atestado condiz com a realidade.

É de bom alvitre observar que em se tratando de exceção à regra geral da licitação pública, o órgão deverá instruir o processo de inexigibilidade com todos os elementos que entenda seguros e eficazes para robustecer a comprovação da exclusividade de forma convincente, sem perder de vista a moralidade, transparência e interesse público, princípios inerentes a todo ato administrativo.

Pelo exposto, conclui-se que os autos foram instruídos com os pressupostos necessários para a contratação por inexigibilidade de licitação com fulcro no art. 25, I da Lei nº 8.666/93, conforme acima delineados.

V – FORMALIDADES LEGAIS PREVISTAS NO ART. 26 DA LEI Nº 8.666/93

Analisada a questão referente à possibilidade de contratação mediante inexigibilidade de licitação, cumpre agora examinar a observância dos requisitos legais impostos no art. 26 da Lei nº 8.666/93.

Com efeito, neste caso particular, as exigências atinentes consistem em:

a) justificativa do afastamento da licitação;

b) razão da escolha do fornecedor;

c) justificativa do preço;

d) diligências relativas à ratificação e publicação do ato de inexigibilidade na

imprensa oficial.

(6)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

Página 6 de 8

No que diz respeito à justificativa do afastamento da licitação bem como a razão da escolha do fornecedor, as observações pertinentes foram destacadas na ocasião da análise dos pressupostos para inexigibilidade de licitação com fulcro no art. 25, inc. I da Lei nº 8.666/93, em tópico específico deste parecer, às quais reportamos. Assim, cabe apenas reiterar que a contratação com fundamento no permissivo legal indicado deriva da inviabilidade de competição em razão do bem objetivado, cujo fornecimento é exclusivo, de maneira que não resta outra alternativa senão a contratação direta com a empresa indicada.

Com relação à justificação do preço, trata-se de um dever imposto ao Administrador, que tem por finalidade confirmar a razoabilidade do valor da contratação, conferindo por consequência, probidade e moralidade ao ajuste.

A razoabilidade da proposta poderá ser avaliada mediante comparação com os preços praticados pelo fornecedor junto a outros entes públicos e/ou privados, sem afastar, todavia, outros meios idôneos aptos a atender tal finalidade.

A proponente apresentou os contratos firmados por ela com os Municípios de Castanhal, Ananindeua e São Felix do Xingu para fins de comprovação da compatibilidade da sua proposta com o preço cobrado pela mesma de seus outros clientes, restando assim caracterizado a sua compatibilidade através da análise dos instrumentos contratuais colacionados.

Lembramos que os contratos decorrentes de afastamento de licitação costumam ser vistos com maior rigor pelos órgãos de controle, motivo pelo qual é recomendável que a Administração reúna todos os elementos ao seu alcance para demonstração da razoabilidade dos preços, visando afastar eventuais questionamentos apontando para superfaturamento de preços, comprometendo a eficácia do ajuste.

Portanto, no que toca às exigências insertas no art. 26 da Lei nº 8.666/93, entendemos estar atendida a comprovação da justificativa do preço e sua compatibilização VI – DEMAIS FORMALIDADES LEGAIS APLICÁVEIS

Analisadas as exigências específicas impostas pelo art. 26 da Lei nº 8.666/93, cumpre agora examinar a instrução processual sob o aspecto das demais formalidades aplicáveis às contratações administrativas.

Assim, sem prejuízo dos documentos que já constam neste processo, é necessário que a Autoridade assessorada verifique e vele para que seja observada a devida instrução destes autos, atentando para as exigências da Lei nº 8.666, de 1993.

Aqui serão tecidas considerações acerca das determinações constantes do indigitado diploma legal, em face do caso concreto, com a ressalva de que as principais peças, tais como Termo de Referencia, serão analisadas em tópicos especialmente abertos para essa finalidade.

(7)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município VI.a – DA JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

Quanto à justificativa da contratação, não cabe ao órgão jurídico adentrar o mérito (oportunidade e conveniência) das opções do Administrador, exceto em caso de afronta a preceitos legais. O papel do órgão jurídico é recomendar que tal justificativa seja a mais completa possível, orientando o órgão assistido, se for o caso, pelo seu aperfeiçoamento ou reforço, na hipótese de ela se revelar insuficiente, desproporcional ou desarrazoada, de forma a não deixar margem para futuros questionamentos, por exemplo, quanto à pertinência ou necessidade da contratação, ou dos quantitativos estimados. Não obstante, entendemos que os requisitos lá arrolados servem de importante baliza para a elaboração da justificativa também em casos de compras.

Lembramos que a estimativa quantitativa deverá refletir o consumo e utilização prováveis do órgão, aferida, na medida do possível, mediante adequadas técnicas para tanto, em conformidade com o que dispõe o art. 15, §7º, inc. II.

No caso concreto, a justificativa da contratação encontra-se no Termo de Referencia e parece atender aos pressupostos legais.

VII.b –PREVISÃO DE RECURSOS ORCAMENTÁRIOS

Na declaração de Adequação Orçamentária, o órgão apresentou a declaração de disponibilidade orçamentária e financeira, nos termos dos art. 7º, §2º, III c/c art. 14 e o caput do art. 38 da Lei nº 8.666/93,bem como a do art. 16, da Lei Complementar n.º 101/2000. VII.c – DESIGNAÇÃO DOS AGENTES COMPETENTES PARA O FEITO

Foram coligidos aos autos os documentos de designação do Sr. Ordenador de despesas do órgão, bem como dos demais agentes que atuam no feito.

VII.d – REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA DA CONTRATADA

De início, alertamos que, mesmo nas dispensas ou inexigibilidades de licitação, a comprovação da habilitação do contratado deve ser exigida com relação aos aspectos essenciais à regularidade da contratação (art. 55, XIII c/c arts. 27 a 33, da Lei nº 8.666/93).

No que tange à regularidade fiscal, tanto a doutrina como a jurisprudência do TCU são uníssonos no sentido de que, mesmo nos casos de contratação direta, devem ser exigidas a comprovação de regularidade junto à Fazenda e a Dívida Ativa da União, o INSS e o FGTS. Além disso, com o advento da Lei nº 12.440, de 2011, sobreveio também a necessidade de comprovação de regularidade trabalhista, mediante a apresentação de

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT. Cabe ao administrador, pois, zelar pela

(8)

Estado do Pará

Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município

Página 8 de 8

Ressalte-se que é essencial, também, a declaração relativa ao cumprimento do disposto no artigo 7º, XXXIII, da Constituição Federal, nos termos do artigo 27, V, da Lei. 8.666, de 1993.

Pois bem. Destaca-se que foram juntados os documentos que comprovam a regularidade fiscal e trabalhista da futura contratada.

VII.e – MINUTA DO TERMO DE CONTRATO OU INSTRUMENTO EQUIVALENTE

Não consta dos autos o termo de contrato ou instrumento equivalente para analise dessa procuradoria.

IX – DA CONCLUSÃO

Em face do exposto, opinamos, nos limites da análise jurídica e excluídos os aspectos técnicos e o juízo de oportunidade e conveniência do ajuste, pela possibilidade jurídica, em tese, do prosseguimento do presente processo, em tudo observada as formalidades legais pertinentes, com as publicações dos atos de homologação e extrato do contrato firmado.

É o parecer meramente opinativo salvo melhor juízo.

Hugo Leonardo de Faria Procurador Geral do Município

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior