• Nenhum resultado encontrado

PERSPECTIVAS FUTURAS DA TERAPIA GENICA NO TRATAMENTO DE HEMOFILIA TIPO B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERSPECTIVAS FUTURAS DA TERAPIA GENICA NO TRATAMENTO DE HEMOFILIA TIPO B"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

PERSPECTIVAS FUTURAS DA TERAPIA GENICA NO TRATAMENTO DE HEMOFILIA TIPO B

VAZ, T.R.B¹; VAZ, S.A.M²; MIRANDA, B.L.B.A¹; CANDIDO, J.L¹; SOUSA, L.V.S¹ ; SILVA, L.F¹; RODRIGUES, A. M. X.³

GRADUANDOS DO CURSO DE BIOMEDICINA DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU/ UNINASSAU (¹)

GRADUANDA DO CURSO DE FARMACIA DA ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI / AESPI (²)

DOUTORANDA DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA PELA RENORBIO (³) RESUMO

Introdução: A hemofilia é uma enfermidade com decorrência hereditária, ligada ao cromossomo X, apresentando incidência hemorrágica inerente. A mesma é identificada pela ausência ou deficiência de um dos doze fatores de coagulação. A hemofilia B é evidenciada pela apresentação de um gene recessivo ligado ao cromossomo X que indica variados graus de deficiência de FIX anti-hemofílico. A Terapia Gênica é uma sistematização, na qual manuseia técnicas de recombinação gênica para manusear, recolocar, acrescentar, habituar ou inibir a expressão de genes. A dinâmica da terapia genica no tratamento de hemofilia B se da através de vetor viral de transporte que não causem resposta imunológica e que permita que as células com o gene de fator IX seja induzida a produzir o fator carente. Tendo como objetivos revisão da literatura científica sobre terapia gênica como alternativa no tratamento de hemofilia B , utilizando publicações científicas dos últimos 20 anos sobre tratamento de hemofilia nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Science direct e PubMed. Metodologia: O estudo realizado expôs uma revisão bibliográfica abordando estudos científicos (publicações) atuais.O levantamento foi realizado por pesquisas em artigos científicos de revistas listadas em acervos eletrônicos nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Science direct e PubMed. Incluindo-se artigos científicos no idioma português, inglês e espanhol, publicadas nos últimos 20 anos. Resultados e Discussão: A terapia genica é um ramo tecnológico com prospectivas futuras bastante revolucionaria, transmitindo uma esperança de sucesso na cura da hemofilia B, através dos experimentos de infusão dos vetores em animais. Conclusões: Tendo em vista o avanço tecnológico das pesquisas a terapia gênica é uma alternativa eficaz no tratamento da hemofilia b, entretanto ainda é necessário estudos e pesquisas mais aprofundadas em

(2)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

humanos e animais, com a finalidade de tão pronto encontrar um vetor estável capaz de tratar um paciente hemofílico tipo b.

Palavras-chave – Hemofilia; Hemofilia B; Terapia Genica; Fator IX.

_____________________________________________________________ ___

ABSTRACT

Introduction: Hemophilia is an inherited disease, linked to the X

chromosome, presenting an inherent hemorrhagic incidence. It is identified by the absence or deficiency of one of the twelve coagulation factors. Hemophilia B is evidenced by the presentation of an X-linked recessive gene indicating varying degrees of antihemophilic FIX deficiency. Gene Therapy is a systematization, in which it manipulates gene recombination techniques to manipulate, reposition, add, accustom or inhibit gene expression. The dynamics of the gene therapy in the treatment of hemophilia B is through a transport viral vector that does not cause an immune response and allows the cells with the factor IX gene to be induced to produce the lacking factor. The objective of this study was to review the scientific literature on gene therapy as an alternative in the treatment of hemophilia B using scientific publications of the last 20 years on the treatment of hemophilia in the databases Scientific Electronic Library Online (Scielo), Latin American and Caribbean Literature in Sciences (Lilacs), Science direct and PubMed.

Methodology: The study was carried out by researches in scientific articles

of magazines listed in electronic databases in the following databases: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), Science direct and PubMed. Including scientific articles in Portuguese, English and Spanish, published in the last 20 years.Results and Discussion: Gene therapy is a technological field with future prospects quite revolutionary, conveying a hope of success in the cure of hemophilia B, through the infusion experiments of the vectors in animals.

Conclusions: In view of the technological progress of the research, gene

therapy is an effective alternative in the treatment of hemophilia b, however further studies and research in humans and animals are still necessary, in order to find a stable vector capable of treating a patient hemophilic type b.

Keywords - Hemophilia; Hemophilia B; Genica Therapy; Factor IX

_________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

A hemofilia é uma enfermidade com decorrência hereditária, ligada ao cromossomo X, apresentando incidência hemorrágica inerente. A mesma é identificada pela ausência ou deficiência de um dos doze fatores de coagulação. Podendo ser dividida em dois grupos, com características similares. Hemofilia A ocorre a deficiência do fator VIII (FVIII), e na hemofilia B, do fator IX (FIX). (SRIVASTAVA, 2013).

A enfermidade relacionada a hemofilia B é evidenciada pela apresentação de um gene recessivo ligado ao cromossomo X que indica variados graus de

(3)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

deficiência de FIX anti-hemofílico. Entretanto essa oposição biológica indica presenças hemorrágicas derivado do tempo expandido de coagulação sanguínea. As deformidades genéticas que causam a alterações do Fator IX (FIX), mutações pontuais, englobam parcial ou total destruição , códons de parada prematuros, e grande parte dessas mutações ocorre na área promotora do gene. Estabelecendo assim que a hemofilia B é frequente em bebês do sexo masculino (FERNANDES, et al 2012).

A Terapia Gênica é uma sistematização terapêutica que foi descoberta na década de 1990, na qual manuseia técnicas de recombinação gênica para manusear, recolocar, acrescentar, habituar ou inibir a expressão de genes de interesse, no intuito de atender de forma satisfatória as enfermidades genéticas adquiridas ou hereditárias. Operando nos enfermos de através de respostas genéticas, logo depois de reações bioquímicas e efeitos fisiológicos, apresentando em seu fenótipo as mudanças realizadas no seu genótipo (FÉCCHIO et al 2015).

Um dos principais atrativos da terapia genica como alternativa do tratamento de hemofilia tipo b é transferir genes que não causem resposta imunológica e que permita que as células com o gene de fator IX seja induzida a produzir o fator carente, tal processo é possível com a retirada de células para a alteração genica com a utilização de um vetor retroviral que indica na sua estrutura gene corretor. Os vetores de transporte mais utilizados no procedimento são vírus adeno-associados, retrovírus, adenovírus que são modificados para impedir a reprodução no interior das células (RODRIGUES,2005).

Tendo como objetivos revisão da literatura científica sobre terapia gênica como alternativa no tratamento de hemofilia B , utilizando publicações científicas dos últimos 20 anos sobre tratamento de hemofilia nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Science direct e PubMed.

METODOLOGIA

O estudo realizado expôs uma revisão bibliográfica abordando estudos científicos (publicações) atuais. O tipo de pesquisa utilizado se baseia em coleta de dados, no qual abordou como destaque o procedimento e técnicas metodológicas.O levantamento foi realizado por pesquisas em artigos científicos de revistas listadas em acervos eletrônicos nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Science direct e PubMed. Incluindo-se artigos científicos no idioma português, inglês e espanhol, publicadas nos últimos 20 anos. Utilizando as palavras chaves: Hemofilia; Hemofilia B; Terapia Genica; Fator IX.

(4)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

Para a elaboração desta pesquisa bibliográfica foram utilizados treze estudos, escolhidos minuciosamente, com o tema abrangente e rico em detalhes satisfatórios.

No estudo de Xu e colaboradores tiveram como objetivo principal do estudo, aumentar os níveis de expressão do fator IX, utilizando retrovírus recombinante por meio de uma administração intravenosa em camundongos. Nos testes realizados foi observado que a administração de (14,3 µg/mL) da expressão IX em recém nascidos foi superior a (1,75 µg/mL) a animais adultos, observado então que a eficiência de transdução viral ocorre no processo que o fígado está em intenso trabalho proliferativa, ou seja, logo após o nascimento.

Na pesquisa de Vandendriessche et al., (1999) utilizaram camundongos, com o método de administração direta de retrovírus recombinante nos animais hemofílicos, foi possível observar que a expressão do fator VII obteve um resultado prolongado, superior a 14 meses. Porém com acesso ao mesmo procedimento utilizado em cachorros a expressão do IX foi superior a 5 meses. Apesar da expressão prolongada, os níveis terapêuticos dessas proteínas não foram significativamente alcançados.

No estudo de Nathwani, et al (2014) com humanos hemofílicos grave tipo B, se utilizou o a infusão do vetor virus-associado através de veias periféricas para tratar a enfermidade resultando de forma satisfatória com a diminuição de episódios hemorrágicos e o uso de concentrado profilático de fator IX, além da ausência de efeitos tóxicos.

Estudos realizado em humanos com diferentes sistemas de expressões entre os anos de 1998 e 2001, utilizaram como vetores os retrovirais, um adenoviral, dois diferentes vetores virais adenoassociados e um não viral. Entretanto essa técnica de abordagem terapêutica apresentou resposta imune nos pacientes, indicando que o obstáculo imunológicas ainda é uma barreira para o sucesso (Kay et al., 2000; Roth, Tawa et al., 2001; Manno et al., 2003; Powell et al., 2003).

Diante das aplicações clinicas de FARAH (2007) não obteve efeitos colaterais, e a expressão do transgene indivou níveis trapeuticos satisfatório, durante oito semanas. É possível admitir que a terapia in vivo é capaz de atingir níveis satisfatórios de fator IX, ainda que o transgene não se expresse por período prolongado de tempo, mas o suficiente.

CONCLUSÕES

A terapia genica é um ramo tecnológico com prospectivas futuras bastante revolucionaria, transmitindo uma esperança de sucesso na cura da hemofilia B, através dos experimentos de infusão dos vetores em animais. A terapia genica induz as células com o gene dos fatores IX a produzir os fatores carentes. Entretanto é necessário um estudo mais aprofundado e uma sequência de testes em humanos, com a finalidade de tão pronto encontrar um vetor estável capaz de tratar um paciente hemofílico tipo b para hemorragias no nível normal de um paciente saudável.

(5)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FARAH, S.B. DNA segredos e mistérios. Sarvier. v. 2, 2007.

FECCHIO. D.C et al. o uso de terapia genica no tratamento de doenças. revista uningá. v.21, n.1, p. 44-49, 2015.

FERNANDES et al. Hemofilia B sob um olhar panorâmico. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. v. 10, n. 1, p. 275-289, 2012

KAY, M. A. et al. Evidence for gene transfer and expression of factor IX in haemophilia B patients treated with an AAV vector. Nat Genet. v. 24, n. 3, p. 25761, 2000.

MANNO, C. S. et al. AAV-mediated factor IX gene transfer to skeletal muscle in patients with severe hemophilia B. Blood. v. 101, n. 8, p. 2963-72, 2003.

NATHWANI, A.C et al 2015 Long-Term Safety and Efficacy of Factor IX Gene Therapy in Hemophilia B. Engl J Med. v.371, p. 1994-2004, 2014.

POWELL, J. S. et al. Phase 1 trial of FVIII gene transfer for severe hemophilia A using a retroviral construct administered by peripheral intravenous infusion. Blood. v. 102, n. 6, p. 2038-45, 2003.

RODRIGUES, N. C. A. Hemofilia: origem, transmissão e terapia gênica. World Federation of Hemophilia. 2007.

ROTH, D. A.; TAWA, N. E., JR.; O'BRIEN, J. M.; TRECO, D. A.; SELDEN, R. F. Nonviral transfer of the gene encoding coagulation factor VIII in patients with severe hemophilia A. N Engl J Me. v. 344, n. 23, p. 1735-42, 2001.

SRIVASTAVA A; BREWER A.K; MAUSER-BUNSCHOTEN E.P; KEY N.S; KITCHEN, S; LLINAS. A et al. Guidelines for the management of hemophilia. Haemophilia. The official journal of the World Federation of Hemophilia. v. 19, n.1, p.1-47, 2013.

VANDENDRIESSCHE, T. et al. Longterm expression of human coagulation factor VIII and correction of hemophilia A after in vivo retroviral gene transfer in factor VIII-deficient mice. Proc Natl Acad Sci U S A. v. 96, n. 18, p. 10379-84, 1999.

XU, L. et al. Neonatal or hepatocyte growth factor-potentiated adult gene therapy with a retroviral vector results in therapeutic levels of canine factor IX for hemophilia B. Blood. v. 101, n. 10, p. 3924-32, 2003.

XU, L., MEI, M., HASKINS, M.E., NICHOLS, T.C., O'DONNELL, P.,

CULLEN, K., DILLOW, A. et al Immune response after neonatal transfer of a human factor IX-expressing retroviral vector in dogs, cats, and mice. Thromb Res. v. 120, n. 2, p. 269-80, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Na segunda parte desta seção, 1.4, são apresentados os algoritmos desenvolvi- dos neste trabalho: em § 1.4.1 introduz-se o novo padrão algorítmico de extragradientes

Diante do exposto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

Procurou- se investigar a forma como os alunos de PROEJA utilizaram a Plataforma Moodle no desenvolvimento das suas tarefas propostas pelo professor de Matemática, a pertinência da

A SEMAS tem como missão programar o SUAS, incluindo os serviços da proteção básica e especial de média e alta complexidade aos cidadãos que dela necessitarem,

Obtivemos, portanto, evidências favoráveis a tese de que o processo de abertura financeira pode estimular reformas institucionais e, uma vez que já está amplamente comprovado

Admitindo que o processo de polling só envia para o Painel de Enfermagem os pacientes que foram atualizados durante o intervalo de tempo entre os últimos dois pedidos, que a

Atualmente a Educação apresenta-se como a missão da Escola e esta pode encontrar na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica uma