• Nenhum resultado encontrado

OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO 2016 ALDEIASINFANTIS.ORG.BR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO 2016 ALDEIASINFANTIS.ORG.BR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

PREZADO

AMIGO SOS

CARTA AO LEITOR

EXPEDIENTE

diretor-presidente: Pedro Paulo Elejalde de Campos gestoranacional: Sandra Greco da Fonseca gerentedecomunicação: Rodrigo Zavala

coordenadoradecomunicação: Larissa Ocampos-MTB 64361SP projetográfico, direçãodearteediagramação: Renato Marcondes tiragem: 12.600 exemplares

distribuição: Gratuita

realização: Aldeias Infantis SOS Brasil

No Brasil há 50 anos, a Aldeias Infantis SOS acompanha o desenvolvi-mento de milhares de crianças, adolescentes e jovens. Atuamos for-temente nas comunidades, fortalecendo vínculos e evitando, assim, situações de desproteção e violação de direitos.

Nesta edição da Revista do Amigo, apresentamos histórias que emo-cionam e nos dão a certeza da efetividade do nosso trabalho e do re-conhecimento a todos que acreditam na causa da organização, que é a defesa integral dos direitos humanos das crianças, adolescentes e jovens brasileiros e do direito à convivência familiar e comunitária

Uma boa leitura!

SANDRA GRECO DA FONSECA

GESTORA NACIONAL ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL

A PRIMEIRA E INESQUECÍVEL

VIAGEM DE AVIÃO

Embalados pelo clima dos Jogos Olímpicos, os colaboradores da seguradora AG Insurance de Bru-xelas participaram de uma ação para arrecadar fundos a Aldeias Infantis SOS do Rio de Janeiro. O desafio era grande: percorrer 9.400km, distância da capital belga até a cidade maravilhosa, para doar R$60.000,00 ao programa. Foram dias intensos de exercícios em esteiras, bicicletas e remo indoor, mas a meta foi atingida com louvor! O valor arrecadado será utilizado para reformar e cobrir a quadra poliesportiva do programa.

Michele Mansor, gestora do programa de Lo-rena, acredita que esta experiência fará parte da coleção de momentos especiais de cada um deles: “O projeto Avianca Felicidade foi um momento muito especial para as nossas crianças. A experiência de voar, de fazer algo inédito na vida e conhecer novas pessoas, os animou muito!”

OLIMPÍADAS DO BEM:

DE BRUXELAS PARA

O

RIO DE JANEIRO

Com apoio da Avianca Linhas Aéreas, crianças e ado-lescentes acolhidos em casas-lares das Aldeias In-fantis SOS de Campinas, Lorena, Poá, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São Paulo puderam fazer sua primeira viagem de avião e conhecer o Rio de Janeiro, reduto de grandes cartões postais do Brasil.

(3)

QUEM

SOMOS

Fundada há 50 anos, a Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização sem fins lucra-tivos que defende os direitos de crianças, adolescentes e jovens, em especial o de viverem em família.

Fazemos parte da SOS Children’s Village, federação humanitária internacional presente em 134 países. Nossas atividades estão organizadas em três áreas: acolhimento na mo-dalidade casa-lar, fortalecimento de vínculos familiares e advocacy.

MENSAGEM DO

“Este projeto se torna gratificante para quem ajuda! Parabéns a todos vocês”.

Paulo Germano – São Paulo

“Gostaria de enfatizar e parabenizar vocês por essa iniciativaque haverá de ajudar muitos. Parabéns também pela maneira como abordam essa situação”

Hilton Remo – Belo Horizonte

FLASHS

PARA

CARREIRAS

Quem nunca tirou uma selfie, não é mes-mo? Mas e se elas pudessem ampliar os co-nhecimentos e dessem mais esperança para as pessoas? É isso que acontece desde ju-nho na Aldeias Infantis SOS de Foz do Igua-çu (PR). Graças ao apoio de um fotógrafo voluntário, crianças e adolescentes têm aulas semanais de iniciação aos estudos fotográficos, onde aprendem sobre enqua-dramento, luz e as diferentes técnicas para capturar e eternizar momentos.

Segundo Cristhiany Andrade, orientadora pedagógica da Aldeias Infantis, as aulas têm ótimos resultados. “Além de apresentar os fundamentos da fotografia, o curso auxilia no

CONTRA

O DESPERDÍCIO

Todo fim de feira a história se repetia: os feirantes separavam os produtos bonitos para a venda e o restante, mesmo que estivessem bons para consumo, acabavam indo para o lixo. Para evitar o desperdício e enriquecer a variedade nas refeições das crianças, um grupo de mães, pais e res-ponsáveis de crianças matriculadas no Centro Social da Aldeias Infantis SOS em Araçoiaba (PE), foi à feira da cidade pedir a doação destes alimentos aos feirantes. Dezenove deles aceitaram, dis-ponibilizando produtos que complementariam a alimentação balanceada oferecida às crianças. Agora, aos sábados, um grupo deste Comitê Familiar vai até a feira receber aquilo que sobraria ao final do dia. Ovos, carnes, frutas e legumes são algumas das contribuições oferecidas para as crianças. Com isso, o programa consegue economizar na hora das compras e reverter este valor para outras atividades com os pequenos.

desenvolvimento da autonomia e da segu-rança dos jovens”, conta. E tem gente que já enxerga a arte como uma possível profissão: “Eu sempre gostei de artes e cinema. Agora sei que quero trabalhar com fotografia”, conta Elisa, 16 anos.

(4)

87

casas-lares

12

estados

+ DF

24

Programas

202

mães sociais

(cuidadoras

residentes)

Veja o que

a sua doação

é capaz

de fazer:

3099

famílias

apoiadas

18 projetos

de fortalecimento

familiar e comunitário

4810

crianças, adolescentes

e jovens com atividades

no contra-turno escolar

*dados de julho/2016

822

crianças,

adolescentes

e jovens no

acolhimento

Aldeias Infantis SOS Brasil

(5)

FO TO S R O BSO N FREIRE

muito surpresa! Todo mundo riu de mim, porque eu arregalei os olhos, coloquei a mão na boca e fiquei sem saber o que fazer. Não sabia se eu corria ou se eu ficava parada, não sabia de nada”, disse a debu-tante entre risos. A cantora e atriz Aline Wirley, es-posa de Rickly, e o pequeno Antônio, filho do casal, também estavam na festa.

Além de ter realizado um sonho, Igor deu um presen-te especial para a aniversarianpresen-te: um anel de debu-tante. “Eu fiquei a noite inteira pensando ‘ele me deu um anel, ele beijou a minha mão, ele dançou comigo’. Não consegui nem dormir. Foi lindo, foi lindo!”. Muitas meninas sonham com uma festa de

debutan-te, com direito a vestido longo, valsa, anel e, claro, a presença dos amigos. Para Camila, que chegou à Aldeias Infantis SOS do Rio de Janeiro aos 11 anos, esse era um de seus maiores sonhos. Mas não podia imaginar que sua festa de princesa pudesse se tornar realidade. Para a sua surpresa, estava enganada. Durante pouco mais de um mês, a equipe da Aldeias Infantis organizou tudo em segredo para o grande dia. Para a festa sair do papel, foi preciso contar com o apoio de parceiros, que ofereceram maquiagem, cabelo, fotos e o espaço da festa gratuitamente. Os

SURPRESA!

CAMILA,

A FESTA

É SUA!

“EU NUNCA IMAGINEI QUE TERIA UMA FESTA DE 15 ANOS. ISSO VAI FICAR PRA SEMPRE NA MINHA MEMÓRIA”

Camila pretende estudar medici-na. “Quero trabalhar para mudar a situação dos hospitais públicos”. Apesar dos problemas pelos quais passou, a adolescente acredita que os próximos capítulos de sua vida serão muito melhores: “eu já chorei muito, mas não gosto de remoer o passado. Hoje eu só consigo pen-sar em como foi bom vir para a Al-deias Infantis”.

amigos da escola e os irmãos SOS de Camila também participaram dos preparativos, e guardaram mui-to bem a surpresa.

Mas para se tornar inesquecível, a festa precisava de um príncipe que conduzisse Camila durante a valsa. E ninguém melhor que o ator Igor Rickli, da Família Embaixadora SOS, para este momento. “Sou fã dele desde que participou da novela Alto Astral. Quando o vi chegando, fiquei

(6)

FAMÍLIA É

QUESTÃO

DE

AMOR

Adriana, 34 anos, faz parte das milhares de mulheres que se tornaram as únicas responsáveis por manter e cuidar de suas família nos últimos anos no Brasil. Sem a presença do pai de seus três filhos, além da responsabilidade de manter uma casa, ela também precisou de forças para buscar sozinha, a resposta para um nódulo no pescoço de seu filho mais novo, Julio, hoje com 3 anos.

Julio chegou à creche administrada pela Aldeias Infantis SOS de Lauro de Freitas, na Bahia, antes de completar o seu primeiro ano. Apesar da pouca ida-de, seu histórico de consultas médicas era grande. Ele passou por mais de 20 médicos e nenhum

con-seguiu explicar o que era este nó-dulo, nem como tratá-lo.

Ao conhecer a história da mulher que construiu sozinha, literalmen-te, a sua casa e que é pai e mãe de três filhos, a equipe da organização colocou-se à disposição da família, buscando também o atendimen-to médico para o menino. Desde então, Julio é acompanhado pela equipe médica do Hospital de Re-ferência Aristedes Maltez, em Salva-dor, com o auxílio do Grupo de

ADRIANA E SEU FILHO JULIO ENCONTRARAM NA ALDEIAS INFANTIS SOS UMA BASE DE CARINHO

“SOZINHA, NÃO

SUPORTARIA

PASSAR POR TUDO

O QUE PASSEI”

ADRIANA

Apoio à Criança om Câncer (GACC - Bahia).

A família é um grande exemplo de resiliência. Ape-sar de todos os problemas, estão sempre sorrindo e acreditando no melhor. Para Adriana, o que importa mesmo é conseguir cuidar direito dos meninos. “Fa-mília é questão de amor. No resto, dá-se um jeito. Quando o meu ex-marido nos deixou, a casa ainda estava no chão. Era apenas um terreno. Eu construí um banheiro e durante dois anos aquele foi todo o espaço protegido que nós tivemos. Agora temos uma casa confortável, mas de vez em quando eu ainda incorporo o papel de pedreira”, conta.

Sobre o apoio da Aldeias Infantis, se emociona: “eu não consigo en-xergar a equipe da Aldeias Infantis como funcionários, eles realmente são a minha família. Confio neles com toda a confiança do mundo, sem medo ou preocupações, e os agradeço por fazerem parte da mi-nha família e da mimi-nha história. Eu sei que sozinha, não suportaria pas-sar por tudo o que passei”.

(7)

A cada cinco minutos, uma criança morre devido à violência. Para mudar este cenário, como organização humanitária internacio-nal, a Aldeias Infantis SOS se juntou a Go-vernos, fundações, empresas e a outras or-ganizações da sociedade civil para lançar a Aliança Global pelo Fim da Violência contra a Infância. Intersetorial, a iniciativa irá reduzir o impacto da violência nas famílias, comu-nidades, além de garantir o acesso a institui-ções justas e efetivas às vítimas, e que toda a população seja um agente de mudança em relação à problemática da violência.

ALIANÇA GLOBAL PELO FIM DA

VIOLÊNCIA CONTRA

A INFÂNCIA

PARCERIA COM O BOB’S

EM SÃO PAULO

Lojas da rede Bob’s de São Paulo abriram espaço para contribuir conosco. A partir de agora, no momento da compra, todo consumidor Bob’s que não informar o seu CPF para o Programa Nota Fiscal Paulista tem a oportunidade de depositar o cupom fiscal de compra em nossas urnas, dispo-níveis ao lado do caixa. Participe!

CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O DOADOR

0800 777 0123 | amigosos@aldeiasinfantis.org.br

Segundo Nadia Garrido, Diretora de Pro-gramas para a América Latina e Caribe, “a redução da violência assegura am-bientes protetores e de cuidado familiar, assim como evita a perda desse cuida-do. A violência diminui as chances de crianças, adolescentes e jovens de viver em família. Este direito é a razão de ser das Aldeias Infantis SOS que, entre outras ações, busca cumprir enfrentando uma das principais causas e riscos que afetam as crianças que participam de nossos projetos e suas famílias”.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

Simpósio que em grande medida corrobora balanços que vêm sendo realizados sobre a sua produção em livros (Miceli, 1999; Oliveira, 1999; Bastos, 2002; Villas Bôas, 2007;

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Este trabalho tem como objetivo analisar o selo ambiental da lavoura de arroz irrigado na perspectiva do técnico que presta assistência as lavouras de arroz, dos produtores

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

[r]