• Nenhum resultado encontrado

CONVITE Nº 01/2012. O prazo de validade da proposta será de 30 (trinta) dias contados da abertura do envelope 02 (PROPOSTA).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVITE Nº 01/2012. O prazo de validade da proposta será de 30 (trinta) dias contados da abertura do envelope 02 (PROPOSTA)."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

CONVITE Nº 01/2012

PROCESSO Nº. 001/2012 – FUNDIBIO

1 – PREÂMBULO

A FUNDIBIO criada por escritura pública, através de sua comissão de licitação, convida V. Sa. para participar da licitação na modalidade “menor preço” a realizar-se no dia 27 de Setembro de 2012, às 10 horas, na sua sede na cidade de Botucatu, no Distrito de Rubião Júnior, s/nº, o qual será processado e julgado em consonância com a Lei Federal Nº 8.666/93 e a Lei Complementar Nº123/06 de 14 de dezembro de 2.006, além das condições especificadas nesta Carta Convite e dos demais documentos que a integram. Casos omissos serão resolvidos pela presidente da comissão com base nos princípios constitucionais e na legislação de direito privado.

1.2 Para o recebimento do ENVELOPE 01 (HABILITAÇÃO) e ENVELOPE 02 (PROPOSTA) fica determinado o dia 27/09/2012, os quais deverão ser entregues devidamente lacrados e sem rasuras na sede da Fundação do Instituto de Biociências – FUNDIBIO, situada no distrito de rubião jr.,s/nº caixa postal nº510.

1.3 O início da abertura do ENVELOPE 01 (HABILITAÇÃO) ocorrerá às 10 horas, no mesmo endereço e no mesmo dia mencionado no item 1.2, podendo em seguida ser aberto o ENVELOPE 02 (PROPOSTA), desde que ocorra desistência expressa da interposição de recursos, de acordo com o incluso II, art. 43 da Lei Federal nº. 8.666/93.

02 OBJETO

Contratação de Consultoria para apoio técnico em mobilização, articulação e diagnóstico rural e em geoprocessamento para criação da base cartográfica e planejamento corredor Objeto da Licitação, conforme especificações descritas no Anexo I que passa a fazer parte integrante deste edital.

3 - RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

As despesas decorrentes da presente aquisição onerarão os recursos orçamentários do Convênio: Gigante Guarani: Educação ambiental para a recuperação, manejo e conservação da recarga do Aquífero Guarani, nas bacias do Rio Alambari e Capivara – Botucatu – SP

4 - VALIDADE DA PROPOSTA

O prazo de validade da proposta será de 30 (trinta) dias contados da abertura do envelope 02 (PROPOSTA).

5 - CONDIÇÕES, LOCAL E PRAZO DE ENTREGA

5.1 Os serviços deverão ser realizados nas cidades de Botucatu e Anhembi, conforme especificações constantes do Anexo I deste edital;

(2)

da LICITANTE VENCEDORA, assim, como sua montagem, e o emprego de todo pessoal técnico.

5.3 Os serviços deverão ser iniciados após a assinatura do contrato e entregue conforme vigência do referido contrato a ser assinado pela empresa ganhadora e a fundibio.

6 – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

6.1 Além das empresas convidadas pela Administração, poderão participar do presente, empresas interessadas na correspondente especialidade, que manifestarem interesse por escrito ou através da retirada do Edital através do site: http://www.ibb.unesp.br/instituicao/fundibio/index.php, ou na sede da FUNDIBIO até 24 horas antes da data marcada para a entrega das propostas.

6.2 Após o horário fixado para o início da Licitação, nenhum documento será recebido pela Comissão Permanente de Abertura, Julgamento e Classificação da FUNDIBIO.

6.3 Os envelopes previstos neste instrumento convocatório serão abertos em sessão pública pela Comissão de Abertura, Julgamento e Classificação da FUNDIBIO.

6.4 Não será permitida a participação de pessoa física, de consórcio de empresas, de empresa em regime de falência ou concordata, estando também abrangida pela proibição aquela que esteja cumprindo penalidade de suspensão temporária de licitar ou contratar com a Administração e que tenha sido declarada inidônea para contratar ou licitar com a Administração Pública, sem contar ainda as demais proibições elencadas no artigo 9º da Lei nº 8.666/93, alterada pelas Leis nºs. 8.883/94 e 9.648/98.

6.5 Os documentos integrantes do ENVELOPE Nº 1 (HABILITAÇÃO) poderão ser apresentados por cópias simples, cópias autenticadas por cartório competente ou por servidor da Administração, ou por meio de publicação em órgão da imprensa oficial, encadernados em pasta, para que não existam folhas soltas, numerados sequencialmente e rubricados pelo responsável ou representante legal da proponente.

6.6 A aceitação de documentação por cópia simples ficará condicionada à apresentação do original, por ocasião da abertura do ENVELOPE, para fins de conferência e autenticação pela Comissão de Abertura, Julgamento e Classificação da FUNDIBIO.

6.7 Na hipótese dos documentos exigidos no item 08, consignarem a existência de qualquer débito, o licitante deverá apresentar comprovante(s) de ato(s) que suspenda(m) sua(s) exequibilidade(s). Essas certidões quando forem “Positiva” com efeitos “de Negativa” não necessitarão da citada comprovação.

6.8 Os documentos apresentados por qualquer licitante, se expressos em língua estrangeira, deverão ser traduzidas para o português por tradutor público juramentado e autenticados por autoridade brasileira no país de origem.

7 – DA FORMA DE PREENCHIMENTO EXTERNO DOS ENVELOPES 7.1 – Nome do órgão licitador;

7.2 – Número do convite e do processo;

7.3 – Indicação da razão social e o CNPJ da empresa; 8 – ENVELOPE 01 – HABILITAÇÃO

8.1 O proponente que desejar fazer uso do direito da Lei Complementar nº 123/06 de 14 de dezembro de 2006 que trata de MICROEMPRESA e EMPRESA DE PEQUENO PORTE, deverá apresentar a Declaração que se enquadra na citada lei, nos termos do art. 3° da LC 123/06 e não está inserida nas excludentes hipóteses do parágrafo 4° daquele artigo, bem como deverá comprovar essa condição mediante a apresentação de certidão expedida pela Junta Comercial de seu domicílio, a qual deverá ser encaminhado juntamente com envelope 01 (HABILITAÇÃO).

(3)

8.2 O envelope 01 (HABILITAÇÃO), que será apresentado indevassável, rubricado no local de fechamento, deverá constar os documentos abaixo relacionados, em original ou por qualquer processo de cópia autenticada.

8.3 HABILITAÇÃO JURÍDICA:

a) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documento de eleição de seus administradores;

b) Inscrição do ato constitutivo, devidamente registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, acompanhada de prova de diretoria em exercício, para as sociedades civis; c) Fotocópia dos documentos (RG e CPF) do(s) sócio(s) ou proprietário(s).

d) Registro Comercial, para empresa individual;

e) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país, e ato de registro de autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

8.4 PROVA DE REGULARIDADE FISCAL:

a) Prova de inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

b) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

c) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, inclusive dívida ativa da União; d) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual;

e) Prova de regularidade Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

f) Prova de regularidade relativa a Seguridade Social (INSS), com apresentação da Certidão Negativa de Débito, expedida pelo INSS.

g) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

apresentação do Certificado de Regularidade de Situação - CRF, expedido pela Caixa Econômica Federal.

h) Nas certidões fornecidas via internet, será confirmada a veracidade do documento através do site da mesma.

8.5 QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

a) Registro ou inscrição na entidade profissional competente;

b) Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em característica, com o objeto de licitação, que será atendida por pelo menos 01 (um) atestado de desempenho em nome da licitante.

8.6 QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA:

a) Certidão Negativa de Falência e de Concordata expedida pelo Distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial expedida no domicílio da pessoa física, datada de, no máximo, 60 (sessenta) dias da data prevista para apresentação das propostas;

8.7 OUTRAS COMPROVAÇÕES:

a) Declaração de que não possui em seu quadro de pessoal empregados menores de 18 anos cumprindo trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e menor de dezesseis anos desempenhando qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, nos termos do inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal e na Lei n° 9.854, de 27 de outubro de 1999, podendo ser utilizado para tanto, o modelo contido no Anexo III;

b) Declaração de inexistência de impedimento de licitar ou contratar com a administração pública, podendo ser utilizado para tanto, o modelo contido no Anexo IV;

c) Apresentação de Procuração para Credenciamento, podendo ser utilizado para tanto, o modelo contido no Anexo V;

(4)

d) Declaração de que a proponente se enquadra na Lei Complementar 123/06 que trata da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, podendo ser utilizado para tanto, o modelo contido no Anexo VI.

8.8 Os documentos contidos nos envelopes deverão estar numerados sequencialmente e rubricados pelo representante legal da empresa.

8.9 Os documentos deverão ser datilografados ou impressos em papel timbrado, onde conste o timbre ou razão social do licitante, em língua portuguesa, salvo quanto às expressões técnicas de uso corrente, sem rasuras, estrelinhas ou clausulas resolutivas.

8.10 Os documentos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da administração, ou publicação em órgão da imprensa oficial.

8.11 Os documentos exigidos neste edital terão validade e o prazo assinalado em lei específica, ou no próprio documento, bem como, aqueles que não fixarem prazo de validade, será considerado o prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua emissão;

8.12 Nas certidões fornecidas via internet à comissão de licitação, confirmará a veracidade do licitante junto ao site da INTERNET do INSS e FGTS

9 – ENVELOPE 02 – PROPOSTA

9.1 O envelope 02 (PROPOSTA) deverá conter a proposta propriamente dita, datilografada, redigida em português de forme clara e detalhada, sem emendas ou rasuras, assinada em seu final pelo representante legal da proponente e rubricada nas demais folhas, contendo sob pena de desclassificação:

9.1.1 O preço ofertado será global incluindo material e mão de obra conforme descrito no Anexo I;

9.1.2 Razão social, endereço completo e CNPJ do MF da proponente; 9.1.3 Número do convite e do processo;

9.1.4 Descrição do objeto da licitação, obedecidas às especificações constantes do Anexo I. 9.1.5 Os preços cotados deverão ser expressos em moeda corrente nacional, praticados no último dia previsto para entrega da proposta, sem previsão de encargos financeiros ou expectativas inflacionária, considerando como data base o mês de apresentação da PROPOSTA.

9.1.6 Local, data, assinatura, e identificação do signatário;

9.1.7 Declaração expressa de que os preços contidos na proposta incluem todos os custos e despesas, tributos incidentes, taxa de administração, materiais, mão de obra, encargos sociais, trabalhistas, seguros e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital.

10 – DO PROCESSAMENTO DA LICITAÇÃO

10.1 O presente CONVITE será processado e julgado de acordo com o procedimento estabelecido no artigo 43 da Lei Federal n° 8.666/93;

10.2 Após a entrega dos envelopes pelos licitantes, não serão aceitos adendos, acréscimos ou supressões sobre o conteúdo dos mesmos;

10.3 Os esclarecimentos quando necessários e desde que solicitados pela comissão de julgamento, constarão obrigatoriamente da respectiva ata;

10.4 Se a empresa participante enviar representante que não seja sócio – gerente ou diretor, far-se-á necessário a apresentação de procuração para credenciamento, com menção expressa de conferência de amplos poderes.

10.5 A não apresentação de procuração para credenciamento não implica na inabilitação do licitante, mas o impede de manisfestar-se, nas sessões, contra decisões tomadas pela comissão de julgamento.

10.6 É facultado à comissão de julgamento ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo,

(5)

vedada a inclusão de documentos ou informações que deveriam constar originalmente da proposta.

11 – DA ABERTURA DOS ENVELOPES DO JULGAMENTO 11.1 ABERTURA DO ENVELOPE 01 – HABILITAÇÃO

11.1.1 No dia, local e hora designados no preâmbulo deste edital, na presença dos licitantes ou seus representantes legais que comparecem e demais pessoas que desejarem assistir o ato, a comissão de julgamento, iniciará os trabalhos, examinando os envelopes HABILITAÇÃO E PROPOSTA, os quais serão rubricados pelos seus membros e pelos representantes dos licitantes presentes, procedendo-se a seguir à abertura do envelope HABILITAÇÃO.

11.1.2 Os documentos contidos no envelope 01 (HABILITAÇÃO) serão examinados e rubricados pelos membros da comissão de julgamento, bem como, pelos proponentes ou seus representantes legais.

11.1.3 Na hipótese do primeiro colocado ser caracterizado como microempresa ou empresa de pequeno porte e houver restrição quanto à comprovação da regularidade fiscal, a comissão de licitação suspenderá a sessão e concederá 02 (dois) dias úteis, prorrogáveis por igual período, para regularização da HABILITAÇÃO, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas, com efeito, de certidão negativa. A não regularização no prazo previsto implicará na desabilitação e decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei n° 8.666/93, sendo facultada à administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação para assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

11.1.4 Desta fase será lavrada ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pelos membros da comissão, devendo toda e qualquer declaração constar da mesma;

11.1.5 Se o julgamento não ocorrer logo após a abertura dos envelopes, a comissão divulgará o resultado através da página http://www.ibb.unesp.br/instituicao/fundibio/index.php

11.1.6 Os envelopes PROPOSTA das empresas inabilitadas ficarão à disposição dos licitantes pelo prazo de 30 (trinta) dias, após a publicação no órgão de imprensa oficial, junto à comissão de julgamento, que os devolverá indevassado mediante recibo;

11.2 – Critérios para fins de habilitação:

11.2.1 Serão considerados inabilitados os proponentes que não atenderem as exigências do edital ou não preencherem os requisitos exigidos no item 08 e subitens;

12 – ABERTURA DO ENVELOPE 02 – PROPOSTA

12.1 O envelope 02 (PROPOSTA) dos licitantes habilitados serão abertos, a seguir no mesmo local, pela comissão de julgamento, desde que haja renúncia expressa de todos os proponentes de interposição de recurso, de que trata o art. 109, I, da Lei Federal n° 8.666/93. Em não ocorrendo a abertura de tais envelopes será comunicado aos licitantes, através de internet, a nova data após julgamento dos recursos ou decorrido o prazo sem interposição.

12.1.1 Uma vez abertas as propostas serão tidas como imutáveis e acabadas, não sendo admitidos quaisquer providências posteriores tendentes a sanar falhas ou omissões;

12.1.2 As propostas serão examinadas e rubricadas pelos membros da comissão de licitações, bem como, pelos licitantes presentes, sendo procedida à leitura dos preços e condições oferecidas;

12.1.3 Desta fase será lavrada ata circunstanciada, devendo toda e qualquer declaração constar da mesma;

12.1.4 Se o julgamento não ocorrer logo após a abertura dos envelopes, a comissão divulgará o resultado através da página http://www.ibb.unesp.br/instituicao/fundibio/index.php

12.2 Critérios de julgamento das propostas:

(6)

estabelecidos na lei de licitações.

12.2.2 Na hipótese do último preço ofertado por microempresa ou empresa de pequeno porte for até 10% (dez por cento) superior à do melhor preço apresentado por empresa sem essas características, a licitante tipificada como microempresa ou empresa de pequeno porte será convocada a apresentar nova proposta, sob pena de preclusão.

12.2.3 No caso de igualdade dos preços globais, e após a observância do disposto no parágrafo 2° do artigo 3°. Da Lei n° 8.666/93, a classificação será feita por sorteio, consistindo em colocarem-se dentro de uma urna vinte peças absolutamente iguais, numeradas de uma vinte, considerando-se vencedor o licitante que tirar o número maior, sendo que o número tirado por uma será recolocado na urna e assim sucessivamente, de forma a propiciar igualdade de condições no sorteio. Persistindo o empate, repetir-se-á a mesma operação para os licitantes que mantiverem a igualdade, até que se obtenha um vencedor.

12.2.4 Será desclassificada:

a) proposta que não atenda às exigências e especificações do Edital.

b) proposta que ofereça vantagem não prevista no instrumento convocatório, ou ainda vantagem baseada na oferta das demais licitantes.

c) proposta com preço excessivo, com valores superiores aos orçamentos elaborados pela Administração, ou manifestamente inexequível, assim considerado pela Comissão de Julgamento, aquele que não venha a ter demonstrada sua viabilidade. As propostas com preços exequíveis serão separadas e a classificação decorrente observará o critério de menor preço.

13 - RECEBIMENTO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

A CONTRATANTE somente receberá o serviço quando estiver perfeitamente de acordo com as especificações do edital e do contrato, desde que aprovado pela comissão de licitação.

14 – ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

14.1 – A homologação da licitação e a adjudicação do objeto ao vencedor serão procedidas na forma da Lei Federal n°. 8.666/93.

15 - PRAZO E CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO

O proponente vencedor deverá assinar o instrumento contratual no prazo de até 05 (cinco) dias consecutivos, a partir da data da convocação para tanto.

16 - DAS PENALIDADES PELAS INFRAÇÕES CONTRATUAIS E INADIMPLÊNCIA DAS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS

16.1 Em caso da recusa injustificada em assinar o contrato, ou aceitar ou retirar aos instrumentos formais a ele correspondentes, inexecução do objeto da licitação, erro de execução, execução imperfeita, mora na execução, inadimplemento contratual, e não atendimento às determinações do Edital, a CONTRATADA estará sujeita, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal, às sanções previstas na Lei n°s 8666/93, alterada pelas Leis 8.883/94 e 9648/94, bem como, nas penas abaixo discriminadas.

16.2 O não cumprimento de qualquer das condições estabelecidas neste edital, mas também qualquer infração contratual ou execução de serviços em desacordo com o quanto estabelecido no contrato e no edital sujeitará a CONTRATADA, a critério da FUNDIBIO, à aplicação de multa de 20% (vinte por cento) do valor contratado.

16.3 A inexecução total ou parcial do contrato ensejará sua rescisão administrativa, com as consequências previstas nos artigos 77 a 80 da Lei Federal nº. 8.666/93, sem prejuízo das penalidades a que alude o artigo 86 do mesmo diploma legal.

17 - DA RESCISÃO CONTRATUAL

(7)

18 – DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

18.1 O pagamento será efetuado mediante Nota Fiscal/Boleto;

18.2 Em caso de devolução da documentação fiscal para correção, o prazo para pagamento fluirá a partir de sua reapresentação.

18.3 Os pagamentos devidos à CONTRATADA poderão ser retidos pela FUNDIBIO, nos seguintes casos:

a) imperfeição nos serviços executados a critério da fiscalização da FUNDIBIO.

b) não cumprimento, pela CONTRATADA, de obrigações com terceiros, que possam de qualquer forma prejudicar a FUNDIBIO.

c) apresentação, sempre que solicitado pela FUNDIBIO, dos comprovantes de quitação com as obrigações previdenciárias.

d) inobservância de qualquer cláusula deste contrato.

18.4 O pagamento realizado pela CONTRATANTE não isentará a CONTRATADA das responsabilidades contratuais e nem implicará na aceitação provisória ou definitiva dos serviços.

18.5 A não aceitação dos serviços implicará na suspensão imediata do pagamento.

18.6 O pagamento será efetuado por meio de crédito em conta corrente, em nome da CONTRATADA que deverá indicar o banco, agência e conta para que sejam efetuados os créditos.

18.7 Não será permitido a subcontratação total do objeto desta LICITAÇÃO.

19 – OBRIGAÇÕES DA FUNDIBIO

19.1 Efetuar o pagamento devido à CONTRATADA no prazo estabelecido no Contrato. 19.2 Exercer a fiscalização dos serviços através de pessoal indicado pela FUNDIBIO.

20 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

20.1 A contratada é a única responsável, em qualquer caso, por dano ou prejuízo que, eventualmente, possa causar a terceiros em decorrência da execução do contrato, sem qualquer responsabilidade ou ônus para a FUNDIBIO pelo ressarcimento ou indenização devidos.

20.2 A responsabilidade da CONTRATADA é integral para com a execução do objeto do contrato, nos termos do Código Civil Brasileiro.

20.3 É igualmente a CONTRATADA responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, acidentários, fiscais e comerciais resultantes do presente contrato.

20.4 A Contratada responde isolada ou solidariamente por todos os vícios que venham a ser constatados no objeto, nos exatos termos do Código do Consumidor.

20.5 Tomar as providências para evitar acidentes ou danos de qualquer espécie a seus operários e terceiros, em geral, responsabilizando-se por eventuais prejuízos causados.

20.6 Facilitar e assistir o exercício da mais completa fiscalização dos trabalhos contratados, fiscalização esta que não a eximirá em hipótese alguma das obrigações previstas em lei.

20.7 Todos os materiais e equipamentos a serem empregados nos serviços deverão obedecer às Normas Técnicas. Caso sejam considerados em desacordo com as especificações em vigor, deverão ser substituídos de imediato.

20.8 A empresa adjudicatária deverá manter na instalação pessoal devidamente legalizado e fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) a seus funcionários, conforme NR-18 do Ministério do Trabalho.

20.9 A CONTRATADA reconhece ser a única e exclusiva responsável por danos e prejuízos que eventualmente em qualquer caso, causar à FUNDIBIO, à coisa, à propriedade ou pessoa de terceiros, decorrentes deste contrato, correndo às suas expensas, sem responsabilidade e ônus para a FUNDIBIO, os ressarcimentos ou indenizações por tais danos e prejuízos.

20.10 A responsabilidade da CONTRATADA é integral, para os serviços contratados, nos termos do Código Civil Brasileiro, sendo que a presença da fiscalização da FUNDIBIO não a

(8)

diminui nem a exclui.

20.11 É de responsabilidade da CONTRATADA o pagamento das multas e sanções aplicadas pela infringência de qualquer dispositivo legal.

20.12 É de responsabilidade da CONTRATADA, cumprir integralmente o que preconiza a Portaria nº 3214, de 08/06/78, do Ministério do Trabalho e suas Normas Regulamentares referentes à segurança e medicina do trabalho.

21 - LEGISLAÇÃO

O presente procedimento licitatório será disciplinado pelo Edital e pelos documentos que o integram, pela Lei nº 8.666/93 e suas alterações, pela Lei Complementar 123/06, e demais disposições legais aplicáveis à espécie.

22 - RECURSOS

Somente serão aceitos os recursos previstos na Lei Federal Nº. 8.666/93, os quais deverão ser protocolados na sede da FUNDIBIO na cidade de Botucatu, dirigido ao diretor presidente desta fundação.

23- HORÁRIO E LOCAL PARA OBTENÇÃO DE ESCLARECIMENTOS

Este convite será fixado para o conhecimento e consulta dos interessados no quadro de avisos da FUNDIBIO–Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no endereço Distrito de Rubião Júnior s/n.º Campus Unesp de Botucatu, Botucatu/SP, mencionado no preâmbulo, no horário das 8 horas às 11horas e das 14 horas às 16horas, ou por e-mail: fundibio@ibb.unesp.br até o ultimo dia previsto para entrega dos envelopes proposta.

24 - DISPOSIÇÕES GERAIS

A aceitação da proposta vencedora obrigará seu proponente à execução integral do objeto do Convite, pelo prazo e condições oferecidas, não cabendo direito a qualquer ressarcimento por despesas decorrentes de custos e/ou serviços cotados.

Botucatu, 14 de Setembro de 2012

Prof.Dr. Cesar Martins Profª. Dra.Maria de Lourdes Spazziani Diretor-Presidente Coordenadora do Projeto

(9)

ANEXO I

Atividades e Produtos

Valor da Prestação do Serviço: 76.720,00

01 Atividades a serem desenvolvidas pela firma ganhadora da licitação 1.1 Atividade

Realizar atividade de Plano de trabalho detalhado da segunda fase do projeto, que envolverá as seguintes atividades: a oficina de mapas para a definição da área de atuação segundo o desenho do corredor ecológico; o plano educativo da oficina de mapas; o processo de mobilização e apresentação do projeto junto aos agricultores; as oficinas de mapas para mapeamento definitivo das propriedades envolvidas; o curso de agroecologia e o curso de educação ambiental.

1.2 Atividade

Realizar 1 Oficina de Planos Educativos de 12 horas com apoio técnico, para elaborar planos educativos junto aos produtores rurais e as escolas da região.

1.3 Atividades

Realizar uma oficina de mapas para selecionar a zona de interesse com 24 horas de apoio de 2 técnicos interdisciplinares e 12 h de serviço de geoprocessamento, para o desenho do Corredor Ecológico Regional;

1.4 Atividades

Realizar 40 visitas de diagnostico sócio ambiental (320 horas), para entendimento dos produtores das condições de seus recursos naturais e comprometimento oficial dos proprietários com o projeto, bem como cronograma das atividades nas propriedades.

1.5 Atividades

Realizar 4 reuniões de grupo com 320 horas e apoio de 2 técnicos, para o processo de mobilização e apresentação do projeto junto aos agricultores. Realizar 40 visitas técnicas de mobilização (320 horas), para envolvimento inicial dos proprietários no projeto

1.6 Atividades

Realizar 2 oficinas de mapas de 16 horas com 2 técnicos interdisciplinar e 16 horas de serviço de geoprocessamento para fazer o mapeamento definitivo das 20 propriedades selecionadas, por meio da construção coletiva de conhecimentos relativos aos documentos cartográficos das propriedades;

1.7 Atividade

Realizar 2 reuniões (16 horas), apoiada por 2 técnicos interdisciplinar, com o grupo de produtores selecionados.

Realização de 20 visitas técnicas (320 horas) para elaboração de projeto de recuperação e/ou adequação ambiental, sendo realizadas 2 visitas em cada propriedade, a primeira para verificar o interesse na recuperação e/ou adequação ambiental e na recuperação das APPS e averbação da RL e disponibilidade de contrapartida e a segunda visita para verificação e complementação do mapa da propriedade e debate sobre o Termo de Compromisso a ser firmado entre o Projeto e os beneficiários

1.8 Atividade

(10)

1.9 Atividade

Realização de 2 oficina de elaboração de materiais didáticos com 16 horas de trabalho de apoio técnico para a elaboração de 1 cartilha de Educação Ambiental e 36 horas de consultoria em programação visual para a produção de 48 painéis (6 temas) para preparação das atividade de Educação Ambiental.

1.10 Atividade

Realização de 1 Curso de Educação Ambiental com duração de 24 horas orientada por 1 técnico para capacitar 30 professores do ensino fundamental da rede pública em Educação Ambiental.

1.11 Atividade

Realizar 1 curso de agroecologia com duração de 24 horas orientada por um técnico que irá capacitar os agricultores em Agroecologia: diagnóstico, desenho, manejo e monitoramento de agroecossistemas sustentáveis, incluindo as técnicas e práticas agroecológicas e a comercialização;

1.12 Atividade

Realizar atividade de Plano de trabalho detalhado da terceira fase do projeto, que envolverá as seguintes atividades: as visitas técnicas para elaboração dos projetos de recuperação adequação ambiental; o intercâmbio de trocas de experiências sobre Sistemas Agroflorestais; e o seminário final de avaliação do projeto.

1.13 Atividade

Realizar um intercâmbio de 12 horas com apoio de 1 técnico, para a troca de experiências entre agricultores das microbacias e agricultores praticantes de sistema agroflorestais.

1.14 Atividade

Realizar seminário de avaliação com 12 horas com apoio de um técnico, para encerramento do Projeto, onde serão apresentados os resultados finais e desafios futuros para toda a comunidade de Botucatu.

1.15 Atividade

Avaliação final de todo o projeto.

02 Aspectos metodológico Gerais e Específicos do Apoio Técnico Aspectos Gerais

O Método base de ação do Projeto é o da Participação, sendo constituído de diversos momentos que podem ser suceder ao longo do tempo ou acontecer simultaneamente, primando pela participação plena dos beneficiários.

Esta consultoria contará com o aporte de recursos adicionais para custear o combustível necessário aos deslocamentos a campo, sem considerar quilometragem técnica.

A Empresa contratada deverá realizar as atividades que exigem deslocamento com veículo próprio da mesma ou dos consultores contratados, utilizará sua própria infra-estrutura de escritório e telecomunicação necessária para obter os produtos.

– Planejamento do Corredor Ecológico: O material adquirido por meio das 5 entrevistas focais (fase1) será trabalhado juntamente com a base cartográfica, para que seja realizada a I Oficina de Mapas, no intuito de desenhar o Corredor Regional da Cuesta e Baixada Serrana de Botucatu e Região. Também será feita uma análise da paisagem direcionada para a conectividade dos fragmentos existentes e o mapeamento dos principais pólos habitacionais e bairros rurais na área de abrangência do projeto, valendo-se de estudos já realizados e de sua atualização. Essas informações também serão a base para a realização de um plano educativo

(11)

para as diferentes áreas de atuação.

- Visitas de Diagnóstico Sócio Ambiental: Faz-se necessário a realização de um diagnóstico participativo que possibilitará aos proprietários rurais envolvidos no projeto, refletir a situação ambiental da localidade.

Para o levantamento de informações para o diagnóstico socioambiental serão feitas visitas de caracterização do perfil socioambiental dos moradores rurais das propriedades selecionadas. A metodologia integra a análise quantitativa e qualitativa; assim, aspectos naturais e atividades humanas fornecem informações utilizadas na análise das percepções ambientais dos sujeitos. A análise qualitativa tem um destaque especial, considerando a inquestionável participação humana no processo de caracterização, decorrente das percepções socioambientais. Os aspectos naturais, devidamente cartografados, são elementos essenciais para uma abordagem quantitativa e integrados à ação humana, complementam o diagnóstico. Será realizado um segundo momento de Diagnóstico de Agroecossistema, na qual será debatida a sustentabilidade da produção agrícola e seus impactos no meio ambiente. Isso será feito através de uma dinâmica que apresente o modelo sistêmico de análise do agroecossistema, atividade que deverá complementar o diagnóstico socioambiental e representar a estrutura e o funcionamento do agroecossistema, com a representação dos seus componentes (subsistemas) e os diferentes fluxos e intercâmbios entre eles (insumos, produtos, trabalho e renda) para, a partir disso, propor as diretrizes e as inovações tecnológicas para uma possível transição agroecológica da propriedade.

- Oficinas de Mapas: São atividades de capacitação nas quais se prima pela construção coletiva de conhecimentos relativos aos documentos cartográficos das propriedades, através de uma postura educativa participativa e emancipadora. Tem o objetivo de gerar um corpo de conhecimentos que auxilie na visualização das áreas que deverão ser recuperadas e estabelecer os critérios para a seleção das áreas a serem destinadas para os projetos de recuperação. O/a agricultor/a sairá da oficina com um mapa de sua propriedade com a representação gráfica das culturas e áreas de APPs.

- Projetos de Recuperação e/ou Adequação Ambiental de 20 propriedades: Após a Oficina de Mapas, que irá selecionar os 20 produtores entre todos os beneficiários trabalhados, baseado em critérios tais como interesse demonstrado, pro-atividade nas ações do Projeto, aprendizado realizado, interesse específico na recuperação e/ou adequação ambiental, interesse em recuperar APPs mas também na averbação da RL e disponibilidade de contrapartida; se faz uma nova visita para a verificação de cada mapa de cada propriedade e debate com a família sobre o Termo de Compromisso a ser firmado entre o Projeto e os beneficiários selecionados. Neste momento serão debatidos, ainda, os diversos métodos de recuperação de APPs e de adequação ambiental com cada agricultor, com ênfase nos Sistemas Agroflorestais. Serão realizadas orientações de como obter apoios financeiros e materiais para os planos de recuperação desenvolvidos.

- Cursos de Educação Ambiental e Agroecologia para Agricultores e Professores: Os cursos foram programados para que os beneficiários entendam os conceitos básicos por trás das ações de recuperação ambiental e possam multiplicar os saberes adquiridos. Os cursos versam a respeito da Educação Ambiental e Agroecologia para que professores/as e agricultores/as se tornem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da agricultura convencional e uso indevido dos recursos naturais, em especial, do solo e da água no campo e na cidade. Como o Projeto se dará em zonas de recarga do Sistema Aqüífero Guarani das microbacias respectivas, dentro da grande multiplicidade de temas correlatos a Educação Ambiental e Agroecologia, os quais surgirão também a partir da ação participativa, estará o foco na compreensão dos ciclos biogeoquímicos, com ênfase inequívoca no Ciclo da Água. Haverá produção de material didático específico sobre o Ciclo da Água, expresso na confecção dos painéis de Educação Ambiental, os quais serão base para os processos de capacitação e dispostos permanentemente nas escolas, associações e demais espaços de convivência dos territórios trabalhados pelo Projeto. Os painéis versarão sobre: a) O Ciclo da

(12)

Água; b) O Ciclo do Carbono; c) O Ciclo do Nitrogênio; d) O Ciclo do Oxigênio; e) A APA Botucatu; f) O Aquífero Guarani; Estes materiais, bem como a Cartilha de Educação Ambiental serão produzidos durante as oficina de elaboração de materiais didáticos. O conteúdo da cartilha de educação ambiental estará além do conteúdo dos painéis, envolvendo, principalmente, as questões em torno e metodologias e estratégias de educação ambiental, voltadas para professores de escolas públicas.

Serão reproduzidos, na forma de contrapartida da pesquisadora proponente e coordenadora técnica do Projeto, 100 exemplares dos 6 títulos dos Cadernos Agroecológicos do Instituto Giramundo Mutuando, sendo os seguintes materiais: 1) Agroecologia; 2) Desenvolvimento Rural Sustentável; 3) Agricultura Familiar; 4) Segurança Alimentar e Nutricional; 5) Comercialização na Agricultura Familiar; 6) Pecuária Leiteira Ecológica. Estes materiais tem função complementar no projeto, já que ampliam as temáticas relacionadas a agricultura familiar e a consolidação de estratégias de desenvolvimento rural sustentável a partir da Agroecologia.

O processo educativo da educação ambiental para a sustentabilidade é fundamental no que se diz respeito à forma de integração do indivíduo e ambiente. Objetivando auxiliar na formação dos agricultores, professores e consequentemente dos alunos para uma melhor compreensão e assimilação dos processos formativos, a metodologia utilizada será a de ação participativa, a qual propicia aos participantes a integração dos mesmos e a construção do aprendizado a partir de suas experiências.

Durante a realização do processo de diagnóstico junto às unidades rurais é que emergirão grande parte dos temas sócio-ambientais, os enfoques e as melhores estratégias a serem abordadas nos cursos de formação para os próprios agricultores e familiares, assim como para os docentes das escolas que atendem as comunidades das áreas selecionadas.

- Intercâmbio: o intercâmbio envolverá o Grupo de Produtores compromissados com a recuperação de suas áreas e será realizado em áreas de referência em Sistemas Agroflorestais e demais metodologias de recuperação de áreas degradadas.

- Seminário de Avaliação: No Seminário de Avaliação serão apresentados os resultados finais e desafios futuros de continuidade relativos ao Projeto estabelecidos em reuniões com a Comissão de Seguimento. Será amplamente divulgado em rádio e jornal locais.

Aspectos Específicos das Atividades

2.1 As informações coletadas a partir dos levantamentos de informações socioambientais em visitas e base de dados cartográficos servirá de fonte para dois técnicos, junto a um profissional em Serviço de Geoprocessamento, selecionarem uma zona de interesse que irá formar o Mapa do Corredor Ecológico.

2.2 As informações citadas no item 2.1, também servirão para um técnico fazer os planos educativos para as diferentes áreas de atuação.

2.3 Dois técnicos farão o diagnostico com os proprietário rurais através de 2 reuniões para que os mesmos possam discutir livremente suas questões e amadurecer suas ideias, objetivando ouvir seus problemas e, de forma democrática, buscar as soluções; O levantamento de informações para o diagnóstico socioambiental e a mobilização, será realizado por dois técnicos através de visitas utilizando-se de roteiro de entrevista, cadernos de anotações, máquina fotográfica, câmera de vídeo, canetas.Será utilizada uma linguagem informal de forma a aproximar o pesquisador do ator pesquisado, o que propiciará com que este contribua com uma maior riqueza de informações.

2.4 O diagnóstico de Agroecossistemas também será realizado por dois técnicos que, através de uma dinâmica, coletarão informações que permitam descrever o sistema produtivo (as culturas, as áreas de APPs de cada propriedade etc) por meio de representações gráficas onde se listam as entradas e saídas de forma sistêmica, complementando o diagnóstico socioambiental no intuito de identificar onde seria possível inovar na produção, a fim de que a

(13)

mesma se torne mais sustentável.

2.5 Com o auxilio de 2 tecnicos está atividade visa a construir a representação gráfica das culturas e áreas de APPs de cada propriedade, será realizada através de um diálogo entre participantes e facilitadores (especialistas em mapas).

2.6 Será selecionado por 2 técnicos que seguirão os critérios pré-estabeleciodos, os 20 produtores que irão receber nova visita de verificação de mapa onde será realizada uma caminhada transversal na propriedade. Desta visita e caminhada resulta um croqui que complementará o mapa georreferenciado; o diagnóstico dos recursos locais de contrapartida para os projetos de recuperação, tais como mão-de-obra e materiais para cercamento, mudas e sementes presentes na propriedade; assinatura de Termo de Compromisso com firma reconhecida e registro em Cartório. Os diversos métodos de recuperação de APPs serão debatidos pelos dois técnicos com cada agricultor, enfatizando os Sistemas Agroflorestais, juntamente com orientações de como obter apoios financeiros e matérias para a realização dos planos desenvolvido.

2.7 Um técnico deverá finalizar os 20 projetos utilizando as informações coletadas em campo. 2.8 A oficina de elaboração de materiais didáticos será realizada em ação colaborativa entre os departamentos de Educação do Instituto de Biociências e de Ciências Ambientais da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu. A oficina será apoiada por um técnico e um serviço de programação visual.

2.9 O Curso de Educação Ambiental deverá ser coordenado por um técnico responsável por capacitar 30 professores do ensino fundamental da rede pública de ensino.

2.10 O Curso de Agroecologia será coordenado por um técnico buscando capacitar 30 agricultores.

2.11 Com o apoio de um técnico os produtores terão trocas de experiência em área de referencia em Sistemas Agroflorestais

2.12 Um técnico da equipe do projeto deverá avaliar o projeto junto a Comissão de Seguimento e realizar um Seminário de Avaliação para apresentar os resultados finais e desafios futuros que deverá ser realizado em um local amplo para acomodar um montante maior de pessoas a fim de que toda a comunidade de Botucatu tenha a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido.

03 Produtos

3.1 Plano de trabalho detalhado das atividades da equipe multidisciplinar, contemplando a metodologia, o método e as formas de verificação da execução das atividades propostas para a segunda fase do projeto.

3.2 Planos educativos para as diferentes áreas de atuação.

3.3 Zona de interesse selecionada com zoneamento inicial do corredor ecológico 3.4 Cadastro das propriedades selecionadas;

3.5 Comprometimento oficial dos proprietários com o projeto e cronograma de atividades para as 20 propriedades

3.6 Mapa definitivo das propriedades construído pelos produtores durante as oficinas de mapas;

3.7 Relatório de visitas para elaboração dos projetos

3.8 Construção de 20 projetos de recuperação e/ou adequação ambiental e 20 termos de compromissos de integração ao Banco de Áreas Georreferenciadas para Recomposição;

3.9 48 Painéis (8 de cada um dos 6 temas) de Educação Ambiental e uma cartilhas de Educação Ambiental.

3.10 30 professores do ensino médio da rede pública de ensino capacitados em Educação Ambiental.

(14)

3.11 30 produtores formados nos temas correlatos a agroecologia.

3.12 Relatório final das atividades desenvolvidas na segunda fase do projeto, contendo os produto 3.2 a 3.11.

3.13 Plano de trabalho detalhado das atividades da equipe multidisciplinar, contemplando a metodologia, o método e as formas de verificação da execução das atividades propostas para a terceira fase do projeto.

3.14 Intercambio de informações práticas sobre Sistemas Agroflorestais

3.15 Seminário de Avaliação destinado a toda comunidade de avaliação total do projeto. 3.16 Relatório e avaliação final do projeto com os desafios futuros.

04 Apresentação dos produtos

Os relatórios deverão ser encaminhados a Fundibio, em versão preliminar. Se houver necessidade a contratada fará as revisões necessárias orientada pela área especializada do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Após aprovação, o texto definitivo deverá ser entregue 1) em formato digital via e-mail; 2) em formato impresso juntamente com formato digital em CD/DVD a ser arquivado na Fundibio e instituições parceiras. Este material deverá ser produzido no aplicativo do Microsoft Office e demais programas de imagens e mapas. Os relatórios devem considerar os critérios estabelecidos neste Termo de Referência.

05 Supervisão

A Fundibio, junto com a coordenação do Instituto de Biociências e das instituições parceiras, supervisionará o contrato.

06 Prazo

6. 1

Início do trabalho *Previsão Setembro de 2012 6.

2

Término do trabalho *Previsão Julho de 2013

* Condicionado a liberação da verba.

07 Requerimentos para a pré-qualificação da empresa 08 Local e Forma de trabalho

(i) no local do contratado

09 Requerimentos para a pré-qualificação do profissional

9.1 Profissional de nível superior em Ciências Agrárias, capacitado para as atividades de visita ao campo para diagnostico, planejamento e elaboração e projetos. Com experiência em diagnóstico participativo, transição agroecológica e extensão rural agroecológica

9.2 Profissional de nível superior em Ciências Agrárias, capacitado para as atividades de visita ao campo para diagnostico, planejamento e elaboração e projetos. Com experiência em diagnóstico participativo, extensão rural (sistema agroflorestais e adequação ambiental

9.3 Profissional de nível superior em Ciências Biológicas, capacitado para as atividades de visita ao campo para auxiliar em diagnóstico e capacitação em educação ambiental. Com experiência em diagnóstico socioambiental e educação ambiental

(15)

9.4 Profissional de nível superior em Ciências Humanas capacitado para atividade de planejamento e elaboração de materiais didáticos. Com experiência e educação ambiental e metodologias participativas.

9.5 Profissional de nível superior capacitados para atividades de geoprocessamento, com experiência em mapeamento e geoprocessamento

10 Forma de Pagamento

O pagamento será realizado mediante apresentação de nota fiscal para Fundibio

1. parcela – 25% na entrega do produto 3.1 2. parcela – 1% na entrega do produto 3.2 3. parcela – 2% na entrega do produto 3.3 4. parcela – 15% na entrega do produto 3.4 5. parcela – 15% na entrega do produto 3.5 6. parcela – 3% na entrega do produto 3.6 7. parcela – 15% na entrega do produto 3.7 8. parcela – 4% na entrega do produto 3.8 9. parcela – 4% na entrega do produto 3.9 10. parcela – 3% na entrega do produto 3.10 11. parcela – 3% na entrega do produto 3.11 12. parcela – 3% na entrega do produto 3.12 13. parcela – 2% na entrega do produto 3.13 14. parcela – 1% na entrega do produto 3.14 15. parcela – 2% na entrega do produto 3.15 16. parcela – 2% na entrega do produto 3.16

Para efetivação dos pagamentos, os produtos deverão ser aprovados, mediante parecer técnico da coordenação.

11 Seleção

(16)

ANEXO II

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PROCESSO LICITATÓRIO

01 Número e Nome: nº 001/12 – Gigante Guarani: Educação ambiental para a recuperação, manejo e conservação da recarga do Aquífero Guarani, nas bacias do Rio Alambari e Capivara – Botucatu – SP

1.1 Convênio Convênio Nº 183/2012 02 Identificação do Termo de Referência

2.1 Título Apoio técnico em Geoprocessamento e Meio Ambiente 2.2 Ação Diagnóstico e Desenvolvimento

03 Contexto Resumido do Projeto

O Projeto pretende consolidar as condições para conservar, manejar e recuperar ambientes naturais e produtivos, associados às micro-bacias dos rios Alambari e Capivara, nos municípios de Botucatu e Anhembi, por meio da Educação Ambiental realizada junto aos agricultores e escolas que atendem a população alvo, do mapeamento atualizado do uso e ocupação do solo, da elaboração e planejamento de 20 projetos de recuperação e/ou adequação ambiental em propriedades diagnosticadas, no sentido da conservação e do manejo de ambientes naturais e produtivos importantes para a recarga do Aqüífero Guarani e para o Plano de Manejo da APA Botucatu, na região da Cuesta Basáltica do Interior do Estado de São Paulo e da Baixada Serrana.

O projeto irá atuar em três objetivos específicos, sendo o primeiro destinado a mapear, baseado na atualização dos estudos existentes e mediante novos estudos, as micro-bacias dos rios Alambari e Capivara, que demonstrem, entre outras informações, as formas de uso do solo, a situação dos corpos hídricos superficiais, o déficit de APPs dessas áreas e diagnóstico sócio-ambiental das comunidades envolvidas. Este mapeamento será realizado por meio de ferramentas de Geoprocessamento, visitas a campo para entrevistas e leituras da paisagem e incluirá o desenho do Corredor Ecológico da Cuesta e Baixada Serrana de Botucatu e Região. O segundo objetivo é o de mobilizar e capacitar 30 agricultores pertencentes as duas microbacias e realizar, em 20 deles, o estudo pormenorizado de suas propriedades, bem como o planejamento para a execução de Projetos de Recuperação e/ou Adequação Ambiental. O terceiro objetivo é promover cursos e oficinas que de forma transversal ao Projeto perpassará temas e problemas diagnosticados nas áreas em estudo, promovendo atividades que a partir do Diagnóstico Sócio-ambiental pormenorizado das propriedades envolvidas, o debate construtivo sobre a legislação ambiental e a capacitação dos beneficiários sobre projetos de recuperação ambiental em propriedades rurais, sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, sobre o Manejo Agroecológico das propriedades rurais, sobre a importância dos atributos ecológico e sócio-culturais dessa região, sobre os diferentes tipos de unidades de conservação, em especial a APA e as RPPNs. O processo educativo sócio-ambiental se dará, ainda, em 8 escolas públicas que atendem a população rural dessas zonas localizadas nos 2 municípios, abrangendo a elaboração e adaptação de materiais didáticos existentes e a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio dessas escolas.

(17)

desenvolvimento, através da formação de uma Comissão de Segmento a ser composta por entidades públicas e privadas ligadas a Rede Ecótono da Cuesta e ao Coletivo Cuesta Educador - CCE.

Como resultado do projeto como um todo espera-se: a) Mapas de Uso e Ocupação do Solo nas microbacias; b) Mobilização dos agricultores presentes nas micro-bacias trabalhadas; c) Mapeamento das propriedades e projetos detalhados de Recuperação e/ou Adequação Ambiental de 20 propriedades rurais; c) Formação de 30 produtores rurais com ampliação da consciência sobre os recursos naturais de sua área e da capacitação para o manejo agroecológico; D) Formação continuada de professores e jovens do ensino fundamental e médio de oitos escolas que atendem a população das áreas de abrangência;E) Auxílio na implantação do Plano de Manejo da APA Botucatu; f) Ampliação do envolvimento de mais parceiros para a continuidade do projeto, incluindo escolas públicas no trabalho de educação ambiental; e) Mapeamento e Planejamento do Corredor Regional Ecológico da Cuesta e Baixada Serrana de Botucatu e Região.

04 Antecedentes

O Projeto “Gigante Guarani” é resultado do trabalho da Rede Ecótono da Cuesta - Rede, que durante o ano de 2008 conceberam o Programa Gigante Guarani a partir de diagnósticos e ações realizados pelas organizações da sociedade civil da região, pelas organizações do poder público e dos resultados concretos da primeira fase do Projeto Gigante Guarani, desenvolvida pelo Instituto Giramundo Mutuando, em parceria com as entidades da Rede, durante os anos de 2006 e 2007. Nesta primeira fase, o Projeto recuperou 4 ha de matas ciliares, realizou mais de 10 experiências de manejo agroecológico dos sistemas produtivos da região e mapeou, por meio de levantamentos rápidos de biodiversidade, os principais fragmentos florestais da Região.

A Rede tem integrado membros do programa Coletivo Cuesta Educador (CCE) que por meio do Departamento de Educação do Instituto de Biociências/ UNESP de Botucatu e entidades parceiras dos setores públicos e privados da região, tem promovido ações de Educação Ambiental em diversos municípios da região da Cuesta. Ao assumir a coordenação do projeto “Gigante Guarani”, o Departamento de Educação conjuntamente com a Fundação do Instituto de Biociências da UNESP – FUNDIBIO, ampliou a área de atuação do mesmo nos municípios de Botucatu e Anhembi, abrangendo as micro-bacias dos rios Alambari e Capivara, pertencentes a Bacia Hidrográfica do Rio Tietê.

05 Objetivo

Desenvolver apoio técnico para atividades de mobilização e articulação institucional com as redes socioambientais de Botucatu e Anhembi, de análise socioambiental da paisagem, de diagnóstico sobre a compreensão dos atores sociais sobre a problemática ambiental na área de abrangência e de mapeamento por geoprocessamento das micro-bacias dos Rio Alambari e Capivara e de proposta inicial de corredor ecológico da cuesta e baixada serrana de Botucatu e Região.

(18)

ANEXO III

EDITAL CONVITE 001/2012-FUNDIBIO

MODELO DE DECLARAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO INCISO XXXIII DO ART.7º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL –EM PAPEL TIMBRADO

Ref:(identificação da licitação)

---(nome da empresa), inscrito no CNPJ n º---, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr(a)---, portador(a) da Carteira de Identidade nº--- e do CPF nº---, DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art.26 da Lei nº8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 26 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz( ).

--- (data)

--- Assinatura do representante legal

(19)

ANEXO IV

EDITAL CONVITE 001/2012-FUNDIBIO

MODELO DE DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE IMPEDIMENTO DE LICITAR OU CONTRATAR COM A ADMINISTRAÇÃO –EM PAPEL TIMBRADO

A firma/empresa---, sediada na rua ---, no---, ---cidade, ---estado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica(C.N.P.J) sob o nº---, por seu representante legal(Diretor, Gerente, Proprietário), DECLARA, sob as penas da lei, que não está sujeita a qualquer impedimento legal para licitar ou contratar com a Administração, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

--- (data)

--- Assinatura do representante legal

(20)

ANEXO V

EDITAL CONVITE 001/2012-FUNDIBIO

MODELO DE PROCURAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO –EM PAPEL TIMBRADO

Por este instrumento particular de Procuração, a (Razão Social da Empresa), com sede (endereço completo da Matriz), inscrita no C.N.P.J sob o nº--- e Inscrição Estadual sob nº---, representada neste ato por seu(s) qualificações do(s) outorgante(s) Sr(a)---, portador(a) da Cédula de Identidade Rg --- e CPF nº---, nomeia(m) e constitui(em) seu bastante Procurador o(a) Sr(a)---nº---, portador(a) da Cédula de Identidade RG nº--- e CPF nº---, a quem confere(imos) amplos poderes para representar a (Razão Social da Empresa) perante ---(indicação do órgão licitante), no que se referir ao Convite 001/2012-FUNDIBIO, com poderes para tomar qualquer decisão durante todas as fases do Convite, inclusive apresentar DECLARÇÃO DE QUE A PROPONENTE CUMPRE OS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO, os envelopes PROPOSTA DE PREÇOS (A) e DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (B) em nome Outorgante , desistir expressamente de intenção de interpor recurso administrativo ao final da sessão, manifestar-se imediata e motivadamente sobre a intenção de interpor recurso administrativo ao final da sessão, assinar o contrato, enfim, praticar todos os demais atos pertinentes aos certame, em nome da Outorgante.

A presente Procuração é válida até o dia--- Local e data

(21)

ANEXO VI

EDITAL CONVITE 001/2012-FUNDIBIO

MODELO DE DECLARAÇÃO DE QUE A PROPONENTE SE ENQUADRA NA LEI Nº123/06 DE DEZEMBRO DE 2006 QUE TRATA DE MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE –EM PAPEL TIMBRADO

Local e data

À ---(indicação do órgão licitante) ---(indicação da Cidade e Estado) REF. CONVITE Nº001/2012- FUNDIBIO

A empresa---(indicação da razão social), devidamente inscrita no C.N.P.J sob o nº--- , com sua sede---, DECLARA sob penas da Lei, que se enquadra na condição de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, nos termos do art. 3º da LC123/2006 e não está inserida nas excludentes do § 4º daquele artigo, pelo qual pretende fazer uso do direito no certame cujo objeto é a contratação de empresa especializada para fornecimento de, conforme especificações constantes do Edital.

---, --- de ---de 2012

--- Assinatura do representante legal

(22)

ANEXO VII

Minuta do Termo de Contrato

CONTRATO CORRESPONDENTE AO CONVITE Nº 006/2012 - FUNDIBIO Termo de contrato que, entre si, celebram a FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - FUNDIBIO e a ---, para Contratação de Consultoria para apoio técnico em mobilização, articulação e diagnóstico rural e em geoprocessamento para criação da base cartográfica e planejamento corredor, conforme melhor descrito no Anexo I do Edital.

Aos vinte e sete dias de setembro de 2012 ás 10 horas, nesta cidade de Botucatu/São Paulo, de um lado a FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - FUNDIBIO , CNPJ nº 01.001.722/0001-23, com sede em Botucatu – SP, no Distrito de Rubião Júnior s/nº Campus Unesp de Botucatu, Botucatu/SP, neste ato representada pelo seu Diretor-Presidente, Prof. Dr. Cesar Martins, brasileiro, casado, biólogo, RG nº 4.909.903-7 e do CPF nº 879.938.139-72, residente e domiciliado em Botucatu – SP e doravante denominada CONTRATANTE, e do outro a ---(nome da empresa), CNPJ nº ---, empresa privada com sede na cidade ---, neste ato representada por seu Diretor(a)---, ---(nome), brasileiro, ---(estado civil), ---(profissão), R.G. n° ---, CPF nº ---, residente e domiciliado ---, doravante denominada CONTRATADA, e na presença de duas testemunhas ao final assinadas, ficou justo e acertada a assinatura do presente termo, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1 - Constitui objeto do presente contrato para contratação de Consultoria para apoio técnico em mobilização, articulação e diagnóstico rural e em geoprocessamento para criação da base cartográfica e planejamento corredor, conforme especificações descritas no Anexo I do edital que passa a fazer parte integrante deste contrato, em tudo que com o mesmo não colidir.

CLÁUSULA SEGUNDA - DO VALOR DO CONTRATO

2 - Dá-se ao presente contrato o valor de R$ 76.720,00(setenta e seis mil e setecentos e vinte reais), conforme proposta apresentada pela contratada.

CLÁUSULA TERCEIRA - DOS PRAZOS

3 - O prazo de execução do objeto deste contrato será de 90 dias, nos termos do estabelecido no item 5.3 do Edital, a contar da data de assinatura do contrato e somente poderá ser prorrogado a juízo da FUNDIBIO, obrigando-se a CONTRATADA a apresentar o respectivo pedido de prorrogação, devendo o mesmo vir acompanhado com as devidas justificativas e cronograma atualizado.

CLÁUSULA QUARTA - DOS PREÇOS

4 - Os serviços ora contratados serão executados pelo regime de empreitada, por preços globais, de acordo com a proposta apresentada, não cabendo reajuste de preços.

CLÁUSULA QUINTA - DOS PAGAMENTOS

5 - O pagamento da CONTRATADA será realizado de acordo com o item 18 e subitens do Edital. Os pagamentos serão creditados em conta corrente, a ser fornecida, em nome da CONTRATADA.

(23)

CLÁUSULA SEXTA - DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS

6 – As condições de pagamento obedecerão ao que estabelece o item 18 e subitens do edital. 6.1 - O pagamento fica condicionado à apresentação das notas fiscais.

6.2 - Os pagamentos devidos à CONTRATADA poderão ser retidos pela FUNDIBIO, nos seguintes casos:

I - imperfeição nos serviços executados a critério da fiscalização da FUNDIBIO.

II - não cumprimento, pela CONTRATADA, de obrigações com terceiros, que possam de qualquer forma prejudicar a FUNDIBIO.

III - apresentação, sempre que solicitado pela FUNDIBIO, dos comprovantes de quitação com as obrigações previdenciárias.

IV - inobservância de qualquer cláusula deste contrato.

CLÁUSULA SÉTIMA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 7 - São obrigações da CONTRATADA:

a) A contratada é a única responsável, em qualquer caso, por dano ou prejuízo que, eventualmente, possa causar a terceiros em decorrência da execução do contrato, sem qualquer responsabilidade ou ônus para a FUNDIBIO pelo ressarcimento ou indenização devidos.

b) A responsabilidade da CONTRATADA é integral para com a execução do objeto do contrato, nos termos do Código Civil Brasileiro.

c) É igualmente a CONTRATADA responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, acidentários, fiscais e comerciais resultantes do presente contrato.

d) A Contratada responde isolada ou solidariamente por todos os vícios que venham a ser constatado no objeto, nos exatos termos do Código do Consumidor.

e) Tomar as providências para evitar acidentes ou danos de qualquer espécie a seus operários e terceiros, em geral, responsabilizando-se por eventuais prejuízos causados.

f) Facilitar e assistir o exercício da mais completa fiscalização dos trabalhos contratados, fiscalização esta que não a eximirá em hipótese alguma das obrigações previstas em lei.

g) Todos os materiais e equipamentos a serem empregados nos serviços deverão obedecer às Normas Técnicas. Caso sejam considerados em desacordo com as especificações em vigor, deverão ser substituídos de imediato.

h) A CONTRATADA deverá utilizar funcionários devidamente legalizados e fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) a seus funcionários, conforme NR-18 do Ministério do Trabalho.

i) A CONTRATADA reconhece ser a única e exclusiva responsável por danos e prejuízos que eventualmente em qualquer caso, causar à FUNDIBIO, à coisa, à propriedade ou pessoa de terceiros, decorrentes deste contrato, correndo às suas expensas, sem responsabilidade e ônus para a FUNDIBIO, os ressarcimentos ou indenizações por tais danos e prejuízos.

j) A responsabilidade da CONTRATADA é integral, para os serviços contratados, nos termos do Código Civil Brasileiro, sendo que a presença da fiscalização da FUNDIBIO não a diminui nem a exclui.

k) É de responsabilidade da CONTRATADA o pagamento das multas e sanções aplicadas pela

infringência de qualquer dispositivo legal.

l) É de responsabilidade da CONTRATADA, cumprir integralmente o que preconiza a Portaria nº 3214, de 08/06/78, do Ministério do Trabalho e suas Normas Regulamentares referentes à segurança e medicina do trabalho.

(24)

a) Efetuar o pagamento devido à CONTRATADA no prazo estabelecido no Contrato. b) Exercer a fiscalização dos serviços através de pessoal indicado pela FUNDIBIO.

CLÁUSULA NONA - DAS RESPONSABILIDADES

9 - A CONTRATADA reconhece por este instrumento ser a única e exclusiva responsável por danos e prejuízos que eventualmente em qualquer caso, causar à FUNDIBIO, à coisa, à propriedade ou pessoa de terceiros, decorrentes deste contrato, correndo às suas expensas, sem responsabilidade e ônus para a FUNDIBIO, os ressarcimentos ou indenizações por tais danos e prejuízos.

§ 1º - A CONTRATADA não se responsabilizará pelos riscos e prejuízos advindos dos casos fortuitos e de força maior.

§ 2º - Todo e qualquer serviço mencionado em quaisquer dos documentos, que integram o presente contrato, será executado sob as responsabilidades diretas da CONTRATADA, que se obriga a refazer os mesmos que não estiverem de acordo com as especificações e com outros detalhes executivos por ventura fornecidos pela FUNDIBIO.

§ 3º - É de responsabilidade da CONTRATADA o pagamento das multas e sanções aplicadas pela infringência de qualquer dispositivo legal.

CLÁUSULA DÉCIMA - DOS ENCARGOS

10 -Responde a CONTRATADA por todos os encargos trabalhistas, fiscais e comerciais resultantes do presente contrato, não se admitindo, em qualquer hipótese, a transferência da responsabilidade para a FUNDIBIO, nem a onerarão do objeto do contrato ou qualquer restrição à regularização e uso do objeto do contrato.

§ 1º - Obriga-se a CONTRATADA, sempre que solicitada pela FUNDIBIO, apresentar a prova de recolhimento e quitação dos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA FISCALIZAÇÃO

11 -A FUNDIBIO procederá à fiscalização dos serviços, bem como se reserva o direito de acompanhá-los, ficando esclarecido que essa fiscalização em hipótese alguma eximirá a CONTRATADA pelo fiel cumprimento do objeto deste contrato, e demais responsabilidades legais.

§ 1º -As comunicações entre a CONTRATADA e a FUNDIBIO, ou vice-versa, serão feitas sempre por escrito.

§ 2º - A CONTRATADA permitirá o acesso da Fiscalização Técnica aos locais onde se realizarem os serviços, atendendo aos pedidos de esclarecimentos e comparecerá, por meio de pessoas credenciadas, às reuniões convocadas pela FUNDIBIO, para discussão e tomada de decisão sobre matérias pertinentes ao presente contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DO RECEBIMENTO

12 – O recebimento do objeto obedecerá ao que estabelece o item 13 do edital.

12.1 - Os serviços ora contratados serão considerados entregues, definitivamente, somente após sua conclusão total, desde que aprovados pela CONTRATANTE.

§ 1º - O recebimento dos serviços não exclui a responsabilidade civil da CONTRATADA pela exatidão dos mesmos, nem a ética profissional pela execução do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DAS PENALIDADES E DA RESCISÃO

13 - Em caso de recusa injustificada em assinar o Contrato, ou aceitar ou retirar os instrumentos formais a ele correspondente, inexecução do objeto da licitação, erro de execução, execução imperfeita, mora na execução, inadimplemento contratual e não

Referências

Documentos relacionados

9.2.3 — A avaliação curricular visa analisar a qualificação dos candidatos, ponderando os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar. A valoração da

A Fundação Sintaf convida todos que possuam conhecimento em Biologia, Química, Física, Português, Matemática, História, Geografia, Redação e Inglês, a participarem,

Caso a proposta não indique o prazo de validade, fica estabelecido que será considerado o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da abertura do envelope. 8.1.7 Serão considerados,

Arquivo Digital de Imagens que permite captura em Raw Data possibilitando análise dos estudos após a liberação do paciente, inclusive com funções de pré-processamento como

O denominado HOSPITAL MÃE DE DEUS torna público que estarão abertas às inscrições para o Processo Seletivo Público destinado à seleção de vagas para a

A Proposta de Preço deverá ter validade mínima de 60 (sessenta) dias, contados da data estabelecida no preâmbulo deste Convite para a abertura da sessão. Caso o prazo estabelecido

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água