• Nenhum resultado encontrado

Ciências Biológicas. Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciências Biológicas. Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Ciências Biológicas

Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso

(2)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FACIMED

APRESENTAÇÃO

A FACIMED tem como missão a atividade educacional formativa, desenvolvendo e preparando profissionais, cidadãos livres e conscientes, que busquem projetos de vida, participativos, responsáveis, críticos e criativos, construindo e aplicando o conhecimento para o aprimoramento contínuo da sociedade em que vivem e de futuras gerações.

Como instituição de ensino superior, caracteriza-se pela oferta de programas de ensino, pesquisa e extensão orientados para a formação integral do homem, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico e social da região em que se localiza e do país.

O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, segue esses parâmetros e define as características do profissional que o curso oferece ao mercado de trabalho; articulando as questões do ensino com o compromisso profissional e transformações sociais, na medida em que possibilita a formação de profissionais éticos que se antecipam aos problemas da realidade e que atendam às demandas do progresso científico, tecnológico e sócio econômico.

Componente obrigatório para a formação do profissional Biólogo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é previsto no Projeto Pedagógico do curso e regido pelo Regulamento Institucional do TCC, pelo presente e deve ainda seguir as normas do Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Artigo e Monografia).

(3)

Segundo o Manual do TCC: “O Trabalho de Conclusão de Curso, consiste

em um documento que representa o resultado de estudo sistematizado, devendo expressar conhecimento fundamentado acerca do tema/problema formulado. É um trabalho de iniciação à pesquisa, sendo desenvolvido por acadêmicos, necessariamente sob a orientação de um docente do curso. Caracteriza-se pela abordagem, originalidade, profundidade, onde são exigidos métodos específicos de pesquisa e investigação próprios à área de especialização. Deve ser escrito no idioma do país em que é defendido.”

Obedecendo a uma metodologia, o TCC deverá abordar um tema teórico ou teórico-prático relacionado ao Curso de Ciências Biológicas.

Capítulo I

Disposições preliminares

Art.1º Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, doravante designado TCC, dos acadêmicos do curso Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, requisito obrigatório para a colação de grau.

Art.2º O TCC constitui uma atividade curricular obrigatória do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, de responsabilidade do acadêmico da FACIMED, que deve ser realizado sob a orientação de um professor do curso.

Art.3º O TCC é de natureza individual, onde cada acadêmico deverá desenvolver um projeto próprio, único e original.

(4)

Art.4º O TCC deverá seguir uma das linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas que são:

a) Ecologia; b) Botânica; c) Zoologia;

d) Geologia e Paleontologia;

e) Política, planejamento e Gestão de Meio Ambiente; f) Educação em Ciências;

g) Ciências da Saúde.

Art.5º O Coordenador de Curso poderá designar um dos professores pertencentes ao colegiado do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas para coordenar as atividades atinentes a todos os trâmites do TCC, ora designado Coordenador de TCC.

Capítulo II Dos objetivos

Art.6º O TCC tem por objetivo, além dos explicitados no artigo 6º do Regulamento Institucional do TCC, apresentar em forma de artigo uma pesquisa dentro das normas técnicas e científicas elaboradas pela FACIMED (constante no Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC) e, regulamentadas pelas normas da ABNT.

Capítulo III Pré-requisitos

(5)

Art.7º Conforme regulamentado pelo Regulamento Institucional do TCC, em seu artigo 7º, somente apresentará o TCC, o acadêmico que não tiver dependências em quaisquer disciplinas em semestres anteriores ao da realização da banca. Parágrafo único: O aluno poderá apresentar o TCC caso esteja cumprindo durante o mesmo semestre todas as disciplinas restantes para a conclusão da matriz curricular, desde que não haja choque de horários.

Capítulo IV Das Etapas e Fases

Art.8º A elaboração do TCC deverá ser realizada em duas etapas: 1) Elaboração do Projeto de TCC e 2) O próprio TCC.

Parágrafo Único: As etapas de elaboração do TCC estão previstas na matriz curricular do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, nas disciplinas Elaboração de Trabalhos Monográficos (6º período) e TCC (8º período), respectivamente.

Art.9º Cada Etapa será realizada em três Fases, correspondentes aos três módulos avaliativos do semestre, N1, N2 e N3.

§ 1º: O acadêmico que não cumprir qualquer uma das Fases, receberá nota zero no respectivo módulo avaliativo.

§ 2º: Não haverá provas substitutivas ou exames especiais para a recuperação de nota.

(6)

§ 3º: Caso o acadêmico fique impossibilitado de cumprir uma das etapas, devidamente justificado e amparado pela legislação em vigor, poderá ser estabelecida uma nova data para o seu cumprimento a critério do Cooordenador. Art.10 A Etapa correpondente à disciplina de Elaboração de Trabalhos Monográficos deverá ser realizada em três fases, que devem ser explicitadas no plano de ensino da disciplina conforme abaixo:

I. Orientação sobre normas e regimentos; definição do tema e orientador; entrega da documentação referente à orientação e termos de compromisso. Orientação sobre autorização de órgãos responsáveis (IBAMA, CEP, etc), caso necessário. Elaboração do tema, problematização, pergunta problema, objetivos, justificativa, metodologia, cronograma e orçamento.

II. Entrega do Projeto Final do TCC (Banca não presencial); III. Defesa Pública do Projeto do TCC (Banca Presencial)

Art.11 A Etapa correpondente à disciplina de TCC deverá ser realizada em três fases, que devem ser explicitadas no plano de ensino da disciplina conforme abaixo:

I. Entrega do TCC contendo: Introdução, Metodologia, Material e Métodos e Resultados Preliminares.

II. Entrega do TCC Final (Banca não presencial); III. Defesa Pública do TCC (Banca Presencial)

Capítulo V Das atribuições Art.12 Compete ao Coordenador do Curso:

(7)

a) fornecer as orientações gerais do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos professores orientadores e acadêmicos durante os semestres vinculados às etapas de sua elaboração;

b) tomar, no âmbito de sua competência, todas as medidas necessárias ao efetivo cumprimento dos regulamentos;

c) preservar as linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico do Curso e estimular o compromisso dos acadêmicos e professores no desenvolvimento dos TCC’s relacionados a tais linhas;

d) acompanhar o trabalho de orientação dos professores orientadores, através de fichas individuais de orientação preenchidas a cada encontro, que devem ser entregues em datas definidas no início de cada semestre e anexadas à pasta do acadêmico.

e) convocar, de acordo com a necessidade, reuniões com os professores orientadores e acadêmicos matriculados em TCC;

f) manter os registros e arquivos atualizados dos projetos finais de TCC, bem como qualquer outro documento, que serão expurgados após a recepção do TCC definitivo;

g) organizar, juntamente com os professores de TCC e Metodologia da Pesquisa Científica, as bancas avaliadoras e os registros referentes aos procedimentos; h) homologar o resultado da avaliação do TCC pela banca examinadora e decidir sobre os recursos interpostos caso ocorram;

i) providenciar o encaminhamento à biblioteca da versão final do TCC;

Art.13 São atribuições do Professor da disciplina Elaboração de Trabalhos Monográficos:

(8)

a) preparar o plano de ensino da disciplina contendo todas as datas de entrega de cada fase da elaboração do Projeto de TCC;

b) fornecer as orientações gerais para a elaboração do Projeto do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos acadêmicos;

c) encaminhar à Coordenação do Curso toda a documentação referente ao Projeto de TCC de cada acadêmico;

d) auxiliar o acadêmico na escolha do orientador, segundo a linha de pesquisa de cada professor;

e) definir junto com o Coordenador, a Banca Avaliadora do Projeto de TCC; f) presidir as Bancas Avaliadoras da Defesa Pública do Projeto de TCC; g) atribuir as notas referentes a cada Fase.

Art.14 São atribuições do Professor da disciplina TCC:

a) preparar o plano de ensino da disciplina contendo todas as datas de entrega de cada fase da elaboração do TCC;

b) fornecer as orientações gerais para a elaboração do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos acadêmicos;

c) encaminhar à Coordenação do Curso toda a documentação referente ao TCC de cada acadêmico;

d) acompanhar o processo de orientação do acadêmico através das fichas individuais de orientação;

(9)

f) presidir as Bancas Avaliadoras da Defesa Pública do TCC; g) atribuir as notas referentes a cada Fase.

Art.15 São atribuições do Professor-orientador:

a) orientar concomitantemente até o máximo de 5 (cinco) acadêmicos em cada uma das Etapas do TCC.

b) orientar o acadêmico na elaboração do TCC, acompanhando-o desde a elaboração do projeto até à efetivação do trabalho de conclusão de curso.

c) preencher a ficha de orientação individual a cada encontro de orientação;

§ 1º A troca de orientador só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante aquiescência expressa do professor substituído e do Coordenador de Curso.

§ 2º Deverá o professor-orientador concomitantemente ao orientando zelar pela originalidade dos trabalhos desenvolvidos sob sua égide;

§ 3º Uma vez detectado e comprovado o plágio o professor orientador poderá decidir por uma das seguintes opções: a) solicitar ao acadêmico nova versão impedindo-o da exposição do trabalho. b) caber a reprovação do orientando. § 4º O professor orientador deve comunicar o desligamento do orientando à Coordenação de TCC, se este não comparecer ao mínimo de encontros estabelecidos.

(10)

Art.16 Ao acadêmico orientando compete:

a) elaborar um projeto de pesquisa contendo as indicações constantes no Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso;

b) fornecer toda a documentação necessária em relação a orientação e termos de compromisso, segundo as datas estipuladas pelos professores das disciplinas; c) entregar à Coordenação do Curso as fichas individuais de orientação preenchidas, nas datas estipuladas pelo professor das disciplinas de Elaboração de TCC e TCC.

d) participar de todas as reuniões oferecidas pelo grupo de pesquisa, mantendo contato direto com o orientador e demais membros do grupo;

e) cumprir as datas de entrega do Projeto Final e do TCC;

f) apresentar ao orientador e à banca material autêntico, sob pena de reprovação se constatado plágio;

g) comparecer em dia, local e hora determinados pela Coordenação de Curso para apresentação Defesa Pública do Projeto e da Versão Final do seu TCC; h) entregar à Coordenação do Curso, em datas estipuladas, três cópias impressas do Projeto de TCC e do TCC, para serem avaliados pelos membros da Banca, a versão final em 1 (uma) cópia impressa em capa dura azul e letras douradas é 1 (uma) digital em CD, para depósito na biblioteca e uma cópia impressa encadernada para a Coordenação.

(11)

Parágrafo Único: O orientando, a partir do momento do início de seu TCC, deverá ter no mínimo 08 (oito) encontros para orientações por Etapa, antes da apresentação em banca. Caso isto não seja cumprido, o professor orientador pode agir como determina o parágrafo 4º, alínea i, do artigo 9º, Cap. IV, do Regulamento Institucional do TCC.

Capítulo VI

Da aprovação e reprovação

Art.17 A aprovação ou reprovação do acadêmico está ligada às notas atribuídas nas três fases avaliativas (N1, N2, N3).

a) N1: A nota (0 a 10) será atribuída pelo professor da respectiva disciplina. Será atribuída nota zero caso o acadêmico não entregue a documentação necessária.

b) N2: A nota (0 a 10) será atribuída pela Banca Avaliadora não presencial, sendo calculada pela média aritmética das notas de cada membro da banca. c) N3: A nota (0 a 10) será atribuída pela Banca Avaliadora presencial, sendo

calculada pela média aritmética das notas de cada membro da banca.

§ 1º Será atribuída nota zero à respectiva Fase (N1, N2 ou N3) caso seja comprovado plagio parcial ou total.

§ 2º Será considerado plágio o uso indevido de transcrições literais de obras ou referências bibliográficas que, de forma direta ou indireta, deixem de ser referenciadas.

Art.18 Para aprovação o acadêmico deve obter nota igual ou superior a 7 (sete), após o cálculo: [(N1 x 1) + (N2 x 2) + (N3 x 3)] / 6;

(12)

Art.19 Os resultados finais, assinados por todos os membros da Banca Avaliadora Presencial, deverão estar registrados em atas próprias, anexadas ao TCC, bem como arquivadas na Coordenação de Curso;

Parágrafo único: Cabe à Banca Avaliadora presencial preencher as atas de aprovação constando os quesitos relativos à avaliação do TCC,

Art.20 A Banca Avaliadora Presencial se reserva o direito de exigir alterações no TCC, quando julgar necessário;

Parágrafo Único: Neste caso, a nota será atribuída no momento da entrega do TCC alterado, no prazo de até 10 dias (úteis) a partir da data da defesa;

Art.21 Entregues as novas cópias do TCC, já com as alterações realizadas, ratifica-se a nota, inexistindo nova apresentação oral;

Art.22 O acadêmico que entregar qualquer uma das fases do TCC comprovadamente plagiada será advertido pelo orientador.

Art.23 Compete aos colegiados dos cursos analisarem os recursos impetrados em relação à Defesa Pública do Projeto de TCC ou do TCC.;

Art.24 A aprovação ou reprovação é definitiva, não havendo possibilidade de recuperação da nota final atribuída ao TCC.

Parágrafo Único: Caso reprovado, o acadêmico deverá reiniciar o processo de acordo com os trâmites deste regulamento;

Art.25 Se reprovado, fica a critério do acadêmico continuar ou não com o mesmo tema e com o mesmo orientador, caso este julgue conveniente;

(13)

§ 1º Em caso de mudança de tema, o acadêmico deve elaborar um novo projeto, que deve ser avaliado por uma Banca Presencial instituída extraordinariamente pelo Coordenador do Curso,

§ 2º O novo projeto deve ser aprovado pela Banca Presencial no prazo máximo de 20 dias antes da entrega do TCC (N2).

Capítulo VII

Das Bancas Avaliadoras

Art.26 A Banca Avaliadora não presencial será composta pelo professor da disciplina e por dois outros professores, sendo um obrigatoriamente do Curso de Ciências Biológicas, facultando-se a possibilidade do 2º. professor ser de outro órgão da FACIMED, desde que tenha afinidade com o tema desenvolvido e sem ônus para a Instituição.

Parágrafo Único. A escolha das bancas avaliadoras fica sob a responsabilidade do Coordenador de Curso, que deve indicar a sua constituição de acordo com a área de afinidade aos temas.

Art.27 A Banca Avaliadora presencial será composta pelos mesmos membros da Banca não presencial.

Parágrafo Único. O presidente da banca será eleito entre os seus membros Art.28 A Banca Avaliadora presencial somente poderá executar os seus trabalhos com três membros presentes, podendo admitir o professor orientador como convidado.

(14)

§ 1º. O não comparecimento de algum dos três membros indicados inicialmente para banca avaliadora deverá ser comunicado, por escrito, ao Coordenador do Curso, e nova data para apresentação deverá ser marcada, sem prejuízo do cumprimento da determinação deste parágrafo.

§ 2º. O orientador tem sua permanência em banca permitida, mas é lhe vedada sua participação na nota, bem como influência em relação aos outros membros componentes em suas avaliações.

Capítulo VIII

Da apresentação do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso Art.29 As sessões de apresentação são públicas.

Art.30 Na apresentação, o acadêmico tem o mínimo de 20 (vinte) e o máximo de 30 (trinta) minutos para exposição do seu trabalho. Cada componente da banca contará com 10 (dez) minutos para fazer a sua argüição caso julgue relevante, e o acadêmico disporá de 5 (cinco) minutos para responder a cada um dos examinadores.

Art.31 A atribuição das notas dar-se-á após o encerramento das argüições e às suas respostas, considerando-se os quesitos padronizados (em anexo).

Capítulo IX

(15)

Art.32 A versão escrita a ser encaminhada para banca do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Curso para os trâmites necessários à sua avaliação.

§ 1º Em 3 (três) cópias encadernadas em espiral transparente;

§ 2º Com estrutura e layout determinado e pelas normas padronizadas do Manual de Normas da Instituição, bem como atendendo às determinações essenciais da ABNT;

§ 3º Nas datas fixadas no plano de ensino da disciplina;

Art.33 Após a aprovação pela Banca Avaliadora Presencial, o acadêmico terá 10 (dez) dias úteis contados a partir do dia posterior, para entrega da versão definitiva;

§ 1º A versão definitiva deverá ser encadernada em capa dura na cor azul, em letras douradas e lombada com título e autor, seguindo normas de editoração e formatação da ABNT e aquelas emanadas do Manual de TCC;

§ 2º A entrega da versão definitiva do TCC é requisito para a colação de grau e deve ser efetuada para ratificação da nota.

Capítulo X

Das disposições gerais e transitórias

Art.34 Na ausência de Coordenador de Curso, as atividades a ele relacionadas serão assumidas pela Diretoria Acadêmica.

(16)

Art.35 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Coordenador de Curso em primeira instância, pelo Colegiado do Curso em segunda instância e pela Diretoria Acadêmica em última instância.

Art.36 Os projetos que envolverem procedimentos metodológicos que estejam relacionados a experimentos com seres humanos devem ser submetidos à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da FACIMED e sua execução somente dar-se-á a partir da sua aprovação e do parecer do Comitê de Ética e Pesquisa da FACIMED.

Art.37 Os projetos que envolverem procedimentos metodológicos que necessitem de autorização do IBAMA, somente poderão ser realizados após o consentimento da licença pelo SISBio.

Art.38 Este regulamento entra em vigor após aprovação pelo Colegiado do Curso de Ciências Biológicas e pelo CEPEX, revogando-se todas as disposições anteriores.

(17)
(18)

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA NÂO PRESENCIAL

QUESITOS Atribuir Nota de 0 a 1 Notas Membro 1 Notas Membro 2 Notas Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea,

operativa, humana)

2. Formulação do Problema e/ou questões

norteadoras/hipóteses (conceituações e

definições, indicadores e categorias)

3. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes)

3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido)

3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas)

3.3 Viabilidade (Cronograma e orçamento)

3.3.1 Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam)

3.4 Resultados esperados (capacidade de previsão)

3.5 Referências bibliográficas (relação com o trabalho, apresentação normatizada)

4. Normas técnicas Total

Obs.: Erros ortográficos: -0,5 ponto cada erro Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero

(19)

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA PRESENCIAL

QUESITOS Notas Membro 1 Notas Membro 2 Notas Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea,

operativa, humana) e viabilidade (Cronograma e orçamento)

2. Formulação do Problema e/ou questões

norteadoras/hipóteses (conceituações e

definições, indicadores e categorias)

3.1 Estrutura do Trabalho: Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido) 3.2 Estrutura do Trabalho: Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas)

3.3 Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam)

3.4 Resultados esperados (capacidade de previsão)

4.1 Apresentação Oral: Uso equilibrado do tempo 4.2 Apresentação Oral:Recursos

4.3 Apresentação Oral:Coerência nas

argumentações

4.4 Apresentação Oral:Domínio da norma culta (concordância verbal)

Obs.: Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero

(20)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA NÂO PRESENCIAL

QUESITOS Atribuir Nota de 0 a 1 Notas Membro 1 Notas Membro 2 Notas Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea,

operativa, humana)

2. Formulação do Problema e/ou questões

norteadoras/hipóteses (conceituações e

definições, indicadores e categorias)

3. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes)

3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido)

3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas)

3.3 Desenvolvimento (análise e discussão de dados)

3.3.1 Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam)

3.4 Conclusão (considerações finais coerentes e apresentadas de maneira sintética)

3.5 Referências bibliográficas (relação com o trabalho, apresentação normatizada)

4. Normas técnicas Total

Obs.: Erros ortográficos: -0,5 ponto cada erro Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero

(21)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA PRESENCIAL

QUESITOS Notas Membro 1 Notas Membro 2 Notas Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea,

operativa, humana) e Formulação do Problema

e/ou questões norteadoras/hipóteses

(conceituações e definições, indicadores e categorias)

2. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes)

3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido)

3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas)

3.3 Desenvolvimento (análise e discussão de dados)

3.4 Conclusão (considerações finais coerentes e apresentadas de maneira sintética)

4.1 Apresentação Oral: Uso equilibrado do tempo 4.2 Apresentação Oral: Recursos

4.3 Apresentação Oral: Coerência nas

argumentações

4.4 Apresentação Oral: Domínio da norma culta (concordância verbal)

Obs.: Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero

Referências

Documentos relacionados

Setenta e cinco maristas, leigos e Irmãos, estão vivendo os últimos dias do encontro de 10 dias em L’Hermitage para discutir sobre os caminhos de inovação do processo de

Apoio para desenvolvimento e apresentação de três trabalhos no XVIII SNPTEE – Seminário Nacional De Produção e Transmissão de Energia Elétrica Curitiba, outubro de 2005, nos

Nota: O nível do marcador no introdutor corresponde ao fundo do filtro quando este está contraído dentro da bainha de introdução antes da implantação.. Esta operação

a) Provas de simples execução: As equipes que cumprirem a prova dentro do prazo obterão a pontuação máxima da prova. Provas incompletas não serão aceitas pela

19h00 – 6.º Torneio Rainha Santa Isabel – Cidade de Coimbra – Bridge | Estádio Cidade de Coimbra (Federação Portuguesa de Bridge e CMC). 27 junho

Com o pacote WPQR/WPS para as series PRO-PULS speed e PRO-ARC os fabricantes de estruturas metálicas tem acesso, a custos reduzidos, a um sistema que cumpre as especificações

Desta forma, aponta-se para o fato de que a forma como estas comunidades utilizam os recursos naturais de seus territórios é altamente compatível com os objetivos das

Vale lembrar que é importante apresentar os métodos diversificados para que a aula não fique ancorada numa zona de conforto, assim como os alunos, os professores também