• Nenhum resultado encontrado

47ª OLIMPÍADAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO 17 a 23 de SETEMBRO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "47ª OLIMPÍADAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO 17 a 23 de SETEMBRO 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA

47ª

OLIMPÍADAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

17 a 23 de SETEMBRO– 2016

REGULAMENTO GERAL

FINALIDADE

Congraçamento da comunidade do Colégio de Aplicação, bem como o incentivo a à prática das diversas formas de expressão corporal.

OBJETIVO

Congregar todos os segmentos do Colégio de Aplicação em torno de uma atividade comum, oportunizando a integração e o relacionamento social do Corpo Docente, Discente, Técnico Administrativo e de Pais através das mais variadas atividades esportivas.

I - DA COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA (CCO)

Art. 1º - Será designada pela Direção Geral do Colégio de Aplicação.

Art. 2º - Será constituída pelos professores de Educação Física, Artes e assessorada pela Direção de Ensino, Coordenadoria de Eventos, Coordenadorias de Ensino, Grêmio Livre e Associação de Pais e Professores.

Art. 3º - Terá por finalidade a organização e a execução das Olimpíadas.

Art. 4º - Terá sob sua responsabilidade as seguintes Sub-Comissões: Divulgação/secretaria, Abertura/encerramento, Premiação, Técnica, Anos Iniciais, Inscrição, Arbitragem, Atletismo, Atividades paralelas e Assessoramento.

II - DO CERIMONIAL DE ABERTURA E ENCERRAMENTO

REGUMENTO DO DESFILE DAS TURMAS

Art. 5º - Todos os alunos deverão participar do desfile de sua turma, que acontecerá na solenidade de abertura do evento, sábado, 17 de setembro de 2016, às 9h, no Ginásio do Centro de Desportos da UFSC.

§ 1º – Cada turma fará sua entrada com sua música e respectiva coreografia, com duração máxima de (um) minuto. Haverá a penalidade de 1 ponto para a turma na qual ultrapassar o tempo estipulado.

§ 2º – As turmas poderão se unir para realizar a coreografia na abertura das Olimpíadas. A pontuação final e penalidades (se houver) serão as mesmas para as duas turmas.

§ 3º - As turmas escolherão ou elaborarão suas músicas, e devem entregá-las até as 15h30 de 15/09/2016 (quinta-feira), em pen drive, formato .mp3 ou .wma, ao professor Luciano Py, responsável pela sonorização do evento.

§ 4º - Não serão aceitas músicas com palavreado de baixo calão ou teor ofensivo a quaisquer etnias, gêneros, minorias ou grupos marginalizados.

§ 5º - A elaboração da coreografia é de responsabilidade da turma e de sua(eu) madrinha/ padrinho. § 6º - A turma que apresentar coreografia receberá 3 pontos pela apresentação.

§ 7º - As equipes que apresentarem algum adereço ou figurino feito com material reciclável reaproveitado receberão bônus de 1 ponto.

§ 8º - Haverá um júri, composto de professores do CA/UFSC, responsável por avaliar as coreografias nos quesitos: a) organização da turma: aproveitamento do espaço; b) criatividade; c) sincronia; d) ritmo: adequação dos movimentos à música escolhida; e) produção visual: utilização de material reciclado como figuro ou adereço; e f) carisma.

(2)

~ 2 ~

§ 9º - As turmas que receberem melhor avaliação, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, receberão um bônus de 3 pontos para o primeiro lugar, 2 pontos para o segundo lugar e 1 ponto para o terceiro lugar.

Art. 6º - Caberá ao responsável pela turma (padrinho e/ou madrinha) a orientação e organização da turma no local de concentração no desfile e nos cerimoniais.

§ 1º - A coreografia com maior pontuação será reapresentada na solenidade de encerramento, no dia 23 de setembro, às 16h30.

III - DAS CATEGORIAS

Art. 7º - Tendo em vista o grau de escolaridade, os alunos são divididos em 10 categorias, objetivando uma melhor participação nas Olimpíadas.

ENSINO FUNDAMENTAL

Anos Iniciais - 1ª Categoria: 1º ano, 2ª Categoria: 2º ano, 3ª Categoria: 3º ano, 4ª Categoria: 4º ano, 5ª Categoria: 5º ano. Anos Finais - 6ª Categoria: 6º anos, 7ª Categoria: 7º anos, 8ª Categoria: 8º e 9ª Categoria 9º anos.

ENSINO MÉDIO

10ª Categoria: 1os anos, 2os anos, 3os anos

IV - DAS INSCRIÇÕES

Art. 8º - Todas as turmas estão automaticamente inscritas nas suas respectivas categorias e seus alunos nas respectivas modalidades coletivas.

Art. 9º - Para o xadrez cada turma poderá inscrever até 2(dois) alunos (masculino ou feminino) e para o Just Dance, cada turma poderá inscrever até 4(quatro) alunos (masculino e feminino). Será computado 3 pontos para quem ficar em primeiro lugar, 2 pontos para o segundo lugar e 1 ponto para o terceiro lugar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

§ A inscrição será realizada no local e a 30 minutos antes do início da atividade

- Na Corrida Rústica poderão participar professores, ex-professores, servidores, ex-servidores, pais e ex-alunos. § único - A participação destes segmentos na corrida rústica poderá contar pontos (0,10) para as turmas, desde que, no momento da inscrição, seja indicada qual turma estará representando.

OBS: cada turma poderá contribuir com Cestas básicas como pontuação para inscrição, pelo menos uma por turma, valendo uma pontuação extra para a turma que entregá-la no ato da inscrição, ou durante as olimpíadas, na sala da Corina (Assistente Social do CA).

V - DO UNIFORME

Art. 11º - Durante o decorrer dos jogos, todas as equipes inscritas deverão estar vestidas adequadamente para a prática da modalidade (tênis, agasalho ou calça leg, camiseta) e unhas curtas para segurança nos jogos.

Art. 12º - Ficará a critério de cada equipe a escolha do seu uniforme (camiseta), podendo ser o de Educação Física. Quando necessário, será utilizado o colete para diferenciar as equipes, e o uso dos mesmos será feito através de sorteio.

Art. 13º - Quanto à numeração, recomendamos que deva ser de 01 a 15 para o masculino e feminino, com as seguintes medidas: 20 cm x 10 cm, afixados na parte de trás da camisa.

(3)

~ 3 ~

VI - DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 14º - Os jogos das diversas modalidades esportivas serão regidos pelas respectivas Regras Oficiais, por este Regulamento, e as adaptações combinadas e divulgadas durante as aulas de Educação Física.

Art. 15º - Os jogos serão realizados de acordo com as programações previamente elaboradas, com indicação dos respectivos locais, datas e horários.

Art. 16º - O Voleibol (6ª 7ª 8ª e 9ª categorias) será disputado em melhor de 30 pontos vencedores, sendo que a virada de set será aos 15 pontos, continuando a marcação de pontos até a equipe atingir 30 pontos, com diferença de 2 pontos. Art. 17º - O Voleibol (10ª categoria) será decidido em melhor de 3 (três) sets de 15 pontos, com a diferença de 2 pontos em cada set.

Art. 18º - Os jogos das 6ª e 7ª categorias (Basquetebol, Futsal, Handebol), terão duração de 3 (três) tempos de 8 minutos com 1 minuto de intervalo, sendo cada tempo composto por grupos diferentes de alunos da mesma turma. No 3º tempo, se for necessário para completar o grupo, poderá repetir o(s) aluno(s) que participou de algum tempo anterior. É proibida a participação do mesmo aluno(a) nos três tempos da partida. Antes do jogo, a escalação dos alunos nos respectivos tempos, deverá estar pronta e ser entregue ao mesário auxiliar.

Os jogos das 8ª 9ª e 10ª categorias (Basquetebol, Futsal, Handebol) terão duração de 2 (dois) tempos de 12 minutos com 1 minuto de intervalo.

Art. 19º - Em caso de empate no Basquetebol, Futsal e Handebol, será procedida cobrança de 3 (três) lances livres(BB), pênaltis(FS) ou sete metros(HB), alternados e com cobradores diferentes. Permanecendo o empate, serão cobrados lances livres, pênaltis ou sete metros alternados até ocorrer o desempate.

§ Os jogos de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª categorias e dos 3° anos do Ensino Médio terão uma chave comum (todos contra todos).

§ Os jogos de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol dos 1º e 2º anos do Ensino Médio terão a disputa de chaves com eliminatória simples.

§ Os jogos de xadrez serão disputados, via eliminatória simples, entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si.

§ O Just Dance será disputado, via maior pontuação realizada de forma individual e da soma dos pontos feitas pelo grupo (até 4 pessoas), entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si1.

Art. 20º - Ocorrendo empate por pontos ganhos entre duas ou mais equipes em cada modalidade, será considerada campeã a equipe que tiver melhores resultados nos seguintes critérios:

1º- a equipe vencedora do jogo no confronto direto; 2º- maior número de vitórias;

3º- maior número de participantes

4º- saldo de gols (HB e FS) sets (VB) ou pontos (BB);

5º- maior número de gols pró (HB e FS), pontos pró (VB e BB); 6º- menor número de gols contra (HB e FS) pontos contra (VB e BB); 7º- sorteio.

Art. 21º - Classificação Geral: Será considerada Campeã Geral da Categoria a turma que obtiver a maior soma de pontos (masculino e feminino), conquistado nos jogos coletivos, rústica, xadrez, Just Dance e no desfile de abertura. CADA ALUNO QUE PARTICIPA DE UM JOGO OU PROVA INDIVIDUAL OBTÉM PONTUAÇÃO PARA A SUA EQUIPE/TURMA.

Modalidades coletivas

6ª, 7ª e 8ª e 9ª categorias 6os, 7os, 8os e 9os anos e 10ª categoria (Ensino Médio)

a) Independente da forma de disputa será atribuído 1 ponto para as equipes perdedoras e 3 pontos para as equipes vencedoras em cada jogo. Nenhum jogo deverá terminar empatado. Apenas os perdedores da 1ª rodada de cada modalidade na forma de disputa de eliminatória simples dos 1º e 2º anos do ensino médio receberão 2 pontos.

(4)

~ 4 ~

VII - TABELA DE PONTUAÇÃO

RÚSTICA

1º Lugar

-

1,5 ponto

2º Lugar

-

0,9 ponto

3º Lugar

-

0,8 ponto

4º Lugar

-

0,7 ponto

5º Lugar

-

0,6 ponto

6º Lugar

7° Lugar

8° Lugar

-

-

-

0,5 ponto

0,4 ponto

0,3 ponto

*OBS- todo aluno que efetivamente participar de um tempo ou set de jogo de cada modalidade esportiva ou que concluir uma prova individual, tais como, no xadrez, no Just Dance e na Corrida Rústica, receberá bonificação de 0,25 pontos.

b) O campeão da modalidade será a equipe que somar o maior número de pontos nos jogos dentro da modalidade.

Art. 22º - Ocorrendo empate por pontos ganhos, entre duas ou mais equipes da mesma categoria, será considerada campeã geral da categoria a equipe que obtiver o maior número de primeiros lugares nos jogos coletivos. Persistindo o empate será considerado o confronto direto, número de vitórias, saldo de gols, sets e pontos, gols, sets e pontos pró, gols, sets e pontos contra e sorteio.

VIII- DA PREMIAÇÃO

Art. 23º - Corrida Rústica: serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas.

Art. 24º - Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol - Serão premiados os classificados conforme descrição abaixo: 1 ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª categorias - 25 medalhas por turma. Todos(as) alunos(as) serão premiados por participação. 6ª, 7ª, 8ª e 9ª e 10ª categorias - 30 medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados nos esportivos coletivos.

§ Xadrez: Serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si.

§ Just Dance: Serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas somando-se a pontuação individual e em grupo. entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si.

Art. 25º - Serão premiadas com troféus as turmas dos Anos finais e Ensino Médio classificados em 1º lugar no cômputo geral do somatório de pontos (masculino e feminino) obtidos nos Jogos Coletivos participados.

Parágrafo único - Será premiado com troféu de Vencedor Geral a turma que obtiver maior pontuação entre os Anos Finais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio.

IX- DO CÓDIGO DISCIPLINAR

Art. 26º - Todos os participantes das Olimpíadas deverão respeitar os princípios disciplinares previstos pelo Manual do Aluno e o Regulamento em vigor.

Art. 27º- Os protestos deverão ser efetuados dentro do prazo de até 1 (uma) hora contada a partir do término do jogo ou prova onde ocorreu a irregularidade, e encaminhada a CCO que, por sua vez, encaminhará ao Conselho de Julgamento.

Parágrafo Único - Só será aceito o protesto se redigido com letras legíveis, constando claramente as ocorrências, sendo entregue na CCO, assinado pelo representante da turma e/ou responsável.

§ Nas ocorrências de WO. A equipe será desclassificada da modalidade em que ocorreu o WO. Poderão jogar no mínimo 5(cinco) alunos(as) no handebol, no mínimo 4(quatro) alunos(as) no voleibol, futsal e basquetebol. Os casos omissos serão julgados pela CCO, regra para aqueles casos e ocorrências devidamente documentados e justificados.

(5)

~ 5 ~

X - DO CONSELHO DE JULGAMENTO

Art. 28º - O Conselho de Julgamento será constituído de 4 (quatro) membros permanentes, a saber: Presidente da Comissão Central Organizadora, Coordenador da Comissão Técnica, Coordenador da modalidade e um representante dos alunos do Ensino Médio ou de 6° a 9° anos.

Art. 29º - Das decisões do Conselho de Julgamento não caberá recurso em qualquer instância.

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 30º - O Colégio de Aplicação não se responsabilizará por acidentes ocorridos com alunos ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois de qualquer competição.

Art. 31º - Compete à Comissão Central Organizadora decidir em única e definitiva instância sobre os casos omissos neste regulamento.

ANEXO 1 QUADRO DO SISTEMA DE DISPUTA

(ESPORTES COLETIVOS) JOGOS CATEGORIA ► 10ª ANOS ► SEXO ► M F M F M F M F M F M F M F BASQUETEBOLZINHO 1 1 1 1 VOLEIBOLZINHO 1 1 1 1 HANDEBOLZINHO 1 1 1 1 FUTSALZINHO 1 1 1 1 HANDEBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 VOLEIBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 BASQUETEBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 FUTSAL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 Legenda 1. RODÍZIO (triangular)

2. ELIMINATÓRIA SIMPLES (ES) - com disputa de 3° e 4° lugar entre os perdedores da 1ª rodada.

Florianópolis, 8 de setembro de 2016

Referências

Documentos relacionados

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Até 60 dias antes da partida 10% do valor total, retidos pela Fundação INATEL (o restante é devolvido) De 59 a 20 dias antes da partida 40% do valor total, retidos pela

Remeter as Contas Consolidadas do Município relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2016, à Assembleia Municipal da Covilhã, nos termos e para efeitos

Aprovar a minuta de Protocolo de Apoio a celebrar entre o Município da Covilhã e o Grupo Recreativo Vitória de Santo António, tendo por objeto o apoio no âmbito das atividades

Doutorando em Filosofia da Educação, na FLUP/UP sob orientação da Doutora Paula Cristina Pereira com o tema “Conflito social e reconhecimento intersubjetivo: a constituição

Já no que respeita aos sites de grupos no sector da Televisão, a opinião parece ser a mesma que havia sido registada para a Rádio, ou seja, a grande maioria dos