• Nenhum resultado encontrado

ASSUNTO : PLANOS DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS A/C : DIRETORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSUNTO : PLANOS DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS A/C : DIRETORIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

ASSUNTO : PLANOS DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

A/C : DIRETORIA

DATA : Extrema, 11 de Novembro de 2014.

Prezados Diretores,

Estamos formalizando o convite para a sua organização participar dos benefícios de três Planos de Ação idealizados a partir das reuniões mensais das empresas associadas ao CLUBE DE RH.

Hoje somos mais de 100 empresas associadas e parabenizamos por este sucesso o Profissional de RH da sua empresa, pois é graças a ele que estamos hoje levando essas importantes soluções que irão aumentar a rentabilidade da sua organização.

Num cenário de retração da economia, é vital para garantir resultados positivos ter ações eficazes visando garantir custos menores, cada vez mais competitivos.

Neste sentido apresentamos em anexo três Planos de Ação para Redução de Custos:

1) Adequação a RN 12 2) Central de Compras

3) Redução do Absenteísmo e Sinistralidade

Inovamos também no modelo de negócios e estamos apresentando uma proposta de adesão modular sendo algumas sem custos para as empresas associadas. Desejamos que cada vez mais o RH da sua empresa seja um RH Estratégico para seus negócios!

Atenciosamente,

Maurício Tornero

(2)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

PLANO DE AÇÃO PARA ADEQUAÇÃO A RN 12- SEGURANÇA NO

TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

1) CENÁRIO ATUAL:

A RN 12 é aplicável em todas as atividades econômicas e prevê requisitos mínimos de segurança em máquinas e equipamentos para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Trata-se de uma Norma Regulamentadora complexa e de grande impacto nas empresas, com potencial de gerar grandes investimentos para a sua adequação.

O seu prazo de implantação já se encontra expirado, portanto as empresas que ainda não fizeram as adequações estão sujeitas a multas e até mesmo a paralisação de máquinas e equipamentos. Outro agravante é que na eventual ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos, a empresa poderá ser alvo de ações judiciais em função da não adequação das normas gerando maiores passivos trabalhistas.

As principais dificuldades encontradas pelas empresas para se adequarem a RN 12 são a necessidade de estudos e projetos especializados para se dimensionar as adequações necessárias e os elevados investimentos financeiros para a implantação.

Consta na RN 12 a obrigatoriedade por parte do comprador de realizar os treinamentos adequados aos seus funcionários na operação das máquinas e equipamentos além de ter a disposição os respectivos manuais. Este item também apresenta dificuldades no seu cumprimento em função de que diversos fabricantes não fornecem o manual adequado a RN 12 nem o material que auxilie o treinamento dos trabalhadores.

Em função destas dificuldades muitas empresas não realizam um planejamento para o cumprimento da RN 12 e estão de fato sujeitas a multas, paralisações de equipamentos e passivos trabalhistas.

2) CENÁRIO PROPOSTO :

Como resultado da Mesa Redonda que foi realizada em 05/11/2014 no Cine Teatro da Prefeitura Municipal de Extrema, com a presença de representantes do SINMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva, SESI, SENAI empresas e fornecedores associados do CLUBE DE RH foi definido um Plano de Ação para que as empresas interessadas possam se organizar em grupo visando obter um cronograma de adequação às normas com custos diferenciados.

(3)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

O Plano de Ação prevê para as empresas interessadas a elaboração de um Planejamento de adequação a RN 12 , que irá posteriormente gerar um Cronograma Individual de cada empresa conforme as suas necessidades específicas de adequação e ao seu planejamento financeiro de investimentos.

Este Planejamento e Cronograma serão realizados em condições especiais pelo SENAI e SESI, que poderão também se compor com empresas de consultoria especializadas para atender as empresas interessadas com custos diferenciados.

Uma vez que um grupo de empresas tenham manifestado o seu interesse em participar deste Plano de Ação , será protocolado junto a Regional de Pouso Alegre do Ministério do Trabalho o Plano de Ação sendo que o objetivo é que desta forma a empresa minimize os riscos de receber multas e outras penalidades em função de estar seguindo um planejamento para se adequar a RN 12.

Cabe ao CLUBE DE RH divulgar o presente Plano de Ação entre as empresas associadas e do seu relacionamento e encaminhar para o SINMEC que independente de serem empresas filiadas ou de seu ramo de atuação , irá envolver formalmente o SENAI e o SESI para o preparo do Planejamento. O CLUBE DE RH também estará entrando em contato com os fabricantes de máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas, visando obter os Manuais atualizados e verificar o interesse destas empresas em confeccionar um Treinamento em EAD – Ensino a Distância para que o trabalhador possa ser capacitado na operação das máquinas e equipamentos dos respectivos fabricantes.

3) PRÓXIMO PASSOS :

 As empresas interessadas deverão enviar para o Clube de Rh um e-mail informado o seu interesse em participar do Plano de Ação contendo os seus dados cadastrais básicos  Deverão enviar também uma Planilha Excel contendo o seu Inventário de Máquinas e Equipamentos constando Nome da Máquina/Equipamento, Modelo e Ano , Nome do Fabricante e contato ( Telefone , site, ou e-mail ou endereço ) e informar se possui o Manual de Operação.

4) TERMO DE ADESÃO :

 Para participar deste Plano de Ação a empresa interessada não precisa ser associada do Clube de RH e a participação é gratuita.

 Os estudos e projetos que estão previstos neste Plano de Ação serão negociados diretamente com o SENAI, SESI e empresas especializadas.

(4)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

CENTRAL DE COMPRAS

1) CENÁRIO ATUAL:

O momento atual da economia exige decisões ágeis e para aumentar receitas, sabemos que o caminho é árduo e de muito trabalho. Quando falamos em resultados, maior rentabilidade, sabemos que um dos desafios está em ter custos competitivos.

Dentro desse item, ter uma estratégia de compras assertiva e voltada para o negócio poderá ser o diferencial competitivo de sua empresa, não somente para se obter maior lucro ou rentabilidade, mas também para se ter um custo menor do seu produto ou serviço, no qual poderá resultar em preços mais competitivos de mercado, o que poderá trazer maior participação de mercado e perenidade de seus negócios.

Compras Coletivas são utilizadas a vários anos em diversos setores da economia com excelentes resultados gerando maior poder de compra e negociação.

2) CENÁRIO PROPOSTO:

Realizar compras coletivas, unificando intenções de compras de várias empresas associadas, usar tecnologias adequadas, promover a transparência no relacionamento comercial com fornecedores credenciados e homologados pela sua empresa, gerando excelentes resultados no curto prazo. As modalidades de compras coletivas podem ser de a) Material de Consumo e Limpeza, b) Infraestrutura e Manutenção e c) Insumos de Produção.

Em conjunto com as empresas associadas que participaram das reuniões de planejamento foi decidido o início das compras coletivas de EPI – Equipamentos de Proteção Individual.

Algumas Definições :

1) Compras Coletivas por Grupos de Empresas com interesses comuns em EPI 2) Fornecedores Credenciados e Homologados pelas empresas participantes 3) Datas de Compras Coletivas disponíveis nos dias 07 e 21 de cada mês; 4) Períodos de Entregas Definidos entre Compradores e Vendedores

5) Tecnologia de Leilão Reverso aonde todos acompanham os menores lances online 6) Pagamento Individualizado e Pré Acordado diretamente entre Comprador e Vendedor Acreditamos que o poder de compra de mais de 100 empresas é fator de vantagem competitiva gerando maior lucratividade em função dos menores custos.

(5)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

3 PRÓXIMOS PASSOS :

O momento exige agilidade e decisões rápidas portanto apresentamos as seguintes etapas :  Manifestação de Interesse:

o As empresas interessadas em participarem das Compras Coletivas de EPI devem enviar um e-mail para mauricio.tornero@clubederh.com.br informando :

a) Responsável na sua empresa para este Plano de Ação, b) Relação de CA´s dos EPI Homologados que a sua empresa adquire regulamente, c) Fornecedores de EPI Homologados pela sua empresa com contato, fone e e-mail,

 Configuração do Sistema de Leilão Reverso :

o O CLUBE DE RH irá gerar as suas senhas de acesso ao sistema e cadastrar os Ca´s dos EPI que sua empresa tem homologados.

 Comunicação com Fornecedores:

o O CLUBE DE RH irá convidar os seus fornecedores para participarem das Compras Coletivas .

o Será apresentado um relatório para as empresas com a relação completa dos fornecedores homologados pelas empresas associadas. Sua empresa poderá a seu livre critério homologar novos fornecedores.

 Início das Compras Coletivas :

o Previsto para 21 de Janeiro de 2015.

o Até esta data estaremos realizando as atividades acima e informando as empresas participantes do andamento das etapas de implantação.

3) TERMO DE ADESÃO :

 As empresas interessadas em participarem deste Plano de Ação poderão participar gratuitamente de três compras coletivas sem qualquer investimento com o objetivo de conhecer e comprovar a eficácia da metodologia de trabalho.

 Para realizar as atividades necessárias na operacionalização da Central de Compras o CLUBE DE RH já está realizando diversos investimentos além de expressivos custos fixos atuais e futuros com equipe, central de atendimento e tecnologia. Portanto para que a Central de Compras seja autossustentável o CLUBE DE RH precisa de ser remunerado por esta prestação de serviços.

 Após este período de avaliação as empresas interessadas poderão a seu livre critério formalizar nosso TERMO DE ADESÃO .

 Estamos a disposição desde já para enviar o TERMO DE ADESÃO para as empresas interessadas.

(6)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

GESTÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR COM REDUÇÃO DO

ABSENTEÍSMO E SINISTRALIDADE

1) CENÁRIO ATUAL :

Fato é que as empresas para atenderem as estratégias de proteção à saúde do trabalhador institucionalizadas pelo Regime Trabalhista , implantam de acordo com seu porte e grau de risco, diversas estratégias com maior ou menor grau de complexibilidade, a exemplo dos programas PPRA, PCMSO, CIPA e Ambulatórios contando com a assessoria de Médico do Trabalho.

Todas estas estratégias tem como objetivo a Prevenção e a Promoção da Saúde do Trabalhador , além de identificar precocemente o nexo de causalidade entre os eventuais problemas de saúde e a atividade laboral.

Ocorre que todo este processo extremamente trabalhoso e oneroso está sériamente comprometido em função de que a maioria dos Atestados Médicos não contêm informações suficientes além de que em nossa região existe uma banalização do uso do Atestado Médico. Existem muitos casos de trabalhadores que vão ao médico somente para adquirir um Atestado Médico para justificar a sua ausência no trabalho por motivos diversos que não são relacionados a sua saúde.

O entendimento equivocado por parte do trabalhador e de diversos profissionais de que basta apresentar um Atestado Médico para justificar a falta e ter o abono da mesma sustenta esse cenário. Hoje devido a grande facilidade na obtenção de Atestados Médicos dentre outros motivos , o índice de Absenteísmo em nossa região disparou de 2% que é o índice aceitável de ausências por motivos de saúde para cerca de 8% comprometendo os resultados econômicos das empresas de toda a região.

O absenteísmo além de comprometer a produção ainda tem potencial de prejudicar o desempenho de toda uma equipe.

Com relação ao índice de sinistralidade, para sermos breves, apenas lembramos que o benefício do Plano de Saúde é o segundo maior item depois da folha de pagamento e tem potencial de reajuste anual bem acima da inflação.

2) CENÁRIO PROPOSTO :

Implantar nas empresas associadas a Política de Atestados Médicos Padronizada, que utiliza a modalidade de Atestado Médico para fins de perícia médica em conjunto com uma solução tecnológica de Gestão On Line de Atestados Médicos.

(7)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

Conseguimos com sucesso, depois de 11 meses de trabalho, receber um Parecer formal do CRM- MG – Conselho Regional de Medicina para implantarmos o Atestado Médico para fins de Perícia Médica que irá reduzir drasticamente o absenteísmo relacionado a apresentação de atestados médicos.

Todo o embasamento legal para a implantação desta estratégia está a disposição da sua empresa através dos seguintes documentos :

a) Cópia do Pedido de Parecer ao CRM – Conselho Regional de Medicina - MG Protocolado como Consulta Nro 5163/2013

b) Cópia do Parecer do CRM – Conselho Regional de Medicina - MG, através do Ofício Nro 5235/2014 aprovado na Sessão Plenária do dia 25 de Abril de 2014.

c) Cópia do Protocolo na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Pouso Alegre em 04 de Setembro de 2014

Nosso Plano de Ação é uma abordagem inovadora e inédita, fruto do esforço de profissionais multidisciplinares compostos de advogados, médicos e profissionais de recursos humanos.

Além da utilização desta nova metodologia de trabalho o Departamento de RH e/ou o Médico do Trabalho da sua empresa deverão digitar os Atestados Médicos no Sistema de Gestão On Line de Atestados Médicos aonde será verificado:

 Se o CRM do Médico é válido e se está ativo na localidade de emissão do atestado médico, se existem ocorrências de falsificações e fraudes relacionadas ao CRM , se o CID é válido e quais os perfis de abono , relatórios estatísticos das ocorrências nas demais empresas associadas do CLUBE DE RH dentre diversas outras críticas realizadas pelo sistema.

Para a Redução da Sinistralidade além da implantação do Comitê de Saúde , com o objetivo de analisar os relatórios de sinistralidade e definição de ações corretivas, estaremos junto com a Operadora de Plano de Saúde e o Médico do Trabalho que atende a sua empresa, definindo metas de redução da sinistralidade que preveem uma nova fonte de receitas para este profissional.

3) PRÓXIMOS PASSOS :

Resumidamente a implantação deste Plano de Ação prevê :

1) Comunicação Externa

a. A equipe do CLUBE DE RH agenda reuniões ,apresenta e protocola o Plano de Ação junto a : a) Regional do CRM – Conselho Regional de Medicina, b) Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, c) Prefeitura Municipal, d) Hospitais Públicos Privados, e) Departamentos de Saúde Municipal e f) Sindicato aonde sua empresa está vinculado.

(8)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

b. Portanto para implantar em sua empresa precisamos de informações sobre quais destas organizações precisaremos de agendar reuniões.

2) Treinamento para as Empresas:

a. O Treinamento para a sua empresa prevê : a) Apresentação detalhada da Política de Atestados Médicos Padronizada, b) Revisão do fluxo dos atestados médicos na sua empresa, c) Instruções sobre a utilização do Sistema de Gestão de Atestados Médicos.

b. O Treinamento para a empresa de Medicina do Trabalho prevê além dos itens acima, a apresentação da metodologia de trabalho para a Redução do Índice de Sinistralidade

3) Comunicação Interna

a. Será realizada pela sua Equipe junto aos funcionários da sua empresa para o início da utilização da Política de Atestados Médicos Padronizada .

Para darmos o início da Implantação deste Plano de Ação , solicitamos que o Departamento de RH da sua empresa nos envie por e-mail as informações abaixo.

a) Nome do contato e telefone na(s) Operadora(s) de Plano de Saúde que a sua empresa mantém contrato,b) Sindicato que está vinculada, com contato e telefone, c ) Nome, contato e fone dos principais locais de saúde que emitem atestados médicos para os funcionários da sua empresa.

4) TERMO DE ADESÃO :

 As empresas interessadas em participarem deste Plano de Ação poderão iniciar a implantação gratuitamente com o objetivo de conhecer e comprovar a eficácia da metodologia de trabalho.

 Hoje o CLUBE DE RH tem uma capacidade limitada de implantações deste Plano de Ação que é bastante trabalhoso e exige visitas na sua empresa e outras entidades conforme item1 acima . Verifique a nossa disponibilidade de implantação.

 Para realizar as atividades necessárias na operacionalização deste Plano de Ação o CLUBE DE RH já está realizando diversos investimentos além de expressivos custos fixos atuais e futuros com equipe, central de atendimento e tecnologia. Portanto para que este Plano de Ação seja autossustentável o CLUBE DE RH precisa de ser remunerado por esta prestação de serviços.

 Após este período de avaliação as empresas interessadas poderão a seu livre critério formalizar nosso TERMO DE ADESÃO . Estamos a disposição desde já para enviar o TERMO DE ADESÃO para as empresas interessadas.

(9)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

ASPECTOS TECNOLÓGICOS

Para atender as necessidades de hardware e software para os dois Planos de Ação descritos acima, usaremos a infraestrutura de tecnologia de uma de nossas empresas associadas , a CENTRAL ONLINE que atua a mais de 15 anos na transmissão de eletrônica de informações criptografadas para os setores de seguros e saúde.

(10)

SEDE : Rua das Acácias , 510 - Vila Rica - Extrema – Minas Gerais

SITE: WWW.CLUBEDERH.COM.BR E-MAIL CONTATO@CLUBEDERH.COM.BR PABX : (35) 3435-2258

RELAÇÃO DE EMPRESAS ASSOCIADAS

Data : 14/10/2014

ABBOTT LABORATÓRIOS GB CUSTOMIZAÇÃO NQAC NESTLÉ BRASIL LTDA

ACUMENT BRASIL SISTEMAS DE FIXAÇÃO GLASSEC VIRACON OSG SULAMERICANA

AFFINIA AUTOMOTIVA GOODRICH MONROE PANASONIC

ALTHAIA S.A. INDÚSTRIA FARMACÊUTICA GRAN SAPORE BR BRASIL S.A PANDURATA ALIMENTOS - BAUDUCCO AMVIAN INDUSTRIA E COMERCIO DE PECAS

AUTOMOTIVAS

GRUNENTHAL DO BRASIL FARMACEUTICA

LTDA PETRONASLUBRIFICANTES BRASIL S.A

ASTELLAS FARMA INDUSTRIA FARMACEUTICA GRUPO CRM - KOMPENHAGEM PREFEITURA MUNICIPAL DE ATIBAIA ATIBAIA RESIDENCE HOTEL - LAZER, EVENTOS

E CONVENÇÕES GRUPO ITASUL PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA

AUBICON GRUPO SANTA CRUZ TRANSPORTES PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE

BIOGEN IDEC BRASIL PRODUTOS.

FARMACÊUTICOS LTDA HELIBRÁS - HELICÓPTEROS DO BRASIL S/A

PROMEDON DO BRASIL PRODS MED HOSPIT LTDA

BOSCH HMSL - HOSPITAL MATERNIDADE SÃO LUCAS REXROTH AUTOMAÇÃO LTDA

BRAZILIAN BUSINESS PARK HMTR - HOSPITAL MARIA THEREZA RENNÓ SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA BRUKER DO BRASIL COMERCIO E

REPRESENTACAO DE PRODUTOS CIENTIFICOS

LTDA HOTEL VILLAGE ELDORADO ATIBAIA SHIRE FARMACEUTICA BRASIL LTDA

CACAU SHOW HUMANITARIAN CALÇADOS

SMART MODULAR TECHNOLOGIES IND DE COMPONENTES

CALOI

HUMANITARIAN - SNICKER COMÉRCIO DE

CALÇADOS LTDA SMP

CANNÃ LAVANDERIA INTERCOS - S.P.A SOFT FILM

CASAPPA DO BRASIL LTDA INVICTA SPLACK EMBALAGENS

CENTAURO - SBF COMÉRCIO DE PRODUTOS

ESPORTIVOS LTDA KESTRA CONSUMÍVEIS DE SOLDAGEM STARMINAS

CLEAN BOX HIGIENIZAÇÃO CAIXAS LTDA

KOAMBRA - C.Y.L. COMERCIO, IMPORTACAO E

EXPORTACAO DE ELETRONICOS LTDA TÉGULA - SOLUÇÕES PARA TELHADOS

CNS KRW METALÚRGICA TEVA FARMACÊUTICA LTDA

CONSTANTA INDUSTRIAL LTDA LABORATORIOS FERRING LTDA TOCANTINS

COOPER STANDARD AUTOMOTIVE BRASIL

SEALING LTDA LEGGET E PLATT TRANSPLAST EMBALAGENS PLÁSTICAS

DALKA - AQUALIMP LITENS AUTOMOTIVE DO BRASIL TRUE COLOR PIGMENTOS E CORANTES LTDA

DELLO LSI LOGISTICA TWB DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

DHL LOGISTÍCA MAPRI REPRESENTAÇÕES LTDA UNICOBA

DONALDSON DO BRASIL EQUIPAMENTOS

INDUSTRIAIS LTDA MAX GEAR VERZINO INDUSTRIAL LTDA

DORR-OLIVER EIMCO VENEZUELA S.R.L MET PRÓ METALURGICA S/A VISKASE BRASIL EMBALAGENS LTDA FAGOR EDERLAN BRASILEIRA AUTO PEÇAS

MULTILASER TECNOLOGIA E

TRANSFORMAÇÃO WIENER LAB GROUP

FESTCOLOR

MUNDIPHARMA BRASIL PRODUTOS MÉDICOS E FARMACEUTICOS LTDA

WINCOR NIXDORFSOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GAROPABA - MINEORO INDÚSTRIA

ELETRÔNICA LTDA NORMA GROUP BRASIL XCMG BRASIL - MÁQUINAS

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as