• Nenhum resultado encontrado

TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TRANSFUSÃO DE SANGUE É PECADO?

 

SERÁ DE FATO ERRADO UM SERVO DE DEUS RECEBER OU DOAR  SANGUE?  

 

Este estudo tem como objetivo nos colocar em análise se caso tal 

doutrina de não apenas comer ou beber; mas também receber ou doar  sangue é realmente uma doutrina bíblica ou apenas uma doutrina da  instituição Testemunhas de Jeová. 

 

✪ ​"Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de  qualquer animal eu me voltarei contra esse que comeu sangue, e o  eliminarei do meio do seu povo. Pois a vida da carne está no sangue, e  eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o  sangue que faz propiciação pela vida. Por isso digo aos israelitas:  nenhum de vocês poderá comer sangue, nem também o estrangeiro  residente." - Levítico 17:10-12 

   

​ANÁLISE FAVORÁVEL A TRANSFUSÃO DE SANGUE ❖  

Nesta análise iremos expor a compreensão que busca nos mostrar de  que tais recursos medicinais supracitados são permitidos á luz da  palavra de Deus.  

 

Os membros da denominação religiosa “Testemunhas de Jeová”  entendem e pregam que é pecado alguém receber transfusão de  sangue ou também doar o seu sangue para alguém que o necessite.  Uma das passagens bíblicas em que eles se baseiam nesta 

compreensão foi a citada no topo desta página (Levítico 17:10-12).    

(2)

Primeiramente devemos compreender de que a palavra de Deus nos  proíbe ingerir o sangue e não o injetar - inclusive nem esse recurso  medicinal existia na época; então obviamente a bíblia não estava se  tratando disso. 

 

Segundo ponto, se lermos o capítulo inteiro, observaremos em especial,  nos versículos 13,14 e 15 que o contexto se refere à forma alimentar  sobre os animais ou seja, sobre come-los juntamente com seu sangue.   

O sangue dos animais possuem um significado ritualístico 

extremamente importante para e expiação dos pecados onde tal era  derramado em lugar do sangue do pecador. 

 

Há também outra passagem que é usada como base doutrinária que  está no livro de Atos 15:29 que diz: 

  

➣ ​"Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de  animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em  evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem." 

  

A palavra de Deus também nos apresenta um princípio que pode  apoiar a doação de sangue para quem o necessita á beira da morte:   

➣ ​"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por  nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos." - 1 João 3:16 

    

Entende-se nesta análise de que a proibição seja o consumo do  sangue de animais e em nada há proibindo sobre o uso de sangue  humano para recursos medicinais. E que não devemos medir esforços 

(3)

       

​ANÁLISE CONTRA A TRANSFUSÃO DE SANGUE ❖  

Nesta análise iremos expor a compreensão que busca nos mostrar de  que tais recursos medicinais supracitados são tão proibidos quanto o  se alimentar de sangue, á luz da palavra de Deus. 

 

A base bíblica dos que se opõe ao uso do sangue não somente para  consumo mas tanto quanto para recursos medicinais não está 

baseada somente em Levítico 17:10-12; mas também em outro trecho  bíblico: 

 

➣ ​"Mas não comam carne com sangue,​ ​que é vida." - Gênesis 9:4    

Uma vez que o sangue animal não pode ser colocado em nosso corpo  por representar a vida do animal; o sangue humano também não o  pode, por representar a vida humana. Pois conforme a palavra de  Deus, o sangue é vida, que carrega a vida. Ou será que com os seres  humanos não? 

E também será que o sangue deixaria de representar a vida se  entrasse em nosso corpo se não fosse pela boca? 

 

Outro ponto que é usado pelos que são a favor da transfusão de  sangue é que a proibição é de cunho ritualística pois o sangue era  usado pela expiação dos pecados no tabernáculo. Mas vamos analisar  mais um texto abaixo:  

(4)

​"Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros  que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, 

derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;" - Levítico 17:13    

 

Bem sabemos que o sangue aceito para sacrifícios eram um touro,  cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que dependem da riqueza do 

adorador. E esta passagem bíblica se refere á todo o tipo de animal  (menos os imundos para consumo). 

 

Há também o questionamento de que Deus se refere que não se pode  inserir em nosso corpo o sangue de animais, mas a bíblia nada fala de  sangue humano. Então se compreende de que inserirmos em nosso  corpo o sangue humano, não seja proibido. 

 

Vamos raciocinar. Se o sangue animal é tão sagrado por conter a sua  vida, também não seria tão ou mais sagrado o sangue e a vida dos  humanos?  

 

Pois se o sangue de animais é sagrado demais para ser consumido,  conclui-se que o de humanos seja mais ainda.   

   

​O texto bíblico abaixo responde essa questão:    

➣ ​"Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será  derramado;​ ​porque à imagem de Deus foi o homem criado." - Gênesis  9:6 

    

(5)

Então chegamos a conclusão de que, mesmo que seja permitido matar  animais para comer, seu sangue deve ser separado por ser sagrado; o  que diria do sangue humano, no qual nem derramado pode ser?   Mesmo que cheguemos a questionar de que tal proibição seja de se  matar um homem; então poderíamos apenas retirar seu sangue para  bebermos sem o matar? Será que Deus permite isso?  

   

Mas a bíblia não nos proíbe só de ingerir? Pois ela não fala nada sobre  injetar, e tal procedimento nem existia na época. 

 

Sim, explicitamente a palavra de Deus nos proíbe de ingerir o sangue e  nada fala sobre injetar. 

Obviamente que a única forma de se inserir o sangue para dentro do  próprio corpo na época, de forma que caísse em nossa corrente  sanguínea era por meio da ingestão. Por isso não há menção sobre  outras vias. 

 

É usada pelos que defendem a proibição da transfusão uma aplicação  chamada Aplicação Extensiva da Lei.  

   

VAMOS FALAR SOBRE A "APLICAÇÃO EXTENSIVA DA LEI"   

A ​aplicação extensiva de uma lei é quando ​a lei não diz tudo o que  quer dizer explicitamente e​ cabe àquele que a interpreta em fazer a  aplicação extensiva como ​sequencia lógica

 

Em termos simples, a Aplicação Extensiva da Lei é quando uma lei não  foi explícita de uma forma que abrangesse todos os ângulos possíveis.  

(6)

Então faz-se uma aplicação extensiva como sequência lógica das  variantes de uma mesma situação. Vamos à um exemplo: 

 

Digamos que um país tenha em sua constituição a proibição da  bigamia (contrair um segundo casamento sem ter dado fim ao 

anterior). Neste caso, se conclui que se a bigamia é crime, a poligamia  (contrair vários casamentos ativos), também seja um crime. 

 

Então usado esta mesma aplicação, obtêm-se a visão de que se é  abominável ingerir o sangue, também é abominável transfundi-lo. Pois  o que viola tal mandamento não é apenas veicula-lo ao seu organismo  pela boca.  

 

A palavra de Deus nos adverte sobre nos embriagarmos com álcool.  Como na época a única forma de inserir o álcool no organismo era por  via oral, tal advertência era dada sobre bebê-lo. 

 

Mas então será que poderíamos injeta-lo em nossa corrente 

sanguínea e nos embriagarmos sem estar violando as escrituras?    

 

Vamos realizar mais uma reflexão dentro das escrituras: 

  

➣ ​"Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de  animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em  evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem." - Atos dos Apóstolos 15:29     

 

Acima, a palavra é clara ao mandar-nos abster do sangue. Vamos  supor que um homem alcoólatra vai ao médico e lhe é ordenado 

(7)

abster-se do álcool. Aí ele chega em casa e não bebe, mas o injeta na  veia. Ele está na verdade se abstendo do álcool? 

 

Mas a bíblia nem menciona sobre transfusão de sangue. Isso nem  existia naquela época. Por isso não é pecado. 

 

Muitas coisas a bíblia não menciona por não existir na época. Mas não  por isso que nós não devamos excluir como moralmente errado 

usando a Aplicação Extensiva de algumas leis . Vejamos alguns  exemplos:  

     

* Pornografias na internet  * Uso de drogas sintéticas  * Uso de tabaco ou maconha  * Celebração de carnaval 

* Tirar selfies mostrando decotes 

* Usar roupas mostrando o corpo na rua  * Etc… 

 

Então as escrituras não precisam mencionar todos os pontos  individualmente para nos orientar o que é errado fazer. 

    

​Mas e sobre 1 João 3:16? Que diz: 

 

​"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por  nós, e devemos​ ​dar a nossa vida​ ​por nossos irmãos."  

 

Devemos dar a nossa vida pelos irmãos ou para os irmãos? Então se  alguém quiser beber seu sangue você poderia dá-lo? 

(8)

 

Sim, Jesus deu Seu sangue por nós e não para nós. Dar o sangue por  alguém significa se sacrificar e dar para alguém já significa o dar  literalmente. 

 

Será que Cristo daria Seu sangue para alguém bebê-lo? Bem sabemos  que o vinho da Santa Ceia tem valor simbólico e não se transforma  literalmente em sangue.  

      

1 João 3:16 nos ensina a sacrificar nossa própria vida se necessário por  nossos irmãos assim como Cristo fez por nós. 

   

E para salvar uma vida, justificaria violar alguma lei de Deus?   

Quem já leu o livro de Daniel sabe que quando os três hebreus  estavam na Babilônia, o rei Nabucodonosor ordenou que todos se  prostrassem diante de um ídolo e o adorassem; e aqueles que não  cumprissem tal decreto, seria queimado vivo. 

 

Então Sadraque, Mesaque e Abede poderiam resguardar suas vidas  com o “simples” ato de se curvar diante o ídolo. Porém não o fizeram  pois a lei de Deus proíbe de nos curvarmos e adorarmos qualquer ídolo  (Êxodo 20:4-5; Atos 15:29).  

    

   

(9)

Mas qual foi a atitude dos hebreus?   

➣ ​Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem 

prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.  Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos  seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".  - Daniel 3:17,18  

   

Aqueles que rejeitam receber sangue em obediência aos 

mandamentos de Deus fazem por fé mesmo sabendo dos riscos que  correm. Mas creem que o livramento da morte poderá sim vir da  mesmo forma que veio para Sadraque, Mesaque e Abede. 

   

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de padronizar o critério de provisão para contingências cíveis entre as empresas do grupo Cetelem, a partir de Junho de 2012, o cálculo de

o transferência interna: poderá requerer transferência interna o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O primeiro carregamento analisado foi o de pressão interna, associada aos modos de falha por escoamento e vazamento, onde observou-se que os valores de

Ao sinal acústico de partida, o nadador nada o percurso de 100m passando 4 vezes debaixo dos obstáculos até chegar à parede de chegada. Os competidores devem subir à superfície após