• Nenhum resultado encontrado

AUTO-ESTIMA E A PROFISSÃO DE MODELO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTO-ESTIMA E A PROFISSÃO DE MODELO"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

AUTO-ESTIMA E A PROFISSÃO DE

MODELO

Texto: Caroline Lima dos Santos- Aluna do Módulo 3 Curso de Fotografia de Moda

Você sabia que a fotografia pode ser uma grande aliada para sua autoestima?

Além de registrar histórias, a fotografia revela muito sobre o ser humano e o jeito que ele se vê, em especial quando se trata das mulheres…

Autoestima tem tudo a ver com a ideia que fazemos de nós mesmos. Ser magra ou gorda, ter um dente tortinho, um nariz um pouco maiorzinho, lábios grossos, lábios finos ou qualquer detalhe que não gostamos, as vezes nos causa um incômodo tão grande que acabamos nos privando de algumas situações com medo de expor esses ” defeitos ” em uma fotografia. A fotografia tem sido importante aliada nesse processo de quebra de padrões.

(2)

Modelo plus size

Sentir-se bem é muito importante, porém tudo o que é demais pode ser prejudicial, busque um equilíbrio entre corpo e mente e deixe de lado o medo de se expor para a sociedade

O trabalho de um fotógrafo profissional é justamente esse, conseguir extrair da beleza de mulheres “comuns”, resultado surpreendentes. Hoje, já tem se tornado cada vez mais uma tendência, mulheres das mais diversas idades e estilos, procurarem um profissional para evidênciar algo que elas mesmas não conseguem enxergar. O resultado disso, tem sido avaliado como o equivalente a verdadeiras sessões de terapia para a autoestima. Mulheres que até então se achavam “feias”, passaram a estar “apaixonadas” por uma nova imagem de si própria, mudando inclusive formas de se vestir e de encarar o mundo.

(3)

O sucesso de uma modelo está diretamente ligado à auto-estima adequada! Ser modelo implica em trabalhar adequadamente ao erro sem se afetar, aprenda com o erro sem se julgar "menos"e transformá-lo em oportunidade para aprender. É desenvolver a capacidade de reagir à frustração da rejeição sentidas nos testes, por exemplo.

TORNANDO-SE MODELO PROFISIONAL

COMO INICIAR

Atualmente existem duas áreas de atuação para um (a) Manequim/Modelo. Não importa sua raça, origem, classe ou sua cor de olhos ou cabelos. Para definir quem pode ou não se tornar modelo fashion, as medidas são decisivas: - Altura: mais de 1,70m (meninas) mais de 1,80m (meninos); - Quadril: até 90 cm (meninas).

MODELO FASHION: É aquela pessoa que faz desfiles em passarelas. O ideal é que seja alta e magra. Não é necessário que seja tão bonita, e pode ter uma beleza diferente (meio exótica). Se você não tem essas medidas, mas quer se tornar modelo não se desespere você pode trabalhar como modelo comercial.

(4)
(5)

MODELO COMERCIAL: É aquela que faz fotos e comerciais. Não é necessário um corpo perfeito, isto é, mesmo as pessoas mais baixinhas ou um pouco gordinhas podem alcançar sucesso nesta área. Neste caso, tem-se de ser fotogênico e expressivo.

CUIDADO com pessoas que se identificam como caçador de talentos. Anotar o nome e telefone da agência que elas dizem trabalhar. Desconfie quando fizerem muitas promessas. Há muitos falsos "caçadores de talentos" que iludem as candidatas a modelos.

(6)

PROCURE EVITAR também as excursões que levam modelos para os grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Geralmente são organizadas por pessoas exploradoras. Procure entrar em contato diretamente com a agência. Contato com agências Enviar uma carta acompanhada de fotos a uma ou várias Agências, é o primeiro grande passo. Sobre a base de fotos enviadas, a Agência fará uma primeira seleção. Se você chamou a atenção de um "Booker", a Agência deverá enviar você para fazer um teste de fotogenia. Se este teste é positivo a Agência contará com você e o enviará à "castings". Mas o caminho para os desfiles e os "shootings" ainda será longo.

DICAS PARA MODELOS

1. Ser modelo é ser exceção, não regra geral. É uma profissão séria, com direitos. e deveres. E isto quer dizer responsabilidade!

2. CUIDE DE SUA IMAGEM! Divirta-se, mas não se exponha inutilmente! UM (A) modelo deve estar no lugar certo na hora certa, pelo tempo certo! Sua equipe a orientará!

3. Você é sua MARCA REGISTRADA! CUIDE DELA!

4. Sua equipe é competente e pode fazer muito COM você, mas não POR você Ela não poderá ir além de sua própria força de vontade!

5. Desenvolva a maior arma do ser humano: O DIÁLOGO! Aprenda a falar e ouvir. Reivindique, mas aceite a orientação de sua equipe!

6. SEJA PROFISSIONAL! Responsabilidade, pontualidade e educação não fazem mal a ninguém!

7. TENHA A HUMILDADE DE APRENDER A CADA DIA UMA COISA NOVA! Se

você é “TOP” redobre os cuidados! Você sabe como foi difícil subir! Agora... Cair é fácil, muito fácil!

8. Desenvolva uma “INSATISFAÇÃO POSITIVA”, de querer mais, de melhorar sempre!

9. Sua profissão é altamente competitiva! Competitividade vem de competência! Competência não é algo que “a gente tem e pronto”! NÃO! É algo a ser

desenvolvido e renovado TODOS OS DIAS!

10. CUIDE DA PARTE PSICOLÓGICA! Pesquisas mostram que modelos

(7)

mesma idade! Conheça o que se faz em Psicologia dentro da sua profissão

Em busca da perfeição

Pelos resultados das pesquisas de auto-satisfação, conclui-se que ninguém está satisfeito consigo mesmo. Nem os modelos. Veja o que eles mudariam para ficarem ainda mais lindos do que são. A gente acha que eles são perfeitos. Eles têm uma lista de coisas que gostariam de

(8)

mudar. Vida de modelo não é nada fácil. Preocupadíssimos com a beleza dia e noite, eles se avaliam full time e sofrem com uma pele aqui, um cabelo aqui, uma orelha acolá. Pois é, pelo que nossa pequena pesquisa sobre auto-satisfação concluiu, ninguém está satisfeito.

A tendência é clara: os meninos gostariam de ter mais músculos, as meninas, mais peito. Pra quem pensa que “mais” é mania de gente normal, e não de modelo, tai a prova de que malhar na academia e colocar silicone é coisa que passa pela cabeça de todo mortal. Já as meninas têm problemas que pelo jeito não se resolvem nem na academia, nem na praia. “Se eu pudesse escolher, seria mais alta, tiraria qualquer vestígio de celulite, e teria mais peito”, sonha Tuanne (Marylin). Daniela Friedrich (Ford) também sofre com o mal do sutiã 38: “Eu aumentaria os peitos, se pudesse. Também não gosto dos meus pés, muito cheio de calos, e das minhas orelhas”, reclama. Até os tops do momento, como Gisele Bundchen, tem suas reivindicações: “Odeio minha mão, que é muito pequena, e meu pé desengonçado também”. Bom, se ela se lamenta, imagine quanto penam os mortais.

A DIREÇÃO FOTOGRÁFICA DO MODELO SENTIMENTOS

Tristeza, raiva, atração, alegria, surpresa, desprezo, pretensão, histeria, desespero, escárnio, introspecção, ódio, dor, enjôo, satisfação, ternura, amor

CONCEITOS

Força, delicadeza, romantismo, sensualidade, divertimento, espontaneidade, dinamismo, movimentos, casualidade, elegância, agressividade, simpatia, conforto, devoção, frio, calor.

(9)

SITUAÇÕES

Estresse, tranqüilidade, bem-estar, briga, conflito, flerte, namoro.

Fotógrafos de moda mais renomados

A fotografia de moda é um segmento que exige do profissional muita personalidade e criatividade para poder se destacar. . A fotografia de moda permite saber o que está sendo mostrado nos desfiles e também o que acontece nos estúdios e ajuda a saber o que vestir. A

(10)

fotografia de moda não é uma novidade, os fotógrafos especializados começaram a aparecer por volta de 1856, com o objetivo de incentivar as pessoas a se interessarem pelo mundo da moda. Se você gosta desse tipo de imagem, veremos a seguir alguns dos fotógrafos de moda mais renomados:

Mario Testino - Peru

Mario Testino é o tipo de fotógrafo dono de um olhar único, extremamente criativo e conhecido por sua inerente simpatia. Nascido na capital peruana, Lima, é um fotógrafo de moda famoso internacionalmente por suas propagandas de anúncio e imagens de moda ousadas, que rompem barreiras e lançam tendência.

(11)

Kate Moss Foto: Mario Testino

(12)

Foto: Mario Testino

Foto: Mario Testino

(13)

Courtney Love foto Mario Testino | V Magazine, 2006

Rankin – Reino Unido

É amplamente conhecido como o nome britânico mais famoso na fotografia de moda. Ele é especialista em retratos de moda. Sua paixão pela fotografia o levou a abandonar o curso de contabilidade no início de sua vida. Ele iniciou, junto a Jefferson Hack, sua primeira revista “Dazed & Confused” logo após terminar a graduação. Ele mostra a personalidade de cada modelo em suas fotos, através de maquiagem, poses, adereços, ou apenas fazendo com que eles "atuem naturalmente". Rankin usa a luz para melhorar suas fotos, o que lhes dá mais estrutura e dimensão.

(14)

Foto: Rankin

Foto: Rankin

(15)

Foto: Rankin

(16)

Foto: Rankin

Foto:Rankin

(17)

Russell James – Austrália

Russell James é um fotógrafo de moda e beleza cuja paixão pela fotografia o transformou de trabalhador de uma fábrica de latas de lixo em fotógrafo profissional famoso. Ele é reconhecido por suas fotos de celebridades, clicando como fotógrafo principal da Victória Secret. Tem seu trabalho publicado em muitas revistas importantes como: Vogue, Marie Claire, American Photo, GQ, W and Sports Illustrated. Ele recebeu vários prêmios, entre eles: Hasselblad Masters Award 2009 e Western Australian of The Year-Art and Culture em 2013.

(18)

Foto: Russell James

(19)

Foto: Russell James

Foto: Russell James

(20)
(21)

Foto: Russell James

Annie Leibovitz – Estados Unidos

Annie Leibovitz é uma das fotógrafas mais profissionais e criativas que se poderia encontrar não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. Sua paixão pela beleza magnífica da natureza e tudo ao seu redor, incluindo a energia viva do lugar e a emoção da terra permite a ela capturar os retratos e fotografias de moda mais incríveis já vistos. Ela tem a capacidade de levar você, através da fotografia, para outros mundos imaginários. Ela recebeu vários prêmios como o International Center of Photography Lifetime Achievement Award, American Society of Magazine Editor’s first Creative Excellence Award, entre outros.

(22)

Foto: Annie Leibovitz

(23)

Foto: Annie Leibovitz

(24)

Foto: Annie Leibovitz

(25)

Kai Z Feng – China

Kai Z Feng é um fotógrafo chinês que está entre fotógrafos de moda mais famosos do mundo. Ele começou a trabalhar como designer gráfico com 18 anos, quando mudou-se para Londres. É especialista em retratos, moda comercial e fotografias editoriais, trabalhando com celebridades como Nicole Kidman, Jennifer Lopez e Katy Perry. Ele fotografa para as grandes revistas e marcas mundiais: Burberry, Hugo Boss, Bem Sherman, Aquascutum entre outras.

(26)
(27)

Foto: Kai Z Feng

(28)

Foto: Kai Z Feng

Foto: Kai Z Feng

(29)

Foto: Kai Z Feng

(30)

Foto: Kai Z Feng

(31)

Selena Gomez Foto: Kai Z Feng For Marie Claire June 2016

Foto: Kai Z Feng

(32)

Foto: Kai Z Feng

Steven Klein - EUA

Nascido em Nova Iorque, Steve Klein é conhecido por imagens provocativas, sexuais, sombrias e lúdicas. Já trabalhou diretamente para grandes grifes internacionais, como Calvin Klein, Alexander McQueen e Dolce & Gabbana. É o fotógrafo preferido de cantoras do mundo pop, como Madonna e Rihanna. Também já emplacou diversas capas em revistas do segmento, sendo a principal, a revista Vogue, considerada a bíblia da moda.

(33)
(34)

Foto: Steven Klein

(35)

Foto: Steven Klein

Foto: Steven Klein

(36)
(37)

Foto: Steven Klein

Patrick Demarchelier - França

Patrick Demarchelier nasceu na França e começou a fotografar aos 17 anos com uma Eastman Kodak, presente de seu padrasto. Com 30 anos de carreira, tem como marca registrada os belíssimos retratos em preto e branco. Sua lista de trabalhos é vasta e marcante na moda. Quando jovem trabalhou junto com Henri Cartier-Bresson. Demarchelier continua na ativa e

(38)

sendo uns dos maiores colaboradores assíduo da Vogue. Ele disse uma vez que “A beleza está em todo lugar, você só precisa abrir os seus olhos”. Tem como discordar?

Sara Grace Foto: Patrick Demarchelier for Vogue Italia March 2017 2

(39)

Foto: Patrick Demarchelier

Foto: Patrick Demarchelier

(40)

Foto: Patrick Demarchelier

(41)

Foto: Patrick Demarchelier

Bob Wolfenson - Brasil

Com uma rica trajetória de mais de 40 anos, Bob Wolfenson consagrou-se como um dos nomes mais importantes da fotografia brasileira. Viveu por um ano em Nova York, nos anos 1980, onde trabalhou como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. Ao retornar ao Brasil, deu início a uma prática fotográfica totalmente autoral que desde o começo já era impregnada de uma expressividade característica de sua personalidade inquieta. Suas composições provocativas se consolidaram tanto no campo da moda quanto na fotografia documental, essa última abrangendo tanto retratos de personalidades famosas quanto de desconhecidos, sempre sob um olhar cinematográfico. Memórias de infância e ambientes devastados e melancólicos também já foram temas de séries e publicações. Bob também foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda

(42)

Fernanda Torres em dois cliques de Bob Wolfenson, em 1993 (à esq.) e direita em 2013

(43)

Malu Mader e o filho João, em 1995. Foto: Bob Wolfenson

(44)

Foto: Bob Wolfenson

Foto: Bob Wolfenson

(45)

Catalogo C&A Foto: Bob Wolfenson

(46)

J. R. Duran-

Brasil

J.R. Duran também é muito requisitado entre as principais revistas do universo da moda. Suas principais colaborações são com a revista Vogue. Mais especificamente a edição brasileira da publicação, Duran é conhecido por saber contextualizar bem o local onde a foto é realizada. destacamos a fotografia sensual de Duran. Ele foi um dos precursores nesse ramo aqui no Brasil. Criticado no início da carreira, hoje, construiu um nome de sucesso com sinônimo de qualidade editorial. Dentre os burburinhos que agitam os bastidores dos ensaios mais sensuais, ele chegou a afirmar que já aconteceu de não ter vontade de fotografar uma modelo, pois o “sexy” vai muito além de apenas um corpo, é questão de atitude.

(47)

Foto: J. R. Duran

(48)

Foto: J. R. Duran

(49)

Foto: J. R. Duran

(50)

Foto: J. R. Duran

Klaus Mitteldorf- Brasil

Klaus Mitteldorf travou seu primeiro contato com uma câmera fotográfica aos 12 anos de idade Klaus formou-se em arquitetura em 1979, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo, mas não exerce a profissão. Na década de 1980, especializou-se em fotografia de moda e publicidade. Nessa área, colaborou com as revistas Vogue, Elle e Playboy na Europa e no Brasil, e trabalha para grandes agências de publicidade brasileiras e européias, como DPZ, Almap BBDO, Lew Lara, J. W. Thompson, Lowe Worldwide e Mc Cann Ericsson, entre outras. Klaus é camaleônico e visceral, assim como suas fotos: sejam fluorescentes ou em preto e branco, instalações ou vídeos, eróticas ou surrealistas, elas o consagraram como um dos fotógrafos mais ousados e criativos da Moda

(51)

Foto: Klaus Mitteldorf

(52)

Foto: Klaus Mitteldorf

(53)

Foto: Klaus Mitteldorf

(54)

Foto: Klaus Mitteldorf

(55)

Foto: Klaus Mitteldorf

Foto: Klaus Mitteldorf

Luiz Tripolli- Brasil

Luiz Tripolli (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1949) é um fotógrafo e diretor de fotografia brasileiro.[1][2] Um dos pioneiros da fotografia de moda no Brasil, imortalizou a nudez da

(56)

mulher brasileira em capas de revistas como Fairplay, Homem e Playboy.[3] Como autor, publicou os livros Quase Todos Meus Amores (2004), Arquivo Secreto (1973), Mulata (1977) e Meus olhos (1977)

Foto: Luiz Tripolli

(57)

Foto: Luiz Tripolli

(58)

Foto: Luiz Tripolli

Foto: Luiz Tripolli

(59)

Foto: Luiz Tripolli

Fontes:

https://blog.emania.com.br/mario-testino-o-fotografo-peruano-que-conquistou-o-mundo/ Acesso em 23 de Novembro de 2017 http://iphotochannel.com.br/fotopedia/a-extravagancia-de-mario-testino Acesso em 23 de Novembro de 2017 http://www.resumofotografico.com/2015/12/top-10-melhores-fotografos-de-moda-do-mundo.html Acesso em 23 de Novembro de 2017

http://desenroladas.com.br/moda/os-10-fotografos-mais-importantes-da-moda/ Acesso em 23 de Novembro de 2017

http://www.galeriamillan.com.br/pt-BR/artista/bob-wolfenson Acesso em 23 de Novembro de 2017

https://www.amorpelafotografia.com.br/portal/noticia/187/j.r.-duran:-o-fotografo-mago-das-lentes-brasileiras- Acesso em 23 de Novembro de 2017

https://www.jornaldafotografia.com.br/fotografo/klaus-mitteldorf/ Acesso em 23 de Novembro de 2017

(60)

https://www.designscene.net/2014/03/margot-robbie-elle-australia-kai-z-feng.html Acesso em 24 de Novembro de 2017

Referências

Documentos relacionados

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Não se está perante a situação de uma única falta injustificada; só se pode falar em falta de assiduidade se houver alguma continuidade, o que não implica que tenham de ser faltas

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram