• Nenhum resultado encontrado

Escola Raio de Sol promove o 2º. Escola Raio de Sol promove o 2º Arraiá da Apae

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Raio de Sol promove o 2º. Escola Raio de Sol promove o 2º Arraiá da Apae"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Diário Oficial

Ano: 2

Edição: 241

Páginas:

28

9 de junho de 2014

Prefeitura Municipal de Canavieiras

Escola Raio de Sol promove o 2º

Escola Raio de Sol promove o 2º Arraiá da Apae

Com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), será promovido neste sábado (7), a partir das 15 horas, o 2° Arraiá da Apae. A festa junina beneficente será realizada na sede da Escola Raio de Sol, onde funciona a instituição, e terá comidas e bebidas típicas, forró, apresentação de quadrilhas e escolha do rei e da rainha do milho. A renda do evento, esse ano, será destinada a bancar uma viagem dos alunos a Jequié, onde participarão da Olimpíadas das Apae's.

Segundo a diretora da Apae, Isa Ramalho, as comemorações são sempre usadas para o exercício de socialização. "Nossa equipe entende que é muito importante trabalhar as comemorações, pois são uma forma de integrar toda comunidade: professores, alunos, pais, direção e coordenação. O resultado você percebe na hora em que acontece a festa", ressalta a Isa.

Os festejos começarão com a apresentação da quadrilha da Apae, formada por alunos da instituição e estudantes de outras escolas do município. Haverá, ainda, comercialização de comidas típicas, preparadas com a ajuda dos próprios alunos, baseados no que aprendem na oficina de culinária. Os alunos estão envolvidos, também, com a decoração da festa. "Somos preocupados com o desenvolvimento cognitivo e social de cada aluno, por isso sempre procuramos envolvê-los nos eventos", afirma a diretora.

A Apae de Canavieiras foi fundada há 17 anos, na gestão do prefeito Almir Melo, e presta assistência a mais de 120 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais em dois turnos (matutino e vespertino). Grande parte desses alunos já foi inserida nas escolas do município, promovendo a inclusão. A instituição conta com uma equipe de profissionais e voluntários, como assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, pedagogas e arte-educadora. Oferece oficinas de dança, artesanato, leitura e culinária.

05-06-14 (LL)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(2)

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

Escola Raio de Sol promove o 2º

Escola Raio de Sol promove o 2º Arraiá da Apae

Foi com muita alegria e entusiamo que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promoveu, sábado (7), na Escola Raio de Sol de Canavieiras, o 2° Arraiá da Apae. A festa junina beneficente aconteceu na Escola Raio de Sol de Canavieiras, sede da instituição, e teve comidas e bebidas típicas, sorteios, forró ao som da Banda Armação, apresentação de quadrilhas e escolha do rei e da rainha do milho.

Os festejos começaram com a apresentação da quadrilha da Apae, formada por alunos da instituição e estudantes de outras escolas do município. Houve comercialização de comidas típicas, preparadas com a ajuda dos próprios alunos, baseados no que aprendem na oficina de culinária. Os alunos se envolveram, também, na decoração da festa. "Somos preocupados com o desenvolvimento cognitivo e social de cada aluno, por isso sempre procuramos envolvê-los nos eventos", afirma a diretora.

Segundo a diretora da Apae, Isa Ramalho, as comemorações são sempre usadas para o exercício de socialização. "Nossa equipe entende que é muito importante trabalhar as comemorações, pois são uma forma de integrar toda comunidade: professores, alunos, pais, direção e coordenação. O resultado você percebe na hora em que acontece a festa", ressalta a Isa.

A Apae de Canavieiras foi fundada há 17 anos, na gestão do prefeito Almir Melo, e presta assistência a mais de 120 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais em dois turnos (matutino e vespertino). Grande parte desses alunos já foi inserida nas escolas do município, promovendo a inclusão. A instituição conta com uma equipe de profissionais e voluntários, como assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, pedagogas e arte-educadora. A Apae oferece, ainda, oficinas de dança, artesanato, leitura e culinária.

09-06-14 (LL)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(3)

Prefeitura de Canavieiras inicia recuperação de prédio histórico

APrefeituradeCanavieiras-pormeiodassecretariasdeObraseTransportesedaAgriculturaeMeioAmbiente-iniciouestasemanaalimpezadoCasarãodo MuseuBasílioCarneiro.OimóvelfoidoadoaoMunicípiodeCanavieiras,atravésdetestamento,pelafilhadoTenenteBasílio,AnísiaCarneiro,em25deagosto de1994.

Omuseufuncionouaté31dedezembrode2000,quandoencerrouoterceiromandatodeAlmirMeloàfrentedaPrefeituradeCanavieiras.Delápracá,omuseu foidestruídoemuitasdaspeçasquecompunhaoseuacervoforamsaqueadaseoutrasdestruídas,oquetambémaconteceucomoestadofísicodoprédio, tombadopeloPatrimônioHistóricoArtísticoeCulturaldoMunicípiodeCanaveiras.

Omuseu,alémdeterfuncionadocomoumequipamentodevisitaçãopública,tambémfoiumadaslocaçõesdanovelaPortodoMilagres,produzidaspelaRede GlobodeTelevisão.Ocasarãoéumaedificaçãotérrea,típicadascasasdofinaldoSéculoXIXeiníciodoSéculoXXerepresentaoapogeudacivilizaçãodo cacau.

Assimquetomouposseem1ºdejaneirode2013,oprefeitoAlmirMelorealizouvistorianolocalparaverificaroestadodedegradação,comootelhadocaídoe focos deinfiltraçãodeágua,oquedanificouaspeçasdomobiliário.Paraevitaradestruiçãototaldo acervo,oprefeitopromoveuaretiradadosmóveise demaisutensíliosdolocalparaarestauração.

Atualmenteosmóveisseencontramemfasederestauração,umtrabalhoeminentementetécnicoequeestásendoexecutadoporumartesãoespecializadoem restauraçãodemóveisantigos.Nesta primeiraetapa,asobrascontemplamaretiradadavegetaçãoquecresceunasparedes-áreasinternaeexterna-e escoramentoeretiradadepartesdotelhado.

DesdeoanopassadooprefeitoAlmirMelosolicitouàSecretariadaCulturaumamploinventáriodoMuseuBasílioCarneiro,comafinalidadedemantercontato comoInstitutodoPatrimônioArtísticoeCulturaldaBahia(Ipac)efirmarparceiraparaasuarecuperação."Pararestauraromuseuprecisamosdetécnicos especializadosederecursossuficientes,poisaobraédegrandevulto",ressaltaoprefeito.

NoentenderdeAlmirMelo,omuseuéumequipamentodenotávelvalorafetivo,cultural,históricoepaisagístico,imprescindívelparaoincrementodoturismo.A suarecuperaçãoédefundamentalparaoresgatedavidaculturaldenossacidade,quehojeécarentedepontosdecultura,alémderepresentarumbemdevalor inestimávelparaanossahistória",concluiuoprefeito.

OCentroHistóricodeCanavieirasfoitombadonaterceiraadministraçãodoprefeitoAlmirMelo,atravésdaLei576/99,comoobjetivodeprotegeroPatrimônio Histórico,ArtísticoeCultural.Nasedificaçõesdereconhecidovaloréproibidaamodificaçãodefachadasoriginais,bemcomodeequipamentosdeusocoletivo,

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 3

a exemplo das praças.

(4)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

Saúde comemora os números de

Saúde comemora os números de

procedimentos cirúrgicos em hospital

AsecretáriadaSaúdeeSaneamento,RobertaBarros,apresentouaoprefeitoAlmirMelo,orelatóriocomosprocedimentosrealizadosnoCentroCirúrgicosdo HospitalMunicipalRégisPacheco.Osnúmeros,segundoasecretária,representamosprocedimentoscirúrgicosreferentesaosprimeiroscincomesesdoano -janeiroamaio.

AreativaçãodoHospitalRégisPachecofoiumadasprioridadeseleitaspeloGovernodaReconstrução,comafinalidadederestabelecerosserviçosdesaúde quedeixaramdeserprestadosemCanavieiras."Antes,todososprocedimentoscirúrgicos,pormenoresquefossemsomenteeramfeitosemoutrascidades", informaRobertaBarros.

No entenderdo prefeitoAlmirMelo,apopulaçãodeCanavieiraseraobrigadaapassarporsituaçõesdifíceisenemmesmoadignidadedaspessoaseram respeitadas."Chegamosaoabsurdodequeatéoscanavieirensesnãopodiammaisnasceremnossacidade.Masdesdesetembrode2013,comarecuperação docentrocirúrgico,oscanavieirensesvoltaramanasceremCanavieiras",dizAlmir.

Nesseperíodo-apartirdesetembrodoanopassado-foramrealizadas146cirurgias,entreelas46partoscesáriose132partosnormais,36cirurgiasdehérnia, dentreoutras,alémde62pequenascirurgias.Ospequenosprocedimentostambémestãosendorealizadossemanalmenteduranteoatendimentomédiconas comunidadesdointerior,fatoinéditonahistóriadomunicípio.

AsecretáriamunicipaldaSaúdeinforma,queparachegaraoníveldeatendimentoatual,foinecessáriorealizarumtrabalhodeplanejamentoeexecutá-locom determinação,priorizandoas principaisdemandasdapopulação."Passadaessa primeirafase, hojeestamos ampliandoo lequedos serviçosprestados, implantandonovosserviços,utilizandoprofissionaisespecializadoseadquirindoosequipamentosnecessários",revelaRobertaBarros.

ParaproporcionarboascondiçõesdeatendimentoaospacientesnoHospitalRégisPacheco,aSecretariadaSaúdepromoveuumaamplarecuperaçãonarede deatençãobásica,reformandoasunidadesdesaúdedafamília."Esseprimeiroatendimentoàpopulaçãoéprimordialparaqueaspessoasprocuremocorpo médicomaispróximodesuaresidência,procurandoosserviçosprestadospelohospitalsomentenasurgênciaseemergênciasounosserviçosespecializados", ressaltaasecretária.

Alémdarecuperaçãodaestruturafísicadosprédios,asunidadesdesaúdetambémreceberamnovosequipamentoseprofissionaisdasdiversasáreasdasaúde foramcontratados.Novasunidadesdesaúdenasedeenointeriordo municípioserãoimplantados,comafinalidadeprestaroatendimentoomaispróximo possíveldapopulação.

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 4

05-06-2014 (WR)

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(5)

Projeto "Bola da Vez"

Projeto "Bola da Vez" nas Escolas Municipais de Canavieiras

A Secretaria Municipal de Educação promove, na próxima terça-feira (10) a culminância do projeto Bola da Vez, envolvendo as escolas do município nas modalidades educação infantil e fundamental I. A iniciativa tem como objetivo abordar assuntos relacionados ao tema futebol e Copa do Mundo nas salas de aulas em diversas disciplinas, incluindo, assim, a temática no currículo convencional.

Segundo a Secretária de Educação Emília Augusto, os professores se dedicaram a pensar a Copa dentro do ponto de vista das disciplinas e também da educação "Os temas futebol e Copa do Mundo abrem um leque variado para os mais diversos trabalhos, para além das atividades realizadas em sala de aula, por meio de datas específicas, temas transversais e projetos especiais. É possível incluir a temática do futebol no currículo padrão", explica.

No projeto está previsto que aulas de Educação Física incluam visita a um clube, discussões sobre o regulamento atual do esporte e organização de partidas entre alunos de ambos os sexos. A ação visa ampliar os conhecimentos dos alunos não só na prática e também na teoria sobre o esporte, fazendo referência às partidas e aos inter-relacionamentos pessoais.

O tema também estará presente, também, nas aulas de Artes, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Serão abordados, desde a análise das mascotes da Copa, nas aulas de artes, até a construção de gráficos para avaliar a evolução dos times, nas de Matemática. "Iremos proporcionar aos alunos descobertas das diferentes culturas, através de uma rica troca de informações entre educadores e educandos a respeito do tema", conclui Emília. 06-06-14 (LL)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(6)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Portaria - PORTARIAS

Decreto - DECRETOS

Lei - Nº 1010/2014

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 6

Índice do diário

Atos Oficiais

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(7)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 7

Atos Oficiais

Portaria

(8)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 8

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(9)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(10)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 10

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(11)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(12)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 12

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(13)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(14)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 14

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(15)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(16)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 16

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(17)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(18)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 18

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(19)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(20)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 20

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(21)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(22)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 22

Decreto

DECRETOS

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(23)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(24)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 24

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(25)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

(26)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 26

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

(27)

Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 27

(28)

Segunda-feira

Ano:-

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

-Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil

http://www.doem.org.br/ba/canavieiras

9 de junho de 2014

Página 28

Página em Branco

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

Segunda-feira

Ano:2

Edição:

9 de junho de 2014

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Canavieiras

241

Referências

Documentos relacionados

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Esta tese foi desenvolvida a partir de questionamentos sobre as possíveis fontes de liberação da glutationa em condições de estresses fisiológicos. A associação

O primeiro usuário cadastrado e somente ele terá prerrogativas de administrador do sistema. Diferentemente dos demais, ele terá acesso aos módulos de cadastro