• Nenhum resultado encontrado

Campus de Araçatuba Faculdade de Medicina Veterinária - Comissão de Estágios Curriculares NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campus de Araçatuba Faculdade de Medicina Veterinária - Comissão de Estágios Curriculares NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Campus de Araçatuba

Faculdade de Medicina Veterinária - Comissão de Estágios Curriculares

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ARAÇATUBA 2016

(2)

2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 03 2 REGRAS GERAIS ... 04 2.1 IDIOMA ... 04 2.2 FORMATAÇÃO ... 04 3 ESTRUTURA BÁSICA DO TCC ... 05

3.1 PARTE EXTERNA– CAPA PADRONIZADA (OBRIGATÓRIA) ... 09

3.2 PARTE INTERNA - ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ... 09

3.2.1 PÁGINA DE ROSTO PADRONIZADA (OBRIGATÓRIA) ... 09

3.2.2 PÁGINA DE ENCAMINHAMENTO (OBRIGATÓRIA) ... 09

3.2.3 DEDICATÓRIA (OPCIONAL) ... 09

3.2.4 AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) ... 09

3.2.5 EPÍGRAFE (OPCIONAL) ... 10

3.2.6 RESUMO (OBRIGATÓRIO APENAS NO TRABALHO CIENTÍFICO) ... 10

3.2.7 LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OPCIONAL) ... 10

3.2.8 LISTA DE TABELAS (OBRIGATÓRIA) ... 10

3.2.9 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (OBRIGATÓRIA) ... 10

3.2.10 LISTA DE SÍMBOLOS (OPCIONAL) ... 10

3.2.11 SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO) ... 10 3.3 ELEMENTOS TEXTUAIS ... 11 3.4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ... 11 3.4.1 REFERÊNCIAS (OBRIGATÓRIA) ... 11 3.4.2 ANEXOS (OPCIONAL) ... 11 3.4.3 APÊNDICES (OPCIONAL) ... 11 3.4.4 GLOSSÁRIO (OPCIONAL) ... 12 3.4.5 ÍNDICE (OPCIONAL) ... 12

4 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO ... 13

4.1 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO ... 13

4.1.1 RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO ... 15

5 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ... 16

5.1 REGRAS GERAIS ... 16

5.2 NORMAS PARA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO .... 17

5.2.1 ÁREA DE ATUAÇÃO: CLÍNICAS VETERINÁRIAS ... 17

5.2.2 ÁREA DE ATUAÇÃO: INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL ... 20

5.2.3 ÁREA DE ATUAÇÃO: PRODUÇÃO ANIMAL ... 21

5.2.4 ÁREA DE ATUAÇÃO: PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA ... 22

6 AVALIAÇÃO ... 23

6.1 TRABALHO CIENTÍFICO ... 23

(3)

3

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

1 INTRODUÇÃO

As normas para a confecção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Medicina Veterinária, tem por finalidade padronizar a organização estrutural, composição gráfica e a redação de modo a facilitar a elaboração, a exposição oral e a avaliação dos trabalhos com qualidade técnica-científica respeitável.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um documento elaborado pelo estudante do 5º ano necessário para obtenção de créditos para conclusão do curso e que tem como propósito apresentar o relato de suas experiências e resultados de pesquisa científica do assunto escolhido. O trabalho deve expressar, obrigatoriamente, o conhecimento técnico-científico e o pensamento crítico do estagiário, sob a coordenação de um orientador.

O TCC compreende o “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” (descrição das atividades realizadas no estágio) e o “Trabalho Científico” (texto científico abordando um tema de relevância em medicina veterinária). As partes do trabalho serão avaliadas por professores escolhidos pelo Conselho de Curso e terão critérios específicos de avaliação.

Neste manual está contida a relação de todos os elementos que compõem a estrutura do trabalho acadêmico, bem como, a obrigatoriedade de cada um deles e o formato a ser apresentado na versão impressa e digital. Também, encontram-se as instruções e normas sobre a apresentação oral e a arguição.

O próprio texto deste manual servirá de modelo a ser seguido para a formatação do trabalho acadêmico, devendo o estudante estar atento para regras de como numerar as páginas e os elementos da estrutura do TCC, bem como, para a confecção de tabelas, quadros, figuras, resumo e corpo do texto.

As recomendações aqui contidas foram baseadas nas normas da Associação Brasileira Normas Técnicas (ABNT1: NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028),

Normalização Documentária para a Produção Científica da Unesp2 e Normas de

Apresentação Tabular-IBGE3.

1 NBR 6023 – Informação e documentação – REFERÊNCIAS.

NBR 6024 – Informação e documentação – NUMERAÇÃO PROGRESSIVA. NBR 6027 – Informação e documentação – SUMÁRIO.

NBR 6028 – Informação e documentação – RESUMO.

2 Disponível em: http://unesp.br/cgb/mostra_arq_multi.php?arquivo=4631 3 Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

(4)

4

2 REGRAS GERAIS

As instruções a seguir estabelecem os requisitos necessários para a elaboração do relatório de estágio e do Trabalho Científico, quanto ao idioma e à apresentação gráfica.

2.1 IDIOMA

O idioma oficial adotado para a redação do TCC é o português. É recomendável que o trabalho seja submetido à revisão ortográfica e gramatical por profissionais habilitados. Ressalta-se que os termos em latim devem ser escritos em itálico e os termos em línguas estrangeiras vir entre aspas.

2.2 FORMATAÇÃO

A formatação deverá ser a mesma para o Relatório de Estágio Curricular Obrigatório e Trabalho Científico, obedecendo a seguinte padronização:

- Papel: A4 (210 x 297 mm).

- Margens: superior de 3,0 cm; inferior de 2,0 cm; esquerda de 3,0 cm; direita de 2,0 cm.

- Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm para o corpo do texto e nos quadros e tabelas poderá ser utilizado o espaçamento entrelinhas de 1,0 cm.

- Fonte: no corpo do texto deverá ser utilizado a fonte Arial 12 e na cor preta. Nas tabelas, o tamanho das letras poderá ser de 10 a 12.

- Alinhamento: o texto deverá estar justificado, sendo que a primeira linha de cada parágrafo deve ter um recuo de 1,25 cm.

- Títulos e subtítulos: deverão estar alinhados à esquerda, com letras maiúsculas, em negrito e sem pontuação no final.

- Espaçamento entre as seções: utilizar duas linhas para separar uma seção da outra. Além disto, todo corpo de texto deverá ser iniciado uma linha abaixo do título ou subtítulo da respectiva seção.

- Citação de autores no texto: os autores deverão ser citados com letras maiúsculas entre parênteses, por exemplo, quando for um autor (SILVA, 2014), dois autores (SILVA; LOPES, 2013) e três ou mais autores (SILVA et al., 2009; MULLER et al., 2012). Nesse último caso, as citações deverão ser separadas por ponto e vírgula. Quando a citação dos autores não utilizar parênteses, colocar apenas em maiúscula a primeira letra do sobrenome do(s) autor(es), por exemplo, “Segundo Silva e Lopes (2013) os resultados contribuem para o esclarecimento ...”. Quando houver três ou mais autores, utilizar a expressão latina et al. após a indicação do primeiro autor “ Segundo Silva et al. (2013) os resultados contribuem para o esclarecimento ...”.

- Referências: a primeira citação deverá situar-se uma linha abaixo do título da seção. Também deixar o espaço de uma linha entre as citações bibliográficas.

(5)

5 - Paginação do TCC versão final: a capa e as páginas pré-textuais devem ser contadas de forma sequencial, mas não numeradas. O número da página começa a figurar a partir da primeira página textual, incluindo os apêndices e anexos (se houver), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2,0 cm da borda superior. Para a elaboração do TCC (versão final), utilizar numeração progressiva (ABNT NBR 6024), apresentando primeiro o Relatório de Estágio Curricular Obrigatório e na sequência o Trabalho Científico.

- Encadernação: espiral simples, com capa transparente, permitindo a visualização.

3 ESTRUTURA BÁSICA DO TCC

A versão final do TCC é composta pelo “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” e “Trabalho Científico” em um único volume. No entanto, para efeito do processo de avaliação, serão entregues separados e em momentos diferentes. Por isto, o estudante deverá estar atento para a apresentação correta dos trabalhos, conforme o cronograma.

As partes que compõem o “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório”, o “Trabalho Científico” e o TCC (versão final) devem seguir uma estrutura básica que inclui a apresentação sequencial de elementos que se dividem em capa, pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme indicado nos Quadros 1, 2 e 3.

Observar que os elementos devem ser apresentados na ordem mostrada nos quadros e que alguns são de caráter obrigatório e outros opcionais.

(6)

6

Quadro 1 – Ordem em que devem estar dispostos os elementos que compõem o Trabalho

Científico

Elementos Observações

Capa padronizada (obrigatória) - Anexo 1

Páginas contadas e NÃO numeradas Elementos pré-textuais

Página de rosto (obrigatória) - Anexo 3

Página de encaminhamento (obrigatória) - Anexo 5

Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

Resumo em português (obrigatório) - Anexo 6 Resumo em inglês (obrigatório)

Lista de ilustrações (opcional)

Lista de tabelas (obrigatória)

Lista de abreviaturas e siglas (obrigatória)

Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

Elementos textuais

Introdução (obrigatória)

Material e Métodos (obrigatórios) Resultados (obrigatório)

Discussão (obrigatória)

Conclusão (obrigatória) Páginas

contadas e numeradas. Elementos pós-textuais Referências (obrigatória) Anexo (opcional) Apêndice (opcional) Glossário (opcional) Índice (opcional)

(7)

7

Quadro 2 – Ordem em que devem estar dispostos os elementos que compõem o Relatório

de Estágio Curricular Obrigatório

Elementos Observações

Capa padronizada (obrigatória) - Anexo 1

Páginas contadas e NÃO numeradas Elementos pré-textuais

Página de rosto (obrigatória) - Anexo 3

Página de encaminhamento (obrigatória) - Anexo 5

Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

Lista de ilustrações (opcional)

Lista de tabelas (obrigatória)

Lista de abreviaturas e siglas (obrigatória)

Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

Elementos textuais

Introdução (obrigatória)

Desenvolvimento (obrigatório)

Descrição geral do(s) local(is) de estágio Descrição das atividades de estágio

Conclusão (obrigatória) Páginas

contadas e numeradas. Elementos pós-textuais Referências (obrigatória) Anexo (opcional) Apêndice (opcional) Glossário (opcional) Índice (opcional)

(8)

8

Quadro 3 – Ordem em que devem estar dispostos os elementos que compõem o TCC

(Relatório de Estágio Curricular Obrigatório mais Trabalho Científico em um único volume)

Elementos Observações

Capa padronizada (obrigatória) - Anexo 1

Páginas contadas e NÃO numeradas Elementos pré-textuais

Página de rosto (obrigatória) - Anexo 2

Página de encaminhamento (obrigatória) - Anexo 4

Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

Lista de ilustrações (opcional)

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório Trabalho Científico

Lista de tabelas (obrigatória)

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório Trabalho Científico

Lista de abreviaturas e siglas (obrigatória)

Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório Trabalho Científico

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório

Páginas contadas e numeradas de forma sequencial. Elementos textuais Introdução (obrigatória) Desenvolvimento (obrigatório)

Descrição geral do(s) local(is) de estágio Descrição das atividades de estágio

Conclusão (obrigatória) Elementos pós-textuais Referências (obrigatória) Anexo (opcional) Apêndice (opcional) Glossário (opcional) Índice (opcional) Trabalho Científico

Resumo em português (obrigatório) - Anexo 6 Resumo em inglês (obrigatório)

Elementos textuais

Introdução (obrigatória)

Material e Métodos (obrigatórios) Resultados (obrigatório) Discussão (obrigatória) Conclusão (obrigatória) Elementos pós-textuais Referências (obrigatória) Anexo (opcional) Apêndice (opcional) Glossário (opcional) Índice (opcional)

(9)

9

3.1 PARTE EXTERNA – CAPA PADRONIZADA (OBRIGATÓRIA)

As informações da capa serão padronizadas conforme o ANEXO 1. Nela contém o nome da Instituição de Ensino, nome completo do autor, título do trabalho, local (cidade e estado) e ano da entrega.

3.2 PARTE INTERNA – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

3.2.1 PÁGINA DE ROSTO PADRONIZADA (OBRIGATÓRIA)

A página de rosto também será padronizada e deverá conter as seguintes informações: nome completo do autor, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, grau pretendido, nome da instituição de ensino, nome completo do orientador, local (cidade e estado) e ano da entrega. (ANEXO 2 e ANEXO 3)

3.2.2 PÁGINA DE ENCAMINHAMENTO (OBRIGATÓRIA)

Deverá conter o nome completo do estagiário e do orientador, com as devidas assinaturas. Importante lembrar que há um modelo de encaminhamento específico para cada situação, isto é, para a entrega do “Trabalho Científico”, do “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” e “TCC” (Versão Final). Ver modelos nos ANEXO 4 e ANEXO 5.

3.2.3 DEDICATÓRIA (OPCIONAL)

Nesta página o autor poderá apresentar uma mensagem pessoal dedicando o trabalho a alguém ou entidade, cuja contribuição e/ou apoio foram realmente especiais para a elaboração do trabalho. Normalmente escolhe-se familiares, professores, amigos ou instituições. A dedicatória também poderá ser feita para os animais que participaram do trabalho. Não há uma regra para esta página, porém recomenda-se que seja breve, não devendo passar de uma página e se não for volumosa, deverá ocupar, preferencialmente, a parte inferior da página. A formatação do texto fica a critério do autor.

3.2.4 AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)

Os agradecimentos deverão ser feitos para aqueles que efetivamente colaboraram para a realização do trabalho, pessoas, entidades ou a órgãos de fomento. Também se recomenda que seja sucinto e que na página o título AGRADECIMENTOS esteja centralizado, utilizando letras maiúsculas e em negrito, no corpo 12, fonte Arial. O texto deverá iniciar duas linhas abaixo do título, fonte Arial 12, justificado, com espaçamento entrelinhas 1,5. Destinar um parágrafo para cada agradecimento.

(10)

10

3.2.5 EPÍGRAFE (OPCIONAL)

A epígrafe refere-se a uma frase, verso, parágrafo ou poema escolhido pelo autor, normalmente associado ao tema do trabalho. Deverá ser curta e colocada na parte inferior da página.

3.2.6 RESUMO (OBRIGATÓRIO APENAS NO TRABALHO CIENTÍFICO)

O resumo será exigido apenas no Trabalho Científico, sendo dispensado na apresentação do Relatório de Estágio Curricular Obrigatório. Deverá também ser apresentada uma versão em inglês (“Summary”).

A página do resumo deverá ser padronizada conforme as instruções no ANEXO 06.

3.2.7 LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OPCIONAL)

No texto, se houver apresentações de quadros, figuras, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, mapas e outras, o autor, quando achar conveniente, deverá relacioná-las em uma lista própria, separadas por “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” e “Trabalho Científico”, na ordem em que foram apresentadas no texto.

O padrão gráfico da página da lista de ilustrações é a mesma informada no item 3.2.11.

3.2.8 LISTA DE TABELAS (OBRIGATÓRIA)

Nesta página o autor apresentará uma relação das tabelas, indicando a página em que se encontram, separadas por “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” e “Trabalho Científico”, na ordem que aparecem no texto. O padrão gráfico da página é a mesma informada no item 3.2.11.

3.2.9 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (OBRIGATÓRIA)

Quando o número de abreviaturas e siglas for grande, recomenda-se relacioná-los em ordem alfabética e em lista única e própria para cada tipo.

3.2.10 LISTA DE SÍMBOLOS (OPCIONAL)

Quando o número de símbolos for grande, recomenda-se indicá-los em uma lista única, na ordem em que foram citados no texto.

3.2.11 SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO)

O sumário mostra as divisões e partes do trabalho (elementos textuais e pós-textuais) na ordem em que foram apresentadas no corpo do texto, separadas por “Relatório de Estágio Curricular Obrigatório” e “Trabalho Científico”. Os itens serão relacionados com os respectivos números de página. A estética da página deverá ser considerada, sendo apresentada de forma padronizada, respeitando a formatação do texto e os recuos da margem esquerda.

(11)

11 É importante lembrar que as páginas que precedem o sumário não devem constar no mesmo, portanto, são contadas, mas não são paginadas.

3.3 ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais são os que compõem o corpo propriamente dito do TCC, sendo composto de duas partes: Relatório de Estágio Curricular Obrigatório e

Trabalho Científico. Cada parte tem características próprias que requerem atenção

para sua elaboração. Ver adiante as normas específicas para a confecção de cada um.

3.4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Os elementos pós-textuais são apresentados no final do trabalho e trazem informações adicionais necessárias à compreensão do assunto, mas que não devem aparecer no texto para não prejudicar a estética do trabalho ou interromper a leitura. E, compreendem os seguintes itens: referências, anexos, apêndices, glossário e índice.

3.4.1 REFERÊNCIAS (OBRIGATÓRIA)

As referências citadas no texto deverão ser apresentadas em uma lista de acordo com as normas brasileiras regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, NBR 6023).

3.4.2 ANEXOS (OPCIONAL)

Os anexos são documentos ou textos não elaborados pelo autor, mas que são complementares à monografia, por exemplo, leis, partes de textos transcritos na íntegra, pareceres, documentos e bulários fornecidos pela empresa responsável ou entidade governamental. Em geral, são ordenados sequencialmente a partir de um critério lógico, por exemplo, data ou pela ordem de citação no texto. Podem ser numerados ou indicados por letras (por exemplo, ANEXO 1 ou ANEXO A). Utilizar como modelo os anexos que compõem este manual.

EXEMPLO:

ANEXO 1 – Capa padronizada.

3.4.3 APÊNDICES (OPCIONAL)

Os apêndices caracterizam-se por serem elaborados pelo próprio autor. Fazem parte deles: questionários utilizados na coleta de dados, fichas, roteiro de entrevista, tabelas de dados estatísticos e bulário elaborado pelo autor. Para a padronização, os apêndices deverão ser identificados por letras maiúsculas, travessão e o título.

EXEMPLO:

(12)

12

3.4.4 GLOSSÁRIO (OPCIONAL)

É uma lista de palavras ou expressões técnicas, apresentadas em ordem alfabética, acompanhadas dos respectivos conceitos.

3.4.5 ÍNDICE (OPCIONAL)

É uma relação detalhada de palavras ou frases, ordenadas segundo critérios determinados pelo próprio autor, que localiza e remente para as informações contidas no texto.

Observações

É recomendável a confecção de tabelas, gráficos, quadros, esquemas, organograma, diagramas e/ou desenhos para melhor ilustrar o conteúdo do Trabalho Científico e do Relatório de Estágio Curricular Obrigatório.

Sempre que possível, redimensionar o elemento gráfico para caber em uma única página. No caso de tabelas longas, em que há necessidade de quebras do conteúdo, atentar para o uso da palavra “continuação” no final da página e no início da página seguinte.

É facultado o uso de fotos desde que sejam de domínio público ou autorizadas pelo autor da foto ou supervisor do estágio. Utilizar preferencialmente imagens coloridas com boa resolução e de tamanho que permitam uma boa visualização. Sempre indicar a fonte das fotos.

Lembre-se: qualquer que seja o elemento gráfico utilizado deverá conter legenda autoexplicativa e estar padronizada no formato das normas da ABNT e Normas de Apresentação Tabular-IBGE.

(13)

13

4 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

O Trabalho Científico objetiva estimular os estudantes para a aplicação dos conhecimentos da metodologia científica. O trabalho é o resultado de uma busca planejada e intensa de informações acerca de um determinado tema que deve ser fundamentada em critérios e métodos científicos bem definidos. Exige organização, planejamento, pesquisa bibliográfica e conhecimento em redação científica.

É muito importante o aluno ter cuidado na escolha do tema e na preparação da redação científica para que possa apresentar uma monografia de boa qualidade e que lhe resulte em melhores notas.

O Trabalho Científico deverá ser original e de natureza teórica em que o estudante apresentará uma revisão sistemática sobre um tema relevante com o objetivo de rever a bibliografia científica atual, devendo analisar conceitos de vários autores e propor ou apontar novas formulações que elucidem melhor o tema escolhido pelo estudante juntamente com o seu orientador. Esta revisão não pode ter o mesmo enfoque abordado em trabalhos apresentados nos últimos dois anos – anualmente é disponibilizada uma lista dos Trabalhos Científicos, pela Comissão de Estágios Curriculares (CEC).

4.1 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO

A estrutura básica do Trabalho Científico compreende o exposto no Quadro 1, lembrando que todo o conteúdo deverá ser redigido na língua portuguesa, exceto o resumo em inglês (“Summary”).

O Trabalho Científico deverá ser composto pelos seguintes elementos apresentados nesta ordem:

a) Capa padronizada (obrigatória) – ver ANEXO 1. A ficha catalográfica será

obrigatória no Trabalho Científico, devendo constar no verso da capa – informações na biblioteca.

b) Elementos pré-textuais – alguns elementos são obrigatórios e outros opcionais

(ver o item 3). Orientações para os elementos obrigatórios: - Página de rosto: ver modelo no ANEXO 3.

- Página de encaminhamento: ver modelo no ANEXO 5.

- Resumo: deve despertar o interesse do leitor para leitura integral do trabalho, para tal deverá apresentar concisamente a hipótese e objetivo do trabalho, métodos, principais resultados e conclusões. Não ultrapassar 250 palavras. (ANEXO 6).

(14)

14 - Palavras-chave: utilizar no máximo seis. Consultar nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS)4 se a palavra-chave está indexada. Isto é

necessário para a publicação do Trabalho Científico. - Summary: resumo em inglês.

- Keywords: palavras-chave em inglês.

c) Elementos textuais – são itens obrigatórios.

- Introdução: deve despertar o interesse do leitor para leitura integral do trabalho.

Para tal deve citar a literatura de forma sequencial, deixando claro para o leitor o problema que será abordado, sua relevância e as hipóteses que serão investigadas afim de contribuir para a solução do problema apresentado.

- Material e Métodos: deve ficar bem claro a estratégia de busca, descrevendo os bancos de dados consultados, os descritores, boleadores e o período, além dos critérios de inclusão e exclusão dos textos.

- Resultados: apresentá-los acompanhado de tabelas e/ou figuras, quando necessário. Pode ser apresentado em conjunto com a discussão. Evitar tabelas e figuras que impliquem em redundância de informações.

- Discussão: espera-se que o estudante discuta a concordância e a discordância entre os autores citados. A abundância e carência de informações devem ser ressaltadas.

- Conclusão: serão citadas em ordem de importância. Poderão constituir um item à parte ou serem incluídas na discussão. Necessariamente devem aceitar ou rejeitar as hipóteses investigadas.

d) Elementos pós-textuais – somente a lista das referências é obrigatória, os

demais elementos pós-textuais são opcionais. As referências apresentadas no texto deverão, obrigatoriamente, ser listada em ordem alfabética de primeiro autor, de acordo com as recomendações da Norma NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A exatidão dos dados nas referências é da responsabilidade dos autores.

4 Descritores em Ciências da Saúde (DECS):

http://pesquisa.bvsalud.org/portal/decs-locator/?output=site&lang=pt&from=0&sort=&format=summary&count=20&fb=&page=1&filter[db][]=DE CS&q=&index=tw

(15)

15

4.1.1 RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO

TRABALHO CIENTÍFICO

- Determine as palavras-chave, os autores e as instituições mais relevantes. - Estabeleça uma estratégia de busca bem elaborada.

- Realize a pesquisa bibliográfica em bases de dados e bibliotecas eletrônicas indexadas.

- Elabore uma ordem de prioridade, separando as referências que poderão ser utilizadas posteriormente e descartando as referências menos relevantes. - Inicie a busca do mais geral para o mais específico e do ano mais recente para

o mais antigo.

- Elimine duplicações, revistas de difícil acesso e trabalhos similares.

- Ao ler os artigos selecionados, procure desenvolver uma reflexão e análise crítica de forma a permitir a construção das ideias necessária para a elaboração do texto do seu trabalho, tomando o cuidado para que não vire cópia dos artigos publicados.

- Escolha um título breve que indique com precisão o assunto tratado na revisão, focalizando bem a sua finalidade principal.

(16)

16

5 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Nesta seção estão contidas as instruções necessárias para a confecção do relatório das atividades realizadas durante o Estágio Curricular Obrigatório.

Existem critérios comuns a todas as áreas de atuação a serem seguidos na elaboração do relatório. No entanto, o estagiário deverá estar atento aos critérios específicos que diferem para cada subárea.

5.1 REGRAS GERAIS

O Estágio Curricular Obrigatório deverá ser composto pelos seguintes elementos apresentados nesta ordem:

a) Capa padronizada – ver ANEXO 1.

b) Elementos pré-textuais – alguns elementos são obrigatórios e outros opcionais

(ver o item 3). Orientações para os elementos obrigatórios:

- Página de rosto: ver modelo no ANEXO 3.

- Página de encaminhamento: ver modelo no ANEXO 5. c) Elementos textuais – são itens obrigatórios.

- Introdução:

O estudante deverá apresentar uma introdução, que contenha os objetivos do estágio (o que se pretendia ao optar pela área e/ou local) e o período de desenvolvimento em cada entidade.

- Desenvolvimento:

Descrição geral do local de estágio: o estudante fará uma descrição sucinta das características físicas e organizacionais de cada local de estágio, podendo ser em tópicos. Esta descrição antecede a apresentação das atividades desenvolvidas no referido local de estágio.

Descrição das atividades do estágio: esta é a parte mais importante do relatório para a avaliação do aproveitamento do estágio. Logo, o estudante deverá descrever detalhadamente todas as atividades realizadas em cada local, inclusive cursos e treinamentos que tenha feito dentro da empresa ou por conta da mesma. Quando se tratar de atividades que envolvam algum “segredo industrial”, esse não deverá ser descrito no relatório, porém o estudante deverá relatar as tarefas desenvolvidas e informar que não apresentará maiores detalhes para preservar o sigilo. Observar que para cada área de estágio há critérios específicos a

serem seguidos no momento da elaboração do relatório – ver informações no item 5.2 e subitens correlacionados.

(17)

17 - Conclusão:

Apresentar comentários gerais sobre a importância do estágio na formação do estudante e uma análise de ordem pessoal, do aproveitamento do estágio, concluindo se os objetivos de cada estágio foram ou não alcançados.

d) Elementos pós-textuais

É obrigatório apresentar uma lista das referências citadas no relatório, obedecendo à sequência alfabética do primeiro autor e de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2002).

Os demais elementos pós-textuais (Anexo, Apêndice, Glossário e Índice) são opcionais.

Observação: as opiniões, recomendações e sugestões sobre o(s) loca(is) de estágio

poderão ser feitas em formulário próprio fornecido pela CEC. Portanto, não devem ser incluídas no relatório de estágio.

5.2 NORMAS PARA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO

Esta parte do relatório é fundamental para os membros da banca de arguição avaliar o aproveitamento do estudante durante a realização das atividades de estágio Curricular Obrigatório. Então, o estudante deverá estar atento para relatar as atividades em conformidade com os critérios específicos de cada subárea.

5.2.1 ÁREA DE ATUAÇÃO: CLÍNICAS VETERINÁRIAS a) Estágio realizado em:

- Acupuntura Veterinária - Anestesiologia Veterinária

- Clínica e Técnica Cirúrgica de Grandes Animais - Clínica e Técnica Cirúrgica de Pequenos Animais - Clínica Médica de Grandes Animais

- Clínica Médica de Pequenos Animais - Homeopatia Veterinária

- Medicina e Produção de Animais Silvestres - Medicina Veterinária Intensiva

- Medicina Veterinária Legal - Patologia Clínica

- Diagnóstico por Imagem - Toxicologia Veterinária

(18)

18 O estudante deverá fazer uma descrição das atividades atribuídas ao estagiário, apresentadas sob a forma de tabelas (ANEXO 7).

Devem ser relatados, com detalhes, cinco casos clínicos, englobando todos os locais de estágio. Ao final de cada caso clínico, o estudante deverá discuti-lo embasado em referências essenciais e atuais, incluindo o protocolo terapêutico e os resultados dos exames histopatológicos, laboratoriais ou de imagem realizados. Vale destacar que essa discussão é um ponto importante do relatório em que o estagiário mostrará seu conhecimento acadêmico e seu posicionamento crítico frente à solução do problema clínico. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

ATENÇÃO: Nos estágios realizados em laboratórios clínicos, o estudante poderá descrever e discutir no máximo dois casos clínicos. Obrigatoriamente deverá descrever as atividades de estágio na forma de tabela, seguida de uma análise crítica da metodologia utilizada, ressaltando as principais indicações para o exame, causas de alterações dos valores, facilidade de execução, custo por análise, fontes de erro, vantagens e desvantagens em relação a outros métodos alternativos.

Outras recomendações:

- Utilizar no texto o nome do princípio ativo e não o nome comercial. Caso queira, apresentar um bulário como apêndice.

- Não utilizar termos generalizados para o diagnóstico das doenças (por exemplo, gastrite, dermatite) e, sim, o termo mais específico, dermatite alérgica, gastrite hemorrágica etc.

- CUIDADO para não utilizar os sinais clínicos como diagnóstico da doença. - É essencial o estudante comentar os resultados dos exames complementares

(histopatológicos, laboratoriais, de imagem etc.), correlacionando-os com a avaliação clínica do paciente.

- A descrição de técnicas laboratoriais e de protocolos deve ser apresentada como anexo e não deve constar no texto.

b) Estágio realizado em Patologia Veterinária

O estudante deverá descrever as atividades realizadas como rotina no local de estágio. Para evidenciar a casuística (necropsias, histopatológicos e citológicos), confeccionar tabelas e, dentre os exames acompanhados, relatar de três a cinco casos, sendo pelo menos um caso por local de estágio.

O relato deverá conter os dados do animal, histórico clínico, achados macroscópicos e microscópicos, e diagnóstico. A utilização de fotos autorizadas no relatório proporcionará visualização e entendimento dos achados descritos. Ao final do relato, o estudante fará análise crítica das alterações morfológicas e do diagnóstico macro e microscópico sob a forma de comentários, embasada em referências

(19)

19 bibliográficas atuais e de relevância científica. O relatório na área de patologia se baseia na visualização da casuística e na descrição dos casos mais relevantes observados durante a realização do estágio. O senso crítico do estudante e a argumentação científica são essenciais na discussão dos mesmos. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

c) Estágio realizado em Farmacologia e Terapêutica Veterinária

O estudante que estagiar em laboratórios farmacêuticos deverá relatar detalhadamente todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, destacando o fluxo de produção da indústria farmacêutica, equipamentos, metodologias e particularidades. Além disto, deverá situar a importância da atuação do médico veterinário e a sua participação como estagiário, nas etapas da produção e comercialização de produtos veterinários, observando a sua dinâmica de funcionamento e organizacional, tais como, fabricação, controle de qualidade, marketing e comercialização dos produtos veterinários.

Também incluir no relato, as participações em eventos, cursos, palestras, treinamentos técnicos ou programas relacionados às atribuições do estagiário.

Dentre as atividades desenvolvidas, o estudante deverá selecionar e discutir um caso de interesse que envolva um trabalho de campo, atendimento técnico e/ou estudo de uma situação que tenha contribuído para a sua formação profissional e que caracterize os limites e possibilidades de melhor atuação profissional do médico veterinário na indústria e comércio de produtos veterinários. Fazer uma discussão circunstanciada no pensamento crítico e em referências atuais e de relevância científica. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Recomenda-se o uso de fotos (somente autorizadas ou de domínio público), organogramas, tabelas, quadros, fluxogramas e esquemas para melhor ilustrar a narrativa.

A descrição de técnicas acompanhadas pelo estagiário e os materiais promocionais, informativos técnicos de produtos, protocolos de tratamento ou de vacinas, registro de patentes e bulários, deverão ser apresentados como anexos ou apêndices e não devem constar no texto.

d) Estágio realizado em:

- Bem-Estar e Comportamento Animal - Fisiologia e Endocrinologia Veterinária - Genética e Melhoramento Animal - Microbiologia Veterinária

- Morfologia Veterinária - Parasitologia Veterinária - Reprodução Animal

(20)

20 O estudante deverá relatar de forma circunstanciada todas as atividades realizadas como rotina no local de estágio e as participações em eventos, cursos, palestras, treinamentos técnicos ou programas relacionados às atribuições do estagiário. A descrição de técnicas laboratoriais e de protocolos deve ser apresentada como um anexo e não deve constar no texto.

Também, deverá apresentar uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas, devendo expressar claramente sua opinião acerca dos aspectos mais relevantes vivenciados durante o estágio, embasado nos conhecimentos adquiridos durante a graduação e na literatura científica atual. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

É facultado ao estagiário a apresentação gráfica das atividades por meio de tabelas e, quando possível, ilustrar com fotos, lembrando que o uso de imagens do local de estágio deverá ser autorizado.

5.2.2 ÁREA DE ATUAÇÃO: INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

a) Estágio Realizado Em:

- Bem-Estar e Comportamento Animal (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

- Economia Rural e Gestão do Agronegócio

- Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem

Animal

- Tecnologia de Produtos de Origem Animal

O relatório deverá conter a descrição circunstanciada de todas as atividades realizadas como rotina no local de estágio e as participações em eventos, cursos, palestras, treinamentos técnicos ou programas relacionados às atribuições do estagiário. A descrição de técnicas laboratoriais e de protocolos deve ser apresentada como um anexo e não deve constar no texto.

É importante o estudante apresentar uma exposição do seu pensamento e do trabalho desenvolvido, englobando a relação da vivência da rotina da empresa em face à instituição de ensino. Também deverá comentar sobre a importância do estágio na sua formação acadêmica e apresentar uma análise de ordem pessoal, do aproveitamento do estágio e, por fim, concluindo se os objetivos de cada estágio foram alcançados.

O uso de fotos no relatório é permitido desde que tenha autorização do local de estágio ou sejam imagens de domínio público.

Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

(21)

21

5.2.3 ÁREA DE ATUAÇÃO: PRODUÇÃO ANIMAL a) Estágio realizado em:

- Bem-Estar e Comportamento Animal (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

- Ecologia e Gestão Ambiental

- Economia Rural e Gestão do Agronegócio (ver recomendações na área de Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal)

- Genética e Melhoramento Animal (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

- Medicina e Produção de Animais Aquáticos - Medicina e Produção de Animais de Laboratórios - Medicina e Produção de Animais Silvestres

- Nutrição Animal - Produção Animal

- Reprodução Animal (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

O estudante deverá apresentar uma descrição circunstanciada das atividades realizadas, podendo incluir quadros, tabelas, figuras ou fotos (autorizadas ou de domínio público), quando achar conveniente. A descrição de técnicas laboratoriais e de protocolos deve ser apresentada como um anexo e não deve constar no texto.

Para aqueles que realizarem estágio em “Medicina e produção de animais

aquáticos, de laboratório ou silvestres”, deverão incluir, além do que foi

recomendado no parágrafo anterior, tabelas contendo a casuística dos atendimentos clínicos (ver modelo no ANEXO 7). Ainda, apresentar comentários circunstanciado dos casos mais relevantes (de dois a cinco casos), levando-se em consideração o diagnóstico, os exames complementares (histopatológico, laboratoriais, de imagem etc.) e o tratamento, embasados em uma análise crítica pessoal, no conhecimento teórico e em referências científicas essenciais e atuais. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Ao final do relatório, o estudante fará uma exposição das ideias próprias, sob a forma de comentários, devendo comentar sobre a importância do estágio na sua formação acadêmica e apresentar uma análise de ordem pessoal, do aproveitamento do estágio e, por fim, concluindo se os objetivos de cada estágio foram alcançados.

(22)

22

5.2.4 MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA a) Estágio realizado em:

- Medicina e Produção de Animais Aquáticos (ver recomendações na área de Produção Animal)

- Medicina e Produção de Animais de Laboratórios (ver recomendações na área de Produção Animal)

- Medicina e Produção de Animais Silvestres (ver recomendações na área de Produção Animal)

- Medicina Veterinária Preventiva

- Microbiologia Veterinária (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

- Parasitologia Veterinária (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

- Patologia Veterinária (ver recomendações na área de Clínicas Veterinárias)

O estudante deverá relatar de forma circunstanciada todas as atividades realizadas como rotina no local de estágio e as participações em eventos, cursos, palestras, treinamentos técnicos ou programas relacionados às atribuições do estagiário.

Para estudantes que realizarem o estágio em “Medicina Veterinária

Preventiva” é facultado ao estagiário a apresentação gráfica das atividades por meio

de tabelas (ver modelo no ANEXO 8) e, quando possível, ilustrar com fotos, lembrando que o uso de imagens do local de estágio deverá ser autorizado.

No caso de estágio em laboratórios não é necessário descrever o preparo de soluções e reagentes. No entanto, se achar conveniente, poderá apresentá-los como anexo. As técnicas laboratoriais e os protocolos também não devem constar no texto e, sim, como anexos.

Ao final, o estudante deverá apresentar uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas, devendo expressar claramente sua opinião acerca dos aspectos mais relevantes vivenciados durante o estágio, levando-se em consideração os conhecimentos adquiridos durante a graduação e a literatura científica atual. Os artigos científicos utilizados para discussão deverão ser citados no texto, de acordo com as normas da ABNT.

(23)

23

6 AVALIAÇÃO

O estudante será avaliado pela apresentação escrita do Trabalho Científico e do Relatório de Estágio Curricular Obrigatório, pela arguição das atividades descritas no Relatório de Estágio e pela avaliação confidencial do(s) supervisor(es), conforme o Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório.

6.1 TRABALHO CIENTÍFICO

O Trabalho Científico será avaliado por dois professores que atribuirão individualmente notas de zero a dez, utilizando formulário próprio fornecido pela CEC. (ANEXO 9)

6.2 RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

O relatório de será avaliado por dois professores indicados pela CEC. Os critérios de avaliação estão disponíveis no ANEXO 10.

Em data pré-estabelecida, o estudante fará uma exposição oral do Relatório de Estágio Curricular Obrigatório, podendo utilizar-se de recurso audiovisual. A apresentação oral deverá enfocar o Relatório de Estágio, pelo qual será arguido.

O processo de arguição terá uma hora de duração, na seguinte conformidade: - 20 minutos para o estudante apresentar de forma oral as atividades realizadas

durante o estágio.

- 40 minutos de arguição pelos membros avaliadores, podendo ser na forma de diálogo ou 20 minutos para cada membro arguir o estudante.

Os estudantes que realizarem estágios em “Clínica e Técnica Cirúrgica de

Pequenos Animais” e em “Clínica Médica de Pequenos Animais”, ficarão

dispensados da apresentação oral. A distribuição do tempo de arguição ficará da seguinte forma:

- 30 minutos para cada um dos professores componentes da banca arguir o estudante, podendo ser na forma de diálogo.

Terminada a arguição, os membros da banca entregarão as fichas de avaliação, contendo as notas do trabalho escrito (ANEXO 10) e da arguição (ANEXO 11) junto com as cópias dos relatórios analisados para que o estagiário providencie as devidas correções e entrega da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso, dentro do prazo previsto no calendário escolar.

Referências

Documentos relacionados

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de