• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Leonardo da Vinci - Crea la Ley nº 3.687/08 Asunción- PY FÁTIMA MACHADO MACEDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Leonardo da Vinci - Crea la Ley nº 3.687/08 Asunción- PY FÁTIMA MACHADO MACEDO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Trabalho Científico decorrente da Dissertação de Mestrado Universidad Leonardo da Vinci - Crea la Ley nº 3.687/08 – Asunción- PY

FÁTIMA MACHADO MACEDO

A SEXUALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PLENA DO ADOLESCENTE

Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, área de concentração: Educação. Curso de mestrado em Ciências da Educação.

Período de Realização: 10/Jan/2015 a 10/Jan/2016 Orientador (a): Dra. Raquel Martins Fernades Mota Resumo

A pesquisa teve como foco os problemas e desafios dos educandos em sua vida social estudantil, na área da sexualidade no âmbito escolar. O estudo investigou o projeto educativo a fim de averiguar como a escola tem orientado seus educandos, para enfrentar e superar suas barreiras e dificuldades no campo da sexualidade. A pesquisa teve por objetivo analisar as contradições e possibilidades nas práticas pedagógicas e sua articulação com o currículo previsto na área de Ciências em relação a orientação sexual, do 6º ao 9º ano no Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza em Aparecida de Goiânia-Go. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que permitiu avaliar contradições e possibilidades nas práticas pedagógicas frente aos processos metodológicos aplicados pela escola em relação a sexualidade; e dos professores diante os processos formativos dos alunos na orientação sexual. Para tanto, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada aplicada aos professores. Os dados coletados e analisados evidenciaram que situações de carência afetiva e relacional com a família podem resultar numa gravidez na adolescência. Enfim, a pesquisa constatou, como resultado, que a família é a chave desta questão, é o segundo alvo a ser focalizado a partir dos relatos das adolescentes grávidas. Ficou claro o importante papel que a família deveria desempenhar na vida destas jovens.

Palavras-chave: Orientação sexual. Escola. Adolescentes

SEXUALITY AND ITS INFLUENCE ON THE FULL FORMATION OF ADOLESCENTS Abstract

The research focused on the problems and challenges of students in their student social life, in the area of sexuality in the school environment. The study investigated the educational project in order to find out how the school has guided its students to face and overcome their barriers and difficulties in the field of sexuality. The research aimed to analyze the contradictions and possibilities in pedagogical practices its articulation with the curriculum provided in the science area in relation to sexual orientation from the 6th to the 9th grade at the Divaldo Divino de Souza State School in Aparecida de Goiânia-Go. This is a research with a qualitative approach, which allowed the assessment of contradictions and possibilities in pedagogical practices against the methodological processes applied by the school in relation to sexuality. And of the teachers facing the formative processes of the students in sexual orientation. For this, a semi-structured interview applied to teachers was used. The data collected and analyzed showed

(2)

that situations of affective and relational deprivation with the family can result in teenage pregnancy. Finally, this research found that the family is the key to this issue and is the second target to be focused on from the reports of pregnant teenagers. The important role that the family should play in these young women's lives is clear.

Keywords: Sexual orientation. School. Teenagers

LA SEXUALIDAD Y SU INFLUENCIA EN LA FORMACIÓN INTEGRAL DE LOS ADOLESCENTES

Resumen

La investigación se centró en los problemas y desafíos de los estudiantes en su vida social estudiantil, en el área de la sexualidad en el ámbito escolar. El estudio investigó el proyecto educativo con el fin de conocer cómo la escuela ha guiado a sus estudiantes a enfrentar y superar sus barreras y dificultades en el campo de la sexualidad. La investigación tuvo como objetivo analizar las contradicciones y posibilidades en las prácticas pedagógicas su articulación con el currículo impartido en el área de ciencias en relación a la orientación sexual de 6º a 9º grado en el Colegio Estatal Divaldo Divino de Souza en Aparecida de Goiânia-Go. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo, que permitió evaluar las contradicciones y posibilidades en las prácticas pedagógicas a la luz de los procesos metodológicos aplicados por la escuela en relación a la sexualidad. Y de los docentes frente a los procesos formativos de los estudiantes en orientación sexual. Para ello se utilizó una entrevista semiestructurada aplicada a profesores. Los datos recolectados y analizados mostraron que situaciones de privación afectiva y relacional con la familia pueden resultar en un embarazo adolescente. Finalmente, essa investigación encontró que la familia es la clave en este tema y es el segundo objetivo en el que se enfoca a partir de los informes de adolescentes embarazadas. Es evidente el importante papel que debe desempeñar la familia en la vida de estas jóvenes.

Palabras clave: Orientación sexual. Colegio. Adolescentes.

Introdução

A evolução da sociedade alterou, em grandes passos, os costumes, e principalmente o papel da mulher. Do ponto de vista das mudanças sociais, aprimorou-se passando pelo movimento hippie, pela descoberta da pílula, pela revolução sexual, pelo movimento feminista; vários eventos transformaram a vida de homens e mulheres, provocando mudanças no comportamento social e sexual da sociedade.

No século XIX, a educação sexual também não existia, nas famílias, no colégio. Entretanto, esta pedagogia era pura perda de tempo, pois os jovens buscavam meios alternativos para desvendar a sua curiosidade sexual. Portanto, deduz-se que a curiosidade sexual dos jovens, especificamente, dos adolescentes é mais aflorada que qualquer barreira social imposta. Seria ingenuidade não enxergar a força da sexualidade na puberdade.

O psicanalista Sigmund Freud afirma a existência da sexualidade infantil, e da importância de que os pais conversam sobre sexo com seus filhos quando estes lhes solicitarem.

(3)

A psicanálise mostra a influência da repressão sexual como a origem das neuroses, como a histeria, que afligia muitas mulheres nessa época.

A mídia passou a desempenhar um papel, muitas vezes, de maneira equivocada e estereotipada, o adolescente encontra informações na internet, sanando suas dúvidas e em alguns casos, aguçando a curiosidade, sobre temas relacionados a sexualidade.

A gravidez na adolescência é vista como o intolerável em nossa sociedade e percebida como algo vergonhoso pela sociedade contemporânea. Conforme apresentam Silva e Sarmento (1994), os adolescentes ainda não se encontram aptos emocional e biologicamente para uma gravidez.

É importante salientar que os enfoques tradicionais até aqui utilizados tratam esta questão a partir da ideia de que a sexualidade na adolescência é um tabu. Não se valoriza o discurso do adolescente sobre sua sexualidade, o que explicaria o fracasso de vários projetos de educação sexual, visto que os desejos e fantasias destes adolescentes quanto à sua sexualidade e não são priorizados.

Diante do contexto, podemos afirmar que a educação ainda é a melhor forma, o caminho mais acertado para modificar atitudes e comportamentos de todos os seres humanos.

Objetivo Geral

- Analisar as contradições e possibilidades nas práticas pedagógicas e sua articulação com o currículo previsto na área de ciências em relação a orientação sexual do 6º ao 9º ano, no Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza em Aparecida de Goiânia-Go

Objetivos Específicos

• Conhecer as diretrizes curriculares para o ensino de ciências referente a orientação sexual;

• Identificar as dúvidas no ensino de ciências em relação a sexualidade no âmbito escolar;

• Caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza;

• Determinar as contradições e possibilidades das práticas pedagógicas no ensino de ciência em relação a orientação sexual.

(4)

Nesse trabalho elegemos a abordagem qualitativa, mediante um trabalho empírico sobre a problemática da sexualidade na adolescência e o papel da escola. Outro aspecto foi sobre contradições e possibilidades nas práticas pedagógicas nos processos formativos dos alunos diante as metodologias aplicadas pela escola, em relação a orientação sexual prevista no currículo para o ensino de ciência.

Desta forma, para uma melhor compreensão dos objetivos de nossa investigação, fez se necessário uma pesquisa de aspecto bibliográfico recorrendo a autores que discutem sobre a temática, de caráter investigativo. Portanto, utilizamos instrumentos e técnicas a fim de descrever a nossa trajetória metodológica visando o rigor acadêmico-científico que uma pesquisa exige.

Na coleta de dados aplicamos uma entrevista semiestruturada, em seguida realizamos a transcrição dos dados. Os resultados da investigação foram compilados por meio de análise qualitativa.

Fizeram parte desta investigação, (40) quarenta alunos de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, no Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza em Aparecida de Goiânia-Go. Os critérios utilizados para a escolha dos alunos foi que estivessem matriculados na Escola, frequentes e estarem matriculados do Ensino Fundamental.

Resultados encontrados

Foram investigadas as contradições e possibilidades nas práticas pedagógicas e sua articulação com o currículo previsto na área de ciências em relação a orientação sexual do 6º ao 9º ano, no Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza em Aparecida de Goiânia-Go. Diante da realidade local, o educador representa um estímulo, uma motivação, levando o educando a ser conhecer, a cultivar valores internos, espirituais. O foco do educador deve priorizar ensinamentos que refletem o belo, a superação de experiências negativas e frustrações, que são provenientes dos educandos.

Os recursos pedagógicos facilitadores tem sido totalmente construídos pelo grupo de educadores e pelos alunos, inicialmente por dificuldade de recursos, depois por estar aberto o espaço da criatividade. Muitas soluções foram encontradas para suprir as lacunas de aulas apenas expositivas.

Podemos citar algumas, tais como, o registro das atividades criadas por cada grupo e troca dessas criações experienciadas em sala de aula, denominadas “dinâmicas” entre os educadores. Os grupos passam a ter o seu “arquivo dinâmico”, que contém o registro dos temas selecionados para serem usados em diferentes momentos, tornando-se uma fonte de consulta.

(5)

Destacaram-se alguns jogos formais com os adolescentes, bem como inúmeros textos de encenações construídos pelos alunos. Um dado interessante é que cenas montadas por alunos são trocadas entre turmas, de diferentes quartos ou escolas. Os textos das cenas são enviados, vivenciados e discutidos pela turma que recebe, e, em seguida, encaminhou-se uma avaliação para o grupo que os enviou e também com recursos arrecadados em eventos, foram adquiridas algumas fitas livros e materiais pedagógicos disponíveis no mercado e colocados para o uso dos alunos.

A ausência de nota e da presença obrigatória também merece comentários, ao se pensar a ação pedagógica em orientação sexual. Nossos educadores têm se deparado com o desafio de lidar com o nível de motivação do aluno, independentemente do uso da nota e da exigência de presença.

Considerações Finais

A presente pesquisa reforça a relevância da temática proposta nesta investigação. Enfim todas as reflexões e constatações nos direcionam para família. A família é a chave desta questão, é o segundo alvo a ser focalizado a partir dos relatos das adolescentes grávidas, ficando claro o importante papel que a família deveria desempenhar na vida destas jovens.

A saúde mental da família é fundamental. Evidentemente as situações ideais não existem, portanto é importante que nas relações entre pais e filhos se preserve um lado saudável que se traduz em qualidades que devem ser cultivadas, como o amor, a tolerância e o respeito mútuo. A adolescente deve se sentir amada, respeitada e sobretudo tolerada por aqueles que são a sua referência no mundo e que também já foram adolescentes um dia.

A pesquisa nos possibilitou conceber que as famílias, embora tenham participado menos do que gostariam, estão se esforçando para que os poucos momentos de participação façam diferença na vida dos filhos. A escola critica a pouca participação, talvez porque dê prioridade à quantidade, enquanto que as famílias estão buscando desempenhar suas funções priorizando a qualidade, seja ela para o bem-estar da vida em família ou para o sucesso no trabalho.

Referências Bibliográficas Básicas

AHMAD, C. S. et al. Mechanical properties of soft tissue femoral fixation devices for anterior cruciate ligament reconstruction. Am J Sports Med, v. 32, n. 3, p. 635-40, Apr-May 2004. ISSN 0363-5465 (Print).

(6)

double-looped anterior cruciate ligament grafts made from bovine digital extensor and human hamstring tendons. Journal of biomechanical engineering, v. 123, p. 162, 2001.

ENDO, V. T. et al. Investigação de Métodos de Fixação de Ligamentos e Tendões em Ensaios de Tração Uniaxial. Primeiro Encontro de Engenharia Biomecânica (ENEBI). Petrópolis UFSC: 2 p. 2007.

GOODSHIP, A.; BIRCH, H. Cross sectional area measurement of tendon and ligament in vitro: a simple, rapid, non-destructive technique. Journal of biomechanics, v. 38, n. 3, p. 605-608, 2005. NOYES, F. et al. Biomechanical analysis of human ligament grafts used in knee-ligament repairs and reconstructions: JBJS. 66: 344-352 p. 1984.

NOYES, F. R. et al. Intra-articular cruciate reconstruction. I: Perspectives on graft strength, vascularization, and immediate motion after replacement. Clin Orthop Relat Res, n. 172, p. 71-7, Jan-Feb 1983. ISSN 0009-921X (Print).

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 6. ed., Petrópolis: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão. LUCKESI, C. C. O papel da Didática na formação do Educador. In: CANDAU, V. M. (org.) A didática em questão. 8. ed., Petrópolis: Vozes, 1989.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento em execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. Atlas, São Paulo 2016 NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. Política de recursos humanos para a saúde: questões na área da gestão e regulação do trabalho. In: SANTANA, P.; CASTRO, J. L. (org.). Capacitação em desenvolvimento de recursos humanos de saúde. Natal: EDUFRN, 1999.

RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual Além da Informação. São Paulo: EPU, 1990. 69 p

SILVA, J. L. P; SARMENTO, R. C. Gravidez. In. São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Comissão de Saúde do Adolescente. Adolescência e Saúde. São Paulo: Paris Editorial, 2. ed. 1994. p. 131-136. TRIVIÑOS, N. A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V. Madrid: Centro de Publicaciones Del MECy Visor Distribuciones, 1996.

WERNECK, H. Ensinamos demais, aprendemos de menos. 13. ed., Petrópolis: Vozes, 2002. WEREBE, M. J. G. Sexualidade Política e Educação. Campinas: Autores Associados, 1998. 217 p.

Referências

Documentos relacionados

Essa pesquisa proporcionou ainda, uma reflexão a respeito do uso das tecnologias na formação de professores, trazendo uma discussão sobre o que se tem oferecido

No segundo, abordamos o baixo desempenho nas avaliações de Matemática e a gravidade dos resultados; o terceiro foi reservado à descrição sobre algumas das causas

Analisar os jogos e brincadeiras tradicionais como fator coadjuvante no processo da inteligência emocional da criança com TDAH, no ciclo 1 do Ensino Fundamental, na Escola

O contexto da prática educativa no espaço escolar, ao nível de educação básica no Brasil, no tocante à educação ambiental, demanda reflexões e pensamentos quanto

Do conjunto inicial de 155 especialistas convidados para o Painel, apenas 73 destes confirmaram a participação e somente 30 responderam a primeira rodada, contribuindo com

aplicado aos alunos do curso técnico em informática da Escola Estadual Heronides Araújo, faz- se uma análise das principais dificuldades e desafios encontrados por estes

Figura 4: Morfoespécies consumidas por Tapirus terrestris em A: Apenas na RPPN Recanto das Antas; B: Apenas na Rebio Córrego do Veado e Intersecção: Ambas

b) Constatando-se o recebimento definitivo pelo Gestor de Contrato, o Município efetuará o pagamento à detentora da ata até o decimo quinto dia útil do mês subsequente