• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação Lato Sensu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação Lato Sensu"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação Lato Sensu

Direito Processual e Civil

2016-1

Coordenação

Me. Edeval Aparecido Zaghetti

Dra Samanta Gobbo Fedrizzi

(2)

1. Dados Gerais da Instituição

2. Características Técnicas do Curso Nomenclatura:

Direito Civil e Processual Civil: Inovações

Carga Horária:

360 horas

Grande Área de Concentração:

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7).

Nome e código da área:

Área do Conhecimento: Direito (6.01.00.00-1).

Coordenador(a):

Me. Edeval Aparecido Zaghetti Dra. Samanta M. Gobbo Fedrizzi

Público Alvo:

Advogados, Membros e Servidores do Judiciário e do Ministério Público, bacharéis em direito, Professores, Consultores, Servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados ao Direito Civil e Processual Civil.

Número de Vagas:

Mínimo: 15 Máximo: 50

Nome da Instituição: Faculdade de Conchas – FACON

Endereço: Rua Itaipu, 157 - V. Seminário, SP, CEP: 18570-000 Telefone: (14)3845-2630

E-mail: posgraduacao@faculdadedeconchas.com.br Home page: www.faculdadedeconchas.com.br

(3)

Critérios de Aprovação

1- Participação e aprovação em todas as disciplinas 2- Frequência mínima de 75% em cada disciplina

3- Obter nota mínima de aprovação de 7.0 nas disciplinas e TCC. 4- Entrega e aprovação do TCC.

Duração:

Mínimo de 8 meses

Oferecimento:

Matutino, vespertino ou noturno

Período de Oferecimento:

Janeiro de 2016 a dezembro de 2016

Inscrição e Matricula:

A inscrição e matrícula é de responsabilidade do polo de apoio presencial. Após o discente fazer a inscrição do curso, é de responsabilidade dos Polos efetivar a matrícula no sistema alunos.net, digitalizar os documentos e fazer o upload no sistema. Para formalizar e controlar a entrega destes documentos pelo discente, a FACON disponibiliza um documento intitulado Termo de Compromisso de Documentos para Matrícula com o objetivo de facilitar o controle da entrega e deixar ciente o aluno das condições de indeferimento de matrícula, caso os mesmos não sejam entregues na data definida pelo gestor.

Relação de documentos para matrícula:

Cópia simples com Apresentação dos Documentos Originais:

a) Diploma de Curso Superior ou Declaração de conclusão do Curso Superior

(frente e verso). b) Cédula de identidade

c) CPF (Cadastro de Pessoa Física) d) Título de eleitor

e) Certidão de Estado Civil (Certidão de nascimento ou de casamento) f) Documento de quitação das obrigações militares ou de alistamento

devidamente (exigido somente para homens com idade inferior a 30 anos) g) Comprovante de endereço

h) Contrato de prestação de serviços emitido pelo sistema e assinado pelo aluno

(4)

Modalidade Acadêmica:

O curso é ofertado no modelo presencial. A matriz contempla uma carga horária de 360 horas, sendo dividida em três módulos:

A matriz é dividida em três módulos:

a) Módulo 1: Composto por 2 disciplinas específicas do curso. A média do módulo é composta por duas avaliações que ficarão a critério do professor.

b) Módulo 2: Composto por 2 disciplinas específicas do curso. A média do módulo é composta por duas avaliações que ficarão a critério do professor.

c) Módulo 3: Composto por 1 disciplina específica do curso. A média do módulo é composta por duas avaliações que ficarão a critério do professor.

A estruturação dos módulos permitirá que o aluno desenvolva uma aprendizagem inovadora, buscando a sua qualificação de uma forma integralizada.

Trabalho de Conclusão de Curso: É obrigatória em todos os cursos de

Especialização Lato sensu. O TCC será em formato de artigo. O modelo do artigo será disponibilizado para o aluno pelo professor Orientador. Os artigos que tenham excelência em suas notas poderão ser encaminhados para publicação em Revista Eletrônica da FACON.

Certificação:

Os certificados dos cursos presenciais serão expedidos pela Secretaria da FACON, assinados pelo responsável e pelo diretor da FACON.

As informações contidas nos certificados são estabelecidas pelo Art. 7o da

Resolução CNE/CES no 1/2007, sendo que a fidedignidade das informações é de

responsabilidade do Gestor do Polo.

Desempenho Acadêmico Discente:

De acordo com a Resolução CNE/CES no 1/2007, o aluno deverá ter no mínimo 75%

(5)

obter média final igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) para ser considerado aprovado nas disciplinas.

Para o desempenho acadêmico do aluno, é atribuída uma nota expressa em grau numérico de ZERO a DEZ, com variação de 0,5 (meio) em 0,5 (meio) ponto. A média final de aproveitamento também deve ser arredondada para 0,5 (meio) ponto superior, quaisquer que sejam os décimos ou centésimos encontrados.

O aluno será avaliado por meio do acompanhamento contínuo dos resultados obtidos nas avaliações/provas de conhecimento específico, nos exercícios em sala de aula ou domiciliares, quando houver necessidade.

Caso o aluno não obtenha média na disciplina, poderá solicitar uma Avaliação Substitutiva, por meio da solicitação de requerimento disponível no Sistema alunos.net sendo cobrado taxa de serviço. A aplicação da Avaliação Substitutiva ao aluno é de responsabilidade do Gestor e deverá ocorrer ao término de cada núcleo, de acordo com a disponibilidade de sala de aula.

Justificativa:

A especialização em Direito Civil e Processual Civil, desenvolve um programa arrojado que sistematiza as recentes alterações legais do processo civil a fim de proporcionar ao aluno instrumentos modernos para aplicação do Direito com a visão estratégica de organização e as estratégias de transformação organizacional, as quais a gestão de pessoas reúne esforços para transformar o capital humano e recursos intangíveis em melhoria do desempenho corporativo. Assim preparando o aluno em todos os aspectos, deixando-o em sintonia com as modernas exigências do mercado de trabalho.

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Civil e Direito Processual Civil, tem formato híbrido, unindo a visão do direito material à visão do direito processual. Desenvolve um programa arrojado que sistematiza as recentes alterações legais do processo civil a fim de proporcionar ao aluno instrumentos modernos para aplicação do Direito, com a visão estratégica de organização e as estratégias de transformação organizacional, as quais a gestão de pessoas reúne esforços para transformar o capital humano e recursos intangíveis em melhoria do desempenho corporativo.

A proposta pedagógica tem como objetivo de formação continuada e acadêmica dos profissionais da área jurídica, e o aperfeiçoamento técnico e pessoal, habilitando para a prática diária com excelência.

(6)

Objetivo

Geral: A importância da união do Direito Civil com o Processo Civil é fornecer ao aluno

a compreensão da aplicação do direito material no processo, com enfase nas recentes alterações do Código de Processo Civil, possibiltando a atualização de conhecimentos e preparando o aluno para o mercado de trabalho.

Específicos: O curso é ofertado no modelo presencial, sendo dividido em três módulos: Módulo I: composto por 2 disciplinas específicas do curso, português jurídico e

Metodologia da Pesquisa Científica, que irá preparar o aluno para desenvolvimento de métodos, normas e estratégias fundamentais para o Projeto de TCC e para o próprio TCC, como também contribuir para seu bom desempenho em todas as disciplinas.

Módulo II – Direito Civil propriamente dito – projeta a estrutura material do programa.

Segue a ordem do Código Civil, a partir da Parte Geral e encaminha-se pelo Direito das Obrigações, pelo Direito dos Contratos, pela Responsabilidade Civil, pelos Direitos Reais, pelo Direito de Família e pelo Direito das Sucessões, aprontando-o para a sequência processual que se desenvolverá no Módulo subsequente. Direito Processual Civil, recentes inovações, projeta a estrutura processual do curso, dedicados, respectivamente, à “Teoria Geral do Processo Civil e Processo de Conhecimento” e “Execução, Processo Cautelar e Procedimentos Especiais”, possibilitando a reflexão acerca dos aspectos polêmicos e recentes alterações que cercam a disciplina.

Logo, observa-se que o curso abrange todos os quadrantes do processo civil, partindo da Teoria Geral para percorrer com extensão e profundidade o exame dos três primeiros livros do CPC (Processos de Conhecimento, Execução e Cautelar) e chegar ao exame dos procedimentos especiais reguladora pelo próprio código, bem como daqueles que encontram disciplina nas mais importantes leis processuais extravagantes (execução fiscal, mandado de segurança, e outros pertinentes aos operadores do direito, em especial servidores do Judiciário).

(7)

Matriz Curricular do Curso M ó d u lo 1 Português Jurídico 35 hs 70 hs

Metodologia da Pesquisa Científica 35 hs

M ó d u lo 2

Direito Administrativo – Licitações e contratos

administrativos. 60 hs 180 hs Direito Civil I 60 hs Direito Civil II 60hs M ó d u lo

3 Direito Processual Civil – I (Processos de Conhecimento) 35 hs

110 hs

Direito Processual Civil – II (Processos de Execução) 35 hs

Direito Processual Civil – III (Processo Cautelar) 40hs

TOTAL 360 hs

(8)

Programa do Curso

01- PORTUGUÊS JURÍDICO Conteúdo:

Introdução ao português jurídico. Teoria da Comunicação Jurídica (aspectos gerais e elementos da comunicação). Conceitos básicos da língua e vocabulário. Ruídos de comunicação. Função da linguagem jurídica. Modalidades e valores do discurso. Metadiscurso. Coerência e coesão textual. Gramática. Ortografia. Texto (gêneros textuais e coesão textual). Figuras e vícios de linguagem. Latinismos.

Referências Bibliográficas:

ANDRADE, Christiano José de. Os problemas dos métodos da interpretação

jurídica. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1992

DAMIÃO, R. T.; HENRIQUES, A. Curso de português jurídico. São Paulo: Atlas, 2004.

XAVIER, Ronaldo Caldeira. Português no Direito. 15. ed. Editora Forense, 2006

02- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conteúdo:

Definição de pesquisa e trabalho científico. Metodologia do ensino e as principais práticas didático-pedagógicas. Fundamentos Teóricos da Investigação qualitativa e quantitativa em Educação. Reflexões sobre o papel do ensino. As funções da metodologia na docência. Análise do conceito de Metodologia. Planejamento. Técnicas e estratégicas metodológicas. Enfoque da pesquisa em ciências humanas. Diretrizes para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Normas da ABNT para a produção acadêmica.

Referências Bibliográficas:

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos,

resenhas – São Paulo: Atlas, 1997.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

(9)

03- DIREITO ADMINISTRATIVO – LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Conteúdo:

Noções de direito administrativo. Administração pública (direitos e deveres). Princípios da Administração. Ato administrativo (eficácia e exequibilidade) . Serviços Públicos. Licitações e Contratos: Conceitos. Modalidades e etapas. Processos e princípios licitatórios. Fiscalização e Revogação.

Referências Bibliográficas:

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 12. ed. Lumen Júris: Rio de Janeiro,

2005.

MEIRELLES, Hely Lopes. Licitações e Contrato Administrativo, São Paulo: Malheiros Editores. 2012.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros. 2006. MELLO, Celso A. B. de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2006.

04- DIREITO CIVIL I Conteúdo:

Segue a ordem do Código Civil, a partir da Parte Geral e encaminha-se pelo Direito das Obrigações, pelo Direito dos Contratos.

Referências Bibliográficas:

DINIZ, MARIA HELENA. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva.

Vol. 1 - Teoria Geral do Direito Civil - 32ª Ed. 2015; Vol. 2 - Teoria Geral Das Obrigações - 30ª Ed. 2015; Vol. 3 - Teoria Das Obrigações Contratuais - 31ª Ed. 2015; Vol. 7 - Responsabilidade Civil - 29ª Ed. 2015

PAMPLONA FILHO, RODOLFO; GAGLIANO, PABLO STOLZE. Novo Curso de Direito Civil - São Paulo: Saraiva.

(10)

Obrigações - Vol. 2 - 16ª Ed. 2015

Contratos Teoria Geral - Vol. 4 - Tomo I - 11ª Ed. 2015

05- DIREITO CIVIL II Conteúdo:

Responsabilidade Civil, pelos Direitos Reais, pelo Direito de Família e pelo Direito das Sucessões, aprontando-o para a sequência processual que se desenvolverá no Módulo subsequente.

Referências Bibliográficas:

DINIZ, MARIA HELENA. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva.

Vol. 1 - Teoria Geral do Direito Civil - 32ª Ed. 2015; Vol. 4 - Direito Das Coisas - 30ª Ed. 2015;

Vol. 5 - Direito de Família - 30ª Ed. 2015; Vol. 6 - Direito Das Sucessões - 29ª Ed. 2015; Vol. 7 - Responsabilidade Civil - 29ª Ed. 2015

PAMPLONA FILHO, RODOLFO; GAGLIANO, PABLO STOLZE. Novo Curso de Direito Civil - São Paulo: Saraiva.

Novo Curso de Direito Civil - Responsabilidade Civil - Vol. 3 - 13ª Ed. 2015 Novo Curso de Direito Civil - Direito de Família - Vol. 6 - 5ª Ed. 2015 Novo Curso de Direito Civil - Direito Das Sucessões - Vol. 7 - 2ª Ed. 2015

06- DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - (PROCESSOS DE CONHECIMENTO)

Conteúdo:

Processos de Conhecimento: Procedimentos; Comum e ordinário e Sumário), Procedimentos especiais, nulidades processuais, sujeito do processo, petição inicial, nulidades processuais, deferimento e indeferimento, tutela antecipatória, citação, intimação, reconhecimento do pedido, resposta do réu, audiência, defesa, exceção, reconvenção, conciliação, suspensão do processo, julgamento, saneamento e suspensão do processo.

(11)

Referências Bibliográficas:

THEODORO JUNIOR, HUMBERTO. Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Forense.

Vol. I - 56ª Ed. 2015 • Teoria Geral do Direito Processual Civil; • Processo de Conhecimento • Procedimento Comum

FREDIE DIDIER JR. Curso de Direito Processual Civil - v.1 - Reescrito com base no NOVO CPC - 17a edição (2015) Juspodium.

DIDIER JR., FREDIE; OLIVEIRA, RAFAEL; BRAGA, PAULA SARNO. Curso de Direito Processual Civil - Reescrito Com Base No Novo CPC - Vol. 2 - 10ª Ed. 2015: Juspodium.

MARINONI, LUIZ GUILHERME; MITIDIERO, DANIEL; ARENHART, SERGIO CRUZ Novo Curso Processo Civil - Tutela Dos Direitos Mediante Procedimentos Diferenciados - Vol. 3: RT

AUGUSTO V. F. E SILVA, BRUNO G. REDONDO, FREDIE DIDIER JR., LEANDRO VALLADARES E WELDER QUEIROZ. Coleção Repercussões do Novo CPC – Juspodium.

07- DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - (PROCESSOS DE EXECUÇÃO)

Conteúdo:

Sobre a execução em geral. Processo de execução. Tipos de execução. Execução das obrigações de fazer e não fazer . Ação monitória. Execução por quantia certa em face de devedor solvente. Competências. Arrematação, Títulos judiciais e extrajudiciais. Execução em face da Fazenda Pública. Incidentes na execução. Suspensão e extinção da Execução.

(12)

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. Ed. Revista dos Tribunais, 2008.

PARENTONI, Roberto Bartolomei. Direito Penal do Inimigo. 2007.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Introdução ao estudo do Direito Penal. São Paulo: Saraíva, 2003.

THEODORO JUNIOR, HUMBERTO. Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Forense.

Vol. I - 56ª Ed. 2015 • Teoria Geral do Direito Processual Civil; • Processo de Conhecimento • Procedimento Comum

FREDIE DIDIER JR. Curso de Direito Processual Civil - v.1 - Reescrito com base no NOVO CPC - 17a edição (2015) Juspodium.

DIDIER JR., FREDIE; OLIVEIRA, RAFAEL; BRAGA, PAULA SARNO. Curso de Direito Processual Civil - Reescrito Com Base No Novo CPC - Vol. 2 - 10ª Ed. 2015: Juspodivm.

MARINONI, LUIZ GUILHERME; MITIDIERO, DANIEL; ARENHART, SERGIO CRUZ Novo Curso Processo Civil - Tutela Dos Direitos Mediante Procedimentos Diferenciados - Vol. 3: RT

AUGUSTO V. F. E SILVA, BRUNO G. REDONDO, FREDIE DIDIER JR., LEANDRO VALLADARES E WELDER QUEIROZ. Coleção Repercussões do Novo CPC – Juspodium.

08- DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - (PROCESSO CAUTELAR) Conteúdo:

Processo: atos processuais, pressupostos de existência e validade, nulidades. Provimento Cautelar Penal; Procedimento: conceito e classificação. Prisão Cautelar, Procedimento ordinário: acusação, comunicação dos atos processuais, defesa e prova. Procedimento sumário. Procedimentos especiais. Instrução processual. Sentença penal. Recursos. Coisa

(13)

julgada. Prisão e liberdade. Ações de impugnação: habeas corpus. Revisão criminal. CAutelas

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA JÚNIOR, João Mendes de. O processo criminal brasileiro. 4. ed. São Paulo: Freitas Bastos, 1959.

ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Princípios fundamentais do processo penal. São Paulo: RT, 1973.

ANDRADE, Manuel da Costa. Sobre as proibições de prova em processo penal. Coimbra: Coimbra, 1992.

ARAGÃO, Egas Moniz de. Sentença e coisa julgada. Rio de Janeiro: AIDE, 1992.

ASCENSÃO, José de Oliveira. O direito: introdução e teoria geral. 7. ed. Coimbra: Almedina, 1993.

THEODORO JUNIOR, HUMBERTO. Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Forense.

Vol. I - 56ª Ed. 2015 • Teoria Geral do Direito Processual Civil; • Processo de Conhecimento • Procedimento Comum

FREDIE DIDIER JR. Curso de Direito Processual Civil - v.1 - Reescrito com base no NOVO CPC - 17a edição (2015) Juspodivm.

DIDIER JR., FREDIE; OLIVEIRA, RAFAEL; BRAGA, PAULA SARNO. Curso de Direito Processual Civil - Reescrito Com Base No Novo CPC - Vol. 2 - 10ª Ed. 2015: Juspodivm.

MARINONI, LUIZ GUILHERME; MITIDIERO, DANIEL; ARENHART, SERGIO CRUZ Novo Curso Processo Civil - Tutela Dos Direitos Mediante Procedimentos Diferenciados - Vol. 3: RT

AUGUSTO V. F. E SILVA, BRUNO G. REDONDO, FREDIE DIDIER JR., LEANDRO VALLADARES E WELDER QUEIROZ. Coleção Repercussões do Novo CPC – Juspodium.

(14)

Qualificação Docente

A FACON – Faculdade de Conchas, possui a premissa da padronização da qualidade das disciplinas ministradas. Para tanto, conta com corpo docente qualificado e em sintonia com os avanços das diversas áreas do conhecimento. Através de análises críticas dos alunos, realizadas na forma de avaliação da satisfação do curso e da orientação do coordenador, há um aprimoramento contínuo da didática dos docentes, dos procedimentos pedagógicos, da infraestrutura utilizada e dos assuntos abordados.

O corpo docente será formado por professores com especialização, mestrado e/ou doutorado, respeitando o disposto na Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007 - Câmara de Educação Superior–CES, do Conselho Nacional de Educação, e será divulgado no período de matrícula/rematrícula pelo coordenador de pós-graduação ou gestor do Polo.

Os documentos comprobatórios, da última titulação, bem como curriculum

lattes dos professores estão disponíveis na Secretaria Acadêmica.

Espaço necessário e equipamentos a serem utilizados

Disponibilizam-se como infraestrutura física para a pós-graduação oferecido nos Polos de Apoio Presencial, salas de aula com recursos multimídia, biblioteca contando com a bibliografia indicada neste projeto pedagógico.

Os polos também dispõem de uma sala reservada para o atendimento de alunos e professores por parte do coordenador do curso, bem como um laboratório de informática com máquinas disponibilizadas ao uso de alunos para pesquisa e uso de softwares específicos.

Referências

Documentos relacionados

Arbitro a comissão do Leiloeiro em 6% (seis por cento) do valor do lance. Será vencedor o maior lance. Para a expedição da carta de arrematação, deverá o arrematante

Teoria Geral do Direito Civil e Parte Geral do Código Civil - II Aulas...

These are two recently funded projects with highly synergic components related to climate changes in the SW Atlantic and closely related to the INCT-MC- Ocean, Atlas-B, FAPESP-MC

A partir destas colocações desponta o possível delinear do caminho para a retomada da condição de objeto de uso do produto de moda, descaracterizada pela massificação e

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO CONTRATUAL CIVIL E DO TRABALHO PROMOVIDO PELA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHISTA

Processo Penal Direito Tributário Direito Civil - Coisas Direito Civil - Obrigações Direito Civil – Contratos Direito Civil - Sucessões Hermenêutica Jurídica Direitos

Com intuito de analisar a produção de biogás em biodigestores de escala piloto abastecidos com dejetos de bovinos leiteiros e de suínos, foram coletadas amostras do gás

Responsabilidade Civil para os casos em que os custos da negociação são demasiadamente elevados,X. e as partes não podem