• Nenhum resultado encontrado

XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À QUALIDADE DA ÁGUA PARA

CONSUMO HUMANO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SIMÃO

DIAS-SE

Manoel Rodrigo Alves dos Santos¹, Anna Carla Bispo dos Santos Almeida²

RESUMO: O semiárido brasileiro é o mais vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, por ter menos recursos para se adaptar as transformações sociais, tecnológicas e econômica. Para entender esta realidade, a pesquisa foi desenvolvida em comunidades rurais dos municípios de Simão Dias - SE, com objetivo de avaliar através dos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos a qualidade da água utilizada para o consumo humano. Utilizando metodologia do tipo analítico-descritivo, desenvolvida através de atividades realizadas em seguintes partes: visita ao município para observações ambientais, coleta e aplicação de questionário. Assim, os resultados encontrados na análise da água coletada foram relacionados com os valores de potabilidade definidas pela legislação brasileira. Sendo assim, o alcance dos resultados, foram desenvolvidas ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, ensinado os moradores para uso racional dos recursos hídricos, e a preservação dos mananciais e sugestões para armazenamento adequado da água para consumo humano.

Palavras-Chave: Água. Educação ambiental. Consumo. 1 INTRODUÇÃO

O semiárido brasileiro é considerado mais vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, por obter menos recursos para se adaptar as transformações sociais, tecnológicas e econômica. Além disso, prevê-se que as regiões áridas e semiárida receberão poucas chuvas perante as mudanças climáticas, levando à degradação de terras agrícolas, causando impactos na alimentação (LÓPEZ et al., 2019).

Nesta perspectiva, a avaliação dos prováveis impactos das mudanças climáticas e recursos hídricos é de grande importância para compreender como diferentes setores podem ser afetados e, também, desenvolver ações de educativas, imprescindível à disseminação dos princípios básicos para os cuidados necessários com a água a ser consumida, visando orientar os habitantes desse local na preservação dos recursos hídricos que têm acesso, para que adquiram uma água de boa propriedade (BRASIL, 2011). Desse modo, o presente trabalho procura avaliar através dos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos a qualidade da água utilizada para o consumo humano na zona rural do município de Simão Dias – SE.

¹ Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Ages, Avenida Universitária, 23 - Parque das Palmeiras, Paripiranga - BA, 48430-000,

Pós-graduando em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Faiara.manoelrodrigo233@gmail.com. (apresentador do trabalho).

² Graduada em Ciências Biológicas Pelo Centro Universitário Ages, Avenida Universitária, 23 - Parque das Palmeiras, Paripiranga - BA, 48430-000,

(2)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

2. MATERIAL E MÉTODOS

Adota-se como metodologia do tipo o analítico-descritivo e, para as técnicas relativas as coletas de dados, foi empregada a observação direta extensiva (LAKATOS & MARCONI, 1991). Desse modo, foi desenvolvido no município de Simão Dias, localizado no estado de Sergipe, mais especificamente na zuna rural e administrada em três partes. Na parte principal, foram efetuadas coletas de água em moradias e na escola pública, cujo abastecimento é de fontes alternativas. Foram coletadas amostras do local de armazenamento externo às residências (cisterna), como também dos recipientes de reserva de água para consumo direto e interior.

Durante as vistas, foram estabelecidas um contato pessoal com os habitantes tendo como propósito estreitar relações de cooperação e adquirir informações relevantes quando aos cuidados básicos de limpeza, identificação de consumo e ocorrência de doenças referentes ao uso da água em condições inadequadas. Dessa forma, foi apresentado aos residentes um questionário elaborado com 12 questões relativo à origem, tratamento e a qualidade da água utilizada.

Dessa forma, também foi efetuado uma observação geral no que diz respeito à localização dos reservatórios de água utilizados para o consumo direto e indireto, que armazenam a água por um tempo mais prolongado. Inclusive, as amostras de água coletadas foram examinadas nos laboratórios do Centro Universitário Ages, para determinar os valores dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, relacionando os resultados alcançados aos valores referentes as Normas Brasileiras para água potável.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante as visitas realizada no município, observou-se uma paisagem agradável, com uma vegetação verde, pois houve incidência de chuvas no agreste sergipano no mês de outubro. Ainda assim, percebeu-se a pouca oferta de água superficial para suprimento das necessidades básicas da comunidade. O contato direto com os moradores comprovou tal fato através dos relatos feitos durante as conversas informais, entrevistas e questionários.

A partir das respostas colhidas nos questionários, percebe-se a reivindicação da população sobre pouca disponibilidade d’água e do alto valor que pagam por ela, principalmente nos períodos de estiagem, quando o governo municipal não doa. Admite-se que não sabem a procedência da água fornecida por carros pipa e que as vezes fazem o tratamento da água consumida com hipoclorito, entregues pela agente de saúde (BRASIL, 2011).

As medidas adotadas para a economia de água são colocadas como prioritárias pelos entrevistados, tendo em vista a pouca disponibilidade desse recurso. Com relação ao abastecimento da água destinada ao consumo humano, observou-se que em todas as residências e na escola se fazia uso de cisternas ou tanques para o armazenamento da água por tempo mais prolongado, situados na parte externa das residências e com tubulações para captura da água no período das chuvas. Figura 1.

(3)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

Figura 1: Cisterna no município de Simão Dias - SE, a) captação por telhado; b) captação por calçadão.

Fonte: Autor (2020).

Para o armazenamento de curto período da água destinada ao uso direto (beber e cozinhar), a maioria da população utiliza filtros de barro, recipientes de plástico ou tonéis, de onde também foram coletadas amostras para avaliação físico-química e microbiológica. Desse modo, não encontrou a existência de animais próximo aos reservatórios, aspecto positivo, necessário para a prevenção da qualidade da água, pois aproximação de animais com a água é capaz de contaminá-la (ROCHA, 2014).

Nesse sentido, os valores avaliados para os parâmetros analisados, indicativos da qualidade da água, encontram-se expresso na tabela 1, relacionado com os valores referentes as normas de potabilidade da água, definidas pelo Ministério da Saúde do Brasil, com base nas exigências da OMS (Organização Mundial da Saúde) (ANA, 2017).

Tabela 1. Valores analisados para os parâmetros avaliados, referentes à água coletada no município de

Simão dias -SE.

Parâmetros Limite Estimável Valor verificado Escola

pública

Valor verificado

Residências

Microbiológicos*

Coliformes Totais Ausência > 1500 NMP/100mL 550 NMP/100mL

Coliformes a 45ºC Ausência > 1500 NMP/100mL 17 NMP/100mL

Químicos e Físico-químicos**

Dureza total < 100 mg/L de CaCO3 130 mg/L de CaCO3 60 mg/L de CaCO3

pH 7,0 a 8,5 6,7 7,96

Turbidez < 1,0 UNT 1,27 UNT 1,10 UNT

* Limites recomendados pela portaria n° 518 de março de 2004, do Ministério da Saúde do Brasil. **Limites recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Portaria n º 1.469, de 29 de dezembro de 2000. NMP-Número mais provável. UNT – Unidade de Turbidez.

(4)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

Os resultados obtidos pela análise microbiológica executada, foram para coliformes totais, termotolerantes e Escherichia coli. Além disso, os resultados mais alarmantes foram descobertos na água usada na escola, uma vez que se constatou a transmissão daquela água por coliformes. Contudo, os resultados descobertos na água coletada nas casas foram recomendados. Mesmo assim, é importante o cuidado com o manejo e prevenção das fontes disponíveis pois, identificou-se a existência de microrganismo causadores de patologia, inclusive nos resultados químicos e físico-químicos, valores encontrados não manifestar aos padrões referenciados pelas normas de potabilidade (ANA, 2017).

Os problemas identificados perante a qualidade de água do município, assim, como também, as questões relatas pelos residentes, que foram abordados em um momento junto à comunidade por meio de ações em Educação Ambiental. Além disso, alunos da escola públicas, professores e trabalhadores foram convidados para compartilhar suas experiências na palestra educativa promovida no espaço escolar, na qual debateram os temas relacionados a preservação dos recursos hídricos, e motivos que contribuem para conservação da qualidade de água, como impedir doenças de disseminação hídrica e as sugestões na sua qualidade de consumo e na saúde do povo (ROCHA, 2014).

Portanto, as palestras foram agradecidas com dinâmicas em grupos, distribuindo adesivos e folhetos educativos, destacando-se nesse momento a presença ativa dos alunos, em que apresentaram para o público pequenas peças teatrais, tratando de assuntos como preservação dos ecossistemas e o direito da criança e adolescente frente ao meio ambiente. Sendo assim, a comunidade escolar e moradores teve a boa vontade em participar nas atividades realizadas e demostraram o interesse em compartilhar seu conhecimento e disposição para atender às opiniões apresentadas, buscando aplicar os cuidados nos cotidianos necessários para o aperfeiçoar e aumentar a qualidade de água para consumo.

4. CONCLUSÃO

1. Dessa forma, o uso das fontes de água anteriores às cisternas e o uso de carro-pipa são as formas de sobrevivência destas populações. Uma vez que a água armazenada nas cisternas não atendeu as necessidades de todas as comunidades durante o período de estiagem.

2. Diante desses fatos, é notório a situação preocupante, resultados descobertos, principalmente, nas análises microbiológicas da água utilizada para consumo humano direto na escola. Portanto, é importante contribuir e desenvolver hábitos de preservação ambiental, incentivar a valorização dos recursos naturais presente na região e destacar a importância do cidadão da zona rural na conservação do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos Professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Ages, e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) pela oportunidade.

REFERÊNCIAS

ANA – Agência Nacional de Água. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2017: relatório pleno. Brasília: ANA, 2017. p. 169.

(5)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

BRASIL. Portaria MS nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de

potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, 2011. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/ 2011/prt2 914_12_12_2011.html. Acesso em: 17 de fevereiro de 2020.

LAKATOS, Eva Maria; DE ANDRADE MARCONI, Marina. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. 231 p.

LÓPEZ, D. N. M., FERNÁNDEZ, I. M., MALDONADO, S. A. S., DÍAZ, F. L. A., & ALEMÁN, L. A. B. Indicator of Quality of Water for Human Consumption in the Community El Comején, Masaya (Nicaragua). Journal of Agricultural Science, v. 11, n. 8, 2019.

ROCHA, M. A. de A. Educação ambiental aplicada à qualidade da água para consumo humano na zona rural de Lagoa Seca – PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. 18f.

Referências

Documentos relacionados

Segundo diversos autores, os efeitos colaterais dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, nomea- damente as náuseas e vómitos, podem provocar algum

Na segunda parte (Capitulo II), analisou-se cada um dos principais grupos económicos que operam em Portugal com o objectivo de conhecer o grau de domínio que

Entre os programas de incentivos fiscais do governo existe o Drawback, regime aduaneiro especial, ligado a política de comércio exterior, este artigo tem como objetivo

Calculou-se o índice CPO-D médio, as taxas de concordância e o teste kappa con- siderando os dentes no seu conjunto e dente a dente para cada um dos examinadores comparan- do-os com

Foram escolhidos alguns pontos e áreas para serem checados em campo com o uso de rastreadores GPS, com objetivo de analisar a possibilidade de mapear as construções das

Ao contrário do que sucedeu à língua galega, a língua asturiana não goza do status de língua cooficial, pois na época da reforma do Estatuto de Autonomia nas Astúrias, em 1998, não

substratos de Ti em HF 0,3 % V/V, com contra-eletrodos de Ni. Figura interna apresenta vista lateral de nanotubos de TiO 2 ... Gráfico de intensidade de corrente em função

Efeito do preço mínimo (R$ 100,00/t de raiz) 1 estabelecido nos contratos entre produtores e feculeiros sobre a competitividade, segundo as diferentes categorias, os valores