• Nenhum resultado encontrado

Acadêmicos e Profissionais reunidos em alusão aos 100 Anos da Escola Agronômica do Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acadêmicos e Profissionais reunidos em alusão aos 100 Anos da Escola Agronômica do Paraná"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Papel da Agronomia no Desenvolvimento do Brasil

Agrosul 2018

Encontro Sul Brasileiro de Engenheiros Agrônomos

40

o

. Ciclo de Atualização em Ciências Agrárias da UFPR

Acadêmicos e Profissionais reunidos em alusão aos

100 Anos da Escola Agronômica do Paraná

16 a 18 de maio de 2018 (4ª. a 6ª.)

Local: Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias / UFPR

Rua dos Funcionários, 1540.

Curitiba, Paraná - CEP: 80.035-050

PROMOÇÃO:

Projeto Agronomia & Sustentabilidade / UFPR Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba

CAALV Centro Acadêmico de Agronomia Lycio Vellozo Câmara de Agronomia do CREA-PR

Coordenação do Curso de Agronomia / Curitiba UFPR DERE - Departamento de Economia Rural DSEA - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola FEAPr – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná

APOIO:

CCEAGRO - Coordenadoria das Câmaras de Agronomia do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia CREA-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná

CONFAEAB - Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil SARGS – Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul FEAGRO SC – Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina

O Brasil conta atualmente com mais de 400 cursos de Agronomia ou de Engenharia Agronômica em funcionamento. Diariamente ouve-se notícias da abertura de novos cursos, inclusive na modalidade EAD (ensino à distância). É preocupante o nível acadêmico dos alunos entrantes, principalmente naquelas Instituições de Ensino Superior em que a disputa por vagas é menor. Decorrência disso é a diplomação de um crescente número de Engenheiros Agrônomos que nem sempre atendem aos objetivos do ensino superior estabelecido pela LDB - Lei que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional , Lei 9394/1996, e o que almeja-se no que diz respeito ao exercício profissional sob o Decreto 23196/1933 a qual regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências e a Lei 5194/1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. O tema vem sendo discutido nas Câmaras de Agronomia dos CREAs dos 26 estados e do Distrito Federal, pela Coordenadoria das Câmaras de Agronomia do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, assim como nos últimos Congressos Brasileiros de Agronomia promovidos pela Confeab - Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, ocasiões nas quais tem sido explicitada a preocupação com a formação e com o exercício profissional dos futuros engenheiros agrônomos nas moções e cartas aprovadas nestes eventos. Importante também sensibilizar-se o corpo docente e discente das principais Instituições de Ensino Superior no Brasil no que tange ao cumprimento da Legislação Profissional em vigor e esclarecer a todos as formas que vêm sendo utilizadas pelo Sistema Educacional e pelo Sistema Profissional de avaliação e de fiscalização das Instituições de Ensino Superior, inclusive pelo Sistema Confea/Crea. no que tange à formação dos futuros profissionais.

(2)

Pretende-se no presente evento discutir, nacionalmente, "O Papel da Agronomia no Desenvolvimento do Brasil" e formas para se alcançar os elevados objetivos explicitados pela LDB e pelos referidos Decreto 23196/1933 e Lei 5194/1966 no que tange à formação de Engenheiros Agrônomos no Brasil, e ao exercício profissional dos futuros diplomados. Planeja-se também abordar os mecanismos que permitem a proliferação de Cursos de Agronomia e estimular as entidades participantes a contribuir, eventualmente por meio de propostas ao Ministério da Educação no sentido de aprimorar suas políticas para Cursos de Graduação e de Pós-graduação em Agronomia.

Outras questões também serão abordadas sob esta ótica: a permissão do exercício profissional em atividades de grande impacto e risco à sociedade pela aprovação equivocada de legislação federal e pela recente criação do Conselho de Técnicos de Nível Médio; pelo avanço de outras profissões sem formação nas áreas de habilitação dos engenheiros agrônomos; o Receituário Agronômico para os agrotóxicos e sua relação com a segurança alimentar e a produção de alimentos seguros; e outros temas que os participantes trouxerem a público.

Sob este contexto, ressalta-se que a produção de alimentos, fibras e energia envolve obras de agronomia, incluindo aquelas relativas à Fitossanidade e à Defesa Sanitária Vegetal, e que atualmente, muitas preocupações emanadas da sociedade têm sido expressadas pela imprensa escrita, falada e televisionada, por autoridades constituídas, por organizações não governamentais e por integrantes do meio acadêmico a respeito do uso de agrotóxicos e da potencial contaminação dos alimentos e do ambiente.

Os herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros agroquímicos que têm por objetivo controlar de pragas e doenças, têm registro exigido em três ministérios (Agricultura, Meio Ambiente e Saúde) e sua recomendação é prerrogativa dos profissionais habilitados. A forma pela qual recomendações são materializadas é regulamentada por legislação federal e estadual que atrela a comercialização e uso dos agrotóxicos ao Receituário Agronômico.

O Receituário Agronômico, não obstante constituir-se em importantíssima ferramenta para garantir segurança alimentar e qualidade ambiental à sociedade no que tange ao uso adequado de agrotóxicos, sofre graves distorções em sua implementação, o que exige esclarecimento da sociedade sobre o papel do Engenheiro Agrônomo, da Agricultura e da própria Defesa Agropecuária para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O evento, que também constituir-se-á no Encontro Sul Brasileiro de Engenheiros Agrônomos, a Agrosul 2018, será realizado com a participação de Profissionais, de Professores, de Acadêmicos e de Coordenadores de Cursos de Agronomia, com representantes do Sistema Confea/Crea e com representantes e dirigentes de entidades de classe no período compreendido entre 16 e 18 de maio de 2018, no Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná em Curitiba. O evento é uma promoção do projeto de extensão universitária da UFPR intitulado "Agronomia & Sustentabilidade: Agronomia para uma Sociedade mais Sustentável", do qual são parceiras as entidades apoiadoras supra citadas, e o Curso de Agronomia da UFPR que completa 100 anos de sua regulamentação (1918 -2018).

PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR/ Curitiba PR Credenciamento e inscrições: Diretamente no local do evento.

Quarta- Feira – 16 de Maio de 2018 18:00 – 18:30 hs Abertura Oficial

18:30 – 18:45 hs Diretrizes Curriculares para os Cursos de Agronomia ou de Engenharia Agronômica: Palavra do Relator da Resolução Nº 1, de 2 de fevereiro de 2006 na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do MEC, Mensagem em vídeo.

Engenheiro Agrônomo, MS, Roberto Claudio Frota Bezerra Professor e Ex-reitor da UFCE

(3)

18:45 – 19:45 hs O Papel das Ciências Agrárias no Desenvolvimento do Brasil: missão frente aos desafios da Agropecuária Brasileira!

Engenheiro Agrônomo Blairo Borges Maggi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília DF

19:45 – 20:15 hs O Papel da Agronomia no Desenvolvimento do Brasil.

Engenheiro Agrônomo, Dr. Judas Tadeu Grassi Mendes Professor aposentado da UFPR - Empresário - Conferencista Curitiba PR

Quinta feira – 17 de Maio de 2018

Local: Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR/ Curitiba PR

08:30 - 09:00 hs Ensino de Agronomia no Brasil: visão da Confaeab.

Engenheiro Agrônomo, Dr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi Professor e Coordenador do Curso de Agronomia da UFPR Vice-presidente Sul da CONFAEAB

Curitiba PR

09:00 - 09:15 hs Educação Agrícola Superior e a ABEAS: realizações e necessidades.

Engenheiro Agrônomo Dr. Fernando Cezar Juliatti Professor da UFU - Ex-presidente da ABEAS Uberlândia MG

09:15 - 09:30 hs O ensino da Agronomia em IES privadas: situação do EAD e das escolas noturnas. Engenheiro Agrônomo Dr. Cid Tacaoca Muraishi

Professor da UBEC FACTO Católica do Tocantins

Presidente da AEATO - Coordenador Adjunto da CCEAGRO -CONFEA Palmas TO

09:30 - 09:45 hs Perguntas e discussões

09:45 - 10:00 hs Intervalo

10:00 - 11:00 hs O Currículo Invisível da Agronomia no Brasil: de D. João VI a 2018.

Engenheiro Agrônomo Dr. Luiz Rodrigues Freire Professor Aposentado da UFRRJ

Rio de Janeiro RJ

11:00 - 12:00 hs Oportunidades no campo e na cidade para uma geração digital de futuros Engenheiros Agrônomos.

Engenheiro Agrônomo, Dr. João Sebastião de Araújo Professor da UFRRJ

Seropédica RJ

12:00 - 14:00 hs Intervalo para o almoço

14:00 - 14:30 hs Ciência, tecnologia e capacidade gerencial e sua aplicação no exercício profissional da Agronomia no presente e no futuro: estou me formando, e agora?

Engenheiro Agrônomo Bernardo Luiz Palma Professor da UPF

(4)

.

14:30 - 15:00 hs O papel da Agronomia no Cooperativismo, na Assistência Técnica e na Extensão Rural (MAPA)

. Engenheiro Agrônomo Kleber Souza Santos

Coordenador Geral de Cooperativismo e de Associativismo/MAPA/SMC Coordenador das Câmaras Especializadas de Agronomia do CONFEA Brasília DF

15:00 – 15:30 hs Cooperação, Inovação e Agronomia.

. Engenheiro Florestal, Dr. Gilson Martins

Professor do Departamento de Economia Rural da UFPR Curitiba PR

15:30 – 15:45 hs Perguntas e discussões 15:45 - 16:00 hs Intervalo

16:00 – 16:15 hs Porque a fiscalização do exercício profissional da Agronomia é importante para o Brasil?

. Engenheiro Agrônomo, Dr. Almir Antonio Gnoatto

Professor da UTFPR - Dois Vizinhos PR

Coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-PR Engenheiro Agrônomo, Ricardo Antônio Palma

Coordenador Adjunto da Câmara de Agronomia do CREA-Pr - Toledo PR

16:15 – 16:30 hs Graduação e pós-graduação: qual a necessidade do País no que diz respeito às profissões sob o Sistema Confea/CREA?

. Engenheiro Civil Luiz Capraro

Curitiba PR

16:30 – 16:45 hs Por que o governo pretende barrar novos cursos de medicina por 5 anos? E os de Agronomia, continuarão abrindo?

. Médico Prof. Dr. Jurandir Marcondes Ribas

Ex-presidente da Associação Médica do Paraná Curitiba PR

16:30 – 16:45 hs Impacto da atuação dos técnicos de segundo grau e de outras profissões de nível superior nas atribuições profissionais dos Engenheiros Agrônomos.

. Engenheiro Agrônomo e Advogado José Adilson de Oliveira

Secretário da Câmara de Agronomia do CREA-ES Vitória ES

17:00 – 17:30 hs Equacionamento das ameaças à profissão de Engenheiro Agrônomo: o que o Sistema Confea/CREA e as Entidades de Classe devem fazer? Quando? E como?.

Engenheiro Agrônomo e Advogado Lincoln de Paula Florianópolis SC

17:30 – 17:45 hs Perguntas e discussões

17:45 - 18:00 hs Posição dos Engenheiros Agrônomos a respeito da política educacional para a Agronomia no Brasil

(5)

Sexta feira – 18 de Maio de 2018

Local: Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR/ Curitiba PR

08:30 – 09:00 Verdades e mitos sobre o uso de produtos fitossanitários no Paraná!

Engenheiro Agrônomo Adriano Luiz Ceni Riesemberg Diretor de Defesa Agropecuária – DDA. ADAPAR/SEAB PR.

09:00 - 09:30 hs Abastecimento interno e exportação: quais as regras nacionais e internacionais para o uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo? Afinal de contas, estes insumos são ou não necessários para a produção?

Engenheiro Agrônomo Marcelo Bressan

Auditor Fiscal Federal Agropecuário- Superintendência do MAPA no Paraná Curitiba PR

09:30 - 09:45 hs Perguntas e discussões

09:45 - 10:00 hs Intervalo

10:00 - 10:30 hs Produtos ilegais no Brasil.

Engenheiro Agrônomo Fernando Marini Gerente de Produto do Sindiveg

Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal São Paulo SP

10:30 - 11:00 hs Os agrotóxicos e o papel dos Engenheiros Agrônomos na Produção de Alimentos Seguros e na Sustentabilidade Ambiental. Carta de Curitiba. Agrosul 2012. SARGS, AEASC e FEAPr.

Engenheiro Agrônomo Manfred Leoni Schimd

Representante da FEAPr no GT-Agrotóxicos da Câmara de Agronomia do CREA PR Curitiba PR

11:00 - 11:30 hs Educação em Defesa Sanitária Vegetal: o que todos precisam saber sobre os Agrotóxicos!

Engenheiro Agrônomo Dr. José Otávio Menten Professor da ESALQ/USP

Piracicaba SP

11:30 – 12:30 hs Política Nacional Brasileira de Defesa Agropecuária: segurança alimentar, exportação e alimento seguro.

Engenheiro Agrônomo Luis Eduardo Pacifici Rangel Secretário Nacional de Defesa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília DF

12:30 – 13:00 hs Posição da pesquisa agropecuária brasileira frente à produção de alimentos seguros e à sustentabilidade ambiental.

Engenheira Agrônoma Dra. Fagoni Fayer Calegario Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente

representando o

Engenheiro Agrônomo Dr. Maurício Antônio Lopes Presidente da EMBRAPA

Brasília DF

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal, a partir de um estudo de caso, apresentar como as ações de merchandising estão configuradas num reality show