• Nenhum resultado encontrado

Relatório 03 - Relatório Do Ensaio de Determinação Do Tempo de Pega – Cimento Portland

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório 03 - Relatório Do Ensaio de Determinação Do Tempo de Pega – Cimento Portland"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE SANTO AGOSTINHO FACULDADE SANTO AGOSTINHO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO 03

RELATÓRIO 03

Determinação do tempo de pega

Determinação do tempo de pega

 – 

 – 

 Cimento Portland

 Cimento Portland

IRVIG JOSÉ DE SOUSA BARROS IRVIG JOSÉ DE SOUSA BARROS

WANDIEL OLIVEIRA GOMES WANDIEL OLIVEIRA GOMES

Teresina Teresina –  –  PI PI

Setembro, 2017 Setembro, 2017

(2)

IRVIG JOSÉ DE SOUSA BARROS WANDIEL OLIVEIRA GOMES

RELATÓRIO 03

Determinação do tempo de pega

 – 

 Cimento Portland

Relatório de ensaio apresentado como exigência do Programa de Aulas Práticas da Disciplina de Materiais de Construção III do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho.

Prof. Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade

Teresina –  PI

(3)

3. OBJETIVO...06 4. DEFINIÇÃO...06 5. MATERIAL UTILIZADO...06 6. MÉTODO DE ENSAIO...07 7. RESULTADOS...07 8. CONCLUSÃO...08 9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...09

(4)

É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretos. O início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. O conhecimento sobre o início e o fim de pega permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lançamento e adensamento do cimento.

A pega compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento (taxa de desenvolvimento da resistência), consequente do processo de hidratação. O tempo de pega pode ser definido como o início de pega - momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura - e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.

Diversos fatores podem diminuir a pega do cimento, como a finura elevada, baixo fator água/cimento, aditivos aceleradores e baixa umidade do ar, mas também podem aumentar como  baixas temperaturas e aditivos retardadores. Também podem ser utilizados fatores de correção como o gesso, que visa solucionar o problema da pega instantânea provocada pela reação do C3A puro com a água que conduz ao mediato enrijecimento da pasta de cimento.

O que determina, principalmente, se o comportamento da pega é normal ou não é a relação aluminato

 –  sulfato:

- Pega normal: quando as concentrações de íons aluminato e sulfato são baixas, ou quando suas concentrações disponíveis na solução são altas.

- Pega rápida: quando a quantidade de C3A reativa é alta, mas a quantidade de sulfato solúvel é menor do que a necessária para o retardamento normal.

- Pega instantânea: quando pouca ou nenhuma gipsita foi adicionada a um clínquer pulverizado de cimento Portland.

- Falsa pega: quando o C3A no cimento é de baixa reatividade.

O tempo de pega pode ser calculado com a ajuda do aparelho de Vicat, que mede a resistência de uma pasta de cimento. O início de pega pode ser verificado quando a agulha de Vicat para a 1 mm do fundo da forma, instante em que ela começa a perder a plasticidade, e o fim de pega quando a agulha não penetra no cimento.

(5)

do Aparelho de Vicat, para determinação do tempo de pega que foi estabelecido de 100 minutos até que atingisse 4 mm do fundo, também no mesmo aparelho este com a Sonda Tetmajer aos índices nos quais pedem a norma, referente a consistência normal do cimento. De acordo com tais resultados chegamos a consistência desejada em 5 mm, partimos então para a parte da medição do tempo estabelecida de 4h.

(6)

de Vicat de acordo com a NBR NM 65:2003. O conhecimento do início de pega permite o dimensionamento dos trabalhos de concretagem de modo a produzir, transportar, lançar e adensar o concreto dentro do tempo correto.

4. DEFINIÇÃO

Define-se o início de pega como o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de 4 mm da placa base.

5. MATERIAL UTILIZADO

 500g cimento CPII-Z-32 RS

 135 ml de água

 Aparelho e agulha de vicat

 Proveta

 Masseira

 Tronco de cone

(7)

 por 5 minutos, homogeneizando-a; Encher o molde, com o auxílio da espátula; Fazer descer sobre a  pasta, sem velocidade inicial, a sonda de Tetmajer. A massa terá consistência normal se a sonda estacionar entre 6 ± 1 mm do fundo da forma. Em caso negativo, o ensaio deve ser repetido, aumentando ou diminuindo a quantidade de água na pasta, até que se obtenha o resultado esperado. Após preparo da pasta, de consistência normal, preparar nova pasta utilizando as quantidades adequadas de cimento e água, conforme testado, para o ensaio de pega.

DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE INÍCIO DE PEGA:

Encher o molde com a pasta preparada no item anterior e descer, periodicamente, a agulha sobre a  pasta. O momento em que a agulha estaciona a 1 mm do fundo (tendo-se medido 30 segundos após o início do teste) determina o início de pega. O final da pega é determinado quando a agulha, ao tocar a  parte superior do cimento, no molde, não deixar vestígios apreciáveis.

DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE FIM DE PEGA:

Substituir a agulha de Vicat para a determinação do tempo de início de pega pela agulha de Vicat  para determinação do tempo de fim de pega, cujo acessório anelar facilita a observação exata de  penetrações pequenas. Inverter o molde cheio sobre sua placa base, de forma que os ensaios para a determinação do fim de pega sejam realizados na face oposta do corpo de prova, que estava originalmente em contato com a placa base. Os intervalos de tempo entre ensaios de penetração  podem ser ampliados para até 30 min, por exemplo. Registrar, com aproximação de 15 min, o tempo

transcorrido a partir do instante zero, até que a agulha penetre pela primeira vez apenas 0,5 mm na  pasta, como o tempo de fim de pega do cimento. Este é o momento em que o acessório anelar não  provoca nenhuma marca no corpo de prova, a precisão do ensaio pode ser maior reduzindo o intervalo de tempo entre penetrações próximas ao final da determinação e observando se os resultados de ensaios sucessivos não variam excessivamente.

7. RESULTADOS

Tempo do início de pega do molde do ensaio (contado a partir do lançamento da água): 1 h e 40 min. Tempo de fim de pega: 4h e 00 min (240min).

(8)

O período desde a adição da água até o início das reações com os compostos é chamado de início de pega (aumento da viscosidade e temperatura). Quando a pasta deixa de ser deformável tem

 –   se o fim de pega. Quanto mais fino o grão do cimento mais rápido é o início de pega e mais

demorado o seu fim. A ocorrência da pega do cimento deve ser regulada tendo  –  se em vista os tipos de aplicação do material, devendo se processar ordinariamente em períodos superiores a uma hora após o início da mistura. Nesse prazo são desenvolvidas as operações de manuseio do material, mistura, transporte, lançamento e adensamento. Há casos, entretanto, em que o tempo de pega deve ser diminuído ou aumentado.

(9)

ABNT NBR NM 65:2002. Cimento Portland - Determinação do tempo de pega, Rio de Janeiro, 2002.

BAUER, L. A. Falcão. Materiais de Construção.  5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000. 471p.

SILVA, Ângela Maria Moreira. Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-Científicos da UFRR - baseadas nas normas da ABNT, Boa Vista, Editora da UFRR, 2007. 108p.

Referências

Documentos relacionados