• Nenhum resultado encontrado

Manual Operacional do Cartão Sicoobcard Maestro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Operacional do Cartão Sicoobcard Maestro"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual Operacional do Cartão

Sicoobcard Maestro

Diretoria Financeira e Comercial – Dific

Superintendência de Cartões – Sucar Gerência Operacional de Cartões – Gecar

(2)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃOSICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO SUMÁRIO

SEÇÃO

TÓPICOS DESCRIÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

SEÇÃO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

SEÇÃO 2 GLOSSÁRIO

CAPÍTULO 2 CARACTERISTICAS DO CARTÃO MAESTRO SEÇÃO 1 CARTÃO COM FUNÇÃO DE DÉBITO

CAPÍTULO 3 ATRIBUIÇÕES SEÇÃO 1 MASTERCARD

CAPÍTULO 4 PRECIFICAÇÃO DO PRODUTO SEÇÃO 1 COOPERATIVA

SEÇÃO 2 ASSOCIADO

CAPÍTULO 5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS SEÇÃO 1 SOLICITAÇÕES DE CARTÕES

SEÇÃO 2 ENTREGA DE CARTÕES

SEÇÃO 3 UTILIZAÇÃO DO CARTÃO

SEÇÃO 4 LIMITES DIÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO

SEÇÃO 5 BLOQUEIO,CANCELAMENTO E REATIVAÇÃO DE CARTÕES

SEÇÃO 6 RELATÓRIOS

CAPÍTULO6 ANEXOS

ANEXO I INSTRUMENTO PARTICULAR DE ESTIPULAÇÃO DOS CARTÕES DE DÉBITO –

CARTÃO DE DÉBITO SICOOBCARD

(3)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO INTRODUÇÃO – O

SEÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS –1

1- O Bancoob, em 2005, firmou parceria com a Mastercard e com esta mantém convênio para emissão de cartões puro débito, puro crédito e múltiplos. Um destes produtos é o Sicoobcard Maestro.

2- A Cooperativa Singular que desejar trabalhar com o produto Sicoobcard Maestro, deverá assinar o “Instrumento Particular de Estipulação dos Cartões de Débito – Cartão de Débito Sicoobcard” (Anexo I).

3- A Mastercard Internacional é, juntamente com a Visa, uma das empresas de cartão mais reconhecidas e respeitadas no mundo. São mais de 1,7 bilhão de logomarcas Cirrus e Maestro estampados em cartões de crédito e débito em circulação.

4- São marcas licenciadas pela Mastercard:

4.1- Crédito: e

4.2- Débito: , e

4.3- Saque ATM:

5- Com aproximadamente 25 mil instituições membro associadas, a Mastercard atende a consumidores, pequenas e grandes empresas em 210 países e territórios.

6- O cartão Maestro é aceito em 32 milhões de pontos, incluindo 892.800 caixas automáticos em todo o mundo. Abaixo o quadro dos números atuais Maestro (2005). 6.1- Cartões em circulação:

No Brasil No Mundo

Débito: 64 milhões Débito: 578,1 milhões

6.2- Faturamento:

No Brasil No Mundo

Débito: R$ 20 Bi (44%) Débito: US$ 81 bilhões

6.3- Estabelecimentos cadastrados:

No Brasil No Mundo

Débito: 560 mil Débito: 9,2 milhões

(4)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO INTRODUÇÃO –1

SEÇÃO GLOSSÁRIO –2

1- A fim de facilitar o entendimento desse manual, apresentamos um glossário com terminologias utilizadas pela área de cartões de crédito.

1.1- Adicional – É aquele a quem é concedido o cartão, a pedido do titular, para utilização, sendo suas transações direcionadas para a conta-cartão do titular. O Adicional deve ser necessariamente um dos titulares da conta-corrente.

1.2- ATM – Terminal de Auto-Atendimento que permite saques e consultas, por meio da utilização do cartão.

1.3- Bandeira – Empresas nacionais ou estrangeiras, detentoras dos direitos de propriedade e franqueadoras de suas marcas e logotipos para uso dos emissores e para a Redecard, mediante a especificação de regras gerais de organização e funcionamento do sistema de cartões e/ou produtos.

1.4- Cartões – Instrumentos de pagamento, físicos ou virtuais, emitidos e concedidos pelos emissores para uso pessoal e intransferível dos portadores, com funções (múltiplas ou não) de crédito, débito, Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou com qualquer outra função ou natureza, que venham a ser aceitos no Sistema Redecard, contendo o número, características de segurança, o nome do portador, o prazo de validade e identificação da bandeira e do emissor.

1.5- Compra – É a modalidade de transação que permite ao titular utilizar o cartão para obter, no ato da sua realização, a disponibilização de bens, produtos ou serviços.

1.6- Comprovante de venda – Formulário padronizado, fornecido pela Redecard, preenchido pelo estabelecimento, manual ou eletronicamente ou gerado pelo Sistema Redecard, e, sempre que cabível, assinado pelo portador no momento da realização da transação.

1.7- Conta-cartão – conta destinada ao controle das transações e operações realizadas pelo cartão do titular e cartão do adicional.

1.8- Emissores – Empresas nacionais ou estrangeiras, instituições bancárias ou não, autorizadas pelas bandeiras a emitir e conceder cartões e/ou disponibilizar produtos, para uso no Brasil e/ou no exterior.

1.9- Estabelecimento – Pessoa jurídica ou pessoa física fornecedora de bens e/ou prestadoras de serviços credenciadas ao Sistema Redecard, mediante adesão ao respectivo Contrato.

1.10- Função Débito – Função que permite ao portador do cartão Maestro efetuar consultas à sua conta-corrente, compras e saques, por meio da utilização de

(5)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO INTRODUÇÃO –1

SEÇÃO GLOSSÁRIO –2

com outras instituições. Atualmente são 25.000 terminais compartilhados em todo o Brasil, identificados com a seguinte marca .

1.14- Redecard – É a empresa responsável pela captura e transmissão de transações dos cartões de crédito e débito das Bandeiras REDESHOP®, MAESTRO ELECTRONIC™, MAESTRO® e DINERS CLUB INTERNATIONAL®. Oferece ainda, outros produtos e serviços, incrementando os negócios dos estabelecimentos comerciais credenciados.

1.15- Portadores – Pessoas físicas ou prepostos de pessoas jurídicas, detentoras de cartão e/ou usuárias de produtos concedidos pelos emissores e autorizados a realizar transações.

1.16- Transação – Toda e qualquer aquisição de bens e/ou serviços realizada em estabelecimentos no país, mediante a utilização de cartões e efetivada sob a forma manual ou eletrônica, e/ou todo e qualquer produto aceito no Sistema Redecard.

1.17- Titular – É aquele a quem é concedida a conta-cartão e é emitido o cartão, em seu nome, para utilização.

1.18- Saque – É a modalidade de transação que permite ao titular utilizar o cartão para obter, no ato da sua realização, a disponibilização de recursos em espécie.

(6)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO CARACTERÍSTICAS DO CARTÃO MAESTRO –2

SEÇÃO CARTÃO COM FUNÇÃO DE DÉBITO –1

1- O CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO

1.1- O Cartão Sicoobcard Maestro é o produto ideal para substituir cheque e dinheiro em compras e para saques. Com ele o portador não perde tempo preenchendo cheques e cadastros, e não precisa apresentar nenhum documento. O cartão de débito reúne todos estes benefícios para o portador do cartão.

1.2- Em princípio, todos os correntistas devem possuir um cartão para movimentar suas contas. Esta é a prática usual do mercado bancário.

1.3- Os cartões podem ser utilizados para:

1.3.1- Sacar e realizar consultas de saldos na cooperativa de origem do correntista e nas cooperativas que utilizam o Sisbr-Intercredis.

1.3.2- Sacar e realizar consulta de saldos na Rede Banco24Horas, Rede Compartilhada de Bancos, bem como na Rede Cirrus (no Brasil e exterior).

1.3.3- Para pagamento de compras por meio das redes Cheque Eletrônico, RedeShop, Mastercard Maestro e Maestro, sendo esta última disponível também no exterior. O cartão não gera tarifas na utilização para compras.

2- O Bancoob cuida de todo o processo de implantação do produto, como recebimento do arquivo cadastral, emissão e envio do plástico, além de gerenciar e manter o cartão na base de clientes cadastrados.

3- O Bancoob efetuará os lançamentos das transações de débito, nas compras e/ou saques, on-line, para as cooperativas que operam com o Sisbr.

4- PÚBLICO ALVO

4.1- Podem possuir o cartão Sicoobcard Maestro todos os correntistas que mantenham conta ativa de pessoa física individual ou conjunta solidária, nas Cooperativas de Crédito do Sicoob e no Bancoob.

4.2- Idade Mínima

4.2.1- A emissão do cartão de débito está relacionada com o contrato de abertura de conta-corrente, pois utiliza o saldo disponível em conta. 4.2.2- De acordo com as regras de abertura de conta-corrente, para ter acesso

à função débito, a idade mínima é definida pela cooperativa dentro dos critérios estabelecidos para abertura e movimentação de conta-corrente e legislação em vigor.

(7)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO ATRIBUIÇÕES – B

SEÇÃO MASTERCARD – 1

1- Estabelecer padrões e procedimentos para a aceitação e implementação das transações dos membros no mundo.

2- Oferecer uma rede de comunicação para transferência eletrônica de informações e fundos entre clientes.

3- Desenvolvimento de programas de marketing que criem uma maior conscientização sobre a marca, gerando negócios para bancos emissores.

4- Promover e apoiar as atividades de marketing e funções operacionais voltadas para os membros em conjunto com programas e serviços Maestro.

(8)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PRECIFICAÇÃO DO PRODUTO – S

SEÇÃO COOPERATIVA – 1

1- O Bancoob cobrará da Cooperativa Singular as seguintes tarifas:

1.1- Tarifa de emissão do cartão Sicoobcard Maestro – cobrada na primeira solicitação do cartão e na renovação dos plásticos, aplicada sobre os cartões titulares e adicionais.

1.2- Tarifa de mensalidade da função de débito do cartão Sicoobcard Maestro – é cobrada da cooperativa por conta-corrente com cartão de débito emitido e não cancelado.

1.2.1- Para cada conta-corrente com cartão é cobrada apenas uma tarifa mensal, independentemente da quantidade de cartões com a função de débito que movimentam esta conta (seja titular ou adicional).

1.2.2- Exemplo 1: uma conta-corrente conjunta possui dois portadores de cartão; é cobrada apenas uma tarifa mensal.

1.2.3- Exemplo 2: um titular de uma conta-corrente possui dois cartões com a função de débito habilitada – um cartão Sicoobcard Maestro e um cartão Sicoobcard Mastercard múltiplo: neste caso, é cobrada apenas uma tarifa mensal para a função de débito e uma tarifa mensal para a função de crédito.

1.3- O valor da tarifa mensal da função de débito varia de acordo com a tabela regressiva, elaborada pelo banco, onde é considerada a relação entre a quantidade de contas-correntes e a quantidade de contas-correntes com cartão emitido e não cancelado.

1.4- Tarifa sobre saques efetuados na Rede Cirrus, no Brasil e no exterior;

1.5- Tarifa sobre saques efetuados na Rede Banco24Hroras e Rede Compartilhada; 1.6- Todos os preços das tarifas apresentadas acima estão informadas no

documento “Condições Operacional Básicas para o Sicoob” disponível na Intranet do Bancoob.

(9)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PRECIFICAÇÃO DO PRODUTO – O

SEÇÃO ASSOCIADO –2

1- Cabe à cooperativa identificar e informar ao Bancoob, por meio do preenchimento do item referente à função débito na “Tabela de Parametrização dos Cartões Sicoobcard”

(Anexo II) os preços que deseja aplicar aos seus associados, portadores do cartão

Sicoobcard Maestro.

2- As tarifas previstas para aplicação contra o associado são: 2.1- Tarifa de emissão do cartão;

2.2- Tarifa de mensalidade sobre o cartão titular; 2.3- Tarifa de mensalidade sobre o cartão adicional; 2.4- Tarifa sobre saques na Rede Cirrus:

2.4.1- O valor da tarifa sobre saques na Rede Cirrus é definido pelo Bancoob e informado no documento “Condições Operacionais Básicas para o Sicoob”, disponível na Intranet Bancoob. Cabe à cooperativa definir se repassará ou não o débito para a conta do associado.

2.5- Tarifa sobre saques na Rede Banco24Horas e Rede Compartilhada:

2.5.1- O valor da tarifa sobre saques na Rede Banco24Horas é definido pelo Bancoob e informado no documento “Condições Operacionais Básicas para o Sicoob”, disponível na Intranet Bancoob. Cabe à cooperativa definir se repassará ou não o débito para a conta do associado.

2.6- Tarifa sobre consulta de saldo na Rede Cirrus:

2.6.1- O valor da tarifa sobre consulta na Rede Cirrus é definido pelo Bancoob e informado no documento “Condições Operacionais Básicas para o Sicoob”, disponível na Intranet Bancoob. Cabe à cooperativa definir se repassará ou não o débito para a conta do associado.

2.7- Tarifa sobre consulta de saldo no Banco24Horas e Rede Compartilhada:

2.7.1- O valor sobre consulta de saldo na Rede Banco24Horas é definido pelo Bancoob e informado no documento “Condições Operacionais Básicas para o Sicoob”, disponível na Intranet Bancoob. Cabe à cooperativa definir se repassará ou não o débito para a conta do associado.

(10)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – S

SEÇÃO SOLICITAÇÕES DE CARTÕES – R

1- A cooperativa deve solicitar ao associado o preenchimento e a assinatura da “Modelo-02113 – Proposta de Adesão aos Cartões Sicoobcard”, disponível na Intranet, no serviço “Disponibilidade de Arquivos e Formulários – DAF”.

2- A cooperativa que opera como Sisbr deve Acessar o Modulo de Gestão de Cartões (MGC), que foi desenvolvido para gerenciamento e operacionalização dos Cartões Sicoobcard, conforme os passos descritos abaixo:

2.1- Acessar cadastro/solicitar cartões: 2.1.1- Solicitação cartão de débito

(11)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO SOLICITAÇÕES DE CARTÕES – R

2.3- O sistema exibe a aba ‘Conta-cartão’ para conferência dos dados:

2.4- Selecionar a aba ‘Cartão’ para conferência dos dados:

2.5- Ao clicar no botão “Incluir” o sistema insere no Grid ‘Nome no Cartão’ o cliente: 2.6- O pedido de cartão adicional pode ser feito pelo MGC, no momento da

solicitação do cartão titular ou posterior ao pedido deste, desde que já tenha ocorrido a geração da conta-cartão, que acontece até 72 horas após o recebimento da solicitação do cartão titular. Não será permitida a solicitação de cartão adicional para portadores que não figurem como um dos titulares da conta-corrente.

(12)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO SOLICITAÇÕES DE CARTÕES – R

2.6.1- Para solicitar um Cartão Adicional será preciso clicar no botão Pesquisar (binóculo) e selecionar a Pessoa desejada:

Observação: A solicitação do cartão adicional no MGC poderá ser feita

no momento da solicitação do cartão do titular. Caso contrário, deverá ser feita na Web Cabal.

(13)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO SOLICITAÇÕES DE CARTÕES – R

3- Quanto às cooperativas que não trabalham com o Sisbr, a solicitação pode ser feita pela digitação de dados em uma planilha Excel, no formato fornecido pelo Bancoob. Neste caso, a planilha deverá ser encaminhada ao Bancoob assinada pela cooperativa autorizando o cadastramento dos cartões;

4- Caso a cooperativa já tenha solicitado um cartão Sicoobcard para o associado e este tenha sido cancelado, não deverá solicitar um novo cartão. Nesse caso, a cooperativa deverá adotar os procedimentos descritos no capítulo 5, seção 5 “Bloqueio, Cancelamento e Reativação de Cartões” deste manual.

(14)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO ENTREGA DE CARTÕES –2

1- Os cartões são gerados pelo Bancoob e enviados, bloqueados, via malote da Cooperativa Central para a Cooperativa Singular atuar na entrega e desbloqueio deles.

2- O associado recebe o cartão na cooperativa e o funcionário, devidamente cadastrado pelo Bancoob, atualiza os dados do correntista e desbloqueia o plástico, via Portal de Serviços Cabal, no site www.cabal.com.br/emissor ou no link “Entidades” existente no site, digitando a sua senha de administrador do sistema.

2.1- Portal de Serviços Cabal

(15)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO ENTREGA DE CARTÕES –2

2.3- Desbloqueio do cartão

- “Portador” – “Pesquisar”

- “Procura de portador/cartão”

(16)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO ENTREGA DE CARTÕES –2

- “Seleciona o cartão”

- “Desbloqueia o cartão”

3- Neste momento, o correntista escolhe uma senha pessoal com 4 (quatro) dígitos para a realização de saques e compras com o cartão. A senha deve ser digitada e confirmada exclusivamente pelo correntista.

4- O desbloqueio do cartão acontece on-line. O associado poderá utilizar o cartão no mesmo dia.

(17)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO UTILIZAÇÃO DO CARTÃO – R

1- COMPRAS

1.1- O associado pode realizar compras com o cartão Maestro nas redes conveniadas RedeShop, MasterCard Maestro e Maestro.

1.2- Para comprar com o Cartão Maestro basta apresentá-lo em qualquer estabelecimento comercial que possua a identificação de qualquer uma das marcas abaixo:

1.3- Para concretizar a compra, é necessário digitar a senha de conhecimento exclusivo do portador.

1.4- O valor máximo diário permitido para compras é de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) ou o saldo em conta-corrente, prevalecendo, para autorização, o menor valor.

1.5- No exterior, o limite máximo diário é de US$ 1.200,00 (mil e duzentos dólares). 1.6- O Bancoob encaminha, para as cooperativas que não possuem Sisbr, o valor das

compras pelo arquivo 5XXXXxxx.RT1; a cooperativa, por sua vez, debita a conta-corrente do portador.

1.7- Para as cooperativas que trabalham com o Sisbr o débito ocorre na conta-corrente do portador, imediatamente após a realização da transação, caso a cooperativa esteja on-line.

1.8- Compras com o cartão não geram tarifas para o portador.

2- SAQUES

2.1- O portador do cartão Maestro pode sacar na cooperativa à qual é associado, nas cooperativas que operam com o Sisbr - Intercredis, na Rede do Banco24Horas, na Rede Compartilhada de Bancos e na Rede Cirrus.

2.2- Saques na cooperativa de origem:

2.2.2- é necessário que o correntista apresente o cartão ao caixa e digite a senha de conhecimento exclusivo do portador;

2.2.3- o controle deste saque é realizado pelo sistema de conta-corrente da cooperativa;

2.2.4- o Bancoob não cobra tarifa por este serviço. 2.3- Intercredis

2.3.2- Esta funcionalidade permite que todos os associados das cooperativas interligadas pelo Sisbr, realizem movimentações financeiras em suas contas-correntes, por meio das instalações de atendimento (terminais de caixa e ATM) de qualquer cooperativa também usuária do Sisbr.

(18)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO UTILIZAÇÃO DO CARTÃO – R

encontram nas dependências das agências de alguns bancos conveniados, a chamada Rede Compartilhada.

2.4.3- A relação dos bancos conveniados encontra-se disponível no site do Bancoob, no endereço www.bancoob.com.br ou TecBan - Endereços do Banco24Horas.

2.4.4- Nem todas as agências dos bancos informados, possuem terminais homologados pela TecBan.

2.4.5- Os terminais homologados podem ser reconhecidos pela tarja vermelha contendo os dizeres: “Interligado à Rede Banco24Horas”: . 2.4.6- Para sacar, o associado tem que estar de posse do cartão e digitar a senha

de seu exclusivo conhecimento.

2.4.7- Pelo serviço, é cobrada uma tarifa da cooperativa. A decisão de debitar a tarifa de saque na conta-corrente do portador do cartão é da cooperativa. 2.4.8- Para as cooperativas que não possuem Sisbr tanto o valor do saque quanto

o valor da tarifa são encaminhados para a cooperativa, pelo arquivo 5XXXXxxx.RT1 que, por sua vez, realiza o débito na conta-corrente do portador.

2.4.9- Para as que trabalham com Sisbr é enviado, via arquivo, somente o valor das tarifas, pois o valor do saque é debitado on-line na conta do associado.

2.5- Rede Cirrus :

2.5.2- Na Rede Cirrus, o portador do cartão pode sacar em mais de 890.000 terminais, em 210 países, estando 8 mil pontos no Brasil.

2.5.3- O portador saca em moeda local e o valor é debitado em reais na conta-corrente.

2.5.4- A relação com os endereços dos caixas automáticos da Rede Cirrus, podem

ser localizados no site:

http://www.mastercard.com/br/cardholderservices/atm/index.html

2.5.5- O processo de cobrança dos valores de saques e tarifas é similar aos saques na Rede Banco24Horas.

(19)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO LIMITES DIÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO – RT

1- Além do saldo disponível em conta-corrente (incluindo o limite do cheque especial), as

transações com cartão de débito, fora do caixa da cooperativa, estão sujeitas aos limites diários de utilização para compras e saques definidos pelo Bancoob como medida de mitigação de fraudes.

2- Compras nas Redes conveniadas para aceitação do cartão Sicoobcard Maestro:

2.1- O limite diário de utilização do cartão nas redes externas, R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) no Brasil e US$ 1.200,00 (mil e duzentos dólares) no exterior.

3- Saques na cooperativa de origem:

3.1- O limite diário para saques no caixa da cooperativa de origem corresponde ao valor do saldo disponível em conta-corrente.

3.2- O limite diário para saques no ATM da cooperativa de origem é R$ 1.000,00 (mil reais).

4- Saques nas demais cooperativas do Sicoob, que trabalham com o Sisbr:

4.1- O limite diário para saques nos caixas e ATMs das demais cooperativas do Sicoob, que trabalham com o Sisbr, é R$ 1.000,00 (mil reais).

5- Saques na Rede do Banco24Horas e Rede Compartilhada:

5.1- O limite diário para saques nos ATMs do Banco24Horas e da Rede Compartilhada é R$ 600,00 (seiscentos reais) no Brasil e US$ 600,00 (seiscentos dólares) no exterior, mesmo que o portador do cartão mantenha um saldo em conta-corrente superior ao limite diário.

5.2- O limite diário de saque está incluído no limite diário de utilização para compras, ou seja, o máximo que o portador pode realizar diariamente, entre saques e compras fora da cooperativa não pode ultrapassar o valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) no Brasil e US$ 1.200,00 (mil e duzentos dólares).

6- Para as demais cooperativas que não operam com o Sisbr, as transações com cartão,

fora do seu ambiente, estão sujeitas ao saldo em conta-corrente, que elas deverão informar diariamente ao Bancoob.

6.1- Essas cooperativas deverão enviar, por meio do link SicoobCard, na Intranet Bancoob, o arquivo contendo os saldos de todos os correntistas que possuírem cartões.

6.2- O saldo da conta-corrente do portador do cartão poderá ser atualizado até sete vezes ao dia. Os horários de atualização são informados diariamente na Intranet, no serviço “Bom Dia Bancoob”.

6.3- Os saques realizados pelo correntista dentro da cooperativa à qual é associado não sensibilizam o saldo do cartão que está sendo controlado pelo sistema do Bancoob. Portanto, poderá haver débitos superiores ao valor disponível em conta-corrente, caso o portador saque na cooperativa e utilize o cartão externamente.

6.4- Nos casos em que o saldo em conta-corrente informado ao Bancoob, pelas cooperativas que não possuem Sisbr, for inferior ao teto máximo de utilização,

(20)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – 5

SEÇÃO BLOQUEIO, CANCELAMENTO E REATIVAÇÃO DE CARTÕES – R

1- O cancelamento do cartão ocorre pelos seguintes motivos:

1.1- Solicitação do cliente diretamente à Central de Atendimento Sicoobcard ou à sua cooperativa;

1.2- Decisão do Bancoob;

1.3- Solicitação da Cooperativa Singular ou Central;

1.4- Descredenciamento ou desfiliação da Cooperativa Singular; 1.5- Substituição do cartão (perda/roubo/extravio); ou

1.6- Quando da solicitação de cancelamento, o cartão é incluído no arquivo de exceção da Maestro, o que impede a sua utilização para compras e saques.

2- No caso de perda, roubo ou extravio do cartão, o associado deverá imediatamente cancelar seu cartão no site www.sicoobcard.com.br, ou na Central de Atendimento Sicoobcard, telefone 0800 702 0756, ou procurando sua cooperativa.

2.1- A cooperativa deve acessar o Portal de Serviços da Cabal no site www.cabal.com.br, no link “Entidades”, onde é providenciado o bloqueio automático do cartão no sistema, isentando o associado de qualquer responsabilidade sobre despesas realizadas a partir desse momento.

(21)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – 5

SEÇÃO BLOQUEIO, CANCELAMENTO E REATIVAÇÃO DE CARTÕES – R

3.2- Nesse caso, será emitida uma nova via do cartão e enviada para a cooperativa, sem a cobrança de uma nova tarifa de emissão.

4- A reativação/reposição de um cartão cancelado ocorre da seguinte forma:

4.1- Se o associado ainda possuir o cartão, basta solicitar à sua cooperativa a

reativação do cartão;

4.2- Se o associado não possuir mais o cartão, deverá solicitar à cooperativa a

reposição do cartão;

4.3- Tanto a reativação quanto a reposição devem ocorrer por solicitação da cooperativa, devendo ser feitas diretamente no Portal de Serviços Cabal por meio do site http://www.cabal.com.br, no link “Entidades”.

(22)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – R

SEÇÃO RELATÓRIOS – 6

1- Os relatórios gerenciais foram criados para auxiliar as cooperativas no controle dos vários processos envolvidos no negócio de cartões.

2- Foram criados a partir de estudos de demanda, e serão aperfeiçoados à medida que as cooperativas façam suas críticas e sugestões. Poderão também ser criados novos modelos de relatórios, dependendo das necessidades das cooperativas.

3- Os relatórios estão disponibilizados no MGC e na Intranet Bancoob, no serviço “Relatórios Sicoobcard Maestro”, para seleção e impressão.

3.1- O relatório disponibilizado no MGC é o:

3.1.1- Relatório Base de Contas-correntes sem Cartão de Débito. 3.2- Os relatórios disponibilizados na Intranet do Bancoob são:

3.2.1- Cartões Bloqueados – Informa os cartões com bloqueio de emissão. 3.2.2- Relação de Portadores – Informa todos associados e seus dados

(23)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO ANEXOS – L

ANEXO I INSTRUMENTO PARTICULAR DE ESTIPULAÇÃO DOS CARTÕES DE DÉBITO – CARTÃO DE DÉBITO SICOOBCARD – C

1- O Instrumento Particular de Estipulação dos Cartões de Débito – Cartão de Débito

Sicoobcard está disponível na Intranet Bancoob, no serviço “Disponibilização de Arquivos e Formulários – DAF”:

1.1- Acesso Interno: para localização do “Modelo de Contrato de Estipulação de Cartão de Débito (Cartão Sicoobcard Maestro)” basta acessar o link

http://clusterweb01/daf, selecionar a guia “Arquivos” e buscar por qualquer

palavra do nome do modelo.

1.2- Acesso Externo: para localização do “Modelo de Contrato de Estipulação de Cartão de Débito (Cartão Sicoobcard Maestro)” basta acessar o link

http://172.16.2.13/daf, selecionar a guia “Arquivos” e buscar por qualquer palavra

(24)

TÍTULO MANUAL OPERACIONAL DO CARTÃO SICOOBCARD MAESTRO CAPÍTULO ANEXOS –6

ANEXO II TABELA DE PARAMETRIZAÇÃO DOS CARTÕES SICOOBCARD – CO

1- A Tabela de Parametrização dos Cartões Sicoobcard está disponível na Intranet

Bancoob, no serviço “Disponibilização de Arquivos e Formulários – DAF”:

1.1- Acesso Interno: para localização da tabela basta acessar o link

http://clusterweb01/daf, selecionar a guia “Arquivos” e buscar por qualquer

palavra do nome do modelo.

1.2- Acesso Externo: para localização da tabela basta acessar o link

http://172.16.2.13/daf, selecionar a guia “Arquivos” e buscar por qualquer palavra

Referências

Documentos relacionados

A escolha das ações (físico-vocais) extracotidianas como metodologia deve-se ao fato de que, conforme Bergson (op. 25), “(...) essa inflexão da vida na direção

2 (dois) cartões amarelos (oriundos de outros jogos) e no transcorrer da partida recebe 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, 1 (um) cartão vermelho direto, sem apresentação do

Busca-se, também aí, substituir a noção abrangente de democracia deliberativa por uma noção mais parcimoniosa de deli- beração democrática, por meio da qual será possível

Conta Válida: (1) Sua conta do cartão MasterCard deve estar aberta, válida e em boa situação para que quaisquer benefícios, cobertura ou serviços possam ser aplicados;

PORTADOR DE CARTÃO, VOCÊ e SEU: Referem-se a um portador de cartão Mastercard Corporate Executive, que possui uma conta para uso internacional Mastercard Corporate Executive elegível

Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.. Os resgates têm ocorrido por meio das ações da Auditoria-Fiscal do Trabalho em

30 créditos das disciplinas cursadas no Mestrado da aluna MIRELYS PUERTA DÍAZ, orientanda da

BOLSA DE TREINAMENTO TÉCNICO – TT3 – AUXÍLIO PESQUISA