• Nenhum resultado encontrado

ORGANIZAÇÃO ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES DE RECURSOS HUMANOS Da Realidade que temos, para o Futuro que pretendemos... Mais que Perfeito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORGANIZAÇÃO ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES DE RECURSOS HUMANOS Da Realidade que temos, para o Futuro que pretendemos... Mais que Perfeito."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Da Realidade que temos, para o Futuro que pretendemos...

Mais que Perfeito.

Da Realidade que temos, para o Futuro que pretendemos...

Mais que Perfeito.

uMan@work

ORGANIZAÇÃO ESPECIALIZADA EM

SOLUÇÕES DE RECURSOS HUMANOS

(2)

PPM

PAYROLL & PEOPLE

MANAGEMENT

BENEFÍCIOS E VALOR

A gestão do processamento salarial é suportada num contrato base, sobre o qual pode assentar o contrato de trabalho de cada funcionário. Permite especificar um número ilimitado de rubricas (remunerações, descontos, faltas,...). Para cada uma das rubricas, podem ser definidos valores de referência e regras de cálculo baseadas em fórmulas.

Este módulo contempla o rigoroso controlo ao nível das datas de efetividade, permitindo não só o cálculo de acontecimentos passados como o planeamento de acontecimentos futuros. Atendendo às condições do contrato de trabalho são especificados, por colaborador, os valores das rubricas que lhe estão agregadas e que vão ser alvo de processamento.

CONTRATOS, CONDIÇÕES E REMUNERAÇÕES

Informação identificativa (Bilhete de Identidade, Contribuinte, Carta de Condução, …); Agregado Familiar; Endereços; Idiomas; Experiência Profissional; Habilitações Académicas; Formação Complementar; Ocorrências Diversas.

Este é o pilar que suporta toda a área de Recursos Humanos. Com uma ampla ficha pessoal, à qual podem ser associados objetos multimédia, possibilita o tratamento da informação de todos os recursos que estão ligados à organização, independentemente do seu vínculo contratual. Algumas das informações processadas:

PESSOAS

A possibilidade de criação de cenários alternativos suporta o gestor nos processos de tomada de decisão, tendo por base dados concretos e reais, imprimindo assim um caráter fundamental a esta solução e transformando a mesma numa ferramenta essencial para a sua Organização.

Atendendo às mudanças organizacionais e às constantes alterações externas, legais e do próprio mercado, a exigência de uma gestão eficiente desta área é cada vez maior e obriga a agir de uma forma imediata. Esta ferramenta permite, de uma forma flexível, que as organizações se adaptem com extrema facilidade às novas regras de cada negócio.

Anexação de documentos: fotos, CV, contratos, estudo ergonómico do posto, ...; Controlo do histórico de alterações;

Centralização da informação de todas as entidades que se relacionam com o Departamento de Recursos Humanos, garantindo visibilidade em todos os módulos e em toda a organização;

Gestão contratual e respetivas condições: remunerações, descontos, faltas, encargos, etc.; Uso de fórmulas de forma a flexibilizar as várias condições; Definição de múltiplos horários com flexibilidade de criação de ciclos;

Construção de mapa de riscos de postos de trabalho: posto, atividades, riscos, agentes de risco e respetivas medidas preventivas incluindo os EPI’s em uso;

Múltiplas versões do orçamento de Recursos Humanos com controlo de desvios vs realizado.

(3)

CONTROLO DE PRESENÇAS

Incorporando grande flexibilidade na definição de horários, processamento e regras de validação, este módulo é caracterizado pela sua enorme facilidade de utilização. Após o processamento das marcações, as mesmas são analisadas, resultando no registo de todas as exceções ao horário definido para cada empregado (faltas, horas extra,...). As exceções, após os respetivos processos de justificação ou de aprovação, passam a estar validadas para envio para processamento.

Esta área é bastante flexível, desde a definição e detalhe do stream de entrada (regra geral um ficheiro em formato .txt) vindo dos relógios de ponto, até à integração dos dados no processamento salarial. Os horários podem ser cíclicos (com ciclos de rotatividade definidos), flexíveis, rígidos ou de outro tipo.

As horas extra, faltas e tolerâncias são definidas em função das necessidades de cada organização.

Adicionalmente, a utilização da ferramenta de Self-Service de Colaboradores ajuda à descentralização de algumas tarefas desta área.

ORÇAMENTAÇÃO

Potente ferramenta que permite dotar o gestor de Recursos Humanos de meios para a elaboração do orçamento anual, com grande flexibilidade e dinâmica, suportando a

simulação de valores.

Com total ligação à vertente de Contratos, Condições e Remunerações, cada rubrica de orçamentação pode representar uma rubrica real, em valor, percentagem ou quantidade. Total suporte para cálculo e análise de desvios face ao valor real.

Considerando os postos de trabalho e atividades

executadas pelo colaborador, este modulo permite, entre muitas outras funcionalidades, a identificação dos riscos profissionais inerentes às atividades, a identificação dos agentes que provocam esses riscos e ainda, a definição das medidas a implementar para prevenção e minimização dos mesmos.

Cruzamento de toda a informação aqui existente com a área de Medicina no Trabalho, como por exemplo: consultas efetuadas pelos colaboradores, fichas de aptidão dos colaboradores e o controlo de ocorrências (acidentes de trabalho, baixas, outras lesões,...).

(4)

HCM

HUMAN CAPITAL

MANAGEMENT

A diferenciação do sucesso das empresas está nas pessoas e nas suas atividades, tudo o resto pode ser copiado ou igualado.

Os gestores precisam cada vez mais de interligar as ações do presente aos objetivos do futuro. Medir essa capacidade exige complementar a análise dos bens tangíveis com a dos bens intangíveis.

Vocacionada para a área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, esta componente do uMan Global HR responde a estas questões, centrando-se nas capacidades de cada colaborador, na organização global do negócio e nas suas mutações. Trata-se de uma ferramenta dinâmica e proativa destinada a todos os colaboradores que precisam de gerir recursos humanos.

BENEFÍCIOS E VALOR

Gestão integrada de todos os módulos que operam sobre o Capital Humano;

Suporte operacional

relacionado com a estratégia futura, apoiando a gestão numa ótica proativa; Representação flexível da estrutura organizacional, focada nos aspetos do negócio e independente do suporte jurídico;

Disponível 24h/dia, com acesso universal, via Intranet/Internet. Implementação escalável e modular;

Facilmente integrável como extensão funcional de qualquer aplicação de vencimentos. Este módulo suporta a definição da

estrutura organizacional, sendo esta a área representativa dos elementos hierárquicos e onde se operam as movimentações de colaboradores. Permite a construção paralela de estruturas secundárias, que podem por exemplo, representar equipas de projeto que agregam pessoas de vários departamentos.

A estrutura é um elemento muito flexível, constituindo uma ferramenta

poderosa para preparar e simular reorganizações estruturais.

É com base na mesma e nos seus elementos hierárquicos que se definem as linhas orientadoras da evolução do Capital Humano da organização, os perfis de

competências exigidos para cada função, o plano de desenvolvimento global bem como o plano de desenvolvimento individual, através do planeamento de carreira, de substituições e sucessões.

Gerir exige medir. A gestão do capital humano, enquanto bem intangível, exige uma avaliação substanciada que relacione o potencial das pessoas com os resultados da organização.

O conceito de competência, na sua evidência comportamental, constitui por excelência a unidade básica para essa medição.

Com base na transversalidade do elemento Perfil de Competências, este módulo permite que a mesma orientação estratégica esteja presente em diferentes níveis como sejam, o recrutamento e seleção, a atração das competências, a formação e desenvolvimento, a

gestão, retenção e motivação de recursos, a avaliação de

desempenho e aferição de resultados.

Os templates de perfis, pré definidos ou definidos pelo utilizador, conferem uma grande versatilidade a esta área funcional, tornando possível a análise global das competências existentes na organização, respondendo a perguntas como: Quantos e quais os colaboradores que possuem um determinado conjunto de competências? A que nível? Como se distribuem pela organização? A que distância estamos da evolução estratégica que pretendemos?

COMPETÊNCIAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

(5)

Suporte para todas as vertentes da formação. Para apuramento das necessidades de formação, a aplicação permite comparar, individual ou coletivamente, os perfis de competências dos colaboradores com os perfis exigidos na função desempenhada.

Esta comparação também é possível face ao seu plano de carreira ou face ao plano estratégico de desenvolvimento da organização ou ainda, face a necessidades

expressamente determinadas pela chefia correspondente. A construção do plano de formação visa responder a essas necessidades, incluindo a gestão das componentes tempo e custo.

A gestão do plano de formação envolve os vários aspetos da sua execução: catálogo de cursos, ações de formação, conteúdos programáticos, perfil de competências objetivo, turmas, sessões, convocatórias, inscrições, faltas, etc.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Medição do desempenho dos colaboradores na organização, visando os resultados individuais mas essencialmente, os resultados estratégicos da organização. Utilização de escalas flexíveis, discretas ou contínuas, possibilitando a avaliação através das métricas desejadas.

O processo de avaliação é

adaptável ao processo real de cada organização, e pode ser baseado na avaliação hierárquica ou noutros modelos, até à avaliação 360º. Definição de cada um dos

intervenientes e da sua ponderação para o resultado obtido.

Associado com competências, permite avaliar o desempenho atual de acordo com o perfil pretendido pela organização, o perfil funcional, a conjugação de vários perfis, entre outros...

No final do processo de avaliação, atendendo aos desvios detetados no desempenho e/ou nos resultados obtidos, poderá ser definido o impacto para outras áreas, como por exemplo, a vertente de formação através de sugestões de ações de formação a frequentar.

FORMAÇÃO

AVALIAÇÃO E DESEMPENHO

Suporte completo e estruturado para o ciclo dos processos de recrutamento e seleção, internos ou externos, ou ainda relativos a candidaturas espontâneas. Visão global de todos os processos em curso e ações a tomar, gerindo em detalhe as várias fases do processo, incluindo entrevistas, testes, documentos, parecer e avaliação do candidato, cartas de resposta, processos de admissão e acolhimento, entre outros elementos.

Recolha descentralizada dos pedidos de processo, com efetivo controlo de custos. Gestão de vagas, geração automática de processos com base em requisitos definidos para a função a desempenhar, incluindo competências, valores de remuneração e regalias.

Suporte integral para base de dados de candidatos, incluindo poderosas ferramentas de pesquisa que utilizam múltiplos critérios, como perfis de competência, níveis de interesse, experiência profissional, habilitações literárias, palavras-chave, etc.

(6)

ERM

EMPLOYEE

RELATIONSHIP

Atualmente, a generalidade dos departamentos de recursos humanos conta já com sistemas que, com automatismos mais ou menos avançados, tratam massivamente nomes, moradas, contratos, férias, faltas, e toda a panóplia de informação desta área. Porém, tal não basta para que se eliminem as pilhas de papel nem o tempo necessário às rotineiras tarefas de recolha, introdução e distribuição de informação. Na verdade, são estas tarefas que tantas vezes mantêm os gestores de recursos humanos afastados do contributo estratégico e orientador que a organização necessita.

BENEFÍCIOS E VALOR

Redução de custos, em tempo e em papel;

Informação mais correta, mais disponível e mais atempada; Melhoria da comunicação e da integração

empresa/ colaborador; Definição eficaz de hierarquias e privilégios de acesso; Aumento da satisfação dos colaboradores e do sentimento de pertença;

Foco da gestão de recursos humanos nas questões estratégicas.

É exatamente para responder a esta necessidade premente de

descentralização de tarefas que nasce esta componente do uMan Global HR - o Self-Service, orientada para a otimização dos processos e da comunicação, e que se traduz não apenas numa inegável redução de custos, mas também numa significativa melhoria na satisfação dos colaboradores.

Esta ferramenta suporta poderosas funcionalidades de workflow, flexíveis

e parametrizáveis de acordo com as necessidades de cada organização. Além disso, admite ainda a definição específica dos intervenientes para cada processo distinto.

Atendendo ao acesso definido de acordo quer com a hierarquia do utilizador quer com a sua área de atuação, este módulo implementa na perfeição, o interface operacional com o Departamento de Recursos Humanos.

(7)

J 2EE A pplication Server DATABASE SO AP JWS FO web services swing Gui Print 9IAS (Oracle) Websphere (IBM) Orion JBoss etc. Oracle DB2/DB2/400 SQL Server MySQL HTTP Server

Operating System

PESSOAS

Visualização e registo de pedidos de alteração de informação pessoal (exemplos: endereços, informação curricular, agregado familiar, etc.).

Visualização e registo de pedido de alteração de informação relativa ao colaborador (informação sobre IRS, dependentes, NIB, ...);

Visualização dos vários processamentos e impressão de recibos; Visualização de valores acumulados e valores de retenções de IRS.

Pedidos de processos;

Acompanhamento dos processos de recrutamento e respetivas fases.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

FÉRIAS

Para o colaborador: verificação da situação atual e registo de pedidos de férias;

Para o responsável: aprovação de férias e análise do mapa consolidado de férias de colaboradores.

CONTRATOS, CONDIÇÕES E REMUNERAÇÕES

Consulta aos perfis de competências; Análise de gaps de competências; Pesquisa de competências.

COMPETÊNCIAS

Visualização e justificação de faltas; Execução de marcações de ponto; Modificações de horários e/ou de turnos;

Realização de pedidos antecipados de ausências ou de horas extra.

CONTROLO DE PRESENÇAS

Definição das necessidades de formação;

Consulta ao plano atual de formação e ao histórico de formação;

Avaliação da eficácia da formação.

FORMAÇÃO

Execução de avaliações;

Consulta ao histórico de avaliações; Autoavaliação.

AVALIAÇÃO

Realização de inquéritos internos, totalmente parametrizáveis, (exemplo: inquérito de satisfação interna).

(8)

MULTI-PURPOSE

DOCUMENT

O Módulo Documentos Multiuso vem complementar a oferta do portfólio uMan Global HR com o objetivo principal de facilitar o preenchimento e impressão de documentos (layouts) específicos, como por exemplo, contratos de trabalho, certificados, entre outros, contendo informação variável.

Esta, estando presente na base de dados uMan Global HR , serve de input para os citados documentos, bastando para tal, parametrização. Assim, a não ser em situações de maior complexidade, este módulo não acarreta programação adicional.

BENEFÍCIOS E VALOR

Módulo transversal a toda a aplicação uMan Global HR (pode aceder à informação de outros módulos);

Complexidade reduzida, quando comparado com o Report Designer;

Possibilita o acesso a contextos do uMan Global HR

(nomeadamente fórmulas), para relacionar com qualquer informação residente na aplicação, à exceção da execução de blocos iterados (p. e. lista de empregados, formandos de um curso...); Documento final com aspeto idêntico ao original;

Sem necessidade de programação (ou mínima no caso de invocar determinada entidade, por exemplo, inserir tarefa para permitir imprimir documento “Rescisão de Contrato” a partir do detalhe da emissão);

Possibilidade de ter os documentos armazenados tanto local como remotamente; Configurável pelo Cliente ou pelo Consultor;

Permite documentos .pdf e .rtf que são formatos standard.

ANÁLISES MULTIDIMENSIONAIS

Ferramentas disponíveis em toda a extensão da solução, fazendo uso das mais avançadas tecnologias para acesso e exploração da informação, agilizando a criação de relatórios de gestão, simulações, análises “drilldown”, visualizações dinâmicas, configuração de alertas e análises gráficas.

(9)

DOCUMENTO ORIGINAL PARAMETRIZAÇÃO NO uMan Global HR PARAMETRIZAÇÃO NO uMan Global HR DOCUMENTO RESULTADO

(10)

LISTAGENS AD-HOC

Esta intuitiva ferramenta de análise permite ao cliente parametrizar as suas próprias listagens, com total flexibilidade, podendo decidir qual a informação a detalhar, em que condições e ordenação.

Encontram-se disponíveis vários formatos de exportação da informação: listagem (formato. pdf p.e), folha de cálculo (formato. xls p.e), html,...

Acesso efetuado via browser.

Para entrar na aplicação apenas terá de realizar login: perfil e password. Após esta validação, acede não só à ferramenta mas também a um conjunto de mapas já pré configurados. É ainda possível distribuir

automaticamente os mapas pretendidos por um conjunto determinado de utilizadores.

Telefone Lisboa

+351 210 003 690 Parque Suécia, Av. do Forte nº 3 Edif. Suécia I, sala 2.31 2794-038 Carnaxide Portugal Porto Telefone Fax +351 220 023 350 +351 220 023 369 Rua Abade Correia da Serra, nº112

4460-208 Senhora da Hora Portugal

Referências

Documentos relacionados

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Of these priority areas, 1123 are already protected (as protected area sites or as indigenous lands), and another 11 are areas that do not have a protection status. The

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os