• Nenhum resultado encontrado

CRIOLIPÓLISE COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRIOLIPÓLISE COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro: ISSN 2594-522X

CRIOLIPÓLISE COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

SOUSA, S. S. A1; OLIVEIRA, I. R. B.2; SILVA, H. T. O.3; SANTOS, M. D. M.4; SILVA, F. M. S.5; BRAGA, V. A.6;

FACULDADE UNINASSAU/ALIANÇA1,2,3,4,6

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPG-EM/IFPI)5 RESUMO

INTRODUÇÃO: A lipodistrofia localizada é caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior dos adipósitos, causando alteração da imagem corporal. Com o aumento da procura por tratamento desta afecção surgiram inúmeras técnicas, dentre elas a Criolipólise que é um método não invasivo que promove resfriamento intenso e local, causando paniculite na região sem lesar os tecidos adjacentes. OBJETIVO: Avaliar o uso da Criolipólise na redução da lipodistrofia localizada. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, nas baTrata-ses de dados: SciELO, LILACS, MedLine e PubMed, entre os anos de 2013 a 2018. RESULTADO: De acordo coma a literatura disponível foram encontrados 8 artigos que supriram as necessidades do estudo de inclusão. Estes mostraram que a Criolipólise é um procedimento que apesar de utilizar temperaturas baixas, possibilita tratar diferentes regiões corporais com segurança e com resultados comprovados. CONCLUSÃO: A Criolipólise é um procedimento que pode ser utilizada no tratamento a lipodistrofia localizada com segurança.

Palavras Chaves: Gordura, modalidades da fisioterapia, Criolipólise.

______________________________________________________________ ABSTRACT

INTRODUCTION: Localized lipodystrophy is characterized by the accumulation of fat inside the adipocytes, causing a change in body image. With the increasing demand for treatment of this condition, numerous techniques have arisen, among them Cryolipolysis, which is a non-invasive method that promotes intense and local cooling, causing panniculitis in the region without damaging adjacent tissues. PURPOSE: To evaluate the use of cryolipolysis in the reduction of localized lipodystrophy. METHODOLOGY: This is a bibliographic review in the databases: SciELO, LILACS, MedLine and PubMed, between the years of 2013 to 2018. RESULTS: According to the available literature, 8 articles were found that met the needs of the inclusion study. These showed that Cryolipolysis is a procedure that despite using low temperatures, makes it possible to treat different body regions safely and with proven results. CONCLUSION: Cryolipolysis is a procedure that can be used in the treatment of localized lipodystrophy safely.

Key words: Fat, modalities of physiotherapy, Cryolipolysis.

(2)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro: ISSN 2594-522X

INTRODUÇÃO

A lipodistrofia localizada, ou seja, a gordura localizada, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no interior dos adipósitos em diferentes regiões corporais de maior predisposição genética de cada indivíduo, essa é a principal forma de armazenamento energético do organismo (FERREIRA; MEDRADO, 2017). As regiões com predisposição a concentração de gordura localizada, são o abdômen, coxas, quadril e pré-axilar. Variando sua conformação de acordo com o gênero, os homens tendencialmente acumulam gordura no abdômen, conhecido como obesidade androide, as mulheres na região de pernas e quadril, conhecido como obesidade ginóide (LIMONTA et al., 2017).

A Criolipólise é um dos mais novo métodos não invasivos revolucionário na redução da gordura localizada de forma não invasiva. A técnica tem sido utilizada em vários países se destacando por ser um recurso bastante eficaz no tratamento da gordura localizada (BORGES, SCORZA, 2014; CRIPPA, 2016). Este procedimento terapêutico consiste em promover uma paniculite localizada, ou seja, inflamação localizada para induzir a apoptose das células do tecido adiposo utilizando uma temperatura que varia de -5° a -15° C, sem danificar tecidos adjacentes (BORGES, SCORZA, 2014; KRUEGER et. al, 2014).

O procedimento é realizado com auxílio de um aparelho, que obrigatoriamente deve conter o registro da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), acompanhado de uma ponteira em forma de copo, associada a um vácuo que atrai o tecido adiposo para o seu interior, após a sucção é promovido um resfriamento local intenso, mantido por até 60 minutos por região. Durante o procedimento ocorrerá o congelamento da gordura armazenada nos adipócitos, propiciando assim posteriormente sua eliminação (DERRICK, SHRIDHARANI, BROYLES, 2015).

Uma de suas vantagens é que pode ser realizado em um ambiente clínico e não causa alterações nas atividades de vida diária de pacientes submetidas ao procedimento. Em uma única sessão, o tecido adiposo na região tratada poderá reduzir, em média, de 25% a 30%. Caso seja necessária outra sessão, deverá ser repetida somente após 90 dias na região (KRUEGER et al., 2014; SILVA, MERCADO, 2015).

Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso da crolipólise na redução da lipodistrofia localizada, em diferentes regiões corporais apontando algumas evidências científicas desse procedimento.

METODOLOGIA

A estratégia metodológica definida para esse estudo foi uma revisão bibliográfica realizada no período de abril a maio de 2018, por meio de artigos científicos selecionados a partir de consultas nas bases de dados: SciELO (Scientifc Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MedLine (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e via PubMed. A pesquisa foi realizada com os seguintes descritores: gordura,

(3)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro: ISSN 2594-522X

fat, Physicaltherapy Modalities, cryolipolysis, com buscas simples e avançadas com

as combinações Physicaltherapy Modalities and cryolipolysis e fat and cryolipolysis. Estabelecendo como critérios de inclusão: Ano de publicação de 2016 a 2018, publicações nos idiomas português e inglês e do tipo estudo ser ensaio clinico originais e estudos randomizados.

Os critérios de exclusão foram: artigos de revisão de literatura, estudos repetidos e editoriais, estudos que não tinham resumos disponíveis na integra para leitura, que não abordam assuntos relacionados ao objetivo do estudo, que não mesuravam a temperatura utilizada na Criolipólise em Graus Celsius (°C).

A seleção dos artigos iniciou-se tendo como base os títulos, baseou-se em artigos que abordassem como ideia principal a Criolipólise como recurso terapêutico no tratamento a lipodistrofia localizada com resultados clínicos e experimentais. Em seguida, foram realizados a leitura dos resumos e selecionados os que abordam assuntos relacionados ao objetivo do estudo, posteriormente foram lidos na integra, então excluídos estudos que não mesuravam a temperatura utilizada na Criolipólise em Graus Celsius (°C).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após as buscas foram encontrados 8 artigos, de acordo com os critérios de seleção descritos na metodologia, o resultado dessa seleção está ilustrado no fluxograma (Figura 1).

Figura1: Metodologia utilizada na seleção dos artigos utilizados na pesquisa.

Fonte: Dados da pesquisa

A técnica de Criolipólise foi criada em 2005, sendo indicada para o tratamento da lipodistrofia localizada, é um procedimento não invasivo que caracteriza-se pelo resfriamento intenso e localizado do tecido subcutâneo, utilizando temperaturas que variam de -5 a -15 °C, causando uma paniculite localizada que resultará posteriormente em uma apoptose adipositária, provocando a redução do tecido subcutâneo (BORGES; SCORZA, 2014).

Suh et al (2018), em um estudo realizado com 10 indivíduos, avaliou a segurança e eficácia da Criolipólise na redução da gordura submentoniana, por meio de 2 abordagens laterais na região durante 45 min, com temperatura de -11°C, os pacientes foram avaliados pré e após 8 semanas do tratamento através de ultrassonografia e paquímetro, na reavaliação constatou-se redução média de 4mm medidos pelo paquímetro e 2,88mm detectados através do ultrassom.

(4)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro: ISSN 2594-522X

No estudo realizado por Kilmer et al (2016), trataram 60 indivíduos, na região submentoniana, submetidos a 2 sessões de tratamentos com intervalos de 6 semana entre as sessões, utilizando-se a temperatura de -10°C durante 60min, obtiveram como resultados na redução média do tecido subcutâneo de 2,0 mm, resultado inferior quando comparado ao obtido por Suh et al (2018), podendo está relacionado ao fato de ter utilizados apenas uma abordagem central na área tratada.

Utilizando dessa mesma metodologia de 2 sessões de tratamento na região submentoniana, mas como o intervalo de 10 semanas, Silva et al (2017) tratou 15 indivíduos, utilizando o tempo de 45 e 30 min, -12 e -15°C respectivamente, avaliados pré e após 12 semanas de tratamento através de Ressonância Magnética, constatou-se na reavaliação redução média de 1,78mm. Resultados inferiores quando comparado aos estudos anteriores, podendo está relacionado a redução do tempo de tratamento e aumento da temperatura utilizada.

River et al (2018), em seu estudo com 15 indivíduos tratados na região de Braços simultaneamente com 1 ou 2 aplicados, com temperatura de -11°C durante 35 minutos, avaliados através de ultrassonografias, obteve redução média da gordura de 2,5mm. Em outro estudo similar desenvolvido por Carruther, Humphrey e Rivers (2017), com 30 individuos tratados na mesma região, utilizando os mesmos parâmetros de tempo, temperatura e avaliação, no entanto utilizando-se de uma manupla projetada para maximizar o contato do tecido com a superfície de resfriamento, obtive-se uma redução média estatisticamente significativa de 3,2mm, mostrando que o tamanho da superfície de contato é diretamente proporcional aos resultados obtidos com o procedimento.

Adjadj et al (2017), avaliaram a eficácia da criolipólise na redução da gordura localizada na região de culotes, tratando 53 indivíduos, submetidos a uma sessão de criolipólise em ambos os lados durante 55 min com temperatura de -2 ° C, em seguida com 5 minutos de massagem manual, que foram avaliadas através de medidas de circunferências e ultrassonografias. Na reavaliação houve redução média de 5,63 cm na circunferência e pela ultrassonografia foi de 1,31 cm, resultado significativo quando comparada aos estudos anteriores que não utilizaram temperaturas tão baixas e não associaram a massagem manual após o procedimento.

Bernstein (2016), em seu estudo com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento de criolipólise a longo prazo, 2 indivíduos foram tratados na região de flancos unilateral, o primeiro tratou do flanco esquerdo utilizando-se a temperatura de 10 ° durante 60 min, reavaliado após 6 anos e o segundo tratou o flanco direito -5° durante 60min reavaliado após 9 anos. Pré e pós procedimento foram realizados fotografias das áreas tratadas para o acompanhamento ao longo do tempo. Após a reavaliação fotográfica, observou-se que as reduções locais na gordura do flancos têm uma longevidade significativa sugerindo que os resultados da criolipólise podem ser eficazes e duradouros.

CONCLUSÕES

Através da realização desse estudo, foi possível verificar que a Criolipólise é um procedimento seguro utilizado no tratamento a lipodistrofia localizada, pois, não lesa os tecidos adjacente. É um procedimento que possibilitar tratar diferentes regiões corporais desde pequenas áreas como a região submentoniana a áreas

(5)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro: ISSN 2594-522X

maiores como região abdominal e com resultados comprovados, com o mínimo de intercorrências possíveis. Por ser uma técnica não-invasiva possibilita ao paciente a realização do tratamento sem necessitar posteriormente de um período de repouso após o tratamento, não causando limitações nas atividades diárias do pacientes submetidos ao tratamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADJADJ,L. et al. Assessment of the Efficacy of Cryolipolysis on Saddlebags: A Prospective Study of 53 Patients Plastic and Reconstructive Surgery. v.140,n. 50, 2017.

BERNSTEIN, E. F. Long-term efficacy follow-up on two cryolipolysis case studies: 6 and 9 years post-treatment. Journal of Cosmetic Dermatology, v.15, p.561-564, 2016.

BORGES, F. S; SCORZA, F. A. fundamentos da Criolipólise. Fisioterapia Ser, v.9, n. 4,p: 2019-224, 2014

CARRUTHERS, J. D; HUMPHREY, S; RIVERS, J. K. Cryolipolysis for Reduction of Arm Fat: Safety and Efficacy of a Prototype CoolCup Applicator With Flat Contour. Dermatology Surgery ,v.43, n.7, p. 940–949, 2017.

CRIPPA, V. O.Técnicas não invasivas para redução de lipodistrofia localizada: Evidencias atuais. Ênfase no tratamento de criolipólise. Revista Infarma Ciências Farmacêuticas, v.28, n.4, p. 199-207, 2016.

DERRICK, C.D; SHRIDHARANI, S. M; BROYLES, J. M. The Safety and Efficacy of Cryolipolysis: A Systematic Review of Available Literature. A esthetic Surgery Journal ,v. 35, n.7, p: 830–836, 2015.

FERREIRA, R. C. S. S; MEDRADO, A. P. Criolipólise: Aplicabilidade clínica e

perspectiva da terapêutica na adiopolisidade localizada - Uma Revisão Sistemática. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v.7, n.1, p:94-102, 2017.

KILMER ,S.L. et al. Safety and Efficacy of Cryolipolysis for Non-Invasive Reduction of Submental Fat. Lasers in Surgery and Medicine, v.48, p. 3-13, 2016.

KRUEGER, N. et al. Cryolipolysis for noninvasine body contouring: Clinical efficacy and patient safistaction. Clinical, Cosmetic and Research Dermatology, v.7, p:201-205, 2014.

LIMONTA, A. N. et al. Criolipólise: A importância da membrana anticongelante na prevenção de queimaduras. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e

Sustentabilidade , v. 12, n. 1, p: 128- 143, 2017.

RIVER, J. K. et al. A Customized Approach for Arm Fat Reduction Using Cryolipolysis. Lasers in Surgery and Medicine, v.6, n. 4, 2018.

SILVA, H. L. et al. Noninvasive submental fat reduction using colder cryolipolysis. J Cosmet Dermatol, p.1-6, 2017.

SILVA, T. R. B. MERCADO, N. F. Criolipólise e sua eficácia no tratamento da gordura localizada: Revisão Bibliográfica. Visão Universitária, v.3, p: 129-145, 2015.

SUH, D,H. et al. Cryolipolysis for submental fat reduction in Asians. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, v. 20, n. 1, 24–27, 2018.

Referências

Documentos relacionados

[r]

No modelo desta monografia não será encontrado relevância na variável inflação, mas este modelo não analisa eleições para o executivo, logo, estas hipóteses

Segundo Fonseca, “Os gestalt-terapeutas são, decididamente, ativos e, talvez pudéssemos dizer, intensivos, antropólogos experimentais fenomenológico-existenciais.” (Fonseca, 2005,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Porém, a realização de mais estudos é necessária para que a técnica de criolipólise se consolide como uma técnica eficaz no tratamento da redução da

Estabelecer que os interessados na constituição e na obtenção de autorização para funcionamento, transferência de controle societário e reorganização societária de bancos

Cumpre esclarecer que a dedicação de José Dias - o agregado - garante sua sobrevivência junto à elite, por isso ele enxerga de que lado deve ficar, tomando

62 Anexo 10 - Tabelas dos dados referentes às notas do tipo I (Musica instrumental) do Parque Municipal da Lagoa do Peri. (Dur = Duração da nota, Int. médio = Intervalo total