• Nenhum resultado encontrado

-Frei-Luis-de-Sousa-Teste-11º-1ª

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "-Frei-Luis-de-Sousa-Teste-11º-1ª"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Leia o texto a seguir transcrito. TEXTO […] 5 1 0 1 5 2 0 2 5 3 0 3 5

Manuel (passeia agitado de um lado para outro da cena, com as mãos cruzadas detrás das costas: e parando de repente) – Há-de saber-se que ainda há um português em Portugal.

Madalena – Que tens tu, dize, que tens tu?

Manuel – Tenho que não hei-de sofrer esta afronta… e que é preciso sair desta casa, senhora.

Madalena – Pois sairemos, sim; eu nunca me opus ao teu querer, nunca soube que coisa era ter outra vontade diferente da tua; estou pronta a obedecer-te sempre, cegamente em tudo. Mas oh! esposo da minha alma… para aquela casa não, não me leves para aquela casa! (Deitando-lhe os braços ao pescoço).

Manuel – Ora tu não eras acostumada a ter caprichos! Não temos outra para onde ir; e a estas horas, neste aperto… Mudaremos depois, se quiseres… mas não lhe vejo remédio agora. E a casa que tem? Porque foi de teu primeiro marido? É por mim que tens essa repugnância? Eu estimei e respeitei sempre a D. João de Portugal; honro a sua memória, por ti, por ele e por mim; e não tenho na consciência por que receie obrigar-me debaixo dos mesmos tectos que o cobriram. Viveste ali com ele? Eu não tenho ciúmes de um passado que me não pertencia. E o presente, esse é meu, meu só, todo meu, querida Madalena… Não falemos mais nisso: é preciso partir, e já.

Madalena – Mas é que tu não sabes… Eu não sou melindrosa nem de invenções; em tudo o mais sou mulher, e muito mulher, querido; nisso não… Mas tu não sabes a violência, o constrangimento de alma, o terror com que eu penso em ter de entrar naquela casa. Parece-me que é voltar ao poder dele, que é tirar-me dos teus braços, que o vou incontrar ali…Oh, perdoa, perdoa-me, não me sai esta ideia da cabeça… que vou achar ali a sombra despeitosa de D. João, que me está ameaçando com uma espada de dous gumes… que a atravessa no meio de nós, entre mim e ti e a nossa filha, que nos vai separar para sempre… Que queres? Bem sei que é loucura; mas a ideia de tornar a morar ali, de viver ali contigo e com Maria, não posso com ela. Sei decerto que vou ser infeliz, que vou morrer naquela casa funesta, que não estou ali três dias, três horas, sem que todas as calamidades do mundo venham sobre nós. Meu esposo, Manuel, marido da minha alma, pelo nosso amor to peço, pela nossa filha… vamos seja para onde for, para a cabana de algum pobre pescador desses contornos, mas para ali não, oh, não!...

Manuel – Em verdade nunca te vi assim; nunca pensei que tivesses a fraqueza de acreditar em agouros. Não há senão um temor justo. Madalena: é o temor de Deus; não há espectros que nos possam aparecer senão os das más acções que fazemos. Que tens tu na consciência que tos faça temer? O teu coração e as tuas mãos estão puros; para os que andam diante de Deus, a terra não tem sustos, nem o inferno pavores que se lhes atrevam. Rezaremos por alma de D. João de Portugal nessa devota capela que é parte da sua casa; e não hajas medo que nos venha perseguir neste mundo aquela santa alma que está no céu, e que em tão santa batalha, pelejando por seu Deus e por seu rei, acabou mártir às mãos dos infiéis. Vamos, D. Madalena de Vilhena, lembrai-vos de quem sois e de quem vindes, senhora… e não me tires, querida mulher, com vãs quimeras de crianças, a tranquilidade do espírito e a força do coração, que as preciso inteiras nesta hora.

(2)

Madalena – Pois que vais tu fazer?

Manuel – Vou, já te disse, vou dar uma lição aos nossos tiranos que lhes há-de lembrar, vou dar um exemplo a este povo que os há-de alumiar…

[…]

Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, Luís Amaro de Oliveira (realização didáctica), Porto Editora, 2009 (texto com supressões)

Grupo I

Responda de forma correcta, completa e objectiva, às seguintes questões:

1. Integre esta cena na estrutura da obra, evidenciando em que ponto do conflito dramático as personagens se encontram.

2. Caracterize as personagens em cena, fundamentando a sua resposta em elementos textuais.

3. Explicite as características da linguagem usada por Madalena mais evidentes, demonstrando como se adequam à índole da personagem e ao estado psicológico que ela vive.

4. Atente no recurso estilístico presente na frase transcrita:

«… estou pronta a obedecer-te sempre, cegamente em tudo.» (l. 6) 4.1 Identifique-o, comentando o seu valor expressivo.

5. Explique qual a importância da didascálica da fala 4.

6. Transcreva do excerto um indício claro da desgraça que está eminente e interprete-o por palavras suas.

7. Indique os elementos intrínsecos característicos da tragédia clássica, que estão em evidência no excerto lido. Justifique a sua resposta.

Grupo II

1. Identifique os actos ilocutórios predominantes nas frases transcritas: a) «Há-de saber-se que ainda há um português em Portugal.» (l. 2) b) «Mas oh! esposo da minha alma.» (l. 6)

(3)

2. Una as orações, das alíneas a) e b) que se seguem, estabelecendo entre elas uma relação de concessão (efectue as alterações necessárias):

a) Garrett não pretende ser escravo da verdade.

b) Garrett procurou várias fontes históricas para a sua produção literária.

3. Indique e a função sintáctica presente no vocábulo sublinhado: «…é preciso sair desta casa, senhora.» (l. 4)

4. Classifique quanto ao tempo e modo os vocábulos sublinhados na frase:

«…e não haja medo que nos venha perseguir neste mundo aquela santa

alma que está no céu.» (ll. 28-29)

Grupo III

«A interpretação de Frei Luís de Sousa exige também a descodificação dos seus símbolos e mitos e o sebastianismo é, indiscutivelmente, a armadura que estrutura e organiza a mensagem.»

Num texto expositivo-argumentativo de 150 a 200 palavras, demonstre a veracidade da afirmação de Maria de Lourdes Cidraes Vieira.

(4)

……… Pontuação: Grupo I: 125 pontos 1→ 17 2→ 20 3 → 20 4.1→ 17 5 17→ 6 17→ 7 17→

Grupo II: 25 pontos

1 9→ 2 6→ 3 4→ 4 6→

(5)

Cenários de resposta: 1.

Estrutura Externa, Acto I – Cena VIII

Estrutura interna – conflito. Neste momento da acção, Manuel de Sousa, acabado de chegar de Lisboa, tomou conhecimento que os governadores queriam instalar-se em sua casa, decide impedi-los de o fazer tomando uma atitude radical: a de atear fogo à sua própria casa.

2.

Nesta cena estão frente a frente duas personagens, que pelas suas características, se opõem:

de um lado Manuel de Sousa Coutinho, forte, determinado, dominado pela razão e orientado por valores de lealdade, honra e patriotismo, exemplo do herói clássico; do outro Madalena, obcecada pelo fantasma do passado, hesitante, dominada pela emoção e pelos interesses individuais, modelo do herói romântico.

3.

A linguagem de Madalena é hesitante, emotiva, esclarecedora em relação à tensão emocional e dramática em que a personagem se encontra, reflectindo a sua vulnerabilidade, os seus medos perante as circunstâncias. Assim, o seu discurso é constituído por frases inacabadas - traduzidas no uso de reticências -, salientando-se, ainda, as repetições e as interjeições.

«… estou pronta a obedecer-te sempre, cegamente em tudo.» (l. 6) 4.1

Hipérbole – a personagem pretende, através de um discurso hiperbólico, exagerado, seduzir, convencer Manuel de Sousa, na tentativa de o demover da sua decisão de incendiar o palácio e, como sabemos, deslocar-se para a casa de D. João, que Madalena pressente ser indicio de mau presságio.

Aceito metáfora.

5.

Demonstra que esta mulher vive uma acção trágica, dominada pelo sofrimento e pelo destino que a atormenta e progride até um clímax fatalista, dando origem, como sabemos, à catástrofe.

(6)

O indício claro de desgraça está iminente na fala mais longa de Madalena:

“(…). Parece-me que é voltar ao poder dele, que é tirar-me dos teus braços, que o vou incontrar ali… (…)que não estou ali três dias, três horas, sem que todas as calamidades do mundo venham sobre nós.”. (ll. 17-18 e 22-23).

Estas palavras de Madalena antecipam o acontecimento que ela tanto teme: o regresso de D. João que vai provocar a separação da família.

7.

- «hybris» - Manuel de Sousa enfrenta o desafio com audácia, espírito forte e decidido, ao atear fogo à sua própria casa.

- «peripécia» - (peripeteia), por implicar uma mudança repentina na acção.

- «Pathos» - sofrimento de Madalena gerado pelas superstições e pela decisão de Manuel de Sousa. - Anaké – destino.

Considero 3.

Grupo II

1. Identifique os actos ilocutórios predominantes nas frases transcritas: a) «Há-de saber-se que ainda há um português em Portugal.» (l. 2) Compromissivo

b) «Mas oh! esposo da minha alma.» (l. 6) Expressivo

c) «…e não me tires … a tranquilidade do espírito e a força do coração.» (ll.31-32) Directivo

(7)

Ainda que Garrett não pretenda ser escravo da verdade, procurou várias fontes históricas para a sua produção literária.

3.

«…é preciso sair desta casa, senhora.» (l. 4) Vocativo

4.

«…e não haja medo que nos venha perseguir neste mundo aquela santa alma que está no céu.» (ll. 28-29)

«Haja» – presente do conjuntivo, 3ª pessoa do singular.

«Nos Venha» – Conjugação pronominal, presente do conjuntivo, 3ª pessoa do plural. Grupo III

«A interpretação de Frei Luís de Sousa exige também a descodificação dos seus símbolos e mitos e o sebastianismo é, indiscutivelmente, a armadura que estrutura e organiza a mensagem.»

Aspectos a incluir:

- referência a um ou dois aspectos simbólicos da obra: espaço, tempo, alguns indícios de tragédia, etc.

- a obra como enunciado simbólico sebastianista, que sugere várias interpretações, mas todas conferindo importância primordial ao mito sebastianista:

. importância da figura de D. João, colada à de D. Sebastião

. aspectos e personagens da obra em que o mito melhor se concretiza/vê. Forma:

- incluir introdução, desenvolvimento, conclusão, devidamente marcados com conectores frásicos estruturar o desenvolvimento em parágrafos e apresentar exemplos concretos da obra em relação ao que for afirmado;

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

4º São modalidades de transação na cobrança da dívida ativa da União: I - transação por adesão à proposta da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; II - transação

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Após o consumo do produto, armazene a embalagem vazia em local apropriado, entre em contato com nosso parceiro através do telefone (12) 3627-4300 ou envie e-mail para