• Nenhum resultado encontrado

01 - Leia o fragmento de texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre ele:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01 - Leia o fragmento de texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre ele:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

____________________________________________________________________________________

01 - Leia o fragmento de texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre ele: “Hoje em dia, terras, fábricas, usinas, minas, rodovias, barcos e maquinaria de todo tipo são necessários à produção das mercadorias que utilizamos, e chamamos um homem de rico pelos bens desse tipo que possui. Mas no período feudal, a terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim, a terra e apenas a terra era a chave da fortuna de um homem. A medida de riqueza era

determinada por um único fator — a quantidade de terra. Esta era, portanto, disputa da continuamente, não sendo por isso de surpreender que o período feudal tenha sido um período de guerra.” Leo Huberman – A História da riqueza do Homem

A) O fragmento de texto defende que a riqueza durante a Idade Média era medida através da quantidade de fábricas, terras, usinas, minas, rodovias, barcos e maquinaria que uma pessoa possuísse.

B) O texto defende o argumento de que na Idade Média as pessoas produziam

praticamente todas as riquezas que precisavam, especialmente dentro das fábricas da Revolução Industrial.

C) O texto explana que a medida de riqueza e poder na Idade Média era a quantidade de terras que uma pessoa possuía. Em virtude disso, o medievo foi um período de guerras e invasões territoriais.

D) O texto explica que a relação de vassalagem e suserania se construí através do apego à terra e a produção de novas mercadorias, especialmente bens de consumo duráveis, produzidos nas fabricas, minas, e usinas. Era isso que fazia um homem ser rico na Idade Média.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: C

02 - Uma das principais características da Idade Média foi a relação de Vassalagem. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define corretamente essa relação. A) O nobre que oferecia proteção econômica, militar e recebia o juramento era

chamado de suserano. Aquele que jurava fidelidade ao seu senhor e devia obrigações militares era chamado de vassalo.

B) A) O nobre que oferecia proteção econômica, militar e recebia o juramento era chamado de vassalo. Aquele que jurava fidelidade ao seu senhor e devia obrigações militares era chamado de suserano.

C) O dono da fazenda – ou feudo – era chamado de senhor feudal e era conhecido como suserano. O servo era quem tinha obrigações servis para com o dono do feudo, e por isso era chamado de suserano.

(2)

____________________________________________________________________________________

D) A relação de vassalagem se caracterizava PR um salário que era pago pelo suserano ao vassalo, para que o mesmo trabalhasse como servo em suas terras. E) Nenhuma das anteriores.

Resposta Correta: A

03 - Observe o seguinte texto:

“[...] Nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova a migalha do bom alimento; muito feliz se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo [...]

1. Se ele tiver ganso, galinha gorda ou bolo de farinha de trigo em seu armário, tudo isso terá que ser do senhor.”

A classe social que o texto se refere é: A) O clero.

B) O servo. C) A burguesia. D) A nobreza.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: B

04 - O feudo era uma grande extensão de terra dividida em algumas partes. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela INCORRETA sobre as partes que compunham um feudo:

A) O Manso senhorial eram terras de uso exclusivo do senhor feudal, onde se erguiam o castelo, o moinho e a Igreja.

B) O Manso servil ou tenência era a área de trabalho dos camponeses, divididas em pequenas Glebas.

C) Manso de reserva ou Manso Comum era a região de bosques e pastagens, destinada à utilização dos servos e senhores, porém somente os senhores podiam caçar.

(3)

____________________________________________________________________________________

D) Glebas eram as casas dos servos, que se fixavam atrás do manso senhorial, e se dedicavam à agricultura e pecuária.

E) Todas as alternativas estão erradas. Resposta Correta: D

05 - Uma das principais características da Idade Média era o poder descentralizado. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor explica o que significava isso.

A) Isso significa que os senhores feudais possuíam poder absoluto dentro de suas terras. Na prática, eles se constituíam como autoridades locais que possuíam mais autoridade do que o rei. Por isso fala-se em descentralização política.

B) Isso significa que dentro do feudo o poder era descentralizado, pois cada servo era responsável por uma plantação, tendo, portanto, um tipo de poder.

C) Descentralização de poder significa tirar o poder das mãos do imperador do Império Bizantino para passar para Carlos Magno, imperador do Sacro Império Romano do Ocidente.

D) Descentralização política era a característica rural de cada feudo, que vivia da agricultura e pecuária.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: A

06- A instituição mais poderosa da Idade Média foi a Igreja Católica. Seu poder era constantemente reafirmado em virtude do caráter da sociedade medieval. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor explica o poder da Igreja na Idade Média:

A) A sociedade medieval era antropocêntrica. Isso significava que todas a explicações acerca do mundo eram pautadas nas decisões de Deus. Deus seria, em última

instância, a explicação para tudo o que acontecia na Idade Média. A Igreja era a intermediária entre os Homens e Deus. Ninguém poderia chegar ao paraíso sem passar pela Igreja Católica. Isso fazia com que a Igreja controlasse as formas de pensar e de viver no medievo.

B) A Igreja era a instituição mais poderosa do medievo, pois possuía uma grande quantidade de vassalos. Isso fazia com que ela contasse com um numeroso exército e pudesse invadir grande quantidade de terras. Como a terra era a medida da riqueza, a Igreja era a instituição mais poderosa e rica da Idade Média.

(4)

____________________________________________________________________________________

C) Na Idade Média, a Igreja mantinha o monopólio sobre Deus. Qualquer ser humano que desejasse se comunicar com Deus precisaria, obrigatoriamente, passar pela Igreja. Em uma sociedade teocêntrica, quem possuísse o contato com Deus certamente teria mais poder.

D) A Igreja comprava o apoio político dos nobres e dos servos, pois possuía muitas terras e dinheiro. Como nobres e servos apoiavam a Igreja e acreditavam

imensamente em Deus, a Igreja possuía muito poder no medievo. E) Nenhuma das anteriores.

Resposta Correta: C

07 - "Na sociedade alguns rezam, outros guerreiam e outros trabalham, onde todos formam um conjunto inseparável e o trabalho de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta seu apoio aos outros" Adalbéron de Laón Sobre o texto citado acima, assinale a alternativa INCORRETA:

A) O texto defende que todos os grupos sociais da idade Média eram inseparáveis um do outro. O sucesso da empreitada de um, dependia do apoio de outros.]

B) O texto explica que a sociedade medieval era dividida em 3 grupos. Os que rezam, os que trabalham, os que guerreiam . Estes grupos eram , respectivamente, o clero, os senhores feudais e os servos.

C) Segundo texto, a pirâmide social da idade Média era equilibrada e cada um possuía uma função específica dentro dela.

D) A Idade Média era constituída por três grupos: os que guerreiam, os que rezam e os que trabalham.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: B

08 - Qual a principal característica da sociedade medieval? A) Teocêntrica

B) Antropocêntrica C) Servidão

(5)

____________________________________________________________________________________

E) Todas as anteriores Resposta Correta: A

As profissões não eram abundantes na Idade Média. Em virtude da pequena produção, poucas profissões se destacaram, e entre eles, os ourives. Sobre as funções dos ourives, assinale a alternativa CORRETA:

A) Fabricam pregos, rodas e ferraduras de ouro para a nobreza. B) Faziam móveis e coroas de ouro para a Igreja.

C) Faziam objetos de argila

D) Criavam ornamentos religiosos e jóias para a nobreza. E) Confeccionavam tecidos e roupas.

Resposta Correta: D

09 - Durante muito tempo afirmou-se que a Idade Média teria sido um período de trevas. Hoje sabemos que isso não é verdade mas, especialmente em virtude dos julgamentos da modernidade acerca do medievo, durante muitos anos acreditou-se nisso. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor justifica o equívoco do conceito Idade das trevas.

A) “Idade das trevas” é um conceito equivocado pois a cultura é uma atividade própria do ser humano, sendo produzida em todas as épocas, Cada uma a seu modo.

B) “Idade das trevas” é um conceito que comprova que na Idade Média não houve nenhuma produção cultural.

C) “Idade das trevas” remete a arte clássica, caracterizada pelo ideal antropomórfico de arte e escultura.

D) Durante a Idade Média não se produziu nada em termos de ciência e tecnologia, e por isso, “Idade das trevas” é um conceito perfeitamente aplicável.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: A

10 - Sobre o contexto de falta de terras que motivou as Cruzadas, assinale a alternativa CORRETA:

(6)

____________________________________________________________________________________

A) O fim das invasões bárbaras tem relação com o início das invasões bárbaras, pois isso fez com que as pessoas, cada vez mais, se retirassem dos feudos e transitassem pela Europa ocupando novas terras. As Cruzadas foram a saída encontrada para conquistar mais terras.

B) A redução das guerras dentro do continente Europeu faz parte do contexto de ocupação de terras que ocasionou as cruzadas.

C) A pacificação do continente europeu resultou num maior contato entre pessoas de diferentes feudos, fazendo com que aprendessem, uns com os outros, novas

tecnologias de produção, como o moinho d’água .

D) O aumento na oferta de alimentos, decorrente dos avanços nas tecnologias de produção gerou um aumento na expectativa de vida. A população aumentou e faltou terras para todo mundo.

E) Todas estão CORRETAS. Resposta Correta: E

11 - Durante o século X e XI a Europa registrou um intenso crescimento populacional. Sobre esse assunto, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:

A) Os bárbaros foram cristianizados pela Igreja Católica no século X e XI. Após a conversão, os bárbaros passaram a obedecer os ensinamentos bíblicos de “crescer e se multiplicar”, tendo mais filhos e aumentando a população européia.

B) Nesse período, a Europa sofreu invasões de grupos bárbaros da Oceania, que chegaram em grande número. Essa chegada de novas pessoas foi um grande acréscimo de pessoas ao contingente populacional europeu.

C) O aumento populacional está ligado a uma maior oferta de alimentos ocorrida continente europeu. A ocupação das encostas dos morros, drenagem dos pântanos e desmatamento de florestas permitiu que novas plantações surgissem, aumento a produção de alimentos.

D) A população cresceu porque os soldados das cruzadas escravizaram os soldados muçulmanos, transformando-os em servos dos feudos da Igreja Católico. Esse número de servos muçulmanos aumentou a população da Europa.

E) Todas estão ERRADAS. Resposta Correta: C

(7)

____________________________________________________________________________________

12 - Leia as alternativas abaixo e assinale a aquela que explica porque as Cruzadas foram uma saída para a falta de terras.

A) A Igreja pressionou os nobres a conquistarem terras em outros continentes, resolvendo assim o problema da falta de territórios em solo europeu. Os lugares escolhidos foram as cidades muçulmanas.

B) Quando o exército católico de cruzados deixava o continente europeu para guerrear em Jerusalém, eram milhares de pessoas que saíam da Europa. Isso liberava espaço para que as pessoas utilizassem melhor as terras.

C) Com o esgotamento de terras na Europa, a Igreja passou a ser pressionada pelos nobres para abrir mão de suas terras. Como saída, a Igreja propôs as guerras santas para conquistar terras em outros continentes.

D) As respostas A e C estão corretas. E) Nenhuma das anteriores.

Resposta Correta: C

13 - A primeira cruzada foi travada para reconquistar a cidade santa de Jerusalém. Ela foi travada contra um povo que, nesta época, controlava essa cidade. Qual era a religião desse povo?

A) Cristãos ortodoxos. B) Muçulmanos. C) Católicos. D) Judeus.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: B

14 - Entre todas as 10 cruzadas, 2 não foram oficiais. Ou seja, não foram convocadas pelo Papa e pela Igreja. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que é uma cruzada não oficial:

A) Cruzada contra Constantinopla B) Cruzada contra Jerusalém

(8)

____________________________________________________________________________________

C) Cruzada das Crianças. D) Cruzada da Santa Inquisição E) Nenhuma das anteriores Resposta Correta: C

15- As cruzadas ocorridas na península ibérica fora realizadas contra os mouros – povos muçulmanos de origem arábica. Elas envolveram os reinos cristãos ibéricos e o califado árabe da península. Que nome foi atribuído a essa guerra:

A) Guerra de Tróia B) Guerra dos 7 anos C) Guerra dos 100 anos D) Guerra do Peloponeso E) Guerras de reconquista Resposta Correta: E

16 - Qual o nome dado ao tipo de reino árabe instalado na Península Ibérica e ocupado pelos árabes muçulmanos:

A) Califado B) Portugal C) Espanha D) Catalunha E) Leão Resposta Correta: A

17 - Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO CORRESPONDE a uma motivo para o surgimento das guerras de reconquista:

A) A presença muçulmana no continente europeu não era bem vista pela Igreja, pois a Europa havia se constituído como um continente fundamentalmente cristão.

(9)

____________________________________________________________________________________

B) Os rumores sobre o túmulo de São Tiago ser localizado na Península Foram decisivos para que o Papa optasse pela cruzada.

C) As peregrinações católicas à península Ibérica, motivadas pela busca ao túmulo de São Tiago, fizeram dela uma região santificada para os cristãos.

D) O aumento populacional do século X aproximou muito cristãos e árabes, em um convívio perigosamente próximo.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta correta: E

18 - As Guerras de Reconquista na península Ibérica não foram tão violentas quanto as cruzadas sobre Jerusalém. Analise as alternativas abaixo e assinale aquele que explica CORRETAMENTE esse fato:

A) Os católicos eram norteados pelos valores cristãos presentes na Bíblia, que defendiam a fraternidade, a paz, a humildade e o amor. Por isso não agiam com violência contra outros povos.

B) A tradição corânica defendia que os 3 grandes povos do livro (muçulmanos, cristãos e judeus) deveriam ser respeitados. Por essa troca de respeito entre as duas religiões, o convívio entre cristãos e muçulmanos foi mais pacífico.

C) Os cristãos não possuíam populações suficientes para ocupar e povoar toda a região da Península Ibérica. Por isso precisavam dos povos muçulmanos e judeus para ocupar a península e praticar técnicas de agricultura e artesanato.

D) A falta de equipamentos de guerras, como canhões, tanques e granadas fez com que as guerras fossem mais amistosas e menos sangrentas. As batalhas foram menos sangrentas e disputadas com espadas de madeira, flechas e machados.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: C

19 - Portugal foi a primeira monarquia centralizada da Europa. Um episódio foi marcante na constituição dessa monarquia nacional. Que episódio é esse?

A) Trata-se da guerra de reconquista, que marcou a expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica. Esse fato desmontou o califado árabe a fundou o reino de Portugal, com o poder centralizado nas mãos do primeiro rei da Dinastia Burgúndia.

B) A Revolução de Avis foi o marco histórico da centralização política portuguesa. Ela colocou em pé de guerra, de uma lado, os comerciantes e o rei de Portugal e, de

(10)

____________________________________________________________________________________

outro, a nobreza portuguesa e castelhana. Esse episódio marcou a independência de Portugal.

C) A Revolução de Avis foi o casamento entre o rei Fernando I e a Rainha Isabel. Esta união foi abençoada e apoiada pela Igreja Católica, unificando os reinos de Catela e Aragão e formando o Estado nacional de Portugal, que seria a primeira monarquia centralizada do continente europeu.

D) Foi a guerra envolvendo cristãos e judeus ao norte da Espanha. Os judeus derrotados foram enviados para Portugal e transformados em cristãos novos. E) Nenhuma das anteriores.

Resposta Correta: B

20 - O desenvolvimento das atividades comerciais fora dos feudos fez com que surgisse um novo segmento social, entre eles podemos destacar:

A) Burguesia, pessoas que passaram a desenvolver o comercio. B) Protestantes, lutavam pela derrubadas da nobreza.

C) Empresários, financiaram o desenvolvimento cientifico e tecnológico. D) Rei, poder centralizado no qual promoveu o desenvolvimento do comercio. Resposta Correta: A

21 - As corporações de ofícios eram:

A) eram organizações comerciais que combatiam a ocupação árabe no mediterrâneo, no qual dificultavam o desenvolvimento do comercio.

B) associações feitas entre comerciantes para combaterem a concorrência e extrair mais lucro de forma efetiva.

(11)

____________________________________________________________________________________

C) eram empresas que promoveram o rápido desenvolvimento industrial.

D) associações entre os aprendizes para aprimorar o trabalho que levaria a uma produção mais acelerada.

Resposta Correta: B

22 - Quem era o mestre?

A) crianças e adolescentes que aprendiam nas oficinas para executar um determinado tipo de trabalhava.

B) eram homens que trabalhavam como empregado e ganhavam um salário. C) era o dono da oficina, ferramentas e da matéria prima, geralmente detinha conhecimento sobre a realização de determinado tipo de trabalho e ensinava as pessoas trabalhariam em sua oficina.

D) era o dono da oficina, que geralmente alugava para outras pessoas trabalharem. Resposta Correta: C

23 - Leia o texto a seguir com atenção:

"Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio andar a passos largos; o século XIl viu a Europa ocidental transformar-se em conseqüência disso.''

Leo Huberman

(12)

____________________________________________________________________________________

A) Os efeitos do renascimento urbano e comercial foram sentidos simultaneamente em todo o território europeu.

B) O modo de produção servil foi imediatamente substituído pelo desenvolvimento de centros industriais e pelo trabalho assalariado.

C) A ampliação de novos mercados e centros urbanos contribuiu para a redução do crescimento demográfico e da migração.

D) A expansão marítima comercial européia, através da aliança dos reis com a burguesia, consolidou as relações mercantis na Ásia, Europa e América. E) O renascimento comercial trouxe o crescimento das cidades, a expansão do mercado e a ascensão de um novo grupo social a burguesia.

Alternativa Correta: E

24 - “Quando rapaz, depois de ter passado os anos da infância sossegadamente em casa, chegou à idade varonil, principiou a aprender com cuidado e persistência o que ensina a experiência do mundo. Para isso decidiu não seguir a vida de lavrador, mas estudar, aprender e exercer os rudimentos de concepções mais sutis. Por esta razão, aspirando à profissão de mercador, começou a seguir o modo de vida do vendedor ambulante, aprendendo primeiro como ganhar em pequenos negócios e coisas de preço insignificante; e, então, sendo ainda um jovem, o seu espírito ousou pouco a pouco comprar, vender e ganhar com coisas de maior preço.”

(Adaptado de Reginald of Durnham, “Libellus de Vita et Miraculis S. Godrici”, em Fernando Espinosa, Antologia de textos históricos medievais. 3ª ed., Lisboa: Sá da Costa Editora, p. 198)

(13)

____________________________________________________________________________________

A) O texto defende que mesmo para ser lavrador na Europa medieval era necessário manter certo grau de estudo e de conhecimento. Por isso, o jovem referido no texto vai fazer curso e aprender sobre os ofícios da lavoura, tornando-se um burguês de

destaque.

B) Segundo o texto, a profissão de mercador burguês exigia certo preparo e estudo. Para desfrutá-la, o profissional deveria ter algumas noções de matemática e outros conhecimentos próprios à profissão.

C) Segundo o texto, há uma escola de burgueses comerciantes que oferece estudo específico para os futuros profissionais. Lá os mercadores aprendem como lucra em pequenos, médios e grandes negócios.

D) O texto defende que o renascimento comercial e urbano foi uma verdadeira

revolução na educação medieval, pois obrigou os burgueses e trabalhadores pobres a estudarem e qualificarem-se profissionalmente.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: B

25 - Os senhores apoiavam a criação das cidades:

A) no qual, acreditavam que ocorreria uma acelerada expansão do cristianismo e seu fortalecimento.

B) no qual, protegeriam os feudos dos ataques dos estrangeiros. C) pois, o comercio fortaleceria o trabalho servil.

D) pois, ao longo dos tempos o comercio se tornou mais rentável que o trabalho servil. Resposta Correta: D

(14)

____________________________________________________________________________________

A) porque a burguesia tinha o apoio dos camponeses e poderiam derrubar o rei do poder, por isso o monarca se aliou a burguesia para não perder o poder.

B) porque a nobreza precisava de um exercito que posse financiado pelo dinheiro do comercio para acabar com as revoltas camponesas.

C) porque o rei precisava se proteger das ameaças estrangeirais.

D) porque a burguesia precisava da criação de um Estado Nacional que fortalece-se o mercado interno com a criação de uma única moeda.

Resposta Correta: D

27 - A Carta Magna foi um documento de extrema importância para a história da Inglaterra. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que explica o que foi esse documento:

A) A Carta Magna foi um documento enviado pelo Rei da França para o Rei da Inglaterra. Essa carta pôs fim à guerra dos 100 anos, declarando início da dinastia Tudor na Inglaterra.

B) Foi um documento em que a nobreza inglesa obrigou o rei João Sem Terra a assnar para limitar-lhe o poder. Segundo a carta, vários assuntos do reino deveriam ser aprovados, também, pelo Conselho dos Barões.

C) O documento dizia que toda decisão do Rei deveria seguir a constituição e passar pela aprovação jurídica do Parlamento Inglês. Após o Parlamento aprovar, o Conselho dos Barões deveria julgar o caso.

D) Segundo esse documento, estava abolido qualquer tipo de servidão no campo ou relação de vassalagem na Inglaterra. Essa medida enfraquecia o poder dos nobres, tornando-os reféns do poder dos reis.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: B

28 - O que era a Carta de Franquia:

A) Era o tipo de correspondência oficial do governo Espanhol, que enviava cartas com o selo característica da cidade de Franquia. Esse selo era a impressão do rosto do Rei Fernando I em papel.

(15)

____________________________________________________________________________________

B) Era uma carta que declarava guerra entre diferentes reinos. Se um rei enviasse uma carta de Franquia à outro, isso representava uma guerra entre os dois reinos. C) Significava a liberdade das cidades, que passavam a ter seus próprios governos e elaborar suas próprias leis.

D) Foi a forma encontrada pelo governo espanhol para expulsar os mouros do Reino de Granada, em 1492.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: C

29 - Sobre a centralização do poder, assinale a alternativa CORRETA:

A) A Nobreza pagava impostos para os reis, que montaram o mais poderoso exército da Europa, tirando da mão dos senhores feudais o poder máximo das armas.

B) A Igreja aliou-se aos senhores feudais para eleger um rei que estivesse de acordo com os interesses da elite feudal, preservando assim, a ordem social que imperou durante toda a Alta Idade Média.

C) A burguesia pagava impostos e concedia empréstimos aos reis, que assim poderiam contratar um exército e aumentar suas chances de vitória nos combates. Dessa maneira, os reis limitavam cada vez mais o poder dos senhores feudais. D) Após a guerra das duas rosas, na Inglaterra, teve início a Dinastia Tudor, que centralizou o poder nas mãos do Parlamento, iniciando a monarquia absolutista de Henrique VIII.

E) Nenhuma das anteriores. Resposta Correta: C

Referências

Documentos relacionados

Os Diretores reeleitos e o eleito: 1) declararam, sob as penas da lei, que não estão impedidos de exercer a administração de sociedade mercantil em virtude de

Analise a frase abaixo: Aprovado neste concurso espero trabalhar na Comcap.. Assinale a alternativa com pontuação correta para a

Assinale a alternativa correta sobre a história do Império colonial português na América, durante o século XVIII.. (C) A descoberta do ouro na América portuguesa ocorreu

ADN - Acordo europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por via na- vegável interior; ADR - Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de

Toxicidade para órgãos-alvo específicos - exposição repetida dados não disponíveis. Perigo de aspiração dados

9 Led indicador de aquecimento (KeepThermo) 10 Botão de cozimento: seleciona as funções aquecer ou cozinhar 11 Copo medidor 12 Colher plástica 13 Bandeja para legumes (cozimento

Desde que o BCP anunciou mais um aumento de capital, de até 1.332 milhões de euros, na passada segunda-feira, que as ações do banco ão param de cair de preço em bolsa e

Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela última ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outro escrito quem