• Nenhum resultado encontrado

Contas a Receber: Lançamento de contas a receber

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contas a Receber: Lançamento de contas a receber"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Contas a Receber:

Lançamento de contas a receber

Este procedimento descreve as informações

imputadas na interface do contas a receber, suas regras e de onde são buscadas.

(2)

CONTAS A PAGAR

ACESSOS:

Corporativo / Financeiro / Contas a receber / Lançamento de Contas a Receber...

DICAS

Neste manual será detalhado de onde é buscado cada campo da interface do CCR bem como suas regras.

(3)

CONTAS A RECEBER

Acessando o menu Corporativo / Financeiro / Contas a receber / Lançamento de Contas a Receber... pode-se visualizar todos os campos que compõem o CCR:

Figura 1: Interface do Contas a Receber.

 Os campos circulados em vermelho correspondem ao Organograma do

Lançamento, isto é, a qual unidade da empresa, setor, centro de custo, pertence o lançamento.

 Dos campos circulados em Laranja, o sistema valida apenas que a Data de Vencimento não pode ser anterior à Data de emissão. A Data de Previsão, por via de regra vem automaticamente preenchida com a mesma data que for imputada como vencimento, e será habilitada para edição apenas se o usuário editar a flag “Lançamento de Previsão” para “Sim”.

 Dos campos circulados em Verde, a opção “Lançamento de Previsão” Vem fixo como não. Se esta opção for marcada como “Sim”, o CPG não será passivo de amortização, pois ele será apenas uma previsão de recebimento, seria uma espécie de substituir o registro de uma NFES por exemplo. O campo “Contabiliza Lançamento” virá como “Sim” apenas se a flag abaixo no cadastro de Histórico financeiro estiver marcada (Menu:

(4)

Corporativo / Financeiro / Cadastros / Históricos de Pagamentos/Recebimentos...)

Figura 2: Interface do Cadastro de Histórico Financeiro.

Informação Adicional: No caso do lançamento estar marcado como contabiliza “Sim”, ele será contabilizado no momento da inserção e no momento da amortização, portanto, existirão os agrupamentos contábeis de previsão e de amortização.

 O campo circulado em azul corresponde ao tipo de documento, buscado do menu: Corporativo / Financeiro / Cadastros / Tipos de Documentos a Pagar/Receber... Este cadastro possui a descrição livre para digitação, portanto, o usuário pode utilizar-se do mesmo para controlar os tipos de recebimento, ou ainda, os tipos de faturamento, por exemplo.

 O campo “Sacado” circulado em rosa é buscado do menu: Corporativo /

Financeiro / Conta Corrente / Cadastro de Contas Correntes... E corresponde a um código interno, tido como uma conta corrente para o CNPJ/CPF do sacado do contas a receber.

Observação: Sacado corresponde ao Cliente do qual a empresa tem a receber.  O campo Histórico circulado em Amarelo é buscado do menu: Corporativo /

Financeiro / Cadastros / Históricos de Pagamentos/Recebimentos... Deste cadastro são buscadas as contas contábeis para contabilização do lançamento quando a flag “Contabiliza Lançamento” está marcada como “Sim” e também a conta contábil de crédito (que busca do campo “Cód. Contábil de débito”) para contabilização da amortização quando é um lançamento avulso.

 O campo Cód. Contábil da interface do CCR é preenchido se no cadastro de PF/PJ este mesmo campo possuir valor:

(5)

Figura 3: Campo Cód. Contábil na Interface do CCR.

Figura 4: Campo Cód. Contábil na Interface do cadastro de PJ, como exemplo.

Também será povoado este campo no CCR se ele for oriundo de documentos fiscais, será buscado o código contábil de débito da configuração contábil de categoria.

Quando o CCR for avulso, isto é, inserido diretamente pela interface, o usuário poderá informar um cód. Contábil no campo específico, desde que ele possua seu usuário incluso no menu: Corporativo / Financeiro / Cadastros / Cadastro de Usuários Autorizados para Alteração de Contabilização...

(6)

 O campo circulado em Preto corresponde à obervação do CCR, ela pode ser inclusa no momento da inserção do CCR, quando avulso:

Figura 5: Campo Comentário na Inserção de CCR Avulso.

Ou, se o CCR já está gerado, sendo avulso ou não, o usuário pode incluir um comentário clicando no Lápis da Interface, que a digitação será habilitada:

(7)

Figura 6: Campo Comentário no CCR já gerado.

 O campo “N° do documento” é um campo Livre para digitação no caso do CCR avulso, no caso dos faturamentos realizados na interface de notas ou pelos menus de faturamentos, este campo pode ser alterado para qualquer valor, inclusive aceitando letras e caracteres especiais, mas de início será buscada a numeração automática sequencial gravada através do tipo de documento selecionado no faturamento.

Informação Adicional: Se um Tipo de Documento ou Histórico não é localizado no momento da inserção de um CPG, quer dizer que no cadastro de determinada informação o mesmo não está marcado para ser de CCR.

Sobre as abas do CCR ainda não citadas, a aba 6- Bloquetos será composta por informações que tangem a integração bancária, quando o recebimento do CCR for enviado via remessa bancária. Na aba 8- Histórico, será possível validar todo tipo de alteração realizada no CCR (amortização, estorno, edição de dados, etc.) e analisar quem e quando o fez.

O campo “Enquadramento” corresponde ao tipo de recebimento que se trava, é buscado do menu: Corporativo / Financeiro / Faturamento / Cadastros /

(8)

Enquadramentos de Crédito... Por padrão se utiliza “Geral”, mas pode ser título protestado, por exemplo.

 Com relação ao campo “Calculo Juro após o Vencimento”, se o usuário

definir como sim, o sistema buscará do menu: Corporativo / Financeiro / Faturamento / Cadastros / Taxas Mensais de Juro... A taxa de juros é estabelecida por mês e ano, e incidirá automaticamente se assim configurada.

Figura 7: Cadastro de Taxas Mensais de Juro.

Além da forma de inclusa avulsa de CCR (clicando em “Incluir” na própria interface) o mesmo pode ter outras origens, isto é, ter vínculo com outras operações, seguem exemplos:

-Faturamento de conhecimento de transporte nacional; -Faturamento de conhecimento de transporte internacional;

-Faturamento de Nota Fiscal de Entrada e Saida Registrada ou Emitida;

-Inclusão de Adiantamento Financeiro (Função esta que é Objeto de Outro manual, este tipo de operação ocorre no menu: Corporativo / Financeiro / Adiantamentos / Lançamento de Adiantamento).

Os CCR’s que são oriundos de faturamento de documento fiscal, podem ser identificados quando na aba 7. Documentos visualizam-se os dados de um

(9)

Figura 8: Validação de que o CCR possui origem no Fiscal.

O CCR acima, podemos analisar as informações por completo: O histórico financeiro denota que trata-se de um recebimento de um Ct-e, O Cliente é “Arauco do Brasil”, o tipo de recebimento se dará por depósito, a emissão deste Ct-e deu-se pela Matriz da empresa, e será creditado o valor contabilmente na conta 11203010.

Observação: Quando eu amortizo um contas a receber, é um crédito financeiro no Banco, mas é um débito contábil na conta contábil de Bancos.

(10)

Na interface do CCR, pode-se incluir Juros ou Descontos:

Figura 8: Possibilidade de Inclusão de Juros e Descontos.

Na aba 1. Valores, pode-se visualizar os valores que compõem o CCR, isto é, o total amortizado, o total de Juros, o total de Descontos e o Saldo, portanto:

(11)

Figura 9: Valores que compõem o CCR.

Se a empresa utiliza-se da integração bancária, ela pode emitir boletos pela KMM, na interface do CCR, no cabeçalho, pode-se gerar o boleto, gerado uma vez o mesmo, toda vez que clicar-se em “Imprimir” gerará uma nova impressão com o Layout do Boleto gerado a primeira vez e o botão “Boleto” será

desabilitado”. Exemplo:

(12)

Se a empresa utiliza-se de integração com mais de um Banco, ela poderá escolher por qual dos dois deseja gerar o boleto:

Figura 11: Selecionando por qual dos Bancos gerar o Boleto.

A partir desta seleção, o KMM gerará o boleto de acordo com o Layout do Banco Respectivo:

(13)
(14)

Se o boleto for gerado errado, ele poderá ser cancelado no menu: Corporativo / Financeiro / Faturamento / Bloquetos Bancários / Bloquetos Bancários...

A partir do momento que se gera o Boleto, gera-se um número de identificação do Boleto no Banco, este número de Identificação será utilizado no menu acima citado para localização e encontra-se na aba 6.Integração:

Figura 13: Localizando o número de identificação do Boleto.

Os Logs de todas as modificações realizadas no CCR podem ser validas na ana 8. Ocorrências, inclusive o horário e usuário que realizou as modificações e inclusões.

Referências

Documentos relacionados

Contabilização de Contas de Resultado e Apuração Contábil do Lucro.. • Contas

comerciais deverá ser recolhido e acondicionado em sacos plásticos ou recipientes padronizados, para fins de coleta e transporte, sendo expressamente vedado encaminhá-lo e

Para aplicar a Correção/Multa/Juros sobre o lançamento do Contas a Receber é necessário que o Tributo associado à Modalidade de Cobrança esteja configurado corretamente..

Quando o cliente efetua algum pagamento para organização, e este processo é passível de retenção de imposto serão gerados títulos de créditos do tipo abatimento no

Ressalta-se que os valores de motilidade semelhantes entre o sêmen diluído em citrato-gema e o adicionado ao meio à base de leite, até 120 minutos pós-diluição, sugere que ambos

Ao clicar no ícone ( ) ao lado do campo "Conta Débito" é possível desmembrar o valor da fatura em mais de uma conta débito, será exibida uma nova janela para que

nome do animal peso do jóquei/ descarga baliza peso do animal Treinador e entre parentêses se o animal estiver alojado em Centro de Treinamento (CT) ou outro estado Descrição da

Neste artigo, se apresenta a hipótese de trabalho sobre a origem das tradições de pintura rupestre no Nordeste brasileiro, o epicentro da tradição Nordeste, que se localiza na região