• Nenhum resultado encontrado

Introdução. O texto apresentado a seguir é um resumo baseado em descobertas. de especialistas envolvendo o tema da inteligência. Procura mostrar as

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução. O texto apresentado a seguir é um resumo baseado em descobertas. de especialistas envolvendo o tema da inteligência. Procura mostrar as"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

O texto apresentado a seguir é um resumo baseado em descobertas de especialistas envolvendo o tema da inteligência. Procura mostrar as possibilidades e a importância que os pais e demais responsáveis têm na descoberta e no estímulo dos talentos da criança. O principal instrumento para essas descobertas é a simples observação.

Leia com calma e atenção e procure observar seu filho a partir dessas informações básicas. Com elas você poderá perceber talentos e tendên-cias, e viver experiências que ativem e desenvolvam todas as inteligências de seu filho.

Lembramos também, no final do texto, a importância da leitura no desenvolvimento da criança. Atividade que deve começar bem antes do período escolar, como forma de lazer. A partir dos 2 anos de idade as crianças gostam de ouvir histórias e, à medida que vão crescendo, ganham maior interesse em aprender a ler e descobrir um mundo cheio de novidades.

Edson T. Pacheco

Introdução

(4)

Quantas

inteligências

tem seu filho?

Mas afinal, o que é inteligência?

Houve um período na história da humanidade que bastava ao homem nascer com um “Q.I. ele-vado” para ser considerado inteligente e sinôni-mo de sucesso. Hoje, com o auxílio das pesquisas científicas, percebemos que o assunto é bem mais complexo. Sabemos, por exemplo, que o potencial humano envolve uma série de habilidades ou in-teligências, e o mais importante, sabemos que os estímulos que a pessoa recebe em seu dia-a-dia - por meio dos pais, professores, amigos e outros fatores do meio ambiente em que vive - exercem um papel fundamental no desenvolvimento de suas inteligências.

(5)

Conceito

Hoje o conceito mais moderno e aceito para definir o que é inteligência é:

“A capacidade de resolver problemas. É o indivíduo usar bem as informações do ambiente e traduzi-las em comportamentos e

atitu-des úteis para ele e para a comunidade da qual faz parte.”

ProbleMa...

(6)

O famoso conceito de “Q.I.” usado por um longo período como forma de medir a inteligência do ser humano já não é mais aceito como única forma de critério de avaliação.

Os testes de Q.I. (Quociente Intelectual), criados em 1904 na França pelo psicólogo Alfred Bi-net, medem basicamente a

capa-Testes de Q.I.

cidade lógico-matemática e ver-bal-lingüística, deixando de lado os outros tipos de capacidade. Quando foi criado, o teste visava prever quais crianças teriam ris-co de fracassar nas esris-colas fran-cesas, já que os currículos aca-dêmicos da época destacavam, sobretudo, o desenvolvimento da linguagem e da matemática.

É importante destacar que apesar da enorme influência dos testes de Q.I. sobre a idéia de inteligência, o seu criador considerava que:

Um único número, resultado do desempenho de uma criança em um teste, não poderia retratar uma questão tão complexa quanto a inteligência humana.

Verbal-lingüística

lógico-matemática

(7)

A Teoria das Inteligências Múl-tiplas apresenta uma visão de inte-ligência que aprecia os processos mentais e o potencial humano a partir do desempenho das pessoas em diferentes campos do saber. Foi elaborada pelo psicólogo e pes-quisador Howard Gardner da Uni-versidade de Harvard, na década de 80. Gardner propôs em seu livro Estruturas da Mente (Gardner, 1983) a ampliação do conceito de inteli-gência única para um conjunto de inteligências. Vale lembrar que o próprio pesquisador considera que o número de inteligências pode ser maior. As pesquisas continuam com vários estudos no mundo tratando do tema.

Aqui no Brasil a mestra em Ma-temática Kátia Cristina Stocco do Centro de Aperfeiçoamento do En-sino da Matemática da Universida-de Universida-de São Paulo (USP) propõe, em sua dissertação de mestrado sobre o tema, que a habilidade de dese-nhar seja considerada mais uma inteligência.

A seguir mostramos um conjun-to de inteligências que a ciência moderna considera como

capaci-Nova Teoria

dades do ser humano. Elas podem nos ajudar a descobrir os talentos e as habilidades de nossos filhos, pois, segundo a nova teoria, todos nascem com um conjunto de inteli-gências que em linguagem comum, chamamos de dons ou habilidades. É importante destacar também, que uma habilidade ajuda a outra e que normalmente envolvemos mais de uma habilidade na solução de uma determinada dificuldade mas, de maneira geral, algumas habi-lidades se destacam mais do que outras conforme a pessoa.

Podemos desenvolver uma ha-bilidade em função da outra a partir da observação e de estímulos. Por exemplo: se uma criança tem difi-culdade no uso e memorização de números, mas é musical, pode-se usar a música como apoio e estí-mulo na memorização matemática.

Esse novo conceito revolucio-nário de Inteligências Múltiplas proporciona uma visão mais com-pleta do ser humano. Considera a musicalidade e até a simpatia como formas de inteligência tão impor-tantes para o sucesso como a ca-pacidade lógico-matemática.

(8)

Intrapessoal

Conjunto de inteligências que a ciência atual

considera como capacidades do ser humano

Vale lembrar que não existe uma inteligência ou habilidade isolada. As

inteligências normalmente funcionam juntas, mas de maneira única para cada pessoa, ou seja, todos nascem com diversas inteligências. Aquilo

que costumamos chamar de dons ou habilidades.

lingüística

Pictórica

espacial

Corporal-

Cinestésica

Musical

Interpessoal

lógico-matemática

Naturalista

(9)

Os componentes centrais da inteli-gência lingüística são uma sensibilida-de para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem, saber usar a palavra fala-da ( discursos, contar histórias, etc.) e escrita. É a habilidade para usar a lin-guagem para convencer, agradar, es-timular ou transmitir idéias. É a habili-dade exibida na sua maior intensihabili-dade pelos escritores, professores, orado-res, jornalistas, advogados e vende-dores, por exemplo. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias ori-ginais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

Inteligência lingüística

Esta inteligência se manifesta através de uma habilida-de para apreciar, compor ou repro-duzir uma peça

musical. Inclui discriminação de sons, habilida-de para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e

Inteligência Musical

Podemos citar o poeta Carlos Drummond de Andrade como um exemplo de pessoa com habilidade lingüística, na forma escrita. Pessoas que ao falarem em público conse-guem convencer e causar admiração possuem habilidade lingüística, na forma falada.

timbre, e habilidade para pro-duzir e/ou repropro-duzir música.

A criança pequena com habilidade musical

es-pecial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, can-ta para si mesma. São exemplos dessa inte-ligência, instrumen-tistas, arranjadores, cantores e maestros.

Confira o conjunto de inteligências

descobertos até o momento

(10)

É a capacidade de reconhe-cer e lidar com seus sentimen-tos enquanto eles estão ocor-rendo. É a capacidade de se reconhecer, saber o que você tem de bom e de ruim. É o reconhecimento de ha-bilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma ima-gem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Esta habilidade também

Inteligência intrapessoal (autoconhecimento)

pode ser chamada de

auto-conhecimento.

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, é um grande exemplo de equilíbrio pes-soal. Após passar 27 anos preso, vítima do regime ra-cista, demonstrou uma forte integridade moral e política, ne-gociando com habilidade o fim da segregação racial. Ganhou o Prê-mio Nobel da Paz em 1993 e em 1994 venceu a primeira eleição multirracial de seu país.

Esta inteligência pode ser descri-ta como a habilidade de uma pessoa dar-se bem com as demais; entender e responder adequadamente a hu-mores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela se destaca em animadores de espetá-culos, líderes de grupo, psicotera-peutas, professores, políticos e ven-dedores bem sucedidos. Crianças especialmente dotadas desta inteli-gência demonstram muito cedo fa-cilidade nos relacionamentos e uma habilidade natural para liderar outras crianças, uma vez que são extrema-mente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência interpessoal (relacionamento)

O empresário e animador Sílvio Santos é um bom exemplo de suces-so no usuces-so da Inteligência Interpessuces-so- Interpesso-al, nas áreas de animação de espetá-culos e vendas.

(11)

É descrita como a capacida-de para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a par-tir das percepções iniciais, criar equilíbrio e composição, numa re-presentação visual ou espacial. É a inteligência que se destaca em escultores, navegadores e nos ar-quitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nesta inte-ligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a

aten-Inteligência espacial

ção a detalhes visuais.

O arquiteto brasileiro Oscar Niemayer, considerado um dos grandes arquitetos do mundo, é um exemplo de talento no uso da inteligência espacial.

É a inteligência para resolver pro-blemas através de cálculo numérico e do pensamento lógico. Os compo-nentes centrais desta inteligência são descritos como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematiza-ção. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas e também de bons advogados que precisam de muita lógica para estruturar seus argumentos de forma consistente. A criança com especial aptidão nes-ta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemá-ticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Jogar xadrez e desenvolver

tra-Inteligência lógico-matemática

balhos científicos são alguns exem-plos de atividades que envolvem a inteligência lógico-matemática. (Ad-vogados e filósofos são exemplos que envolvem a combinação da inte-ligência verbal-lingüística e o raciocí-nio lógico).

(12)

É a capacidade de uma pessoa reproduzir, pelo desenho, objetos e situações reais ou mentais. E tam-bém de organizar elementos visuais de forma harmônica, estabelecen-do relações estéticas entre eles. Pintores, desenhistas e ilustrado-res são exemplos de indivíduos que possuem esta inteligência de forma destacada.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o cartunista Zi-raldo, criador do personagem me-nino Maluquinho, e Hans Donner,

Inteligência Pictórica

Esta inteligência se refere à habilidade para utilizar o corpo de diversas maneiras. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes

cêni-Inteligência Corporal-Cinestésica

cas, no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de ob-jetos com destreza como fazem, por exemplo, os cirurgiões plásti-cos. A criança especialmente do-tada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais e demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coor-denação fina apurada.

Um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, o brasileiro Ivo Pitangui, e atletas como Ronal-do, no futebol, e a ginasta Daiane dos Santos, são alguns exemplos desta habilidade.

criador da logomarca da TV Globo, são ótimos exemplos de sucesso profissional envolvendo a Inteligên-cia Pictórica.

(13)

Envolve o gosto por animais e de estar em contato com a natu-reza. Perícia no reconhecimento e classificação das inúmeras espécies a flora e a fauna

-do meio ambiente -do indiví-duo. Inclui também sensibilida-de a outros fenômenos naturais como formação de nuvens e mon-tanhas. Facilidade em perceber diferenças em tipos de árvores, cães, pássaros ou outros tipos de fauna e flora. Gosto por temas

re-Inteligência Naturalista

lacionados à natureza como eco-logia, botânica e zoologia. São exemplos de inteligência natura-lista pessoas com tendências nas áreas de veterinária, botânica, biologia e meio ambiente.

• Experiências Cristalizadoras – Geralmente ocorrem na infância, em-bora possam ocorrer em qualquer mo-mento da vida. São como faíscas que “ligam” uma inteligência. Exemplo: Uma criança, após assistir uma apre-sentação musical, fica fascinada com a experiência que pede ao pai que com-pre um determinado instrumento.

• Experiências Paralizadoras – São experiências que “desligam” as inteligências. Exemplo: uma crian-ça, ao tentar descobrir o som de um instrumento, recebe uma bronca do pai, um grito para “parar de fazer barulho”. As experiências

paralizado-ras geralmente envolvem vergonha, culpa, medo, raiva e outras emoções negativas.

• Maus comportamentos da criança – Os maus comportamen-tos da criança são como uma pista para as suas inteligências. Exemplos: crianças que falam bastante, fora de hora, são altamente lingüísticas, já um aluno corporal-cinestésico tem a tendência de estar inquieto e agitado na sala de aula.

Confira no quadro da página 13, algumas formas de aprender confor-me a tendência da criança.

Vale destacar alguns conceitos desenvolvidos pelos pesquisadores David Fel-dman, Joseph Walters, Howard Gardner, Thomas Amstrong e demais membros de suas equipes, que ampliam a nossa visão prática das inteligências:

(14)

extremamente PENSAM ADORAM PRECISAM LINGÜÍSTICAS em palavras ler , escrever , contar histórias,

fazer jogos de palavras

livros, fitas, materiais para escrever

, papel,

diários, diálogos, discussões, debates, histórias.

LÓGICO-MA TEMÁTICAS raciocinando experimentar , questionar , resolver

problemas lógicos, calcular

coisas para explorar e pensar

, materiais

científicos, manipulativos, idas a exposições e

museus de ciências

ESP

ACIAIS

por imagens e figuras

planejar

, desenhar

,

visualizar

, rabiscar

arte, legos, vídeos, filmes, jogos de imaginação,

quebra-cabeças, livros ilustrados, idas a

exposições e museus de arte

CORPORAL-CINESTÉSICAS por meio de sensações somáticas dançar , correr , pular , construir , tocar , gesticular

dramatização, teatro, movimento, coisas para construir

, esportes e jogos de movimento,

experiências táteis, aprendizagem prática

MUSICAIS

por meio de ritmos e

melodias

cantar

, assobiar

, cantarolar

,

batucar com as mãos e os pés, escutar

tempo para cantar

, idas a espetáculos musicais,

tocar música em casa e na escola,

instrumentos musicais

percebendo o que os outros pensam

liderar , organizar , relacionar -se, manipular , mediar , fazer festa

amigos, jogos de grupo, reuniões sociais,

eventos comunitários, clubes

em relação às

suas necessidades

sentimentos e objetivos

estabelecer objetivos, meditar

,

sonhar

, planejar

, refletir

lugares secretos, tempo sozinhas,

projetos e escolhas no seu ritmo pessoal

PICTÓRICAS

por imagens e figuras

reproduzir por meio do desenho e da pintura situações reais ou mentais

materiais de pintura e desenho,

livros e revistas ilustradas, revistas para colorir

, visitas a museus e exposições

NA

TURALIST

AS

por meio da natureza e das formas naturais brincar com animais de estimação, cuidar do jardim, investigar a natureza, criar animais, cuidar do planeta T

erra

acesso à natureza, oportunidade de interagir com animais, instrumentos para investigar a

(15)

Sejam quais forem as inteligências que você perceba em seu filho, o gosto pela leitura será sempre um forte aliado no seu desenvolvimento, capaz de transformar a vida das pessoas.

• Educadores afirmam que a partir dos 2 anos de idade as crianças já podem receber estímulos por meio da leitura de histórias pelos pais.

• Seja qual for a sua idade, não esqueça: “A leitura é o melhor exercício para o cérebro”.

• Adultos que alimentam o hábito da leitura também colaboram para que a criança, por meio da convivência no dia-a-dia, desenvolva o gosto pela leitura.

• Toda criança deve ser estimulada a gostar da leitura bem antes de chegar ao período escolar. Portanto, cabe aos pais iniciarem esta impor-tante missão.

• Segundo vários estudos, já comprovados, crianças que adquirem nos primeiros anos de vida o hábito da leitura associada ao lazer e à diversão, terão grandes vantagens em seu desenvolvimento intelectual.

• A leitura não deve ser imposta à criança como uma obrigação. A criança deve ser estimulada a gostar da leitura como uma forma de lazer e de conquista do conhecimento.

• Com o hábito da leitura ganhamos maior concentração, criatividade e melhorias no desempenho de atividades escolares. Um bom exemplo são os ganhos na solução dos problemas de matemática, que para serem re-solvidos exigem capacidade de interpretação do enunciado.

• Adultos que cultivam o hábito da leitura também colaboram para que a crian-ça, por meio da convivência no dia-a-dia, desenvolva o gosto pela leitura.

• Não existe nação desenvolvida que não seja uma nação de leitores.

Mensagem final

Ao fazer a leitura deste livreto você adquiriu conhecimento por meio de 2.522 palavras e 26 ilustrações.

(16)

ICS - InSTITUTo CUlTUrAl SEMEAr

Coordenação, pesquisa e ilustração: Edson Teixeira Pacheco Editoração: Wirley Corrêa

revisão: Josefina Neves Mello

Fonte: Revista Nova Escola, ed. 101 – livros: Inteligências Múltiplas na Sala de Aula, de Thomas Armstrong

- Estruturas da Mente, Inteligências Múltiplas e Mentes que Criam, de Howard Gardner.

(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

A geléia real é uma substância muito nutritiva com muitos benefícios para a saúde como, a melhoria da saúde intestinal, redução de sinais de envelhecimento, melhoria

Trata-se de ação cautelar fiscal movida pela Fazenda Estadual contra LAERTE CODONHO, ECOSERV PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MÃO DE OBRA LTDA, EMPARE EMPRESA PAULISTA DE

Apesar de terem sido observadas características únicas, não encontradas em nenhuma outra lagosta, como a presença de uma quilha dorsal mediana, uma quilha em cada margem do

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR