• Nenhum resultado encontrado

Seminário Prospectiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seminário Prospectiva"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Coordenador: Sérgio Carmona

Colaboradores: Carmo Spies

Airton Arikita

Euler Silva

Renato Caetano

Cristalina – GO, 19 de Maio de 2020.

AGRONEGÓCIO (AGRO)

(2)

Descrição da Variável

● O termo agronegócio significa de forma mais ampla tudo o que está envolvido na cadeia de produção agro. Na abordagem atual vamos nos referir a produção de alimentos e derivados para humanos e animais.

● A agricultura na região teve evolução expressiva com a vinda de imigrantes especialmente do Sul do Brasil nas décadas de 1970 e 1980, bem como com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 7 de dezembro de 1972. Esses migrantes eram experientes na produção de grãos nas regiões de origem e vieram para o Centro Oeste na busca de novas oportunidades e de ganhos com suas atividades. As terras tinham preço acessível e o clima favorável foram fatores que encorajaram os expansionistas.

● Ao longo das décadas posteriores houve forte evolução tecnológica em todos os segmentos envolvidos, principalmente por meio da Embrapa, favorecendo o desenvolvimento regional.

● Na bagagem os sulistas trouxeram o associativismo, fomentando o surgimento de várias cooperativas que servem de apoio no financiamento, suprimento de insumos, armazenagem e assistência técnica aos seus associados.

● O associativismo as parcerias com órgãos públicos também foram relevantes na defesa das necessidades da época.

(3)

AGRONEGÓCIO (AGRO)

Evoluções Passadas

Status inicial – As práticas antigas desenvolvidas pelos agricultores da região tinham o objetivo da

subsistência de suas famílias e de seus animais.

Início das mudanças – O tradicionalismo e o limitado conhecimento das tecnologias de produção

não fomentavam o desenvolvimento e a expansão de novas atividades e novos negócios. A prática de extrativismo daquilo que a natureza oferecia muitas vezes era uma prática que ajudava na

sobrevivência.

A produção de grãos – A cultura de arroz teve relevância na abertura de novas áreas, mas foi a soja

que iniciou um novo ciclo de desenvolvimento na região. A construção de estradas e as primeiras redes de energia elétrica foram fundamentais para o beneficiamento e escoamento dos grãos que começaram a ser produzidos em volumes crescentes. O professor José Roberto Menezes afirma que

os Estados do Centro Oeste possuem disponibilidade de sol, água, planta, fauna, flora tecnologia e agricultores competentes para a produção competitiva e sustentável de alimentos, fibras e agroenergia. Artigo: Benefícios socioambientais da irrigação – Irrigação – 1º anuário 2008 – FAEG.

A organização social – O incentivo e a implantação de assentamentos de produtores auxiliaram na

formação das primeiras cooperativas de produção e na instalação dos primeiros armazéns para recebimento da produção.

(4)

Variáveis que provocaram as evoluções

● A constatação da realidade climática que se divide entre um período chuvoso quando é possível plantar e colher culturas regionais e um outro período em que não chove motivou alguns produtores a buscar alternativas para aproveitamento das demais estruturas nas propriedades. Foi então que surgiu a irrigação no final da década de 1980 no Vale do Pamplona. Irrigação – 1º anuário 2008 – FAEG.

● Com a possibilidade de se produzir tanto no verão como no inverno surgiu a oportunidade de se produzir de forma constante e ofertar para as indústrias e o mercado consumidor. Inicialmente o feijão por aceitar uma possibilidade de plantio em várias épocas, era a cultura mais produzida nos pivôs. O intensivo plantio nos pivôs permite a realização de 2 a 3 cultivos durante o ano.

● A pesquisa desenvolvida pela pesquisadora Dra. Johanna Döbereiner, da Embrapa, permitiram que a fixação do nitrogênio pelas plantas fosse feita pela bactéria rhizobium, o que possibilitou produção da soja no Cerrado brasileiro de forma econômica, pois gerava seu próprio adubo.

● Após os anos 2000 houve um crescimento diversificado de novas culturas nos pivôs, além de grãos intensificou-se a produção de tomate, milho doce, milho para sementes, algodão, trigo, batata, cebola, alho entre outras. Essa oferta fomentou a instalação de várias agroindústrias de processamento que garantem seu abastecimento mediante contratos com produtores. Essas indústrias fornecem acompanhamento técnico e coordenam a colheita e a logística de transporte até a indústria para garantir que a matéria prima chegue com qualidade e no momento certo.

(5)

Industrialização

Produção de matéria prima – A oferta abundante de matéria prima trouxe para a região várias

indústrias de destaque na produção de alimentos do Brasil. Na atualidade Cristalina continua se destacando na produção de alho, batata, cebola, tomate, milho doce considerando apenas as culturas hortifrutigranjeiras. Na área de grãos o feijão, soja, trigo, milho comercial e milho semente, que também entram no esquema de rotação de culturas, que é tecnicamente recomendável, permite melhor controle de pragas e doenças do solo e das plantas.

Logística – A produção de matéria prima próximo das indústrias representa um diferencial

competitivo muito importante para a viabilização das indústrias na região. A consolidação do processamento da produção na região gerou um ambiente de estabilidade e de boas alternativas para os produtores que utilizam irrigação.

Comercialização – A consolidação do processo de industrialização favoreceu os empreendimentos

em ramos agregados como transporte, suprimentos e outros empregos de melhor qualidade.

AGRONEGÓCIO (AGRO)

(6)

Situação Atual das Variáveis Provocadoras

1. Diante da escassez mundial de alimentos e do crescimento populacional previsto para os próximos anos os produtores têm oportunidades excelentes de se capitalizar e melhorar suas tecnologias de produção.

2. Nesse cenário, para o aproveitamento das melhores oportunidades de negócios talvez o fator mais importante seja a melhoria da capacidade de gestão de seus negócios.

3. A capacidade de interagir com os demais segmentos econômicos das comunidades representam oportunidades de maximizar retornos com menor investimento. Entende-se que a cooperação seja a alternativa mais promissora para a evolução da sociedade.

(7)

AGRONEGÓCIO (AGRO)

● Cristalina é referencia no estado de Goiás na geração de emprego, sendo o Agronegócio responsável por esse destaque, gerando contratações diversas: CLT, serviços, profissionais qualificados em áreas diversas.

● Somos referencia no uso de tecnologia operacional e produção de hortaliças, grãos e pecuária leiteira intensiva, gerando produtividades agrícolas e índices zootécnicos de destaque nacional.

● Cristalina tem expertise na produção de diversas frutas, sendo essa atividade grande potencial de crescimento no município, motivo de ser inserido recentemente ao zoneamento de produção de frutas.

● Estamos preparados para o protagonismo de sustentabilidade na produção irrigada, com o entendimento do uso dos recursos hídricos como pilar fundamental, com o conhecimento técnico e territorial direcionando um aumento significativo da área irrigada. A disponibilidade de água, juntamente com a reservação de água (Barragem) são decisivos ao crescimento. ● O PIB atual do AGRO em Cristalina é de R$ 2,3 bilhões, sendo que horti ( Milho doce, Tomate, Alho, Batata e cebola) 47% e

Cereais (Soja, milho, feijão, sorgo e trigo) 53%. Área plantada safra verão, safrinha e irrigado de 525 mil há.

(8)

● PIB futuro considerando o crescimento da irrigação, investimento em fruticultura, avicultura e pecuária, podemos ultrapassar a R$ 4 bilhões (Estimativa).

● Para o desenvolvimento do turismo em nosso município teremos que interagir comercio, pedras preciosas e agronegócio, criando assim um potencial único em nosso estado. Aproveitar a FAICRIS para mostrar essa diversidade será decisivo para Cristalina conquistar com mérito o posto nesse mercado de turismo.

(9)

AGRONEGÓCIO (AGRO)

D/R Desejável e realizável I/R Intermediário e realizável

Hipótese 1

Aumento de parcerias público/privado, com políticas voltadas ao pequeno, médio, e grande produtor, gera aumento

de produtividade, com visão ecológica, conscientizando os donos de atrativos naturais de seu grande potencial turístico.

Hipótese 3

Falta de parcerias público e privado, ocasiona falência

dos pequenos produtores rurais, criando grandes monopólios e problemas socioambientais no setor do

agronegócio.

Hipótese 2

Estagnação nos investimentos rurais, mantendo a mesma produtividade, sem interesse de novas áreas de produção.

ND

não desejável

(10)

Referências Bibliográficas

MENEZES, J. ROBERTO DE. Benefícios socioambientais da irrigação. Goiânia, Irrigação 1º Anuário, 2008.

SIMONETTI, MAURÍCIO. IAIZZO A. Soja: uma caminhada sem fim. São Paulo, Fundação Cargill, 1998.

(11)

AGRONEGÓCIO (AGRO)

Agradecemos!

Contato para contribuição

sergiocarmona.acaic@gmail.com carmo_spies@sicredi.com.br

airtonarikita@gmail.com euler.senai@sistemafieg.org.br rconsultoriaagricola@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos classificados, tanto no ingresso direto como através da prova seletiva, para os diversos cursos do Centro Universitário Celso Lisboa, deverão comparecer à

Com o propósito de oferecer subsídios às práticas de gestão com foco nos serviços da empresa de segurança, em ambientes organizacionais de geração, recuperação e disseminação

A proposta deste memorial é evidenciar a realização do Trabalho Final da disciplina Produção Publicitária em Rádio, ministrada pelo professor Ricardo Conde, no

A utilização do crédito está sujeita a Imposto do Selo sobre à taxa de 0,1%.Estão Isentos da cobrança de imposto Sobre o Valor Acrescentado os juros e comissões associados

Assim, o presente trabalho se propõe a avaliar os efeitos de um treinamento de força aplicados durante as sessões de diálise sobre a força muscular, a

Venus e mais brilhante não quando vista com um disco cheio, ou quando o seu diâmetro e maiòr, mas em certa fase intermediária. Ela resplandece com um brilho 13 vezes

(13-A) A fim de preservar uma margem suficiente abaixo dos limites máximos fixados na Decisão Recursos Próprios para que a União possa cobrir a totalidade das suas

Companheiro (a): Cópia do RG, CPF e declaração Padrão Sul América preenchida, assinada pelo t it ular com firma reconhecida e carimbada pela empresa - Clique aqui Filhos solt eiros