• Nenhum resultado encontrado

MATÉRIA História. c) Sócrates ( ) Responsável pela sistematização da lógica, organização racional do pensamento e da argumentação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATÉRIA História. c) Sócrates ( ) Responsável pela sistematização da lógica, organização racional do pensamento e da argumentação."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. Os gregos fundaram colônias em várias regiões, na Península Itálica, por exemplo, os gregos eram tantos, que aquela região passou a se chamar de Magna Grécia, ou seja, Grande Grécia. Escreva dois fatores que levaram os gregos a fundarem essas colônias.

1.__________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 2.__________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

2. No estudo das sociedades clássicas costumamos destacar especialmente como as práticas e instituições nascidas no mundo grego influenciaram a formação do mundo de hoje. Entre as várias instituições firmadas no mundo grego, a noção de democracia é uma das que mais despertam nosso interesse. Sobre a democracia ateniense marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas.

a) ( ) Era uma democracia representativa assim como no Brasil hoje em dia.

b) ( ) Em Atenas quem representava um comportamento contrário a democracia era condenado ao ostracismo.

c) ( ) Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto..

d) ( ) Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

e) ( ) Os principais órgãos da política ateniense eram: Assembléia do Povo (Eclésia), Conselho de Quinhentos (Boulé) e a Gerúsia.

3. O clima de liberdade e debates existente na maioria das cidades gregas favoreceu o aparecimento da filosofia, que em grego quer dizer “amor à sabedoria”. A filosofia busca explicar tudo o que existe: os seres humanos, o mundo os acontecimentos etc. Relacione a 2ª coluna com a 1ª em relação os principais filósofos gregos.

a) Aristóteles ( ) O conhecimento se dava através do diálogo. Foi o autor da famosa frase “Conhece-te a ti mesmo”

b) Platão ( ) Acreditava na existência das idéias universais de verdade, bondade e justiça. c) Sócrates ( ) Responsável pela sistematização da lógica, organização racional do pensamento e da argumentação.

4. O primeiro imperador de Roma, na Antiguidade, foi Otávio César Augusto. Ele governou de 27 a.C. até 14 d.C., adotando medidas centralizadoras para garantir a estabilidade dentro do império e a segurança nas fronteiras. Esse período ficou conhecido como:

a) Lei Licínias-Séxtias. b) Pax romana. c) “Pão e Circo”.

d) Guerras Púnicas. e) Bolsa Família.

Eles formaram uma incrível civilização, revolucionaram a forma de fazer política, de fazer arte e de pensar sobre o mundo! A partir daqui vamos responder sobre os gregos!

Valores eternos.

SEMESTRE DATA ANO/TURMA TOTAL DE ESCORES MATÉRIA ALUNO(A) TD ESCORES OBTIDOS Recuperação História Magela Silva 6º 2º Dez/13 PROFESSOR(A)

(2)

5. No mundo grego, havia grande número de cidade-Estados, como Atenas, Esparta, Tebas, Mégara, Corinto e

Mileto. As afirmativas abaixo, referem-se às características das duas principais cidades-estados gregas. Analise-as e escreva ESPARTA ou ATENAS indicando assim suas respectivas características.

a) __________________a educação dada aos meninos era rígida, pois tinha como finalidade formá-los fortes guerreiros.

b) __________________seu destaque era sua rica vida cultural e seu regime político democrático. c) __________________sua economia era baseada na agricultura.

d) __________________a forma de governo desta cidade-estado era a oligarquia.

e) __________________as mulheres gestantes faziam exercícios físicos para que seus filhos nascessem fortes e guerreiros.

f) __________________As mulheres cuidavam dos filhos e dos maridos.

g) __________________As crianças ao nascerem defeituosas eram mortas sua economia era o comércio marítimo. 6. Leia o texto a seguir, observe a imagem ao lado e faça o que se pede.

“Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, exceto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, onde se destacavam os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos.”

Dê cinco características dos jogos olímpicos realizados pelos gregos.

7. Através da cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a natureza e procura decifrar os mistérios do universo. A produção cultural foi um dos Destaques da Grécia na Antiguidade. Sobre a cultura grega marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas.

a) ( ) Através da escultura, os gregos demonstravam seu interesse pela perfeição da beleza humana. b) ( ) O teatro inspirou da produção de muitas peças, tais como as tragédias, consideradas criação grega.

c) ( ) No aspecto religioso, os gregos eram politeístas, sendo que seus deuses tinham as mesmas virtudes e defeitos dos seres humanos.

d) ( ) A pintura grega retratava a dominação de outros povos e eram utilizadas principalmente as cores preta e verde.

e) ( ) As esculturas eram utilizadas para enfeitar casas e prédios públicos, representavam a beleza humana. 8. Sobre as Guerras Médicas ou Guerras Greco-Pérsicas, confronto entre as cidade-Estados gregas e a Pérsia, é

correto afirmar que:

a) Atenas foi obrigada a entregar seus territórios, pois perdeu as guerras devido não ter tido ajuda das outras cidades-Estado da Grécia.

b) os gregos organizaram uma união militar das pólis gregas comandadas por Atenas, a Confederação de Delos. c) Esparta juntamente com a Pérsia invadiu Atenas. A riqueza de Atenas foi dividida entre eles, mas Esparta ficou

sendo a cidade-Estado da Grécia mais poderosa.

d) sob a liderança da cidade-Estado de Esparta, as pólis gregas organizaram a Confederação do Peloponeso, objetivando manter com a Pérsia relações políticas e comerciais.

(3)

9. O último período da história da Grécia é conhecido como período helenístico que teve como incentivador Alexandre “O Grande”. Como característica do HELENISMO, podemos assinalar a ÚNICA opção correta.

a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C.

b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos. c) a expansão da cultura grega pelo ocidente europeu após as conquistas de Alexandre, o Grande.

d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.

10. Observe a figura ao lado.

O Império Grego por muitas vezes esteve em guerra com outras civilizações, como os persas, por exemplo, mas também existiram conflitos internos entre as próprias Cidades-estado como a Guerra do Peloponeso.

a) Quais as cidade-Estados da Grécia que lutaram entre si nessa guerra?

b) Qual o motivo dessa guerra?

c) Qual foi o resultado dessa guerra para a Grécia?

11. Nos séculos I e II, o Império Romano viveu uma época de relativa estabilidade e atingiu sua extensão máxima, abrangendo terras em três continentes: Europa, Ásia e África, mas a partir do século III, no entanto, uma crise prolongada, motivada por fatores internos e externos, desorganizou o Império Romano e contribuiu para sua desagregação. Assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas sobre os problemas enfrentados pelo Império Romano:

a) ( ) Os altos gastos do governo romano com a defesa do império e a queda no recolhimento dos impostos geraram uma grave crise econômica.

b) ( ) Com o fim das expansões territoriais, o número de escravos aumentou devido ao endividamento dos plebeus. c) ( ) O surgimento do cristianismo abalou o poder do imperador romano ao criticar os rituais e as cerimônias que

cultuavam a figura do imperador.

d) ( ) O Édito de Milão estabeleceu o fim do cristianismo no Império Romano, facilitando a recuperação do prestígio político do imperador.

e) ( ) A desorganização política contribuiu para o aumento da corrupção no Império Romano. 12. Observe a figura ao lado.

A luta pela terra começou em torno de 133 a. C. em Roma. Vários líderes dos plebeus se levantaram pela bandeira da reforma agrária em Roma e essa luta se estende até os dias de hoje.

(4)

b) Você concorda com o MST (Movimento dos Sem Terra)? ( ) sim ( ) não. Justifique sua resposta.

13. Procure e marque no caça-palavras, as palavras em destaque no texto.

Os deuses e os heróis gregos.

Os deuses gregos eram semelhantes aos seres humanos: guerreavam entre si, sentiam ódio, amor, ciúmes, inveja, casavam-se e tinham filhos. Os gregos acreditavam que os deucasavam-ses podiam tanto favorecer quanto prejudicar os seres humanos. Por isso, quando queriam agradar um deus ou deusa, ofereciam-lhes presentes, orações, festas. Zeus era o mais poderoso dos deuses gregos. A esposa de Zeus chamava-se Hera, e o filho do casal tinha o nome de Ares.

Outros importantes deuses do Olimpo eram: Ártemis, deusa da caça; Afrodite, deusa do amor e da beleza; Poseidon, deus dos mares; Atena, deusa da sabedoria; Apolo, deus da luz e do Sol.

1. 2. D 4. E U S 7. E S E 6. 3. S 8. G 5. R E G O S

(5)

14. “O chamado Mundo Ocidental, que compreende quase toda a Europa, a América e parte da África, teve nas civilizações grega e romana sua grande base histórico-cultural, ou seja, muitos países da Europa, América e África tiveram seu desenvolvimento histórico-cultural direta ou indiretamente influenciado por estas civilizações clássicas. Aliás, há quem diga que o mundo de hoje não passa de uma continuação do mundo greco-romano.”

FONTE: CASSIMIRO, Luís.Introdução ao Estudo da História.Apostila de História Geral.Fortaleza, 1999. p. 2-adaptado.

Preencha os espaços vazios com as palavras que completem as frases de maneira correta. Lembre-se de que irão sobrar algumas palavras.

PATRÍCIOS CLIENTES OTÁVIO AUGUSTO MONARQUIA

REPÚBLICA CAIO GRACO DEMOCRACIA SENADO

IMPERADOR JÚLIO CÉSAR IMPÉRIO PLEBEUS

ROMANOS TIBÉRIO GRACO ESCRAVOS ASSEMBLEIA

a) A civilização romana foi dividida politicamente em:________________,_______________________e ________________________.

b) Os _______________________formavam a maioria da população e trabalhavam como pequenos agricultores, artesãos ou mercadores.

c) ______________________________e _____________________________ foram eleitos tribunos da plebe durante a fase republicana e morreram devido a tentarem diminuir as desigualdades sociais em Roma.

e) Foi o grande ditador romano: _________________________________.

f) Eram os grandes proprietários de terras e donos de escravos de Roma:___________________________.

g) Os ________________ correspondiam ao grupo social formado pelos prisioneiros de guerra e/ou pelas pessoas extremamente endividadas.

h) Os________________________ eram, em geral, pessoas muito pobres que prestavam todo tipo de serviços aos patrícios em troca de auxílio (comida, roupa, moradia) e proteção.

15. A história republicana de Roma é marcada pela luta dos plebeus por maior participação política contra os patrícios que governavam. Os plebeus lutaram e conquistaram algumas leis favoráveis a eles. Relacione a 2ª coluna à 1ª, em relação às conquistas dos plebeus.

a) Lei da Canuleia ( ) lei que dava direito de eleger um tribuno que tinha o poder de anular leis que eram feitas contra os plebeus.

b) Lei das 12 tábuas ( ) lei escrita, que tornava mais difícil para os patrícios enganarem os plebeus.

c) Lei do Tribunato da Plebe ( ) lei que permitia o casamento entre patrícios e plebeus.

16. O Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, abrigava povos de diversas culturas e línguas e tinha a cidade de Constantinopla como sua capital. Assinale um X para as afirmações verdadeiras.

a) ( ) Constantinopla era uma cidade pequena e despovoada, representando o fracasso do comércio praticado na região bizantina.

b) ( ) Constantinopla era uma cidade com uma vida urbana intensa no Império Bizantino. A principal atividade econômica era o comércio, praticado com produtos de várias partes do império.

c) ( ) No Império Bizantino, o latim foi substituído pelo grego como língua oficial.

d) ( ) Assim como o Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino desapareceu logo após a morte de Justiniano.

e) ( ) Para os bizantinos, a autoridade do imperador provinha de Deus, por isso que o Império Bizantino era uma teocracia

(6)

17. Observe o esquema abaixo e marque a única alternativa correta sobre o triunvirato:

a) O Triunvirato foi uma forma de governo na qual os Generais se uniram para derrubar o poder do Senado. b) Com o Triunvirato deu-se início à Democracia em Roma, utilizada também pelos Gregos.

c) Com a morte de Crasso e Pompeu, Otávio Augusto tomou o poder de Roma e promoveu várias reformas. d) Roma teve mais dois triunviratos após o 1º.

18. Leia atenciosamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

a) O texto se refere a uma política do Estado romano feita para as camadas populares. Qual o nome dessa política?

b) Qual o objetivo do Estado romano com essa política?

c) Nos dias atuais, os políticos brasileiros ainda usam esse tipo de política? ( ) sim ( ) não. Justifique sua resposta.

19. Os germanos viviam na Europa, ao norte dos rios Reno e Danúbio, e estavam divididos em vários grupos: alamanos, burgúndios, francos, godos, jutos, saxões, entre outros. O enfraquecimento do Império Romano deu oportunidade para o avanço desses povos bárbaros. Responda aos itens abaixo sobre eles. a) Para os romanos, quem eram os bárbaros?

Festas, circo e teatro

Os romanos construíram muitos monumentos públicos consagrados ao lazer. Balneários, termas, fóruns, anfiteatros, teatros, jardins e bibliotecas constituíam verdadeiras atrações para o cidadão de Roma e de outras cidades. Havia teatros tão grandes que chegavam a receber em torno de 35 mil espectadores. No Grande Circo, onde aconteciam as corridas de carruagem cerca de 450 mil pessoas podiam assistir aos espetáculos. O anfiteatro Coliseu, local onde se realizavam os combates de gladiadores, reunia mais de 50 mil pessoas. Outra diversão dos romanos era o jogo.

Tanto a diversão era importante (sobretudo para evitar o descontentamento do povo), que os imperadores instituíram 180 dias feriados públicos no ano. Um em cada dois dias os romanos se divertiam à vontade!

Adaptado de:DUPRÈ, Jean-Paul. Mega Histoire. L’Encyclopédie Vivante Nathan. Editions Nathan, 1992. p. 40-1.

1° TRIUNVIRATO

JÚLIO CÉSAR

CRASSO

(7)

b) Cite duas características deles.

20. O governo de Justiniano empenhou-se em restabelecer a unidade do antigo Império Romano, reconquistou terras, conquistou parte do norte da África, o sul da Espanha e a Península Itálica, no entanto, isso custou caro aos bizantinos.

Para cobrir os gastos com a guerra, o imperador foi aumentando cada vez mais os impostos, o que provocou forte descontentamento e revolta.

“O gigante acordou”, e “Brasil- verás que um filho teu não foge à luta” esses foram alguns gritos de guerra das manifestações populares que ocorreram no Brasil desde junho contra o governo brasileiro. Escreva sobre essas manifestações e cite duas das reivindicações feitas pelo povo.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Percebe que as ferramentas da qualidade e da metodologia Lean Seis Sigma, associadas corretamente à cada etapa do DMAIC podem trazer ganhos expressivos para as mais variadas áreas

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete